Você está aqui: Capa | Esportes, Lazer e Juventude

Arquivo da categoria: Esportes, Lazer e Juventude

Assinatura dos Feeds

Notícias da Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude

Mais saúde – Projeto Caminhar é mais uma opção para os adeptos da atividade física

Os adeptos da prática regular de exercícios físicos têm mais uma opção de treino. Na próxima quarta-feira (3), a Prefeitura de Itabira vai iniciar o Projeto Caminhar. Executado pela Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude (SMELJ), o projeto será realizado nas segundas e quartas-feiras, das 19h às 20h, na avenida Mauro Ribeiro Lage, ao lado da estação ferroviária.

O Caminhar busca conscientizar e orientar as pessoas sobre a importância da prática correta dos exercícios físicos. No local, um professor e um auxiliar estarão disponíveis para auxiliar a população. A expectativa dos servidores da SMELJ é de atender cerca de 100 pessoas, incluindo crianças e adolescentes.

Este é um projeto que não tem restrição. Está aberto a todos os interessados: pessoas que caminham ou correm, que passam por ali e param fazer alongamento e depois continuam a caminhada. O importante é praticar a atividade física e, principalmente, de maneira correta para não haver lesões, disse a responsável pela Diretoria de Lazer da SMELJ, Ângela Maria Campideles Silva.

Esporte – Segunda etapa do Campeonato Mineiro de Taekwondo será em Itabira

Cerca de 400 atletas de Minas Gerais disputarão no sábado (29) e domingo (30) a segunda etapa do Campeonato Mineiro de Taekwondo 2017, em Itabira. A cidade, que sediou a primeira etapa nos dias 11 e 12 de março, foi selecionada pela Federação de Taekwondo do Estado de Minas Gerais (Ftemg) depois que o município de Mariana ficou impossibilitado de receber as disputas devido a uma reforma no ginásio poliesportivo.

Como na primeira etapa do campeonato, as competições serão realizadas no Ginásio Poliesportivo Maestro Silvério Faustino e também servirão para selecionar os atletas para participar do Campeonato Brasileiro deste ano. No sábado (29), as disputas começam a partir das 10 horas. Já no domingo (30), o torneio está marcado para as 8 horas. O evento é gratuito e aberto ao público. As competições são divididas em seis categorias para faixas preta e colorida – Fraldinha, Infantil, Mirim, Júnior, Adulto e Máster -, e contam com atletas femininos e masculinos.

Na primeira etapa, competiram aproximadamente 500 atletas de 20 cidades mineiras, sendo 91 de Itabira. Os itabiranos subiram ao pódio 83 vezes com a conquista de 39 medalhas de ouro, 38 de prata e seis de bronze, resultando na seguinte classificação: 5º lugar nas categorias Cadete, Júnior, Sub-21, Adulto e Master; 2º lugar na categoria Poomsae; e 1º lugar nas categorias Fraldinha, Mirim e Infantil.

Na ocasião, o secretário municipal de Esportes, Lazer e Juventude, Martinho Francisco de Alvarenga Oliveira, declarou que descentralizar o campeonato permite a popularização do esporte. “Já fazemos esse intercâmbio há vários anos. Antigamente, era tudo centralizado em Belo Horizonte. Para levar, e até mesmo despertar em outros atletas e no iniciante a vontade de praticar o Taekwondo, a Federação teve a ideia de dividir o campeonato em cinco etapas, cada uma delas em uma cidade diferente”, disse.

Segundo o prefeito Ronaldo Lage Magalhães, além de sediar duas etapas do Campeonato Mineiro de TaeKwondo, em setembro, Itabira também sediará uma etapa dos Jogos do Interior de Minas (Jimi). “Nosso objetivo é investir em diversas modalidades esportivas para proporcionar opções para a juventude escolher o esporte que desejar praticar”, explicou Ronaldo Magalhães.

