quinta-feira , 19 setembro 2019
Você está aqui: Capa | Arquivos do Autor: Natália Sant'Ana

Arquivos do Autor: Natália Sant'Ana

Prevenção – Prefeitura inicia limpeza dos canais da cidade

Para prevenir enchentes no período chuvoso, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU), deu início hoje (19) ao processo de limpeza do Canal do Gabiroba, localizado na avenida Almir Pessoa de Magalhães.

Os trabalhos, executados pela Empresa de Desenvolvimento de Itabira (Itaurb), compreendem a retirada de sujeira, entulho, lixo e galhos que interrompem o curso d’água.

De acordo com informações da SMDU, depois desta limpeza, prevista para terminar em uma semana, os trabalhos seguirão para o Canal do Chacrinha, na região do bairro Pará. Em seguida, para as avenidas Carlos Drummond de Andrade, Carlos de Paula Andrade, finalizando no Canal da Praia – avenidas Cristina Gazire e Prefeito Li Guerra.

WhatsApp Image 2019-09-19 at 13.34.06

Conscientização – Transita inicia atividades da Semana do Trânsito

A solenidade de abertura da Semana Nacional do Trânsito (SNT) aconteceu nesta quarta-feira (18), no auditório do 26º Batalhão de Polícia Militar de Minas Gerais (BPM), no bairro Fênix. Estiveram presentes os secretário municipal de Obras, Transportes e Trânsito, Ronaldo Lott Pires; capitão Pierry, representando o comando do 26º BPM; tenente Caldeira, comandante da Polícia Rodoviária; tenente Marlon Pinho Medeiros de Aguiar, comandante do 4º Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar (CBM); Diogo Moreira, delegado da Polícia Civil; Alexandre Galvão, coordenador regional do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem (DEER/MG); Júlio César Lacerda Lage, coordenador geral do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e vereador Jovelindo de Oliveira.

O evento começou com a exibição de um vídeo produzido pela Superintendência de Transportes e Trânsito (Transita), em que cidadãos completam a frase “O trânsito que eu quero para Itabira”. O material apresenta os desejos das pessoas que compõem o tráfego: estudantes, deficientes físicos, professores, agentes de trânsito, taxistas, motociclistas, e policiais. É importante ressaltar que todos, antes de tudo, são pedestres.

Para o capitão Pierry, a SNT busca mobilizar a população para uma reflexão. “O maior desafio é a geração de autocrítica e melhor percepção sobre o trânsito: que ele precisa ser composto por pessoas que respeitem a vida, tenham mais cuidado e prudência para que possamos ter uma convivência mais harmoniosa”.

Neste ano, além de palestras, simulados e blitze educativas para orientar pedestres e motoristas sobre as normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a Transita encerrará a campanha, no dia 28/9, com uma “Parada Legal”, onde pessoas portadoras de necessidades especiais e idosos farão travessias em várias faixas de pedestres da avenida João Pinheiro. “É uma ação inovadora para conscientizar a população sobre as faixas e sua importância para quem precisa delas. A população brasileira está vivendo mais, o respeito aos mais velhos tem que vir e o trânsito é o principal local”, avaliou Ronaldo Lott.

Ainda segundo o secretário, as campanhas educativas da Transita têm como objetivo principal alertar que todos são responsáveis pelo tráfego itabirano. “A educação no trânsito é o principal pilar para que a gente consiga reverter os índices (de acidentes) vergonhosos e calamitosos do Brasil. As campanhas deveriam acontecer o ano inteiro. Não podemos nos isentar disso e a mudança cabe a nós. A partir do momento que tiramos o pé da nossa casa, estamos envolvidos com o trânsito. Então, não temos que esperar que alguém faça um trânsito melhor, nós somos o trânsito”, finalizou.

WhatsApp Image 2019-09-18 at 10.16.06

Programação

19/09 (quinta-feira)

9h – Simulado de acidente; blitz educativa com distribuição de panfletos.

