sexta-feira , 22 março 2019
Você está aqui: Capa | Arquivos do Autor: Gisele Diniz Pacheco

Arquivos do Autor: Gisele Diniz Pacheco

Capacitação – Curso de Libras é oferecido a servidores municipais

Em mais uma ação que busca valorizar o servidor municipal, a Prefeitura de Itabira oferece ao funcionalismo o curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras), nível básico. A iniciativa atende ainda um dos princípios do Governo Municipal: a inclusão. O curso vai abranger 30 servidores, de diversos setores, que fazem atendimento ao público.

Com uma carga horária de 40 horas, as aulas serão ministradas pela professora da rede pública municipal Simone de Oliveira e Silva, às quintas-feiras, das 14 às 17 horas, no auditório da Prefeitura. A capacitação terá início na tarde de hoje.

Em tempo

A capacitação faz parte das políticas de valorização da Superintendência de Recursos Humanos da Prefeitura. Por meio dessas políticas, o Município busca proporcionar ao funcionalismo o aprimoramento do trabalho e do desempenho profissional.

A instrutora Simone Silva, além de professora, faz atendimentos a surdos no Centro Municipal de Apoio Educacional (Cemae) de Itabira. Ela faz parte do programa Instrutor Interno de Treinamento e Desenvolvimento, da Secretaria Municipal de Administração (SMA). O projeto é mais uma atividade de valorização do servidor municipal e é coordenado pela Diretoria de Recursos Humanos.

3ª Plenária Municipal – Prefeitura inicia pré-conferências de Saúde

As pré-conferências para discutir sobre a rede pública de saúde foram iniciadas na última segunda-feira (11). As reuniões são abertas à comunidade e acontecem, em sua maioria, nas sedes do Programa Saúde da Família (PSF). Os encontros preparam a pauta para a 3ª Plenária Municipal de Saúde, com data prevista para o dia 11 de abril, e são realizados pela Prefeitura de Itabira e Conselho Municipal de Saúde.

Nas reuniões, a população poderá pontuar todas as questões relacionadas ao Sistema Único de Saúde (SUS). Os levantamentos servirão para avaliar o sistema e propor novas diretrizes para a formulação de políticas públicas do SUS em âmbito estadual e nacional. Durante os encontros também serão eleitos os delegados para participar e votar as propostas na 3ª Plenária Municipal de Saúde, em abril.

A etapa municipal é preparatória para a etapa estadual (de 16 de abril a 15 de junho), em vista da 16ª Conferência Nacional de Saúde, com o tema “Democracia e Saúde: Saúde Como Direito e Consolidação dos Princípios e Financiamento do SUS” (entre os dias 4 e 7 de agosto, em Brasília). A participação nas etapas estaduais e nacional depende da escolha dos delegados nas etapas municipais e estaduais, respectivamente.

Mesmo frágil e em crise, o SUS é a única opção de acesso à assistência à saúde para mais de 75% da população. Infelizmente, a aprovação da Emenda Constitucional (EC 95), que congela por 20 anos os gastos da União, desencadeou um enorme obstáculo de sustentabilidade financeira do sistema público de saúde, que já se encontra subfinanciado há anos. Tudo isso agravou, ainda mais, a manutenção dos direitos sociais em todo país. Como garantir o direito à saúde de toda a população sem os devidos repasses financeiros do Estado e da União? O financiamento da saúde, que, conforme legislação deveria ser tripartite, está recaindo em cima do município. Este é o momento de refletir, discutir e colaborar para a construção de uma saúde melhor em Itabira, Minas Gerais e no Brasil. Por isso é tão importante a participação popular nas conferências e na Plenária Municipal de Saúde: são os usuários da saúde pública os principais beneficiados ou prejudicados por todas essas escolhas”, explicou a secretária municipal de Saúde em exercício, Lauana Matosinho Silva.

Dias 14 e 15 – Programa Cuidador de Idosos é tema de curso oferecido pelo Sine Itabira

A agência do Sistema Nacional de Emprego (Sine) em Itabira promoverá o programa de inserção no mercado de trabalho com o curso de Cuidador de Idosos. Ele é direcionado aos recém-formados de uma escola técnica de enfermagem do município, captados por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

A proposta tem como objetivo especializar os alunos nesta atividade cada vez mais procurada no mercado de trabalho. Além disso, após a formação, o Sine disponibilizará os currículos dos participantes para os interessados em contratá-los. “Queremos que as pessoas tomem ciência de que no Sine de Itabira existe mão de obra qualificada e autorizada a atender a demanda da função de cuidador de idosos”, explicou o gerente de projetos do Sine, Cristiano Menezes. Ele ressaltou ainda que o contato será realizado por meio do cadastro do empregador feito por telefone ou na própria agência.

