quarta-feira , 23 setembro 2020
Você está aqui: Capa | Arquivos do Autor: Wesley Rodrigues

Arquivos do Autor: Wesley Rodrigues

ESCLARECIMENTO – HNSD tem dois pacientes internados com suspeitas de infecção por coronavírus em quadro estável

Até a manhã desta quarta-feira (25), Itabira registrava 41 casos suspeitos de infecção pelo novo coronavírus (Covid-19). Do total, dois pacientes estão internados no Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD) em uma ala isolada e destinada às pessoas que apresentem os sintomas da doença. O quadro deles é estável.

A equipe técnica do HNSD vem acompanhando a evolução dos sintomas desses pacientes, que vem apresentando melhoras. Um deles tem alta programada para quinta-feira (26), quando poderá retornar à sua casa e seguir em isolamento domiciliar.

Neste momento de enfrentamento à disseminação do Covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde e o HNSD ressaltam a importância da população se manter em isolamento domiciliar, contribuir para um serviço de saúde em pleno funcionamento e evitar o surgimento de situações mais graves.

Informações

Se apresentar sintomas de Covid-19 (dor de garganta, tosse, febre e/ou dificuldades para respirar), dúvidas podem ser esclarecidas pela central de atendimento disponibilizada pela Prefeitura Municipal de Itabira: (31) 3839-2133. Só é recomendado o comparecimento aos hospitais, pronto-socorro e demais unidades de saúde em casos de urgência e emergência.

Criatividade e inovação – Feira do Empreendedorismo movimenta Poliesportivo nesta quarta-feira

O Ginásio Poliesportivo Maestro Silvério Faustino, no Centro, tem grande movimentação de estudantes nesta quinta-feira (21). O espaço recebe, pela manhã e à tarde, uma mostra de projetos desenvolvidos por alunos de 18 escolas municipais, no âmbito do programa Cultura Empreendedora. O evento é aberto ao público.

Angélica Miriam Pena, coordenadora do programa, informou que os alunos do ensino fundamental trabalharam ao longo deste ano em ecossistemas de inovação, sob os eixos comunidade, social, negócios, aprendizagem e sustentabilidade. “Nós o estimulamos a terem atitude e a empreenderem desde muito cedo”, argumentou.

A iniciativa tem parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e é apoiada pela Universidade Federal de Itajubá (Unifei) e Observatório Social. Seções ligadas ao Município também dão suporte à Feira do Empreendedorismo desta quarta-feira: Empresa de Desenvolvimento de Itabira (Itaurb), Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) e outras. A Companhia Itabirana de Teatro atua com intervenções culturais no espaço.

Para o secretário de Educação José Gonçalves Moreira, o Cultura Empreendedora “coloca o aluno da rede pública em pé de igualdade com estudantes das escolas particulares”. “Colocamos o aluno para pensar ainda mais: não somente nas matérias que tem dentro de sala, como também nas questões sociais, no país, no planeta, a pensar seu futuro, em como ajudar o próximo e contribuir à sua cidade”, disse.

Mostra de projetos – Poliesportivo sedia Feira do Empreendedorismo nesta quinta-feira

Alunos da rede municipal vão expor nesta quinta-feira (21) projetos que desenvolveram, ao longo deste ano, sobre gestão de negócios e ideias criativas para o mercado. A Feira do Empreendedorismo é aberta ao público e acontecerá no Ginásio Poliesportivo Maestro Silvério Faustino, no Centro, das 8h às 16h30.

Segundo a Secretaria Municipal de Educação, o programa Cultura Empreendedora envolve estudantes das séries iniciais e finais do ensino fundamental em 18 escolas do município. A iniciativa tem como parceiro o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e está de acordo com o currículo escolar, que inclui temas relacionados ao empreendedorismo.