Saiba mais

O Taekwondo é uma arte marcial milenar de origem coreana, que tem como princípio básico o equilíbrio físico e mental, com os propósitos de aumentar a confiança plena na realização de qualquer tarefa, efetivar a capacidade de liderança e proporcionar respeito ao próximo. O esporte chegou ao Brasil na década de 1970 e está cada vez mais difundido: a Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD) tem uma federação filiada em todos os estados. Devido à sua popularização em todo o mundo, o Taekwondo tornou-se esporte olímpico em 1988.

Mais qualidade de vida – Prefeitura resgata Projeto Vida Ativa

Os participantes do tradicional Projeto Vida Ativa já podem comemorar. Na próxima semana, a Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude (SMELJ), inicia as atividades do programa para vários núcleos.

As práticas começam a partir da segunda-feira (24), da seguinte maneira: núcleos Ativa e São Marcos (segundas-feiras, no Clube Ativa), núcleos Arfita e Chacrinha (terças-feiras, no Clube Arfita), núcleo João XXIII (quartas-feiras, na associação de moradores do bairro), núcleo Chapada (quartas-feiras, na associação de moradores do bairro Boa Esperança), núcleos VEC e Bela Vista (quintas-feiras, no VEC) e núcleos Gabiroba e Santa Tereza (sextas-feiras, no ginásio poliesportivo do bairro Gabiroba).

Com exceção do núcleo Chapada, cujo horário será às 14h, para todos os outros núcleos o projeto funcionará das 8h às 10h. De acordo com a superintendente de Lazer, Eliane Geralda Lage Menezes, a princípio o Vida Ativa acontecerá apenas uma vez por semana. A expectativa é de que, ainda neste primeiro semestre, as atividades possam ocorrer duas vezes por semana para cada núcleo. Para participar do projeto é necessário preencher uma ficha de inscrição na SMELJ, apresentar avaliação médica recente e uma foto 3×4. A idade mínima para mulheres é de 50 anos. Já os homens devem ter idade acima de 55 anos.

O Vida Ativa é um projeto da Prefeitura de Itabira que busca proporcionar entretenimento, socialização e melhor qualidade de vida para os idosos. Entre as atividades previstas estão dança, ginástica, vôlei adaptado, serestas e excursões, entre outras. O projeto conta com o apoio das secretarias municipais de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (SMDUMA), Administração (SMA) e Saúde (SMS), além da Empresa de Desenvolvimento de Itabira Ltda (Itaurb).

Vai lá: a Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude (SMELJ) está localizada na rua Irmãos D´Caux, s/n, no Centro. Outras informações podem ser adquiridas pelo telefone (31) 3839-2202.

Futsal paralímpico e festival de basquete prometem movimentar o Poliesportivo

Neste fim de semana, a Prefeitura de Itabira movimenta o Ginásio Poliesportivo Maestro Silvério Faustino – rua Irmãos D’Caux, s/nº, Centro – com jogos paralímpicos de futsal e com o “Festival Basqueteando”. As competições são abertas ao público.

No sábado (8), a partir das 8 horas, os educadores físicos da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ) aplicam provas de habilidade no basquete para a categoria sub-18 masculino e crianças. “Nessas provas os alunos demonstram as habilidades adquiridas durante os treinamentos”, explicou o professor André Jeber. Em seguida, segundo ele, “teremos jogos adaptados de basquete dos atletas da escolinha (da SMELJ), para dar ênfase à cooperação do coletivo”. A partir das 13h30, jogos amistosos entre os atletas de rendimento das seleções de Itabira das categorias adulto masculino e feminino e, sub-17 masculino e feminino. “Esses jogos elevam o nível técnico dos nossos atletas de competição e nos ajudam a avaliar o processo de treinamento”, concluiu André Jeber.

