sábado , 20 abril 2019
Você está aqui: Capa | Destaques | Dia Mundial da Água – ETA Rio de Peixe é inaugurada após 30 anos sem investimento em captação

Após 30 anos sem investimentos em captação de água, a Prefeitura de Itabira inaugurou nesta terça-feira (22) a Estação de Tratamento de Água (ETA) Rio de Peixe. A consolidação deste projeto atende os anseios da população, que aguardava há décadas por soluções quanto ao abastecimento de água na cidade. Sob o aplauso de autoridades, servidores e principalmente dos líderes comunitários dos bairros que serão atendidos pela ETA, a placa de inauguração foi descerrada.

Localizada na região do bairro Bálsamos, a obra é da Prefeitura em parceria com a Vale e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae). A estação de tratamento atenderá 25 mil pessoas nas regiões dos bairros Santa Ruth, Santa Marta, Monsenhor José Lopes, Valença, Fênix e João XXIII. Estima-se que essa população consuma 32 litros por segundo (l/s) do volume total de 60 l/s. Os outros 28 l/s serão transferidos para o reservatório do Milhão, no Juca Batista, o que permitirá atender até 65 mil pessoas na cidade.

Jacir Primo, diretor do Saae mencionou os desafios diários enfrentados pela autarquia para garantir água nas residências e ressaltou que em 30 anos, os investimentos em captação se resumiram apenas a estudos ou projetos básicos que não saiam do papel. “Itabira produz cerca de 330 l/s para atender uma população de 110 mil habitantes, quando são necessários 465 l/s. A ETA Rio de Peixe vai reduzir este déficit em 75 l/s. Este governo é o responsável por investir nos projetos de captação para que Itabira possa ter sustentabilidade hídrica e forneça água que a população e a indústria necessitam. Caminhamos para o futuro”.

O prefeito Damon Lázaro de Sena disse que a obra é um marco na história de Itabira. “Estamos investindo R$ 48 milhões em captação de água e Tratamento de Esgoto, provenientes de recursos próprios, Governo Federal e Vale. Estamos construindo em parceria com a iniciativa privada e sociedade organizada. A ETA é um grande passo para o desenvolvimento da cidade, mas devemos continuar a usar a água de forma consciente. A administração municipal trabalha para cuidar das pessoas e fomentar meios para um futuro com qualidade de vida para a população”.

Foram investidos R$ 5.124.320,08 milhões, dos quais a Prefeitura custeou R$ 3.624.320,08. A mineradora participou com aporte de R$ 1,5 milhão e cessão da outorga para captação.

A solenidade também contou com a presença do diretor de Ferrosos Sudeste da mineradora Antônio Daher Padovezi, gerente-geral da Vale Fernando Carneiro, vereadores, o e o presidente da Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agropecuária de Itabira (Acita) Eugênio Muller.