quinta-feira , 19 julho 2018
Você está aqui: Capa | Esportes, Lazer e Juventude

Arquivo da categoria: Esportes, Lazer e Juventude

Assinatura dos Feeds

Notícias da Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude

Núcleos do Vida Ativa apresentarão quadrilha na próxima quinta-feira

Danças típicas e barraquinhas com variadas comidas e bebidas serão algumas das atrações do Arraiá Vida Ativa deste ano. O evento, realizado pela Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude (SMELJ), acontecerá na próxima quinta-feira (19), a partir das 15 horas, na quadra aberta do Núcleo da Associação Recreativa dos Ferroviários de Itabira (Arfita) – rua Vereador Osório Martins de Souza, nº 168, Vila São Joaquim.

A festa julina do Vida Ativa, que acontece há mais de dez anos, terá duas danças nesta edição. As apresentações serão feitas pelos núcleos da Associação dos Técnicos Industriais da Vale (Ativa), Arfita e Valério Esporte Clube (VEC) além dos núcleos dos bairros João XXIII e Gabiroba.

Saiba mais

O Vida Ativa é um projeto da Prefeitura de Itabira que busca proporcionar entretenimento, socialização e melhor qualidade de vida para os idosos. Dança, ginástica, vôlei adaptado, serestas e excursões são algumas atividades desenvolvidas pelo programa que, conta ainda, com o apoio das secretarias municipais de Desenvolvimento Urbano (SMDU), Administração (SMA) e Saúde (SMS), além da Empresa de Desenvolvimento de Itabira Ltda (Itaurb).

Incentivo ao esporte – Torneio de Futsal da Prefeitura de Itabira agita quadras da cidade nesta quinta-feira

As atividades esportivas em Itabira estão a todo vapor. Estudantes de 11 escolas municipais e estaduais da cidade participam de um torneio de futebol de salão a partir das 8 horas desta quinta-feira (5), com partidas simultâneas no Ginásio Poliesportivo Maestro Silvério Faustino, no Centro, e na quadra da Escola Municipal Marina Bragança de Mendonça, no bairro Santa Marta. O torneio é promovido pela Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), e faz parte da 2ª Gincana do Programa Conexão Jovem.

Estão na disputa amistosa alunos do 8° e 9° ano das escolas municipais Antônio Camilo Alvim, Marina Bragança de Mendonça, José Gomes Vieira, Professora Antonina Moreira, Professora Didi Andrade e das escolas estaduais Antônio Linhares Guerra, Dona Eleonora Nunes Pereira, Trajano Procópio Alvarenga Silva Monteiro (Premem), Major Lage, Fazenda da Bethânia e Mestre Zeca Amâncio (Eemza).

O objetivo da SME é valorizar e incentivar o esporte, proporcionar momentos de lazer às crianças e adolescentes, além de revelar novos talentos. A Gincana reúne também outras atividades esportivas e culturais, como “Show do Milhão” e Festival de Música – já realizados – e uma competição de carrinhos de rolimã, agendada para o dia 12 de julho, às 8 horas, na Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira (Funcesi).

Na etapa do futsal, as equipes vencedoras somam três pontos. No caso de empate, cada time receberá um ponto. Após o “mata-mata”, a decisão será em 13 de agosto, quando também acontecerá a grande final da gincana, com apuração dos pontos acumulados por todas as escolas participantes.

Por Wesley Rodrigues

Segundo ano consecutivo – Ginástica itabirana é destaque no nacional

Terminou neste domingo (10), em Ouro Preto, no Ginásio Desportivo da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), o Campeonato Brasileiro de Ginástica de Trampolim por idade disputado por 135 atletas de vários estados e, no segundo ano consecutivo, o lugar mais alto do pódio foi ocupado pelo itabirano André Emanuel.

O ginasta, na categoria juvenil, conquistou o ouro na prova do duplo mini trampolim. No mesmo aparelho, o itabirano Alexandre Lucas, na categoria adulto, ficou com o vice-campeonato, assim como no aparelho trampolim.

Ainda no duplo mini trampolim, ficaram com o bronze a atleta Maria Eduarda, da categoria juvenil e a equipe itabirana categoria adulto – Alexandre Lucas, Alexandre Marcelino e Wemerson Xavier. A equipe conquistou ainda o vice-campeonato no aparelho tumbling. Também vice-campeã neste aparelho, na categoria adulto, a itabirana Gabriele Almeida.

Neste campeonato, a delegação itabirana, coordenada pelo técnico Márcio Guerra, contou com nove atletas.