Já no domingo (9), às 8 horas, tem jogo do futsal feminino e, a partir das 9 horas, alunos das SMELJ, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Itabira (Apae) e Prefeitura de Santa Maria de Itabira iniciam competição de futsal na modalidade paralímpica. De acordo com Stael Taveira Souza, diretora de Esportes, “além de apresentar o desenvolvimento técnico e teórico da modalidade, queremos promover inclusão social e elevar a autoestima desses atletas”. Ainda de acordo com Stael, a Prefeitura de Itabira oferece arbitragem e equipe de apoio para receber os atletas da Apae e de Santa Maria.

Prefeitura de Itabira busca novas parcerias para o programa de medidas socioeducativas

O prefeito Ronaldo Magalhães esteve nesta manhã (23), no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), para um encontro com representantes de órgãos e instituições itabiranas, alguns já parceiros do centro de referência. A equipe do Creas apresentou o serviço de medida socioeducativa e as diretrizes da assistência social de acordo com o determinado pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Conforme previsto no artigo 112 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), atos infracionais cometidos por adolescentes podem ser punidos com medidas socioeducativas. Entre as seis estipuladas pelo estatuto, o Creas Itabira trabalha com duas – prestação de serviços à comunidade (III) e liberdade assistida (IV) –. Segundo Fabiana Quintão de Sá, superintendente de Proteção Social, o encontro buscou discutir a necessidade de bons parceiros para executar as intervenções socioeducativas. “Depois que o Poder Judiciário determina a pena e nos encaminha os adolescentes autores de atos infracionais, nossa equipe trabalha com ele e o encaminha para um de nossos parceiros. Nossa proposta hoje é fortalecer as parcerias existentes e também conseguir outras para esse programa”, afirmou Fabiana.

A secretária municipal de Assistência Social, Maria Marli de Oliveira Martins Rosa, explicou que a função do Creas, neste programa, é reintegrar o menor à sociedade. “Nós recuperamos e mostramos um novo rumo para ele não cair na marginalidade. E o Creas é responsável por fazer contato e conquistar parceiros”. Marli Rosa ressaltou ainda, que também é objetivo da Prefeitura integrar diversas secretarias municipais como a de Governo (SMG) e a de Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ) por exemplo, para desenvolver melhor o cumprimento da medida prestação de serviços à comunidade. “Hoje temos seis adolescentes cumprindo a medida na Esporte e Lazer (secretaria) e dois no gabinete do prefeito que, inclusive, abriu espaço para mais dois”. Ainda segundo ela, os menores infratores são assistidos por uma equipe técnica do Creas. “Eles (parceiros) não ficam sozinhos com os meninos. Os adolescentes são acompanhados por psicólogo, assistente social e pedagogo”, afirmou a secretária.

Para o prefeito Ronaldo Magalhães, as parcerias são necessárias para o governo alcançar resultados. “O projeto não caminha só com o governo, precisamos muito da contribuição dos parceiros para dar o resultado que a comunidade necessita”. Ainda segundo ele, a execução de medida socioeducativa em Itabira começou em 2004, por meio do Projeto Âncora, na época responsável pela medida de liberdade assistida, em parceria com a Cáritas Diocesana de Itabira. “Desde o nosso primeiro governo, nos preocupamos com aquela criança que comete infração e as vezes não tem oportunidade. É nossa obrigação, sobretudo a do governo, tentar recuperar as pessoas”, frisou Ronaldo.

A principal mudança no Creas, nesta gestão, segundo a secretária Marli Rosa é a maneira de executar a assistência social. “O que muda é a forma de fazer. Vamos fazer com as pessoas e não para elas. Por isso convidamos os atuais e os possíveis parceiros para agradecer e falar que vamos multiplicar e atender melhor. Já que podemos mudar a vida das pessoas, queremos que cada adolescente faça a diferença no mundo”, concluiu.

