terça-feira , 28 janeiro 2020
Você está aqui: Capa | Arquivos do Autor: Natália Sant'Ana

Arquivos do Autor: Natália Sant'Ana

Sub-7 – Prefeito homenageia atletas itabiranos vencedores de competição na Colômbia

Por Wesley Rodrigues

O prefeito Ronaldo Magalhães recebeu nesta segunda-feira (27), em seu gabinete, três atletas mirins de Itabira que conquistaram destaque no futebol sulamericano. Os garotos Bryan Caldeira, Davi Lucas Alencar e Miguel Oliveira, todos com sete anos, fazem parte do América Neves – escolinha oficial do mineiro América Futebol Clube, em Ribeirão da Neves –, e conquistaram o título do 9º Festival Internacional de Futebol de Base Medellín Soccer Cup, na Colômbia.

A competição aconteceu entre os dias 8 e 15 de dezembro de 2019. O América Neves contou com 13 atletas na delegação, realizando a melhor campanha de classificação, com 37 gols marcados e apenas cinco sofridos.

Os itabiranos se tornaram os primeiros atletas Sub-7 da cidade campeões em uma disputa internacional de futebol, segundo seus técnicos. No encontro com o prefeito, eles foram acompanhados dos pais: Maycon Soares (Davi Alencar), Peterson Alvarenga (Miguel Alvarenga) e Victor Caldeira (Bryan Caldeira), que é, também, professor e auxiliar técnico do América Neves. Participaram ainda, o vereador e ex-jogador do Valeriodoce Esporte Clube, Rodrigo “Diguerê”; a vice-prefeita Dalma Barcelos e os secretários municipais José Gonçalves Moreira (Educação e Esporte, Lazer e Juventude), Ilton Magalhães (Governo) e Deoclécio Mafra (Gabinete).

Para o secretário de Educação, o papel dos pais na construção desses atletas, bem como a parceria com a Associação Recreativa dos Ferroviários de Itabira (Arfita), foram fundamentais para a conquista. “A união e participação da sociedade permitem que a Prefeitura faça mais coisas boas para a cidade. O Governo Municipal tem procurado, dentro do possível, contribuir e apoiar o esporte. Em Itabira, por exemplo, nenhuma criança deixa de praticar esportes por falta de vale-transporte. Então, sentimo-nos honrados em fazer parte deste começo e, tenho certeza, que estamos olhando para futuros “Ronaldinhos e Neymares”, avaliou José Gonçalves.

Já o prefeito parabenizou as crianças e reforçou seu compromisso em fomentar o esporte local para exportar talentos. “O momento é especial e quero destacar esse trabalho lindo e com essas crianças, que conseguiram um feito muito importante para o Brasil, para Minas e, principalmente, para a nossa cidade. Volto a dizer que o esporte tem um papel fundamental na sociedade, pois é uma ferramenta que mantém a juventude longe das drogas e a nossa obrigação, enquanto administradores públicos – prefeito, secretários e vereadores – é apoiar. A Prefeitura não consegue resolver tudo, mas sempre estará de portas abertas para construir novos talentos e apoiar os bons projetos”, encerrou Ronaldo Magalhães.

Dengue, zika e chikungunya – 39 bairros de Itabira correm risco de surto

A Prefeitura divulgou hoje (24) o primeiro Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (Liraa) do ano, realizado entre os dias 13 e 17 deste mês, em todo o município. O índice médio de infestação ficou em 5,3% – mais baixo que o registrado no mesmo período do ano passado (5,9%) – deixando Itabira em situação de risco de surto para as doenças dengue, zika e chikungunya.

De acordo com o documento, a situação é séria em 39 bairros – localidades com altos índices de larvas do mosquito –, uma vez que a Organização Mundial de Saúde (OMS) preconiza a seguinte referência: percentuais inferiores a 1% são considerados satisfatórios; de 1% a 3,9%, significam situação de alerta e superiores a 4%, representam risco de surto.

O cenário mais alarmante é no bairro São Bento, onde foi registrado um índice de 33,33%. Também correm risco de surto os bairros Retiro das Serras (25%), Boa Esperança (22,22%), Amazonas (21,42%), Conceição e Vila Técnica Conceição (20%), Juca Rosa (15,5%), Área Verde (15%), Santa Tereza (14,81%), Pedras do Vale (12%); Chapada, Santa Ruth e São Francisco (11,11%), Colina da Praia 3 (10,5%); Clóvis Alvim I, Hamilton e Vila Salica (10%), Eldorado (9,09%); Bálsamos e Santa Marta (8,69%), Bairro de Fátima e Santo Antônio (8,33%), Bela Vista (7,5%), Valença e São Marcos (7,14%), São Pedro (6,94%), Caminho Novo (6,89%), Novo Amazonas (6,81%); Vila São Joaquim, Abóboras, Areão, Fênix e Baixada Grande (6,66%), Machado (6,45%), João XXIII (6,32%), Estação Rodoviária (6,25%), Gabiroba (5,63%), Major Lage (4,76%) e Distrito Industrial II (4,55%).

