terça-feira , 21 agosto 2018
Você está aqui: Capa | Arquivos do Autor: Dalton Gonçalves

Arquivos do Autor: Dalton Gonçalves

Utilidade pública – Avenida Daniel Jardim de Grisolia será fechada nesta quarta-feira

A Superintendência de Transportes e Trânsito (Transita) informa que a avenida Daniel Jardim de Grisolia, no Centro de Itabira, será fechada na noite desta quarta-feira (22), entre 19h e 23h59.

A via será fechada em toda a extensão de quem a sobe. Será mantido o trânsito apenas para quem desce a Daniel Jardim de Grisolia para entrar na rua Sizenando de Barros. A rua Irmãos D’Caux terá trânsito local com acesso tão somente pela avenida Carlos Drummond de Andrade.

A interdição do tráfego ocorre a pedido do Centro Universitário Una, que realizará um evento com trio elétrico na avenida.

Em caso de dúvidas, o telefone da Transita é o (31) 3839-2419.

Busca por diversificação – Convidado a evento internacional de shopping centers, município mostra potenciais a investidores do setor

Construtoras de shopping centers de Belo Horizonte e São Paulo manifestaram interesse em conhecer o mercado de Itabira e discutir investimentos. Também acenou ao município a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). As conexões com investidores, que se revelam promissoras, surgiram em agenda onde representantes da Prefeitura de Itabira estiveram na última semana: o 15º Congresso Internacional de Shoppings Centers, realizado na capital paulista.

O convite para que a cidade participasse do evento veio de quem o faz, a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), que forneceu estande e infraestrutura sem custos. A Abrasce avistou Itabira após pesquisa nacional de mercado que revelou oito territórios com potencial econômico para se investir no ramo. O levantamento sinalizou duas cidades mineiras com essa aptidão; a segunda foi Conselheiro Lafaiete.

O Congresso, concomitante à Exposhopping, ocorreu entre 14 e 16 de agosto, no pavilhão São Paulo Expo, na rodovia dos Imigrantes. Mais de 80 expositores estiveram por lá – em sua maioria do setor privado – com estimativa de 15 mil visitantes.

Potencialidades

O convite foi vitrine para o município, que busca vias à diversificação econômica, entende José Don Carlos, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (SMDECTIT).

No estande, a comitiva itabirana apresentou cenários além da mineração e potenciais à atração de investimentos: comércio pulsante, distritos industriais com produção a todo vapor, agronegócio forte e em franco crescimento, estímulo às startups, polo acadêmico com gigantes da Educação e uma das melhores universidades do mundo (Unifei, segundo ranking da Times Higher Education), entre outros.

“Vendemos além do potencial econômico de Itabira, o potencial turístico da cidade. Foi plantada uma semente. O que fizemos foi abrir portas a investimentos e estabelecer uma interlocução com empreendedores”, cita José Don Carlos.

Conexões

Após a exposição, executivos de duas construtoras de shopping centers mantêm diálogo com a SMDECTIT e planejam visita à cidade, informou Don Carlos. De acordo com a Abrasce, o mercado de shopping centers no país reúne 571 shoppings em operação e faturou R$ 167,7 bilhões em 2017.

A ABDI, por sua vez, quer incluir o município em programa de matriz tecnológica com foco no comércio. A costura da iniciativa deve ocorrer à frente.

As conexões também foram favoráveis entre representantes de cidades brasileiras que expuseram na Exposhopping, abrindo portas a parcerias, importação e exportação de iniciativas públicas. “Ocorreu um intercâmbio de ideias e projetos. Montamos inclusive um grupo de diálogo com representantes das cidades convidadas à exposição”, destacou o titular da SMDECTIT.