Creas Itabira

De acordo com Carla Machado de Alvarenga, diretora de Proteção Social Especial, atualmente o Creas atende 163 adolescentes no serviço de medida socioeducativa e 180 famílias nos casos de violência. “Entre esses casos, mulher em situação de violência, idoso, deficiente e criança. Nos casos de violência e violação de direitos, o encaminhamento é feito pelo juíz, Ministério Público, Conselho Tutelar e demais órgãos”.

O Creas é mantido pela Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), e oferece serviços especializados a famílias em situação de vulnerabilidade social – violência física, psicológica e sexual – atuando quando os direitos já foram violados. Tem como objetivo construir um espaço que acolhe e escuta, de maneira a fortalecer os vínculos familiares e comunitários.

Atleta itabirano é revelação no Minas Tênis Clube

O jogador de basquete Hebert Viana Ferreira – conhecido como Curió – 17 anos, revelado pela Prefeitura de Itabira em 2013, foi transferido, este mês, para a categoria de base do Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte. A Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ) enviou ontem (16), carta de liberação do vínculo do atleta com a Prefeitura de Itabira.

Segundo o professor municipal André Géber, Curió começou a treinar regularmente com acompanhamento, em um programa municipal de novos talentos, desenvolvido no centro esportivo do bairro Praia. “Depois de seis meses participando deste projeto, a professora Alessandra Cecília nos alertou sobre o potencial do Hebert”, lembrou André.

No final de novembro do ano passado Hebert Viana deu início aos testes de seleção do clube belorizontino e, na última avaliação realizada em fevereiro deste ano, foi selecionado para a categoria de base do basquete. O estudante foi federado esta semana, por meio do Minas Tênis Clube, à Federação Mineira de Basketball (FMB) e, quando completar 18 anos, vai para a condição de atleta profissional, apto às disputas oficiais da modalidade.

Antes disso, aos 12 anos, Hebert foi apresentado ao basquete e desde então, nunca deixou de praticar. “Quando eu era criança até tentei gostar de futebol, mas não deu certo. Quando tinha 12 (anos) comecei a jogar basquete na quadra da Praia (bairro) e nunca mais parei”, revelou Curió. Segundo ele, quando entrou para o projeto da Prefeitura passou a treinar duas vezes por semana no Ginásio Poliesportivo Maestro Silvério Faustino, “mas também praticava todos os dias na quadra do bairro”.

O atleta já está morando em Belo Horizonte com o seu irmão e, além do treino de segunda a sexta-feira, no Minas Tênis Clube, está terminando o ensino médio. “No momento a minha dedicação é o basquete e terminar os estudos”, concluiu Hebert Curió.

Esporte

De acordo com o professor André Géber, o Minas Tênis Clube é referência nacional nos esportes coletivos, nas modalidades vôlei – feminino e masculino – e basquete masculino. “Há anos o Minas investe, tem tradição e participa das competições da NBB (Novo Basquete Brasil). Então, é sim uma grande referência nacional”.

83 medalhas para atletas itabiranos no Campeonato Mineiro de Taekwondo

A Prefeitura de Itabira encerrou ontem (12), a primeira etapa do Campeonato Mineiro de Taekwondo, sediada no Ginásio Poliesportivo Maestro Silvério Faustino, neste fim de semana (11 e 12/03). Competiram cerca de 500 atletas de 20 municípios mineiros, sendo 91 de Itabira.

Para o secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Martinho Francisco de Alvarenga Oliveira, descentralizar o campeonato da capital mineira permite a popularização do esporte. “Nós já fazemos esse intercâmbio há vários anos. Antigamente, era tudo centralizado em Belo Horizonte e, então, para levar e até mesmo despertar em outros atletas e no iniciante a vontade de praticar o taekwondo é que a Federação teve a ideia de dividir o campeonato em cinco etapas e cada etapa em uma cidade diferente”, explicou o secretário.

