sábado , 25 maio 2019
Você está aqui: Capa | Arquivos do Autor: Gisele Diniz Pacheco

Arquivos do Autor: Gisele Diniz Pacheco

Biênio 2019/2021 – Secretária de Saúde de Itabira assume cadeira no Cosems/MG

Rosana Linhares assume importante função em diretoria estadual. É a primeira vez que o cargo é atribuído a um secretário municipal de Itabira

Na noite dessa terça-feira (21), a secretária municipal de Saúde Rosana Linhares Assis Figueiredo assumiu o cargo de representante do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems/MG) junto à Comissão Intergestores Bipartite do Estado de Minas Gerais (CIB-SUS/MG). O cargo integra a Diretoria Executiva do Cosems/MG. Esta é a primeira vez que a função é atribuída a um secretário itabirano.

A cerimônia de posse da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal da entidade para o biênio 2019/2021 aconteceu no Bristol Merit Hotel, em Belo Horizonte. A vice-prefeita Dalma Helena Barcelos da Silva também esteve presente na solenidade. De acordo com informações do Cosems, aproximadamente 200 convidados participaram do evento. Importantes nomes da área da saúde em Minas Gerais compareceram, entre eles: o secretário de Saúde do Estado, Carlos Eduardo Amaral Pereira da Silva; o secretário municipal de Saúde de Belo Horizonte, Jackson Machado Pinto; e o secretário de Saúde do município de Taiobeiras e presidente reeleito do Cosems/MG, Eduardo Luiz da Silva.

Para Rosana Linhares, fazer parte da nova diretoria do Cosems/MG é muito importante para Itabira e região. Segundo a secretária, esta é uma forma de contribuir, ainda mais, com a saúde em todas as esferas. Ela ainda agradeceu a todos que colaboraram e a apoiam nessa nova empreitada.

O dia 21 de maio significou uma nova marca em minha vida profissional, assumi uma nova missão. Em 2017, após assumir a gestão da SMS, fui eleita presidente do Cosems Regional, representando os 29 municípios que compõem a região de saúde, e agora em 2019, fui convidada a compor a diretoria do Cosems, representando 853 municípios do Estado. Agradeço ao presidente do Cosems, Eduardo e ao vice-presidente Hermógenes pela confiança, assim como agradeço ao prefeito Ronaldo Magalhães pelo apoio irrestrito para representar Itabira neste conselho e contribuir com o bem coletivo além de nossa fronteira”, disse.

Sobre o Cosems/MG

Fundado em 1991, o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems/MG) é uma entidade colegiada, sem fins lucrativos, com autonomia financeira e patrimonial. O objetivo da instituição é ser o elo entre os secretários municipais de Saúde e as esferas estadual e federal, além de viabilizar cursos de atualização em saúde.

A entidade é constituída por esferas deliberativas e executoras como a Diretoria Executiva, o Conselho Fiscal, o Conselho de Representantes Regionais e a Assembleia Geral. O Cosems incorpora ainda os Cosems Regionais, que agrupam as 28 regionais de saúde do Estado.

O Cosems tem por finalidades: lutar pela autonomia dos municípios; congregar os gestores dos serviços municipais de saúde, funcionando como órgão permanente de intercâmbio de experiências e informações de seus membros; participar das políticas de saúde à nível estadual; atuar de todas as formas para que a saúde das populações dos municípios mineiros seja a melhor possível.

Situação de surto – Aumenta número de casos e notificações da dengue em Itabira

Mesmo com todos os esforços da Prefeitura, por meio de ações de prevenção e eliminação dos focos do mosquito Aedes aegypti pelas Secretaria Municipais de Saúde (SMS) e Desenvolvimento Urbano (SMDU), o número de casos e notificações da dengue em Itabira aumentou de forma assustadora. Dados da SMS revelam que em uma semana houve um aumento de 218 notificações no município.

