Você está aqui: Capa | Desenvolvimento Urbano | Transita

Arquivo da categoria: Transita

Assinatura dos Feeds

Prefeitura promove semana educativa no trânsito

A superintendência de transportes e trânsito (Transita) da Prefeitura de Itabira deu início hoje (18), à Semana Nacional de Trânsito (SNT), em abertura oficial no teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA). Nos próximos dias, o tema “Minha escolha faz a diferença no trânsito” será trabalhado em diversas ações educativas com o objetivo de conscientizar motoristas e pedestres, em parceira com a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DEER).

De acordo com a secretária municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Priscila Braga Martins da Costa, as ações da campanha irão insistir nas mudanças dos maus hábitos no trânsito. “Como fizemos com relação à faixa de pedestre e ao uso do cinto de segurança, vamos dialogar sobre o uso indevido do celular no trânsito. Eu tenho certeza, por exemplo, que depois de tantas campanhas estamos utilizando mais as faixas”. Ainda segundo ela, a meta da Prefeitura é reduzir o número de infrações em decorrência ao uso de celular. “Nós queremos reduzir para menos da metade o índice de multas aplicadas por causa do celular. Hoje, esse índice é de 30% e vamos diminuir isso até a próxima semana de trânsito”, garantiu a secretária.

A programação começa hoje, às 15 horas, na avenida João Pinheiro – em frente ao Mercado Municipal – com uma blitz educativa organizada pela Transita e parceiros para panfletagem e adesivação de veículos. Já na terça-feira (19), das 9 às 11 horas, no Sapé – MG 120 Km 458 – a Prefeitura irá simular acidentes fatais (sinistros) no trânsito com a ajuda de voluntários e, às 15 horas, na avenida Cristina Gazire – próximo ao supermercado – blitz educativa.

No dia 20, a partir das 8 horas, além da blitz, serão realizadas palestras sobre o tema na Escola Municipal Antônio Camilo Alvim – MG 129 Km 20 – e na empresa Transportes Cisne. Às 15 horas, a blitz será montada na rua Humberto Campos, no bairro João XXIII. No dia 21, às 8 horas, a palestra educativa será promovida no campus Itabira da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) e, às 9 horas, simulação de sinistro na rua Joaquim Morais de Brito – ao lado da rodoviária. Às 15 horas, a blitz será montada na avenida Mauro Ribeiro – em frente a Estação Ferroviária – e, às 16 horas, mais uma palestra para os colaboradores da empresa Transportes Cisne.

No último dia da semana, sexta-feira (22), a Transita realizará palestras na Escola Estadual José Ricardo Martins Fonseca, a partir das 8 horas e blitz educativa na avenida Rio Doce – em frente a Escola Estadual Dona Eleonora Nunes Pereira. Durante toda a semana até a próxima segunda-feira (25), das 8 às 18 horas, a população poderá visitar uma exposição de trabalhos sobre o trânsito, na FCCDA.

O encerramento das atividades acontecerá no Domingando no Parque – Parque da Água Santa – dia 24, a partir das 10 horas. A Transita participará do evento para concluir as atividades da campanha, reforçando a conscientização do público presente, por meio da panfletagem e da adesivação dos veículos

SNT

De acordo com o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a Semana Nacional de Trânsito é comemorada anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro. Este ano, será trabalhado o tema “Minha escolha faz a diferença no trânsito”, que acompanha a evolução das ações em campanhas educativas desenvolvidas pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) nos anos anteriores, além de compartilhar as ações da “Década Mundial de Ações Para a Segurança do Trânsito – 2011/2020”.

Beber Capacete parar sinal Semana do transito Sinto

Prefeitura inicia vistoria de veículos escolares

Até o dia 4 de agosto, a Superintendência de Transportes e Trânsito (Transita) da Prefeitura de Itabira fará a inspeção obrigatória – referente ao segundo semestre de 2017 – nos veículos cadastrados para prestar serviços de transporte escolar no município.

O atendimento será realizado mediante a apresentação de ordem de serviço que deve ser retirada na Diretoria de Transporte Público – antiga Prefeitura – localizada na rua Ireni Barbosa, no bairro Pará, das 8 às 16h30. Para isso, é necessário apresentar os documentos do autorizatário e do veículo.

