domingo , 12 julho 2020
Você está aqui: Capa | Arquivos do Autor: Wesley Rodrigues

Arquivos do Autor: Wesley Rodrigues

Uso de máscaras de proteção será obrigatório em Itabira a partir de terça-feira

Toda pessoa que sair às ruas de Itabira deverá usar máscara de proteção a partir de terça-feira (28). A regra está no Decreto 3.248, publicado neste sábado (25) no Diário Oficial, e complementa a flexibilização de funcionamento do comércio, prevista no documento.

O objetivo da medida é conter a disseminação do novo coronavírus. A Prefeitura de Itabira recomenda aos munícipes que somente saiam de casa em situações de extrema necessidade.

Até essa sexta-feira (24), Itabira tinha oito confirmações de Covid-19, incluindo um óbito, e 69 pessoas com síndromes gripais em monitoramento pela Central de Vigilância em Saúde.

Após medidas na saúde, Prefeitura prepara flexibilização do comércio

A partir de terça-feira (28), o funcionamento do comércio itabirano será flexibilizado, com adoção de medidas sanitárias e de controle do público. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (23) pelo prefeito Ronaldo Magalhães e o decreto será publicado no sábado (25).

Entre as regras para a reabertura das lojas estão o controle e a organização de filas, inclusive externas, com distância mínima entre as pessoas, limitação de público interno, proibição de promoções e liquidações, além do uso de máscaras. O documento trará a íntegra das exigências.

A decisão foi acertada após ações para controlar o avanço da pandemia. “Já garantimos 127 leitos nos dois hospitais e vamos implantar um hospital de campanha na Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Mata do Intelecto), pensando na logística hospitalar, que está ao lado do Hospital Municipal Carlos Chagas. Com a estrutura, podemos chegar a 200 leitos exclusivos para atender Covid-19. Com embasamento técnico e responsabilidade, vamos flexibilizar o funcionamento do comércio, com o objetivo também de salvar empregos de itabiranos e itabiranas”, ressaltou o prefeito.

Conforme Ronaldo, o panorama do novo coronavírus em Itabira é avaliado diariamente, podendo as ações serem atualizadas ou revistas. “Estamos vencendo. Precisamos que cada cidadão continue consciente e tome as precauções necessárias. Essa luta é de todos nós”.

O Município adotou o isolamento social no mês de março, evitando o colapso da rede de saúde, que recebe pacientes de várias cidades do entorno.

Novo coronavírus – Prefeitura de Itabira suspende gratuidade do transporte para idosos nos horários de pico

O Governo Municipal determinou a suspensão da gratuidade no transporte coletivo itabirano para pessoas com 65 anos ou mais em horários de pico. O objetivo da medida é evitar a circulação de idosos em meio ao risco de contágio pelo novo coronavírus (SARS-Cov-2). A regra valerá a partir da próxima quinta-feira, 23 de abril.

O horário de pico compreende o intervalo entre 5h e 8h59, na parte da manhã, e entre 16h e 19h59. A determinação consta no Decreto 3.238/20, que será publicado no Diário Oficial deste sábado (18).

O decreto representa mais um esforço da Administração Municipal para reduzir a aglomeração de pessoas e proteger a terceira idade, um dos grupos de risco em relação ao novo coronavírus.

Cartão social – Ronaldo Magalhães envia à Câmara projeto de lei que cria o ‘Itabira Voucher’

O prefeito Ronaldo Magalhães enviou nesta quinta-feira (16) à Câmara de Vereadores o Projeto de Lei 23/2020 que propõe auxílio de R$ 200 para as famílias itabiranas mais vulneráveis. A concessão do cartão social chamado Itabira Voucher destina-se à compra de alimentos, produtos de limpeza e higiene pessoal e gás de cozinha.

Após a aprovação pela Câmara e a sanção do Executivo, o benefício deverá ser disponibilizado por meio de cartão magnético, do tipo cartão-alimentação, aceito em estabelecimentos credenciados. O Itabira Voucher permanecerá instituído enquanto perdurar a situação de emergência e calamidade em saúde pública no Município devido à Covid-19.

A medida integra um pacote social de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. Entre outras ações, está em formatação pela Secretaria Municipal de Educação o projeto “Merenda em casa”, que fornecerá alimentação para os alunos da rede municipal de ensino. Para essa iniciativa serão destinados recursos da merenda escolar, haja vista as instituições estarem com as aulas suspensas.

Além de todo o trabalho empenhado na área da saúde, não podemos esquecer do social. O Município toma todas as providências necessárias para que as famílias itabiranas que mais precisam possam enfrentar esse período tão difícil”, disse Ronaldo.

Itabira Voucher

Poderá receber o auxílio o responsável familiar que está desempregado, em trabalho informal e contribuinte do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que cumpra requisitos como ter renda familiar de até dois salários-mínimos, ou renda per capita de meio salário-mínimo e estar inserido no Cadastro Único (CadÚnico). Outros detalhes serão amplamente divulgados após a regulamentação do Itabira Voucher.