O penúltimo levantamento, realizado até o dia 15 de maio, indicou 725 casos notificados este ano. Já o último levantamento, feito até essa terça-feira (21), aponta 943 notificações, com 128 casos positivos para a dengue. Isso corresponde a 13,6% em relação ao número de notificações, ou seja, 128 casos positivos para a doença. Até o momento não há registros de zika, chikungunya ou óbitos por dengue em Itabira.

De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde, Thereza Cristina Oliveira Andrade Horta, o aumento do número de casos da dengue no município deve-se, em grande parte, à população. Sabe-se, por exemplo, que 90% dos focos do Aedes aegypti são encontrados nas residências e lotes.

A população tem que ter a consciência e tomar para si o que é obrigação dela, ou seja, dar o destino correto ao lixo. A Prefeitura, por meio da Itaurb, tem a coleta seletiva. Então a população tem que fazer a separação do lixo em casa para poder dar o destino correto. Essa é a única responsabilidade da população. Sabemos que só vamos conseguir controlar a dengue ao eliminar os focos de proliferação do mosquito. Não podemos deixar o vírus circular”, explicou.

O Governo Municipal pede que a população cumpra seu papel no combate ao mosquito Aedes aegypti e não se esqueça das orientações básicas como: limpar e tampar caixas d’água com tampas adequadas; limpar calhas; vistoriar se há água parada em pneus, garrafas, pratos, vasos e outros vasilhames; limpar quintais e lotes; encher de areia os pratos dos vasos de plantas; guardar garrafas de cabeça para baixo; não jogar lixo em terreno baldio; manter bem tampados tonéis e barris de água e colaborar com os agentes comunitários de endemias (ACE).

Nesse momento de surto, o uso de repelente é imprescindível, inclusive para as pessoas com suspeita de dengue. Assim, evita-se a transmissão da doença pela picada.

Ações da Prefeitura de Itabira

O Governo Municipal busca soluções para acabar com a dengue na cidade. Uma delas é a aplicação do Ultra Baixo Volume (UBV). Os agentes fazem o UBV manualmente, com o equipamento acoplado às costas, diariamente. O trabalho consiste em pulverizar residências onde foram registrados casos suspeitos de doença provocado pelo Aedes aegypti e as vizinhanças em um raio de até 500 metros.

O trabalho é semelhante ao fumacê, que hoje não é mais indicado pelo Ministério da Saúde. O produto utilizado no UBV combate o mosquito, enquanto o fumacê apenas desloca o Aedes aegypti e agride o meio ambiente”, explicou Thereza Andrade.

Ainda por meio da SMS, foi traçado um plano de ação para fortalecer a articulação entre as áreas e serviços envolvidos no enfrentamento à dengue, além da articulação intersetorial. Houve um redobramento do número de ACE, e consequentemente das visitas; aumento das equipes de bloqueio com o objetivo de identificar os focos, tratar e eliminar; ações de educação em saúde nas escolas para orientar sobre as formas de prevenção e combate ao mosquito; e reforço da vigilância predial (visitas de rotina nos domicílios).

Já a SMDU divulgou no início deste mês o aumento de multas para os proprietários de lotes na cidade. O edital de notificação para limpeza de áreas particulares é uma ferramenta criada pela Administração Municipal que estabelece a obrigatoriedade da manutenção, capina e recolhimento de lixo, como determina o Código de Posturas Municipais (CPM). O objetivo do documento é proteger a saúde pública, evitando a proliferação de animais peçonhentos e do mosquito Aedes aegypti.

A dengue mata

A dengue é uma doença causada por um vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, que se prolifera principalmente em água parada. Os principais sintomas desta doença são febre alta, dores musculares e nas articulações, dores de cabeça e também na região dos olhos, garganta e barriga. Também fazem parte dos sintomas: fraqueza, náuseas, vômito, diarreia e vermelhidão na pele.

O intervalo entre a picada do mosquito e a manifestação da doença é chamado de incubação e tem duração média de cinco a seis dias. Geralmente os sintomas só aparecem depois dessa fase.