Em seguida, os ônibus – veículos com capacidade a partir de 21 lugares – deverão ser levados para a rua Sérgio Eisemberg, nº 42, no bairro Fênix, para a inspeção do engenheiro mecânico Márcio Alexandre de Araújo. Já as vans e micro-ônibus – veículos com capacidade até 20 lugares – serão vistoriados na avenida Tabelião Osório Sampaio, nº 461, na Vila Santa Rosa, pela empresa Lana Automotiva. Em ambos, o horário do serviço deve ser agendado, no período das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira, por meio dos telefones 9 9694-6449 (engenheiro) e 3839-7920 (Lana). O profissional e a empresa de soluções automotivas são contratados pelo Município.

Durante a inspeção, são verificados os sistemas de sinalização, iluminação, freios e direção; pneus, equipamentos de segurança, adesivos de identificação, entre outros itens. Se for constatada alguma irregularidade, o motorista terá um prazo determinado pela Transita para fazer a adequação e retornar para nova vistoria. Segundo Estevam José de Oliveira, diretor de Transporte Público, após o cumprimento das exigências, o veículo recebe, no mesmo dia, o selo de inspeção referente ao segundo semestre de 2017. “No entanto, depois da vistoria, é necessário retornar à Transita com o laudo de aptidão para que possa ser emitido, na hora, a autorização de tráfego. Este documento deve permanecer no veículo”.

Segurança

A vistoria atende aos requisitos previstos no Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97), Lei Municipal 4.839/2015 e no Decreto Municipal 3.692/2016, que especificam as condições seguras para transporte de passageiros em veículo escolar.

A Transita, setor responsável pelas vistorias, alerta que os pais devem ficar atentos no momento de contratar o serviço de transporte escolar. Em casos de dúvidas, os usuários devem entrar em contato com a superintendência para saber se os veículos passaram pela inspeção e estão seguros para transitar com os alunos. As informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3839-2406.

Transita promove ação para os pedestres em campanha educativa

A superintendência de transportes e trânsito (Transita) da Prefeitura de Itabira deu início a uma ação dedicada exclusivamente aos pedestres na campanha educativa “Pé na Faixa”, que ocorrerá até o dia 31 deste mês.

Mesmo sendo algo tão simples e natural, gera muitas dúvidas, conflitos e riscos de acidentes”, afirmou Edivânia Fernandes das Mercês, diretora de Educação de Trânsito e Estatística sobre a travessia dos pedestres no trânsito. “O motorista tem o dever de respeitar a faixa, mas o pedestre também tem que usá-la corretamente para a sua própria segurança”, frisou a diretora.

A quarta ação da campanha contínua “Pé na Faixa” tem como objetivo orientar apenas os pedestres sobre o uso da faixa de segurança. Dois funcionários da equipe de Educação no Trânsito, dois fiscais do transporte público e três agentes de trânsito, em parceria com um policial militar, irão conversar com os pedestres em diversos pontos da cidade com semáforo e faixa. Também serão realizadas palestras e dinâmicas, em parceria com a Secretaria Municipal de Esporta, Lazer e Juventude (SMELJ), para o público do programa Vida Ativa. “Nossa prioridade é, inclusive, a terceira idade, pois verificamos um grande índice de acidentes no trânsito envolvendo idosos”, afirmou Edivânia Fernandes.

Programação

Até o final do mês, a quarta ação educativa da campanha será realizada na área bancária, no dia 10/7, das 9h30 às 17 horas. No dia 13/7, das 16h30 às 17h30, a equipe da Prefeitura irá abordar os pedestres na avenida João Pinheiro, esquina com as ruas Juca Machado e Água Santa. No dia 18/7, das 9h30 às 10h30, na avenida João Pinheiro, esquina com as ruas Salvino Pascoal e São José e, no dia 21/7, na avenida João Pinheiro, entre a rua São José e a praça Acrísio Alvarenga, das 16h30 às 17h30.

Já no dia 24/7, das 8h30 às 10 horas, as palestras e dinâmicas para o programa Vida Ativa serão realizadas no clube Ativa (avenida Ipiranga, nº 500, no bairro Amazonas) e no dia 25/7, no mesmo horário, no clube Arfita (rua Vereador Osório Martins de Souza, nº 168, no bairro Major Lage de Baixo). Também no dia 25, das 15h30 às 16h30, orientação aos pedestres na avenida Cristina Gazire, próximo ao supermercado.

Entre os dias 26 e 28/7, das 8h30 às 10 horas, campanha para os participantes do Vida Ativa, nas associações dos bairros João XXIII (rua Humberto Campos), Gabiroba (rua dos Engraxates) e Valério Esporte Clube (bairro Campestre). No dia 28/7, das 16h30 às 17h30 e no dia 31/7, das 9h30 às 10h30, a ação termina na avenida João Pinheiro, esquina com as ruas Salvino Pascoal e São José.

