quinta-feira , 21 novembro 2019
Você está aqui: Capa | Arquivos do Autor: Gisele Diniz Pacheco

Arquivos do Autor: Gisele Diniz Pacheco

Novembro Azul – Prefeitura de Itabira realiza campanha sobre prevenção do câncer de próstata

A Prefeitura de Itabira já iniciou a campanha Novembro Azul no município. A ação tem o objetivo de alertar a população sobre o câncer de próstata e a importância dos exames preventivos, que podem identificar a doença no estágio inicial e aumentar a possibilidade de cura. O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que, em 2018, 68.220 novos casos foram identificados no país. Em Itabira, durante todo o mês haverá atividades sobre o tema nas unidades do Programa Saúde da Família (PSF) e na Policlínica.

Dentro da programação, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o público poderá participar de palestras e blitz educativa. Haverá também uma intensificação dos exames de ultrassonografia da próstata para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo a secretária municipal de Saúde, Rosana Linhares Assis Figueiredo, todos os exames que estavam aguardando agendamento serão realizados até o fim de dezembro.

Uma novidade para este ano é a oferta de 500 exames de sangue relacionados ao Antígeno Prostático Específico (PSA), disponibilizados pelo Laboratório Silveira. Esta iniciativa ocorrerá no sábado (30), na sede da Acita, das 8 às 12 horas, onde os interessados realizarão os testes gratuitos. Não é necessário agendamento nem estar com pedido médico. Para realização do exame, os homens acima de 45 anos devem comparecer ao local com documento de identificação com foto e fazer 3 dias de abstinência sexual. Não é necessário estar em jejum. Na oportunidade, haverá ainda uma palestra com o médico urologista Christiano Drummond. Rosana Linhares ressalta que a parceria da SMS neste evento do Laboratório Silveira será a garantia de acompanhamento pela rede pública de saúde para os usuários do SUS que tiverem alteração nos exames.

Infelizmente, os homens, em sua grande maioria, não têm a cultura da prevenção. Por isso, é tão importante mobilizá-los para que busquem hábitos de vida mais saudáveis, com alimentação adequada e exercícios físicos e façam seu controle de saúde regularmente. O câncer de próstata, se diagnosticado no estágio inicial, pode-se obter um percentual muito alto de cura. A prevenção é o melhor remédio”, declarou a secretária de Saúde.

Em tempo

A Sociedade Brasileira de Urologia aponta que o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas dos tumores de pele. Os fatores de risco para desenvolvimento da doença são: idade (cerca de 62% dos casos são registrados acima de 65 anos), histórico familiar, raça (maior incidência entre os negros), alimentação inadequada e obesidade.

A instituição alerta que o câncer de próstata pode demorar a se manifestar, exigindo exames preventivos constantes. Geralmente, não apresenta sintomas na fase inicial: quando alguns sinais começam a aparecer, aproximadamente 95% dos tumores já estão em estágio avançado. Os principais sintomas são: dor óssea, dores ao urinar, vontade de urinar com frequência e presença de sangue na urina e/ou no sêmen. O tratamento da doença é definido conforme a fase do tumor e as características do paciente.

Mesmo com a falta de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir anualmente ao urologista para fazer o exame de toque retal (método indolor e rápido, que permite ao médico avaliar alterações da próstata), além do exame de sangue PSA.

novembro azul

“O ostomizado e hábitos alimentares” – 10º encontro reúne pacientes ostomizados de Itabira e região

Na manhã desta sexta-feira (8), acontece no município o 10º Encontro dos Ostomizados, pacientes que fazem uso da bolsa de colostomia após terem retirado parte do intestino por motivos variados e da bolsa de urostomia por causa de complicações da bexiga e uretra. A confraternização anual é promovida pela Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS)/ Centro de Reabilitação Abel Camilo – Serviço de Atenção à Saúde da Pessoa Ostomizada (Saspo).