Há quatro tipos de dengue. Quando alguém é infectado por um deles, seu organismo cria anticorpos para que ela se torne imune a este tipo. Porém, ela poderá ser infectada pelos outros vírus e desenvolver a forma grave da doença. A dengue hemorrágica é a mais agressiva. Ela causa sangramentos e queda da pressão arterial, o que pode matar.

Semana do MEI – Sala Mineira do Empreendedor realiza oficina para empreendedores

A Sala Mineira do Empreendedor realizou nessa segunda-feira (20) a oficina Como Ser MEI na Prática. A pauta abordou uma oportunidade para atender os empresários de desejavam sair da informalidade, além de apresentar e esclarecer aos empresários os benefícios de se tornar um microempreendedor individual (MEI). A atividade faz parte da programação da Semana do MEI, que acontece até a próxima sexta-feira (24).

A programação conta com a parceria do Sebrae. De acordo com superintendente de Controle, Estatística e Empreendedorismo da Prefeitura de Itabira, Lúcio Costa, o objetivo da Semana do MEI é promover a capacitação dos microempreendedores por meio de oficinas, palestras e orientações técnicas, além de realizar o registro de empreendedores que querem se tornar MEI e fazer a declaração anual. “Esta é uma ótima oportunidade para aqueles que querem formalizar ou melhorar a gestão do negócio”, disse.

As atividades são gratuitas e acontecem na Sala Mineira do Empreendedor. As vagas são limitadas. Outras informações pelos telefones 3831-2120 e 3839-2532.

Sala Mineira do Empreendedor

A Sala Mineira do Empreendedor é um espaço da Prefeitura de Itabira, coordenado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (SMDECTIT). O objetivo do local é oferecer orientações, informações e todo o conhecimento necessário para o desenvolvimento profissional do empreendedor.

64 anos – Saae comemora aniversário com homenagens e anúncio de obras

Ao completar 64 anos nesta segunda-feira (20), o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Itabira homenageou dez funcionários que completaram de 5 a 35 anos na autarquia. Cada profissional recebeu do diretor-presidente da autarquia, Leonardo Ferreira Lopes, uma placa de agradecimento pelos serviços prestados ao município.

A solenidade aconteceu na sede do Saae, no bairro Pará. Participaram do ato, vereadores, secretários, servidores municipais, funcionários da autarquia, imprensa e convidados. Durante o evento, houve uma celebração ecumênica – bênção aos participantes – presidida pelos religiosos padre Welington Silva (Paróquia Nossa Senhora da Penha e Santuário São Geraldo) e pastor Flávio Márcio (Igreja Batista Central).

Leonardo Lopes agradeceu aos funcionários pelo empanho e dedicação à empresa e à cidade. Ele ressaltou que todas as conquistas do Saae, como o serviço de remodelação da rede de esgoto e água na comunidade de Palmital e a construção da estação de tratamento de água (ETA) no bairro Chapada, são resultados do esforço de cada funcionário da autarquia.

O Saae foi fundado há 64 anos para captar, tratar e levar a àgua até a casa das pessoas e colher o esgoto da cidade. Temos feito isso com muito esforço. Essa empresa trabalha o ano inteiro, 24 horas por dia. Não paramos. No entanto, devemos agradecer e refletir sobre todas as conquistas que vocês construíram ao longo de todos esses anos. Quando levamos água ou tratamos o esgoto de uma região, estamos falando de saneamento básico. Isso equivale a levar saúde para a população. Nessa semana, em particular, obtivemos vitórias que vocês conquistaram. Hoje iniciamos a preparação de um poço para a comunidade de Palmital. Isso é uma vitória de todos vocês”, disse.

Leonardo Lopes também lembrou que, durante sua gestão, a sede da empresa foi revitalizada e foi construído um vestiário com cerca de 200 m², com armários novos, para todos os funcionários.