Mobilização – Dia D contra pólio e sarampo será neste sábado

A Secretaria Municipal de Saúde realiza, neste sábado (18), o Dia D de vacinação contra a poliomielite e o sarampo. A imunização será feita das 8 às 17 horas em todas as unidades de PSF, além da Policlínica. Às 8 horas, o prefeito Ronaldo Magalhães fará a abertura do evento na Unidade Básica de Saúde do Praia II, ao lado do prédio da Justiça do Trabalho.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite e o sarampo começou no dia 6 e se estenderá até 31 de agosto. A meta é que até o final da campanha sejam imunizadas 5.764 crianças.

A campanha tem como público-alvo crianças com idade a partir de um ano até menores de cinco, independentemente da situação vacinal. No caso da tríplice viral, que protege contra o sarampo, a caxumba e a rubéola, somente serão imunizadas as pessoas que não completaram o esquema de vacinação. É fundamental que os pais apresentem o cartão de vacina para que o histórico de vacinação da criança seja verificado. Caso esse documento tenha sido perdido, a criança deve ser levada para ser imunizada com a certidão de nascimento.

A diretora de Vigilância Epidemiológica Natália Franco Barbosa de Andrade ressalta que o sarampo pode acometer pessoas de qualquer faixa etária. Por isso, é muito importante a imunização. “Os surtos que temos visto no Norte do Brasil têm acometido principalmente crianças menores de cinco anos, que é o público em que a doença pode ser mais grave, pois compromete o sistema imunológico. Além das complicações, como infecções respiratórias (pneumonia), o sarampo também pode provocar otites, doenças diarreicas, neurológicas e levar à morte”, alerta.

Natália Andrade também destaca que, além do sarampo, a vacina tríplice viral também protege contra a caxumba e a rubéola. “É importante dizer que o Brasil já registrou casos de sarampo em seis estados. Para manter a doença afastada, é fundamental manter alta e homogênea a cobertura vacinal, para evitar a reintrodução do vírus”, destacou.

Conhecida também como paralisia infantil, a poliomielite é uma doença contagiosa causada por vírus. A vacinação é considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a única forma capaz de erradicação da doença. “Não existe argumento justificável para que os pais ou responsáveis deixem de imunizar suas crianças. É a vacinação que pode garantir que essas doenças transmissíveis continuem distantes”, pontua Natália Andrade.

Prioridade

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais determinou que os municípios suspendam, durante o mês de agosto, a aplicação de rotina da vacina tríplice viral. Conforme justificou, houve atraso na entrega das doses e, por isso, os municípios deverão priorizar a imunização das crianças até cinco anos. A intenção é de que a distribuição seja normalizada em setembro. “Por este motivo, contra o sarampo, as unidades de saúde estão imunizando apenas as crianças, mas a expectativa é que a partir de setembro a situação seja regularizada e voltaremos a fazer as doses de rotina em pessoas com mais de cinco anos”, explica Natália Andrade.

Saúde bucal

A equipe de saúde bucal também estará presente no Dia D de Vacinação contra a poliomielite e o sarampo. Desde segunda-feira, as unidades de saúde fazem atividades para alertar sobre a importância da higiene bucal e avaliações odontológicas. No sábado, em algumas unidades haverá atividades lúdicas para as crianças e a equipe técnica prestará informações sobre a importância da dentição e da alimentação saudável.

Utilidade pública – Estrada 105 será fechada neste fim de semana

A Superintendência de Transportes e Trânsito (Transita) informa que a via 105, que interliga os bairros Areão, Pará, Vila Amélia e Campestre, será fechada neste sábado, 18, e domingo, 19, para serviços de roçada e limpeza.

O fechamento da via ocorre entre 7 e 17 horas. A intervenção será feita pela mineradora Vale, que manterá dois veículos batedores para o trânsito exclusivo de carretas e veículos que não podem circular pelo perímetro urbano.

Utilidade pública – Atendimento do CadÚnico e Bolsa Família estará suspenso na semana que vem

A Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, informa que será suspenso entre segunda-feira, 20, e sexta-feira, 24 de agosto, o atendimento ao público no setor de Cadastro Único (CadÚnico) e Bolsa Família.

