Você está aqui: Capa | Destaques | Itabira será sede da etapa regional do Jimi
Itabira será sede da etapa regional do Jimi

As disputas da etapa regional dos Jogos do Interior de Minas (Jimi), entre os dias 6 e 10/9, irão movimentar a cidade. As 27 delegações participantes – cerca de 1,5 mil atletas – disputarão as classificatórias para a etapa estadual. A cerimônia de abertura será nesta quarta-feira (6), às 19h45, no Ginásio Poliesportivo Maestro Silvério Faustino – rua Irmãos D’Caux, s/nº, no Centro.

Além da competição, segundo Martinho Francisco de Alvarenga Oliveira, secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude, outro objetivo do Jimi é estimular a economia e o turismo em Itabira. “Receberemos um grande número de atletas e visitantes. Com certeza, o fluxo no comércio será maior nesses dias”.

Pensando nisso, a Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ), preparou uma área de interação para atletas e torcedores. Na porta do Ginásio Poliesportivo terão apresentações musicais gratuitas e barraquinhas de artesanato. “Quando o Município tem a oportunidade de sediar um importante evento esportivo como o Jimi, isso também nos permite aprimorar a gestão esportiva e de lazer do município”, avaliou Martinho Oliveira.

Serão 119 jogos em quatro modalidades, masculino e feminino – futsal, basquete, vôlei e handebol – disputadas nos Ginásio Poliesportivo, Ativa, Clube Atlético Itabirano (CAI) e Ivipa, respectivamente. De 6 a 8/9, acontecerá a fase classificatória; no sábado (9), as semifinais e, no domingo (10), as finais, que definirão as equipes – Municípios – para a etapa estadual, em Lavras, no mês de outubro.

Jogos

No Ginásio Poliesportivo, as partidas de futsal, de 6 a 8/9, serão das 8 às 22 horas; no sábado (9), das 9 às 21 horas e, domingo (10), das 8 às 15 horas. Na Ativa, os jogos de basquete, das 9 às 18h30 (6/9), 13h30 às 20 horas (7 e 8/9), 9 ao meio-dia (9/9) e 8h30 às 15 horas (10/9). As partidas de vôlei, no CAI, das 8 às 21 horas (6 a 8/9), 9 às 18h30 (9/9) e 8h30 às 15 horas (10/9). Já as competições de handebol, no Ivipa, 8 às 22 horas (6 a 8/9), 9 às 22 horas (9/9) e 8h30 às 15 horas (10/9).