Representando o prefeito Ronaldo Magalhães, o secretário municipal de Governo Ilton Magalhães disse que aquele era um momento de muita gratidão à autarquia. “Neste dia em que comemoramos os 64 anos do Saae, estamos conscientes que o foco tem sido sempre de fazer o melhor. Todo o sucesso é fruto de um trabalho árduo da equipe do Saae. Parabenizamos a todos pela competência, harmonia e unidade de esforços com o objetivo de oferecer à população de Itabira uma das melhores águas da região e um excelente trabalho de colher e tratar o esgoto do nosso município”.

Os homenageados

Receberam uma placa de agradecimento os funcionários José dos Santos Tiago, Jorge Martins Borges, Nilce de Oliveira, José Tomaz, Damião Vidal, Cláudio Jorge, Antônio Caio Rodrigues, Ailton Fernandes Ribeiro, Nilda Clésia Dantas e Flammarion André.

Saneamento Rural

Nesta segunda-feira (20), o Saae iniciou as obras de modernização e correção das redes de água e esgoto da comunidade de Palmital. No local, serão construídos um poço artesiano e sua automação; padrão de energia elétrica e a rede de distribuição. Conclusão dos serviços em até 45 dias.

Ainda no fim de semana, uma equipe do Departamento de Saneamento Básico (Desa) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) esteve em Senhora do Carmo, neste sábado (18), para mais uma etapa de estudo do projeto de concepção de uma futura Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) no distrito.

De acordo com Leonardo Ferreira Lopes, diretor-presidente do Saae, o Município tem um contrato com a universidade que já pesquisa sobre a utilização do lodo gerado pela ETE Laboreaux na agricultura de Itabira. “Além disso, a UFMG faz uma análise do proveniente da ETE para futura geração de energia e, a partir desta interação, surgiu a oportunidade de discutir o tratamento de esgoto no Carmo”.

Museu do Tropeiro – Primeira Roda de Viola do ano terá shows e manifestações culturais

Neste sábado (18), a partir das 21 horas, a população de Ipoema e os turistas receberão a primeira edição do ano da Roda de Viola. Promovido pela Prefeitura de Itabira, o tradicional evento será comemorado em frente ao Museu do Tropeiro, com muita música e apresentações culturais.

A Roda de Viola é uma das manifestações mais populares dos distritos de Itabira e atrai turistas de toda a região”, afirmou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (SMDECTIT), José Don Carlos Alves Santos. O público poderá assistir às apresentações dos Estaladores de Chicotes e das Lavadeiras de Ipoema. Em seguida, haverá shows com a dupla Rondinele Viola e Glauciano, e Quincas da Viola e Trem de Minas.

Para os amantes da gastronomia regional, haverá diversas barracas com comidas e bebidas típicas, como o pastel de angu e o feijão tropeiro. Além disso, o público vai poder apreciar os artesanatos e quitandas produzidos por moradores de Ipoema.

18 de maio – Prefeitura promove atividades pelo Dia da Luta Antimanicomial

Programação, feita pelas equipes de Saúde Mental, começa nesta quinta-feira e segue até o dia 22

A Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promove, a partir desta quinta-feira (16), importantes eventos para lembrar a data de 18 de maio – Dia da Luta Antimanicomial. A programação, preparada pelas equipes de Saúde Mental (Centros de Atenção Psicossocial Adulto, Infantil e Álcool e Drogas – Caps, Capsi e Capsad) do município, são gratuitas e voltadas para os usuários, familiares, trabalhadores da área e toda a comunidade. As atividades seguem até a próxima quarta-feira (22).

De acordo com a gerente dos Caps Adulto e Infantil, Jacira Helena Silva, a programação tem como objetivos principais ressignificar um movimento social com o lema “Por uma sociedade sem manicômios”, propor mudanças no cenário da Atenção à Saúde Mental e questionar as relações de estigma, preconceito e exclusão social para as pessoas que apresentam algum sofrimento psíquico. “É extremamente importante comemorar o dia 18 de maio para que todas as conquistas históricas não vivam retrocessos e prejudiquem o pertencimento social, o direito à cidadania”, afirmou.

