quinta-feira , 15 novembro 2018
Você está aqui: Capa | Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo | Museu de Itabira será reaberto em 29 de setembro
Museu de Itabira será reaberto em 29 de setembro

Museu de Itabira será reaberto em 29 de setembro

As obras de restauração do Museu de Itabira, na Praça do Centenário, estão em fase conclusiva. Fechado para o público há quase seis anos, o importante patrimônio histórico e cultural da cidade passou por complexas obras de restauro, conservação de peças e manutenção da infraestrutura. A reabertura do imóvel está agendada para o dia 29 de setembro, durante a Semana do Turismo e da Música.

O museu está hoje sob gestão da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (SMDECTIT), que também administra outros imóveis históricos do município, a exemplo do Museu do Tropeiro, no distrito de Ipoema.

Outrora chamado Museu do Ferro, o Museu de Itabira foi criado na década de 1970. Seu último expediente ao público ocorreu em dezembro de 2012, mesmo ano em que o espaço foi reaberto após restaurações. A partir de então o sobrado sofreu deterioração, infiltrações e parte das peças e infraestrutura ficou à mercê dos cupins.

No fim do ano passado, a Prefeitura de Itabira anunciou a reforma do sobrado. À época, a Secretaria Municipal de Obras deu início a um preciso trabalho de troca do forro do salão principal, substituição de pilares, pintura, reforma de esquadrias e outros pontos da estrutura.

Data reagendada

Havia uma estimativa de que a reabertura do museu seria feita em maio deste ano. Titular da SMDECTIT, José Don Carlos esclareceu que após operar o espaço, a seção, que incorporou o museu no primeiro trimestre, observou melhorias complementares a serem feitas, inclusive para garantir a segurança dos visitantes. Um cronograma de obras incluiu, então, reparo da rede elétrica, descupinização de estruturas diversas, raspagem do piso – para retirar camadas de cera antigas e sujeira acumulada – e posterior aplicação de sinteco no assoalho, além de vistoria peça a peça do acervo.

29762828838_b858b3c642_z

Recentemente foi feita a raspagem do piso e aplicação de sinteco no assoalho

“O trabalho tem ocorrido de forma ininterrupta para essa importante preservação do Museu de Itabira. Paralelamente é formada a equipe de especialistas que irá atuar no local, a exemplo de uma historiadora, museóloga e restaurador”, destacou José Don Carlos.

Recuperação do acervo

A SMDECTIT consultou o conservador-restaurador Rangel Vieira, graduado pela Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop), sobre a situação dos exemplares existentes no museu. Segundo o especialista, houve a necessidade de higienizar e estabilizar o processo de degradação de dezenas de peças para que o acervo estivesse adequado à exposição.

Rangel Vieira faz a restauração de exemplares mantidos no espaço

Rangel Vieira faz a restauração de exemplares mantidos no espaço

No entanto, uma parcela significativa das peças foi comprometida por ação do tempo e infestação de insetos. A SMDECTIT realiza ainda uma catalogação do material degradado e recuperável, e, um processo de busca de novas peças às famílias tradicionais da cidade e também às empresas parceiras. Ademais, é adquirido mobiliário para suporte à visitação e exposição de peças no Museu de Itabira.

“Uma cidade sem memória é uma cidade sem história. Sem essa memória, as pessoas não se identificam e não se sentem itabiranas. A função do museu é essa. Minha expectativa após a abertura é que o itabirano venha ao museu, valorize-o, traga conhecidos, tenha esse carinho e também possa ajudar a compor o acervo”, citou, por sua vez, Ana Alvarenga de Souza, historiadora do município.

Semana do Turismo

Iniciativa da SMDECTIT para fomentar o segmento na cidade, a Semana do Turismo e da Música de Itabira terá palestras, apresentações culturais e outras atividades, com personagens da cena artística brasileira. Neste ano, a Semana ocorrerá de 21 a 30 de setembro e a programação será anunciada nos próximos dias, haja vista que os últimos detalhes são acertados.

“Todo o nosso esforço está também em buscar caminhos à diversificação econômica de Itabira e o turismo é um desses meios. Estamos fazendo parcerias com outros museus do estado, para que nosso museu receba exposições de relevância à cena histórica local”, concluiu José Don Carlos.

Os comentários estão fechados.

Scroll To Top