Serviço: Feira do Empreendedorismo

Data: 21/11/19

Local: Ginásio Poliesportivo Maestro Silvério Faustino – rua Irmãos D’Caux, Centro

Horário: 8h às 16h30

Revitalização – Vila São Geraldo recebe mutirão de plantio de mudas

A praça do bairro Vila São Geraldo recebeu na manhã desta terça-feira (19) mais uma ação do programa Cidade Viva. A comunidade foi engajada em um mutirão de plantio de mudas, do qual participaram equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), da Empresa de Desenvolvimento de Itabira (Itaurb), o vereador Rodrigo Alexandre Assis Silva e a Companhia Itabirana de Teatro.

Foram plantadas mudas de quaresmeiras, espécies de jardins, roseiras e grama. Em uma etapa anterior, a praça foi alvo de pintura, reforma dos bancos e calçada.

O mutirão da transformação da SMMA já percorreu as principais avenidas da cidade, revitalizou praças e espaços públicos como viadutos e abrigos de ônibus. Além disso, mais de 273 mil mudas nativas foram plantadas em áreas de mananciais do município, em parceira com o Instituto Espinhaço.

Programação da Semana da Consciência Negra começa nesta segunda-feira

Começa nesta segunda-feira (18), em Itabira, a Semana da Consciência Negra. A agenda é promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Promoção Para Igualdade Racial, seção vinculada à Secretaria de Governo. A programação ocorre até quarta-feira (20), com palestras, apresentações culturais e exposições. O tema deste ano é “Educando Itabira sem racismo – repensando o 20 de novembro”.

Confira a programação:

18/11 – segunda-feira

7h30, Escola Estadual Professora Marciana Magalhães (Gabiroba): cine comentado – “Bem-vindo a Marly-Gomont”, com o professor Jhonatan Ferreira.

14h, Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA/Centro): abertura da exposição “Sá Maria”; apresentação musical com Sérgio Diaz;

20h40, prédio amarelo da Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira (Funcesi/Areão): exposição “Cultura Negra – Diversidade Cidadã”, por Shirley Luana; apresentação da Cia de Dança Florentino.

19/11 – terça-feira

09h30, Fundação Itabirana Difusora do Ensino (Fide/Centro): palestra “Racismo: 365 dias de consciência”, por Rodolpho Henrique de Oliveira Sanches, advogado e secretário de Turismo e Cultura de Catas Altas; apresentação de congadeiros.

20/11 – quarta-feira

07h30, Fazenda da Bethânia (Pedreira): palestra “O racismo nosso de cada dia e a situação da mulher negra brasileira”, por Anyelle Christine Almeida Furtado, pedagoga pela PUC Minas;

12h, Universidade Federal de Itajubá (Unifei): projeto “4ª Arte”;

14h, Colégio Nossa Senhora das Dores (CNSD/Penha): palestra “Qual o lugar do negro no mercado de trabalho e na educação? Como mudar esta história?”, por João Lucas da Silva, professor e militante social, e Vanessa Faria, historiadora;

19h30, Praça Zumbi dos Palmares (Centro): roda e oficina de capoeira.

Apoio municipal – Atleta de Itabira é convocada à seleção mineira de atletismo paralímpico

A itabirana Lígia Anídia Sant’Ana Costa, 15 anos, foi convocada para a seleção mineira de atletismo paralímpico e embarca, neste fim de semana, rumo à capital paulista, onde acontecerá a 13ª edição das Paralimpíadas Escolares. O evento, agendado entre os dias 19 e 22 deste mês, é considerado o maior do mundo para pessoas com deficiência em idade escolar. Apoiada pela Prefeitura de Itabira, Lígia é tida como a primeira atleta do paradesporto local a entrar para o time que representará o estado.

A convocação da adolescente é resultado de sua campanha vitoriosa durante os Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg), em Uberlândia, no Triângulo, em julho e agosto deste ano. Lígia foi ouro nos 400 metros, 1.500 metros e salto em distância. Seu rendimento foi decisivo para que a cidade de Itabira ficasse no segundo lugar geral do Atletismo PCD Feminino Sub 18 (a sigla PCD significa pessoa com deficiência).

