segunda-feira , 10 dezembro 2018
Você está aqui: Capa | Destaques | II Encontro da Educação Infantil apresenta projeto Contos de Encantamento
II Encontro da Educação Infantil apresenta projeto Contos de Encantamento

II Encontro da Educação Infantil apresenta projeto Contos de Encantamento

Nesta terça-feira (13), acontece o II Encontro da Educação Infantil de Itabira. O evento, promovido pela Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), conta com a presença do secretário municipal de Educação, José Gonçalves Moreira, de professores, coordenadores, especialistas, pedagogos e diretores da rede municipal para apresentação do projeto didático Contos de Encantamento e discussão dos aspectos destacados (impressões gerais, possibilidades, práticas pedagógicas).

De acordo com a superintendente técnico-pedagógica Maria Auxiliadora de Almeida, as atividades promovidas durante o encontro capacitarão os educadores para desenvolver experiências com a língua, que contribuem para a formação das crianças como leitores autônomos e críticos.

O Contos de Encantamento explora o campo de experiência da linguagem, fala, escuta e pensamento, como forma de organização de atividades a serem propostas às crianças e que contribuem para a reflexão sobre o sistema de leitura e escrita. De acordo com a SME, a escolha pela narrativa literária “Contos de Encantamento” para este projeto tem busca alimentar a fantasia e o imaginário da criança, para que ela se familiarize com as histórias e, ao final do percurso, aconteça o reconto e reescrita pelos alunos. Assim, em sala de aula o projeto trabalhará com práticas de leitura, de escrita e comunicação oral, nas seguintes etapas: 1ª) leitura pelo professor, 2ª) escrita pelo professor, 3ª) leitura pela criança, 4ª) escrita pela criança, e 5ª) atividades de arte.

O projeto constitui-se numa sequência de ações organizadas por determinados objetivos que culminam na elaboração de um produto final. Sabemos que as crianças são curiosas: elas brincam, imaginam, fantasiam e questionam. Gostam de brincar de faz de contas, de desenhar, de contar e ouvir histórias. As histórias funcionam como alimento para sua fantasia, sua imaginação se expressa e desenvolve; elas são um passaporte de entrada da criança no mundo da escrita, iniciando sua formação como leitora”, explicou a superintendente técnico-pedagógica Maria Auxiliadora de Almeida.

O encontro acontece em dois turnos na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA). De manhã, a reunião aconteceu com os profissionais que atuam nas escolas no período matutino. À tarde, o encontro será realizado com os profissionais que trabalham no turno vespertino.

Participam do evento equipes das seguintes escolas municipais, das regiões urbana e rural: E.M. Água Fresca, E.M. Alice Martins Fontes, E.M. Américo Gianetti, E.M. Atônio Camilo Alvim, E.M. Coronel José Batista, E.M. Dona Inês Torres, E.M. Efigênia Alves Pereira, E.M. Ester Pereira Guerra, E.M. Filomena Jardim, E.M. Marina Bragança de Mendonça, E.M. Matilde Menezes, E.M. Nico Andrade, E.M. Prefeito Virgílio Gazire, E.M. Bom Jardim, E.M. Coronel João Lage, E.M. Dona Maria Elias, E.M. Manoel Tomás Figueiredo, E.M. Professor Alfredo Sampaio, e os centro municipais de educação infantil (Cemei) Dona Batistina Pereira, Cemei Maria Tôrres Horta, Cemei Dinorah Alvarenga, Cemei Nonato de Azevedo Campos, e Cemei Odília de Oliveira Costa.

Os comentários estão fechados.

Scroll To Top