Já os bairros Vila Piedade e Jardim Gabiroba I (3,84%), 14 de Fevereiro (3,44%), Nossa Senhora das Oliveiras (2,63%), Jardim Gabiroba (2,6%), Campestre (2,22%), Colina da Praia (1,78%) e Pedreira (1,58%) estão em situação de alerta.

A pesquisa, executada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio dos agentes comunitários de Endemias (ACE) e de Saúde (ACS), aconteceu em 2.082 domicílios e foram encontrados 110 focos. Até o momento, segundo Thereza Cristina Oliveira Andrade Horta, superintendente de Vigilância em Saúde, foram notificados 71 casos de dengue, sendo três positivos.

Esse Liraa indica que o comportamento do mosquito está similar ao registrado em janeiro passado. Por isso, temos que lembrar que ao longo do ano anterior tivemos muitos casos notificados e a tendência continua a mesma”, alertou Thereza Andrade. Em 2019, foram notificados 1.934 casos de dengue, sendo 390 positivos.

Focos

O Liraa classificou também a situação de criadouros do Aedes aegypti no município. Segundo o levantamento, foram identificados mais criadouros em depósitos móveis: vasos e frascos, pratos, garrafas, pingadeiras, recipientes de degelo em geladeiras, bebedouros em geral, pequenas fontes e materiais de construção (sanitários estocados).

O segundo lugar com mais registros são os depósitos ao nível do solo: tonel, tambor, barril, caixas d’água etc. Em seguida, estão os recipientes plásticos, garrafas, latas, sucatas em locais abertos (quintal e pátio) e ferros velhos, além de entulho de construção.

Classificados em quarto na lista de berçários do Aedes aegypti, os depósitos fixos: borracharias, hortas, calhas, sanitários sem uso, piscinas não tratadas, fontes ornamentais, floreiras de cemitério, cacos de vidro em muros e toldos. Com menos incidência de criadouros, estão os pneus e outros materiais rodantes; depósitos de água elevados (caixas d’água, sistemas de captação mecânica em poço etc) e, por último, os depósitos naturais: bromélias e buracos em árvores e rochas.

Agricultura e Abastecimento – Banco de Alimentos recebe mais de três toneladas em doações

Neste mês, o Banco de Alimentos de Itabira recebeu do Banco de Alimentos do Serviço Social do Comércio (Sesc), pelo programa Mesa Brasil, a doação de maçã, cenoura, batatas-doces roxa e branca, abóbora, banana e limão, totalizando 3.730 quilos. Foram captados ainda 1.704 kits de maionese, ketchup e mostarda. Já na próxima semana, receberá polpas de suco.

As doações, segundo William Sampaio Gazire, secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, chegam ao banco porque Itabira faz parte da Rede Leste de Banco de Alimentos (Relba) de Minas Gerais, que permite que um alimento excedente em uma cidade seja levado para outro banco de alimentos.

A Relba capta as doações em todo o estado e tenta suprir as necessidades de todos os integrantes. Os produtos que recebemos atenderam à nossa demanda no momento”, explicou o secretário.

Esses alimentos foram redirecionados para as entidades cadastradas na Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA) que, beneficiam, atualmente, cerca de 16 mil pessoas. “Cada entidade recebe uma quantidade proporcional ao número de pessoas assistidas. As remessas extras, como são as doações, além de melhorar a alimentação do grupo, evita o desperdício. Como sempre digo: o que perde de alimento no mundo, mata a fome de quem precisa”, analisou William Gazire.

Em tempo

O banco de alimentos itabirano atende as seguintes instituições: Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae); Associação de Proteção à Infância Nosso Lar; Conselho Municipal do Bem Estar do Menor (Combem); Cáritas Diocesana; Lar de Ozanam; Associação de Proteção à Maternidade e Infância de Itabira (APMII); Associação Municipal Assistencial Itabirana (Amai); Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS); hospitais Municipal Carlos Chagas e Nossa Senhora das Dores; e Secretaria Municipal de Educação (SME).

