Você está aqui: Capa | Itaurb

Arquivo da categoria: Itaurb

Assinatura dos Feeds

Informações relacionadas à Itaurb

Confira o funcionamento da Prefeitura na semana santa

Devido ao recesso da semana santa, que começa nesta quinta-feira (13/04 – ponto facultativo) na Prefeitura de Itabira – Unidades Básicas de Saúde (UBS), setor administrativo do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) e escritório central da Empresa de Desenvolvimento de Itabira (Itaurb) – retornam às atividades normais, na próxima segunda-feira (17/04).

No caso da Itaurb, o setor de limpeza urbana funciona normalmente, com exceção da sexta-feira (14/04), feriado Paixão de Cristo. O cronograma das coletas orgânica, seletiva, animais mortos e de apoio, bem como o serviço de varrição, retornam às rotas normais, no sábado (15/04). Já o Saae, durante o recesso, mantém sistema de plantão e funcionamento normal do Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), pelo número 115.

Turismo

O Centro de Atendimento ao Turista (CAT) – próximo à rodoviária – fecha na sexta-feira da Paixão, mas funciona normalmente amanhã (13), sábado e domingo, das 8 às 18 horas. O Museu do Tropeiro, localizado no centro do distrito Ipoema, só não funcionará na sexta-feira. Estará aberto ao público quinta-feira, sábado e domingo, das 10 às 17 horas, horário normal de funcionamento.

Infraestrutura – Prefeitura realiza mutirão de limpeza no Distrito Industrial na segunda-feira

A Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (SMDECTIT), realiza na segunda-feira (6) um mutirão de limpeza no Distrito Industrial. O trabalho será feito por equipes da Empresa de Desenvolvimento de Itabira Ltda (Itaurb). Esta é uma antiga demanda solicitada pelas empresas localizadas na região.

No dia 25 de janeiro deste ano, servidores da SMDECTIT, incluindo o secretário municipal José Don Carlos Alves Santos, reuniram-se com empresários dos distritos I e II para discutir as qualidades, deficiências e possíveis melhorias. Uma das sugestões apontadas por eles era a parceria entre o poder público e a iniciativa privada para a manutenção das empresas no município e melhorias na infraestrutura do local, englobando a limpeza.

De acordo com o superintendente de Desenvolvimento Industrial, Joran Francisco de Souza, o mutirão ocorrerá em várias etapas e sempre em parceria com as empresas. “Neste primeiro momento, os funcionários da Itaurb farão a poda das árvores. Serão verificadas, principalmente, aquelas que há muito tempo não eram podadas e as que possuem risco de queda. Após o trabalho, o entulho será recolhido pelas próprias empresas do Distrito Industrial”.

Ainda segundo Joran de Souza, a Itaurb também será responsável pelos serviços de limpeza, capina e roçada. “Vamos recolher entulhos que atrapalham as calçadas e contribuem para o aparecimento de insetos e roedores. Este é o primeiro passo da Prefeitura para a revitalização do nosso distrito”, concluiu.

Em tempo

O Distrito Industrial de Itabira foi constituído na década de 1990, proveniente da antiga Companhia de Distritos Industriais de Minas Gerais (CDI/MG) – atual Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig). Hoje em dia, os distritos I e II contam com aproximadamente 44 empresas que empregam cerca de 2.150 pessoas.

Itaurb comemora 31 anos

A Empresa de Desenvolvimento de Itabira Ltda (Itaurb) completa nesta quarta-feira (1º/02), 31 anos de serviços de limpeza urbana, vigilância patrimonial e obras públicas, prestados ao município de Itabira.

Segundo informação do atual diretor-presidente da Itaurb, Sebastião Onofre da Silva – Tãozinho, por mês a empresa recolhe duas mil toneladas de resíduos orgânicos – lixo doméstico; 900 toneladas de entulhos e materiais da construção civil – conhecido como coleta de apoio; nove toneladas de lixo hospitalar e resíduos de saúde e, recicla 400 toneladas de materiais. “Inclusive, a coleta seletiva em Itabira é referência nacional”, ressaltou Sebastião.

