sábado , 24 agosto 2019
Você está aqui: Capa | Conselhos Municipais | 52 membros – Conselheiros do Codema são empossados
52 membros – Conselheiros do Codema são empossados

Os membros do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Codema) foram empossados nessa quinta-feira (21). A solenidade aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA). Os conselheiros exercerão mandato durante o biênio 2016/2017.

O Conselho Municipal de Meio Ambiente tem a função de opinar e assessorar a Prefeitura, suas secretarias e o órgão ambiental municipal – nas questões relativas ao meio ambiente. Nos assuntos de sua competência, é também um fórum para se tomar decisões, tendo caráter deliberativo, consultivo e normativo.

O órgão é composto por representantes do poder público e dos segmentos da sociedade civil: classes de atividades profissionais; atividades econômicas; mantenedoras de Ensino Superior; empresas de atividades minerárias; representantes da Vale S.A; entidades Civis de Defesa dos Interesses dos Moradores; clubes de serviços; sindicato dos trabalhadores; empresas loteadoras ou incorporadoras; sindicato Patronal; representantes Civis de Defesa da Qualidade do Meio Ambiente; entidades técnicas relacionadas ao setor de saneamento básico. Ao todo são 52 integrantes.

A secretária municipal de Ação Social, Valquíria Pascoal de Souza Duarte, representou o prefeito Damon Lázaro de Sena. Ela parabenizou os conselheiros empossados e ressaltou que o grande desafio do Codema é a gerir os espaços urbanos e rurais. “Atualmente, percebemos um despertar da população para as questões ambientais e consequentemente, na legislação. Não se pode pensar em desenvolvimento econômico sem pensar em meio ambiente. Este planejamento e a gestão adequada de ambos é o que vai garantir um futuro para as novas gerações. Por isso, o trabalho de vocês é primordial e de grande importância”.