Transita realiza campanha educativa para motoristas e motociclistas

A campanha “Pilotando com Segurança – a Vida tem Prioridade” foi lançada na manhã desta quarta-feira (22), em frente ao Mercado Municipal Caio Martins da Costa e, em sua primeira ação, agentes da Superintendência de Transportes e Trânsito (Transita) e policiais militares visitaram pontos de mototáxi na avenida João Pinheiro.

De acordo com Vanderci Geraldo dos Santos, diretor de Educação e Controle de Trânsito, esse inédito contato com os pilotos otimizará o resultado final da campanha. “Percebemos, nesta primeira blitz, que os motociclistas se sentiram valorizados e acolhidos, muitos, inclusive, elogiaram a iniciativa. Com isso, a perspectiva de sucesso do trabalho aumentou”. Principalmente porque, segundo o diretor, uma das etapas da campanha é a distribuição de questionários para os motociclistas, “e isso vai além da conscientização, pois é uma ferramenta para escutá-los e conhecermos os seus desafios diários”.

Embora o alvo da campanha seja o motociclista, a blitz abordou também os veículos que passavam pelo centro da cidade. “Com os condutores de carros buscamos a sensibilização no sentido de serem corteses e gentis no trânsito, principalmente com os motociclistas: sempre dar as setas, ter atenção redobrada, fazer uso dos retrovisores e ter a convicção de que, no trânsito, a vida tem prioridade e que em cima de uma moto tem a filha, filho ou pai de alguém”, analisou Vanderci dos Santos.

Saiba mais

De acordo com informações da Transita, Itabira conta, atualmente, com uma frota de aproximadamente 13 mil motocicletas. São 47 pontos de mototáxi distribuídos pela cidade com uma média de 12 motos, totalizando cerca de 600 mototaxistas.

Cronograma

23/1 – pontos de mototáxi das avenidas Mauro Ribeiro, Duque de Caxias e rua Água Santa;

27/1 – pontos de mototáxi das avenidas Daniel Jardim de Grisolia e Carlos Drummond de Andrade;

28/1 – pontos de mototáxi dos bairros Bela Vista e Praia;

29/1 – pontos de mototáxi dos bairros Clóvis Alvim, Machado e João XXIII;

30/1 – pontos de mototáxi dos bairros Juca Batista, Gabiroba e Água Fresca;

03/2 – pontos de mototáxi dos bairros Fênix, Santa Ruth e Santa Marta;

04/2 – pontos de mototáxi dos bairros Caminho Novo e Juca Rosa;

*todas acontecerão das 14 às 17 horas.

Pilotando com segurança – Prefeitura lança campanha educativa para motociclistas

A nova campanha “Pilotando com Segurança – a Vida tem Prioridade” será lançada amanhã (22), a partir das 9 horas, na avenida João Pinheiro (em frente ao Mercado Municipal).

O alvo, desta vez, é o motociclista e a Prefeitura, com o apoio da Polícia Militar, tem como objetivo abordar as boas práticas no trânsito. Mas, além da conscientização, a campanha pretende “escutar” os condutores para, então, conhecer seus desafios diários. Para isso, agentes da Superintendência de Transportes e Trânsito (Transita) e policiais militares visitarão os pontos de mototáxis, incentivando os pilotos a adotarem atitudes responsáveis nas vias.

As ações – blitzen educativas, palestras, distribuição de informativos e questionários sobre o trânsito – serão desenvolvidas em vários pontos da cidade. Motociclistas que preencherem os questionários e entregarem até as 17 horas, do dia 6/2/2020, concorrerão a dois capacetes.

Cronograma

22/1, 9 às 12 horas – abertura. Blitz educativa em frente ao Mercado Municipal e visitas aos pontos de mototáxi da avenida João Pinheiro;

23/1 – pontos de mototáxi das avenidas Mauro Ribeiro, Duque de Caxias e rua Água Santa;

27/1 – pontos de mototáxi das avenidas Daniel Jardim de Grisolia e Carlos Drummond de Andrade;

28/1 – pontos de mototáxi dos bairros Bela Vista e Praia;

29/1 – pontos de mototáxi dos bairros Clóvis Alvim, Machado e João XXIII;

30/1 – pontos de mototáxi dos bairros Juca Batista, Gabiroba e Água Fresca;

03/2 – pontos de mototáxi dos bairros Fênix, Santa Ruth e Santa Marta;

04/2 – pontos de mototáxi dos bairros Caminho Novo e Juca Rosa;

*todas acontecerão das 14 às 17 horas.

