quinta-feira , 20 junho 2019
Você está aqui: Capa | Destaques | Saiba mais sobre o funcionamento da ETA Rio de Peixe
Saiba mais sobre o funcionamento da ETA Rio de Peixe

Desde a semana passada, está em funcionamento a Estação de Tratamento de Água (ETA) Rio de Peixe, instalada próxima ao bairro Bálsamos. A obra resulta da parceria entre Prefeitura de Itabira, Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) e Vale e o investimento total é de R$ 5.554.472,00.

A ETA permite a captação de 60 litros de água por segundo (l/s) para abastecer os bairros Santa Ruth, Santa Marta, Monsenhor José Lopes, Valença, Fênix e João XXIII. O volume excedente é destinado ao reservatório do Milhão, no Juca Batista. Segundo o Saae, a nova estação permite que o reservatório da região do Fênix permaneça cheio durante o dia, algo que nunca ocorreu antes.

Como o local aguarda a instalação da rede elétrica, a Prefeitura alugou um gerador para funcionamento da ETA pelo valor de R$ 7.600,00 para o período de um mês. O Saae arca com as despesas dos combustíveis dos três geradores em funcionamento: um bombeia água do Rio de Peixe para a ETA Pureza; outro é responsável pelo funcionamento da ETA Rio de Peixe; e o terceiro bombeia água do Sistema Girau para a ETA Gatos. São consumidos cerca de 1.100 litros de diesel por dia, representando uma despesa de aproximadamente R$ 3.300,00.