Confira a programação:

16 de maio (quinta-feira)

14h – Sarau Poético – Com o tema “Viva a Viva! Viva a Arte!”, o evento contará com a participação de usuários dos serviços de Saúde Mental, familiares, escolas, artistas e instituições itabiranas. O espaço é aberto às pessoas que queiram compartilhar, experimentar, emocionar, sentir e transformar com arte.

Local: Praça do Campestre

20 de maio (segunda-feira)

14h – Cinema na Câmara – Esta edição do programa Cinema na Câmara apresentará o filme “O menino que descobriu o vento”: uma história sensacional, envolvente e de superação, que estimula discussões fundamentais sobre a força que cada um de nós tem dentro de si mesmo para promover mudanças coletivas que impactam na vida do outro. Toda a população está convidada para assistir.

Local: Câmara Municipal de Itabira

21 de maio (terça-feira)

Roda de Conversa Café com Prosa – Uma viagem até o município de São Gonçalo do Rio Abaixo para os serviços de Saúde Mental Caps/Capsad de Itabira e o serviço de Saúde Mental Peixe Vivo. Participarão do encontro usuários, familiares e trabalhadores da área. A proposta é ampliar discussões sobre as políticas de saúde mental, avanços, geração de renda, a construção da cidadania no cotidiano e a convivência familiar.

Local: Espaço Peixe Vivo, São Gonçalo do Rio Abaixo

22 de maio (quarta-feira)

19h – Mesa Redonda – Apresentação da história da Saúde Mental no município, com Marcelo Amorim Amaral Castro. Tema: “Desafios da nova política de Saúde Mental” e os impactos nos nossos serviços. Apresentação de Marta Elizabeth.

Local: Câmara Municipal de Itabira

IX Prêmio Mineiro de Boas Práticas – Itabira é vencedora em premiação da AMM com coworking ItabiraHub

 

A Prefeitura de Itabira foi vencedora no eixo Gestão Administrativa, do IX Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal da Associação Mineira de Municípios (AMM), com o ItabiraHub – o 1º Coworking Público do Sudeste do País. A premiação aconteceu nessa terça-feira (14), em Belo Horizonte, no estádio do Mineirão, durante o 36º Congresso Mineiro de Municípios.

De acordo com a AMM, a disputa foi acirrada “com recorde de inscrições em toda a história da premiação, mas o resultado satisfatório, e serve como exemplo de práticas de gestão para as administrações municipais mineiras”. Ao todo, foram 191 projetos inscritos, desenvolvidos em 65 municípios. Desses, ficaram nove finalistas e três vencedores nas categorias Assistência Social (Prefeitura de São Geraldo), Gestão de Saúde (Prefeitura de Uberaba) e Gestão Administrativa (Prefeitura de Itabira).

O eixo administrativo recebeu projetos que evidenciam a melhoria gerencial na administração pública, utilizando inovação e redução de custos. Segundo o superintendente de Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura de Itabira, Emerson da Cruz Ferreira, as propostas apresentadas tinham como base a qualidade do gasto e a melhoria da arrecadação municipal.

Na segunda etapa da avaliação dos finalistas, uma equipe de auditores da AMM esteve em Itabira, no início deste mês, para conhecer de perto o ItabiraHub e as ações executadas. Durante a visita, a comissão avaliou a prática do projeto, a relevância social da ação e diversos outros quesitos discriminados em edital.

Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (SMDECTIT), José Don Carlos Alves Santos, ter o reconhecimento estadual em boas práticas de gestão municipal mostra que o Governo está no caminho certo.

Esta é uma prática inovadora: muitos prefeitos estão nos procurando com a intenção de implementar em seus municípios. Itabira passa a ser vista como uma cidade positiva em questão de inovação, tendo um ambiente favorável para sua diversificação econômica. Acreditamos que, além da integração que há com os municípios, ao ganhar esse prêmio cria-se a oportunidade de sermos exemplo e de continuarmos a fazer boas políticas públicas para desenvolver nosso município e, acima de tudo, melhorar as condições e qualidade de vida da população de Itabira”.