Durante a formação, os alunos estudarão temas como Saúde e Segurança, Ética Profissional, Relacionamento Interpessoal e Como se Tornar Microempreendedor Individual (MEI). O curso acontecerá nos dias 14 e 15 deste mês, das 14h às 17h, na sala de treinamentos do Sine, que funciona na avenida das Rosas, 410, bairro São Pedro.

São parceiros da Prefeitura de Itabira nesta ação, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), Sindicato Rural de Itabira e Senar. Outras informações pelo telefone 3831-5188.

Comunicado – Sine Itabira estará fechado nesta sexta-feira (8)

A Prefeitura de Itabira comunica que a agência do Sistema Nacional de Emprego (Sine) não funcionará nesta sexta-feira (8). O motivo é uma reunião gerencial entre os funcionários da agência em Itabira e a equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (SMDECTIT). O encontro entre servidores e gestores busca alinhar propostas de desenvolvimento da pasta.

O atendimento volta ao horário habitual, das 8h às 17h, na segunda-feira (11). O Sine está localizado na avenida das Rosas, 410, bairro São Pedro. Outras informações pelo telefone 3839-2140.

Inscrições abertas – Uaitec exibe curta-metragem e promove bate-papo sobre filme

A parceria entre a Prefeitura de Itabira/ Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (SMDECTIT) e a Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (Uaitec) tem proporcionado a oferta de vários cursos e atividades à comunidade. Desta vez, os itabiranos poderão participar do projeto Cine Direitos Humanos, com exibição e bate-papo sobre o curta-metragem “Estado Itinerante”. A iniciativa conta também com a parceria da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (SEDPAC).

A atividade, gratuita, acontecerá na segunda-feira (11), das 9h ao meio-dia, na sede da Uaitec. O curta será transmitido por videoconferência para toda a rede. A sessão faz parte de uma programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março, onde serão discutidos temas relativos aos direitos femininos. Após a exibição do filme, a diretora e roteirista Ana Carolina Soares e a coordenadora da Central de Avaliação e Monitoramento em Direitos Humanos, Bárbara Amelize Costa, realizarão um bate-papo sobre o processo de pesquisa para a construção do curta e sobre a situação da violência de gênero em Minas Gerais.

Para participar da sessão é necessário fazer a inscrição por meio do link (www.direitoshumanos.mg.gov.br/pagina/programas-e-servicos/cursos-e-capacitacoes), até a próxima sexta-feira (8). Ao se inscrever, o participante deverá informar o código de capacitação (SEDPAC440). Serão disponibilizadas 25 vagas.

Sobre o “Estado Itinerante”

O filme trata do cotidiano de mulheres que, no ambiente urbano, sofrem constantemente com a violência moral e física no trabalho, no bairro e até mesmo em seu lar. O curta-metragem foi aclamado no circuito de mostras e festivais de cinema, tendo sido exibido em mais de 30 eventos no Brasil e no festival internacional de curta-metragem de Clemont-Ferrand, na França. O grande acervo de premiações inclui prêmios no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro e ns X Janela Internacional de Cinema. Além disso, “Estado Itinerante” foi eleito o melhor curta-metragem de 2016 pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine).

A Uaitec está localizada na avenida Duque de Caxias, nº 1.240, bairro Quatorze de Fevereiro. Mais informações pelos telefones 3839-2522, 3839-2524 ou 3839-2889.

Saúde – Audiência pública para prestação de contas do 3º quadrimestre de 2018 acontece no dia 27

Objetivando a transparência no serviço público, a Prefeitura de Itabira vai promover na próxima quarta-feira (27) uma audiência pública para prestação de contas da área da Saúde. Na oportunidade, será apresentado as contas do 3º quadrimestre de 2018. A reunião será às 15 horas, no Plenário da Câmara Municipal. Toda a comunidade é convidada a participar.

A secretária municipal de Saúde e gestora do Sistema Único de Saúde (SUS) em Itabira, Rosana Linhares Assis Figueiredo, apresentará o Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior (RDQA). Os participantes poderão entender mais sobre como se dão as transferências de recursos do SUS provenientes de outras esferas, sobre os recursos próprios do Tesouro Municipal e sua aplicação nas ações e serviços de saúde. Será possível ainda conhecer a produção de procedimentos por níveis de atenção, sejam elas Atenção Primária, Secundária e Terciária, e as produções dos serviços de Vigilância, Assistência Farmacêutica e Ouvidoria Municipal do SUS.

A audiência pública da saúde cumpre a Lei Complementar Federal nº 141/12, que exige um processo de transparência dos gastos públicos da Saúde, de acordo com o que foi definido nos planos e conferências municipais. A participação popular é muito importante neste processo”, declarou a secretária.