O motivo da suspensão é uma atualização que ocorrerá no sistema utilizado pelos operadores, assim como a inserção de dados referentes ao período de 30 dias em que a plataforma esteve inacessível (09/07 a 09/08).

Na semana seguinte, o atendimento voltará à normalidade.

Não jogue no lixo comum – Saiba como descartar medicamentos vencidos em Itabira

Lugar de remédio vencido não é no lixo comum, muito menos na pia ou vaso sanitário. Isso porque os medicamentos têm substâncias químicas que contaminam o solo e a água, sem falar no risco de reutilização por quem os encontre. O alerta é da diretora de Assistência Farmacêutica da Prefeitura de Itabira, Natália Cristina de Oliveira Beltrame. Ela dá dicas de como realizar o descarte e também locais onde os remédios podem ser deixados.

O município de Itabira tem implantado o programa “Traga de Volta”, projeto do Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais (CRF/MG), em conformidade com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Assim, os fármacos descartados são enviados a um centro autorizado, onde são incinerados – a forma mais adequada de se desfazer dos químicos. O serviço de incineração é feito pela Oxigás Resíduos Especiais, de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

“Percebemos que muita gente não sabe como descartar as medicações. Temos capacitado nossos profissionais para também levar essa informação a toda população”, comenta Natália Beltrame.

Onde deixar?

Os pontos de coleta mantidos pela Prefeitura de Itabira estão na Farmácia Municipal (Vila Santa Izabel/antigo endereço do TFD); Farmácia de Minas (Fênix) e farmácias das Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros Chapada, Gabiroba de Baixo, Clóvis Alvim, Pedreira e dos distritos de Senhora do Carmo e Ipoema.

O funcionamento é de segunda a sexta-feira. Na Farmácia Municipal, o atendimento ocorre entre 7 e 18 horas; na Farmácia de Minas e unidades dos distritos, de 8 às 17 horas; nas UBS da área urbana, a coleta de remédios é feita das 7 às 13 horas. Basta procurar um atendente e ser direcionado à urna coletora.

O que pode ser descartado?

Medicamentos vencidos de qualquer natureza, como pomadas, xaropes e comprimidos podem ser entregues nos postos. Também podem ser deixadas as embalagens vazias (caixas, frascos, cartelas, tubos de pomada); ampolas, seringas e materiais cortantes; e até as bulas. “O que não é resíduo químico é repassado à coleta seletiva”, cita Natália Beltrame.

Dentro do prazo

Quem tem medicamento que sobrou também pode entrega-lo. “Não faz sentido guardar remédios sem uso na gaveta até estragarem. Sem falar no risco da automedicação ou repasse a alguém sem prescrição médica”, orienta a farmacêutica.

Após uma análise criteriosa, as farmácias da rede pública municipal doam os medicamentos dentro do prazo àqueles que deles precisam.

Inclusão e qualificação – Convênio firmado entre Prefeitura e organização social oportuniza primeiro emprego a jovens de Itabira

Adolescentes e jovens sob vulnerabilidade social terão oportunidade de qualificação e trabalho, graças a um convênio firmado entre a Prefeitura de Itabira e a organização social Rede Cidadã, de Belo Horizonte. Inicialmente, 20 jovens serão empregados na condição de aprendizes em seções da Prefeitura, com remuneração mensal, transporte e todos os direitos trabalhistas assegurados, como férias e décimo terceiro.

O termo de colaboração foi pactuado nesta quarta-feira (15), entre o prefeito de Itabira, Ronaldo Magalhães; a secretária Municipal de Assistência Social, Maria Marli de Oliveira Martins Rosa; assim como Christiane Loureiro e Camila Barbosa, representantes da Rede Cidadã. Também participaram da assinatura o vereador Carlos Henrique Silva Filho e membros da equipe de governo.

