Você está aqui: Capa | Desenvolvimento Urbano | Programa Cidade Limpa

Arquivo da categoria: Programa Cidade Limpa

Assinatura dos Feeds

Programa Cidade Limpa chega em Senhora do Carmo

Desde a última segunda-feira (26), a Prefeitura de Itabira executa o programa Cidade Limpa no distrito de Senhora do Carmo. Junto com os serviços previstos pelo programa, as estradas da região também estão sendo recuperadas.

Por determinação do prefeito Ronaldo Magalhães o programa atuou primeiro no bairro Campinho, onde os serviços finalizaram ontem (29). Segundo o administrador do distrito, José Américo Guedes Araújo, “o prefeito pediu para priorizarmos primeiro o bairro porque já era uma reivindicação antiga dos moradores. Recolhemos muito lixo acumulado, terra devido às erosões de barrancos e restos de materiais de construção”. José Américo informou ainda, que 20 caminhões de entulhos foram retirados do local.

Em parceria com o Município, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) executou podas em diversas árvores do distrito, “principalmente nas árvores que afetavam a rede elétrica. Todas foram desobstruídas”, informou o administrador. Além disso, segundo ele, a iluminação pública também foi verificada e 18 lâmpadas foram substituídas. “Todas as lâmpadas queimadas foram trocadas e nesta questão, já não temos mais pendências”.

A operação tapa-buraco, também prevista no Cidade Limpa, será realizada pela Secretaria Municipal de Obras (SMO) na próxima semana. “Já acertamos esse serviço com a Prefeitura, mas, primeiro, estamos limpando os meios-fios para todos os buracos ficarem visíveis e só depois fazer a operação com asfalto”, explicou José Américo.

Estradas

De acordo com Ronaldo Pires Lott, secretário municipal de Obras, paralelo ao programa, as estradas rurais também estão sendo recuperadas com recursos próprios. “Estamos patrolando, compactando e cascalhando as estradas. O término desses serviços, assim como os inerentes ao Cidade Limpa, estão previstos para a próxima semana”.

Depois de terminar a recuperação dos 18 quilômetros da estrada rural que dá acesso à localidade de Angico – saída do Matadouro até chegar à estrada de asfalto que liga Senhora do Carmo à Itambé do Mato Dentro – o mesmo trabalho de patrola, compactação e cascalhamento foi iniciado nos 18 quilômetros da estrada que liga Senhora do Carmo à Ipoema. “O trabalho nessa estrada também é uma reivindicação da população, porque nos últimos quatro anos isso não feito”, ressaltou José Américo. Ainda segundo ele, cerca de 80 caminhões de cascalho, para a restauração da pista, foram doados pelo morador Adair Raimundo.

Programa Cidade Limpa finaliza serviços em quatro bairros da região central

Na última quarta-feira (21), o programa Cidade Limpa finalizou os serviços nos bairros Vila Paciência, Pará, Moinho Velho e Chacrinha. Ontem (22), a força-tarefa do programa deu início à limpeza dos bairros São Francisco, Cidade Nova, Eldorado e Nossa Senhora das Oliveiras.

De acordo com o balanço da Secretaria Municipal de Obras (SMO), foram recolhidos 105 caminhões de entulhos, muitas áreas receberam serviços de capina e roçada, 40 árvores foram podadas e outras 10, com riscos de queda, cortadas. Também previsto no programa, a revitalização da iluminação pública. “Trocamos 46 luminárias em diversas vias e as praças Fábio Pires, na Vila Paciência e do Zoológico Mirim, no Pará tiveram 22 luminárias substituídas”, explicou Ronaldo Pires Lott, secretário da SMO.

Destaque desta etapa do Cidade Limpa para a limpeza geral em todo o entorno do Pronto Socorro Municipal e do Hospital Nossa Senhora das Dores – avenida João Soares da Silva – onde as equipes do programa realizaram diversos serviços necessários há muito tempo.

Programa

A proposta da Prefeitura de Itabira é fazer uma força-tarefa para solucionar os problemas de lixo, dos buracos nas vias, das áreas com excesso de mato e, por fim, com o paisagismo nos espaços públicos, durante toda a gestão do prefeito Ronaldo Magalhães. O Cidade Limpa é realizado pelas secretarias municipais de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (SMDUMA), Obras (SMO), com a Empresa de Desenvolvimento de Itabira (Itaurb) e com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae).

Prefeitura promove melhoria na iluminação pública

Desde ontem (1º/6), a Prefeitura de Itabira trabalha na melhoria da iluminação da praça Fábio Pires, no bairro Vila Paciência e no Beco do Calvário, na região central de Itabira.

De acordo com a Secretaria Municipal de Obras (SMO), o foco deste trabalho é a segurança, por isso está sendo feito em parceria com Polícia Militar de Minas Gerais (PM/MG). “Vamos melhorar a iluminação principalmente em áreas de maior circulação e aglomeração, como praças, avenidas, escolas, postos de saúde e hospitais”, afirmou Ronaldo Pires Lott, secretário da SMO. Ainda segundo ele, o serviço está dentro do programa Cidade Limpa e as novas lâmpadas oferecem mais iluminação, maior durabilidade e economia a médio e longo prazo.

A SMO está atuando na modernização da iluminação pública em diversos bairros, inclusive naqueles que o Cidade Limpa ainda vai passar. “Já estamos mapeando os locais que precisam de novas lâmpadas e novos postes, pois temos que executar o serviço de acordo com as normas da Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais)”, explicou Ronaldo Lott.

Em tempo

No primeiro bairro que o programa Cidade Limpa atuou – Pedreira do Instituto – além dos serviços de limpeza, a Prefeitura de Itabira deu início à melhoria da iluminação pública e já trocou mais de 300 lâmpadas. As lâmpadas de 100 watts (w) vapor de mercúrio estão sendo trocadas pelas de 150w e 250w vapor de sódio.

Cronograma

Entre os dias 1º e 05/06, a força-tarefa do Cidade Limpa vai para os bairros Vila Paciência e Pará. De 6 a 12/06, nos bairros João XXIII e Machado. No bairro Centro, os trabalhos acontecem nos dias 13 e 14/06. Nos bairros Praia e Colina da Praia, de 19 a 23/06. No Campestre, 26 a 28/06. Nos bairros Fênix e Bálsamos, de 29 a 05/07.

Os serviços continuam em julho, nos bairros São Francisco e Cidade Nova (6 e 7/07). Já entre os dias 10 e 12/07, a comissão do projeto fará uma pausa para avaliar os trabalhos executados até o momento, retornando no bairro Santa Ruth, entre os dias 13 e 15/07.

Scroll To Top