Você está aqui: Capa | Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo | Fim de semana especial nos distritos de Itabira
Fim de semana especial nos distritos de Itabira

Neste final de semana (15 e 16/7), os distritos Senhora do Carmo e Ipoema realizam festas tradicionais e eventos especiais.

No sábado (15), a partir das 20 horas, em Ipoema – praça Augusto Guerra – começa a Roda de Viola, evento que revive os costumes da cultura tropeira sob as bençãos da lua cheia. Na programação, além das barriquinhas de comidas e bebidas típicas, apresentações artísticas dos Estaladores de Chicote, grupo Sons da Tropa, Comitiva do Berrante, Orquestra Meninar e shows de viola da dupla Clever e Rondinele Violeiros e do grupo Quinta da Viola.

Já em Senhora do Carmo, romeiros de Itabira e região participam do encerramento da tradicional festa em homenagem à Nossa Senhora do Carmo, entre os dias 14 e 16/7. Todos os dias, às 19 horas, missa na igreja matriz e no domingo – dia da padroeira – missas especiais durante o dia. Na sexta-feira, às 21 horas, show com Hudson Sanfoneiro e banda. No sábado, shows com Frei Zeca, às 21 horas e com Paulinho e banda, às 23 horas. O evento é organizado pelos padres Flávio Assis e Arlindo Ferreira, com o apoio dos festeiros e da Prefeitura de Itabira. Também são atrações, as novenas, procissões, apresentações culturais e barraquinhas.

Especial

Desde o dia 13/7, o Parque Nacional da Serra do Cipó (Parna Cipó) deu início à “Travessia Alto Palácio – Serra dos Alves”. O evento começou no Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), com palestras e debates sobre o futuro das visitações nos parques de Minas Gerais. Hoje (14), a caminhada comemorativa começou em Morro do Pilar – base Alto Palácio – às 9 horas, passando pelos campos rupestres de Itambé do Mato Dentro e, terminando no domingo (16), na Serra dos Alves, localidade do distrito Senhora do Carmo. Os participantes, com previsão de chegada às 14 horas, serão recebidos na futura sede do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) da Serra dos Alves – antiga escola municipal.