Local: MG129 – Barro Branco/ Itabiruçu

20/09 (sexta-feira)

14h – Abertura da Exposição de Artes “Desenhando o Trânsito de Itabira” (de 20/09 a

02/10); mostra dos vídeos “O trânsito que eu quero para Itabira”

Local: Foyer da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade

23/09 (segunda-feira)

9h/16h – Palestra “No trânsito, a gentileza e a vida têm prioridade”

Local: Transportes Cisne

24/09 (terça-feira)

12h – Simulado de acidente; blitz educativa com distribuição de panfletos

Local: Mina Cauê (Vale)

25/09 (quarta-feira)

12h – Simulado de acidente; blitz educativa com distribuição de panfletos

Local: Mina Conceição (Vale)

26/09 (quinta-feira)

9h – Simulado de acidente; blitz educativa com distribuição de panfletos

Local: Entrocamento da avenida Duque de Caxias e rua Juca Machado

27/09 (sexta-feira)

19h30 – Palestra “Trânsito para todos – unidos pela vida”

Local: Associação da Vila São Joaquim

28/09 (Sábado)

10h – Encerramento e Parada Legal

Local: Avenida João Pinheiro (em frente à Cobal)

Urgente – Saae inicia revezamento no abastecimento de água

Devido ao período de estiagem, que compromete o funcionamento das Estações de Tratamento de Água (ETA) Pureza e Gatos, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Itabira interromperá hoje (17), das 8 às 16 horas, o fornecimento de água para os bairros Amazonas, Novo Amazonas, Areão, Gianetti, Major Lage de Cima, São Bento, Ribeira, Colina da Praia, Panorama, Santa Tereza, Jardim dos Ipês, Gabiroba e Valença.

As manobras, segundo a autarquia, serão programadas diariamente.

Foto: ETA Pureza

2º semestre – Prefeitura inicia vistoria em veículos escolares

Começa nesta segunda-feira (16) a inspeção obrigatória dos veículos cadastrados para prestar serviços de transporte escolar no município. O procedimento é referente ao segundo semestre e termina no dia 8/10.

A vistoria será realizada de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, na rua Sérgio Eizembergue, nº 42, no bairro Fênix e, para participar, o proprietário deverá apresentar uma ordem de serviço emitida pela Superintendência de Transportes e Trânsito (Transita). Este documento é expedido durante a semana, das 8 às 16h30, na Diretoria de Transporte Público – rua Ireni Barbosa, no bairro Pará (antiga Prefeitura).

Durante o processo, executado por um engenheiro mecânico, são verificados os sistemas de sinalização, iluminação, freios e direção; pneus, equipamentos de segurança, adesivos de identificação, entre outros itens. Se for constatada alguma irregularidade, o motorista terá um prazo determinado pela Transita para fazer a adequação e retornar para nova vistoria. Segundo Estevam José de Oliveira, diretor de Transporte Público, após o cumprimento das exigências, o veículo recebe, no mesmo dia, o selo de inspeção referente ao segundo semestre de 2019.

Segurança

A vistoria atende aos requisitos previstos no Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97), Lei Municipal 4.839/2015 e no Decreto Municipal 3.692/2016, que especificam as condições seguras para transporte de passageiros em veículo escolar.

A Transita, setor responsável pelas vistorias, alerta que os pais devem ficar atentos no momento de contratar o serviço de transporte escolar. Em casos de dúvidas, os usuários devem entrar em contato com a superintendência para saber se os veículos passaram pela inspeção e estão seguros para transitar com os alunos. As informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3839-2406.

Audiência Pública – Arsae discute revisão tarifária nesta terça-feira

A audiência pública para discutir a revisão tarifária do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Itabira, organizada e gerenciada exclusivamente pela Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae), será realizada nesta terça-feira (17), das 18 às 21 horas, no auditório da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), no Parque Natural Municipal do Intelecto.

Nesse encontro, a diretoria da Arsae apresentará os aspectos técnicos que justificam a manutenção da atual tarifa. Em seguida, os interessados inscritos poderão se manifestar e fazer considerações para orientar a decisão do colegiado da agência reguladora.

A revisão tarifária é uma atribuição da agência, determinada pela lei de saneamento básico (Lei federal nº 11.445/07). A função do órgão regulador é buscar o equilíbrio entre as duas partes, respeitando sobretudo o direito de defesa do consumidor. “É uma ação salutar porque são avaliadas as necessidades da empresa para melhor prestar serviço ao cidadão, bem como a condição do cidadão conseguir pagar por isso. A Arsae zela a concessionária e o usuário igualmente”, explicou Leonardo Ferreira Lopes, diretor-presidente do Saae.

Água

Com a última revisão tarifária, o plano de investimentos da autarquia, na ordem de R$ 5,5 milhões, foi aprovado pela Arsae. “No entanto, com a mesma receita, ou seja, melhor gestão de recursos, o Saae conseguiu dobrar esse investimento e executar diversas ações que somam aproximadamente R$ 11,2 milhões”, garantiu Leonardo Lopes.

