Você está aqui: Capa | Destaques | Prefeitura faz vistoria e reforma da Igrejinha do Rosário começa na próxima segunda
Prefeitura faz vistoria e reforma da Igrejinha  do Rosário começa na próxima segunda

A Prefeitura de Itabira iniciou ontem (10), uma vistoria na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos – “Igrejinha do Rosário” – localizada na avenida João Soares da Silva, no bairro Penha – para iniciar a reforma na próxima segunda-feira (17/04).

De acordo com Ronaldo Lott Pires, secretário municipal de Obras, uma equipe da Prefeitura está fazendo a vistoria na parte elétrica da igreja, para o acendimento das luzes nesta quarta-feira (12). “É necessário fazer essa revisão para que possamos acender as luzes com segurança”. Ainda segundo o secretário, a parte externa no parapeito frontal da estrutura será iluminada para a celebração da semana santa.

Já na próxima segunda-feira (17), o departamento de obras da Itaurb começa a reforma, prevista para os próximos dois meses. Por se tratar de um patrimônio histórico, o custo final do serviço, segundo Ronaldo Lott, não está definido. “É impossível calcular o valor total de uma obra deste nível, porque pode variar dependendo do que for encontrado durante a execução do serviço. Inclusive, pelo valor histórico e cultural do patrimônio, devemos ser extremamente meticulosos e criteriosos”, avaliou o secretário.

O serviço será executado em forma de parceria, conforme anunciado pela Prefeitura em fevereiro. Desta maneira, Ronaldo Lott explicou que a mão de obra fornecida pela Prefeitura está orçada em aproximadamente R$ 40 mil e os materiais, adquiridos pela Diocese de Itabira, em R$ 39 mil.

Em tempo

A reforma da Igrejinha do Rosário foi uma solicitação do prefeito Ronaldo Magalhães, no início do ano. Desde então, a Prefeitura já realizou vistorias técnicas e recuperou o histórico de obras já executadas na igreja e, de acordo com Ronaldo Lott na época, os atuais estragos não comprometem a estrutura da construção.