sexta-feira , 26 abril 2019
Você está aqui: Capa | Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo

Arquivo da categoria: Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo

Assinatura dos Feeds

Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo

Turismo – Prefeitura reforma Museu do Tropeiro

Os visitantes do Museu do Tropeiro, localizado no distrito de Ipoema, contarão, em breve, com um local inteiramente restaurado. A Prefeitura de Itabira contratou uma empresa de construção para executar a reforma do prédio que abriga um grande acervo histórico sobre o tropeirismo. A mobilização para as obras começou nesta segunda-feira (22). A previsão é de que os trabalhos sejam concluídos em 90 dias.

O valor total do contrato é de R$ 95.499,72. De acordo com a Secretaria Municipal de Obras, Transportes e Trânsito (SMOTT), a empresa contratada executará revisão e manutenção de toda a estrutura, telhado, instalações elétricas e hidráulicas, pintura interna e externa e instalação de sistema de combate a incêndio. Inaugurado em março de 2003, esta é a primeira reforma no prédio.

Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo, José Don Carlos Alves Santos, a restauração e manutenção do Museu do Tropeiro é necessária, pois há várias partes do imóvel que estão muito desgastadas pela ação do tempo.

Preservar os espaços antigos do nosso município é proteger a nossa identidade e significa dar a eles a manutenção adequada e modernizar suas estruturas. É necessário proteger e revitalizar o prédio que abriga o Museu porque é um espaço vulnerável pela própria constituição e que contém material altamente suscetível a ser consumido em um incêndio”, explicou Don Carlos.

Ainda de acordo com o secretário municipal, com o prédio reestruturado a gestão pública tem mais tranquilidade para receber os turistas e manter a beleza e o acervo histórico com qualidade e segurança. “Além da reforma, estamos trabalhando para aumentar os acervos e atrativos, de maneira a manter, e até mesmo aumentar, as visitações. Vamos conectar o Museu na cultura material e imaterial de Itabira, oferecendo oficinas de viola na roça, artesanatos como souvenir e muitas outras manifestações culturais”, declarou.

Parceria – Sala Mineira do Empreendedor e Uaitec Itabira promovem palestra sobre empreendedorismo e redes sociais

Na próxima quinta-feira (25), a Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (Uaitec Lab) e a Sala Mineira do Empreendedor promoverão palestra sobre como ter sucesso nas redes sociais. O evento gratuito acontece na sede do Uaitec, das 14h às 16h.

De acordo com o superintendente de Controle, Estatística e Empreendedorismo, Lúcio Costa, a palestra oferece ao participante a possibilidade de se atualizar às novas tendências. Além disso, as redes sociais estabelecem um diálogo constante com as pessoas, o que ele acredita ser muito importante para conquistar clientes de confiança.

Nos dias de hoje, cada vez mais o relacionamento com o cliente vem se tornando mais importante, ou seja, não basta apenas você anunciar seu produto, seja no rádio ou na TV. É necessário você estabelecer uma relação com seu público e, neste ponto, uma boa gestão de redes sociais te dão grande vantagem. Com todas as opções de lojas e fornecedores de serviços, sejam eles online ou físicos, os clientes prezam muito pelo bom atendimento. E manter uma relação com eles, por meio das redes sociais, pode ser algo fundamental para sua empresa”, acredita Lúcio Costa.

A atividade é aberta ao público e especialmente voltada para empreendedores. Os interessados podem obter os ingressos gratuitamente por meio da plataforma sympla (www.sympla.com.br). A Uaitec Lab fica na avenida Duque de Caxias, 1240, bairro Esplanada da Estação. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3839-2532.

Em tempo

No último dia 10, em mais uma parceria entre a Sala Mineira do Empreendedor e o Uaitec Lab, aconteceu a palestra “Como se tornar microempreendedor individual (MEI)”. A pauta abordou uma oportunidade para atender os empresários de desejavam sair da informalidade, além de apresentar e esclarecer aos empresários os benefícios de se tornar um MEI.