Caçula de uma família de quatro filhos no bairro Santa Marta, Lígia é aluna do sexto ano do fundamental na Escola Municipal José Gomes Vieira e também da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), onde seu talento no esporte foi encorajado. A atleta começou a correr atrás das medalhas aos dez anos de idade.

Ligia no Jemg (4)Ligia no Jemg (3)

A notícia da convocação emocionou a itabirana, que sonha fazer carreira internacional no atletismo. “Eu agradeço muito a Deus, à minha técnica Jéssica, e a todo mundo que acredita em mim. Lá em casa meus pais estão muito felizes por eu ter conquistado as medalhas de ouro e espero conquistar outras”, diz a atleta, que supera seus próprios desafios, ante uma limitação intelectual.

Gratificante

A convocação é um triunfo também à técnica da garota, a educadora física Jéssica Carolina Alves Ferreira, que se destacou na chamada de profissionais à seleção – segundo ela, do que se sabe, somente homens da cidade foram convidados às representações paralímpicas.

Minha experiência começou em 2016, quando fui trabalhar na Apae e tive a oportunidade de levar atletas às competições paralímpicas. Eu fico sem palavras para descrever o que sinto. São conquistas que confirmam os treinamentos dia a dia, e nos dá gratidão, certeza do dever cumprido. O esporte paralímpico é incrível, motivador e gratificante”, comentou Jéssica.

O servidor municipal Vanderci Geraldo dos Santos é coordenador do esporte paralímpico na cidade e foi chamado à comissão técnica do paradesporto estadual. O desejo dele é alçar a cidade aos Jogos Paralímpicos de 2020, em Tóquio, no Japão. “Graças ao apoio que recebemos do Município, as conquistas na categoria não param. E há muito mais pela frente”, estima.

Ciência – Dez alunos da rede municipal conquistam pódio da OBA

Dez alunos da rede municipal de ensino conquistaram medalhas de ouro, prata e bronze na 22ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Os alunos classificados nessas posições cursam entre o sétimo e o nono ano do Ensino Fundamental, ora no Colégio Municipal Professora Didi Andrade, ora nas escolas municipais Antônio Camilo Alvim e Antonina Moreira.

As provas da OBA, divididas em quatro níveis (três para alunos do fundamental e uma para o ensino médio), foram aplicadas no mês de maio. A avaliação incluiu sete questões de astronomia e três de astronáutica, exigindo dos estudantes a capacidade de raciocínio lógico. Os resultados foram divulgados recentemente e as medalhas recebidas pelos classificados.

O secretário municipal de Educação, José Gonçalves Moreira, citou que o resultado obtido na OBA imprime a qualidade do ensino público local. O educador destacou que, para além das salas de aula, a programação pedagógica da rede tem estratégias com estímulos à curiosidade, criatividade, lógica e sociabilidade dos alunos.

Desenvolvemos, anualmente, o Programa Conexão Jovem, por exemplo, com atividades ímpares a todos os estudantes – ações dinâmicas e que os formam cidadãos críticos, empreendedores e criativos. Dentro do programa executamos uma gincana tradicional, bem-sucedida, e que valoriza brincadeiras tradicionais, sadias e educativas”, avaliou.

Didi Andrade conquistou seis medalhas na OBA; alunos receberam as condecoracoes na semana que passou

Didi Andrade conquistou seis medalhas na OBA; alunos receberam as condecorações na semana que passou

Confira a relação de medalhistas da OBA na rede municipal:

Escola Municipal Antônio Camilo Alvim

Ronan de Jesus Andrade, 9º ano – ouro;

Isolina Rosa Pereira, 8º ano – prata.

