Você está aqui: Capa | Obras

Arquivo da categoria: Obras

Assinatura dos Feeds

Notícias sobre a Secretaria de Obras

Prefeitura conclui obras de recuperação de rua em Senhora do Carmo

Atender às reivindicações da população para a melhoria da cidade é uma das prioridades do Governo Municipal. Prova disso é a recuperação de rua no bairro Campinho, localizado no distrito de Senhora do Carmo. Concluído na última quarta-feira (21), após pedidos dos moradores, o calçamento da via foi realizado pela Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria Municipal de Obras (SMO), Empresa de Desenvolvimento de Itabira Ltda. (Itaurb) e Administração Distrital.

Para a pavimentação, foram reutilizados bloquetes do antigo calçamento. As peças de concreto estavam armazenadas em local apropriado e estão em bom estado de conservação, gerando mais economia aos cofres públicos. “A recuperação do calçamento danificado do bairro Campinho traz mais conforto aos moradores e visitantes, além de segurança ao trânsito no local”, ressaltou o administrador de Senhora do Carmo, José Américo Guedes Araújo.

Mais segurança e conforto – Prefeitura recupera estrada rural na localidade de Angico

Para garantir mais segurança, conforto e qualidade aos usuários, principalmente aos moradores, a Prefeitura de Itabira está recuperando a estrada rural que dá acesso à localidade de Angico (região do distrito de Senhora do Carmo). Desde a segunda-feira (19), as máquinas estão trabalhando na área. Ao todo, são 18 quilômetros de estrada restaurada – a partir da saída do Matadouro até chegar à estrada de asfalto que liga Senhora do Carmo à Itambé do Mato Dentro.

A obra é desempenhada por servidores da Secretaria Municipal de Obras (SMO) e da Administração Distrital. Nos pontos mais danificados (morros), além do patrolamento, a Prefeitura executa ainda o cascalhamento da pista. De acordo com o administrador de Senhora do Carmo, José Américo Guedes Araújo, a manutenção e melhoria das estradas rurais são uma das constantes preocupações do Governo Municipal.

Sabemos que os serviços de melhoria das estradas rurais trazem mais conforto aos moradores da região. Neste caso, além dos moradores, os usuários da linha de ônibus que faz o itinerário Itabira/ Senhora do Carmo (via Angico), bem como do transporte escolar, serão beneficiados com este serviço. Por meio desta melhoria, garantimos mais segurança e agilidade de todos”, explicou José Américo.

Prefeitura promove melhoria na iluminação pública

Desde ontem (1º/6), a Prefeitura de Itabira trabalha na melhoria da iluminação da praça Fábio Pires, no bairro Vila Paciência e no Beco do Calvário, na região central de Itabira.

De acordo com a Secretaria Municipal de Obras (SMO), o foco deste trabalho é a segurança, por isso está sendo feito em parceria com Polícia Militar de Minas Gerais (PM/MG). “Vamos melhorar a iluminação principalmente em áreas de maior circulação e aglomeração, como praças, avenidas, escolas, postos de saúde e hospitais”, afirmou Ronaldo Pires Lott, secretário da SMO. Ainda segundo ele, o serviço está dentro do programa Cidade Limpa e as novas lâmpadas oferecem mais iluminação, maior durabilidade e economia a médio e longo prazo.

A SMO está atuando na modernização da iluminação pública em diversos bairros, inclusive naqueles que o Cidade Limpa ainda vai passar. “Já estamos mapeando os locais que precisam de novas lâmpadas e novos postes, pois temos que executar o serviço de acordo com as normas da Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais)”, explicou Ronaldo Lott.

Em tempo

No primeiro bairro que o programa Cidade Limpa atuou – Pedreira do Instituto – além dos serviços de limpeza, a Prefeitura de Itabira deu início à melhoria da iluminação pública e já trocou mais de 300 lâmpadas. As lâmpadas de 100 watts (w) vapor de mercúrio estão sendo trocadas pelas de 150w e 250w vapor de sódio.