O Saae recuperou o poço artesiano I no bairro Areão – desativado desde o início de 2016 – injetando mais 21 litros por segundo (l/s) de água tratada no sistema de abastecimento da cidade; modernizou a rede nos bairros Gianetti, Areão e Major de Laje de Cima, substituindo seis quilômetros de tubulação em amianto por tubos de PEAD e, concluiu a construção da Unidade de Tratamento de Resíduos (UTR) da Estação de Tratamento de Água (ETA) Pureza, que aumentou cerca de nove l/s na produção de água da estação.

No Alto da Barbacena, região do bairro Pedreira, a construção da nova adutora – de aproximadamente 1,5 quilômetro de tubos em ferro fundido – solucionou a falta d’água dos moradores, assim como a implantação de geradores automáticos que resolveu o mesmo problema nos bairros Chapada e Boa Vista, quando a energia elétrica é interrompida. No Chapada também, 820 metros de subadutora estão prontas. Então, de acordo com dados do Saae, de janeiro de 2017 até junho deste ano, foram concluídas 18.528 metros de redes e 1.642 ligações de água.

Os investimos na zona rural atenderam ainda a antigas demandas, como no distrito Senhora do Carmo, onde a empresa construiu novas ETA e UTR. “A produção, antes de oito l/s na antiga estação, subiu para 15 l/s podendo atender a cinco mil habitantes. A capacidade de tratamento da ETA foi otimizada, já que o equipamento é de ponta e permite tratar água com variações de turbidez mais elevada”, ressaltou o responsável pela autarquia.

Agora, estão em andamento as obras das ETAs Chapada e Serra dos Alves, bem como a modernização da ETA Gatos, que acrescentará 100 l/s à oferta atual (90 l/s). Depois da aquisição do material, custeada pelo Saae, também começou a construção dos seis quilômetros do anel hidráulico para interligar as estações Gatos, Pureza, Três Fontes, Areão e Rio de Peixe. Com isso, o sistema será unificado, melhorando a gestão hídrica e beneficiando igualmente toda a população com a distribuição de água.

Saneamento

A partir da última revisão, o Saae avançou no esgotamento sanitário. As redes dos bairros Areão, Amazonas, São Bento, Novo Amazonas, Cônego Guilhermino, São Marcos, São Cristóvão, Juca Rosa e Colina da Praia I, II e III, antes separadas pela Estrada de Ferro Vitória Minas (EFVM), foram interligadas e o tratamento de esgoto, de 44% que era em 2017, subiu para 91% em 2019. Já a coleta do esgoto, de 91% passou para 95,6%. Neste período, foram implantadas mais de 10 quilômetros de novas redes e executadas 2.784 ligações de esgoto.

É importante lembrar que a coleta de esgoto foi levada para o Colina da Praia, um bairro fundado em 1973 que até então não tinha esse serviço essencial de forma adequada”, pontuou Leonardo Lopes.

Com a implantação do programa de remodelação do sistema de abastecimento de água e esgotamento sanitário, que compreende a construção de poços artesianos, redes de distribuição, instalações hidráulicas e elétricas, hidrometração, afastamento das redes de esgoto e inclusão dos moradores no banco de dados da autarquia, 12 localidades rurais foram atendidas desde 2017: Estiva, Candidópolis, Morro do Chapéu, Turvo, Campo de Gordura, Cutucum, Ribeirão São José de Baixo, Areias, Palmital, Serra dos Alves, Senhora do Carmo e Ipoema.

Todas essas ações geram saúde pública porque saneamento é sinônimo de saúde. Toda vez que conseguimos levar uma melhor condição de saneamento básico às pessoas, estamos prevenindo doenças e economizando. Foi isso que a revisão tarifária 2017/2019 proporcionou aos itabiranos”, enfatizou o diretor-presidente.

Eficiência

Nos anos de 2017 e 2018 as perdas do volume de água distribuído foram reduzidas. De 39,2%, média de 2016, o índice caiu para 36,22% no ano passado e, agora, está em 34,84% (média do primeiro trimestre de 2019). A meta de perda anual, definida pela Arsae em 2012, é de 37,6%.

Para alcançar a marca histórica, o Saae implantou macromedidores que aferem corretamente o volume de água distribuída. Em seguida, instalou manômetros e válvulas em dez regiões do município para medir e regular a pressão da água nas redes, consequentemente diminuindo o desperdício proveniente de vazamentos.

Além disso, o programa de substituição dos hidrômetros para o modelo volumétrico garante o registro correto do consumo de água para os clientes e para a autarquia. Até o final deste ano, o Saae trocará cerca de 12 mil equipamentos ativos no município.

Em tempo

Até o dia 23/9, a Arsae receberá comentários e sugestões para esta revisão tarifária. Usuários, prestadores de serviços, órgãos de defesa do consumidor e demais interessados deverão encaminhar suas considerações para o endereço eletrônico audienciapublica23@arsae.mg.gov.br.

