sábado , 20 abril 2019
Você está aqui: Capa | Destaques | Nova Estação de Tratamento de Água – Ronaldo Magalhães faz vistoria na ETA Senhora do Carmo
Nova Estação de Tratamento de Água – Ronaldo Magalhães faz vistoria na ETA Senhora do Carmo

Nova Estação de Tratamento de Água – Ronaldo Magalhães faz vistoria na ETA Senhora do Carmo

Na última segunda-feira (29), o prefeito Ronaldo Magalhães esteve no distrito Senhora do Carmo para visitar as obras da nova Estação de Tratamento de Água (ETA) e, também, ceder salas do Centro de Tradições para a associação comunitária dos moradores.

Ao chegar no distrito, o prefeito visitou a obra de instalação da nova ETA, iniciada em agosto do ano passado. De acordo com Ronaldo Magalhães, a obra, prevista para finalizar em 30 dias, irá solucionar o problema da qualidade da água em Senhora do Carmo, “já que a atual ETA foi instalada há 30 anos e não comporta mais a demanda”, avaliou o prefeito, que ainda ressaltou, “essa ETA era uma reivindicação atinga e, agora, a comunidade vai contar com mais volume de água totalmente tratada. Isso é uma questão de saúde pública, pois o Carmo recebe água de má qualidade há algum tempo.”.

Além disso, Ronaldo Magalhães anunciou a busca de recursos para construir uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) no distrito. “Estamos trabalhando e buscando junto ao Ministério das Cidades, recursos para o tratamento de esgoto. Ipoema já tem e agora falta o Carmo. Gosto de lembrar que nossos dois distritos são maiores que muitos municípios.”.

Em seguida, no Centro de Tradições, o prefeito assinou o decreto nº 1.266, onde a Prefeitura irá permitir por 15 anos o uso de duas salas – situadas na parte inferior do centro – pela associação, que executará projetos sociais e voluntários, começando com as artesãs do distrito. Ainda de acordo com o documento, é responsabilidade da associação arcar com despesas de manutenção, como limpeza, pintura, energia elétrica, água, segurança, telefonia e reformas necessárias.

Para Ronaldo Magalhães, o projeto da associação promete “dias melhores” para Senhora do Carmo. “Se Deus quiser vai ser um projeto de sucesso. Além do nosso apoio, conta também com a Vale e, com certeza, o nosso artesanato terá mais oportunidades”, concluiu o prefeito.

ETA

A Prefeitura investirá, no total, R$ 310.576,85 para a construção da nova ETA Senhora do Carmo. O empreendimento produz 15 litros de água por segundo, com capacidade para atender a cinco mil habitantes.

A atual estação de tratamento do distrito, segundo Leonardo Ferreira Lopes, presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Itabira, irá atender, depois da obra, a população dos bairros Chapada, Boa Esperança e Barro Branco que, hoje, contam com poços artesianos. Segundo ele, a ETA do distrito está em “boas condições” para o número de habitantes desses bairros.

Os comentários estão fechados.

Scroll To Top