Você está aqui: Capa | Esportes, Lazer e Juventude

Arquivo da categoria: Esportes, Lazer e Juventude

Assinatura dos Feeds

Notícias da Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude

Itabira é sede do Torneio Estadual de Ginástica

A Prefeitura de Itabira recebe neste final de semana (6 e 7), no Ginásio Poliesportivo Maestro Silvério Faustino, oito delegações mineiras para o Torneio Estadual de Ginástica de Trampolim. A movimentação do evento já começa com o treinamento oficial das equipes, no final da tarde desta sexta-feira.

De acordo com o coordenador técnico da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ), professor Márcio Rosa Guerra, a regra é que o torneio comece com os treinamentos oficiais, oferecidos pela cidade-sede. “Isso faz parte do ritmo da competição. Os treinamentos são oficiais porque é obrigatório a presença dos técnicos para que as crianças subam nos aparelhos. Além disso, os árbitros também já estarão presentes, avaliando informalmente os ginastas”. Os treinos começam na sexta-feira, das 17 às 20 horas e, no sábado, das 8 horas ao meio-dia. Em seguida, após o desfile de abertura, iniciam as disputas oficiais.

Os 190 atletas inscritos – 64 itabiranos – representam as equipes, além da Prefeitura de Itabira, das escolas Santo Agostinho de Belo Horizonte e Contagem, prefeituras de Betim e Contagem e, Sesi, Unileste e Usipa, ambas de Ipatinga. As competições serão em quatro aparelhos – trampolim, mini-trampolim, duplo-mini-trampolim e tumbling – disputadas nas categorias mirim (7 e 8 anos), pré-infantil (9 e 10), infantil (11 e 12) e na categoria aberta (acima de 13 anos).

O torneio, segundo Márcio Guerra, é direcionado aos ginastas iniciantes. “Nosso objetivo é a inserção do aluno no esporte. Quando os torneios são na cidade, incentivamos a participação de todos para que a família também participe e, principalmente, para as crianças terem esperança no esporte. Além disso, é a partir daí que trabalhamos pontualidade e disciplina, fundamentais na ginástica”. Ainda de acordo com ele, os torneios nacionais de ginástica não são classificatórios. Sendo assim, para o coordenador Márcio Gerra, a prioridade não é o resultado. “A minha expectativa é que eles se sintam felizes, acreditem no esporte porque ele é o único caminho correto que temos para as nossas crianças”.

Prefeitura promove rua de lazer aos domingos

A partir deste domingo (1º/10) o público infantojuvenil tem mais uma opção de entretenimento na cidade. A Prefeitura de Itabira dará início ao projeto A Rua é Nossa, na avenida Duque de Caxias, no bairro Esplanada da Estação – local da feira livre – a partir das 9 horas.

Com diversas atividades gratuitas, a rua de lazer é mais uma proposta do Governo Municipal para promover práticas esportivas e de lazer, inclusão social e qualidade de vida. “Por meio de brincadeiras, passamos noções de cidadania e cuidados com o meio ambiente, além de atender ao Estatuto da Criança e do Adolescente, que estabelece os direitos divertir, brincar e praticar esportes”, justificou Martinho Francisco de Alvarenga Oliveira, secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude. Ainda segundo ele, “as ruas de lazer também representam acesso à cultura e integração entre as famílias”.

No projeto, estão previstos os esportes futebol de travinha, vôlei, basquete de rua, queimada, tênis de mesa e peteca. Em brincadeiras, corrida no saco, corrido com o ovo na colher, dinâmica do balão, dança da cadeira, bambolê e pula corda. Também serão atrativos pintura de rosto, teatro de fantoche, bambolê, xadrez, dama, buraco e truco. Martinho Oliveira ressaltou ainda, que todas as atividades programadas serão desenvolvidas pelos profissionais da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ), que irão utilizar as ferramentas da Prefeitura. “Ou seja, nosso objetivo é fazer mais com menos, já que nosso custo neste projeto é quase zero”.

De acordo com o coordenador do projeto, Gabriel Quintão, ao longo da avenida Duque de Caxias serão montadas diversas arenas para separar as atividades. Além disso, segundo ele, todas as competições contarão com medalhas para os três primeiros colocados. “Em cada arena, nós faremos um evento. As Olimpíadas da Alegria representam as corridas; a Copinha da Galera, o futebol; Gincana a Rua é Sua, Queimada e basquete e, a arena Divertindo-se, as outras atividades”, explicou Gabriel. Também faz parte da estrutura, barraquinhas de bebidas e comidas.

