quinta-feira , 13 dezembro 2018
Você está aqui: Capa | Arquivos do Autor: Dalton Gonçalves

Arquivos do Autor: Dalton Gonçalves

INVENTÁRIO DE PROTEÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL DE ITABIRA

BENS INVENTARIADOS ATUALIZADOS 2018
ESTRUTURAS ARQUITETÔNICAS E URBANÍSTICAS

INVENTÁRIO DE PROTEÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL DE ITABIRA

Ouro na OBA – Aluna prodígio da rede municipal de Itabira busca vaga nas olimpíadas internacionais de astronomia

Jucilene dos Santos, 14 anos, não se dava conta do quanto era boa em ciências do espaço até que, por insistência da professora Maria Kleire Mendes, do Colégio Municipal Professora Didi Andrade, decidiu participar da 21ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Ela conquistou nota 9,75 na competição nacional, ganhou medalha de ouro, e mais: foi chamada para a seleção daqueles que vão representar o Brasil nas olimpíadas internacionais de astronomia de 2019 – a Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA, em inglês) e a Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA).

A adolescente orgulha a Secretaria Municipal de Educação (SME). Segundo seus professores, a dedicação e esforço de Jucilene sempre se destacaram. Faça sol ou faça chuva, a aluna do nono ano sai todos os dias da comunidade rural de Ribeirão São José de Cima para assistir às aulas no Didi Andrade, na avenida Osório Sampaio.

“Eu sempre gostei mais de matemática. Ciências nunca despertou tanto meu interesse, mas, depois da Olimpíada, passou a chamar mais minha atenção”, narra a menina, de uma família de quatro filhos, que faz planos de ser economista no futuro. “Minha família me apoia bastante. Eles se esforçam para me trazer à escola, principalmente quando preciso estudar ou fazer uma consulta, já que não temos computador”, continuou.

Para a seleção que irá às olimpíadas internacionais, Jucilene já passou por duas etapas on-line. Haverá outra prova eletrônica em dezembro e uma etapa presencial no início de 2019.

Jucilene dos Santos3

Empoderamento

Com uma aula dinâmica, a professora de ciências de Jucilene, Maria Kleire, motiva os estudantes todos os anos a participarem de competições e a olharem para as ciências com outros olhos. A conquista de sua aluna é tida com fonte de inspiração para os outros colegas.

“A conquista dela e de outros alunos representa muito, principalmente para a consciência de que estudar vale a pena. Há um empoderamento do aluno, ele ganha mais confiança, autoestima,  acredita em seus potenciais”, diz Kleire.

Maria Kleire e Jucilene

Outros medalhistas

A 21ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica foi realizada em maio deste ano. A avaliação teve dez perguntas em cada etapa: três de astronáutica e sete de astronomia. A maioria delas exigiu raciocínio lógico. A OBA é organizada pela Agência Espacial Brasileira, em colaboração com a Sociedade Astronômica Brasileira.

Ao todo, oito alunos do Colégio Municipal Didi Andrade conquistaram medalhas na OBA – duas medalhas de ouro, uma de prata e cinco de bronze -, sendo Jucilene chamada à seleção internacional por seu desempenho maior.

16 dias de ativismo – Prefeitura e parceiros somam forças para enfrentamento à violência contra mulheres

Não foi fácil para a médica Paula Veloso, de Belo Horizonte, romper o silêncio e se libertar de um relacionamento abusivo. Depois de sofrer agressões físicas e psicológicas do ex-marido, ela deu um basta ao casamento de quase uma década e pediu à Justiça uma medida protetiva. “Agora eu pretendo falar do assunto. A gente pode evitar que isso aconteça. Todo mundo pode fazer alguma coisa. Tem que meter a colher sim”, disse ela, hoje responsável pelo projeto Colheres de Ouro, que pode ser acompanhado pelo Instagram(@colheresdeouro).

Paula falou da dolorosa experiência dela a uma plateia que lotou o teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) nesta segunda-feira, ocasião do lançamento, em âmbito municipal, da campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher.

A médica Paula Veloso falou ao público sobre a experiência que teve em um relacionamento abusivo

A médica Paula Veloso falou ao público sobre a experiência que teve em um relacionamento abusivo

A Prefeitura de Itabira abraça a iniciativa pelo quarto ano consecutivo e participa, com representantes de diversas secretarias, da Comissão Municipal de Enfrentamento da Violência Sexual e Doméstica. O grupo engloba também o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), Ministério Público, polícias Civil e Militar, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e o Legislativo Municipal.

Na esfera pública local, reflexos da mobilização podem ser observados, por exemplo, nas secretarias municipais de Educação (SME) e Assistência Social (SMAS). Os titulares das duas seções – José Gonçalves Moreira e Marly Oliveira, respectivamente – mostraram aos espectadores o que é feito para combater a violência de gênero no Executivo: a tratativa do tema com crianças e adolescentes em sala de aula, por meio do programa Conexão Jovem, e o fortalecimento da rede de apoio – o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) teve equipes de atenção à mulher ampliadas, com atendimento ora individual, ora em grupo, e encaminhamento aos órgãos de apoio.

