quinta-feira , 20 junho 2019
Você está aqui: Capa | Destaques | Administração de qualidade – Gestão de Itabira é destaque em veículos nacionais e internacionais

A boa gestão do prefeito Damon Lázaro de Sena tem repercussões nacionais e internacionais. As ações da atual administração foram destaques na emissora de televisão do Japão, a NHK, e pelo jornal paulistano de circulação nacional, Valor Econômico.

Na tarde de terça-feira (26), o chefe do executivo itabirano concedeu entrevista exclusiva à emissora NHK World TV. Único canal japonês disponível no Brasil por meio de TVs a cabo e assinatura, a emissora pública é a maior rede de televisão do Japão. A entrevista teve como tema principal a crise econômica mundial e a queda da arrecadação no município.

É uma matéria sobre a crise mundial e quais são os impactos que as pequenas cidades sofrem. Recentemente o prefeito anunciou o cancelamento do Carnaval e comentou que destinaria a verba para a saúde e educação. Ouviremos quais são as prioridades do município. Mostraremos que Itabira, uma cidade do interior de Minas Gerais, está muito influenciada pelo setor de mineração. Por exemplo, como uma atividade lá na China consegue influenciar as tomadas de decisões aqui do setor público. Gostaríamos de mostrar isso: como o macro atinge as pequenas cidades”, disse a assistente de produção Vanessa Makiyama.

Ainda na terça-feira (26), o jornal Valor Econômico publicou em seu site uma matéria sobre as cidades que perderam mais de um terço de seus empregos e pontuou o trabalho de Damon Lázaro de Sena para diversificar a economia do município. Para atingir este objetivo cita-se o empenho da atual administração em ampliar o campus da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) na cidade.

De acordo com a matéria, Itabira perdeu 11% do emprego formal no setor extrativo em 2015. O fator responsável pelo percentual foi o fim das obras relacionadas a um projeto de ampliação e recuperação de minas antigas da Vale. A situação foi potencializada pela crise na mineração decorrente da queda no preço do minério de ferro. Para reduzir a dependência de Itabira com relação à mineração, o prefeito itabirano ressaltou que utiliza os recursos provenientes da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM) para gerar alternativas econômicas para Itabira.

Recentemente, a Prefeitura inaugurou o segundo prédio da Unifei. Com 11.500m², o edifício é a maior obra de construção civil da iniciativa pública em Itabira. Nesta obra, a Prefeitura investiu R$ 48 milhões de recursos próprios. O imóvel possui quatro pavimentos que abrigam biblioteca, cantina, salas de aula, laboratórios e setores administrativos, além da cobertura e do térreo. A consolidação do campus universitário é o resultado de uma parceria inédita entre Prefeitura, Vale e Governo Federal.

Trabalhamos para cuidar das pessoas e promover desenvolvimento e crescimento ao município para que a população tenha novas oportunidades de emprego e renda. Para isso, além da ampliação da Unifei ainda discutimos a implantação do Parque Tecnológico, projeto que faz parte da união de esforços para a diversificação econômica de Itabira”, ressaltou Damon Lázaro de Sena.

Saiba mais

A NHK World é a subdivisão internacional da NHK, responsável por transmitir notícias e informações sobre o Japão e a Ásia para o resto do mundo. É o principal canal da TV japonesa, transmitido simultaneamente para o Brasil, com som original em japonês e inserções de notícias em inglês ao longo da programação. No Brasil, o escritório fica em São Paulo e atende toda a América Latina.

Segundo a equipe da NHK World, a reportagem com o prefeito Damon Lázaro de Sena será exibida em todo o mundo, com versões em japonês e inglês. Tão logo seja veiculada, a Prefeitura disponibilizará o material.

Já a matéria produzida pelo Valor Econômico pode ser acessada no link: http://www.valor.com.br/brasil/4409732/seis-cidades-perdem-mais-de-um-terco-de-seus-empregos