Já Ricardo Sapi, secretário de estado adjunto de Esportes (em exercício), avalia que, além do trabalho social que o esporte promove, esse intercâmbio também fomenta o turismo no interior do estado. “Quando nós temos a oportunidade de realizar esses grandes eventos também no interior, é uma oportunidade de manter o equilíbrio do mercado turístico, fazendo com que as pessoas possam dirigir e conhecer a cidade. Hoje, por exemplo, estou tendo a grande oportunidade de conhecer essa cidade tão bonita”, ressaltou.

A intenção do governo municipal, segundo o prefeito Ronaldo Magalhães, é a de investir em diversas modalidades esportivas. “O nosso governo vai prestigiar também, além do taekwondo e do futebol, outras modalidades, porque daremos opções para essa juventude escolher o esporte que deseja”. O prefeito também ressaltou que, “o taekwondo aqui em Itabira, já vem ao longo dos anos. Desde o nosso primeiro governo, a gente valoriza e dá oportunidade ao jovem itabirano de ingressar nesse esporte”. Além de sediar uma etapa do Campeonato Mineiro de Taekwondo, Ronaldo Magalhães anunciou que, em setembro, o município irá sediar também uma etapa dos Jogos do Interior de Minas (Jimi).

Medalhas

O secretário municipal Martinho Oliveira afirmou que o resultado geral da primeira etapa será divulgado na próxima quinta-feira (16/03), pela Federação de Taekwondo do Estado de Minas Gerais (Ftemg). No entanto, os atletas itabiranos subiram ao pódio 83 vezes. “Tivemos 39 medalhas de ouro, 38 de prata e seis de bronze”, concluiu Martinho. A próxima etapa do campeonato será disputa em Mariana.

Programação da 1ª etapa do Campeonato Mineiro de Taekwondo começa hoje

Começam hoje (10), ao meio-dia, as atividades do Campeonato Mineiro de Taekwondo – 1ª etapa sediada em Itabira – na academia Lim Campeões, em Belo Horizonte, onde os atletas das categorias cadete, júnior, sub 21, adulto e máster faixa preta realizam pesagem.

No sábado (11), das 9 às 11 horas, já em Itabira – Ginásio Poliesportivo Maestro Silvério Faustino – os atletas das categorias cadete, júnior, sub 21, adulto e máster faixas preta e colorida realizam pesagem oficial. Às 10 horas, início das lutas da categoria júnior faixa preta – masculino. Em seguida, às 11 horas, lutam os atletas de faixa preta, das categorias cadete masculino e adulto feminino.

À tarde, as atividades voltam às 13h30, com as lutas masculinas das categorias sub 21 e adulto faixa preta. No mesmo horário, iniciam-se as apresentações das modalidades Poomsae e Kiopa dos atletas feminino e masculino, das categorias adulto e máster de todas as faixas. Às 14h30, início das lutas adulto e máster, faixa colorida, feminino e masculino. O encerramento das atividades acontece às 18 horas.

Solenidade

No domingo (12), a competição recomeça às 8 horas, com lutas das categorias fraldinha e mirim, masculino e feminino. A solenidade de abertura da 1ª etapa do Campeonato Mineiro de Taekwondo acontece às 10 horas, com a presença dos prefeito Ronaldo Magalhães, Ricardo Sapi, secretário de estado adjunto de Esportes (em exercício); Martinho Francisco de Alvarenga Oliveira, secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude e, Grão-Mestre Marcelino Soares de Souza, vice-presidente da Federação de Taekwondo do Estado de Minas Gerais (Ftemg).

Às 10h45, os atletas masculino e feminino da categoria junior, faixa colorida, fazem demonstração Poomsae e Kiopa. No mesmo horário, lutam os atletas da categoria infantil faixa colorida. De 11 ao meio-dia, pesagem da categoria junior faixa colorida, masculino e feminino.

A partir das 12 horas, as categorias fraldinha, mirim e infantil, todas as faixas, apresentam as modalidades Poomsae e Kiopa. Também neste horário, lutam os atletas da categoria infantil faixa preta, masculino e feminino. Em seguida, às 13h30, início das lutas da categoria junior faixa colorida, feminino e masculino. A competição termina às 18 horas.

