Você está aqui: Capa | Saae

Arquivo da categoria: Saae

Assinatura dos Feeds

Informações relacionadas ao tratamento de água de Itabira

Confira o funcionamento da Prefeitura na semana santa

Devido ao recesso da semana santa, que começa nesta quinta-feira (13/04 – ponto facultativo) na Prefeitura de Itabira – Unidades Básicas de Saúde (UBS), setor administrativo do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) e escritório central da Empresa de Desenvolvimento de Itabira (Itaurb) – retornam às atividades normais, na próxima segunda-feira (17/04).

No caso da Itaurb, o setor de limpeza urbana funciona normalmente, com exceção da sexta-feira (14/04), feriado Paixão de Cristo. O cronograma das coletas orgânica, seletiva, animais mortos e de apoio, bem como o serviço de varrição, retornam às rotas normais, no sábado (15/04). Já o Saae, durante o recesso, mantém sistema de plantão e funcionamento normal do Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), pelo número 115.

Turismo

O Centro de Atendimento ao Turista (CAT) – próximo à rodoviária – fecha na sexta-feira da Paixão, mas funciona normalmente amanhã (13), sábado e domingo, das 8 às 18 horas. O Museu do Tropeiro, localizado no centro do distrito Ipoema, só não funcionará na sexta-feira. Estará aberto ao público quinta-feira, sábado e domingo, das 10 às 17 horas, horário normal de funcionamento.

Aluno de Bom Jardim cria a melhor frase do concurso da água

Danilo de Almeida Silva, morador da região de Bom Jardim – localidade de Senhora do Carmo – aluno do 5º ano da Escola Municipal de Bom Jardim, é autor da frase mais criativa do concurso cultural “Não deixe que a Água vire um artigo de luxo”, promovido pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Itabira (Saae), em comemoração ao Dia Mundial da Água (22/03). Hoje (27), ele foi premiado com uma bicicleta e a sua frase será usada pela Prefeitura até 22 de março do ano que vem.

A frase “Água, devemos cuidar no presente para usar no futuro”, segundo Danilo, foi criada em um momento de reflexão. “Pensei que para viver, todo mundo precisa de água e se a gente não cuidar todos os dias, ela vai acabar”. A certeza do menino de 11 anos cresce a cada dia que faz o seu percurso para chegar à escola.

Todos os dias, Danilo monta em seu cavalo, durante quase uma hora, até o ponto de parada da van que leva as crianças para a sala de aula. “Quando estou indo para a casa da minha tia guardar o meu cavalo, penso em muitas coisas e nesses dias ficava pensando que é errado deixar a água aberta”, ressaltou. Com o sonho de um dia ser engenheiro, Danilo pediu para todos os seus amigos se dedicarem aos estudos e ainda mandou uma fórmula. “Precisamos primeiro sempre estudar para entender tudo e quando for lavar alguma coisa, fechar a torneira para ensaboar e abrir depois para lavar”, finalizou o estudante.

Em tempo

A campanha “Não deixe que a Água vire um artigo de luxo” foi divulgada por meio de diversas ações, além da tradicional entrega de material informativo sobre o tema, entre os dias 22 e 24/03. No dia 22, dia “D” do assunto, a Prefeitura preparou um teatro surpresa na rua São José, esquina com a avenida João Pinheiro, para demonstrar a importância de preservar a água. Todos os bebedouros das escolas municipais, empresas públicas e privadas, além da Prefeitura, foram adesivados com material educativo e a Escola Municipal Antônio Camilo Alvim e o colégio particular Auge receberam a equipe do Saae para as atividades da oficina “Trilha na economia da Água” e para a palestra “Água é Vida”. O objetivo, segundo Leonardo Lopes, diretor-presidente da autarquia, foi estimular nas crianças, novos hábitos para a correta utilização dos recursos naturais.

Prefeitura de Itabira lança campanha no Dia Mundial da Água

No Dia Mundial da Água – 22/03 – a Prefeitura de Itabira pede que toda a população use a água com consciência. A campanha “Não deixe que a Água vire um artigo de luxo” será lançada amanhã, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Itabira (Saae), em escolas públicas e particulares, empresas públicas e privadas, alguns pontos da cidade e na Prefeitura.