ItabiraHub

O ItabiraHub é o primeiro coworking público de Minas Gerais e o segundo do Brasil. Inaugurado em maio de 2017, funciona no Parque Natural Municipal do Intelecto e surgiu em meio a diversos projetos desenvolvidos pela Prefeitura de Itabira no âmbito da inovação e tecnologia.

Por meio do espaço, ocorreram vários desdobramentos positivos para o município, como a geração de emprego e renda e o reconhecimento da tecnologia como uma forma de consolidação da diversificação econômica da cidade. A iniciativa também busca a integração da quadríplice hélice: poder público, universidades, sociedade civil e empresas, para a mentoria de startups (foco inicial do projeto).

O ItabiraHub busca contribuir com subsídios financeiros e estruturais das startups. O espaço físico é cedido gratuitamente e as startups têm acesso à energia elétrica, wi-fi, biblioteca, banheiros e cozinha sem nenhum custo. Além disso, há uma equipe de mentores à disposição para sanar dúvidas que possam surgir nas áreas jurídica, financeira e administrativa.

Sobre o Prêmio

Promovido pela AMM, o Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal busca impulsionar a eficiência na gestão pública, por meio de experiências modernas e inovadoras. As prefeituras que inscrevem suas iniciativas inovadoras garantem reconhecimento e se tornam exemplos para outras cidades.

De acordo com a AMM, a premiação incentiva as administrações públicas a empreender, transformando os projetos bem-sucedidos em mecanismos para uma gestão moderna, contribuindo para o desenvolvimento municipal.

 

Inscrições abertas – Prefeitura e Uaitec promovem Segunda Semana de Informações e Conhecimentos

A Prefeitura de Itabira/ Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Informação e Turismo (SMDECTIT), em parceria com a Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (UaitecLab), oferece a segunda edição da Semana de Informações e Conhecimentos. Desta vez, o foco do evento será a segurança pessoal.

A ação, que conta com o apoio da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) e da Superintendência de Transportes e Trânsito de Itabira (Transita), contará com palestras. “O intuito é de conscientizar a comunidade sobre a importância de tomar as devidas precauções, buscando a segurança em seu dia a dia, bem como se comportar perante a situações inusitadas e de risco”, explicou o superintendente de Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura, Emerson da Cruz Ferreira.

As atividades são gratuitas e acontecerão na sede da UaitecLab (av. Duque de Caxias, 1240, bairro Esplanada da Estação). Para participar é necessário ser maior de 16 anos de idade. As inscrições ocorrem a partir desta segunda-feira (13) e seguem até o dia 24 de maio, das 9h às 17h, na UaitecLab, mediante apresentação de identidade, CPF e comprovante de endereço. As palestras serão ministradas entre os dias 27 e 30 de maio, das 19h às 21h. A Prefeitura e a UaitecLab emitirão certificados após a atividade

Como na edição anterior, as palestras serão ministradas por profissionais especializados e cada turma será composta por, no máximo, 25 pessoas. As salas contêm equipamentos de ponta, internet e retroprojetor para melhor aprendizado dos participantes. Outras informações pelo telefone 3839-2522.

Programação:

27 e 30 de maio (segunda e sexta-feira)

19h às 21h – Celular Seguro

Palestrante: Capitão da PMMG Claudianno Pierry dos Anjos Ribeiro (comandante da 83ª Cia PMMG)

O tema da palestra consiste em propagar medidas de autoproteção, junto à comunidade, visando a prevenção qualificada de furtos, roubos e outros delitos, sob a ótica do “Triângulo do Crime” (autor motivado, vítima em potencial e ausência de vigilância).

28 de maio (terça-feira)

19h às 21h – Gentileza no Trânsito, uma Questão de Educação

Palestrante: Vanderci Santos/ Braz Teixeira (Transita)

O objetivo da palestra é despertar o olhar crítico/ reflexivo com relação às ações e bom senso no trânsito, percebendo a importância de ter bons atos e hábitos de gentileza, tendo ciência das punições oriundas de infrações, além da abordagem sobre o movimento Maio Amarelo.