A Rede Cidadã é uma ONG criada em 2002 que atua com empregabilidade, cursos de formação e empreendedorismo. Por meio do programa intitulado “Aprendiz Social”, jovens irão trabalhar 20 horas semanais na administração pública – de segunda a sexta-feira – em atividades coordenadas de auxiliar administrativo, sendo que um dia da semana é destinado ao treinamento teórico ministrado por profissionais especializados.

O contrato será de 16 meses, com todo o suporte prestado pelo município. Christiane Loureiro destacou a importância da iniciativa e afirmou que a organização já inseriu mais de 50 mil jovens em ocupações formais por diversos estados. “O jovem sai um profissional formado para o mercado de trabalho”, frisou.

004_43335669894_o

Quem terá direito?

Maria Marli explica que serão empregados jovens assistidos em políticas dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas).

Embora exista a obrigatoriedade de contratação para as empresas de médio e grande porte, Marli lembra que por vezes jovens de baixa renda ficam de fora das seleções, sobretudo aqueles que cumprem medidas socioeducativas por estarem em conflito com a lei. A proposta é, dessa forma, promover também inclusão social.

“Já temos mais de 180 inscritos e eles passarão por uma seleção; um quesito considerado será a condição de vulnerabilidade social”, disse. A previsão é que os 20 jovens inscritos comecem o programa em cerca de 30 dias.

 002_43335668204_o

Ampliação

O desejo de Ronaldo Magalhães é ampliar o programa e atender, ao menos, 100 jovens em uma próxima etapa. O prefeito recorda que a iniciativa lançada nesta quarta-feira é costurada desde o ano passado e figura uma conquista à área social da cidade.

“Temos que tirar a meninada de uma possível situação de risco para ações educacionais que vão contribuir à vida de cada um. Sem falar no primeiro emprego, onde o jovem por vezes não consegue por falta de experiência. Esse trabalho terá um impacto futuro muito importante”, comentou Ronaldo.

Solidariedade – Leite arrecadado no Festival de Inverno é entregue a entidades itabiranas

Cerca de 2.400 litros de leite arrecadados durante o 44º Festival de Inverno de Itabira foram repassados pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA) a entidades filantrópicas, creches, hospitais e Centros de Referência de Assistência Social (Cras). A solenidade de entrega ocorreu nesta terça-feira (14) no Banco de Alimentos, no bairro Penha, e reuniu secretários municipais, representantes dos beneficiários e do Conselho de Segurança Alimentar (Consea).

Antes do repasse, cada caixa de leite teve a data de validade observada e os alimentos vencidos foram retirados. A distribuição de caixas por entidade considerou sua distribuição per capita, isto é, o número final de beneficiados.

Os donativos foram entregues à Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais – Apae (168 litros); Associação de Proteção à Infância Nosso Lar (280); Conselho Municipal do Bem Estar do Menor – Combem (308); Cáritas Diocesana (112); Lar de Ozanam (140); Associação de Proteção à Maternidade e Infância de Itabira – APMI (263); Associação Municipal Assistencial Itabirana – Amai (84); Secretaria Municipal de Assistência Social (448); hospitais Municipal Carlos Chagas (189) e Nossa Senhora das Dores (224); Irmandade Nossa Senhora das Dores (224) e Secretaria Municipal de Educação (168).

As caixas de leite foram arrecadadas mediante troca por ingressos durante o Festival de Inverno realizado entre os dias 20 e 29 de julho, pela Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA).

 42227381450_5412532c4a_z

“Gota d’água”

Martha Mousinho, superintendente da FCCDA, disse que gesto semelhante de solidariedade será adotado nas próximas iniciativas da pasta. “O que estamos fazendo é uma gota d’água. Percebemos que isso pode aumentar, que podemos fazer desse pedido por doações uma constante – não somente no Festival de Inverno, como também em outros eventos que fizermos, porque é uma destinação justa e nobre”.