16 dias de ativismo3

Itabira por Eles

A campanha dos 16 dias de ativismo ocorre em Itabira até o dia 10 de dezembro, com palestras, rodas de conversa e panfletagem. O principal alvo da conscientização é o público masculino – a campanha traz o tema “Homens pelo fim da violência contra a mulher”.

O prefeito Ronaldo Magalhães, inclusive, assinou termo de cooperação técnica com o TJMG para a implantação do projeto “Itabira por Eles”. Homens, agressores, serão encaminhados e supervisionados pela Vara Criminal e de Execuções Penais da Comarca de Itabira a grupos reflexivos, dirigidos por psicólogos e assistente social do Município, para se tratarem.

Cada grupo terá entre 15 e 20 homens, autores de violência contra mulheres, que frequentarão 12 encontros por três meses. A estimativa é que o projeto atenda até 80 participantes em um prazo de um ano.

“Há muito pela frente”

Vice-prefeita, Dalma Barcelos é a primeira mulher a ocupar o posto na cidade de 170 anos de emancipação político-administrativa. Ao subir ao palco, ela conclamou união de homens e mulheres em prol da descontração da cultura do machismo. “Se hoje nós estamos aqui, foi graças àquelas que lutaram para que nós tivéssemos o que temos hoje. Nada foi de graça, tudo foi por luta”, discursou.

16 dias de ativismo - Dalma Barcelos

Em tempo

Os 16 dias de ativismocomeçaram em 1991, quando mulheres de diferentes países, reunidas pelo Centro de Liderança Global de Mulheres (CWGL), iniciaram uma campanha com o objetivo de promover o debate e denunciar as várias formas de violência contra as mulheres no mundo, segundo a ONU Mulheres Brasil.

No Brasil, a Campanha ocorre desde 2003. A mobilização termina em 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. Cerca de 130 países participam da campanha.

A data é uma homenagem às irmãs Pátria, Minerva e Maria Teresa, conhecidas como “Las Mariposas” e assassinadas em 1960 por fazerem oposição ao governo do ditador Rafael Trujillo, que presidiu a República Dominicana de 1930 a 1961, quando foi deposto.

Utilidade pública – Via será interditada no bairro Jardim das Oliveiras

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Transita) comunica que a travessa Caratinga, no bairro Jardim das Oliveiras, será interditada a partir de terça-feira (27), em função de obras de drenagem da mineradora Vale. A previsão é que o bloqueio dure quatro semanas.

A Transita pede atenção e compreensão de condutores e pedestres. O departamento da Prefeitura de Itabira esclarece que “a interdição se faz necessária para garantir a segurança de quem circula pelo local”.

Aberto ao público – Prefeitura realiza Festival de Ginástica de Trampolim neste domingo

A comunidade é convidada a participar, neste domingo (25), do Festival de Ginástica de Trampolim da Prefeitura de Itabira. O evento será realizado das 9h às 11h30, no ginásio do Valério Esporte Clube, no bairro Campestre. Aproximadamente 70 crianças e adolescentes farão apresentações de acrobacias nas modalidades mini-trampolim, duplo mini-trampolim, tumbling e trampolim.

O evento é realizado pela Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude (SMELJ), seção vinculada à Secretaria Municipal de Educação (SME) e que mantém viva a ginástica de trampolim na cidade. Segundo a SMELJ, a proposta do evento é difundir a modalidade esportiva e seus benefícios aos participantes.

O festival tem apoio do Valério e da Empresa de Desenvolvimento de Itabira (Itaurb).

Serviço

Festival de Ginástica de Trampolim

Data: 25/11

Horário: 9h às 11h30

Local: Ginásio 1 do Valério Esporte Clube

Entrada franca

Utilidade pública – Prefeitura de Itabira divulga relação de feriados e pontos facultativos de 2019

A Portaria Municipal nº 102/18, assinada pelo prefeito Ronaldo Magalhães, informa o cronograma de feriados nacionais, municipais e de pontos facultativos do ano de 2019. As datas deverão ser observadas pelas seções, autarquias e entidades ligadas ao Poder Executivo, sem comprometimento das atividades públicas consideradas como serviços essenciais à população.