Cronograma

Entre os dias 1º e 05/06, a força-tarefa do Cidade Limpa vai para os bairros Vila Paciência e Pará. De 6 a 12/06, nos bairros João XXIII e Machado. No bairro Centro, os trabalhos acontecem nos dias 13 e 14/06. Nos bairros Praia e Colina da Praia, de 19 a 23/06. No Campestre, 26 a 28/06. Nos bairros Fênix e Bálsamos, de 29 a 05/07.

Os serviços continuam em julho, nos bairros São Francisco e Cidade Nova (6 e 7/07). Já entre os dias 10 e 12/07, a comissão do projeto fará uma pausa para avaliar os trabalhos executados até o momento, retornando no bairro Santa Ruth, entre os dias 13 e 15/07.

Patrimônio histórico preservado – Obras de restauração da Igrejinha do Rosário estão em fase de conclusão

A Prefeitura de Itabira está concluindo as obras de restauração da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, popularmente conhecida como Igrejinha do Rosário. A reforma, resultado de uma parceria entre o Município e a Diocese de Itabira – Cel. Fabriciano, está na fase de pintura e deve ficar pronta no final de junho.

Na última semana, um representante do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) visitou a obra e apresentou propostas de cores para o imóvel. Assim, optamos por manter as cores atuais. É importante ressaltar que a obra será entregue à população no período previsto, já que não tivemos surpresas desagradáveis como, por exemplo, problemas estruturais, durante a reforma”, destacou o secretário municipal de Obras, Ronaldo Lott Pires.

Ainda de acordo com a Secretaria Municipal de Obras (SMO), pasta responsável pela restauração, a última vez que a ermida passou por reformas foi em 1992. De lá para cá, a ação do tempo deteriorou a construção. Nos últimos quatro anos, o local ficou fechado devido à má conservação e falta de manutenção. Até o início deste ano, as paredes da igreja estavam escoradas e o telhado era coberto por lona: telhas deslocadas ou quebradas causaram infiltrações que danificaram as paredes, pisos, forros e instalações elétricas. No entanto, após uma vistoria realizada por engenheiros da Prefeitura, foi detectado que a construção não corria risco de desabamento, uma vez que a madeira estrutural da ermida continua intacta.

Ronaldo Lott lembrou também que a recuperação da igrejinha foi uma solicitação do prefeito Ronaldo Lage Magalhães. Segundo ele, foi o chefe do executivo municipal quem acertou a parceria com a diocese. O serviço é executado por funcionários da Empresa de Desenvolvimento de Itabira Ltda (Itaurb), em um investimento de R$ 40 mil. Os materiais necessários foram adquiridos pela diocese por R$ 39 mil.

Em tempo

O imóvel, localizado no bairro Penha, foi construído no século XVIII entre os anos de 1750 e 1775 e é Um dos cartões-postais de Itabira. Em 23 de dezembro de 1949, a Igrejinha do Rosário foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) por meio do processo nº 338-T, inscrição nº 347, Livro Belas Artes, fl. 01. O forro da igreja possui uma pintura que é atribuída a Manuel da Costa Ataíde, conhecido como Mestre Ataíde. Além dos detalhes arquitetônicos singulares, no assoalho de tábua corrida estão as campas onde foram sepultados os membros da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário, fundada em 1812. A maioria desses túmulos são de escravos e alforriados.

Prefeitura lança programa para manter a cidade limpa

Na próxima quinta-feira (18), o programa Cidade Limpa começa no bairro Pedreira. A proposta da Prefeitura de Itabira é fazer uma força-tarefa para solucionar os problemas de lixo, dos buracos nas vias, das áreas com excesso de mato e, por fim, com o paisagismo nos espaços públicos, durante toda a gestão do prefeito Ronaldo Magalhães.

O projeto é desenvolvido pelas secretarias municipais de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (SMDUMA), Obras (SMO), com a Empresa de Desenvolvimento de Itabira (Itaurb) e com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae). De acordo com Priscila Braga Martins da Costa, secretária da SMDUMA, mesmo com a reavaliação financeira do plano de governo, a cidade limpa é uma das metas do prefeito. “Nossa cidade vai voltar a ser limpa e vamos mantê-la assim: toda bonita, arrumada e com muita segurança”.