Queremos conscientizar a população sobre o uso racional da água”, afirmou Leonardo Lopes, diretor-presidente do Saae. Ainda de acordo com ele, a campanha pretende ressaltar “que apenas 0,008% da água, no planeta, é própria para o consumo humano. Além disso, as mudanças climáticas dos últimos anos reforçaram a necessidade de cuidar ainda mais da água. Por isso, devemos incentivar a ideia de que ela é um bem precioso, caro e, quase escasso”.

Ações

A campanha será divulgada em diversas ações, além da tradicional entrega de material informativo sobre o tema. Amanhã (22), dia “D” do assunto, a Prefeitura preparou um evento surpresa na rua São José, esquina com a avenida João Pinheiro, às 16 horas. Também nesta quarta-feira, em todas as escolas municipais, os bebedouros serão adesivados com material da campanha. Às 14 horas, os alunos do Colégio Auge receberão a equipe do Saae para as atividades da oficina “Trilha na economia da Água” e para a palestra “Água é Vida”. Já no dia 23, a equipe do Saae realiza as mesmas atividades na Escola Municipal Antônio Camilo Alvim. Segundo Leonardo Lopes, “essas atividades educativas têm como objetivo, estimular nas crianças, novos hábitos para a utilização dos recursos naturais”, ressaltou o diretor-presidente.

Concurso

O Saae promoveu hoje (21), um concurso cultural de frases para os alunos dos 4º e 5º anos do ensino fundamental II, das escolas municipais. Durante a semana, os alunos criarão frases sobre a água e, na quinta-feira (23), cada escola terá que entregar a frase escolhida à comissão julgadora do concurso – composta por funcionários da autarquia e da Prefeitura – que divulgará o resultado na sexta-feira (24). O vencedor será premiado com uma bicicleta e sua frase será usada pelo Saae até o próximo Dia Mundial da Água.

Prefeitura e Vale oficializam entrega de obras e anunciam novos projetos

A Prefeitura de Itabira, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), e a empresa Vale oficializaram na tarde de hoje (20/02), no auditório do Saae, a entrega das obras nos pontos de captação de água do Rio de Peixe.

Devido às denúncias da população dos bairros Fênix, Santa Marta, Belvedere, João XXIII, Valência e outras localidades dessa região, de que a água não estava adequada para uso doméstico – fato constatado pela seção de vigilância epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde – em agosto do ano passado (2016), a Prefeitura de Itabira, por meio do Saae, e a empresa Vale assinaram um convênio de cooperação técnica para substituir a captação de água – sessenta litros por segundo (60l/s) – que eram retirados da barragem Rio de Peixe para abastecer a Estação de Tratamento de Água Rio de Peixe (ETA) por três novos pontos de captação.

De acordo com Fernando Carneiro, gerente de operações da mineradora Vale, “em função das nossas operações de dragagem no Rio de Peixe, tivemos a elevação de turbidez e essa água captada pela ETA Rio de Peixe apresentou desvio dos parâmetros de tratamento”, explicou. O gerente de operações explicou também que, após medidas provisórias para a captação de água não contaminada por substâncias oriundas do rejeito de minério, a Vale interligou parte do fornecimento – 10l/s via ETA Três Fontes e 20l/s via ETA Areão – e, concluiu no final do mês passado, a captação de 30l/s. “No dia 27 de janeiro, concluímos a interligação de mais 30l/s de água vinda da mina de Conceição. Então, definitivamente, nós distribuímos os 60l/s, que antes eram captados diretamente do reservatório, por 60l/s de água da mina, ligados direto na tubulação da ETA”, finalizou Fernando Caneiro.

Segundo Leonardo Lopes, diretor-presidente do Saae, “essa nova oferta de água nos permite fornecer à população dessa região que depende da ETA Rio de Peixe, uma água de qualidade, em abundância e contínua”, revelou o presidente do Saae. Ainda segundo ele, no final do mês passado, moradores da região afirmaram que “há anos” não contavam com água constante e de qualidade durante os finais de semana. “Isso é proveniente do tratamento da ETA Rio de Peixe que agora é abastecida pela Vale, com água de poços artesianos”.

Para o prefeito Ronaldo Magalhães, o problema da água no município não foi resolvido definitivamente. “A questão da água é um problema sério e precisamos buscar alternativas. Hoje estamos comunicando à comunidade que as coisas vão se resolver, com qualidade acima de tudo”, disse. Ainda de acordo com o prefeito, apesar do novo abastecimento da ETA Rio de Peixe – que acontecerá até que a Vale pare as operações de retirar rejeito e a água volte a ter qualidade na represa – é necessário investir em mais obras. Vamos começar o trabalho na represa de Santana, já licitamos o serviço e agora vamos licitar a compra do material e dos equipamentos. A ETA dos Gatos será completamente reformulada através de uma parceria com a Caixa (Econômica Federal), por meio do programa de FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço)”, revelou Ronaldo.