Confira o calendário:

– 1º de janeiro, terça-feira: Confraternização Universal (feriado nacional);

– 4 de março, segunda-feira: Carnaval (ponto facultativo);

– 5 de março, terça-feira: Carnaval (ponto facultativo);

– 6 de março, quarta-feira de cinzas (ponto facultativo);

– 18 de abril, quinta-feira (ponto facultativo);

- 19 de abril, sexta-feira: Paixão de Cristo (feriado municipal);

– 21 de abril, domingo: Tiradentes (feriado nacional);

– 1º de maio, quarta-feira: Dia Mundial do Trabalho (feriado nacional);

– 20 de junho, quinta-feira: Corpus Christi (feriado municipal);

- 21 de junho, sexta-feira (ponto facultativo);

– 7 de setembro, sábado: Independência do Brasil (feriado nacional);

- 9 de outubro, quarta-feira: Aniversário de Itabira (feriado municipal);

– 12 de outubro, sábado: Nossa Senhora Aparecida (feriado nacional);

– 28 de outubro, segunda-feira: Dia do Servidor Público (ponto facultativo);

– 2 de novembro, sábado: Finados (feriado nacional);

– 15 de novembro, sexta-feira: Proclamação da República (feriado nacional);

- 8 de dezembro, domingo: Imaculada Conceição (feriado municipal);

– 25 de dezembro, quarta-feira: Natal (feriado nacional).

Horário especial – Decreto regulamenta funcionamento do comércio itabirano em dezembro

Assinado pelo prefeito Ronaldo Magalhães, o Decreto 2.039/18 define os horários de funcionamento do comércio de Itabira durante o mês de dezembro. A decisão vai de encontro às necessidades do setor varejista, incentiva o aquecimento da economia e a geração de postos de trabalho com a chegada das festas de fim de ano.

O horário ampliado começa no segundo sábado do mês, dia 8, quando os estabelecimentos poderão abrir às 9 horas e fechar às 18 horas. Nos sábados seguintes e anteriores ao Natal – dias 15 e 22 –, a regra será a mesma.

De segunda a sexta-feira, o comércio funcionará das 9h às 20h, dos dias 10 a 14 de dezembro; e das 9h às 21h, dos dias 17 a 21 e no dia 24, segunda-feira, véspera de Natal.

Aos domingos, o comércio varejista abrirá somente no dia 23, entre 9h e 18h.

No Natal (25), todos os estabelecimentos deverão estar fechados. Após o feriado, os horários voltam à normalidade: de 9h às 19h, de segunda-feira a sexta-feira; e de 9h às 13h, aos sábados.

Confira a tabela completa:

Novo Documento 2018-11-22 16.01.02

Apoiado pela Prefeitura, mutirão da DPU já realizou cerca de 200 atendimentos

Com apoio da Prefeitura de Itabira, o mutirão de atendimento jurídico gratuito da Defensoria Pública da União (DPU) já realizou ao menos 200 atendimentos, informou o órgão nesta tarde. O atendimento começou na terça-feira (20) e termina nesta sexta-feira (23), no segundo piso do prédio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS).

O mutirão é de responsabilidade da DPU. São atendidas as pessoas com problemas relacionados à Justiça Federal, por exemplo: impasses em benefícios pagos pelo INSS (pedidos de aposentadoria negados, revisões de benefícios: pensões ou aposentadorias, auxílio doença, auxílio reclusão, LOAS, etc.); litígios contra a Caixa Econômica Federal (empréstimos, financiamentos habitacionais e estudantis); SUS (medicamentos e outros insumos não fornecidos pelo governo); além de programas sociais federais (Pronaf, Minha Casa Minha Vida Urbano e Rural).

O atendimento é feito das 9 às 12 horas e das 13 às 17 horas.

Cidade limpa – Prefeitura transforma bota-fora em espaço de convivência no bairro Machado

A Prefeitura de Itabira está concluindo a construção de um espaço de convivência e lazer entre as ruas Castro Alves e Coelho Neto, no bairro Machado. A obra atende a uma reivindicação de moradores e faz parte do programa Cidade Limpa.

Robson Costa de Souza, secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU), explicou que antes a área concentrava entulhos e outros resíduos e foi alvo de uma força-tarefa, que recuperou o espaço e o transformou em um território de lazer à comunidade.

“Já estamos na fase final das intervenções. Fizemos a estrutura, vamos começar a gramar e entregar o ambiente à população”, citou o secretário.

Construcao Espaco Convivencia (3)

Cronograma

O cronograma do Cidade Limpa está movimentado neste fim de ano. Na próxima segunda-feira (26), a força-tarefa vai aos bairros Chapada e Boa Esperança e à localidade de Milânio. Equipes farão serviços de roçada, capina, recolhimento de resíduos, poda de árvores, vistoria e manutenção da iluminação pública e outras ações.

A força-tarefa reúne, além da SMDU, as secretarias de Meio Ambiente e Obras e a Empresa de Desenvolvimento de Itabira (Itaurb), autarquia do Município. Na sequência o grupo atuará nos bairros Madre Maria de Jesus, Clovis Alvim, Juca Batista e Machado.

Outras regiões

Para além do Cidade Limpa, a SMDU também mantém uma rotina de serviços em Itabira, incluindo limpeza dos espaços públicos, vistoria e manutenção da iluminação pública e poda de árvores.  Nas próximas semanas, a programação inclui os bairros Vila Paciência, Pará, Praia, Campestre, Santo Antônio, São Pedro, João XXIII, Hamilton, Amazonas, Vila Amélia e Água Fresca, além da área central.

Scroll To Top