Você está aqui: Capa | Saúde | Dengue

Arquivo da categoria: Dengue

Assinatura dos Feeds

Prefeitura realiza mutirão contra a dengue nos bairros São Francisco e São Pedro

Neste sábado (6), das 7h30 às 12h30, a Prefeitura de Itabira convoca os moradores dos bairros São Francisco e São Pedro para o mutirão de limpeza contra o mosquito Aedes aegypti.

Segundo informação de Natália Andrade, diretora de Vigilância Epidemiológica, os mutirões serão realizados de acordo com o último Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (Liraa), onde o bairro São Francisco (13,33%) encontra-se em situação grave e o São Pedro (9,25%) notificado com risco de surto. “Estamos seguindo o Liraa de forma decrescente. No entanto, no bairro São Francisco o tratamento focal já foi concluído e, no São Pedro, vamos concluir amanhã”, explicou Natália.

O mutirão de limpeza acontecerá com 25 agentes comunitários de endemias (ACE) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que identificam e tratam os focos com larvicida; com a Empresa de Desenvolvimento de Itabira (Itaurb), que disponibiliza um caminhão para recolher os resíduos e materiais que os moradores descartarem e, também, com dois fiscais da vigilância sanitária que, segundo Natália Andrade, “acompanharão os casos problemáticos, como por exemplo, lotes muito sujos. Neste caso, os agentes fazem um trabalho educativo com os proprietários e explicam sobre a notificação, caso a limpeza não seja realizada”. Outra parte da equipe da SMS vai panfletar, orientar e tirar dúvidas da população, reforçando que o mosquito Aedes aegypti é vetor das doenças dengue, chikungunya, zika e febre amarela.

Prefeitura realiza mutirão de combate à dengue no bairro Nossa Senhora das Oliveiras

É a vez dos moradores do bairro Nossa Senhora das Oliveiras ajudarem a Prefeitura de Itabira a combater o mosquito Aedes aegypti. Neste sábado (8), das 8 às 12 horas, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a associação de moradores, realizam um mutirão de limpeza para eliminar focos de dengue, chikungunya, zika e febre amarela.

O mutirão no bairro, segundo Thereza Cristina Oliveira Andrade, superintendente de Vigilância em Saúde, estava programado para antes do resultado do último Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (Liraa) – realizado entre os dias 13 e 17 de março – onde o índice de infestação registrado foi de 15,09%. “Após o resultado do primeiro Liraa, em janeiro, foram identificados mais focos positivos do mosquito, surgindo então, a necessidade de um mutirão. Mas, parte do trabalho de eliminação desses focos já foi feito”, informou a superintendente. Ainda de acordo com ela, “os trabalhos de prevenção do mosquito devem ressaltar que a região leste de Minas Gerais está em situação de risco para surto de chikungunya. Foram registrados mais de dois mil casos só no início do ano”.

O mutirão de limpeza conta com os agentes comunitários de endemias (ACE), que identificam e tratam os focos com larvicida e, também, com a Itaurb, para recolher os resíduos e materiais que os moradores descartarem. Outra parte da equipe da SMS vai panfletar, orientar e tirar dúvidas da população.

No entanto, os trabalhos para conter o avanço do mosquito Aedes aegypti começam amanhã (06/04), às 19h30, na associação do bairro Nossa Senhora das Oliveiras, onde Thereza Andrade se reúne com a população para explicar a situação atual do Liraa, orientar sobre as doenças que o mosquito transmite e discutir estratégias de eliminação dos focos.

Outras reuniões

Na tarde de ontem (4), no auditório da Prefeitura, o Comitê Municipal de Combate à Dengue (CMCD) realizou a primeira reunião do ano para definir calendário de encontros, estratégias de combate e posse da presidente Sandra Piedade Machado Torres, representante da Secretaria Municipal de Assistência Social. As reuniões são quinzenais, sempre às 16 horas, no auditório da Prefeitura de Itabira.

Já na noite de ontem, a equipe da Secretaria de Saúde esteve na associação do bairro Clóvis Alvim II para orientar a população sobre a prevenção de focos do mosquito Aedes aegypti. Segundo Thereza Andrade, os moradores do bairro estão mobilizados para conter o avanço das doenças transmitidas pelo mosquito e realizam, por conta própria, mutirões de limpeza.

Associação de moradores do Novo Amazonas faz mutirão de combate à dengue

A Associação Comunitária dos Amigos do bairro Novo Amazonas solicitou à Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), apoio para realizar um mutirão de limpeza com o objetivo de eliminar os focos de dengue no bairro, neste sábado (04/02), a partir das 8 horas.

De acordo com Fernando Muniz da Neiva, presidente da associação do bairro Novo Amazonas e secretário de Auditoria Interna e Controladoria, o índice de infestação no bairro Novo Amazonas, divulgado pelo Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (Liraa), no mês passado, foi de 8,16% que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é um percentual classificado como risco de surto. “Nós estamos preocupados com esse índice e queremos eliminar criadouros e possíveis focos. Apesar de não ser o pior índice do Liraa, é uma situação intermediária que traz uma falsa sensação de tranquilidade, o que é perigoso”, afirmou Fernando Muniz.

Segundo informação de Natália Andrade, diretora de Vigilância Epidemiológica, a Prefeitura participa do mutirão com 25 agentes comunitários de endemias (ACE), sendo dez agentes que atuam na região e 15 de outras localidades. “Os agentes que já trabalham no bairro farão identificação de focos e tratamento de focos com larvicida, os outros (agentes) irão panfletar, orientar e tirar dúvidas da população”, explicou Natália. Ainda segundo ela, outros funcionários da SMS visitarão os pontos comerciais para fixar cartazes sobre o mosquito Aedes aegypti e animais peçonhentos. “A pedido do Fernando (Muniz), nós também vamos levar material informativo sobre escorpião, pois a incidência é grande no bairro. Além disso, vamos reforçar que o Aedes aegypti não é vetor só da dengue, é também da chikungunya, zika e febre amarela”, lembrou a diretora.

Também participa do mutirão a Empresa de Desenvolvimento de Itabira (Itaurb), com um caminhão para recolher os resíduos e materiais que os moradores descartarem e coletores de lixo. “Por isso, pedimos que a população do bairro aproveite e faça um bota-fora no sábado, eliminando tudo que possa ser criadouro do mosquito e que não sirva mais”, ressaltou Natália Andrade.

No entanto, os trabalhos de combate ao mosquito Aedes aegypti começam amanhã (02/02), às 19h30, na quadra esportiva do bairro – rua Santa Catarina, número 145 – onde Thereza Cristina Oliveira Andrade, superintendente de Vigilância em Saúde, irá ministrar uma palestra sobre o assunto. Embora seja aberta ao público do bairro, o objetivo da palestra é orientar cerca de 30 moradores que estarão diretamente envolvidos com os agentes comunitários da Prefeitura no trabalho de informação porta a porta.

Scroll To Top