quinta-feira , 18 janeiro 2018
Você está aqui: Capa | Destaques | Mutirão de castração vai esterilizar 200 cães e gatos
Mutirão de castração vai esterilizar 200 cães e gatos

Mutirão de castração vai esterilizar 200 cães e gatos

A Secretaria de Saúde realiza, entre os dias 16 e 19 de janeiro, o mutirão de castração de cães e gatos. Os procedimentos serão realizados no castramóvel da Organização Não-Governamental (ONG) Aliança Juizforana pela Defesa dos Animais (Ajuda), que ficará instalado no estacionamento da Câmara Municipal. Todos os animais que passarão pela cirurgia já foram cadastrados.

Conforme explica a diretora de Controle de Zoonoses, Kelley de Pinho Generoso, a ação visa inibir o aumento desordenado da população animal nas ruas, o abandono e, ainda, proporcionar melhor condição de vida a eles – previne tumores relacionados ao sistema reprodutor e a morte precoce causada por doenças nas mamas, útero e próstata, melhorando a qualidade de vida do animal.

A ONG Associação de Moradores e Protetores dos Animais da Região de Itabira (Ampari), parceira na ação, está viabilizando a castração dos animais de rua. “Cães e gatos que possuem lares, foram cadastrados por seus tutores, mas os de rua, os voluntários da Ampari estão indicando. Inclusive, são esses voluntários que estão procurando lares temporários para os animais após a cirurgia. Eles terão que ficar cerca de 12 dias sob os cuidados de alguém, que deverá medicar e cuidar do local da incisão”, explica Kelley Generoso.

Ainda de acordo com ela, esta é a primeira ação da Secretaria de Saúde nesta gestão para o controle da população de animais. “Outros mutirões serão feitos. Após a conclusão do censo que está contando os animais da cidade e da zona rural, poderemos avançar ainda mais e criar uma eficiente política de controle populacional de cães e gatos”, informa.

Nesta primeira etapa, os animais que passarão pelo procedimento, na maioria, foram previamente cadastrados nas regiões dos bairros Bela Vista e Bethânia, que são áreas de maior concentração de animais abandonados. As próximas etapas vão abranger outras regiões até a cobertura total do município.

Os comentários estão fechados.

Scroll To Top