segunda-feira , 1 junho 2020
Você está aqui: Capa | Destaques | Inclusão de Itabira no Colar Metropolitano facilitará implantação de serviços que beneficiam a comunidade

No início deste mês, foi aprovado em segundo turno o Projeto de Lei Complementar (PLC) que inclui Itabira no Colar Metropolitano de Belo Horizonte. O documento que altera a Lei Complementar 89/2006 foi votado na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Após passar pela redação final, o projeto será enviado ao governador Fernando Pimentel para ser sancionado.

Além da proximidade geográfica com Belo Horizonte, Itabira possui limites territoriais e forte integração com cidades que já fazem parte do Colar Metropolitano, como Bom Jesus do Amparo e São Gonçalo do Rio Abaixo. A inclusão do município foi proposta pelos deputados Carlos Henrique Alves da Silva (licenciado do cargo para ocupar a Secretaria de Estado de Esportes) e Raimundo Nonato de Barcelos.

O prefeito Damon Lázaro de Sena explicou que essa mudança vai facilitar a execução de serviços relacionados à habitação, saúde, educação e segurança pública, entre outros segmentos. “A inclusão no Colar Metropolitano é uma importante conquista para a comunidade itabirana. No programa ‘Minha Casa, Minha Vida’, por exemplo, haverá mudança quanto ao valor repassado pelo Governo Federal ao município. Antes, era transferido o valor de R$ 60 mil para construção das moradias. Agora, o repasse deve girar em torno de R$ 75 mil. Ou seja, vai melhorar a participação do Governo Federal em programas sociais, diminuindo a contrapartida da Prefeitura”, afirmou.

Na votação, também foi aprovada a inclusão das cidades de João Monlevade, Jequitibá, Santana do Riacho e Catas Altas. Já fazem parte os municípios de Barão de Cocais, Belo Vale, Bom Jesus do Amparo, Bonfim, Fortuna de Minas, Funilândia, Inhaúma, Itabirito, Itaúna, Moeda, Pará de Minas, Prudente de Morais, Santa Bárbara, São Gonçalo do Rio Abaixo, São José da Varginha e Sete Lagoas.