Obras – Prefeitura pavimenta e melhora o acesso em diversas ruas do bairro Gabiroba

Até o final de fevereiro, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Obras, Transportes e Trânsito (SMOTT), urbanizará as ruas BW-3, BW-5, BW-6 e Marcelino Ferreira, no bairro Gabiroba.

Essas obras, de pavimentação e drenagem, são realizadas com emenda parlamentar do deputado federal Mário Lúcio Heringer, por meio do vereador Allaim Anderson Figueiredo Gomes, somando R$ 315.819,03.

Outra via recebendo melhoria, também no Gabiroba, é a rua Olinda Alves. A Prefeitura, com recursos próprios da SMOTT e atendendo antiga demanda da população, está alargando o local com o objetivo de otimizar o trânsito e prevenir acidentes.

Desenvolvimento Urbano – Prefeitura cria espaço de convivência no bairro Pedreira

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU), iniciou neste mês a construção de um espaço de convivência no bairro Pedreira.

O local, conhecido como “campinho”, localizado na rua Pintassilgo (próximo ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Pedreira), antes utilizado para despejo de lixo, será gramado e receberá serviços de jardinagem. A Prefeitura construirá ainda uma quadra para “travinha” e passeios com acessibilidade; instalará equipamentos de ginástica e bancos. De acordo com a SMDU, a urbanização deste espaço atenderá demanda antiga dos moradores.

Mais

Foi concluído em janeiro a revitalização da capela velório do Cemitério da Paz, que recebeu manutenção no telhado, pintura geral, novos acabamentos para facilitar a limpeza e remanejamento das cadeiras para mais conforto dos usuários.

Em dezembro, a equipe de limpeza urbana atuou também em diversos bairros da cidade, retirando mais de 25 caminhões de entulho. Foram executados serviços de capina, roçada, varrição e limpeza de meio-fio nos bairros Praia, Bela Vista, Madre Maria de Jesus e São Marcos.

Ao mesmo tempo, os moradores do bairro São Marcos ganharam novo espaço de convivência. Localizado na travessa José Basílio Caetano, a SMDU urbanizou um espaço ocioso, instalou bancos e criou uma academia ao ar livre.

WhatsApp Image 2020-01-07 at 11.44.34 (1)

Concurso Público – Ronaldo Magalhães dá boas-vindas aos novos servidores do Saae

O prefeito Ronaldo Magalhães recebeu na tarde desta sexta-feira (17), em seu gabinete, os novos servidores do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Itabira, admitidos por meio do concurso público realizado no ano passado.

Nesse encontro, com a presença do diretor-presidente da autarquia, Leonardo Ferreira Lopes e da vice-prefeita Dalma Barcelos, o prefeito deu boas-vindas aos 19 funcionários presentes.

Eu pedi esse encontro com vocês para reforçar que, em toda a minha vida pública, sempre entendi a necessidade de valorizar o servidor de uma forma clara, objetiva e verdadeira. Nós, prefeito, secretários e diretores, estamos servidores hoje, mas amanhã não. Vocês é que são os verdadeiros comandantes do serviço público, fazem as coisas acontecerem e levam os resultados para toda a comunidade”, declarou Ronaldo Magalhães.

Já o diretor-presidente da autarquia ressaltou que a contratação dos novos funcionários renovou a “força” da empresa. “Depois de anos sem fazer concurso, a mão de obra no Saae ficou escassa, o que enfraqueceu a nossa empresa. A cidade cresceu e trabalhamos com dois itens importantíssimos: água e esgoto, o primeiro não pode faltar e o segundo ninguém quer por perto. Essas são as nossas atividades que desempenhamos cada um em sua função”, salientou Leonardo Lopes.

Nomeados

Adriana Saraiva Souza (contadora); Carlos Alberto Santos Júnior, Elias Henrique Fernandes e Jeferson Franci’s Oliveira (operador de estação de tratamento); Darley Alves Moreira e Joziel dos Reis (mecânico); Délio Bonaparte Ferreira (soldador); Eloíza de Fátima Gonçalves Lopes, Fabrício Silva dos Santos, Welton Cristiano Félix e Wenderson Martins Ferreira (operador de máquinas); Franciele Mariane de Souza (técnico em edificações); Geraldo Pereira Jardim, Júlio Cezar dos Santos, Ronivaldo Lúcio Chaves e Walerson Antônio Veríssimo (artífice I); Júlio Ismael de Assis Saldanha (engenheiro eletricista); Jussara Meireles Deiró (advogado); Marcelo Viana dos Santos (técnico em eletrônica).

