quarta-feira , 26 fevereiro 2020
Você está aqui: Capa | ItabiraHUB

ItabiraHUB

Descrição do Serviço: Itabira, a exemplo de tantas outras cidades mineradoras, vive o drama da busca da diversificação econômica, visto que há, uma grande dependência da mineração de ferro, que é finita. Um dos desafios para o desenvolvimento sustentável de Itabira, é o de sair desta economia extrativista que tem uma única safra, para uma economia do Conhecimento, da Ciência e da Inovação que possui infinitas safras. O ItabiraHUB, então, veio com esse propósito: trazer diversidade econômica para a cidade. O primeiro coworking público de Minas Gerais e segundo do Brasil, o ItabiraHUB, surgiu em meio a diversos projetos desenvolvidos pela Prefeitura Municipal de Itabira no âmbito da inovação e tecnologia. Através do espaço, ocorreram vários desdobramentos positivos para a nossa cidade, como a geração de emprego e renda e o reconhecimento da tecnologia como uma forma de consolidação da diversificação econômica de Itabira. A iniciativa ainda busca a integração da quadríplice hélice: poder público, universidades, sociedade civil e empresas, para mentorização das startups – esta última sendo o foco inicial do projeto. Startups são empresas nascentes que carecem de subsídios tanto financeiros quanto estruturais para crescerem, e o ItabiraHUB busca contribuir com essas lacunas. O espaço físico é cedido gratuitamente, e as startups ainda têm acesso à energia elétrica, wi-fi, biblioteca, banheiros e cozinha sem nenhum custo. Além disso, há uma equipe de mentores a disposição para sanar dúvidas que possam vir a surgir no âmbito jurídico, financeiro e administrativo. O projeto do ItabiraHUB, inicialmente foi concebido para acolher somente startups (empresas iniciantes) de Itabira e região, fornecendo-lhes estruturas físicas e instrumentos necessários para a realização de suas atividades. No entanto, percebeu-se uma excelente oportunidade para ampliar o empreendedorismo e trazer essa possibilidade também para as micro e pequenas empresas já constituídas. Em 2018, o ItabiraHUB possibilitou a instalação temporária de empresas já constituídas. Foi possível incorporar no espaço empresas consolidadas que favorecerem a troca de expertises entre as organizações existentes e a permutação de ideias e processos inovadores entre estas e as empresas nascentes.

Local de Atendimento: O coworking funciona atualmente no Parque Natural Municipal do Intelecto, localizado na rua Chácara Fernando Jardim, s/n, bairro Santo Antônio, Itabira – MG. Foi celebrado um convênio com a Universidade Federal de Itajubá – UNIFEI Campus Itabira tendo por objeto a implantação da Fase I do Parque Científico e Tecnológico no qual será construído um espaço de inovação e que contemplará o novo local de atendimento do ItabiraHUB.

Requisitos e documentos necessários: Startups – As startups e empresas constituídas que desejarem fazerem parte do ItabiraHUB deverão preencher um formulário de inscrição por meio de Edital de Chamamento Público e submeter os seguintes documentos: cópia digitalizada em alta resolução de ambos os lados da carteira de identidade ou de outro documento de identificação dos membros que compõe a equipe.

Empresas constituídas: Documentos devidamente digitalizados e legíveis:a) Certificado de Regularidade de inscrição e situação cadastral do CNPJ; b) Contrato ou estatuto social atualizado da entidade; c) RG e CPF do (a) representante legal da entidade; d) Comprovante de residência do(a) representante legal, com data de referência (vencimento ou postagem) compreendida entre os últimos três meses anteriores à data de apresentação; e) Certidões de Regularidade Fiscal nos âmbitos Federal, Estadual e Municipal para pessoas jurídicas; f) Certidão negativa de débitos relativos às contribuições trabalhistas e previdenciárias e as de terceiros, expedidas pela Secretaria da Receita Federal para pessoas jurídicas; g) Certificado de Regularidade perante o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – FGTS;

Informações e manifestações: As informações poderão ser obtidas por meio de: – site: http://www.itabira.mg.gov.br/portal/; – telefones: (31) 3839-2525 / (31) 3839-2329 / (31) 3839-2350 – e-mail: itabirahub@itabira.mg.gov.br.

Etapas: 1) Inscrições das propostas (Edital de Chamamento Público); 2) Publicação da lista de inscritos habilitados e inabilitados, 3) Prazo para recurso acerca do item anterior, 4) Avaliação – Etapa I  Consiste na avaliação da documentação necessária para o cadastramento das startups ou empresas, 5) Divulgação do resultado da Etapa I, 6) Prazo para recurso acerca do item anterior, 7) Avaliação – Etapa II Apresentação das startups ou empresas constituídas da proposta aprovada na Etapa I., 8) Divulgação do resultado da Etapa II, 9) Prazo para recurso acerca do item anterior, 10) Divulgação dos selecionados, 11) Assinatura do Termo de Responsabilidade, 12) Início das atividades

Prazo máximo previsto: O processo seletivo terá validade de 1 (um) ano, contado a partir da data de publicação da homologação de seu resultado final, prorrogável por igual período, a critério da SMDECTIT.

Forma de prestação dos serviços: Startups – Startups e/ou pessoas físicas com projetos de negócio de base tecnológica, apoiando empreendedores que queiram desenvolver startups inovadoras, em quaisquer áreas, no município de Itabira-MG. Grupo de pessoas à procura de um modelo de negócios repetível e escalável, e se propondo a criar soluções inovadoras para problemas identificados, utilizando a tecnologia como elemento do seu esforço de inovação. Empresas constituídas – Empresas civis e jurídicas que geram ou que tenham potencial de gerar renda, empregos e exportações, promoção da inclusão social, diversidade cultural e o desenvolvimento humano e sustentável do município.

Prioridade e previsão de espera: Mediante publicação de Edital de Chamamento Público.

Acompanhamento: O acompanhamento poderá ser realizado por meio de: – site: http://www.itabira.mg.gov.br/portal/; – telefones: (31) 3839-2525 / (31) 3839-2329 / (31) 3839-2350 – e-mail: itabirahub@itabira.mg.gov.br.

Link de acesso: http://www.itabira.mg.gov.br/portal/

Taxa ou tarifa: Para startups nascentes não é cobrado nenhuma taxa ou tarifa. A concessão do direito de utilização do espaço de coworking para empresas já constituídas faz jus ao pagamento de mensalidade ao Município de Itabira, como forma de contribuição para manutenção e sustentabilidade do local. O valor atualmente cobrado é de R$ 95,00 (noventa e cinco reais), que poderá ser reajuste a cada 12 (doze) meses a contar da data da assinatura do Termo de Responsabilidade, em caso de renovação do contrato, através da aplicação do IPCA (Índice de Preço ao Consumidor Amplo) ou outro que venha a substituí-lo.

Os comentários estão fechados.

Scroll To Top