Desenvolvimento Urbano – Prefeitura revitaliza mais uma praça

Nesta semana, a Prefeitura está revitalizando a praça Doutor Joaquim Pedro Rosa, ao lado da Catedral Nossa Senhora do Rosário. Os serviços compreendem limpeza completa do espaço; recuperação das calçadas; pinturas de meio-fio, piso e baluartes.

Outras vias da cidade – praça do Centenário; avenidas Carlos Drummond de Andrade e Carlos de Paula Andrade; ruas Água Santa e Alexandre Drummond – também tiveram a pintura do meio-fio revitalizada. A conclusão dos trabalhos acontecerá ainda nessa semana.

WhatsApp Image 2019-09-12 at 10.22.58

WhatsApp Image 2019-09-12 at 10.22.57

Integração – Prefeitura inicia obras de novo trecho da avenida Espigão

Depois de anos sem grandes investimentos em infraestrutura, a Prefeitura inicia mais uma obra para contribuir com o crescimento urbanístico e, também, favorecer o tráfego da cidade. Nesta semana, a Secretaria Municipal de Obras, Transportes e Trânsito (SMOTT) emitiu ordem de serviço para a construção do primeiro trecho da avenida Espigão e, em seguida, foram iniciados os trabalhos.

A primeira etapa de expansão da via compreende cerca de 700 metros e o Município está investindo R$ 1.867.628,36, custeados por meio do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), assinado pelo prefeito Ronaldo Magalhães em julho deste ano.

Com a conclusão desse trecho serão interligados os bairros Jardim Buritis e Vale do Sol à rodovia MGC-120 (estrada de acesso à Nova Era). A segunda parte, com cerca de 850 metros, está em fase de planilhamento e, de acordo com Ronaldo Lott Pires, secretário da SMOTT, o investimento deve girar em torno dos R$ 2 milhões. Com isso, a interligação será do Jardim Buritis aos bairros Colina da Praia II, São Cristóvão e Juca Rosa.

Esta avenida tem uma função mais para o futuro, pois permitirá, ao fim da sua interligação, criar um corredor de transporte da área central da cidade a esta região intensamente povoada. A gente acredita que isso ajudará a aliviar o trânsito na região do viaduto do (bairro) Caminho Novo, na rua Valdemar de Alvarenga Lage e toda essa área”, analisou o secretário.

Começa processo de asfaltamento da avenida Integração

Já na avenida Integração, a fase é de pavimentação. A empresa iniciou o processo de imprimação – banho de ligação que protege a base e compactação do terreno – em 550 metros da pista esquerda. Na próxima semana, segundo informações da SMOTT, o mesmo processo será feito na pista direita, enquanto a esquerda receberá massa asfáltica.

Esta é a primeira etapa de construção da avenida, que já concluiu 60% dos trabalhos. São 1,7 mil metros de via, a um custo aproximado de R$ 21 milhões. Para a segunda fase, que corresponde a 700 metros, a Prefeitura está trabalhando no licenciamento ambiental. A Secretaria de Obras estima publicar o edital ainda em setembro.

A nova avenida interligará as regiões dos bairros Machado e Gabiroba, que abrange ainda os bairros Jardim dos Ipês, Santa Tereza e Água Fresca, aos bairros João XXIII, Machado, Hamilton, Fênix, Santa Ruth e Bálsamos. Assim, será criada mais uma opção de deslocamento para os veículos da região central da cidade em direção ao Distrito Industrial, parque de exposição e à Universidade Federal de Itajubá (Unifei).

DCIM/100MEDIA/DJI_0029.JPG

Pista esquerda da avenida Integração em processo de imprimação

Foto de capa: obras de extensão da avenida Espigão

Gestão Interna – Prefeitura implanta sistema para planejamento de compras

Gestores e superintendentes municipais participaram nesta terça-feira (10), no auditório da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), do lançamento de um software para planejar todos os processos de compras da Prefeitura.

O programa, desenvolvido pelo Departamento de Informática, cumpre o decreto nº 997/2017 – que regulamenta a Lei Municipal nº 4.672/2014 – e tem como finalidade estabelecer condições, regras e nortear os procedimentos operacionais para executar licitações, aquisições diretas, contratos, convênios, contratação de obras, serviços, compras, alienações e outros modos de destinação de bens com o erário municipal.

Esse sistema foi desenvolvido para facilitar e organizar a planificação de compras da Prefeitura. A partir do ano que vem teremos um planejamento de todas as necessidades das secretarias”, explicou Fernando Muniz, secretário municipal de Auditoria Interna e Controladoria.

