sábado , 11 julho 2020
Você está aqui: Capa | Casa Lar

Casa Lar

Descrição do serviço: Serviço de Acolhimento na Modalidade de Casa Lar, Serviço de Acolhimento provisório oferecido em unidades residenciais, nas quais pelo menos uma pessoa ou casal trabalha como educador residente – em uma casa que não é a sua – prestando cuidados a um grupo de crianças e adolescentes afastados do convívio familiar por meio de medida protetiva de abrigo (ECA, Art. 101), em função de abandono ou cujas famílias ou responsáveis encontrem-se temporariamente impossibilitados de cumprir sua função de cuidado e proteção, até que seja viabilizado o retorno ao convívio com a família de origem ou, na sua impossibilidade, encaminhamento para família substituta.

Local de atendimento:Casa Lar Florescer – Cáritas Diocesana de Itabira, endereço: Rua Dona Modestina, nº 406, Bairro Quatorze de Fevereiro. Casa Lar Conviver com o Bem – Combem, endereço: Avenida Galiléia, nº 520, Bairro Betânia.

Requisitos e documentos necessários:O local atende os casos encaminhados pelo Poder Judiciário e Ministério Público.

Informações e manifestações: Em ambas as Casas Lares a estrutura de funcionamento estão acima dos parâmetros regulamentados. Possui melhor equipe técnica com coordenação especifica para cada serviço e com equipe composta por assistente social e psicóloga para cada um dos equipamentos. Tais iniciativas foram criadas no intuito de oferecer melhores condições para que os serviços de acolhimento de crianças e adolescentes possam cumprir sua função protetiva e de restabelecimento de direitos, compondo uma rede de proteção que favoreça o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, o desenvolvimento de potencialidades das crianças e adolescentes atendidos e o empoderamento de suas famílias.

Etapas:Acolhida, estudo, diagnóstico, construção do Plano Individual de atendimento, acompanhamento, articulação com a rede, encaminhamentos, reintegração Familiar.

Prazo máximo previsto: Conforme a particularidade de cada caso.

Forma de prestação de serviço: Totalmente Gratuita

Prioridade e previsão de espera: Atendimento a todos os casos encaminhados pelo Poder Judiciário, com meta para até 10 (dez) crianças e adolescentes por cada Casa Lar.

Acompanhamento: A intervenção profissional na etapa inicial do acompanhamento proporciona de modo construtivo, a conscientização por parte da família de origem dos motivos que levaram ao afastamento da criança e/ou do adolescente e das consequências que podem advir do fato. Esta conscientização é fundamental para que as próximas etapas possam ser planejadas, com acordos firmados entre serviço e família, com vistas ao desenvolvimento de ações pró-ativas que contribuam para a superação de situações adversas ou padrões violadores que possam ter levado ao afastamento. A equipe técnica acompanha o trabalho desenvolvido com a família na rede local, mantendo-a informada, inclusive, a respeito de possíveis decisões por parte da Justiça. Durante o período de acolhimento, o serviço encaminha relatórios para a Justiça da Infância e da Juventude.

Link de acesso: Não Possui

Taxa ou Tarifa: Não Possui

Os comentários estão fechados.

Scroll To Top