O microempreendedor individual é aquele profissional que trabalha por conta própria, tem registro de pequeno empresário e exerce uma das mais de 400 modalidades de serviços, comércio ou indústria. Conhecer os benefícios de ser microempreendedor individual contribui para a organização e sucesso do negócio”, explicou Lúcio Costa na época.

Sala Mineira do Empreendedor

A Sala Mineira do Empreendedor é um espaço da Prefeitura de Itabira, coordenado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (SMDECTIT). O objetivo do local é oferecer orientações, informações e todo o conhecimento necessário para o desenvolvimento profissional do empreendedor.

Saúde na terceira idade – Sine Itabira capacita cuidador de idosos

Entrega de certificados aos participantes aconteceu na última quinta-feira (11)

Dezessete cuidadores de idosos, formados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) em parceria com a agência do Sistema Nacional de Emprego (Sine) em Itabira, receberam treinamento pós-técnico na última quinta-feira (11). A capacitação aconteceu na sala de treinamentos do Sine.

Na ocasião, os profissionais participaram de diversas palestras: “Ética profissional e comportamento” (ministrada por Vivian Marques), “Relacionamento interpessoal e excelência profissional” (Cristiano Menezes), “Saúde e segurança – higiene profissional” (Eunice Félix) e “Como se tornar um MEI e microempreendedorismo” (Lúcio Henrique). Após o treinamento, palestrantes e formandos receberam certificados expedidos pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) – parceira do Sine Itabira em cursos de capacitação.

Saiba mais

O Sine Itabira promoveu, nos dias 14 e 15 de março, um programa de inserção no mercado de trabalho com o curso de Cuidador de Idosos, que foi direcionado aos recém-formados de uma escola técnica de enfermagem do município, captados por meio do Senar.

O objetivo do curso era especializar os alunos na atividade que está cada vez mais procurada no mercado de trabalho. Além disso, após a formação, o Sine disponibilizou os currículos dos participantes para os interessados em contratá-los. “Queremos que as pessoas tomem ciência de que no Sine de Itabira existe mão de obra qualificada e autorizada a atender a demanda da função de cuidador de idosos”, explicou, na época o gerente de projetos do Sine, Cristiano Menezes.

Ele ressaltou ainda que o contato será realizado por meio do cadastro do empregador feito por telefone ou na própria agência. São parceiros da Prefeitura de Itabira nesta ação, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), Sindicato Rural de Itabira e Senar. Outras informações pelo telefone 3831-5188.

IX Prêmio Mineiro de Boas Práticas – Itabira é finalista em premiação da AMM com coworking Itabirahub

A Prefeitura de Itabira é finalista no eixo Gestão Administrativa, do IX Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal da Associação Mineira de Municípios (AMM), com o ItabiraHub – o 1º Coworking Público do Sudeste do País. Outras duas cidades, Ouro Branco e São Sebastião da Bela Vista, também concorrem entre os finalistas neste eixo.

As ações foram selecionadas entre 119 trabalhos inscritos, de 65 cidades mineiras. O eixo administrativo recebeu projetos que evidenciam a melhoria gerencial na administração pública, utilizando inovação e redução de custos. De acordo com o superintendente de Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura, Emerson da Cruz Ferreira, as propostas apresentadas tinham como base a redução de despesas, qualidade do gasto e a melhoria da arrecadação municipal.

Na segunda etapa da avaliação dos finalistas consta uma visita à cidade. Uma equipe de auditores da AMM estará em Itabira nesta quarta-feira (3) para conhecer de perto o ItabiraHub e as ações executadas. “Nas visitas, a comissão avalia a prática do projeto inscrito, a relevância social da ação, entre outros quesitos discriminados no edital”, explicou Emerson Ferreira.

Os vencedores do IX Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal da AMM serão conhecidos no 36º Congresso Mineiro de Municípios, no dia 14 de maio. O evento será no Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte. Durante o Congresso, os finalistas terão espaços exclusivos para a exposição de seus projetos.

