segunda-feira , 24 junho 2019
Você está aqui: Capa | Ação Social | 300 quilos – Prefeitura repassa ao Cras Gabiroba alimentos doados pela Relba
300 quilos – Prefeitura repassa ao Cras Gabiroba alimentos doados pela Relba

O prefeito Damon Lázaro de Sena entregou nessa quarta-feira (18) 300 quilos de alimentos ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro Gabiroba. Os alimentos são provenientes do município de Caratinga, integrante da Rede Leste de Banco de Alimentos (Relba).

A Relba tem o objetivo de integrar as atividades dos Bancos de Alimentos, tornando-os mais eficientes, tanto na condução de programas federais, quanto nas captações de doações de alimentos de empresas e produtores rurais. É um programa do Ministério de Desenvolvimento de Combate à Fome. Itabira integra a Rede desde outubro de 2014, composta ainda pelos municípios de Caratinga, Santana do Paraíso, Santa Bárbara do Leste, Santa Rita de Minas, Piedade de Caratinga, Entre Folhas, Vargem Alegre, Ubaporanga, Engenheiro Caldas, Tarumirim e Alvarenga.

O Município tem recebido alimentos quinzenalmente e estes estão sendo repassados pela Prefeitura de Itabira a entidades assistenciais e centros de referência. Na última remessa chegaram 6,2 toneladas ao Banco de Alimentos. Destes, 1,5 toneladas foram distribuídos para os o Cras do bairro Gabiroba, Jardim das Oliveiras, Pedreira, Santa Ruth e para o Centro de Referência de Assistência Social (Creas).

Foram entregues no Cras Gabiroba: abacate, alface, banana, berinjela, couve, laranja, mandioca, pimenta e tangerina. Os alimentos serão utilizados no lanche para os usuários do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos e também repassados a algumas famílias de maior vulnerabilidade, que são acompanhadas pelo serviço de proteção e atendimento integral às famílias.

A Secretaria Municipal de Ação Social Valquíria Pascoal de Souza Duarte explicou como são recebidos os alimentos doados as famílias e ressaltou que isso só é possível porque a Administração Municipal realmente é comprometida com a população. “Queremos que estes alimentos ajudem a reforçar a mesa de vocês. Lembro também que o Banco de Alimentos tem uma importante participação na construção e instalação do Restaurante Popular. Eles fornecerão grande parte dos alimentos utilizados. Teremos alimentação saudável, equilibrada e acessível a todos”.

O prefeito Damon Lázaro de Sena lembrou que Itabira já recebeu cerca de 20 toneladas de alimentos em aproximadamente de 40 dias. “O trabalho do Banco de Alimentos é muito importante para fornecer alimentos para entidades, creches, escolas e centros de referência. É uma forma de fixar e valorizar o produtor rural. A Prefeitura trabalhar para a população, trazendo mais dignidade e melhores condições de vida”.

Ao final, uma nutricionista explicou as famílias como utilizar da melhor maneira os alimentos e os benefícios nutricionais de cada um.