domingo , 17 dezembro 2017
Você está aqui: Capa | Ação Social | Itabira terá ações de conscientização no Dia Internacional da Mulher

Itabira terá ações de conscientização no Dia Internacional da Mulher

Este ano, o Dia Internacional da Mulher – 8 de março – será celebrado com palestras sobre a saúde da mulher e ações de combate à violência sexual e doméstica. A Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com as secretarias municipais de Educação (SME) e Ação Social (SMAS), Gerência Regional de Saúde (GRS), Conselho Tutelar de Itabira, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Câmara de Vereadores, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/Itabira), hospitais Nossa Senhora das Dores e Municipal Carlos Chagas, poder judiciário, polícias Civil e Militar, organizou uma comissão – composta por representantes dessas instituições citadas – para divulgar o Serviço de Apoio à Mulher Vítima de Violência Sexual.

O objetivo é que as vítimas tomem atitudes corretas e o mais rápido possível através do número telefônico 180”, explicou Margarida Guerra, funcionária da SMS e membro do Comitê de Enfrentamento à Violência Sexual e Doméstica. Ainda segundo ela, o telefone 180 é um serviço gratuito, oferecido pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres – órgão federal pertencente ao Ministério da Justiça e da Cidadania – que funciona 24 horas por dia e orienta as mulheres a buscarem o apoio necessário, dentro do que existe em sua região e de acordo com as necessidades do caso.

Amanhã, às 8 horas, o comitê se reunirá no Centro Estadual de Atenção Especializada (Ceae) – antigo Viva Vida – na avenida João Pinheiro, nº 791, para participar de um programa de rádio e, às 10 horas, começará a distribuição do material educativo para a população. Este material, segundo Margarida Guerra, estará disponível em todos os Programa de Saúde à Família (PSF), nos hospitais, nas escolas municipais Marina Bragança, Antonina Moreira, José Gomes Vieira, Antônio Camilo Alvim, Didi Andrade e na Prefeitura.

Palestras

Das 10 às 11 horas, a psicóloga Janaína Ávila estará no auditório do Paço Municipal para a palestra “Saúde da Mulher” e, no período da tarde, das 14 às 15 horas, Virgilino Quintão, médico ginecologista, prosseguirá com o tema. O evento é aberto ao público.