quinta-feira , 19 julho 2018

Arquivo da categoria: Museu do Tropeiro

Assinatura dos Feeds

Festa do Museu do Tropeiro reúne mais de 40 comitivas

O 15º aniversário do Museu do Tropeiro, realizado neste sábado (7), em Ipoema, reuniu mais de 40 comitivas. Milhares de pessoas participaram do evento que contou com a presença do prefeito Ronaldo Magalhães, do secretário de estado de Cultura, Angelo Oswaldo, do deputado estadual, Tito Torres, além dos prefeitos das cidades vizinhas e secretários municipais.

Há 15 anos comemoramos esse aniversário e, hoje, recebemos a visita de várias comitivas e pessoas do Brasil inteiro. Isso demonstra que lá no passado, quando fizemos o Museu do Tropeiro, deu certo, foi um trabalho bem-feito. Mas, o mais importante e que fez, de fato, funcionar, é que a comunidade de Ipoema abraçou a causa”, comemorou Ronaldo, relembrando a inauguração do museu em 2003.

Ainda segundo o prefeito, o sucesso do tropeirismo em Ipoema é fortalecido pela população. Quando o administrador público faz uma obra e tudo caminha de uma forma correta, com entendimento da comunidade, é muito gratificante. Espero que as gerações futuras possam continuar prestigiando esse momento. O Museu do Tropeiro é um marco de Ipoema, de Itabira e de toda região, além da Estrada Real”, celebrou.

O secretário de estado de Cultura, Angelo Oswaldo, ressaltou a importância do acervo tropeiro para a cultura mineira e brasileira que, em sua opinião, é uma referência cultural singular. “O Museu é uma síntese da saga do tropeirismo no Brasil. Ele representa muito bem toda essa contribuição do movimento para a expansão da civilização e da construção do nosso país”. De acordo com ele, “os tropeiros estiveram presentes em toda parte, do sul ao norte e, em Minas Gerias, que em território é maior que a França, expandiu-se exatamente porque foi intercruzado pelos tropeiros. Vemos aqui em Ipoema isso muito bem representado em cada espaço e no acervo do museu”, analisou o secretário.

Já para José Don Carlos Alves, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (SMDECTIT), a festa é a premiação de meses intensos de trabalhos voltados a esse monumento. “É um momento de sentimento de dever cumprido. Pensamos que o aniversário é um evento que engloba uma diversidade cultural enorme. É a junção, a união e a integração social porque aglutina um movimento econômico essencial para o município. Sempre digo que a celebração do aniversário do Museu do Tropeiro é a harmonia perfeita desses fatores tão importantes”, finalizou.

Festa

Um dos momentos mais emocionante da festa ficou por conta da homenagem prestada pela comitiva de Taquaraçu de Minas à família do ex-tropeiro Normando Duarte, que no século passado, foi anfitrião das comitivas que passavam por Ipoema. O momento foi celebrado quando a comitiva entregou uma placa comemorativa para a viúva e os dois filhos do ex-tropeiro, que ainda receberam flores do prefeito Ronaldo Magalhães.

Para encerrar as festividades do 15º aniversário do Museu do Tropeiro, o público prestigiou as apresentações dos Estaladores de Chicote e Lavadeiras de Ipoema, na praça Augusto Guerra. Logo após, show de Renato Caetano e Banda e Cléver Paulo e Banda Raiz. O evento contou ainda com barraquinhas de artesanato local e comidas e bebidas típicas da região.

15ª edição – Shows, confraternizações e religiosidade prometem movimentar aniversário do Museu do Tropeiro

Os amantes da cultura tropeira não podem perder as comemorações do 15º aniversário do Museu do Tropeiro, nos dias 6 e 7 de abril, no distrito de Ipoema. Shows, apresentações artísticas, confraternizações entre cavaleiros e demonstrações de religiosidade fazem parte da programação. A festa – que todos os anos atrai milhares de pessoas – é promovida pela Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (SMDECTIT).

