segunda-feira , 27 maio 2019
Você está aqui: Capa | Agricultura e Abastecimento | Feira itinerante da agricultura familiar começa em maio
Feira itinerante da agricultura familiar começa em maio

A Prefeitura de Itabira inaugura no próximo dia 04/05, das 7 às 12 horas, no bairro Centro, na Rodoviária – próximo à entrada do Parque da Água Santa – a primeira edição da feira Terra Nossa.

De acordo com o decreto regulamentador nº 628 – assinado pelo prefeito Ronaldo Magalhães no dia 28/03 – a feira será realizada uma vez por semana, sempre às quintas-feiras, em um dos sete bairros selecionados da cidade – Bela Vista, na rua Anastácio de Brito; Caminho Novo, na rua Cristal; Praia, avenida Cristina Gazire, na área verde, em frente ao centro comercial do bairro; Gabiroba, na rua Almir Pessoa de Magalhães; João XXIII, avenida Jorge Ferraz, esquina com a rua Humberto Campos; Amazonas, na rua Amapá, entre os cruzamentos das avenidas Brasil e Ipiranga – além dos distritos Ipoema e Senhora do Carmo.

Feira

A feira itinerante é uma parceria entre a Prefeitura de Itabira com a Associação dos Produtores da Agricultura Familiar de Itabira (Apafi) e tem como objetivo escoar a produção da agricultura familiar do município, além de aproximar os produtores dos consumidores. São 15 barracas, com três produtores em cada, comercializando frutas, legumes, verduras, tubérculos, cereais, aves vivas e abatidas, carnes suína e bovina, quitandas, ovos, mel, derivados do leite e do milho, doces e artesanatos. Segundo informação da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA), os produtos de origem animal são inspecionados pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM) com o devido selo que garante a qualidade da mercadoria.

Para participar da Terra Nossa, é necessário que o produtor seja, exclusivamente, da agricultura familiar e apresente a Declaração de Aptidão (DAP) ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), emitida pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater/MG).

História

O programa Apoio à Geração e Incremento de Renda (Agir), da Fundação Vale, incentivou a criação da feira itinerante, capacitando os produtores por meio de cursos que ensinaram novas técnicas para aumentar e diversificar a produção.

O programa contribui para o fortalecimento de negócios sociais, respeitando as vocações e criando oportunidades de trabalho e aumento de renda nas comunidades onde atua. O participante recebe capacitações, assessorias, orientações, investimentos e acompanhamento dos projetos de empreendedorismo (incubação ou aceleração). Em Itabira, o Agir conta com a parceria da Prefeitura e da Incubadora Social do Instituto Kairós (Nova Lima/ MG) como entidade técnica executora.