Ainda segundo a secretária, o trabalho começa com o levantamento de problemas que as equipes do programa realizam em todos os bairros da cidade, sendo que a primeira etapa cuida do recolhimento de entulhos, da operação tapa-buraco e dos serviços de capina, roçada e poda necessários em diversas áreas da cidade. Além disso, segundo Priscila Martins da Costa, “o programa alterna entre os bairros, primeiro é feito em um bairro mais afastado, depois em um mais central. Primeiro lugar é o Pedreira, segundo Vila Paciência e Pará, depois vamos para o João XXIII, Praia, Campestre, Centro e demais bairros. Vamos fazer uma união de trabalho e esforços para as ações necessárias em todos os lugares”.

A última etapa do Cidade Limpa cuidará da recuperação das praças, das vias e com o paisagismo. “Depois que organizarmos os bairros, entraremos com a recuperação dos passeios, com o plantio de mudas que, inclusive, já temos várias e, também vamos arrumar as praças, mas isso é a segunda parte”, ressaltou Priscila Martins da Costa.

Sobre o custo do programa, a secretária informou que a Prefeitura vai utilizar de recursos próprios. “O custo é diluído porque vai ser feito com os funcionários públicos já contratados. Provavelmente, nosso maior gasto será com combustível, que é uma despesa direta da administração. Nós não estamos onerando os recursos financeiros do município, estamos trabalhando com um orçamento bem enxuto”, concluiu Priscila.

Comunicação – Prefeitura inaugura serviço de telefonia móvel na região do bairro Chapada neste sábado

A luta pela implantação do serviço de telefonia móvel na região do bairro Chapada já tem data para terminar. Neste sábado (6), a Prefeitura de Itabira vai inaugurar e liberar o sinal da operadora Oi para a localidade. A cerimônia acontecerá às 10 horas, na rua João XXIII, bairro Boa Esperança. No local, o Município instalou uma torre de celular para possibilitar a oferta do serviço.

A conclusão da liberação do sinal de telefonia celular foi realizada pela Prefeitura, por meio das secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (SMDECTIT) e Obras (SMO). De acordo com o responsável pela SMDECTIT, José Don Carlos Alves Santos, o sinal vai beneficiar cerca de 10 mil pessoas moradoras dos bairros Chapada, Boa Esperança e Barro Branco.

Este sinal estará disponível em um raio de aproximadamente 12 quilômetros. Ou seja, é possível que compreenda as localidades de Rio de Peixe, Barreiro e Palmital. O importante é que o serviço de telefonia móvel vai beneficiar, não só a população da região, mas também as pessoas que circulam por ali. Hoje, a região é uma área morta porque não tem sinal de internet. Então a partir de sábado, as empresas instaladas ali, bem como o comércio, restaurantes e posto de gasolina, por exemplo, poderão usufruir deste recurso”, explicou o secretário municipal.

Os esforços para disponibilizar o serviço de telefonia móvel começaram em 2015 por iniciativa do deputado estadual Nozinho (Raimundo Nonato Barcelos), Governo Municipal e Câmara de Vereadores de Itabira. No entanto, segundo José Don Carlos, o processo estava parado. Para a conclusão da obra, o Governo Municipal investiu R$ 71 mil.

Essa era uma das metas que o prefeito Ronaldo Lage Magalhães nos pediu que cumpríssimos. Assim que assumimos a SMDECTIT, encontramos o processo de instalação parado. Na verdade, já havia sido feita a licitação de uma empresa para a conclusão das obras, mas não existia mais nada em andamento. Então, refizemos o contato com a empresa e levantamos o dinheiro investido, uma vez que também não havia recursos disponíveis para esta obra”, apontou Don Carlos.

Para Ronaldo Magalhães, a ativação do sinal de telefonia celular na região é uma grande conquista para Itabira, pois caracteriza, além de melhor qualidade de vida para a população, um importante passo para o desenvolvimento local.