Colégio Municipal Professora Didi Andrade

Gustavo Souza Santos, 8º ano – bronze;

Ana Carla Pereira Duarte, 8º ano – bronze;

Yuan Gomes Rosa, 9º ano – prata;

Lorena Mayra Reis Gomes, 8º ano – prata;

Maria Paula Fernandes Rodrigues, 8º ano – prata;

Luan Ernani Cota, 7º ano – prata.

Escola Municipal Antônina Moreira

Ana Celina Duarte Barbosa – bronze;

Keller Soares Alves – bronze.

Utilidade pública – Itaurb suspenderá coletas no Dia de Finados

O feriado deste sábado (2), Dia de Finados, alterará a rotina da Empresa de Desenvolvimento de Itabira (Itaurb). A empresa pública informa que tão somente na data não haverá coleta de lixo e demais atividades de limpeza.

Força-tarefa – Prefeitura reforça melhorias em cemitérios para o Dia de Finados

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU) mobilizou equipes para reforçar os trabalhos de limpeza e revitalização dos cemitérios da Paz (bairro Água Fresca) e do Cruzeiro (Pará). A programação contemplou pintura, roçada, capina, remarcação de vagas de estacionamento, sinalização horizontal de trânsito e, no Cemitério da Paz, instalação de rampas de acesso para pessoas com mobilidade reduzida.

Segundo a SMDU, também são instaladas placas indicativas nas quadras do Cemitério da Paz. O cronograma de melhorias é executado no decorrer de todo o ano e tem o suporte da Empresa de Desenvolvimento de Itabira (Itaurb) e profissionais terceirizados. No bairro Água Fresca, a próxima intervenção ocorre a partir de segunda-feira (4/11), incluindo a pintura da capela velório.

No Dia de Finados, neste sábado (2/11), os espaços estarão abertos entre 7 e 17 horas, com missas às 8, 11 e 16 horas no Cemitério da Paz, e às 9 horas no Cemitério do Cruzeiro. As celebrações estão a cargo da Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano ou outras crenças que solicitarem. A administração dos locais aguardam, ao todo, entre cinco e dez mil visitantes na data.

A SMDU manterá equipes de plantão. Serão instalados banheiros químicos para atender ao público.

Trânsito especial

A Superintendência de Transportes e Trânsito (Transita) informou que, neste sábado, alterará o fluxo de veículos no bairro Água Fresca para dar fluidez ao trânsito local.

O acesso ao Cemitério da Paz será feito pelo portão principal e a saída ocorrerá pelo bairro São Cristóvão, onde um novo acesso foi viabilizado. A organização na parte interna e externa do cemitério será realizada pelos agentes da seção.

“Erros inaceitáveis” – Prefeitura obtém liminar contra acionamento indevido de sirenes de barragens

O Município obteve decisão favorável da Justiça contra eventuais acionamentos equivocados de sirenes de barragens em Itabira. A decisão liminar, da 2ª Vara Cível, estabelece que, caso o sistema de alerta volte a ser acionado incorretamente na cidade, a mineradora Vale seja multada em R$ 500 mil por episódio.

A Prefeitura de Itabira ajuizou Ação Civil Pública (ACP) contra a mineradora após o sistema de alerta disparar no dia 27 de março, dois meses depois da tragédia em Brumadinho e dias após o acionamento de sirenes na vizinha Barão de Cocais. O município sustentou que a ocorrência, com ampla repercussão midiática, se deu em “circunstâncias que contribuíram para aumentar o temor dos munícipes, causando, inclusive, mal-estar físico e psicológico nas pessoas envolvidas”.

À época, a Vale declarou, em nota, que o acionamento em Itabira foi um “desacerto técnico”. Por sua vez, na decisão assinalada na última sexta-feira (25), a 1ª Instância classificou os erros relatados como “inaceitáveis, uma vez que disseminam e aumentam a sensação de medo e insegurança”.

A multa determinada será destinada ao Fundo Municipal de Direitos Difusos.

Scroll To Top