Errata – Processo Seletivo Edital nº 009/2017 – Coordenador Pedagógico, Coordenador de Núcleo e Agentes Sociais de Lazer e Esporte Recreativo

A Prefeitura Municipal de Itabira divulgou Errata do Processo Seletivo Edital nº 009/2017 – Coordenador Pedagógico, Coordenador de Núcleo e Agentes Sociais de Lazer e Esportes Recreativo.

 

Confira no link abaixo:

Errata I

 

Atenção integral ao jovem – Prefeitura realiza 1ª Gincana Integração do programa Conexão Jovem

Com o objetivo de promover a socialização, interação e integração dos estudantes das escolas públicas, a Prefeitura de Itabira realiza nesta quinta-feira (21) a 1ª Gincana Integração do programa Conexão Jovem. O evento, organizado pelas secretarias municipais de Educação (SME) e Esportes, Lazer e Juventude (SMELJ), acontecerá das 8h às 17h no clube Valério Doce.

Ao todo, 300 adolescentes participam do evento. Eles são alunos do Colégio Municipal Professora Didi Andrade; das escolas municipais Antônio Camilo Alvim, José Gomes Vieira, Marina Bragança de Mendonça, Professora Antonina Moreira e da escola estadual fazenda da Bethânia. De acordo com a comissão organizadora, para realizar as atividades propostas durante a gincana, os estudantes deverão desenvolver relações de respeito, harmonia e sabedoria.

Baseada em uma educação focada no pressuposto de que o aluno é o protagonista das ações, às quais proporcionam a construção do conhecimento, apresentamos atividades interdisciplinares, possibilitando a troca de experiências e socialização entre alunos e professores, além de promover um ambiente de respeito e consideração à aprendizagem, com destaque ao eixo norteador, que é a percepção da importância dos valores morais e éticos”, disse a coordenadora do Conexão Jovem, Lucimara de Cássia Ferreira Santos.

Em tempo

A Prefeitura de Itabira lançou o programa Conexão Jovem para desenvolver ações de atenção integral aos adolescentes. Em parceria com as secretarias municipais de Educação (SME), Saúde (SMS) e Assistência Social (SMAS), o programa faz parte da rede de proteção à criança e ao adolescente e, em novo formato, dá continuidade aos antigos Programa de Educação Afetivo-sexual (Peas) e Vale Juventude, desenvolvidos em parceria com a mineradora Vale entre os anos 2003 e 2012.

O objetivo do programa é discutir temas inerentes ao público jovem com os alunos, os pais e com a comunidade. Queremos melhorar as relações entre jovens e adultos nas instituições e nas famílias”, disse Lucimara Santos na época.

Já o secretário municipal de Educação, José Gonçalves Moreira, informou que em princípio o programa é desenvolvido em cinco escolas municipais identificadas com maior número de alunos em situação de vulnerabilidade social (E.M. Antônio Camilo Alvim, E.M. José Gomes Vieira, E.M. Professora Antonina Moreira, E.M. Marina Bragança de Mendonça e C. M. Professora Didi Andrade), para alunos entre 10 e 16 anos. No entanto, o secretário não descartou a possibilidade de expansão do programa para outras instituições.

Itabira será sede da etapa regional do Jimi

As disputas da etapa regional dos Jogos do Interior de Minas (Jimi), entre os dias 6 e 10/9, irão movimentar a cidade. As 27 delegações participantes – cerca de 1,5 mil atletas – disputarão as classificatórias para a etapa estadual. A cerimônia de abertura será nesta quarta-feira (6), às 19h45, no Ginásio Poliesportivo Maestro Silvério Faustino – rua Irmãos D’Caux, s/nº, no Centro.

Além da competição, segundo Martinho Francisco de Alvarenga Oliveira, secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude, outro objetivo do Jimi é estimular a economia e o turismo em Itabira. “Receberemos um grande número de atletas e visitantes. Com certeza, o fluxo no comércio será maior nesses dias”.

Pensando nisso, a Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ), preparou uma área de interação para atletas e torcedores. Na porta do Ginásio Poliesportivo terão apresentações musicais gratuitas e barraquinhas de artesanato. “Quando o Município tem a oportunidade de sediar um importante evento esportivo como o Jimi, isso também nos permite aprimorar a gestão esportiva e de lazer do município”, avaliou Martinho Oliveira.

Serão 119 jogos em quatro modalidades, masculino e feminino – futsal, basquete, vôlei e handebol – disputadas nos Ginásio Poliesportivo, Ativa, Clube Atlético Itabirano (CAI) e Ivipa, respectivamente. De 6 a 8/9, acontecerá a fase classificatória; no sábado (9), as semifinais e, no domingo (10), as finais, que definirão as equipes – Municípios – para a etapa estadual, em Lavras, no mês de outubro.