Palestras e atrações culturais fazem parte da programação que será no auditório da Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agropecuária de Itabira (Acita), a partir das 8 horas. O encontro busca reunir ostomizados, familiares e profissionais da saúde de Itabira, João Monlevade e região.

Neste ano, o tema abordado será “O ostomizado e hábitos alimentares”. Os participantes participarão de uma palestra específica sobre ostomias, descobrirão as novidades em relação aos dispositivos, cuidados e orientações para melhorar a qualidade de vida dos usuários, além de poderem tirar dúvidas sobre o assunto.

Haverá ainda uma orientação nutricional direcionada aos pacientes e, logo após, um coffee-break. Os pacientes também terão um momento de descontração com um profissional da área de psicologia e com o grupo do Núcleo de Dança Angélica Mota.

Atualmente, 165 pacientes de Itabira e cidades vizinhas estão cadastrados no Centro de Reabilitação para recebimento das bolsas de ostomia (dispositivos coletores de urina ou fezes). Estes dispositivos são fornecidos pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) e repassados para a SMS/ Centro de reabilitação, onde os usuários também recebem atendimento e orientação da equipe multiprofissional composta por médico, enfermeira, assistente social, nutricionista e psicólogo.

encontro ostomizados

Saúde – Itabira sedia 1º Seminário Regional de Oncologia nesta terça-feira

Nesta terça-feira (5), das 8 às 17 horas, acontece no auditório da Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira (Funcesi) o 1º Seminário Regional de Oncologia de Itabira. Com o tema “Desafios na organização da rede de cuidados ao paciente oncológico”, a atividade é promovida pela Prefeitura, Gerência Regional de Saúde de Itabira (GRS Itabira), Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD) e Centro Oncológico de Itabira (COI). O evento é voltado para os profissionais de saúde e haverá entrega de certificado aos participantes.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Rosana Linhares Assis Figueiredo, o município conta atualmente com o atendimento de alta complexidade em Oncologia. Habilitado pelo Ministério da Saúde, o serviço passou a funcionar a partir de março de 2017, no HNSD/ COI. O acesso é regulado pela Comissão Municipal de Oncologia da SMS, nas especialidades médicas habilitadas em Itabira: urologia, cirurgia geral, ginecologia, mastologia e cirurgia plástica/ dermatologia. O atendimento é ofertado a pacientes das 29 cidades das microrregiões de Itabira, João Monlevade e Guanhães, ou seja, uma população estimada em 489.846 habitantes (IBGE/2015).

Com este seminário buscamos fazer um alinhamento do serviço, atualização dos conhecimentos técnicos e científicos, e fluxos do serviço”, explicou Rosana Linhares.

Durante o evento, o público participará das seguintes atividades:

8h – Credenciamento e Coffee Break

8h30 – Abertura com a diretora da GRS Itabira Maria Aparecida de Oliveira, a secretária municipal de Saúde Rosana Linhares e o provedor da Irmandade Nossa Senhora das Dores Vaquimar José Vaz.

8h50 – Palestra: Apresentação do Serviço Unacon Itabira/ HNSD, com o diretor executivo do HNSD Alexandre José da Silva Coelho.

9h20 – Palestra: Regulação e Acesso à Atenção Especializada em Oncologia, com a superintendente de Regulação e enfermeira da Comissão Municipal de Oncologia Miriam Lage Fernandes.

9h50 – Palestra: Rastreamento do Câncer de Colón, com o médico oncologista gastrointestinal Alexandre Andrade dos Anjos.

10h20 – Palestra: Atualização do Manual Estadual de Controle de Câncer de Mama e Colo do Útero, com a enfermeira responsável técnica em Saúde da Mulher no Centro Estadual de Atendimento Especializado (Ceae) Vanessa Cristina Maimone.

10h50 – Palestra: Rastreamento do Câncer de Mama, com o médico cirurgião geral e especialista em mastologia Lucas Damian Mantegazza.

11h20 – Debate, moderado por Alexandre Andrade dos Anjos.

12h30 – Almoço.