Novo coronavírus – Decreto Municipal suspende ponto facultativo na segunda-feira para atividades essenciais

A Prefeitura de Itabira suspendeu o ponto facultativo para setores específicos na segunda-feira (20), véspera do feriado nacional de 21 de abril (Dia de Tiradentes). Terão expediente na data os órgãos e seções que operam atividades essenciais: saúde, assistência social, abastecimento de água, coleta de lixo e limpeza pública. Também cumprião horário de trabalho outros setores que dão suporte no combate ao novo coronavírus. A suspensão consta na Portaria 057/2020.

Boletim epidemiológico – Itabira registra mais três casos confirmados de Covid-19

Três suspeitos de contrair a Covid-19 que estavam em investigação tiveram os exames positivos para a doença nesta quarta-feira (15). A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que os três estão sob isolamento domiciliar. A pasta se absteve de informar o histórico dos pacientes, sob ética médico-paciente.

A SMS esclarece que orienta os pacientes suspeitos ou testados positivos para Covid-19 que não necessitarem internação hospitalar (após avaliação médica) que não tenham convívio social e cumpram o isolamento domiciliar por 14 dias. Nesse período, o paciente é acompanhado pela Atenção Básica e/ou pela Vigilância em Saúde do Município.

Casos confirmados: 5, sendo:

1 paciente recuperado que já cumpriu o isolamento domiciliar de 14 dias;

3 pacientes em monitoramento e isolamento domiciliar;

1 óbito.

Casos suspeitos: 308, sendo:

71 em monitoramento;

237 já cumpriram o isolamento domiciliar de 14 dias.

Casos descartados: 31

Pacientes que testaram negativo para Covid-19 ou positivo para outro agente etiológico.

Óbito descartado: 1

Paciente estava internada como caso suspeito e veio a óbito em 14/04 (após divulgação do boletim anterior). O resultado atestando negativo para Covid-19 foi liberado nesta quarta-feira (15).

Novo coronavírus – Prefeitura, MP e PM cobram de agências bancárias medidas mais duras para conter covid-19

As aglomerações em filas de agências bancárias preocupam autoridades em Itabira. Hoje (14), representantes da Prefeitura, Câmara de Vereadores, Ministério Público (MP), Polícia Militar (PM) e bancos trataram do assunto em reunião no Paço Municipal. Governo e MP pediram às instituições que reforcem medidas de segurança no acesso e interior das agências.

O MP, representado pela promotora de Justiça Silvia Letícia Amaral, indicou que, se as medidas de controle do público não forem eficazes, ações extremas serão necessárias em uma próxima fase, como o fechamento das agências locais.

A unidade da Caixa Econômica Federal, por exemplo, apresenta maior concentração de filas, segundo informou sua gerência, em função do auxílio financeiro anunciado pela União.

Os representantes citaram que adotam condutas recomendadas pelas matrizes, como disponibilizar um funcionário na parte externa para organização das filas, esclarecendo dúvidas e orientando à população que retorne em outras datas para casos que não sejam urgentes ou utilize os canais on-line.

O reforço de outras providências foi enfatizado no encontro: horário especial para atendimento de grupos de risco, agendamento prévio sempre que possível, priorizar atendimentos essenciais, frisar a sinalização da distância mínima de 1,5m de uma pessoa para outra e uso de máscaras.

O Executivo Municipal somará ainda novas estratégicas com som volante na região dos bancos, de forma a orientar o público-alvo a acessar canais digitais, preferirem o uso de cartões magnéticos e evitarem sair de casa.

14-04-20 - Prefeitura, MP e PM cobram de agencias bancarias medidas mais duras para conter covid-19 (2)

Itabira contabiliza 297 suspeitos do novo coronavírus, 28 descartados para a doença e dois resultados positivos de covid-19 (um dos casos morreu em 6 de abril), de acordo com boletim epidemiológico divulgado nesta terça-feira pela Secretaria Municipal de Saúde.

Conforme o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Robson Souza, a Fiscalização de Posturas intensificará a ronda diária em estabelecimentos para coibir a proliferação do vírus. A PM, por sua vez, confere suporte à fiscalização dos estabelecimentos, dentro de sua programação de segurança pública.

Todos os bancos já haviam sido notificados anteriormente, e, agora, chamamos seus representantes para um alinhamento conjunto de ações mais enérgicas para a segurança da população. Trata-se de um serviço essencial e medidas rígidas são necessárias para que os serviços continuem em funcionamento”, disse.

Prefeitura faz desinfecção em prédio onde morava jovem que morreu por covid-19

A Prefeitura de Itabira realizou nesta segunda-feira (13) desinfecção sanitária no condomínio onde foi confirmada a primeira morte em decorrência de covid-19 no município. Técnicos fizeram o procedimento em todas as áreas comuns do edifício localizado entre os bairros Praia e Juca Rosa.

O óbito, de um jovem de 24 anos com histórico de comorbidades, ocorreu no dia 6 de abril. Amostras foram colhidas pelo Laboratório Nossa Senhora das Dores e enviadas para análise do Hermes Pardini, em Belo Horizonte, que confirmou a infecção por covid-19 no último sábado (11).

