domingo , 26 maio 2019
Você está aqui: Capa | Destaques | Seminário “Poética e Memória em Drummond” acontece nos dias 23 e 24/10 na FCCDA
Seminário “Poética e Memória em Drummond” acontece nos dias 23 e 24/10 na FCCDA

Para discutir a obra de Drummond, sua importância na construção de uma visão modernista para a poesia brasileira e resgatar a memória do poeta, a Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) realiza o Seminário “Poética e Memória em Drummond” com os escritores Roberto Said, Silvana Pessoas, Antônio Carlos Secchin e Letícia Malard. Divididos em dois dias de atividades, os escritores prepararam palestras especiais sobre o papel de Drummond da literatura nacional.

No dia 24 de outubro, a partir das 20h, o seminário começa com o recital “Sete vozes de Drummond” elaborado por Antônio Carlos Secchin. O carioca é professor emérito de Literatura Brasileira da Faculdade de Letras da UFRJ e Doutor em Letras pela mesma Universidade. Além disso, é poeta com seis livros publicados, ensaísta, organizador de várias seletas e obras completas de poetas brasileiros e membro da Academia Brasileira de Letras. Em “Sete vozes de Drummond”, apresenta um passeio à obra poética de Drummond, percorrendo-a a partir de sete eixos temáticos: a infância, a poesia, a família, a solidão, o amor, a morte e a sociedade.

Em seguida, é a vez de Roberto Said: mestre em Teoria da Literatura e Doutor em Literatura Comparada pela UFMG e professor de Teoria da Literatura também pela universidade mineira. Hoje é pesquisador nas áreas de Letras, História e Cultura Brasileira, com ênfase em Literatura Brasileira e História e memória cultural. Além disso, é uma referência em estudos biográficos, poesia contemporânea e arquivos e acervos literários. Em sua explanação “A insuspeita alegria de conviver”, ele discute o movimento paradoxal da obra de Drummond que é por um lado uma obsessiva busca autobiográfica (concretizada em uma série de poemas sobre sua história individual e familiar) e, por outro, busca refletir e se comunicar com o homem comum.

Silvana Pessoa encerra o primeiro dia com a palestra “À mesa com Carlos Drummond de Andrade”. Ela discorre sobre quatro dos textos que compõe o livro de crônicas de Drummond “A bolsa & a vida”. Agrupados sob o subtítulo “O céu da boca”, os textos falam sobre costumes culinários utilizados pela sociedade mineira do século XX. A ideia é analisar em que medida as iguarias “mineiras” assumem, na obra drumondiana, o estatuto de um ritual antropológico. Como complemento a esta reflexão, utiliza a correspondência que o poeta manteve com sua sobrinha Flávia (Favita), na qual dá notícia das guloseimas que lhe eram enviadas de Minas. Silvana é graduada em Letras (Licenciatura em Português e Inglês) pela UFOP, Mestre e Doutora em Estudos Literários pela UFMG e, hoje, é Professora Associada da Faculdade de Letras da mesma instituição.

Dia 25/10

O segundo dia de seminário acontece a partir das 19h. Nele, Letícia Malard apresenta a palestra “111 anos de Drummond”. Formada em Letras Neolatinas e doutora em Literatura Brasileira pela UFMG, Letícia Malard é Professora Titular Emérita (também na UFMG) de Literatura Brasileira, Teoria da Literatura e Literatura Comparada. Publicou 16 livros, mais de 200 textos em revistas e jornais especializados em Literatura e participou de aproximadamente 180 programas de televisão sobre assuntos culturais. A autora pretende discutir os 111 anos de Drummond, debatendo sua poesia enquanto narrativa do mundo da memória que envolveu sua obra.

O seminário “Poética e Memória em Drummond” acontece na Galeria da FCCDA e está inserido na programação da Feira do Livro.

Outras informações pelo telefone 3835-2102 ou no site www.culturaemitabira.com.br.

A 12ª Semana Drummondiana é uma realização de Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, com patrocínio da Prefeitura Municipal de Itabira e copatrocínio da Vale.