Em tempo

A campanha “Pé na Faixa”, lançada em março deste ano, atende exigência do artigo 75 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é contínua e pretende conscientizar a população sobre a correta utilização da faixa de pedestre para reduzir os acidentes no trânsito.

Estacionamento Consciente – Prefeitura promove campanha de conscientização para condutores

Durante todo o mês de junho, a Prefeitura de Itabira promove a campanha “Estacionamento Consciente”, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (SMDUMA)/ Superintendência de Transporte e Trânsito (Transita). A ação busca conscientizar os condutores sobre a sinalização de trânsito, principalmente sobre o estacionamento regulamentado: vagas para deficientes físicos, idosos, escolares, carga e descarga, táxis, pontos de ônibus e rotativo.

De acordo com a Transita, por meio da campanha espera-se também conscientizar a população sobre o uso dos passeios; faixas de pedestre; placas de sinalização; estacionamentos em fila dupla, esquinas e portas de garagem, por exemplo; entre outros.

Esta campanha surge após uma análise da realidade atual onde observamos, durante o processo de fiscalização diária, o montante de infrações relacionadas a estacionamentos irregulares e os transtornos que esse desrespeito causa ao trânsito e aos usuários. Conscientização é a palavra-chave da campanha”, pontuou o superintendente da Transita, Jairo da Silva Ferreira.

As ações começam nesta quarta-feira (7) e seguem até o dia 30. A equipe de Educação e agentes de trânsito estarão em pontos estratégicos da cidade, especialmente naqueles em que há maior incidência de estacionamentos irregulares. Em um primeiro momento, as abordagens aos motoristas e motociclistas serão educativas, com o propósito de uma completa mudança de comportamento das pessoas que não respeitam as leis de trânsito.

Esperamos fazer com que os condutores tenham consciência de seus deveres e estacionem em vagas regulares, de forma adequada, evitando transtornos para outros usuários no trânsito e autuações”, declarou o superintendente. Ele acrescentou que a campanha conta ainda com a distribuição de panfletos informativos para que os usuários das vias possam adotar comportamentos corretos, melhorando assim a qualidade do trânsito.

Todos os dias milhares de pessoas têm seus direitos desrespeitados no Brasil. Por isso, acreditamos que uma atitude simples pode mudar essa realidade: a escolha de cada um faz a diferença. Acabar com os desrespeitos depende de todos nós”, concluiu Jairo Ferreira.

A campanha contará ainda com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude (SMELJ). Os participantes do projeto Vida Ativa serão orientados sobre seus direitos, deveres e a forma correta de utilização das vagas destinadas aos idosos.

Rotativo de estacionamento continua válido

Diante da paralisação dos agentes da Superintendência de Transportes e Trânsito (Transita), a secretária municipal de Desenvolvimento Urbano, Meio Ambiente e Ordem Pública, Priscila Braga Martins da Costa, esclarece que, mesmo com a redução na fiscalização, a cobrança pelo estacionamento rotativo continua em vigor. Sendo, portanto, necessário que os condutores estejam atentos aos locais onde o uso do bilhete é obrigatório, pois continuam sujeitos à multa.

Prefeitura promove Maio amarelo em ações de segurança no trânsito

A superintendência de transportes e trânsito (Transita) da Prefeitura de Itabira, em parceria com a Polícia Militar, promovem entre os dias 29/04 e 13/05, das 9 às 11 horas, blitze educativas nas escolas municipais, estaduais e particulares para orientar os estudantes e transeuntes sobre a correta utilização da faixa de pedestre.

De acordo com Edivânia Fernandes das Mercês, diretora de educação de trânsito e estatística, a ação é uma continuidade da campanha “Pé na Faixa”. No entanto, segundo ela, a Prefeitura aderiu ao movimento Maio amarelo, que tem como proposta chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito. “As ações do movimento este ano em nossa cidade serão dedicadas especialmente à segurança dos pedestres. Isso porque, em uma rede que concentra carros, motos e bicicletas, muitas vezes no mesmo espaço, o pedestre acaba sendo o vértice mais vulnerável”. Ainda segundo Edivânia Fernandes, o principal objetivo é proteger o pedestre e contribuir com a resolução “Década de Ações para a Segurança no Trânsito” – documento elaborado pela Assembleia Geral das Nações Unidas, com base em um estudo da Organização Mundial de Saúde (OMS) que contabilizou, em 2009, cerca de 1,3 milhão de mortes por acidente de trânsito em 178 países. Aproximadamente 50 milhões de pessoas sobreviveram com sequelas – no período de 2011 a 2020.