Em tempo

A 1ª etapa do Campeonato Mineiro de Taekwondo, promovida pela Federação de Taekwondo do Estado de Minas Gerais (Ftemg), com apoio da Prefeitura de Itabira, nos dias 11 e 12/03, é gratuita e aberta ao público.

Esporte – Itabira sedia 1ª etapa do Campeonato Mineiro de Taekwondo neste fim de semana

A primeira etapa do Campeonato Mineiro de Taekwondo 2017 promete movimentar o Ginásio Poliesportivo Maestro Silvério Faustino, em Itabira, neste fim de semana. Nesta fase, haverá seletiva para o Campeonato Brasileiro deste ano.

O evento esportivo reúne cerca de 500 atletas de todo o estado: Itabira conta com mais de 60 representantes. As competições são divididas em seis categorias para faixas Preta e Colorida – Fraldinha, Infantil, Mirim, Júnior, Adulto e Máster -, e contam com atletas femininos e masculinos.

O campeonato, promovido pela Federação de Taekwondo do Estado de Minas Gerais (Ftemg), com apoio da Prefeitura de Itabira, é gratuito e aberto ao público. No sábado (11), as disputas começam a partir das 13 horas. Já no domingo (12), às 10 horas, haverá a cerimônia de abertura. Após a solenidade, as competições continuam. Além de atletas, familiares, mestres e professores, também confirmaram presença o presidente da Ftemg, Grão-Mestre Chang Seon Lim, e o secretário de Estado Adjunto de Esporte (secretário em exercício), Ricardo Sapi.

De acordo com o secretário municipal de Esportes, Lazer e Juventude, Martinho Francisco de Oliveira, o evento fomento o turismo no município e aumenta a circulação de pessoas nos bares, hotéis e restaurante, gerando mais renda à Itabira.

Temos a tradição de realizar grandes eventos como esse. Por isso, é muito importante voltar a ter o apoio da Prefeitura em acontecimentos como este que reforça a importância de Itabira nos âmbitos estadual e nacional. Ressaltamos que o apoio e comprometimento do prefeito Ronaldo Magalhães ao esporte, seja de qual modalidade for, é essencial não apenas para os atletas, mas para todo o povo itabirano”, concluiu o secretário.

Saiba mais

O Taekwondo é uma arte marcial milenar de origem coreana, que tem como princípio básico o equilíbrio físico e mental, com os propósitos de aumentar a confiança plena na realização de qualquer tarefa, efetivar a capacidade de liderança e proporcionar respeito ao próximo. O esporte chegou ao Brasil na década de 1970 e está cada vez mais difundido: a Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD) tem uma federação filiada em todos os estados. Devido à sua popularização em todo o mundo, o Taekwondo tornou-se esporte olímpico em 1988.

Em Minas Gerais, o esporte chegou em 1976 por meio do Mestre Pian. Já a Ftemg, foi fundada em 1984. Desde então, a federação mineira tem alcançado um número cada vez maior de atletas filiados. Atualmente, a Ftemg conta com 25 clubes, 60 academias, 150 vinculações e 40 mil atletas. Destes, quatro mil são faixas preta

Ronaldo Magalhães confere metas da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude

O prefeito Ronaldo Magalhães esteve nesta tarde (2), na Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ) para uma reunião de apresentação da equipe e do planejamento de ações, da pasta, para este ano.

Para o prefeito Ronaldo Magalhães, o fomento ao esporte e lazer, além de propostas para a juventude é tão importante quanto Saúde e Educação. “A secretaria é de grande importância para o contexto do nosso governo, pois, a comunidade precisa, diariamente, de ações preventivas para melhor qualidade de vida”, afirmou o prefeito.