Evandro Lage Avelar, membro do Consea e presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, destacou ser o banco de alimentos o gestor adequado para repasse de donativos na cidade. “Às vezes se tem a boa intenção de entregar diretamente a uma instituição, mas, por meio do banco de alimentos, a distribuição é equitativa”, citou.

Por sua vez, William Gazire, titular da SMAA, falou da relevância do Banco de Alimentos de Itabira, integrante da Rede Brasileira de Bancos de Alimentos. A unidade tem atuação fundamental no que tange à alimentação adequada à população e diminuição do desperdício. “No ano passado, foram quase 100 toneladas de alimentos que passaram por aqui. Também no último ano 16 mil famílias foram assistidas”, destacou Gazire.

Até 14/9 – Vans e micro-ônibus do transporte escolar passam por vistoria

A Superintendência de Transportes e Trânsito (Transita) da Prefeitura de Itabira realiza mais uma etapa de vistoria dos veículos do transporte escolar municipal. Dessa vez, a inspeção recebe proprietários de vans e micro-ônibus, com capacidade de 12 a 20 passageiros. O prazo para o procedimento já está aberto e vai até 14 de setembro.

O procedimento preventivo avalia se todos os itens de segurança dos carros estão com a manutenção em dia. Os proprietários devem, primeiro, procurar a Diretoria de Transporte Público – rua Ireni Barbosa, bairro Pará (antiga Prefeitura) – e requerer a ordem de serviço. É necessário apresentar os documentos do autorizatário e do veículo.

Com a ordem de serviço em mãos, o veículo deve ser levado à rua Sérgio Eisemberg, nº 42, no bairro Fênix, onde será inspecionado pelo engenheiro mecânico Márcio Alexandre de Araújo, contratado pelo município. O atendimento ocorre de segunda-feira a sexta-feira, de 8 às 17 horas.

Após a vistoria, caso tudo esteja de acordo com as normas estabelecidas, o veículo recebe um selo indicando que está apto para as atividades do transporte escolar.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3839-2406.

Resultado positivo – Gincana da SME chega ao fim com meta de envolver mais escolas na próxima edição

Nessa segunda-feira (13), a Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), realizou a final da 2ª Gincana do Programa Conexão Jovem: uma série de jogos e brincadeiras que envolveu crianças e adolescentes de 11 instituições públicas ao longo dos últimos meses.

No somatório dos pontos acumulados venceu a Escola Estadual Dona Eleonora Nunes Pereira, com 280 pontos.  Na segunda e terceira colocação ficaram as escolas estaduais Trajano Procópio (272) e Major Lage (270).

A final da gincana durou manhã e tarde na Associação dos Técnicos Industriais da Vale (Ativa), no bairro Amazonas, e reuniu mais de 900 estudantes. Alunos e educadores brincaram e competiram em provas de natação, bandeira, decisão do futsal, grito de guerra, coreografia, corrida do ovo e outras disputas.

Nos meses que passaram também houve festival de música, competição de carrinhos de rolimã, torneio de futsal, xadrez, “show do milhão” e outras atividades.

O programa

O Conexão Jovem é um programa de fortalecimento juvenil e prevenção de vulnerabilidades sociais. A ação é desenvolvida pela SME em parceria com as secretarias Municipais de Saúde e Assistência Social.

José Gonçalves Moreira, secretário de Educação do município avalia que a gincana deu um salto de 2017 para 2018. No primeiro ano seis escolas participaram; neste, foram 11. A expectativa para o ano que vem é abranger, ao menos, 16 instituições.  “Devo lembrar que tanto no ano passado quanto neste ano, não tivemos problema algum de comportamento de aluno, nada de má disciplina”.

Muito além do brincar, a gincana estimula a aprendizagem, o desenvolvimento cognitivo e social do aluno, defende José Gonçalves. “O aluno sai daqui sabendo que tanto a escola, quanto uma empresa ou toda uma cidade só irá para frente quando todos, de fato, derem as mãos”, concluiu.

Scroll To Top