segunda-feira , 24 junho 2019
Você está aqui: Capa | Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo | Programação cultural – Itabira tem programação especial para a 17ª Semana Nacional de Museus
Programação cultural – Itabira tem programação especial para a 17ª Semana Nacional de Museus

Programação cultural – Itabira tem programação especial para a 17ª Semana Nacional de Museus

A 17ª Semana Nacional de Museus, comemorada em todo o Brasil entre os dias 13 e 19 de maio, conta com uma programação especial em Itabira. A abertura do evento aconteceu nesta segunda-feira (13), às 9 horas, na praça Pingo D’Água (mais conhecida com praça do Bretas, na avenida das Rosas), durante a solenidade de entrega da restauração da estátua de Zumbi dos Palmares.

Promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a temporada cultural é uma homenagem ao Dia Internacional de Museus (18). Nesta edição, 1.114 instituições de cultura do país, entre elas o Museu de Itabira, oferecem ao público 3.222 atividades especiais, como visitas mediadas, oficinas, exibição de filmes e apresentações culturais.

O tema da 17ª edição é Museus como Núcleos Culturais: o Futuro das Tradições, que propõe um debate sobre o papel dos museus como centros produtores e receptores de práticas, costumes e pensamentos da cultura brasileira. Com atividades gratuitas, Itabira disponibiliza ao público uma ação educativa, exposição, palestra e roda cultural com a participação dos grupos tradições da cultura itabirana: Drummonzinhos, Estaladores de Chicote, Lavadeiras e Trem de Minas, além do artesanato local.

Confira a programação:

13 de maio

9h – Abertura – Monumento Zumbi dos Palmares, ícone da resistência negra à escravidão, é restaurado e compõe novamente os ares culturais de Itabira neste 13 de maio quando se comemora a abolição da escravidão no Brasil.

14 de maio

10h – Palestra: Introdução ao Patrimônio Cultural, da arquiteta e urbanista Patrícia de Castro Ferreira.

15 e 16 de maio

10h – Ação educativa – O Museu de Itabira propõe uma ação de educação que aborda a importância da preservação do patrimônio da cidade, direcionada a crianças de 8 a 10 anos de idade.

17 de maio

19h – Exposição: Tradição e Afetividade: O Museu do tropeiro em Itabira. Pela primeira vez o Museu do Tropeiro torna sua exposição itinerante e apresenta seu acervo no Museu de Itabira.

Roda Cultural: apresentação dos Drummonzinhos, Estaladores de Chicote, Lavadeiras de Ipoema, Trem de Minas, artesanato local.

18 de maio

15h – Cinema no Museu: convite à reflexão sobre a preservação do patrimônio e os reflexos das tradições em nossas vidas. Exibição do filme Tapete Vermelho (censura: 10 anos).

19 de maio

10h – Cinema no Museu: exibição do filme Tapete Vermelho (censura: 10 anos).

Os comentários estão fechados.

Scroll To Top