Estadual

Também disputado em Ouro Preto, entre os dias 25 e 27/5, a equipe itabirana de ginástica – nesta competição com 23 atletas, entre 9 e 20 anos – participou nas categorias infantil, juvenil e adulto. No duplo mini trampolim, André Emanuel foi novamente campeão e os ginastas Alexandre Lucas e Eli Vinícius, categoria adulto, ficaram com a prata e o bronze, respectivamente. Ainda neste aparelho, no feminino, Lívia Cristina sagrou-se campeã e, em 2º e 3º lugares, Lorena Gomes e Maria Eduarda, categoria juvenil.

A prata foi conquistada por equipe – Alexandre Lucas, Alexandre Marcelino, Wemerson Xavier e Eli Amorim – nas provas dos aparelhos duplo mini trampolim e tumbling. No feminino por equipe – Laura Sales, Lorena Nunes, Isabela Paiva e Clara Kethelyn – bronze no duplo mini trampolim. Os ginastas Gabriele Almeida e Samuel Silva ficaram com o vice-campeonato individual no tumbling e Alexandre Lucas, bronze no trampolim.

A categoria pré-infantil, composta pelas ginastas Ana Clara Miranda, Maria Clara Alvarenga, Ana Cecília Ferreira e Maria Clara Aguiar, recebeu medalhas de participação especial.

De 25 a 27 de maio – Equipe itabirana participa de Campeonato Estadual de Ginástica de Trampolim em Ouro Preto

Nesta semana, a equipe itabirana participará de uma importante competição na cidade de Ouro Preto: o Campeonato Estadual de Ginástica de Trampolim, que acontece de sexta-feira (25) a domingo (27), no Ginásio Desportivo da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). Com o apoio da Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude (SMELJ), a equipe – formada por 23 atletas, com idades entre 9 e 20 anos – está em busca de bons resultados para garantir vagas nos próximos campeonatos da modalidade.

Coordenados pelo professor e técnico Márcio Rosa Guerra, os atletas embarcam para Ouro Preto na noite desta quarta-feira (23). Na quinta-feira (24) está previsto um treinamento no local. A equipe competirá nas categorias Infanto, Juvenil e Adulto, com ginastas masculinos e femininos.

Em tempo

Durante os dias 6 e 10 de junho, também em Ouro Preto, a equipe de Itabira participará do Campeonato Brasileiro de Ginástica de Trampolim. Na oportunidade, dez atletas itabiranos disputarão vagas para o Campeonato Mundial de Ginástica de Trampolim, que será disputado em novembro, na cidade de São Petersburgo, na Rússia. Esta será a segunda vez que a cidade receberá o mundial, sediado anteriormente em 2009.

Torneio municipal – Ronaldo Magalhães oficializa os jogos estudantis

A abertura oficial dos Jogos Estudantis do Município de Itabira (Jemi), na manhã desta segunda-feira (21), no Ginásio Poliesportivo Maestro Silvério Faustino – rua Irmãos D´Caux, s/n, Centro – foi marcada por apresentações artísticas, desfiles das comissões de cada escola participante e, também, com a primeira disputa de basquete da competição.

Com o principal objetivo de fomentar as práticas esportivas, o prefeito Ronaldo Magalhães disse acreditar também na integração promovida pelo esporte. “Também estamos unindo as comunidades. Às vezes, as pessoas só pensam no resultado de ter atletas profissionais. Sim, isso acontece. Mas, o mais importante é a participação de todos, é buscar essa integração para valorizar o esporte sem a cobrança por resultados”.

Na opinião de José Gonçalves Moreira, secretário municipal de Educação, Esporte, Lazer e Juventude, além de incentivar o esporte, a competição foi organizada para envolver grande parte dos estudantes itabiranos. “São 18 escolas participando, entre particulares, estaduais e municipais, o que mostra que o esporte serve de união para todos nós”, avaliou. Ainda segundo José Gonçalves, realizar o Jemi é um desafio para todos os funcionários envolvidos. “É com muita luta e muito trabalho que a Secretaria de Esporte, aliada a outras secretarias, fará o melhor possível para o esporte da nossa cidade”.

A valorização do esporte itabirano, de acordo com Ronaldo Magalhães, acontecerá por meio da Educação. “Eu entendo inclusive, que é o caminho mais correto. Estamos aqui hoje, lançando o Jemi, para valorizar os nossos estudantes e o esporte dentro da cidade. Muitas vezes, o alto custo das viagens para as competições estaduais não trazem os resultados que as pessoas esperam. Então, estamos fazendo as coisas com o pé no chão, mas acima de tudo, valorizando a juventude itabirana”, declarou.

Ainda segundo o prefeito, a decisão de vincular as secretarias municipais de Educação (SME) e Esportes, Lazer e Juventude (SMELJ), no final do ano passado, foi tomada para reduzir custos. “As pessoas têm que entender que com a questão da falta de recursos, temos que criar alternativas para continuar realizando. Hoje, sei que fui feliz porque está dando certo e estamos fazendo um importante evento com baixo custo. Mas, o principal é dar oportunidade para toda essa criançada participar do esporte e, quem sabe, se destacarem e serem grandes atletas no futuro”, concluiu Ronaldo Magalhães.