Para Maria Regina Silva Oliveira Camilo, secretária de Administração, além de contribuir com os servidores que trabalham nesta demanda, o programa proporcionará economia. “Com ele vamos economizar tempo, dinheiro e organizar tudo. Não é um processo complicado, mas precisa de acompanhamento. Por isso, o pessoal da informática estará disponível para auxiliar a todos e, com o passar dos dias, um gestor também poderá ajudar o outro”, avaliou.

Depois da apresentação e do treinamento de hoje, o software já está disponível nos computadores municipais para que os gestores finalizem o planejamento do próximo ano. Todas as secretarias, de acordo com a legislação, deverão entregar o Plano Anual de Suprimentos, que indica estimativas de consumo, quantitativo e utilização de materiais ou serviços, até o dia 30 de outubro de cada ano.

WhatsApp Image 2019-09-10 at 14.15.00

WhatsApp Image 2019-09-10 at 14.18.40

Utilidade Pública – Confira o funcionamento dos serviços públicos neste feriado

Neste sábado (7), Dia da Independência, todos os serviços de limpeza urbana – coletas orgânica, seletiva, de apoio, capina manual, recolhimento de animais mortos e serviço de varrição – realizados pela Empresa de Desenvolvimento de Itabira (Itaurb), não funcionarão. As atividades retornarão ao cronograma normal na segunda-feira (9).

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) trabalhará sob plantão, por meio do Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), pelo telefone 115.

Já os pontos de cultura – Museu do Tropeiro (Ipoema), Centro de Tradições de Senhora do Carmo, Centro de Atendimento ao Turista (CAT – Parque da Água Santa) e Museu de Itabira – estarão abertos das 10h30 às 16h30.

Abastecimento – Estiagem provoca falta d’água em diversos bairros de Itabira

Saae aconselha população para uso consciente da água

A estiagem provocou, mais uma vez, falta d’água em diversos bairros da cidade. O sistema de abastecimento sofre com a escassez e o reflexo é nível baixo em todos os 60 reservatórios.

Enquanto as chuvas não chegam, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Itabira trabalha com medidas paliativas para minimizar o problema, aliadas ao uso consciente. “A cidade inteira está sem água e não tem outro caminho a não ser economizar. O que o Saae pode fazer e faz é trabalhar com dois reforços na captação, um na ETA (Estação de Tratamento de Água) Gatos e outro na Pureza. Colocamos geradores a diesel com motobombas grandes em outros ribeirões, que normalmente não usamos, para tirar água e abastecer as ETAs. Fora isso, contamos com a chuva e o uso moderado”, reforçou Leonardo Ferreira Lopes, diretor-presidente da autarquia.

Ainda segundo ele, neste período o Saae realiza “manobras” para que todos os bairros recebam água regularmente, ou seja, liberando vazões por partes. “Ora para alguns bairros, ora alimentando outros. De tal forma que todos consigam ter água”, ressaltou Leonardo Lopes.

Solução

Para superar o baixo volume de água nos mananciais, já está em andamento o projeto implantado pelo Governo Municipal para resolver o abastecimento da cidade: construção do anel hidráulico para interligar os sistemas Gatos, Pureza, Três Fontes, Areão e Rio de Peixe; duplicação da ETA Gatos, que injetará mais 100 litros de água por segundo (l/s) na produção e a parceria público-privada (PPP) da ETA Rio Tanque.

Infelizmente a escassez de água é tradicional em Itabira. Há mais de 25 anos, isso é uma página que o atual governo está trabalhando para virar. Estas três ações, em conjunto, garantirão o fim da falta d’água que se arrasta ao longo dos anos e que são intensas nos meses de agosto, setembro e outubro”, ressaltou Leonardo Lopes.

De acordo com todos os estudos técnicos realizados, o projeto da ETA Rio Tanque é a única solução a longo prazo para o abastecimento municipal, já que serão acrescentados 200 l/s ao volume existente. Este aumento garantirá a estabilidade de água, para toda a cidade, pelos próximos 30 anos.

É o único caminho para a solução. Precisamos buscar a água do rio Tanque, que está há 21 quilômetros da nossa cidade. É uma obra em torno dos R$ 60 milhões, recurso que o Município não dispõe. Estamos buscando investimentos privados para executar a obra e o processo segue em licitação”, finalizou o diretor-presidente.

Foto: depois de anos sem investimento no sistema de abastecimento municipal, Prefeitura inicia construção do anel hidráulico, na estrada 105.

Scroll To Top