Desde a notificação da síndrome respiratória, a Secretaria Municipal de Saúde monitora a família da vítima. Nesse domingo (12), equipes visitaram o grupo familiar e colheram amostras para exames. Os vizinhos receberam orientações sobre o vírus e todos os que apresentarem sintomas gripais devem acionar a seção (a Prefeitura mantém um serviço de telemedicina pelo número 3839-2133).

WhatsApp Image 2020-04-13 at 12.54.11 (1)

Novo coronavírus – Prefeitura de Itabira decreta situação de calamidade pública

O prefeito de Itabira, Ronaldo Magalhães, assinou nesta terça-feira (07) decreto em que o Município reconhece a situação de calamidade pública em razão do agravamento da pandemia do novo coronavírus. O Decreto Municipal 3.226 será publicado nesta quarta-feira (8) no Diário Oficial do Município.

Com o instrumento, a Prefeitura poderá ter acesso a recursos federais para o enfrentamento do coronavírus e do momento atípico na cidade. Esse fluxo, contudo, depende da disponibilidade orçamentária e financeira por parte da União.

O Município já havia declarado situação de emergência em 16 de março (Decreto 3.164), em decorrência dos primeiros efeitos da pandemia.

Novo coronavírus – Prefeitura tem feito sua parte, mas parte da população não colabora, lamenta Ronaldo Magalhães

Ministério da Saúde e especialistas da área preveem que o Brasil terá pico dos casos de Covid-19 em abril e maio. Acompanhando o que é apontado pelas autoridades, o prefeito Ronaldo Magalhães apela à população de Itabira para que evite sair de casa ou reunir familiares, amigos e conhecidos. Ronaldo reconhece que a diminuição da circulação de pessoas é uma medida extrema, porém essencial para a proteção social neste momento.

O pedido do gestor se dá em meio ao aumento do vaivém de pessoas observado em agências bancárias, ruas e avenidas, áreas comerciais e outros espaços de aglomeração. “Eu faço um apelo para que cada um faça a sua parte. Muito antes de termos suspeitos viemos concentrando esforços para combater essa pandemia. Porém, nada do que fizermos será suficiente e eficaz se as pessoas não cumprirem com o isolamento social”, disse.

Nessa segunda-feira (6), Ronaldo voltou a alinhar com representantes de entidades comerciais as restrições às atividades e serviços não prioritários no Município. “Comerciantes estão se sacrificando, com portas fechadas, e a população continua se aglomerando mesmo com as ações tomadas”, continuou o prefeito.

Prevenção antecipada

Desde os primeiros relatos de Covid-19 no Brasil, a Prefeitura de Itabira tomou medidas para conter a propagação do vírus na cidade, desde a suspensão de alvarás de comércios considerados não essenciais à interrupção das aulas nas escolas, creches, cursos e universidades.

Em 11 de março, servidores da saúde já recebiam capacitação sobre a nova doença. À época, a cidade não apresentava nenhum caso suspeito de Covid-19.

Já em 16 de março, Ronaldo Magalhães assinou o Decreto Municipal 3.164 colocando Itabira em situação de emergência em saúde pública, e determinando ações para enfrentamento ao novo coronavírus. No ato, foi instituído o Centro de Operações de Emergência em Saúde (Coes), além de uma comissão especial no assunto; eventos públicos e privados tiveram que ser suspensos; servidores que fazem parte dos grupos de risco foram enviados para casa; entre outras providências. Nesse momento, Itabira apresentava dois casos suspeitos e já tinha um descartado.

A suspensão de alvarás de bares, casas de shows, feiras, exposições e mais estabelecimentos comerciais com potencial de aglomeração de pessoas se deu a partir de 21 de março, ocasião em que Itabira já apresentava sete casos suspeitos de infecção causada por SARS-CoV-2.

Ampliação da rede

Outros procedimentos foram adotados para servidores e funcionamento dos órgãos públicos. A Prefeitura de Itabira também ampliou a assistência hospitalar no enfrentamento ao novo coronavírus com a instalação de novos leitos, aquisição de 10 mil testes rápidos para Covid-19 e outros 10 mil para influenza. Investiu, ademais, nas políticas de assistência social, viabilizando atendimento integral à população em situação de rua com hospedagem, alimentação, vestuário e material de higiene pessoal.

Prefeitura-amplia-rede-de-enfrentamento-a-Covid-19-2-660x330

Prefeitura amplia rede de assistência hospitalar

Pontos de ônibus, rodoviária e ambientes públicos passam por desinfecção – funcionários executam a limpeza com cloro e sabão, auxiliados por um caminhão-pipa abastecido com água. Para mais, a equipe de fiscalização da Secretaria Executiva de Defesa do Consumidor (Procon) e da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos atuam na visita, orientação e autuação, se necessária, de estabelecimentos que descumprem as normas de restrições.

unnamed

Prefeitura realiza desinfecção de pontos de ônibus e acessos a unidades de saúde

O Município reforçou ainda sua comunicação contra a pandemia: carros de som e emissoras de rádios pedem à população que não saia de casa; as redes sociais e canais oficiais da Prefeitura informam em tempo real sobre a Covid-19.

Scroll To Top