Durante a cerimônia, os representantes das 18 escolas participantes desfilaram e cantaram o hino de Itabira em um momento solene. Em seguida, apresentação de balé clássico pelos bailarinos Diana e Acton e, roda de capoeira com os alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Itabira.

Jemi

As disputas começaram hoje (21) pelo basquete, depois do encerramento do evento de abertura. Disputaram as escolas Municipal Antônio Camilo Alvim e Estadual Major Lage e, com o placar de 18 a 9, saiu vencedora a equipe Major Lage.

Além do basquete, até o dia 26/05 os alunos participarão das competições de futsal, handebol, voleibol, peteca, xadrez, tênis de mesa e natação, no Ginásio Poliesportivo. Com exceção das provas de natação, que serão realizadas no Valério Esporte Clube (VEC) – Rua Israel Pinheiro, s/n, Campestre.

As instituições de ensino inscritas no Jemi são: Fide, Auge, Colégio Nossa Senhora das Dores, Sepro (particulares); E.E. Trajano Procópio Alvarenga Silva Monteiro (Premem), Escola Estadual Mestre Zeca Amâncio (Eemza), E.E. Major Lage, E.E. José Ricardo Martins Fonseca, E.E. Professora Marciana Magalhães, E.E. Dona Eleonora Nunes Pereira, E.E. Antônio Linhares Guerra, E.E. Fazenda da Betânia, E.E. Professor Manoel Soares (estaduais); E.M. José Gomes Vieira, E.M. Professora Didi Andrade, E.M. Antonina Moreira, E.M. Antônio Camilo Alvim, E.M. Marina Bragança de Mendonça (municipais).

Esporte – Prefeitura promove jogos estudantis do município neste mês

Dezoito escolas municipais, estaduais e particulares participarão dos Jogos Estudantis do Município de Itabira (Jemi), neste mês. As disputas começam no dia 21 e seguem até o dia 26. A promoção é da Prefeitura de Itabira, por meio das secretarias municipais de Educação (SME) e Esportes, Lazer e Juventude (SMELJ).

Os alunos participarão das competições de futsal, handebol, voleibol, basquete, peteca, xadrez, tênis de mesa e natação. As disputas acontecerão no Ginásio Poliesportivo Maestro Silvério Faustino – rua Irmãos D´Caux, s/n, Centro. As provas de natação serão realizadas no Valério Esporte Clube (VEC) – Rua Israel Pinheiro, s/n, Campestre.

As instituições de ensino inscritas no torneio são: Fide, Auge, Colégio Nossa Senhora das Dores, Sepro (particulares); E.E. Trajano Procópio Alvarenga Silva Monteiro (Premem), Escola Estadual Mestre Zeca Amâncio (Eemza), E.E. Major Lage, E.E. José Ricardo Martins Fonseca, E.E. Professora Marciana Magalhães, E.E. Dona Eleonora Nunes Pereira, E.E. Antônio Linhares Guerra, E.E. Fazenda da Betânia, E.E. Professor Manoel Soares (estaduais); E.M. José Gomes Vieira, E.M. Professora Didi Andrade, E.M. Antonina Moreira, E.M. Antônio Camilo Alvim, E.M. Marina Bragança de Mendonça (municipais).

Prefeitura promove primeiro Festival de Queimada

A Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ), promove na próxima sexta-feira (27), a primeira edição do Festival de Queimada. O evento acontecerá das 7 às 10 horas, no Ginásio Poliesportivo Maestro Silvério Faustino – rua Irmãos D’Caux, s/nº, Centro.

Com o objetivo de proporcionar a interação social dos alunos, por meio do intercâmbio entre as escolas, o festival valoriza a prática da Educação Física, o trabalho em equipe e, também, busca despertar o interesse pelas atividades esportivas, assim como incentivar a sua prática.

Cerca de 20 alunos do 4º ano do ensino fundamental das escolas municipais Antonina Moreira, Antônio Camilo Alvim, Didi Andrade, Coronel José Batista, Dona Inês Torres, Efigênia Alves, Ester Pereira Guerra, Filomena Jardim, Marina Bragança, Matilde Menezes, Nico Andrade e Pedreira do Instituto, participarão do torneio.

A participação no evento será gratuita. Além de transporte, a Prefeitura disponibilizará todo o material utilizado no festival. Os alunos receberão ainda, um certificado de participação expedido pela Secretaria de Esportes e Lazer.