É uma enorme satisfação concluir este processo e proporcionar à população mais agilidade e liberdade na maneira de se comunicar. A comunicação eficiente encurta distâncias e agiliza processos. Assim, com a implantação dos serviços de telefonia móvel nesta área, esperamos que a localidade possa se desenvolver economicamente”, declarou o prefeito.

Prefeitura faz vistoria e reforma da Igrejinha do Rosário começa na próxima segunda

A Prefeitura de Itabira iniciou ontem (10), uma vistoria na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos – “Igrejinha do Rosário” – localizada na avenida João Soares da Silva, no bairro Penha – para iniciar a reforma na próxima segunda-feira (17/04).

De acordo com Ronaldo Lott Pires, secretário municipal de Obras, uma equipe da Prefeitura está fazendo a vistoria na parte elétrica da igreja, para o acendimento das luzes nesta quarta-feira (12). “É necessário fazer essa revisão para que possamos acender as luzes com segurança”. Ainda segundo o secretário, a parte externa no parapeito frontal da estrutura será iluminada para a celebração da semana santa.

Já na próxima segunda-feira (17), o departamento de obras da Itaurb começa a reforma, prevista para os próximos dois meses. Por se tratar de um patrimônio histórico, o custo final do serviço, segundo Ronaldo Lott, não está definido. “É impossível calcular o valor total de uma obra deste nível, porque pode variar dependendo do que for encontrado durante a execução do serviço. Inclusive, pelo valor histórico e cultural do patrimônio, devemos ser extremamente meticulosos e criteriosos”, avaliou o secretário.

O serviço será executado em forma de parceria, conforme anunciado pela Prefeitura em fevereiro. Desta maneira, Ronaldo Lott explicou que a mão de obra fornecida pela Prefeitura está orçada em aproximadamente R$ 40 mil e os materiais, adquiridos pela Diocese de Itabira, em R$ 39 mil.

Em tempo

A reforma da Igrejinha do Rosário foi uma solicitação do prefeito Ronaldo Magalhães, no início do ano. Desde então, a Prefeitura já realizou vistorias técnicas e recuperou o histórico de obras já executadas na igreja e, de acordo com Ronaldo Lott na época, os atuais estragos não comprometem a estrutura da construção.

Operação tapa-buracos na rua Água Santa e na avenida das Rosas

A Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria Municipal de Obras (SMO), realiza nesta sexta-feira (17), a partir das 8 horas, operação tapa-buracos na região central de Itabira – rua Água Santa e avenida das Rosas.

De acordo com Ronaldo Lott, secretário municipal de Obras, caso não ocorram chuvas, os trabalhos acontecerão durante todo o dia. “Por isso, solicitamos aos motoristas que utilizem vias alternativas, pois o trânsito ficará interditado na rua Água Santa e na avenida das Rosas”, informou o secretário.

Em tempo

Segundo o secretário Ronaldo Lott, é necessário planejar um percurso para o serviço ser eficaz e, ao mesmo tempo, baratear o custo da operação. Portanto, a Prefeitura atua primeiro em vias principais e que estejam com os buracos preparados para receber a massa asfáltica. A operação é realizada por meio de repasse mensal da Prefeitura à SMO, no valor de R$ 100 mil.

Prefeitura de Itabira inicia operação tapa-buraco

A Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria Municipal de Obras (SMO), iniciou nesta manhã (30), a operação tapa-buraco em diversas vias do município.

De acordo com o secretário municipal de Obras, Ronaldo Lott, na primeira semana de governo, a Prefeitura de Itabira deu início a um processo para abrandar temporariamente os impactos dos diversos buracos espalhados pela cidade. “Agora, estamos recomeçando esta operação com a massa asfáltica. Antes, estávamos fazendo um paliativo com bloquetes, pois não havia contrato”, explicou o secretário. Segundo ele, seriam necessários um repasse de R$ 200 mil por mês para esse tipo de serviço, “mas, a Prefeitura tem condições, no momento, de repassar R$ 100 mil.”

Ronaldo Lott explicou também, a necessidade de planejar um percurso para o serviço ser eficaz e, ao mesmo tempo, consciente com o dinheiro público. “Peço a compreensão das pessoas, porque não vamos conseguir fazer tudo de uma vez. Por isso, foi preciso fazer uma rota para atender as vias, isso permite baratear o custo da operação, além de ser mais eficiente”, ressaltou.