O evento começa na sexta-feira (6/4), em Santa Bárbara, com a abertura oficial e saída das comitivas rumo a Ipoema. Eles percorrerão cerca de 58 quilômetros até Bom Jesus do Amparo, onde confraternizarão e pernoitarão. Em Ipoema, haverá show da Banda Gema no Haras Velho Oeste.

No sábado (7/4), haverá saída de cavaleiros da Chapada Tendas, do distrito de Senhora do Carmo e do Bamba, com destino ao Haras Velho Oeste. Em Bom Jesus do Amparo, a tropa será abençoada antes de continuar a cavalgada até Ipoema. Uma animada confraternização comandada pela dupla Sérgio & Delson, com a presença de todos os cavaleiros, está marcada para o meio-dia no Haras Velho Oeste.

Um dos momentos mais aguardados da festa está marcado para as 16 horas com a saída das tropas rumo ao Museu do Tropeiro. Às 16h45 haverá uma bênção aos cavaleiros em frente ao museu. Esta é uma tradição, cultuada todos os anos, em homenagem aos antigos tropeiros.

Ainda no sábado, haverá apresentações dos Estaladores de Chicote e Lavadeiras de Ipoema, na praça Augusto Guerra. Logo após, haverá show de Renato Caetano e Banda. O encerramento da programação ficará por conta de Clever Paulo e Banda Raiz. A festa conta ainda com barraquinhas de artesanato local e comidas e bebidas típicas da região.

O Museu do Tropeiro fica na travessa Professor Manoel Soares, 217. Horário de funcionamento: de terça a sábado, das 8h30 às 12h e das 13h às 17h. Domingos e feriados: 9h às 12h e das 13h às 16h. A entrada é franca. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3833-9254.

Prefeitura promove a primeira Roda de Viola do ano

A primeira Roda de Viola do governo Ronaldo Magalhães acontece amanhã (13), a partir das 21 horas, em Ipoema – na praça Augusto Guerra – sob as bênçãos da lua cheia, valorizando e preservando há muitos anos as antigas tradições e costumes da cultura tropeira.

O evento conta com tradicionais atrações culturais, como o acendimento da fogueira, ritual que estabelece a união entre os tropeiros; Estaladores de Chicote, que resgatam o gesto dos tropeiros para comandar os animais; Sons da Tropa, grupo que homenageia os tropeiros, a abolição da escravatura e Nossa Senhora de Fátima; Lavadeiras de Ipoema; além dos shows da dupla Polyana e Ralph e do cantor Jhony Francis.

Também fazem parte da festa as barraquinhas de comidas e bebidas típicas – caldos de feijão e mandioca, canjica grossa, quentão, feijão tropeiro, churrasco de frango e pastel comum.

Confira o funcionamento da Prefeitura na semana santa

Devido ao recesso da semana santa, que começa nesta quinta-feira (13/04 – ponto facultativo) na Prefeitura de Itabira – Unidades Básicas de Saúde (UBS), setor administrativo do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) e escritório central da Empresa de Desenvolvimento de Itabira (Itaurb) – retornam às atividades normais, na próxima segunda-feira (17/04).

No caso da Itaurb, o setor de limpeza urbana funciona normalmente, com exceção da sexta-feira (14/04), feriado Paixão de Cristo. O cronograma das coletas orgânica, seletiva, animais mortos e de apoio, bem como o serviço de varrição, retornam às rotas normais, no sábado (15/04). Já o Saae, durante o recesso, mantém sistema de plantão e funcionamento normal do Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), pelo número 115.

Turismo

O Centro de Atendimento ao Turista (CAT) – próximo à rodoviária – fecha na sexta-feira da Paixão, mas funciona normalmente amanhã (13), sábado e domingo, das 8 às 18 horas. O Museu do Tropeiro, localizado no centro do distrito Ipoema, só não funcionará na sexta-feira. Estará aberto ao público quinta-feira, sábado e domingo, das 10 às 17 horas, horário normal de funcionamento.