Jogos

No Ginásio Poliesportivo, as partidas de futsal, de 6 a 8/9, serão das 8 às 22 horas; no sábado (9), das 9 às 21 horas e, domingo (10), das 8 às 15 horas. Na Ativa, os jogos de basquete, das 9 às 18h30 (6/9), 13h30 às 20 horas (7 e 8/9), 9 ao meio-dia (9/9) e 8h30 às 15 horas (10/9). As partidas de vôlei, no CAI, das 8 às 21 horas (6 a 8/9), 9 às 18h30 (9/9) e 8h30 às 15 horas (10/9). Já as competições de handebol, no Ivipa, 8 às 22 horas (6 a 8/9), 9 às 22 horas (9/9) e 8h30 às 15 horas (10/9).

Processo Seletivo – Edital nº 009/2017 – Coordenador Pedagógico, Coordenador de Núcleo e Agentes Sociais de Lazer e Esporte Recreativo

A Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude, divulga o Edital do Processo Seletivo Simplificado n. 009/2017 para a contratação de Coordenador Pedagógico, Coordenador de Núcleo e Agentes Sociais de Lazer e Esporte Recreativo. As inscrições poderão ser realizadas de 12 a 15 de setembro de 2017, de 8h às 11h30 e de 13h às 17 horas, na Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude, localizada a Rua Irmãos de Caux, s/n° (Ginásio Poliesportivo)  – Centro, em Itabira/MG.

Confira o Edital no link abaixo:

Edital 009-2017

 

Prefeitura promove festival de pipas no Pico do Amor

Neste domingo (27), a partir das 8 horas, no Pico do Amor – bairro Campestre – os amantes das pipas e adeptos do “soltar papagaio” têm diversão garantida no 5º Festival de Pipas promovido pela Prefeitura de Itabira.

Para Martinho Francisco de Alvarenga Oliveira, secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude, além de proporcionar lazer, recreação e desenvolvimento das habilidades, “o ato de empinar ou brincar com pipas promove estímulos importantes para que as crianças se tornem adultos mais criativos e inteligentes”.

Competição

Para participar é necessário ter, no mínimo, seis anos de idade. A competição será organizada pelo Departamento de Lazer e Juventude da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ) e terá uma banca avaliadora composta por quatro jurados. Serão premiados os 1º e 2º lugares, a maior pipa, a menor pipa, o participante mais novo, o participante mais velho e o destaque do festival.

As inscrições serão feitas no dia 27, no Pico do Amor, das 8 às 9h30. Os competidores podem usar apenas materiais que não agridam o meio ambiente. “Então, não será permitido usar cerol, pipa de plástico e linha de anzol e nylon”, reforçou Martinho Oliveira.

Prefeitura faz reunião técnica para organização do Jimi

Nesta quinta-feira (10), às 8 horas, a Prefeitura de Itabira realiza no auditório da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (SMDUMA) – Mata do Intelecto – a primeira reunião dos Jogos do Interior de Minas (Jimi), que serão disputados em Itabira – etapa regional – entre os dias 6 e 10 de setembro.

Para tratar de assuntos técnicos da competição, como o sorteio das chaves e composição dos grupos, representantes das 24 cidades, além de Itabira – Acaiaca, Alvinópolis, Betim, Cajuri, Caratinga, Conselheiro Pena, Governador Valadares, Ibirité, Ipatinga, Itabirito, João Monlevade, Juatuba, Manhuaçu, Mariana, Mário Campos, Nova Lima, Ouro Preto, Ponte Nova, Reserva, Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Luzia, Tumiritinga e Viçosa – participam do encontro de amanhã.

Saiba mais

Os jogos da etapa regional, em setembro, serão disputados nos ginásios Poliesportivo Maestro Silvério Faustino, Ivipa, Ativa, do bairro Gabiroba e, no Valériodoce Esporte Clube. Finalizando esta fase da competição, a etapa estadual do Jimi será realizada em Lavras, entre os dias 11 e 15/10, onde serão disputadas as modalidades individuais – atletismo (paralímpico e convencional), natação (paralímpica e convencional), ciclismo speed, ciclismo mountain bike, judô, karatê, taekwondo, xadrez e bocha paralímpica – além das coletivas, incluindo ainda, o basquete em cadeira de rodas.