O prefeito também anunciou as obras no Rio Tanque que, de acordo com informações do Saae, contam apenas com 25% de trabalhos concluídos. “Temos que começar a discutir a respeito do Rio Tanque. Já temos os estudos concluídos e esse é o caminho para diagnosticar uma melhor definição sobre a questão da água”, admitiu Ronaldo Magalhães. Já o diretor-presidente do Saae, afirmou que as obras no Rio Tanque resolverão em definitivo o abastecimento de água no município. “É uma obra que garante água em abundância pelos próximos 30 anos”, concluiu Leonardo Lopes.

Também durante a solenidade, o prefeito Ronaldo Magalhães entregou à Vale um projeto para duplicar a capacidade do município de tratar o esgoto. “Tratamos hoje 42l/s, com esse projeto, vamos duplicar esse quantitativo. Estamos propondo mais nove pontos e por passarem sob a linha férrea, dependemos de uma parceria com a Vale. Mas, se realizarmos isso, avançaremos na questão do esgoto e Itabira estará ecologicamente correta”, finalizou Ronaldo.

Prefeitura e Vale oficializam entrega das obras no Rio de Peixe

A Prefeitura de Itabira, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), e a empresa Vale oficializam nesta segunda-feira (20/02), às 16h30, no auditório do Saae, a entrega das obras nos pontos de captação de água do Rio de Peixe.

Convênio

Em agosto do ano passado (2016), a Prefeitura de Itabira, por meio do Saae, e a empresa Vale assinaram convênio de cooperação técnica com o objetivo de regular as ações emergenciais, que foram executadas para a melhoria da qualidade da água na Estação de Tratamento de Água no Rio de Peixe (ETA).

No acordo, a empresa Vale substituiu a captação na barragem Rio de Peixe para abastecer a ETA Rio de Peixe, por três novos pontos fora da barragem, sendo: um ponto para abastecimento da ETA Rio de Peixe, um ponto da ETA Areão e um ponto para abastecimento da ETA Três Fontes. Este convênio está vigente até 24 de dezembro deste ano.

Moradores da zona rural voltam a ter água

A Prefeitura de Itabira, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Itabira (Saae), iniciou na semana passada, atendimento às localidades rurais Tiririca, Caiana e Capoeirão, que estavam sem água há 90 dias.

De acordo com Leonardo Lopes, diretor-presidente do Saae, cerca de 60 localidades rurais do município contam com poços artesianos para abastecer a população. No entanto, é necessário que a autarquia faça manutenção periódica dos equipamentos – motobombas submersas que extraem a água – já que todo o sistema depende dessas bombas para levar água até as casas. Ainda segundo ele, o custo anual de manutenção dos poços artesianos para o Saae é de R$ 400 mil.

Comunidades

A comunidade de Tiririca – zona rural próximo ao Ribeirão São José – ficou sem água por mais de 30 dias. “Isso ocorreu porque a bomba estava queimada”, explicou Leonardo Lopes. A troca do equipamento foi realizada na sexta-feira (03/02) e cerca de 30 famílias voltaram a receber água.

Hoje (10/02), no período da manhã, o diretor-presidente do Saae acompanhou o conserto do poço artesiano que atende a comunidade de Caiana – próximo ao distrito Senhora do Carmo – há 90 dias sem água. “Estamos substituindo a bomba queimada. Aqui, 60 famílias são beneficiadas com esse poço”, afirmou Leonardo Lopes. A moradora Creuza Martins, 57 anos, nascida na região, contou da dificuldade para buscar água quando a bomba para de funcionar. “Quando passou um mês sem água, meu irmão e eu tivemos que comprar uma bomba, pois ele não anda e eu sozinha não consigo buscar água na bica. Pra gente foi muito caro, mas ninguém nos atendia no Saae”, desabafou a moradora.

No mesmo horário, outra equipe do Saae estava na localidade rural de Capoeirão – próximo a região de Bateias – onde a motobomba também estava queimada há mais de um mês. Cerca de 40 famílias são atendidas pelo sistema.