Sobre o Prêmio

Promovido pela AMM, o Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal busca impulsionar a eficiência na gestão pública, por meio de experiências modernas e inovadoras. As prefeituras que inscrevem suas iniciativas inovadoras garantem reconhecimento e se tornam exemplos para outras cidades.

De acordo com a AMM, a premiação incentiva as administrações públicas a empreender, transformando os projetos bem-sucedidos em mecanismos para uma gestão moderna, contribuindo para o desenvolvimento municipal.

Programação – Museu do Tropeiro comemora 16 anos neste fim de semana

Shows, confraternização e religiosidade prometem movimentar o distrito de Ipoema

A Prefeitura de Itabira comemora, na sexta-feira (5) e sábado (6), o 16º aniversário do Museu do Tropeiro, no distrito de Ipoema. Shows, manifestações artísticas, confraternização e religiosidade fazem parte da programação. A festa atrai milhares de pessoas ao distrito todos os anos.

Na sexta-feira, a festa começa em Santa Bárbara, com a bênção e saída dos cavaleiros rumo a Ipoema. A jornada da comitiva está marcada para as 8h30, em frente à Igreja Matriz de Santo Antônio. Os cavaleiros percorrerão 58 quilômetros até Bom Jesus do Amparo, onde passam a noite. Também às 8h30, em Taquaraçu de Minas, haverá bênção e saída dos cavaleiros para a comemoração do aniversário do Museu do Tropeiro. Em Bom Jesus do Amparo, a partir das 20 horas, acontecerá a recepção das comitivas no Parque de Exposições Tiné Motta.

Já no sábado, comitivas sairão da Chapada Tendas, do distrito de Senhora do Carmo, e da região do Bamba, com destino ao Haras Velho Oeste, em Ipoema. Em Bom Jesus do Amparo, a tropa será abençoada antes de continuar a cavalgada até o Haras Velho Oeste. Em Ipoema, a confraternização dos cavaleiros está prevista para começar ao meio-dia. Às 13h30, os participantes poderão curtir um show com o Boteco Garcia. Após a confraternização, as comitivas seguirão para o Museu do Tropeiro, onde receberão a tradicional bênção dos cavaleiros. Essa é uma tradição, cultuada todos os anos, em homenagem aos antigos tropeiros.

De acordo com a gestora do Museu do Tropeiro, Ana Maria Lima, este ano a festa contará com uma homenagem especial ao senhor Onelvino Coelho, um dos tropeiros mais antigos da região. Ele faleceu neste ano, aos 96 anos de idade, mas deixou em Ipoema um valioso legado de trabalho e contribuições histórica e cultural. “Conviver com o senhor Onelvino era reviver o tropeirismo e suas particularidades como a alegria, o amor pelo trabalho e a honestidade, que eram traços fortes que marcaram essa função”, disse Ana Maria Lima.

A comemoração contará ainda com show de Roanne e Augusto e com as apresentações dos Estaladores de Chicotes, Lavadeiras de Ipoema e da Orquestra de Viola Sementinha de Itabira. Logo após, a festa continua com o show de Rondinele Viola e Glauciano. Quem encerra a noite é Bruno Bahia e Rock Sanfoneiro. Durante a comemoração, o público poderá conferir as barraquinhas de artesanato local e comidas e bebidas da região.

O Museu do tropeiro fica na travessa Professor Manoel Soares, 217. Horário de funcionamento: de terça-feira a sábado, das 8h30 às 12h e das 13h às 17h. Aos domingos e feriados, o funcionamento acontece das 9h às 12h e das 13h às 16h. A entrada é franca. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3839-2991.

Mais segurança

Para proporcionar mais segurança e comodidade ao público, a Prefeitura de Itabira disponibilizará agentes de trânsito e seguranças particulares durante todo o evento. A comissão organizadora da festa, nomeada pelo prefeito Ronaldo Magalhães, alinhou com a Polícia Militar que policiais realizarão a fiscalização nas estradas e durante a festa, garantindo assim a preservação do evento e integridade do público.