13h30 – Palestra: Epidemiologia do Câncer e Prevenção Primária, com a farmacêutica subcoordenadora do mestrado acadêmico em Ciências da Saúde e coordenadora do Banco de Tecidos e Tumores da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (FCMMG) Ana Paula Drummond Lage.

14h – Palestra: Urgências em Oncologia, com o médico responsável técnico do Centro Oncológico de Itabira (COI) e do Núcleo Especializado em Oncologia e Hematologia de João Monlevade Marcos Antônio Batista de Miranda Júnior.

14h30 – Palestra: A Importância da Cirurgia Oncológica no Tratamento do Câncer, com o médico cirurgião oncológico da Rede Mater Dei, Oncobio (Hospital Biocor) e Hospital Vera Cruz Henrique Camilo Martins da Costa.

15h – Debate moderado pelo médico Alexandre Andrade dos Anjos Jácome.

16h – Encerramento

Utilidade pública – Interdição da avenida Daniel Jardim de Grisolia a partir de quarta-feira

A Prefeitura de Itabira comunica que a partir desta quarta-feira (30), às 18h, o trânsito na avenida Daniel Jardim de Grisolia será interditado, no sentido à avenida Carlos Drummond de Andrade. Já na quinta-feira (31), o trânsito também será fechado no sentido oposto.

A ação acontece devido aos shows que ocorrerão em frente ao prédio da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) pelo 3º Festival Drummond e 18ª Semana Drummondiana. A via será liberada na sexta-feira (1º/11), no período da manhã.

av Danil jardim grisolia

Mesas-redondas, lançamento de livro, teatro e shows musicais agitam os primeiros dias do 3º Festival Drummond e 18ª Semana Drummondiana

Na sexta-feira, 25 de outubro, teve início o 3º Festival Drummond e a 18ª Semana Drummondiana. Neste ano, os eventos têm como tema “Drummond com vida Guimarães Rosa” e contam com uma programação bastante diversificada, como pôde ser observada nos primeiros dias da festa literária, quando mesas-redondas, lançamento de livro, saraus poéticos, teatro, apresentações musicais e feira gastronômica movimentaram a cidade.

A abertura oficial, na sexta-feira, aconteceu no Teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), que recebeu a mesa-redonda “Drummond com vida Guimarães Rosa”. O encontro reuniu o jornalista, professor, escritor e músico José Miguel Wisnick, a professora Marli Fantini e o jornalista e escritor Afonso Borges para debater as obras de Carlos Drummond de Andrade e João Guimarães Rosa — dois dos maiores escritores de Minas Gerais e do Brasil.

No mesmo dia, foi aberta a Caravana Gastronômica Viação Cipó. Com uma grande estrutura montada na Praça do Centenário — localizada entre dois importantes pontos culturais da cidade, o Museu de Itabira e a Casa de Drummond —, o espaço contou com barracas de comidas, bebidas e artesanato, além de apresentações artísticas e shows de artistas itabiranos. As atividades da Caravana Gastronômica se estenderam até o domingo.

No sábado, 26, a Casa de Drummond recebeu uma intensa programação. Teve o lançamento do livro “Gunhanês”, do jornalista Dimas Lopes; bate-papo com Nanete Neves, a primeira jornalista a entrevistar Carlos Drummond de Andrade; e sarau poético com o Programa Drummonzinhos e o Grupo de Contadores de Estórias Miguilim, de Cordisburgo, cidade natal de Guimarães Rosa.

Já no domingo, 27, as atividades começaram cedo. Pela manhã, a Avenida Mauro Ribeiro Lage recebeu o Encontro Off Road de Itabira, enquanto dos Drummonzinhos e os Miguilins coordenavam um passeio pelo Museu de Território Caminhos Drummondianos. Na parte da tarde, a Casa de Drummond recebeu o bate-papo “Drummond e Rosa: Mais do que Escritores”, que reuniu os sobrinhos netos de Drummond e Guimarães Rosa.