Maior investimento da história de Itabira – Água na torneira: o maior legado do Governo Municipal

A população de Itabira tem muitos motivos para comemorar. Após 30 anos sem investimentos, a Prefeitura está consolidando seis projetos de captação e tratamento de água. São aplicados cerca de R$ 46 milhões: este é o maior investimento na história do município com relação ao saneamento.

O primeiro deles é a construção da Estação de Tratamento de Água (ETA) Rio de Peixe. Com capacidade para captar 60 litros de água por segundo (l/s), a estação atende de forma direta 25 mil pessoas nas regiões dos bairros Santa Ruth, Santa Marta, Monsenhor José Lopes, Valença, Fênix, João XXIII e Bálsamos. Estima-se que essa população consuma 32 l/s do volume total de 60 l/s. Os outros 28 l/s são transferidos para o reservatório do Milhão, no Juca Batista. Isso permite atender até 65 mil pessoas na cidade. A construção da ETA Rio de Peixe foi uma parceria entre a Prefeitura, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Itabira e a Vale, que cedeu a outorga e R$ 1.500.000,00. O investimento total foi de R$ 5.554.472,00.

Outra iniciativa da Prefeitura é a construção da ETA Gatos/ Sistema Santana. São R$ 19.422.000,08 provenientes do Governo Federal já repassados para os cofres municipais. As planilhas de custos foram analisadas e aprovadas pela Caixa Econômica Federal (CEF) e o processo de outorga já está concluído na Superintendência Regional do Leste de Minas (Supram/ Leste). A previsão é de que o início da licitação dos equipamentos e da obra acontece em julho deste ano. A obra permitirá ampliar, modernizar e captar água do Ribeirão Girau para a ETA Gatos.

Depois da conclusão, a ETA Gatos/ Sistema de Santana vai injetar mais 100 l/s no abastecimento de água tratada no município. De acordo com o prefeito Damon Lázaro de Sena, também será construído um reservatório de água no acesso ao Alto dos Pinheiros com capacidade para 2,5 milhões de litros que serão fornecidos para toda a cidade.

Para atender a legislação ambiental e evitar que os resíduos de tratamento de água sejam lançados nos cursos hídricos, a Prefeitura também trabalha na construção da Unidade de Tratamento de Resíduos (UTR) da Pureza. Neste empreendimento, o Governo Municipal aplica R$ 1.747.785,96.

A Administração Municipal investe ainda na elaboração do projeto executivo de captação, adução e tratamento de água do Rio Tanque. A ordem de serviço foi assinada em fevereiro do ano passado: a empresa responsável realiza um estudo multidisciplinar que mostrará, de forma detalhada, a opção mais viável para aumentar 320 l/s nos sistemas de abastecimento da cidade. O local exato para a captação será definido após a conclusão do estudo, que analisará também o Ribeirão São José e seus afluentes. Na elaboração desse projeto são aplicados R$ 2.044.000,00. O documento deve ficar pronto até o fim deste ano. Para Damon Lázaro de Sena, o projeto executivo é muito importante, uma vez que com sua conclusão, permitirá ao Governo Municipal buscar recursos para a implantação do novo sistema.

Outra iniciativa importante é a construção de uma nova ETA no distrito de Senhora do Carmo. Em um investimento de R$ 860 mil reais, com a conclusão da obra em julho deste ano, o distrito que possuiu cerca de 3.200 habitantes, será abastecido com maior volume e melhor qualidade de água. A nova ETA vai assegurar a produção de água tratada de alta qualidade, tendo em vista que será utilizada menor quantidade de produtos químicos para conseguir controlar todas as etapas do processo de tratamento.

Além dos empreendimentos de captação de água, a Prefeitura também está implantando a segunda etapa da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Laboreaux. Para a construção são aplicados R$ 13.873.220,48; já a aquisição dos equipamentos deve custar cerca de R$ 1,8 milhão. Com esta etapa concluída, a ETE poderá tratar 340 l/s de esgoto – a capacidade atual é de 100 l/s. Atualmente, 40% dos esgotos são tratados e a ampliação proporcionará o tratamento de 100% do esgoto gerado pela área urbana.