Maio amarelo

Conforme informações divulgadas no site oficial do movimento, é uma ação coordenada entre o poder público e a sociedade civil, com o objetivo de colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para discutir o tema por meio de ações que propagarão o conhecimento e, também, abordarão toda a amplitude que a questão do trânsito exige.

A marca que simboliza o movimento, o laço na cor amarela, segue a mesma proposta de conscientização já idealizada e bem-sucedida, adotada pelos movimentos de conscientização no combate ao câncer de mama (Outubro rosa), ao de próstata (Novembro azul) e, até mesmo, às campanhas de conscientização contra o vírus HIV. Portanto, a escolha proposital do laço amarelo tem como intenção colocar a necessidade de a sociedade tratar os acidentes de trânsito como uma verdadeira epidemia e, consequentemente, acionar cada cidadão a adotar comportamento mais seguro e responsável, tendo como premissa a preservação da sua própria vida e a dos demais cidadãos.

Utilidade Pública – Interrupção de serviço de transporte público nesta sexta-feira

A Superintendência de Transportes e Trânsito (Transita) comunica que, nesta sexta-feira (28), haverá interrupção da prestação de serviço de transporte coletivo de passageiro. A paralisação será das 13h30 às 17h30 por causa das manifestações previstas para acontecer nas principais ruas da região central de Itabira.

A Transita ressalta que esta é uma decisão da empresa prestadora do serviço de transporte público. Agentes municipais de trânsito estarão nas principais vias de acesso para auxiliar motoristas e pedestres.

Unidades de Saúde

Também devido às paralisações, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) alerta que não haverá vacinação nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros Amazonas, Água Fresca, Campestre, Chapada, Barreiro, Gabiroba, Fênix e Jardim das Oliveiras.

Outras informações podem ser obtidas pelos telefones: 3839-2406 e 3839-2679.

Estacionamento rotativo volta em maio

A possibilidade de os motoristas encontrarem vagas para estacionar será maior a partir do dia 10 de maio, quando a fiscalização da Prefeitura de Itabira voltará com o estacionamento rotativo.

Devido a falta de talões, o estacionamento rotativo na cidade está suspenso desde o começo deste ano. “O contrato com a empresa que fazia a comercialização dos talões de estacionamento terminou no final de dezembro”, explicou Rínio Simões Veloso, secretário adjunto de Desenvolvimento Urbano. A contratação de outra empresa ou a mesma para realizar o serviço, segundo o secretário, só pode acontecer por meio de licitação. “O processo já está em andamento desde fevereiro de 2016. Por causa de denúncias de empresas e da falta de documentos, estava agarrado. Mas, isso já foi solucionado e a licitação está em pleno andamento”, afirmou Rínio Veloso.

Enquanto aguarda a conclusão do processo licitatório, a superintendência de Transportes e Trânsito (Transita) da Prefeitura se organizou para produzir os talões e distribuir aos pontos de venda – cerca de 130 locais, segundo informação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU). “A Transita mandou fazer os talões em gráfica e ela mesmo vai entregar nos locais de comercialização. Porém, é transitório até que a licitação fique pronta”, ressaltou o secretário adjunto da SMDU.

Desde o início do ano que motoristas registram, diariamente, a insatisfação com relação a falta do estacionamento rotativo. “Tivemos várias reclamações e denúncias na Secretaria de Desenvolvimento Urbano porque não se encontra mais vagas para estacionar, principalmente na zona bancária. Percebemos casos de pessoas que deixam os carros o dia inteiro nos mesmos locais. Então, o estacionamento deixou de ser rotativo”, analisou Rínio Veloso.

A falta de rotatividade, de acordo com Jairo da Silva Ferreira, superintendente da Transita, causa grande impacto na acessibilidade dos usuários. “Sem o sistema rotativo, a probabilidade de achar vaga é quase nula. Isso dificulta muito a acessibilidade dos usuários, já que os motoristas ficam sem condições de estacionar”. Ainda segundo o superintendente, o estacionamento rotativo é uma ferramenta para mitigar as questões de acessibilidade. “Ele democratiza o uso do espaço público para estacionamento, garantindo o acesso de todos às mesmas vagas”, definiu.