58 famílias beneficiadas – Saae inicia construção de fossas sépticas na Chapada

Um sonho dos moradores das Areias, localidade no bairro Chapada, está sendo realizado pela Prefeitura, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Itabira. Nesta segunda-feira (18), começaram as obras para a construção de fossas sépticas acima do local onde será implantada, em breve, a Estação de Tratamento de Água (ETA) Chapada. Com os trabalhos, 58 famílias serão beneficiadas com a garantia de qualidade da água que será tratada no local.

A ação é realizada com recursos provenientes da revisão tarifária ocorrida em novembro de 2017. De acordo com o diretor-presidente do Saae, Leonardo Ferreira Lopes, encontros já foram realizados com os moradores.

Anteriormente, o Saae realizou diversos encontros com os moradores com o objetivo de explicar sobre a ação e cadastrá-los no sistema da autarquia”, explicou

Conscientização – Prefeitura promove atividades na luta contra a tuberculose

O dia 24 de março foi instituído como o Dia Mundial da Combate à Tuberculose. A data foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1982, em homenagem aos 100 anos do anúncio do descobrimento do bacilo causador da doença pelo médico Robert Koch. A Prefeitura de Itabira, com o objetivo de conscientizar a população sobre os sintomas e prevenção da tuberculose, realiza, ao longo dos meses de fevereiro e março, uma série de atividades para a população.

Entre as ações, o público contará com informativos sobre a doença, cartazes e divulgação em rádios locais, além da atuação junto à Medicina do Trabalho de diversas empresas do município. Também está prevista, para o próximo dia 28, uma reunião no Programa de Educação Permanente (PEP) com médicos e enfermeiros a fim de conseguir apoio na busca ativa de sintomáticos respiratórios (pessoas com tosse por três semanas ou mais).

Outras ações já foram desenvolvidas como reuniões com a Superintendência de Atenção Básica e com o gabinete da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), com o objetivo de aprovar o plano de ação, formulado após o diagnóstico situacional do Programa de Tuberculose em Itabira”, disse a superintendente de Vigilância em Saúde, Thereza Cristina Oliveira Andrade Horta.

Segundo estimativas da OMS, um terço da população mundial está infectada pelo bacilo Mycobacterium tuberculosis e em risco de desenvolver a doença. Existe cerca de 8,8 milhões de pessoas doentes e 1,1 milhão de mortes por ano no mundo. Embora seja uma doença que possa ser prevenida, tratada e curada, a cada ano são notificados aproximadamente 70 mil novos casos e ocorrem cerca de 4,5 mil mortes no Brasil.

A transmissão da tuberculose ocorre a partir da inalação de aerossóis oriundos das vias aéreas, durante a fala, espirro ou tosse das pessoas com tuberculose ativa (pulmonar ou laríngea), que lançam no ar partículas em forma de aerossóis que contêm bacilos. Cada paciente com tuberculose pulmonar que não faz o tratamento adequado pode infectar, em média, 10 a 15 pessoas por ano. Alguns fatores contribuem para espalhar a doença como a pobreza, a aids, desnutrição, más condições sanitárias e alta densidade populacional.

O principal sintoma é a tosse seca ou produtiva. Por isso, é recomendado que todo sintomático respiratório seja investigado para tuberculose. Há outros sinais e sintomas que podem estar presentes, como: febre vespertina, sudorese noturna, emagrecimento, cansaço/ fadiga.

Caso o indivíduo apresente sintomas de tuberculose, é fundamental que procure a unidade de saúde mais próxima de sua residência para a avaliação e realização dos exames. Se o resultado for positivo, deve-se iniciar o tratamento o mais rápido possível e segui-lo até o final.

Para outras informações sobre a doença, a Prefeitura disponibiliza o Programa de Tuberculose: (31) 3839-2870.

Mostra internacional – Museu de Itabira recebe exposição Quem é o Homem do Sudário

O Museu de Itabira receberá nesta sexta-feira (22) a exposição internacional Quem é o Homem do Sudário. A mostra, que já percorreu diversos países, contará com uma reprodução do Sudário – em tamanho original – produzida em Turim, na Itália; réplicas dos flagelos, tumbas, coroas de espinhos e pregos produzidos em Israel; hologramas em tamanho natural da imagem feitos pelo cientista holandês Petrus Soons; ilustrações, painéis e infográficos.

Outra atração são as moedas originais da época de Pôncio Pilatos e uma estátua de bronze que reproduz a posição que o Homem do Sudário se encontrava quando a imagem foi produzida no pano. A estátua, em tamanho real, foi feita por Luigi Enzo Mattei, um dos escultores da Porta Santa, que está na Basílica de São Pedro, no Vaticano. Ao visitar a exposição, o público fará um percurso histórico que conta com mais de 30 painéis explicativos sobre parte da vida de Jesus Cristo.

