segunda-feira , 30 março 2020
Você está aqui: Capa | Arquivos do Autor: Natália Sant'Ana

Arquivos do Autor: Natália Sant'Ana

Novo coronavírus – Transporte coletivo segue com horários alterados

A Superintendência de Transportes e Trânsito (Transita) comunica que o transporte público coletivo permanece com os horários alterados para conter a disseminação do novo coronavírus (Covid-19).

Durante a pandemia, os ônibus manterão uma escala de atendimento que priorize os horários essenciais de maior demanda de passageiros (horários de pico).

É importante ressaltar ainda que todas as viagens são monitoradas por câmeras de segurança e, sendo necessário, ônibus reservas entrarão no itinerário para reforçar os horários e evitar superlotação.

Clique aqui e confira linhas e horários.

Utilidade Pública – Prefeitura interdita trânsito em dois pontos da cidade

A Superintendência de Transportes e Trânsito (Transita) comunica a interrupção do trânsito em dois pontos da cidade, neste sábado (28), para a execução de obras.

A partir das 7 horas, a rua Nazaré, no bairro Bethânia – entre as travessa Canaã e rua Waldemar de Alvarenga Lage – será interditada para obras de manutenção hidráulica.

Em seguida, ao meio-dia, serviços de alteamento de poço de vista (PV) serão executados na rua Juca Machado, no bairro 14 de Fevereiro. A via será liberada no domingo (29) e o trânsito no sentido Centro será pela rua Salvino Pascoal do Patrocínio.

Novo coronavírus – Trabalhadores devem solicitar seguro-desemprego pela internet

Com a unidade do Sistema Nacional de Emprego (Sine) em Itabira fechada para evitar aglomerações, devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (SMDECTIT) orienta os trabalhadores a solicitarem o seguro-desemprego pela internet.

O benefício, concedido ao trabalhador desempregado sem justa causa, precisa ser pedido de 7 a 120 dias após a data da demissão. Para isso, é necessário acessar o portal www.empregabrasil.mte.gov.br e efetuar o cadastro.

O trabalhador precisará informar dados pessoais (CPF, nome, data de nascimento, nome da mãe e estado de nascimento), que serão validados no Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis). Em seguida, caso estejam corretos, o trabalhador responderá a um questionário com cinco perguntas sobre seu histórico laboral. Por isso, é importante ter em mãos a carteira de trabalho, já que quatro das cinco questões deverão ser respondidas corretamente. Finalizado tudo, o usuário receberá uma senha provisória que deverá ser trocada no primeiro acesso.

É importante ressaltar, no entanto, que se o trabalhador não acertar as respostas, terá de aguardar 24 horas para uma nova tentativa ou entrar em contato com a central 135 do INSS para auxílio.

Outras informações pelos telefones: 3839-2140 e 2527.

WhatsApp Image 2020-03-27 at 16.36.29

Utilidade Pública – Prefeitura realiza ação na rede de esgoto do bairro Praia

A Secretaria Municipal de Obras, Transporte e Trânsito (SMOTT) informa que devido à necessidade de religação do emissário de esgoto na avenida Prefeito Li Guerra, será feita hoje (27), manobra pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Itabira, bloqueando o esgoto que passa na avenida Cristina Gazire.

Esta ação, com previsão de seis horas de duração, acarretará o retorno de esgoto para a avenida. A Prefeitura pede  a compreensão de todos.

Novo coronavírus – Saae suspende cortes de água para beneficiários da tarifa social

Devido à pandemia do novo coronavírus (covid-19), o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Itabira foi autorizado nesta quinta-feira (25), em caráter de urgência, a suspender imediatamente os cortes no abastecimento de água por inadimplência. Também não haverá, nesse período de 60 dias, incidência de juros e multas por atraso de pagamento.

As medidas solicitadas pelo Município, e autorizadas pela Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário (Arsae) do Estado de Minas Gerais, são válidas para os beneficiários da tarifa social, hospitais públicos e unidades básicas de saúde.

Dessa forma, o prefeito Ronaldo Magalhães consegue garantir, principalmente para os estabelecimentos da área de saúde, condições de trabalho neste momento de crise, em que a água é essencial para inibir a disseminação da covid-19”, explicou Leonardo Ferreira Lopes, diretor-presidente do Saae. Além disso, segundo ele, os recursos que os hospitais e postos de saúde destinariam às despesas de água, poderão ser investidos em itens para combater a pandemia.

Já os beneficiários da tarifa social, também cobertos pela decisão da Arsae, não ficarão sem abastecimento de água nos próximos dois meses. “Esse pedido do prefeito Ronaldo (Magalhães) protegerá cerca de cinco mil famílias, que, normalmente, ficam mais expostas à pandemia. No momento, a água é fundamental nessa guerra contra o novo coronavírus”, garantiu Leonardo Lopes.

Novo coronavírus – Prefeitura realiza desinfecção dos pontos de ônibus

A Prefeitura iniciou hoje (25) a desinfecção dos pontos de ônibus em Itabira. A ação é preventiva e tem como objetivo conter a propagação do novo coronavírus (covid-19).

Para o processo de higienização, a Prefeitura utiliza um caminhão-pipa abastecido com água e funcionários executam a limpeza com cloro e sabão. Os produtos já estão disponíveis no almoxarifado municipal. A previsão é de que todos os pontos de ônibus da cidade sejam desinfetados.