Em tempo

O concurso público do Saae foi realizado em maio do ano passado e contou com 1.222 candidatos, que disputaram as 40 vagas oferecidas distribuídas na região urbana e nos distritos Senhora do Carmo e Ipoema. Foram aprovados 37 pessoas e convocadas 22 até o momento.

Recadastramento – Biometria eleitoral termina em fevereiro

Até o dia 21 de fevereiro deste ano os eleitores deverão comparecer ao Cartório Eleitoral de Itabira ou à Central de Atendimento ao Eleitor (CAE) para a revisão obrigatória com coleta de dados biométricos.

O processo, que começou no dia 4 de junho de 2019, já recadastrou 43.085 pessoas – dados atualizados até segunda-feira (13/1) –, ou seja, 47,39% do eleitorado municipal, que conta, atualmente, com 90.909 eleitores.

De acordo com Filipe Calijorne Diniz, chefe do cartório eleitoral, a expectativa é atender mais de 90% do eleitorado até o término da revisão. Ele explicou ainda que depois do dia 21 de fevereiro, o cadastro eleitoral será fechado para análise e homologação do processo pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG).

É importante ressaltar que a não realização do cadastro biométrico causará o cancelamento do título de eleitor, gerando as seguintes consequências:

  • não poderá votar nas próximas eleições;

  • o cidadão ficará impedido de receber salários ou proventos de função ou emprego público, autárquico ou paraestatal, bem como fundações governamentais, empresas, institutos e sociedades de qualquer natureza, mantidas ou subvencionadas pelo governo;

  • não poderá tirar passaporte;

  • não será possível tomar posse em cargo ou função pública;

  • não poderá participar de concorrência pública ou administrativa da União, dos estados, dos territórios, do Distrito Federal ou dos municípios, ou das respectivas autarquias;

  • não poderá renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo;

  • não poderá obter o certificado de quitação eleitoral;

  • ficará impedido de concorrer às eleições.

Atendimento

Para realizar a coleta biométrica e atualização dos dados, o eleitor que quiser agilizar o processo deve, primeiro, agendar dia e horário no site do TRE-MG (www.tre-mg.jus.br) ou pelo telefone 148. No dia da coleta, é obrigatório apresentar documento de identidade com foto (RG ou CNH) e comprovante de domicílio em nome próprio ou dos pais – caso seja em nome do cônjuge ou dos avós, apresentar a certidão de casamento ou de nascimento, respectivamente. Se possuir, apresentar o título de eleitor e o CPF. Homens entre 18 e 45 anos deverão apresentar também o certificado de quitação com as obrigações militares.

O recadastramento acontece de segunda a sexta-feira, das 12 às 18 horas. No CAE, funciona na sala nº 414 do Fórum de Itabira (avenida Mauro Ribeiro Lage, nº 894, no bairro Esplanada da Estação), apenas com agendamento prévio. Já no cartório eleitoral (rua Padre Ângelo, nº 38, no bairro Pará), o atendimento é feito por ordem de chegada.

Volta às aulas – Transita inicia vistoria do transporte escolar nesta quarta

Com o objetivo de garantir a segurança dos estudantes, começa amanhã (15) a vistoria obrigatória dos veículos cadastrados para prestar serviços de transporte escolar em Itabira. O processo é referente ao primeiro semestre desse ano e termina no dia 5 de fevereiro.

A inspeção atende ainda determinação do Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97), Lei Municipal 4.839/2015 e do Decreto Municipal 3.692/2016, que especificam as condições seguras para transporte de passageiros em veículo escolar.

Para ser vistoriado, é necessário que o condutor tenha em mãos a ordem de serviço emitida pela Superintendência de Transportes e Trânsito (Transita). Em seguida, o veículo deve ser levado à rua Sérgio Eizembergue, nº 42, no bairro Fênix, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Neste procedimento, realizado por um engenheiro mecânico credenciado, são verificados os sistemas de sinalização, iluminação, freios e direção; pneus, equipamentos de segurança, adesivos de identificação, entre outros itens.

Considerado apto, o transporte escolar recebe na hora o selo de inspeção referente ao primeiro semestre de 2020. Caso seja constatada alguma irregularidade, o motorista terá um prazo determinado pela Transita para fazer a adequação e retornar para nova vistoria.

Em tempo

A ordem de serviço é emitida de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, pela Diretoria de Transporte Público, localizada na rua Ireni Barbosa, no bairro Pará (antiga prefeitura). Cabe apresentar os documentos do prestador e do veículo. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3839-2406.

Scroll To Top