Encerrando a programação do final de semana, a sede da FCCDA recebeu uma série de atividades lúdicas para a criançada com alunos da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) – Campus Itabira. Já o Teatro da FCCDA foi palco para o espetáculo infantil o “O Pulgo e o Elefante”, da companhia O que Conta Sabiá e inspirado no livro “História de Dois Amores”, de Carlos Drummond de Andrade.

Por Gustavo Linhares

3º Festival Drummond e 18ª Semana Drummondiana – Itabira recebe peça teatral “Doida” nesta segunda-feira

Com direção de Inês Peixoto, do Grupo Galpão, espetáculo é baseado em textos de Carlos Drummond de Andrade e outros grandes nomes da literatura nacional

 

Nesta segunda-feira (28), Itabira recebe o espetáculo “Doida”, do Grupo Galpão. Com direção de Inês Peixoto, a peça é baseada em textos de Carlos Drummond de Andrade. A sessão acontece às 19h30, no teatro do Centro Cultural. Os ingressos devem ser retirados neste sábado (26) na plataforma Sympla. A lotação é de 417 lugares.

Nessa montagem, a atriz Teuda Bara, fundadora do Galpão, divide o palco com seu filho, Admar Fernandes. A peça explora o universo da loucura ao narrar a história de uma senhora que, considerada insana, vive sozinha em uma pequena casa no interior de Minas Gerais.

Além do texto de Drummond, também chamado “A Doida” – presente no livro “Contos de Aprendiz” -, a dramaturgia conta ainda com outros textos do poeta itabirano e de grandes nomes da literatura nacional, como Hilda Hilst. O espetáculo foi todo desenvolvido com recursos próprios de Teuda Bara.

Lançamento do livro Acalanto

Ainda nesta segunda-feira, a itabirana Ana Paula Frias Ribeiro Barbosa lança o livro Acalanto, às 18 horas, no teatro do Centro Cultural. A obra reúne pequenas crônicas sobre as situações vivenciadas pelo cantor Tony Primo e o que o inspira a compor algumas de suas canções. A participação do músico é presença confirmada neste evento.

Em setembro deste ano, a escritora esteve em Buenos Aires, na Argentina, para o lançamento do livro. A obra foi escrita em 2012 e apenas este ano foi apresentado a uma editora que logo o publicou. Cada exemplar custa R$ 35.

As atrações deste segunda-feira (26) fazem parte do 3º Festival Drummond e 18ª Semana Drummondiana. Para conferir a programação completa, basta acessar o link o link https://bit.ly/36480Hu. Outras informações pelo telefone (31) 3835-2102.

Peca teatral Doida (2)

Esportes e Lazer – Prefeitura entrega Ginásio Poliesportivo reformado

O Ginásio Poliesportivo Maestro Silvério Faustino, no Centro, passou recentemente por obras de reforma executadas pela Prefeitura de Itabira. A inauguração ocorreu na manhã deste sábado (26), com a presença do prefeito Ronaldo Magalhães, secretários municipais, vereadores, servidores públicos e comunidade escolar. O investimento foi disponibilizado por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME).

A Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude (SMELJ), sob gestão da SME, priorizou a reforma de banheiros, com adaptações para pessoas com deficiência; reforma da cantina; reforma do piso da quadra; reestruturação das redes hidráulicas e elétricas; construção de uma lavanderia e rampas de acesso às arquibancadas; troca da iluminação e telhado; reinstalação de extintores e luzes de emergência; ampliação do estacionamento; nova recepção; elevação do piso lateral ao nível da rua, evitando alagamentos; instalação de novos guarda-corpos, corrimãos, grades de proteção e placas indicativas; pintura externa e interna e melhorias no calçamento. As obras de acessibilidade são destaque e tiveram o suporte técnico da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU).

