segunda-feira , 15 julho 2019
Você está aqui: Capa | Destaques | Diretrizes – Audiência Pública discute estratégias para o Plano Municipal de Educação

A audiência pública sobre o Plano Municipal de Educação (PME) encheu o auditório da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), nesta segunda-feira (18). Educadores, diretores, pais de alunos e outros representantes da sociedade civil se reuniram para discutir as metas e estratégias da minuta do PME. Também estiveram presentes o prefeito Damon Lázaro de Sena, o vice-prefeito Reginaldo Calixto de Oliveira, secretários municipais e represente da Câmara Municipal.

O PME é o documento onde constam as diretrizes da educação no município para os próximos 10 anos. A elaboração envolve o levantamento de dados, informações, estudos, análises e consultas públicas. A população está participando da sua construção. Por meio de link disponibilizado no site da Prefeitura, o cidadão teve acesso à minuta, enviou sugestões e opiniões. As escolas – técnicas, estaduais, municipais –, a Comissão de Educação da Câmara Municipal e o Conselho Municipal de Educação também participaram da elaboração do Plano.

O prefeito Damon Lázaro de Sena ressaltou a importância do documento no levantamento das necessidades educacionais da população. “Este plano propiciará o encontro de soluções específicas para ampliar a qualidade da educação na cidade. É preciso investir pesado neste setor, porque tudo passa por ele. Uma sociedade educada, consciente e conhecedora de seus valores e deveres viverá e terá um processo organizacional melhor. Por isso a Prefeitura de Itabira trabalha, arduamente, para ampliar o acesso ao ensino, valorizar os educadores e melhorar a educação”.

A secretária municipal de Educação Luciane Maria Ribeiro da Cruz Santos explicou que o trabalho para elaborar a minuta do PME vem sendo desenvolvido desde 2013. O primeiro passo foi o mapeamento da rede municipal. Por meio dos dados e utilizando os indicadores nacionais foi elaborado o primeiro diagnóstico. Também foram utilizados como instrumento o Plano Municipal da Infância e da Adolescência, de atendimentos da Secretaria Municipal de Ação Social (SMAS), os estudos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Censo e pesquisas nacionais.

Os presentes se reuniram para discutir a minuta do PME e propor alterações. Após a elaboração do plano, o prefeito fará um Projeto de Lei que será encaminhado à Câmara Municipal. Depois de votado, o PME deverá ser sancionado por Damon Lázaro de Sena, até junho deste ano.