29 de maio (quarta-feira)

19h às 21h – Combate a Incêndio

Palestrante: Tenente Medeiros (CBMMG)

Esta palestra informa sobre a importância do conhecimento das apresentações básicas de combate a incêndios em edificações, demonstrando como ocorre a propagação do fogo, as classes de incêndio, tipos de extintores, qual o mais adequado para cada situação, bem como sua correta utilização.

Programação cultural – Itabira tem programação especial para a 17ª Semana Nacional de Museus

A 17ª Semana Nacional de Museus, comemorada em todo o Brasil entre os dias 13 e 19 de maio, conta com uma programação especial em Itabira. A abertura do evento aconteceu nesta segunda-feira (13), às 9 horas, na praça Pingo D’Água (mais conhecida com praça do Bretas, na avenida das Rosas), durante a solenidade de entrega da restauração da estátua de Zumbi dos Palmares.

Promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a temporada cultural é uma homenagem ao Dia Internacional de Museus (18). Nesta edição, 1.114 instituições de cultura do país, entre elas o Museu de Itabira, oferecem ao público 3.222 atividades especiais, como visitas mediadas, oficinas, exibição de filmes e apresentações culturais.

O tema da 17ª edição é Museus como Núcleos Culturais: o Futuro das Tradições, que propõe um debate sobre o papel dos museus como centros produtores e receptores de práticas, costumes e pensamentos da cultura brasileira. Com atividades gratuitas, Itabira disponibiliza ao público uma ação educativa, exposição, palestra e roda cultural com a participação dos grupos tradições da cultura itabirana: Drummonzinhos, Estaladores de Chicote, Lavadeiras e Trem de Minas, além do artesanato local.

Confira a programação:

13 de maio

9h – Abertura – Monumento Zumbi dos Palmares, ícone da resistência negra à escravidão, é restaurado e compõe novamente os ares culturais de Itabira neste 13 de maio quando se comemora a abolição da escravidão no Brasil.

14 de maio

10h – Palestra: Introdução ao Patrimônio Cultural, da arquiteta e urbanista Patrícia de Castro Ferreira.

15 e 16 de maio

10h – Ação educativa – O Museu de Itabira propõe uma ação de educação que aborda a importância da preservação do patrimônio da cidade, direcionada a crianças de 8 a 10 anos de idade.

17 de maio

19h – Exposição: Tradição e Afetividade: O Museu do tropeiro em Itabira. Pela primeira vez o Museu do Tropeiro torna sua exposição itinerante e apresenta seu acervo no Museu de Itabira.

Roda Cultural: apresentação dos Drummonzinhos, Estaladores de Chicote, Lavadeiras de Ipoema, Trem de Minas, artesanato local.

18 de maio

15h – Cinema no Museu: convite à reflexão sobre a preservação do patrimônio e os reflexos das tradições em nossas vidas. Exibição do filme Tapete Vermelho (censura: 10 anos).

19 de maio

10h – Cinema no Museu: exibição do filme Tapete Vermelho (censura: 10 anos).

Educando Itabira sem Racismo – Prefeitura entrega monumento restaurado em homenagem a Zumbi dos Palmares

Para lembrar os 131 anos da abolição da escravatura, a Prefeitura de Itabira entregou à comunidade a estátua de Zumbi dos Palmares (líder do quilombo que leva seu nome e também o de maior relevância histórica) restaurada. A cerimônia, que marcou também o encerramento da Semana da Abolição da Escravatura: Educando Itabira sem Racismo, aconteceu na manhã desta segunda-feira (13) na praça Pingo D’Água – mais conhecida como praça do Bretas.

Dezenas de pessoas, incluindo secretários municipais, estudantes de escolas públicas e imprensa local, participaram da solenidade. Durante o evento, o público pôde conferir de perto uma das mais belas tradições do município: representação do congado pelo Grupo de Marujos Nossa Senhora do Rosário. A aluna da Escola Estadual Professora Maricas Magalhães, Thaysa Camilly Almeida Moreira, declamou o poema “Duro não é o cabelo”, de Cleyton Mendes. Já o presidente da Associação dos Congadeiros de Itabira, o senhor Antônio Beato, contou histórias sobre a abolição da escravatura e a importância de Zumbi dos Palmares para o povo negro brasileiro.

