segunda-feira , 17 junho 2019
Você está aqui: Capa | Destaques | Parceria entre Prefeitura e comunidade – Com projeto-piloto do Governo, quadra é revitalizada no bairro Cônego Guilhermino
Parceria entre Prefeitura e comunidade – Com projeto-piloto do Governo, quadra é revitalizada no bairro Cônego Guilhermino

Parceria entre Prefeitura e comunidade – Com projeto-piloto do Governo, quadra é revitalizada no bairro Cônego Guilhermino

Por meio de um projeto-piloto do Governo Municipal, moradores revitalizaram a quadra de esportes do bairro Cônego Guilhermino, no último sábado (5). O local, que estava abandonado pela comunidade, ganhou uma nova aparência e mais segurança. Aproximadamente 50 pessoas do bairro se mobilizaram para essa iniciativa e a obra foi concluída em apenas cinco horas de trabalho.

O projeto, que ainda não tem nome definido, busca revitalizar as áreas públicas e aproximar ainda mais a administração municipal das comunidades. De acordo com o Ouvidor-Geral do Município, Milson Fernandes Júnior, a Prefeitura de Itabira disponibiliza todo o material necessário para a reforma e a população participa com a mão de obra.

A partir deste projeto-piloto, vamos desenvolver ainda mais a ação para que possa ser expandida para todos os bairros, inclusive zona rural. Desde o início, o prefeito Damon Lázaro de Sena pediu a aproximação das diversas secretarias municipais com a população. Sabemos que existe uma demanda reprimida nos últimos anos e que precisamos encontrar soluções para as comunidades. Desta forma, achamos interessante o Governo Municipal oferecer o material, além de disponibilizar alguns servidores para ajudar, e a sociedade participar com a mão de obra”, disse Milson Fernandes, que também trabalhou no local.

O Ouvidor-Geral acrescentou que a parceria entre a Prefeitura e a comunidade vai agilizar os trabalhos de revitalização: o processo se torna mais rápido, uma vez que não é necessário abrir uma licitação para operacionalizar as obras. “Além da rapidez de atendimento, um dos principais objetivos do projeto é envolver a população local nesta atividade, pois acreditamos que quem faz, cuida”, concluiu.

Essa é a mesma opinião de Edmar José da Silva, que mora no bairro Cônego Guilhermino há 40 anos. Para ele, se a comunidade não se envolver e cuidar do espaço onde está inserida, “uma coisa que é de todo mundo pode virar terra de ninguém. Então, alguns começam a depredar, a sujar, a usar o espaço para consumo de drogas, para furtos e coisas deste tipo. Por isso, o mais interessante é juntarmos crianças e adultos para fazer esta atividade, porque cada um que vier trabalhar também vai ajudar a cuidar”.

Ao assumir a Associação de Amigos do Bairro Cônego Guilhermino, a presidente Gislei Germano percebeu que várias coisas no bairro deveriam ser feitas, entre elas, proporcionar opções de lazer à comunidade. “Descobrimos que haviam invadido a quadra e que estava tudo quebrado: vidros, torneiras, vaso sanitário, faltava água e luz. Os adultos não podiam utilizá-la, devido a má conservação. As crianças ainda se arriscavam e corriam sérios risco de se machucarem. Após algumas reuniões, resolvemos que iríamos revitalizar a quadra. Além disso, todos nós gostamos de um ambiente bonito e agradável. E o local bonito e mais seguro é melhor para todo mundo”.

Gislei Germano destacou a parceria da Prefeitura com a comunidade nessa iniciativa. “É ótimo participar deste projeto-piloto, porque conseguimos o material e a mão de obra. Somos todos voluntários. A comunidade abraçou a causa, aqueles que puderam participar contribuíram muito. Sabemos que, sem o apoio da Prefeitura, seria praticamente impossível realizar esta ação. O Governo Municipal foi de fundamental importância. Acreditamos que a manutenção do local fica por conta da comunidade. Mas, com certeza, a comunidade sozinha não daria conta. Sem o apoio do governo,  as comunidades caminham, mas com muito mais dificuldade. Posso dizer que fomos privilegiados”, declarou a líder comunitária.

 

Os comentários estão fechados.

Scroll To Top