Museu do Tropeiro comemora 14 anos de história esse fim de semana

Neste sábado (8), a partir do meio-dia, a Prefeitura de Itabira promove o 14º aniversário do Museu do Tropeiro, no distrito Ipoema. Grupos culturais e musicais da região, além da tradicional cavalgada de Santa Bárbara a Ipoema celebram a data.

Aliando a dificuldade financeira pela qual passa a Prefeitura e a valorização dos artistas da região, a equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (SMDECTIT) organizou uma festa em parceria com outras secretarias e com os próprios artistas. “Não teremos shows de cantores e bandas renomados pensando em valorizar os artistas da nossa região e, obviamente, manter a chama acesa mesmo em tempos de dificuldade econômica igual a que estamos passando e com a Prefeitura não é diferente”, explicou José Don Carlos Alves Santos, secretário municipal da SMDECTIT. Além disso, segundo o secretário, o 14º aniversário do museu marca o retorno do prefeito Ronaldo Magalhães ao evento, “já que o primeiro aniversário foi justamente no governo de Ronaldo e depois de 14 anos voltamos a dar continuidade a essa festa. Além de tudo, a gente quer neste processo, dar muita atenção ao tropeiro”.

De acordo com informação da SMDECTIT, Ipoema conta com cerca de 600 leitos em pousadas e hospedagens que, desde meados do mês passado, estão todos reservados para o período da festa. “A expectativa de que será uma grande festa começa pelo fato de todas as vagas do distrito estarem ocupadas”, ressaltou Don Carlos. Para o secretário, o Museu do Tropeiro é o principal agente que fomenta a economia do distrito. “Eu falo que o museu é um divisor de águas, existe uma Ipoema antes dele e uma depois e o fato de todas as pousadas estarem cheias significa geração de emprego, desenvolvimento econômico, entretenimento e turismo”. Ainda segundo Don Carlos, o objetivo é melhorar os tradicionais eventos do local para atrair ainda mais o público. “Além de manter os eventos, a cada ano desta gestão, vamos melhorá-los. Queremos, antes de tudo, que as pessoas visitem Ipoema constantemente”.

Cavalgada

A tradicional cavalgada de Santa Bárbara a Ipoema começa na sexta-feira (7), em Santa Bárbara – praça Matriz – às 9 horas, onde os cavaleiros se concentram para abertura oficial do evento e benção. Em seguida, partem rumo ao Rancho Coyote, em Barão de Cocais. Às 16h30, os cavaleiros fazem travessia na rodovia BR-381 – em frente ao posto Campo Alegre – com destino à Bom Jesus do Amparo, onde pernoitam até sábado (8). Às 10h30, essa comitiva se concentra na região do Bamba e outro grupo de cavaleiros se reúne, no mesmo horário, em Senhora do Carmo, ambos com destino ao haras Velho Oeste – região da Resina Buiu, em Ipoema. Haverá concentração, às 10 horas, em Bom Jesus do Amparo, para os cavaleiros da região que não estão nas comitivas.

Durante a concentração dos cavaleiros, das 13 às 16 horas, show com a Banda Gema, no haras Velho Oeste. Às 16h15 os cavaleiros seguem rumo ao Museu do Tropeiro e após desfile das comitivas, solenidade de abertura com o prefeito Ronaldo Magalhães, outras autoridades e benção aos cavaleiros pelo padre Francisco Guerra.

Programação

A partir das 19 horas, na praça Augusto Guerra – em frente a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição – apresentações artísticas dos grupos Estaladores de Chicote, Sons da Tropa, Lavadeiras de Ipoema e Drummonzinhos. Em seguida, shows com a dupla Pollyana e Ralph e, Bruno Bhaia e Rock Sanfoneiro. A Prefeitura encerra as atividades à meia-noite.

Scroll To Top