Você está aqui: Capa | Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo | Desenvolvimento econômico – Parque Estadual Mata do Limoeiro será destaque nas agências de turismo do estado

A Prefeitura de Itabira recebe nesta quinta-feira (21), às 10 horas, no Museu do Tropeiro, em Ipoema, representantes da Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais (Setur) e proprietários de agências de turismo do estado para uma visitação aos diversos atrativos turísticos da região, além do Parque Estadual Mata do Limoeiro.

A proposta, segundo José Don Carlos Alves Santos, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo, é criar roteiros de passeios na região, já que o Parque Estadual Mata do Limoeiro foi um dos quatro selecionados pelo governo estadual para estimular o desenvolvimento turístico de Minas Gerais. “Foram escolhidas 16 unidades de conservação e desse total, quatro serão pilotos. O nosso parque estadual é um destaque neste projeto devido a infraestrutura que oferece”. O secretário ressaltou ainda, que um dos itens necessários era a internet, instalada nas dependências do parque na sexta-feira da semana passada. “Porque além da visitação, teremos cursos e treinamentos no local. A falta da internet no parque era um quesito limitador na avaliação da Setur”.

O secretário Don Carlos acredita que este trabalho da Setur vai de encontro a um dos principais objetivos da atual gestão municipal, “que é a diversificação econômica e acreditamos que o turismo seja um desses meios para diversificar”.

Roteiro

Antes de explorar o parque, Don Carlos e a equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (SMDECTIT) irão acompanhar a equipe da Setur e dez empresários do turismo em vários pontos de visitação do município. Depois de conhecerem o Museu do Tropeiro e as atrações culturais do distrito – Lavadeiras, Estaladores de Chicote e Sons da Tropa – os visitantes irão para Senhora do Carmo, Serra dos Alves, Cachoeira do Patrocínio, Morro Redondo e Cachoeira Alta. “Nosso objetivo é mostrar a vivência e receptividade dos distritos, já que estamos tendo uma grande oportunidade de potencializar o nosso turismo”, avaliou o secretário.

O trabalho na Mata do Limoeiro, de acordo com o roteiro da SMDECTIT, começa na sexta-feira (22), quando os donos das agências poderão explorar o parque por meio de trilhas. “Com os roteiros elaborados por eles, é a nossa chance de potencializar o turismo na região e, com isso, profissionalizar e ter maior visibilidade”, afirmou Don Carlos. Ainda segundo ele, com o possível aumento da procura pelas atrações turísticas do município, “consequentemente vamos gerar empregos, renda e melhor qualidade de vida, pois quando o turista vem, não é só o hotel que ele utiliza, é o posto de gasolina, a farmácia e o supermercado, por exemplo”.