domingo , 17 dezembro 2017
Você está aqui: Capa | Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo | Centro de Atendimento ao Turista

Arquivo da categoria: Centro de Atendimento ao Turista

Assinatura dos Feeds

Atualização – Condutores dos Caminhos Drummondianos participam de cursos de reciclagem

Quem possui o certificado de guia e deseja se modernizar e se credenciar para exercer a função de receber e acompanhar visitantes pelo Museu de Território Caminhos Drummondianos, pode se inscrever para participar do curso de reciclagem para Condutores dos Caminhos Drummondianos. Promovido pela Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (SMDECTIT), o curso é gratuito.

Além de atualizar as informações históricas e contemporâneas sobre os assuntos presentes na vida e na obra de Carlos Drummond de Andrade (CDA) e suas interfaces diretas com Itabira, a iniciativa vai credenciar os profissionais devidamente qualificados e disponíveis para o exercício da função. Logo, a Prefeitura disponibilizará uma listagem com os contatos para toda a rede hoteleira do município e da região, bem como para as principais agências de turismo que já atuam nesta área em Itabira.

As aulas acontecerão de 7 a 10 de julho, na sede da Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (Uaitec), em Itabira, nos seguintes horários: dia 7/7 (sexta-feira) das 19h às 22h; dia 8/7 (sábado) das 13h às 18h; dia 9/7 (domingo) das 13h às 18h; e dia 10/7 (segunda-feira) das 19h às 22h. O curso será ministrado pela estudiosa da obra de CDA, Maria das Graças Lage Lacerda (Dadá Lacerda). A SMDECTIT ressalta que “o aluno deverá estar presente em todos os dias do curso, pois uma única falta o impossibilitará de receber o certificado e de ser reconhecido como Condutor de Turismo Local credenciado”.

As inscrições começam nesta quinta-feira (29) e podem ser feitas até o dia 6 de julho, das 9h às 17h, na recepção da SMDECTIT – avenida Carlos de Paula Andrade, 135 (prédio anexo à Prefeitura). É necessário apresentar documento de identificação com foto (original e cópia) e o certificado de conclusão do Curso de Caminhos Drummondianos (original e cópia). Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3839-2525.

Confira o funcionamento da Prefeitura na semana santa

Devido ao recesso da semana santa, que começa nesta quinta-feira (13/04 – ponto facultativo) na Prefeitura de Itabira – Unidades Básicas de Saúde (UBS), setor administrativo do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) e escritório central da Empresa de Desenvolvimento de Itabira (Itaurb) – retornam às atividades normais, na próxima segunda-feira (17/04).

No caso da Itaurb, o setor de limpeza urbana funciona normalmente, com exceção da sexta-feira (14/04), feriado Paixão de Cristo. O cronograma das coletas orgânica, seletiva, animais mortos e de apoio, bem como o serviço de varrição, retornam às rotas normais, no sábado (15/04). Já o Saae, durante o recesso, mantém sistema de plantão e funcionamento normal do Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), pelo número 115.

Turismo

O Centro de Atendimento ao Turista (CAT) – próximo à rodoviária – fecha na sexta-feira da Paixão, mas funciona normalmente amanhã (13), sábado e domingo, das 8 às 18 horas. O Museu do Tropeiro, localizado no centro do distrito Ipoema, só não funcionará na sexta-feira. Estará aberto ao público quinta-feira, sábado e domingo, das 10 às 17 horas, horário normal de funcionamento.

Prefeitura inaugura novo Centro de Atendimento ao Turista

Neste domingo (2), a partir das 9 horas, o prefeito Ronaldo Magalhães inaugura o Centro de Atendimento ao Turista (CAT), no Parque da Água Santa – próximo à rodoviária. O setor funcionará no vagão instalado no parque e ficará aberto de terça a domingo, das 8 às 18 horas.

Para melhorar a localização do CAT e finalmente cumprir com o objetivo original do vagão, a Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (SMDECTIT), realizou uma força-tarefa para reformar o vagão e revitalizar o parque. “O que estamos fazendo é levar o CAT para o seu devido local. O vagão foi idealizado para isso”, afirmou José Don Carlos Alves Santos, secretário municipal da SMDECTIT. Ainda segundo ele, “é necessário que o CAT tenha visibilidade e acessibilidade. Por isso, buscamos uma localização mais central, para que de imediato o turista tenha uma visão de onde procurar informações sobre a cidade”.

Sobre a melhoria no local, a Prefeitura determinou ações da Empresa de Desenvolvimento de Itabira (Itaurb), que limpou e podou a área do parque e da Secretaria Municipal de Obras (SMO), que readequou a iluminação. O vagão, segundo Don Carlos, continha vazamentos devido a falta de manutenção. “Não tivemos que contratar nenhuma empresa para realocar o CAT. Nós contamos com a colaboração de outras secretarias e do setor de serviços gerais da Prefeitura. Então, o custo foi muito baixo, pois utilizamos recursos próprios.”, revelou o secretário.

Também faz parte do processo de realocação da sede de atendimento ao turista, a manutenção contínua do Parque da Água Santa. “O que estamos fazendo através do CAT é colocando o parque para funcionar. A população espera isso. O parque e o CAT terão vigilância patrimonial”, ressaltou o secretário. Além disso, Don Carlos afirmou que ações de melhorias em todos os pontos turísticos também serão contínuas. “Começando pela sinalização. Nós vamos sinalizar desde a entrada da cidade, direcionando os turistas até o CAT”.

Evento

Para inaugurar o novo CAT, a Prefeitura preparou diversas apresentações culturais. A partir das 9 horas, intervenções dos Drummondzinhos e da Cia Itabirana de Teatro. Em seguida, apresentações de street dance e dança circular. Shows de artistas da cidade – Luiz Reis e Banda Faizo – encerram a programação.

Como atração principal, o vagão que abrigará a nova sede de atendimento aos turistas será grafitado, durante o evento, pela artista itabirana Maria Raquel Couto Ramiro, dona dos famosos bolinhos “cupcakes” espalhados pelo interior do estado, por Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro. “Queremos criar uma referência para o vagão e nada melhor que a arte de uma itabirana de renome. A artista Maria Raquel está doando o seu trabalho para a cidade e vai dar vida ao local. Queremos que ele chame a atenção do turista e seja uma referência mesmo”, explicou Don Carlos. Assim como a grafiteira Maria Raquel, todos os artistas anunciados na programação não cobraram cachê da Prefeitura.

Em tempo

Atualmente, o Centro de Atendimento ao Turista (CAT) funciona na Casa de Drummond – praça do Centenário, nº 137, no Centro. Segundo Don Carlos, a falta de sinalização do local dificulta ainda mais o acesso. “Talvez por se tratar de um prédio histórico, a administração anterior optou por não sinalizar. No entanto, quase que o turista tem que adivinhar que tem um setor de apoio lá”, criticou o secretário. Ainda de acordo com ele, outro argumento favorável para realocar o CAT, “é o fato de ele estar próximo ao parque, que já é um atrativo que desperta o interesse das pessoas”.

Scroll To Top