Confira a programação:

Dia 5/4 – Sexta-feira

8h30: Bênção e saída das comitivas de Santa Bárbara (em frente a Igreja Matriz de Santo Antônio) para comemoração do aniversário do Museu do Tropeiro;

8h30: Bênção e saída das comitivas de Taquaraçu de Minas (Parque de Exposições Aristeu Eduardo Moreira) para comemoração do aniversário do Museu do Tropeiro;

20h: Chegada e recepção das comitivas em Bom Jesus do Amparo (Parque de Exposições Tiné Motta).

Dia 6/4 – Sábado

9h: Saída dos cavaleiros da Chapada Tendas com destino a Ipoema (Haras Velho Oeste);

10h15: Saída dos cavaleiros de Senhora do Carmo com destino a Ipoema (Haras Velho Oeste);

10h15: Saída dos cavaleiros do Bamba com destino a Ipoema (Haras Velho Oeste);

10h15: Bênção e saída dos cavaleiros de Bom Jesus do Amparo com destino a Ipoema (Haras Velho Oeste);

12h: Início da confraternização dos cavaleiros no Horas Velho Oeste (1,5 quilômetro de Ipoema, na região da Resina Buiú);

13h30: Show do Buteco do Garcia (Haras Velho Oeste);

15h30: Organização das comitivas para saída do Haras Velho Oeste;

16h: Saída dos cavaleiros para recebimento da bênção em frente ao Museu do Tropeiro;

16h45: Bênção dos cavaleiros em frente ao Museu do Tropeiro;

18h: Show com Roanne e Augusto

19h: Apresentação dos Estaladores de Chicote e Lavadeiras de Ipoema;

20h: Apresentação da Orquestra de Viola Sementinha de Itabira;

21h: Show com Rondinele Viola e Glauciano;

22h30: Show com Bruno Bahia e Rock Sanfoneiro.

Aula inaugural e visita técnica – Primeira turma de capacitação em Costura, Artesanato Sustentável e Bordado inicia atividades em Itabira

 

Na tarde desta sexta-feira (15), aconteceu a aula inaugural da primeira turma do curso de Capacitação em Costura, Artesanato Sustentável e Bordado, oferecido pela Prefeitura de Itabira, em parceria com o Instituto Igualdade, Transformação e Inovação Social (ITI). O prefeito Ronaldo Magalhães esteve presente no evento na sede I do ITI.

O projeto desponta após a assinatura de um Termo de Fomento celebrado entre o Município e o instituto. O documento prevê a criação de um núcleo cooperativo de trabalho voltado para o artesanato sustentável e costura, com a finalidade de desenvolver o empreendedorismo e a economia solidária em Itabira.

A capacitação tem carga horária de 280 horas/ aula de técnicas em costura, trabalhos manuais, bordado, artesanato sustentável, design e criatividade, aulas complementares e empreendedorismo e cooperativismo, e é direcionada para pessoas em condição de vulnerabilidade social (desempregados e famílias de baixa renda, por exemplo). Foram disponibilizadas 160 vagas. No entanto, em parceria com o projeto Costurando Vidas, idealizado pela promotora Giuliana Talamoni Fonoff, outras 20 vagas foram criadas para a qualificação profissional de mães e mulheres de detentos da Comarca de Itabira.

De acordo com o responsável pelo ITI, o estilista Ronaldo Silvestre, o curso é um exemplo onde as três dimensões da sustentabilidade são aplicadas: social, econômico e ambiental. Ele explicou que no aspecto social, os participantes em situação de vulnerabilidade aprendem um novo ofício. O econômico é quando os participantes começam a gerar renda e no que diz respeito ao aspecto ambiental, Silvestre ressaltou que, durante o curso, são reutilizados tecidos e resíduos têxteis que seriam descartados em aterros.