Rotativo

A verba gerada pelo estacionamento rotativo é vinculada aos serviços de trânsito. “A Prefeitura só pode usar esse dinheiro para fiscalização, campanhas educativas e colocação ou melhoria das sinalizações vertical (semáforos e placas) e horizontal (faixas e desenhos pintados nas pistas)”, explicou Jairo Ferreira.

O superintendente informou ainda, que a cidade conta com aproximadamente 550 vagas de estacionamento rotativo e o valor do serviço continua R$ 2,50, sendo R$ 25 o talão com dez folhas. De acordo com o artigo 181 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a infração para o motorista que não usar o rotativo é grave, causando a perda de cinco pontos na carteira de habilitação e uma multa no valor de R$ 195,23. Além disso, “os motoristas devem ficar atentos às informações contidas nas placas de estacionamento sobre os dias e horários em que o uso do rotativo é obrigatório”, concluiu Jairo Ferreira.

Prefeitura lança campanha educativa de trânsito

Nesta segunda-feira (13), a superintendência de transportes e trânsito (Transita) da Prefeitura de Itabira, em parceria com a Polícia Militar, lançam a campanha “Pé na Faixa” que, pretende conscientizar a população sobre a correta utilização da faixa de pedestre para reduzir os acidentes no trânsito. A campanha atende exigência do artigo 75 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é contínua e também será realizada em outras datas.

Nosso objetivo é que a cidade abrace essa causa. A mobilização e a conscientização são fundamentais para que haja uma mudança definitiva de comportamento”, explicou Priscila Braga Martins da Costa, secretária municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente. Ela ainda ressaltou que, “o atropelamento não é fatalidade, é resultado de um comportamento de risco, seja do motorista, do ciclista ou do próprio pedestre”.

A campanha será realizada por meio de blitze educativas em diversos pontos da cidade, entre os dias 13 e 24/03, onde condutores e transeuntes serão orientados a novos hábitos que possibilitem mais segurança e qualidade de vida no trânsito. Além disso, agentes de fiscalização de trânsito e policiais militares irão adesivar os veículos. “Vamos ensinar aos pedestres como deixar claro para os motoristas a sua intenção de atravessar, que é fazendo um gesto com o braço”, frisou Edivânia Fernandes das Mercês, diretora de educação de trânsito e estatística. Ainda segundo ela, “também vamos instruir os motoristas sobre como o carro deve ser parado em segurança, para evitar atropelamentos, colisões na traseira de outros veículos e multas”.

Programação

No período da campanha, serão realizadas duas blitze educativas por dia, sempre nos horários, 9 às 10 horas e 10h30 às 11h30. No dia 13, a primeira será na avenida Carlos de Paula Andrade – em frente a Prefeitura e, em seguida, no cruzamento da avenida Carlos Drummond de Andrade com a praça Acrísio Alvarenga. No dia 14, a primeira blitz na avenida Cristina Gazire – em frente a um supermercado e, a segunda, na avenida João Pinheiro – Cobal.

Já no dia 15, as blitze serão na avenida João Pinheiro – esquina com a rua Água Santa – e, em seguida, no cruzamento das ruas Doutor Alexandre Drummond e Dom Prudêncio – próximo ao semáforo. No dia 16, a primeira blitz acontecerá no Centro – na região dos bancos e, a segunda, na praça Centenário – em frente a Escola Municipal Coronel José Batista. No dia 17, a avenida Mauro Ribeiro Lage – rotatória da fonte – receberá a primeira blitz e, a avenida Ozório Sampaio – em frente ao posto de combustível – a segunda.

No dia 20, as blitze serão realizadas, respectivamente, nos bairros Bela Vista – rua Raimundo de Souza, em frente a um supermercado – e Campestre – avenida Cauê, em frente a Escola Estadual Professor Emílio Pereira de Magalhães. No dia 21, a primeira blitz será na avenida Daniel Jardim de Grisolia e, a segunda, na avenida Mauro Ribeiro Lage – em frente a um supermercado. No dia 22, respectivamente, acontecerão blitze na travessa Tabelião Valdemar de Alvarenga Lage, no bairro Gabiroba e na rua Marechal Jofre – em frente a Escola Municipal Água Fresca – no bairro Água Fesca.

Já no dia 23, as blitze educativas irão para, rua Humberto Campos, bairro João XXIII e, avenida Rio Doce, no bairro Areão. Finalizando a campanha no dia 24, uma blitz será realizada novamente na avenida João Pinheiro – Cobal.

Scroll To Top