Ainda neste sábado, houve a 3ª Gincana Integração do Programa Conexão Jovem: alunos de escolas públicas disputaram, durante os períodos da manhã e tarde, competições distintas. O objetivo do programa é engajar crianças e adolescentes em ações estratégicas de prevenção de riscos e vulnerabilidade sociais. O programa é desenvolvido entre as secretarias municipais de Educação; Assistência Social; Saúde; Esportes, Lazer e Juventude; e Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade.

A competição teve início logo após a solenidade de entrega das obras. As equipes apresentaram os respectivos mascotes. Houve provas de gritos de guerra, bambolê, dança e outras atividades. A gincana é o ponto alto das tarefas e torneios ao longo de todo o ano, que incluíram corrida, carrinhos de rolimã, natação, futsal, basquete, festival de música, entre outros. Participaram do evento alunos do ensino fundamental de 19 escolas municipais e estaduais.

“O prefeito Ronaldo Magalhães me autorizou a realizar as mudanças necessárias nesse prédio. Tudo o que fizemos aqui foi por respeito aos atletas, aos funcionários e ao público que aqui frequenta. Gostaria de agradecer às instituições parceiras do Conexão Jovem por mais este evento. Agradeço ao prefeito por este apoio. Há três anos, este programa não existia e só estamos aqui hoje, com todas estas atividades, graças ao empenho de Ronaldo Magalhães”, discursou o secretário municipal de Educação, José Gonçalves Moreira.

Posteriormente, Ronaldo Magalhães explicou que “temos feito todos os esforços para proporcionar uma educação pública de qualidade. Iniciativas como esta, a meu ver, contribuem para a formação da cidadania de nossas crianças e jovens. Agradeço ao José Gonçalves por toda à dedicação ao esporte e à educação”.

 

Festival Drummond e 18ª Semana Drummondiana – Jornalista Dimas Lopes lança livro Guanhanês neste sábado em Itabira

Como parte das atividades do 3º Festival Drummond e 18ª Semana Drummondiana, o jornalista guanhanense Dimas Lopes lança, neste sábado (26), às 16 horas, na Casa de Drummond (Praça do Centenário, 137, Centro), o livro “Guanhanês – Microdicionário (metido à besta) da língua guanhanense”. O evento é gratuito.

Em seu livro, Dimas Lopes preserva jeitos e trejeitos do falar e do viver dos moradores de Guanhães. O autor garimpou mais de 200 expressões cuja maioria extrapolou os limites da cidade para ganhar o mundo. O objetivo dessa pesquisa, seguindo Dimas Lopes, foi resgatar e divulgar, nessa obra, os termos peculiares e divertidos do centro-leste mineiro, focados no linguajar bem-humorado já de domínio público de toda a região.

As expressões foram coletadas durante as idas e vindas do autor ao interior de Minas: as palavras traduzem o sentimento mais autêntico da mineiridade. O livro – que possuem prefácio escrito pelo ex-presidente da Academia Mineira de Letras, Olavo Romano – é para ser lido com prazer e boas gargalhadas.

O lançamento do “Guanhanês – Microdicionário (metido à besta) da língua guanhanense” é realizado com o apoio da Associação de Amigos do Memorial Carlos Drummond de Andrade. Após o lançamento, haverá um divertido bate-papo com o autor.

Confira a programação completa em https://bit.ly/36480Hu. Outras informações pelo telefone (31) 3835-2102.

3º Festival Drummond e 18ª Semana Drummondiana – Itabira recebe Nanete Neves, primeira jornalista a entrevistar Drummond, neste sábado

 

Neste sábado (26), a jornalista Nanete Neves estará na Casa de Drummond (Praça do Centenário, 137, Centro), a partir das 17h30, para um genial bate-papo com os amantes da obra do poeta itabirano Carlos Drummond de Andrade. Autora do livro “O poeta e a foca”, Nanete Neves foi a primeira jornalista a entrevistar Drummond, em 1977, quando o poeta completou 75 anos de idade. O encontro acontece dentro da programação do 3º Festival Drummond e 18ª Semana Drummondiana.