O setor de limpeza urbana conta com 384 funcionários responsáveis pela varrição, coletas, capinas manual e química e, pela manutenção dos aterros sanitário e de inerte. Além da limpeza urbana, a Itaurb atua na vigilância patrimonial. São 295 rondantes cuidando dos imóveis e espaços públicos do município. Também atua no setor de obras, sendo 58 empregados disponíveis para executar obras públicas e a manutenção dos parques e praças da cidade. Conta com 53 motoristas e 35 funcionários no setor administrativo. A empresa tem 11 pontos de apoio fixos em diversos locais da cidade e nos distritos, além do escritório central.

História

A Itaurb foi inaugurada no dia 1º de fevereiro de 1986, por meio da lei municipal 2.308/1985. As coletas orgânica e de apoio deram início às atividades da empresa e, até hoje, os resíduos são recolhidos diariamente, seguindo roteiros e dias estabelecidos para todos os bairros e distritos. Da mesma maneira, funciona o serviço de varrição.

Já a coleta seletiva, foi implantada em dezembro de 1991 como projeto-piloto, que contemplava apenas quatro bairros. “Atualmente, a Itaurb se destaca no cenário nacional por ser referência em coleta seletiva, que é realizada em 100% da cidade, incluindo os distritos Senhora do Carmo e Ipoema e, toda a zona rural”, finalizou Sebastião Onofre, diretor-presidente.

Comunicado – Serviços da Itaurb no feriado

A Empresa de Desenvolvimento de Itabira Ltda (Itaurb) informa que nesta quarta-feira (12),não haverá coleta seletiva, orgânica e de apoio, bem como o serviço de varrição de ruas. As suspensões ocorrerão devido ao feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida. Na quinta-feira (13), os serviços serão realizados normalmente.

Comunicado

A Itaurb – Empresa de Desenvolvimento de Itabira Ltda. informa que no feriado da Sexta-feira Santa, dia 25 de março/2016, não haverá serviços de coleta seletiva, orgânica e de apoio, bem como o serviço de varrição de ruas.

Pedimos aos cidadãos para não apresentarem o lixo neste dia. No dia 26 de março (sábado), os serviços acontecerão normalmente.

Comunicado – Serviços da Itaurb nos feriados de Natal e Ano Novo

A Empresa de Desenvolvimento de Itabira Ltda. (Itaurb) informa que nos dias 25 de dezembro e 1° de janeiro não haverá coleta seletiva, orgânica e de apoio, bem como o serviço de varrição.

Nos dias 24 e 31 de dezembro, os serviços acontecerão normalmente. Pedimos aos cidadãos que apresentem o lixo mais cedo, pois os serviços serão encerrados às 19 horas.

Comunicado Itaurb – Prestação de serviços no feriado

A Empresa de Desenvolvimento de Itabira Ltda (Itaurb) informa que não haverá serviços de coleta seletiva, orgânica e de apoio, bem como o serviço de varrição de ruas, na próxima terça-feira (8). A suspensão deve-se ao feriado municipal de Nossa Senhora da Imaculada Conceição. Na segunda-feira (7), os serviços serão mantidos normalmente.

Em tempo
A Prefeitura de Itabira comunica que, na segunda-feira (7), será ponto facultativo nas repartições públicas municipais. Já o dia 8 de dezembro é feriado municipal de Nossa Senhora da Imaculada Conceição.

Comunicado Itaurb – Prestação de serviços no feriado de Finados

A Empresa de Desenvolvimento de Itabira Ltda (Itaurb) informa que não haverá serviços de coleta seletiva, orgânica e de apoio, bem como o serviço de varrição de ruas, nesta segunda-feira (02). A suspensão dos serviços deve-se ao feriado nacional de Finados.

Comunicado – Interdição da Estrada 105

A Empresa de Desenvolvimento de Itabira Ltda (Itaurb) informa que a Estrada 105 estará fechada nos dias 20, 21 e 22 de outubro, das 7h30 às 16h30. A interdição será necessária para que funcionários da empresa possam executar os serviços de limpeza, capina, roçada, poda, remoção de entulhos e varrição na via.

Estrada 105 (2)

Comunicado Itaurb – Prestação de serviços nos feriados

A Empresa de Desenvolvimento de Itabira Ltda (Itaurb) informa que não haverá serviços de coleta seletiva, orgânica e de apoio, bem como o serviço de varrição de ruas, nesta sexta-feira (9) e segunda-feira (12). A suspensão dos serviços deve-se ao feriado municipal dos 167 anos de emancipação político-administrativa de Itabira e ao feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida, respectivamente.

Scroll To Top