O cronograma de atividades vai além. Em agosto, alunos do 5º ano participarão do 2º Festival de Queimada. Em outubro, crianças de cinco a dez anos estarão envolvidas em uma programação de atletismo na avenida Mauro Ribeiro Lage. Já os estudantes do 6º ano em diante, atuarão nos jogos escolares deste ano.

Mais qualidade de vida – Prefeitura inicia atividades do projeto Vida Ativa

Proporcionar um envelhecimento ativo e saudável é um dos principais objetivos do projeto Vida Ativa que iniciou, na tarde desta segunda-feira (12), as atividades para o ano de 2018. Promovido pela Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude (SMELJ), o evento aconteceu no clube Ativa e contou com a presença de mais de 300 participantes do projeto.

Em seu discurso, o prefeito Ronaldo Lage Magalhães lembrou aos participantes que “quem chega à terceira idade, independente de sua condição física, deve buscar exercícios que melhorem a flexibilidade, o fortalecimento dos músculos, o equilíbrio. Tudo isso significa uma melhor qualidade de vida para nossa população”. O prefeito disse ainda estar muito contente por iniciar as atividades do projeto para este ano. Segundo ele, o Vida Ativa é um dos programas mais completos proporcionados pelo poder público aos idosos.

Por meio do Vida Ativa, os participantes têm oportunidades de lazer, cultura, turismo, práticas esportivas e muitas outras. E com tudo isso, ganham mais saúde e qualidade de vida. Por isso, fico muito feliz por abrir mais um ano de programação deste projeto”, concluiu Ronaldo Magalhães.

Já para o responsável pela SMELJ, o secretário municipal de Educação José Gonçalves Moreira, o grande mérito do Vida Ativa é trabalhar em grupo, com atividades recreativas, que estimulam a memória, concentração, lateralidade, equilíbrio e cooperação.

É função do projeto Vida Ativa contribuir para que um maior número de pessoas alcancem as idades avançadas com a saúde em melhor estado possível. Este projeto é muito importante para nossa cidade. Acredito que poucos municípios têm um projeto tão bonito quanto este. Então, cabe a nós, e esta é uma determinação do nosso prefeito, implementar, sempre inovar com algo a mais para esta turma bacana da terceira idade. O Vida Ativa, apesar de ser da SMELJ, contribui muito para a saúde dessas pessoas. Porque mente sã é corpo são. Quanto mais ativos eles forem, menos remédios eles tomaram. Estamos aqui combatendo a depressão, o desânimo, o Alzheimer. Colocando a mente para funcionar”.

Participante do núcleo da Arfita há muitos anos, Maria da Piedade Silva Simões acredita que as atividades do projeto mudaram sua vida. “Este projeto veio para somar. Quando entrei para o Vida Ativa, eu não tinha nem idade para participar. Mas para acompanhar minha mãe e por recomendações médicas, comecei a frequentar. Gostei tanto que continuo até hoje. Começamos nossa Vida Ativa no ano de 1993, e estamos completando 25 anos. Vida Ativa é saúde, amizade e compromisso com nós mesmos”, ressaltou a participante.

Durante o evento, foi exibido um vídeo sobre a qualidade de vida do idoso. Em seguida, a terapeuta ocupacional Maria Alves Ferreira ministrou a palestra “A estimulação da memória na terceira idade”. Um vídeo sobre a programação do Vida Ativa para 2018 também foi exibido ao público. Após a solenidade, os participantes tiveram uma hora dançante.

O projeto Vida Ativa acontece por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Itabira e os clubes Ativa, Arfita e Valério Doce, e as associações dos bairros Gabiroba e João XXIII. Outras informações sobre o projeto podem ser adquiridas pelo telefone 3839-2202.

EDITAL DE DESIGNAÇÃO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

2018 – 02 – 06 – AUXILIAR DE CRECHE

2018 – 02 – 06 – MONITOR DE CRECHE – ZONA URBANA

Prefeitura realiza rua de lazer no bairro Praia

Neste domingo (19), a partir das 9 horas, na avenida Li Guerra – próximo ao posto policial – a Prefeitura de Itabira promoverá mais uma edição do projeto A Rua é Nossa.

Para garantir a diversão das crianças a Secretaria Municipal de Esporte Lazer e Juventude (SMELJ) levará futebol de travinha, tênis de mesa, basquete de rua, queimada e peteca. Em brincadeiras, corrida no saco, corrida com o ovo na colher, bambolê, pula corda e desenhos. Também serão atrativos pintura de rosto, xadrez, dama, buraco e truco.

Todas as atividades programadas serão desenvolvidas pelos profissionais da SMELJ, que irão utilizar as ferramentas da Prefeitura. Além disso, todas as competições contarão com medalhas para os três primeiros colocados.

Scroll To Top