WhatsApp Image 2020-03-25 at 09.00.12

Utilidade Pública – Trânsito interditado na avenida Li Guerra

A Superintendência de Transportes e Trânsito (Transita) comunica que, para a continuidade das obras de manutenção na placa de contenção lateral do canal no bairro Praia, a avenida Prefeito Li Guerra – entre os números 153 e 413 – estará interditada para trânsito de veículos no sentido Bairro/Centro, a partir desta quarta-feira (25).

Como alternativa de trânsito, a Transita indica avenida Prefeito Li Guerra e ruas Bom Jesus e João Camilo de Oliveira Torres. É importante ressaltar que os ônibus da linha Circular não passarão pela avenida Prefeito Li Guerra e o embarque ou desembarque serão feitos nos seguintes Locais: Circular A: na avenida Cristina Gazire, esquina com rua Sabará. Circular B: rua João Camilo de Oliveira Torres, próximo ao número 722.

Novo coronavírus – Prefeitura determina suspensão de velórios

Para minimizar a disseminação do novo coronavírus, preservando a integridade dos profissionais e da população, a Prefeitura publicou hoje (24) o Decreto nº 3.186/2020 que determina novas regras para o velório municipal.

Não serão permitidas cerimônias funerárias durante o período de calamidade pública – Decreto nº 3.164/2020 –, independente da causa morte. Os falecidos em decorrência da covid-19 serão sepultados imediatamente após a liberação do corpo.

De acordo com o documento, óbitos ocorridos após o fechamento dos cemitérios deverão permanecer – acondicionados em local e equipamento apropriados – na unidade hospitalar ou no Instituto Médio Legal (IML) para serem sepultados nas primeiras horas do próximo dia.

Antevendo ainda a urgência de óbitos ocorrerem nos finais de semana ou até mesmo em razão do possível volume de mortes, os cemitérios deverão realizar o sepultamento mediante declaração de óbito (DO), sem a necessidade de apresentação da certidão de óbito. Por fim, o acesso aos cemitérios fica restrito a 11 pessoas, entre familiares e religiosos.

Outras informações como autorização para construção de jazigo e orientação sobre construções serão repassadas pela administração do cemitério, pelo e-mail cemiteriodapazitabira@gmail.com ou telefone 3839-2577. É importante ressaltar que a venda de sepulturas estão suspensas temporariamente.

Em tempo

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU), atendendo ao disposto no decreto 3.164, definiu também novas regras para atendimento ao público.

Localizada no paço municipal, o atendimento presencial da SMDU está suspenso por tempo indeterminado. Os cidadãos deverão solicitar serviços de alvará, poda/corte de árvore, recolhimento de animais de grande porte, serviços de limpeza e fiscalização de posturas por e-mail ou telefone.

Para a finalização de processos e orientações de alvarás, os usuários podem ligar para 3839-2143, 2183 ou pelo e-mail pmi.posturas@gmail.com. Solicitações e processos via ofícios e protocolos para poda e corte de árvores, telefones 3839-2171, 2044 ou dsupmi@gmail.com. No setor de limpeza urbana, executada pela Empresa de Desenvolvimento de Itabira (Itaurb), os pedidos podem ser feitos pelos números 3839-2171, 2301 e e-mails pmi.posturas@gmail.com e dsupmi@gmail.com. Já o recolhimento de animais de grande porte em perímetro urbano, a população deve ligar para 3831-4104. Para mais informações: 3839-2414.

Coronavírus – Atenção para os novos horários do transporte público

Usuários do transporte coletivo devem ficar atentos aos novos horários divulgados pela empresa Cisne.

Como forma de enfrentar a disseminação do novo coronavírus, a escala de ônibus foi reduzida, por tempo indeterminado, nos dias úteis (segunda a sexta-feira).

Confira:

WhatsApp Image 2020-03-22 at 15.10.00

 

WhatsApp Image 2020-03-22 at 15.10.00 (1)

 

WhatsApp Image 2020-03-22 at 15.10.00 (2)

 

Para imprimir a tabela: clique aqui.

310 mil litros de água – Saae realiza operação de guerra para normalizar abastecimento em Itabira

Desde ontem (21), equipes do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Itabira trabalham para abastecer a população dos bairros atendidos pela Estação de Tratamento de Água (ETA) Rio de Peixe.

Em uma operação de guerra – 24 horas por dia – a autarquia, com o apoio da Vale, utiliza cerca de 16 caminhões-pipa para normalizar o nível de água dos reservatórios abastecidos pela ETA Rio de Peixe, que, desde a semana passada, sofre com questões relacionadas à falta de energia elétrica, além dos problemas internos da mineradora que impedem – até agora – o fornecimento de água.

De acordo com o Saae, a situação dos bairros Santa Ruth, Santa Marta, Monsenhor José Lopes, Valença, Fênix, Belvedere e João XXIII continua crítica. A Vale segue com os trabalhos de correção e o Saae com o abastecimento manual na estação.

WhatsApp Image 2020-03-22 at 13.24.46

Dados

A ETA Rio de Peixe fornece 30 litros de água por segundo (l/s) para o sistema municipal de abastecimento. Para suprir esta baixa temporária, o Saae encaminha, diariamente, 14 caminhões-pipa (280 mil litros) – carregados com água proveniente de poços artesianos profundos da Vale – à estação Rio Peixe para ser tratada e depois distribuída à população. São enviados, também, dois caminhões com 30 mil litros de água potável.

Segundo o diretor-presidente do Saae, Leonardo Ferreira Lopes, a autarquia planeja, “caso necessário”, para as próximas horas desse domingo (22), mais 12 caminhões-pipa na força-tarefa para normalizar a ETA Rio de Peixe.

Scroll To Top