Você está aqui: Capa | Saúde | Dengue | Prefeitura realiza mutirão de combate à dengue no bairro Nossa Senhora das Oliveiras

É a vez dos moradores do bairro Nossa Senhora das Oliveiras ajudarem a Prefeitura de Itabira a combater o mosquito Aedes aegypti. Neste sábado (8), das 8 às 12 horas, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a associação de moradores, realizam um mutirão de limpeza para eliminar focos de dengue, chikungunya, zika e febre amarela.

O mutirão no bairro, segundo Thereza Cristina Oliveira Andrade, superintendente de Vigilância em Saúde, estava programado para antes do resultado do último Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (Liraa) – realizado entre os dias 13 e 17 de março – onde o índice de infestação registrado foi de 15,09%. “Após o resultado do primeiro Liraa, em janeiro, foram identificados mais focos positivos do mosquito, surgindo então, a necessidade de um mutirão. Mas, parte do trabalho de eliminação desses focos já foi feito”, informou a superintendente. Ainda de acordo com ela, “os trabalhos de prevenção do mosquito devem ressaltar que a região leste de Minas Gerais está em situação de risco para surto de chikungunya. Foram registrados mais de dois mil casos só no início do ano”.

O mutirão de limpeza conta com os agentes comunitários de endemias (ACE), que identificam e tratam os focos com larvicida e, também, com a Itaurb, para recolher os resíduos e materiais que os moradores descartarem. Outra parte da equipe da SMS vai panfletar, orientar e tirar dúvidas da população.

No entanto, os trabalhos para conter o avanço do mosquito Aedes aegypti começam amanhã (06/04), às 19h30, na associação do bairro Nossa Senhora das Oliveiras, onde Thereza Andrade se reúne com a população para explicar a situação atual do Liraa, orientar sobre as doenças que o mosquito transmite e discutir estratégias de eliminação dos focos.

Outras reuniões

Na tarde de ontem (4), no auditório da Prefeitura, o Comitê Municipal de Combate à Dengue (CMCD) realizou a primeira reunião do ano para definir calendário de encontros, estratégias de combate e posse da presidente Sandra Piedade Machado Torres, representante da Secretaria Municipal de Assistência Social. As reuniões são quinzenais, sempre às 16 horas, no auditório da Prefeitura de Itabira.

Já na noite de ontem, a equipe da Secretaria de Saúde esteve na associação do bairro Clóvis Alvim II para orientar a população sobre a prevenção de focos do mosquito Aedes aegypti. Segundo Thereza Andrade, os moradores do bairro estão mobilizados para conter o avanço das doenças transmitidas pelo mosquito e realizam, por conta própria, mutirões de limpeza.