quinta-feira , 21 junho 2018
Você está aqui: Capa | Arquivos do Autor: Natália Sant'Ana

Arquivos do Autor: Natália Sant'Ana

Direitos Humanos – Blitz educativa para combater o trabalho infantil

Com o objetivo de lançar na cidade o Programa Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), a Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), promove no dia 23/06 (sábado), a partir das 7 horas, na Feira Livre (avenida Duque de Caxias, no bairro Esplanada da Estação), uma blitz educativa para promover as ações estratégicas de combate ao trabalho infantil.

O programa é do governo estadual. O município iniciou o trabalho há três meses e o mês chave para trabalhar a prevenção é junho, porque no último dia 12 foi o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil”, explicou Nélia Cunha, assistente social da SMAS. Além da distribuição de material educativo para orientar as famílias sobre a importância da proteção social e de uma infância “verdadeiramente vivida”, outra finalidade, segundo Nélia Cunha, é divulgar o contato para denunciar as situações onde crianças e adolescentes estejam expostos ao trabalho infantil. “As denúncias podem ser feitas no Conselho Tutelar, pelo telefone 3839-2211 e pelo disque 100”.

Dados

De acordo com o Censo Demográfico realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2010, foram identificados em Itabira mais de 700 crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil. “Diante disso, começamos a rodar toda a cidade: órgãos municipais, estaduais, empresas e nos deparamos com as pessoas perguntando onde estão essas crianças e adolescentes, e quem são eles”, esclareceu Nélia.

Como não havia registros estatísticos nos órgãos competentes e na Secretaria de Assistência Social, a Prefeitura determinou uma equipe para que esses e outros casos fossem identificados. “Então, hoje, temos um grupo técnico de trabalho com profissionais do Cras (Centro de Referência da Assistência Social), Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e Conselho Tutelar para verificar todas as denúncias”, ressaltou a assistente social.

Saiba mais

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) lançou no dia 12/06 o programa Geração Segura e Saudável, que propõe uma abordagem integrada para eliminar o trabalho infantil e melhorar a segurança e saúde dos jovens trabalhadores dos 15 aos 24 anos.

A campanha visa acelerar a ação para alcançar o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) número 8: trabalho decente e crescimento econômico, particularmente a meta 8.7 que estabelece a eliminação de todas as formas de trabalho infantil até 2025 e a meta 8.8 que visa promover ambientes de trabalho seguros para todos os trabalhadores até 2030. A eliminação do trabalho infantil e a melhora nas condições de segurança e saúde dos jovens trabalhadores tornará possível que a nova geração inicie sua vida laboral com empregos seguros, saudáveis e dignos.

Qualificação social profissional – Entrega de certificados para palestrantes do Sine

Na semana passada, no auditório do paço municipal, a Prefeitura certificou os palestrantes que ministraram cursos para os programas estaduais Qualifica-se e de Competências Profissionais e Sociais para o Trabalhador, oferecidos por meio do Sistema Nacional de Emprego (Sine).

Com o objetivo de expandir competências profissionais e sociais para os trabalhadores da cidade, os programas buscam ampliar as chances no mercado de trabalho por meio de treinamento e palestras que abordam diversos assuntos como ética, marketing, empreendedorismo, qualidade de atendimento, relacionamento interpessoal, trabalhabilidade, como elaborar currículo, ferramentas da qualidade, comportamento e atitude, saúde e higiene profissional. As aulas acontecem na Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (Uaitec) – avenida Duque de Caxias, nº 1240, no bairro Esplanada da Estação.

Em abril deste ano, por exemplo, a Prefeitura concluiu um curso de qualificação para diaristas e criou um banco de referência para quem precisa do serviço. Ou seja, as profissionais certificadas pelo programa foram cadastradas na Central de Autônomos do Sine, uma ferramenta para intermediar a mão de obra de diversos profissionais. No caso da agência de empregos de Itabira, das diaristas que atuam como faxineiras.

Uaitec

Para quem deseja adquirir novos conhecimentos ou se aprimorar profissionalmente, a Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (Uaitec) oferece a cada semestre, diversos cursos gratuitos nas áreas de tecnologia da informação, cultivo sustentável, qualificação profissional e de idiomas. Desde 2016, segundo informações da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (SMDECTIT), a Uaitec ocupa o primeiro lugar no ranking das unidades no Estado de Minas Gerais, referentes aos cursos presenciais, semipresenciais e a distância ofertados pela unidade de Itabira.

