Você está aqui: Capa | Destaques | Prefeitura promove semana de combate ao racismo
Prefeitura promove semana de combate ao racismo

Prefeitura promove semana de combate ao racismo

Com o objetivo de chamar a atenção dos itabiranos para o tema igualdade racial, entre os dias 8 e 13 de maio, a Prefeitura de Itabira promove uma semana de atividades para refletir sobre o preconceito.

Para a diretora de Promoção da Igualdade Racial, da Secretaria Municipal de Governo, Maria Helena Primo, a semana de combate ao racismo é uma oportunidade para as pessoas pensarem sobre o preconceito em todas as esferas, em especial à população negra. “O nosso objetivo é sensibilizar e conscientizar toda a população do município quanto à necessidade de trabalhar as políticas públicas que visam acabar com o preconceito racial”. Ainda segundo a diretora, parte da semana será dedicada aos estudantes, público-alvo do evento. “Entendo que é na educação o primeiro passo para qualquer avanço, por isso vamos trabalhar o tema nas escolas, através da exibição de filmes que abordam o racismo e o preconceito. Quando o racismo e preconceito não são discutidos dentro de casa, a escola tem que abraçar a causa”, concluiu Maria Helena.

Programação

A abertura oficial da semana de combate ao racismo será na segunda-feira (8), às 19 horas, no teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), com a presença do prefeito Ronaldo Magalhães, do presidente da Câmara Municipal, Neidson Freitas e da subsecretária de Promoção da Igualdade Racial da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (Sedpac), Cleide Hilma Lima. No dia 9, mesa redonda na comunidade do Morro Santo Antônio com a participação do Prefeito de Itabira, de Dalma Barcelos, vice-prefeita e da subsecretária estadual Cleide Lima, além da visitação à fábrica de quitandas e ao projeto Agrocologia.

Já nos dias 10, 11 e 12, no foyer da FCCDA, cerca de 520 alunos de diversas escolas municipais participarão da apresentação do grupo Galanga e contação de histórias por Eva Gonzaga, às 9 horas e exibição do filme “Bem-vindo a Marly-Gomont”, às 14 horas, que também será exibido no dia 12. Exibição do filme “Quanto vale ou é por quilo”, no dia 11, às 14 horas.

O encerramento da semana começa às 9 horas, do dia 13, na praça Acrísio Alvarenga – região central da cidade – com a concentração do Grupo de Marujos, onde farão cortejo até o Poço da Água Santa. Em seguida, show com Romário Araújo.

Os comentários estão fechados.

Scroll To Top