Durante o bate-papo Nanete Neves vai contar, entre outras coisas, como uma foca (jargão jornalístico que denomina jornalistas iniciantes) conseguiu entrevistar o poeta maior – proeza inédita até então. Segundo relatos, em 1977, Carlos Drummond completava 75 anos sem nunca ter dado uma única entrevista. Toda a imprensa estava à sua procura. No entanto, apenas Nanete Neves – que até então atuava no jornal paulistano Shopping News – foi recebida pelo poeta em seu apartamento na zona sul carioca, onde, dizem, nem os amigos tinham acesso.

No livro, a autora narra como foi esse encontro que rendeu boas matérias e uma ótima amizade. Nanete Neves lembra ainda as entrevistas com os intelectuais que lhe falaram sobre o jeito de ser de Drummond, suas manias, sua visão de mundo e singularidades, preparando-a para o grande encontro. São eles: Antônio Houaiss, Affonso Romano de Sant’Anna, Ferreira Gullar, Antônio Callado, Pedro Nava, entre outros.

Sarau Drummonzinhos e Miguilim

Ainda neste sábado (26), às 19h, na Casa de Drummond, o programa sociocultural Drummonzinhos, que realiza um trabalho de disseminação da obra drummondiana, recebe o Grupo de Contadores de Estórias Miguilim, responsável por promover a obra de Guimarães Rosa. O evento é gratuito.

Confira a programação completa em https://bit.ly/36480Hu. Outras informações pelo telefone (31) 3835-2102.

Bate papo com Nanete

 

Médio risco – Prefeitura divulga resultado do Liraa: Itabira está em situação de alerta

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulgou nesta semana os dados do último Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (Liraa), realizado entre os dias 15 e 18 deste mês. De acordo com o indicador, Itabira encontra-se situação de alerta para o número de focos encontrados do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. O índice médio de infestação é de 1,5% – as condições satisfatórias consideradas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) assinalam um índice inferior a 1%.

A pesquisa aconteceu em 2.129 domicílios em 23 localidades do município. Destes, 32 apresentaram focos do Aedes aegypti. O Liraa é feito por meio de um programa do Ministério da Saúde (MS), que sorteia os bairros, quarteirões e imóveis a serem visitados. O método utilizado é a amostragem.

Mesmo com todos os esforços do Município para barrar a proliferação de focos do Aedes aegypti, a situação em Itabira é preocupante e inspira bastante cuidado. De acordo com a SMS, grande parte dos criadouros estão dentro das residências em vasos/ frasco com água, pratos, pingadeiras, recipientes de degelo em geladeiras, bebedouros em geral, pequenas fontes ornamentais, materiais em depósitos de construção (sanitários estocados, por exemplo) e depósitos para armazenamento doméstico (tonel, tambor, barril, tina, filtros, moringas, potes, cisternas e caixas d’água).

Estamos em situação de alerta. Isso é preocupante por causa do tempo seco dos meses anteriores. No entanto, estamos nos aproximando de um período de muito sol e chuva, que cria ambientes favoráveis para a proliferação do mosquito. O nosso receio é que nos próximos meses esse índice seja muito maior, chegando até mesmo a uma situação de surto. Por isso é extremamente importante que a sociedade cumpra seu papel no combate ao Aedes aegypti”, explicou a superintendente de Vigilância em Saúde, Thereza Cristina Oliveira Andrade Horta.

A população deve continuar atenta aos cuidados para evitar a proliferação do mosquito. Tampar tonéis e caixas d’água, manter as calhas sempre limpas, deixar garrafas sempre viradas com a boca para baixo, lixeiras bem tampadas, ralos limpos e com aplicação de tela, limpar semanalmente ou preencher pratos de vasos de plantas com areia, limpar com escova ou bucha os potes de água para animais e retirar a água acumulada atrás da máquina de levar e da geladeira, são algumas das atitudes que todos devem proceder. A SMS solicita à população que denuncie sobre locais onde há focos do mosquito por meio do Disque Dengue: 3839-2600.

Scroll To Top