Na etapa microrregional do Jimi, que aconteceu entre os dias 14 e 18/06, em João Monlevade, 120 atletas itabiranos competiram nas quatro modalidades disputadas – basquete, handebol, vôlei e futsal – e Itabira ficou em 2º lugar na classificação geral.

Itabirano é campeão no brasileiro de Ginástica

Entre os dias 14 e 17/7, em Ouro Preto, a delegação itabirana de Ginástica (15 atletas) comandada pelos técnicos Márcio Rosa Guerra e Wesley Bruno Alexandre, também ginasta, disputou o Campeonato Brasileiro de Ginástica de Trampolim – por idade – no Ginásio Desportivo da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop).

O ginasta André Emanuel, categoria juvenil, sagrou-se campeão no aparelho duplo mini trampolim. Também teve pódio no aparelho tumbling para os atletas da categoria adulto, Rinaldo Alves e Gabriela Almeida, que ficaram com a prata e o bronze respectivamente. Por equipe, a masculina, na categoria adulto – Arthur Vercosa, Jhonatham Eustáquio, Rinaldo Alves e Wemerson Glicério – conquistou o 3° lugar no duplo mini trampolim.

O desempenho dos atletas itabiranos no brasileiro é resultado dos novos incentivos da Prefeitura de Itabira para o esporte. “Esse resultado é fruto de muito esforço e dedicação da secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, além do excelente trabalho do professor Márcio Guerra. Aos poucos, Itabira retomará toda sua tradição esportiva e voltará a revelar campeões”, ressaltou Gabriel Quintão, secretário-adjunto de Esporte, Lazer e Juventude. Para o coordenador técnico Márcio Guerra, “o que nos torna forte é o respeito, o profissionalismo, a admiração e a amizade de toda a equipe envolvida, pois, trabalhamos com a certeza de que faremos da ginástica itabirana uma das mais respeitadas do país”.

Os medalhistas, segundo Márcio Guerra, foram classificados para o Campeonato Brasileiro de Ginástica de Trampolim – Elite – que será disputado em Goiânia (GO), no próximo mês de setembro. Depois deste “filtro”, os melhores disputarão o Campeonato Sul-Americano de Trampolim, na Bolívia.

Em tempo

A competição reuniu cerca de 150 ginastas de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo, representando 13 equipes. Além dos atletas da Prefeitura de Itabira, disputaram ginastas da Prefeitura de Contagem, do Clube Bom Pastor e do Instituto Trampolim, todos de Minas Gerais; Astramp, de Goiás; Amdagg/PMC, de São Paulo; Associação Desportiva Drogaria do Povo e Prefeitura de Piraí, ambas do Rio de Janeiro; Clube Univates, do Rio Grande do Sul, e Flip Ginástica, do Espírito Santo.

Equipe infantil do trampolim itabirano é vice no estadual

O desempenho dos atletas itabiranos que disputaram o Campeonato Estadual de Ginástica de Trampolim, no último final de semana, em Ouro Preto, rendeu muitas medalhas, além do segundo lugar geral por equipe, na categoria infantil.

No aparelho tumbling, as ginastas Paola Vitória (infantil) e Gabriela Almeida (adulto) conquistaram o 2º lugar. A equipe infantil – Paola Vitória, Lorena Nunes, Vitória Letícia – no tumbling, ficou com a 3ª colocação.

O 2º lugar no aparelho duplo-mini-trampolim ficou com o ginasta Arthur Verçosa (adulto) e, em 3º, os atletas Keller Soares (infantil), André Emanuel (juvenil) e Alexandre Lucas (adulto). Por equipe, a masculina, na categoria adulto – Alexandre Glicério, Arthur Verçosa, Jhonatham Eustáquio e Alexandre Lucas – conquistou o 2° lugar no duplo-mini-trampolim.

No aparelho trampolim, a equipe feminina infantil – Ana Clara Melo, Lorena Nunes, Ana Eliza, Paola Vitória e Vitória Letícia – conquistou o 3° lugar e a equipe feminina infantil – Maria Luiza, Lívia Cristina e Maria Eduarda – terminou em 2º lugar, também no trampolim.

Em tempo

O Campeonato Brasileiro de Trampolim, que também será sediado em Ouro Preto, começa amanhã (11), no Ginásio Desportivo da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), e a delegação itabirana conta com 15 ginastas para disputar as provas nos aparelhos trampolim, duplo-mini-trampolim e tumbling. As competições serão divididas em cinco categorias – pré-infantil, infantojuvenil, juvenil e adulto – e são classificatórias para o Mundial de Ginástica, que acontecerá na Bulgária.

Scroll To Top