De acordo com Martinho Francisco de Alvarenga Oliveira, secretário da SMELJ, seguindo orientação do prefeito, o objetivo é buscar parcerias e recursos para realizar novos projetos. “Estamos trabalhando com esse modelo de novos convênios para desonerar a Prefeitura”, explicou o secretário. Ainda segundo ele, o trabalho é para deixar a SMELJ no mesmo nível de importância de outras secretarias. “Uma de nossas missões é nivelar a (secretaria) Esporte, Lazer e Juventude com as secretarias de Saúde, Educação e Ação Social, pois esporte é prevenção de tudo: saúde, segurança pública e ação social”, ressaltou Martinho Oliveira.

A retomada da agenda esportiva municipal, segundo o secretário-adjunto de Esporte, Lazer e Juventude, Gabriel Quintão, começou com a volta das atividades no Ginásio Poliesportivo Maestro Silvério Faustino ainda no mês de janeiro. “Após a limpeza do ginásio, retornamos com todas as aulas que não aconteciam há anos. Hoje, temos um cronograma mensal de aulas de basquete, futsal e vôlei, inclusive estamos desenvolvendo um trabalho com alunos e futuros atletas paraolímpicos”, informou Gabriel.

As próximas atividades esportivas da SMELJ serão as primeira etapa do Campeonato Mineiro de Taekwondo, nos dias 11 e 12 deste mês e, os Jogos do Interior de Minas Gerais (Jimi) que, de acordo com Gabriel Quintão, a segunda etapa regional dos jogos será sediada em Itabira.

Mais trabalho

Com o objetivo de reestruturar os projetos que já existem na SMELJ e resgatar os que estavam inativos, o secretário Martinho Oliveira catalogou todos os contratos e convênios e, segundo o secretário-adjunto Gabriel Quintão, “temos mais de um milhão recuperados de verbas que seriam devolvidas por causa de projetos parados”, disse. Gabriel explicou que grande parte deste recurso é voltado para o Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC) – projeto federal que incentiva a socialização por meio da prática de atividades físicas, culturais e de lazer para todas as faixas etárias e para pessoas portadoras de deficiência.

Além disso, conforme informação do secretário-adjunto, a SMELJ está recuperando a Praça de Esporte e Cultura (PEC), localizada no bairro Fênix; a Prefeitura vai começar um trabalho de divulgação das aulas de futsal em todas as escolas do município e “também estamos readequando o clube Valério para as aulas de ginástica”, ressaltou Gabriel Quintão.

Vida Ativa

Todos os programas da SMELJ estão em atividade, com exceção do famoso Vida Ativa, projeto voltado para a terceira idade que precisa ser readequado conforme lei federal. “O Vida Ativa ainda não retomou o calendário de atividades porque o modelo de convênio que existia foi mudado por lei federal. Estamos trabalhando para reabrir o projeto, ele jamais será esquecido e deixado de lado”, salientou Gabriel Quintão.

Juventude

Desde 2013 foi atribuído à Secretaria Municipal de Esporte e Lazer ações voltadas para a juventude, daí a modificação do nome da pasta. No entanto, de acordo com Gabriel Quintão, “nunca houve um trabalho para a juventude”. Por isso, a primeira providência da Prefeitura foi repassar o Conselho Municipal da Juventude para a SMELJ, antes sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Ação Social. “Nós trouxemos o conselho pra cá (SMELJ) e já está com a lei consolidada e adequada para votação na Câmara de Itabira”, afirmou Gabriel. Ainda segundo ele, “planejaremos políticas voltadas para a Juventude pelos próximos dez anos. Então, já fizemos contato no Governo do Estado e estamos muito bem alinhados com o subsecretário de Juventude, Miguel Ângelo, que já se colocou à nossa disposição. Também buscamos apoio na Secretaria Nacional de Juventude e, acredito que, podemos captar até quatro milhões em projetos para a pasta”, finalizou o secretário-adjunto.

Scroll To Top