Cronograma

A operação tapa-buraco começou hoje (30), na avenida Doutor Pedro Guerra, no bairro Ribeira de Baixo – próximo ao Parque de Exposições Virgílio José Gazire. Em seguida, a SMO fará os reparos na travessa Valdemar de Alvarenga Lage, bairro Hamilton e na rua Tabelião Hidelbrando Martins da Costa, no bairro Água Fresca. Finaliza o dia na rua Prefeito Virgilino Quintão até o viaduto – linha férrea, no bairro Major Lage de Baixo. “Claro que o nosso cronograma é uma estimativa, pois dependemos também de não chover”, lembrou Ronaldo Lott.

Na terça-feira (31/01), os serviços estão previstos no bairro Esplanada da Estação, na avenida Duque de Caxias e rua Suzinha de Sá Martins. Também nas ruas Armindo Costa Lage, Platina, Caulim e Morganito, todas no bairro Major Lage de Baixo.

Já na quarta-feira (01/02), a operação tapa-buraco chega na avenida Carlos Drummond de Andrade, no Centro e na avenida das Rosas, no bairro São Pedro. Termina os serviços nas ruas Humberto Campos – bairro Pedreira do Instituto e Daniel Jardim de Grisolia – bairro Hamilton. “Aí o serviço para, pois a usina de asfalto roda três dias nesta semana. Até a nova remessa de massa asfáltica, recuperamos os outros buracos, primeiro, tirando o material ruim, depois cortando as bordas do asfalto, preparando o local para ser revestido com material de qualidade”, finalizou o secretário Ronaldo Lott.

Prefeitura de Itabira anuncia parceria para a reforma da Igrejinha do Rosário

A Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria Municipal de Obras (SMO) anunciou, nesta manhã, a reforma da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos – “Igrejinha do Rosário” – localizada na avenida João Soares da Silva, no bairro Penha – por meio de uma parceria com a Diocese de Itabira – Cel. Fabriciano.

Segundo Ronaldo Lott Pires, secretário municipal de Obras, esse projeto foi uma solicitação do prefeito Ronaldo Magalhães. “O prefeito nos pediu para visitar a igreja, porque ele está negociando com a diocese uma forma de colaborar com a reforma”, explicou o secretário que, ontem (26/01), esteve no local acompanhado de um engenheiro da Prefeitura de Itabira, para realizar uma vistoria técnica sobre as condições da igreja.

De acordo com Ronado Lott, ele, que também é engenheiro civil e o engenheiro da Prefeitura, Altamir Barros, um dos responsáveis pela última reforma na igreja, em 1992, fizeram uma “anamnese” – recuperar o histórico de obras executadas anteriormente para confirmar que esses serviços continuam intactos – e, a boa notícia é que os estragos não comprometem a estrutura da construção. “A igreja não corre nenhum risco de cair. Os estragos visíveis são provenientes de telhas que se deslocam, pois são telhas antigas que não têm um encaixe adequado. Então, elas provocam buracos no telhado, que atingem uma parte da alvenaria e é esta parte que está danificada. A madeira estrutural continua intacta e sem nenhum problema”, afirmou.

O secretário também explicou que as escoras colocadas na parte externa da igreja são desnecessárias. “Tecnicamente, não há necessidade delas, porque as estruturas de madeira que estão estragadas, não correspondem a parte estrutural”, ressaltou Ronaldo Lott.

Sobre o início da reforma, o secretário explicou que a parceria “entre o prefeito e a cúpula da igreja” definiu que a Prefeitura irá fornecer a mão de obra e a Diocese de Itabira, os materiais. “Agora estamos elaborando o orçamento. Acredito que em 60 ou o mais tardar 90 dias, daremos início aos trabalhos”, ressaltou Ronaldo Lott. Ainda segundo ele, existe em caixa um recurso, desde 2015, para cuidar do patrimônio histórico do município. “Tem uma verba carimbada, parada há quase dois anos, para este fim”, revelou o secretário.

Scroll To Top