Você está aqui: Capa | Saúde | Dengue | Prefeitura realiza mutirão contra a dengue nos bairros São Francisco e São Pedro

Neste sábado (6), das 7h30 às 12h30, a Prefeitura de Itabira convoca os moradores dos bairros São Francisco e São Pedro para o mutirão de limpeza contra o mosquito Aedes aegypti.

Segundo informação de Natália Andrade, diretora de Vigilância Epidemiológica, os mutirões serão realizados de acordo com o último Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (Liraa), onde o bairro São Francisco (13,33%) encontra-se em situação grave e o São Pedro (9,25%) notificado com risco de surto. “Estamos seguindo o Liraa de forma decrescente. No entanto, no bairro São Francisco o tratamento focal já foi concluído e, no São Pedro, vamos concluir amanhã”, explicou Natália.

O mutirão de limpeza acontecerá com 25 agentes comunitários de endemias (ACE) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que identificam e tratam os focos com larvicida; com a Empresa de Desenvolvimento de Itabira (Itaurb), que disponibiliza um caminhão para recolher os resíduos e materiais que os moradores descartarem e, também, com dois fiscais da vigilância sanitária que, segundo Natália Andrade, “acompanharão os casos problemáticos, como por exemplo, lotes muito sujos. Neste caso, os agentes fazem um trabalho educativo com os proprietários e explicam sobre a notificação, caso a limpeza não seja realizada”. Outra parte da equipe da SMS vai panfletar, orientar e tirar dúvidas da população, reforçando que o mosquito Aedes aegypti é vetor das doenças dengue, chikungunya, zika e febre amarela.