Treinamento – Profissionais de saúde participam de atualização sobre Doença Falciforme

A Secretaria Municipal de Saúde promove, na próxima quarta-feira (20/06), uma atualização profissional sobre a Doença Falciforme, para auxiliares e técnicos de enfermagem, além de técnicos da Secretaria Municipal de Saúde que participam do programa Saúde na Escola.

Serão quatro palestras seguidas de debates, apresentadas por profissionais do Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico (Nupad) da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A atividade é alusiva ao Dia Municipal de Conscientização da Doença Falciforme, em Itabira, instituído por meio da Lei Municipal número 4.912/2016.

A doença caracteriza-se pela alteração dos glóbulos vermelhos do sangue, tornando-os parecidos com uma foice, daí o nome falciforme. Essas células têm sua membrana alterada e rompem-se mais facilmente, causando anemia. Os principais sintomas são: anemia com icterícia (olhos amarelados), dores ósseas e articulares, atraso no crescimento e desenvolvimento infantil, inchaço e dor nos punhos, tornozelos, dedos e risco maior de contrair infecções. Atualmente, em Itabira são cerca de 20 pessoas em tratamento. Em Minas Gerais, são 3.463

O diagnóstico pode ser feito pelo Teste do Pezinho – oferecido gratuitamente na Policlínica – e, em adultos, pelo exame de eletroforese de hemoglobina. O Sistema Único de Saúde (SUS) fornece os medicamentos que compõem a rotina de tratamento.

Urgente – ETA Pureza interrompe o abastecimento de água

Devido à falta de energia elétrica na Estação de Tratamento de Água (ETA) Pureza, o Saae comunicou nesta noite de sexta-feira (15), a impossibilidade técnica de fornecer água para os bairros Abóboras, Água Fresca, Amazonas, Areão, Bálsamos, Bálsamos II, Barreiro, Bethânia, CDI, CDI II, Colina da Praia, Conceição de Cima, Conceição de Baixo, Cônego Guilhermino, Esplanada da Estação, Fênix, Gabiroba, Hamilton, Hamilton II, Jardim dos Ipês, João XXIII, Juca Batista, Juca Rosa, Machado, Madre Maria de Jesus, Major Lage de Baixo, Major Lage de Cima, Monsenhor José Lopes, Novo Amazonas, Panorama, Posto Agropecuário, Praia, Ribeira de Baixo, Ribeira de Cima, Santa Marta, Santa Ruth, Santa Tereza, São Bento, São Cristóvão, São Marcos, Valença, Vila Senhora do Carmo, Vila Piedade, Vila Piedade, Vila Prudêncio, Vila Salica, Vila Santa Rosa, Vila São Geraldo e Vista Alegre. 

A Cemig foi comunicada e iniciará o conserto ainda hoje. Por não conhecer a extensão do problema, não é possível que o Saae informe o retorno do abastecimento. Portanto, é necessário que os moradores dessas localidades façam uso racional da água para evitar o desabastecimento. 

Imunização – Campanha de vacinação antirrábica começa em Senhora do Carmo

A Campanha de Vacinação Antirrábica de cães e gatos começou nesta semana na zona rural de Itabira. A campanha se estenderá até o dia 14 de setembro. O Dia D de Vacinação na área urbana ocorrerá em 25 de agosto.

Nesta primeira etapa, a equipe de vacinadores está percorrendo os imóveis em Senhora do Carmo – incluindo o centro do distrito e as comunidades adjacentes. Na segunda etapa, prevista para começar no final do mês, as equipes de vacinadores imunizarão os animais de Ipoema e arredores. A terceira etapa será vacinar animais das áreas rurais no entorno do município, como Candidópolis, Barreiro, Gatos e Laboriaux. Por fim, a última etapa ocorrerá na zona urbana. A expectativa é que sejam vacinados cerca de 18.500 cães e 1.500 gatos.

A diretora de Controle de Zoonoses, Kelley de Pinho Generoso, explica que em razão da grande extensão da zona rural e várias comunidades distantes do núcleo do distrito, a forma mais segura de alcançar uma cobertura eficiente é a vacinação casa a casa. “Torna-se um processo demorado, pois as equipes têm que ir de casa em casa nas comunidades rurais. São distâncias grandes, mas se o processo não for feito dessa forma, os animais ficam sem vacina, pois é muito difícil o proprietário levá-los até um ponto fixo”, explica.

Na zona urbana o processo será diferente. A vacinação será feita apenas no Dia D. “Na cidade é mais fácil para o proprietário levar o animal até um ponto fixo. Estamos preparando um esquema que facilite ao máximo o deslocamento, no qual instalaremos postos de vacinação no maior número de localidade possível”, informou a diretora.

