segunda-feira , 15 julho 2019
Você está aqui: Capa | Destaques | Segurança Pública – Ronaldo Magalhães entrega novas viaturas para a Polícia Militar

Na manhã desta sexta-feira (14), no paço municipal, o prefeito Ronaldo Magalhães cumpriu mais uma etapa do convênio 005/2017 com a Polícia Militar (PM) e entregou duas novas viaturas para auxiliar a segurança pública em Itabira. Nesta parceria, o Município garantiu um investimento de R$ 544 mil em logística, distribuído em quatro parcelas de R$ 136 mil até o ano que vem.

Para o subcomandante do 26º Batalhão da Polícia Militar, major Rogério Fernandes, o convênio impede que o trabalho da polícia seja interrompido. “É de fundamental importância porque nosso empenho é ininterrupto durante 24 horas por dia. Esse recurso contribui com a qualidade de vida da população, pois reduz o medo da violência”. Ainda segundo o major, desde que esta parceria começou os índices da segurança pública municipal mudaram. “Gracas à chegada desses recursos, que favorecem ainda mais a mobilidade, há dois anos consecutivos estamos vivenciando a redução de crimes na cidade. No ano passado, comparado a 2017, tivemos uma redução de mais de 30% e agora, em relação a 2018, já estamos na casa dos 20%”. Os índices são referentes a crimes violentos, como homicídios, estupros, roubos e, “principalmente, contra o patrimônio”, concluiu o subcomandante.

De acordo com o prefeito Ronaldo Magalhães, a segurança pública é pauta contínua desde o início do governo. A partir de pesquisas, que apontaram a insatisfação da população sobre o tema, o prefeito decidiu atuar diretamente com a polícia. “Estamos em uma cidade com 120 mil habitantes, onde a segurança pública não estava tendo bons resultados. Então, discutindo com o comando do 26º Batalhão, buscamos novas alternativas para melhorar a situação e atender a reivindicação da comunidade”.

Segundo o prefeito, mesmo sendo obrigação do Estado, a participação do Município sempre será necessária. “Porque é aqui que moram os cidadãos itabiranos e a responsabilidade também é nossa de buscar saúde e educação de qualidade, geração de emprego e segurança. Então, preocupado com as pessoas, estamos fazendo um trabalho em conjunto com as polícias civil e militar para buscar melhores resultados e proporcionar qualidade de vida. Me sinto feliz de estarmos no caminho certo”, finalizou Ronaldo Magalhães.

WhatsApp Image 2019-06-14 at 15.31.16

Na prática

Além da aquisição de duas viaturas por ano, este convênio, assinado em julho de 2017, estabeleceu ainda a implantação dos artigos 23 (inciso III), 24 e 25 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), nos quais estão previstos autonomia à PM para fiscalizar o trânsito em âmbito municipal, bem como, autuar os infratores e aplicar medidas administrativas junto com a Superintendência de Transportes e Trânsito (Transita).

Questões como estacionamento rotativo, obstrução de garagem e fiscalização de veículos nas vias, assim como as multas previstas no CTB já são aplicadas também pelos policiais militares.

WhatsApp Image 2019-06-14 at 15.31.17