Segundo o prefeito de Itabira, os investimentos em captação e tratamento de água proporcionam uma perspectiva de segurança hídrica nos próximos 50 anos. “Desde 2004, quando comecei a participar da campanha política, venho me comprometendo a atender a cidade de Itabira com o quesito água. Trabalhamos para beneficiar a todos. Há 30 anos que não se investia em obras de ampliação para a captação de água no município. Esta é uma dívida que o poder público tinha há décadas com a população. Após a conclusão destes projetos, teremos mais tranquilidade em períodos de estiagem nos próximos anos”, declarou Damon Lázaro de Sena.

Conhecimento – Alunos da Escola Municipal de Candidópolis visitam ETA Rio de Peixe

Os alunos da Escola Municipal de Candidópolis conheceram nesta terça-feira (26), a Estação de Tratamento de Água (ETA) Rio de Peixe. O local foi apresentado aos estudantes pelo prefeito Damon Lázaro de Sena e por técnicos do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae). Secretários municipais também participaram da visita.

A iniciativa da Secretaria Municipal de Educação (SME) tem o objetivo de mostrar aos alunos das escolas municipais o funcionamento da ETA e promover a conscientização da importância de utilizar a água de forma racional para que não falte. Antes, os estudantes também conheceram o novo prédio da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) Itabira.

A diretora da instituição de ensino, Lúcia Otoni, ressaltou que a visita foi muito importante e significativa. “As crianças tiveram a oportunidade de conhecer todo o processo de tratamento da água. Elas gostaram muito e, com certeza, daremos continuidade a este trabalho na escola. Como são multiplicadores, os resultados desta visita afetaram de forma benéfica a família de cada um”.

O prefeito Damon Lázaro de Sena disse que as crianças chegaram estimuladas. “Água de qualidade evita doenças e agora os alunos sabem o que é feito para que eles recebam água tratada em casa. É importante que eles tenham informação de onde o gestor público está investindo o dinheiro para melhorar a vida da população. Seguiremos neste projeto educativo, mostrando para as crianças que trabalhamos cuidando das pessoas e para dar-lhes um futuro promissor”.

Água encanada – Damon visita obra de poço artesiano no Morro do Chapéu

A comunidade do Morro do Chapéu terá em breve água encanada em suas casas. O prefeito Damon Lázaro de Sena esteve, nesta manhã (25), vistoriando a obra do poço artesiano que está sendo feito no local. A Prefeitura de Itabira atende a uma solicitação dos moradores e beneficiará as 40 famílias que residem na localidade.

O Chefe do Executivo esteve acompanhado do diretor-presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Jacir Primo, e do secretário municipal de Obras Marco Aurélio Garcia Matos. O poço artesiano já está pronto e o Saae iniciou a implantação das redes de distribuição. Serão colocados 2 mil metros de tubulação. A água do poço artesiano passará por um clorador, ficando tratada e segura para o consumo.

Segundo o prefeito Damon Lázaro de Sena, após a conclusão da obra as famílias terão melhor qualidade de vida, recebendo água potável em casa. “Atualmente, essas pessoas precisam sair para buscar água em nascentes e sofrem muito em períodos de estiagem. O foco da nossa gestão é cuidar das pessoas e oferecer água tratada é também cuidar da saúde. Estamos atendendo a um pedido da comunidade e esperamos que este benefício seja utilizado de forma consciente”.

De acordo com Jacir Primo, a rede de distribuição deve ficar pronta em até duas semanas. Após este período, a Prefeitura de Itabira solicitará a ligação de energia elétrica para que o poço artesiano entre em pleno funcionamento.

Economize água – Saae fará manobras em bairros atendidos pela ETA Gatos

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) informa que iniciará nesta quinta-feira (14) manobras nos 15 bairros atendidos pela Estação de Tratamento de Água e Esgoto (ETA) Gatos.

Segundo o diretor-presidente as manobras serão necessárias devido a diminuição de água no manancial dos Gatos. “Estamos no Outono, estação de temperaturas amenas, porém o que está acontecendo é o contrário: as temperaturas estão altas e fazem com que o volume de água da ETA Gatos diminua”.

A fim de manter o equilíbrio na produção de água, será instalado um gerador para bombeamento de emergência. A fase de manobras na rede é a primeira etapa do racionamento. A autarquia solicita que os moradores economizem água e a utilize de forma consciente para que não falte.

Os bairros que serão afetados são: Bela Vista, Campestre, Eldorado, Jardim das Oliveiras, Nova Vista, Pedreira, Penha, Santo Antônio, São Francisco, São Pedro, Vila Cisne, Vila Paciência, Cento e Cinco, Cidade Nova e Santa Inês.

Scroll To Top