Kelley Generoso reforça algumas dicas para que a imunização dos animais seja feita com segurança. “É importante que os proprietários levem os cachorros nas coleiras e, para animais de grande porte ou agressivos, é essencial o uso de focinheiras. Os gatos devem estar envolvidos em toalhas ou em materiais adequados para proteção. É uma maneira de manter a segurança dos donos dos animais e dos vacinadores”, explicou Kelley Generoso. Ela também ressalta que é importante que o animal a ser vacinado esteja em boa condição de saúde. “Observar essa condição ajuda a prevenir possíveis intercorrências”, finaliza.

243 anos – Prefeito participa de homenagem aos policiais militares

Na manhã de ontem (14), o prefeito Ronaldo Magalhães participou da solenidade em comemoração aos 243 anos da Polícia Militar (PM) de Minas Gerais – celebrados no último sábado (9/6) – no auditório do 26º Batalhão da PM, no bairro Fênix.

Compareceram ao evento, além de Ronaldo, o deputado estadual Raimundo Nonato Barcelos “Nozinho”, os prefeitos Dário Ferreira Mota (Bom Jesus do Amparo), Décio Geraldo dos Santos (Barão de Cocais) e Reinaldo das Dores Santos (Santa Maria de Itabira), bem como autoridades municipais de São Gonçalo do Rio Abaixo e representantes das empresas Vale e Gerdau. Participaram ainda a vice-prefeita Dalma Barcelos; Ilton Magalhães, secretário de Governo; Gustavo Milânio, chefe de gabinete e Celso Matosinho, assessor de Gestão, Programas e Metas.

Após exibição de um vídeo institucional, policiais militares reformados e as equipes que se destacaram ao longo do ano foram homenageados pelas autoridades presentes. Em seguida, o deputado Nozinho oficializou a entrega de duas viaturas. Os veículos, que foram adquiridos por meio de uma emenda parlamentar, atuarão nos municípios de Itabira e de São Gonçalo do Rio Abaixo.

A entrega de viaturas é sempre ímpar. Esse direcionamento de recursos para a continuação das ações da PM é fundamental. Nada teria sucesso se fosse só a vontade do policial militar em estar presente no local de um evento de insegurança pública. Portanto, isso nos motiva e vai auxiliar a PM tanto em Itabira, quanto em São Gonçalo (do Rio Abaixo) a fazer o melhor em prol das comunidades”, destacou o tenente-coronel Hudson Ferraz, comandante do 26º Batalhão da Polícia Militar.

Para Ronaldo Magalhães, mesmo que a legislação estabeleça a segurança como responsabilidade estadual, é necessário que os municípios contribuam para a segurança pública funcionar. “Compreendemos que o Estado não tem condições de dar todo o suporte às polícias. Então, a Prefeitura de Itabira tem se esforçado em convênios, onde cede recursos para combustível, manutenção e viaturas também. Já com a Polícia Civil, cedemos pessoal para trabalhar nas delegacias. Nosso objetivo é facilitar o trabalho, dando melhores condições para as polícias fazerem uma segurança de qualidade para o nosso povo”, frisou o prefeito.

Na oportunidade, o comandante ressaltou também a queda do índice de crimes violentos na região. “Estamos retraindo a criminalidade violenta e combatendo a repetição criminal. Em 2017, quando assumi o comando, a incidência era alta e conseguimos zerar a dívida daquele ano a patamares de 2016. Hoje, temos 30% de retração criminal, fato que demonstra toda a qualidade e esforço da tropa”. Ainda segundo ele, a solenidade desta manhã aconteceu para agradecer os policiais militares do 26º batalhão. “Estamos reconhecendo homens e mulheres que vêm trabalhando de maneira significativa para a melhoria da qualidade de vida das pessoas de Itabira e dos demais municípios que são assistidos pelas nossas equipes”, concluiu o comandante Hudson Ferraz.

Utilidade Pública – Saae comunica que obra provoca transtornos na Vila São Geraldo

O Saae informa que devido a um acidente na última sexta-feira (8/6), durante a execução da obra de interligação das redes de esgoto, os moradores nos arredores do Campo do Grêmio, na Vila São Geraldo, estão com o abastecimento de água comprometido. Além disso, o esgoto poderá transbordar nas ruas do bairro.

A empresa, no entanto, permanece no local, finalizando os serviços de interligação e consertando a rede de esgoto danificada que, segundo o Saae, estará pronta na próxima semana. Já a falta de água, o Saae garantiu solucionar até amanhã (quarta-feira).