A visita é guiada por monitores do Museu de Itabira. De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo, José Don Carlos Alves Santos, a exposição “promete uma experiência histórica, científica e religiosa sobre quem foi o homem envolvido pelo Santo Sudário”.

A cerimônia de abertura da exposição será na sexta-feira (22), às 20 horas, no Museu de Itabira, na Praça do Centenário. A mostra ficará aberta para visitação, gratuita, de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e sábado, domingos e feriados, das 10h30 às 16h30. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3839-2992.

Entenda

O Sudário é um tecido de linho espinha de peixe, com 4,42m de comprimento e 1,13m de largura, que, segundo a tradição, é o lençol funerário que envolveu Jesus quando foi retirado da cruz. A narração dos Evangelhos refere que José de Arimatéia colocou o corpo de Cristo no sepulcro depois de tê-lo envolvido em um lençol.

O tecido apresenta a imagem de um homem de 1,83 metro de altura, que parece ter sido crucificado, com feridas consistentes com as que Jesus sofreu antes de seu a crucificação no relato bíblico. No dia 28 de maio de 1898, o fotógrafo italiano Secondo Pia tirou a primeira fotografia do Sudário e constatou que o negativo assemelhava-se a uma imagem positiva do homem, o que significava que a imagem do Sudário era, em si, um negativo.

Estudiosos admitem existir grande coincidência entre as marcas impressas no tecido e o que os Evangelhos relatam sobre a Paixão de Cristo. A coincidência começa pelo fato de que o lençol foi confeccionado segundo antigas técnicas do Egito e da Síria. Nele há diversas manchas de sangue humano do tipo AB, mais comum em judeus. A análise do sangue indicou uma substância cicatrizante do fígado – a bilirrubina – produzida quando o corpo é gravemente traumatizado. O estudo constatou também cromossomos do tipo XY, confirmando que seria uma pessoa do sexo masculino.

Inscrições abertas – Prefeitura e Uaitec promovem Semana de Informações e Conhecimentos

Com o objetivo de levar informação e conhecimento diverso à população, a Prefeitura de Itabira e a Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (UaitecLab) realizam, a partir da próxima segunda-feira (25), a Semana de Informações e Conhecimentos. A ação, desenvolvida por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (SMDECTIT), contará com palestras de variados temas, como saúde, segurança, finanças e sustentabilidade.

As atividades são gratuitas e acontecerão no polo UaitecLab (av. Duque de Caxias, 1240, bairro Esplanada da Estação). Para participar é necessário ter idade acima de 16 anos. As inscrições acontecem a partir desta segunda-feira (18) e seguem até a sexta-feira (22), das 9h às 17h, na UaitecLab, mediante apresentação de identidade, CPF e comprovante de endereço.

As palestras serão ministradas por profissionais qualificados. Cada turma será composta por, no máximo, 25 pessoas. As salas são providas com equipamentos de ponta, internet e retroprojetor para melhor aprendizado do aluno. Todos os participantes receberão certificados. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3839-2522.

Confira a programação:

25 de fevereiro (segunda-feira)

19h às 21h – Saúde Mental

Palestrante: Nathália Gontijo

O tema da palestra consiste em discutir o conceito de Saúde Mental, apresentando uma análise de saúde, mental individual, familiar e comunitária, além de informar sobre as redes de serviços de saúde em Itabira.

26 de fevereiro (terça-feira)

19h às 21h – Sustentabilidade

Palestrante: Ivanir Júnior

O objetivo da palestra é apresentar de maneira lúdica e prática os conceitos de meio ambiente, sustentabilidade e biodiversidade, e explanar sobre dicas de consumo consciente, resíduos sólidos e consumo dos recursos naturais.

27 de fevereiro (quarta-feira)

19h às 21h – Segurança e Saúde no Trabalho

Palestrante: Eunice Oliveira Félix

Informar sobre a importância do comportamento, ética e disciplina no trabalho, a importância do uso de equipamentos de proteção individual (EPI), exames médicos obrigatórios, conceitos de acidentes no trabalho, tipos de acidentes como atos inseguros, condições inseguras e higiene pessoal.

28 de fevereiro (quinta-feira)

19h às 21h – Educação Financeira

Palestrante: Paulo Ferreira

A palestra abordará como controlar os gastos domésticos, identificando-os e fazendo relações entre receitas e despesas e o quanto isso pode comprometer sua renda mensal, orientando quanto a economizar e fazer investimentos.

01 de março (sexta-feira)

19h às 21h – Saúde Bucal

Palestrante: Josiane Costa Guedes

Durante a palestra, a profissional passará informações sobre escovação dentária, uso do fio dental, alimentação cariogênica, alimentação não cariogênica, cáries, doenças da gengiva e cuidados com a saúde bucal de bebês e crianças.

Scroll To Top