Organizadora da Semana da Abolição da Escravatura, diretora de Promoção Para Igualdade Racial – da Secretaria Municipal de Governo -, e presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, Maria Helena Primo (Lena Primo) ressaltou a importância da Lei 7.716/89, que define os crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor. Para ela, mesmo com todo o avanço e conquistas, o racismo e o preconceito ainda estão presentes na sociedade brasileira.

Não temos muito o que comemorar neste 13 de maio. Foram trocadas as chibatadas pela falta de reconhecimento, de oportunidade e pelo preconceito, apesar do avanço que tivemos com a Lei 7.716, que trata o racismo como crime. Infelizmente temos um país que ainda é racista. O brasileiro é racista. Em várias escolas que percorremos, conversamos com os alunos e vimos crianças e jovens chorando por causa disso. Também chorei muito e contei tudo o que passei. Mas estamos aqui na luta e não vamos deixar de seguir em frente”, ressaltou.

Lena Primo destacou também o trabalho do Governo Municipal em prol da cultura negra em Itabira. Segundo ela, muitas pessoas cobraram a restauração do monumento em homenagem a Zumbi. Inaugurada em dezembro de 2004, na primeira gestão do prefeito Ronaldo Magalhães, a estátua estava sem uma das mãos há 14 anos. O responsável pela reforma, ocorrida em abril deste ano, é o artista plástico itabirano José Carlos Gomes. Os recursos utilizados foram disponibilizados pela Prefeitura.

Eu não tinha dúvidas de que no nosso governo resolveríamos a questão do monumento. O prefeito Ronaldo Magalhães sempre teve um enorme carinho por nossa causa. Ele nomeou secretários que têm carinho por nossa causa. Tudo o que precisamos, seja de qual secretaria for, todos estão sempre de portas abertas para nós. Este é um governo que nos deixa à vontade para trabalhar”, afirmou Lena Primo.

Representando Ronaldo Magalhães, que não pôde participar do evento por causa de outros compromissos, a vice-prefeita Dalma Helena Barcelos da Silva agradeceu a participação de todos os presentes e falou sobre a alegria de participar de um evento de valorização da cultura negra. “É uma alegria estar aqui para entregar esta estátua revitalizada. Essa é mais uma prova da valorização da nossa cultura, da cultura negra que faz parte do nosso sangue, do nosso DNA, e que muitas vezes não tem o valor devido reconhecido”.

Doação de veículo

Durante o evento, a Diretoria de Promoção Para Igualdade Racial apresentou o veículo Citroen Air Cross, conquistado para atendimento exclusivo às comunidades quilombolas e ao Conselho Municipal para a Promoção da Igualdade Racial. O carro foi oferecido pelo Ministério de Direitos Humanos/ Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. Além de Itabira, apenas outras cinco cidades mineiras foram agraciadas com o veículo.

Semana da Abolição da Escravatura

Com o tema “Educando Itabira sem Racismo”, a Semana da Abolição da Escravatura – promovida pela Secretaria Municipal de Governo/ Diretoria de Promoção Para Igualdade Racial – iniciou suas atividades no sábado (4). A agenda incluiu debates, rodas de conversa, exibição de filmes e outras intervenções em escolas de Itabira, Parlamento Jovem (Câmara Municipal) e comunidades quilombolas estabelecidas nas localidades de Morro Santo Antônio, Gomes, Pari e Jacutinga.

Lena Primo destacou que o objetivo da Semana foi “a afirmação da história e identidade negra brasileira, conscientização e prevenção da violação de direitos”. Ao longo de todo o ano, a diretoria atua com a temática, a exemplo do programa Educando Itabira sem Racismo, promovendo atividades de informação e conscientização em escolas da cidade.

Scroll To Top