Em tempo

O Saae investirá até o final do ano, cerca de R$ 800 mil para ampliar o tratamento de esgoto, tornando Itabira uma das poucas cidades brasileiras com quase todo o dejeto tratado. Para alcançar esse índice, contabilizado hoje em 44%, é necessário interligar as redes separadas pela ferrovia.

O serviço é executado por meio de túneis – pequenas perfurações – em um método não destrutivo. No total serão 10 travessias até outubro deste ano, nas regiões dos bairros Gianetti, Colina da Praia, São Bento, Amazonas, São Marcos, Major Lage, Vila Santa Rosa, Vila São Geraldo, São Cristóvão e Juca Rosa.

Influenza – Vacinação contra a gripe termina nesta sexta-feira

Termina nesta sexta-feira (15/06) a campanha de vacinação contra a gripe. Até o momento, a Secretaria Municipal de Saúde já registrou uma cobertura vacinal de 87,46% do público-alvo. A meta é imunizar cerca de 26 mil pessoas.

Devem tomar a vacina gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto, crianças com idades entre 6 meses e menores de 5 anos, pessoas com mais de 60 anos, pacientes crônicos, além de profissionais de saúde e indígenas.

Precisamos que a população procure uma unidade de saúde para se vacinar, a fim de evitar o aumento das chances de transmissão, além das formas mais graves da doença entre os grupos suscetíveis. É importante que todo o público-alvo se vacine. A gripe não é uma doença grave, mas entre os grupos prioritários pode se agravar, sim, e a vacina é uma das melhores formas de evitar que isso aconteça”, afirma Thereza Cristina Oliveira Andrade Horta, superintendente de Vigilância em Saúde.

As doses aplicadas neste ano imunizam contra os três subtipos de gripe que mais circulam no inverno: A/H1N1, A/H3N2 e Influenza B. De janeiro a junho deste ano, em todo o estado foram confirmados 81 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) causados pelo vírus da gripe. Foram notificados 11 óbitos. Em Itabira, foram confirmados dois casos de H3N2.

Público-alvo – De acordo com o estabelecido pelo Ministério da Saúde, podem se imunizar pessoas com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a menores de 5 anos, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, trabalhadores de saúde, povos indígenas, pessoas com doenças crônicas, professores da rede pública e particular, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional. A campanha de vacinação começou no dia 23 de abril e será encerrada no dia 15 de junho.

Vacinômetro

Pessoas com 60 anos ou mais – 91,56%

Crianças de seis meses a menores de 5 anos – 78,57%

Gestantes – 55,22%

Mulheres até 45 dias após o parto – 76,04%

Trabalhadores de saúde – 106,73%

Professores da rede pública e particular – 93,35%

Trânsito seguro – Prefeitura revitaliza rodovia no bairro Pedreira

Em parceria com o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DEER/MG), a Prefeitura promoveu nesta terça-feira (12), melhorias na rodovia MG 462, especificamente no trecho que corta o bairro Pedreira.

Com o objetivo de aumentar a segurança dos moradores e dos condutores que circulam pelo trecho, a Prefeitura limpou a lateral da via, implantou sinalização vertical (placas) e instalou tachões (olho de gato), peças que proporcionam mais visibilidade, principalmente para quem transita à noite.

Com mais esta ação, segundo o secretário municipal de Obras, Transportes e Trânsito (SMOTT), Ronaldo Lott, a expectativa é que os motoristas diminuam o excesso de velocidade, “além de reduzir o número de outras infrações decorrentes da falta de sinalização que não existe mais”, concluiu.

Conscientização – Prefeitura e Funcesi realizam Semana do Meio Ambiente

Entre os dias 5 e 7 de junho, a Prefeitura de Itabira, em parceria com a Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira (Funcesi), promoveram atividades para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente (5/6). Cerca de 450 alunos e professores do ensino fundamental itabirano participaram das sessões de cinema e da trilha interpretativa no campus da Funcesi.

Com o filme Wall-e (EUA, 2008), que aborda o consumo exagerado da população, além do descarte incorreto de resíduos como principais motivos para a degradação do planeta, foi realizada uma dinâmica com os alunos para reforçar a necessidade da reciclagem e do consumo consciente.

Na trilha, o objetivo era interagir com a natureza e discutir os temas ecologia, fauna e flora local, bem como a importância das árvores, biomas (mata atlântica e cerrado), sucessão ecológica e como preservar o meio ambiente no dia a dia.

Scroll To Top