É motivador poder trazer para minha cidade o trabalho que tenho desenvolvido em outras cidades. A expectativa é grande porque em três dias foram preenchidas 80 vagas. E estamos propondo o novo: pelas mãos das mulheres a gente consegue propor soluções para o desemprego, para a crise e para uma série de situações. A gente não para para se perguntar de onde vêm nossas roupas ou quem as produziu. A partir do momento em que começamos a pensar nisso, começamos a entender a realidade do desenvolvimento sustentável”, argumentou.

Para o estilista, o projeto cria oportunidade de inserção no mercado de trabalho e proporciona uma nova perspectiva aos participantes para que eles possam ter mais autonomia e atuar como empreendedores.

Vamos qualificar as alunas no aspecto principal da costura. Elas vão aprender a fazer uma camiseta de malha, uma camisa social, uma calça jeans, uma calça de uniforme, por exemplo, para atender à demanda das empresas de uniforme que existem em Itabira. Temos uma parceria com uma dessas empresas, que já disponibilizou 20 vagas para as mulheres capacitadas pelo instituto. Pretendemos também, no processo de qualificação dentro do artesanato sustentável e do bordado, trazer uma revitalização, um novo frescor e o vigor do designer junto do artesanato para que ele possa ser vendido, não só aqui em Itabira, mas que a gente consiga colocá-lo no Circuito da Liberdade, em museus e espaços culturais, para levar o nome de Itabira”, explicou Ronaldo Silvestre.

Durante a aula inaugural e visita técnica, Ronaldo Magalhães conversou com as alunas e professores. O prefeito aprovou as instalações e materiais utilizados no curso. Além disso, o prefeito destacou a contribuição social e econômica do programa para o município.

Este é um programa bastante interessante, principalmente no que diz respeito à questão social, onde o Instituto ITI e a Prefeitura se propõem a contribuir no aprendizado dessas mulheres. Nesse momento, em que o desemprego é muito grande em todo o país, é uma oportunidade delas se qualificarem e trabalharem prestando este tipo de serviço. E com isso, vem a melhoria da renda dessas famílias. Então ficamos muito felizes”.

Letícia Porto é desenhista de projetos e está desempregada. No entanto, ela sempre se interessou por costura. Filha de uma costureira, Letícia viu na capacitação a oportunidade de realizar um sonho: o de aprender a costurar. “Já tive um negócio uma vez, mas eu só tratava de cortar a roupa porque era mais fácil para mim. Eu não conseguia costurar. E hoje eu quero costurar. Quero sentar na máquina e produzir. Tenho boas expectativas. Vai dar certo”, disse.

Dias 14 e 15 – Programa Cuidador de Idosos é tema de curso oferecido pelo Sine Itabira

A agência do Sistema Nacional de Emprego (Sine) em Itabira promoverá o programa de inserção no mercado de trabalho com o curso de Cuidador de Idosos. Ele é direcionado aos recém-formados de uma escola técnica de enfermagem do município, captados por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

A proposta tem como objetivo especializar os alunos nesta atividade cada vez mais procurada no mercado de trabalho. Além disso, após a formação, o Sine disponibilizará os currículos dos participantes para os interessados em contratá-los. “Queremos que as pessoas tomem ciência de que no Sine de Itabira existe mão de obra qualificada e autorizada a atender a demanda da função de cuidador de idosos”, explicou o gerente de projetos do Sine, Cristiano Menezes. Ele ressaltou ainda que o contato será realizado por meio do cadastro do empregador feito por telefone ou na própria agência.

Durante a formação, os alunos estudarão temas como Saúde e Segurança, Ética Profissional, Relacionamento Interpessoal e Como se Tornar Microempreendedor Individual (MEI). O curso acontecerá nos dias 14 e 15 deste mês, das 14h às 17h, na sala de treinamentos do Sine, que funciona na avenida das Rosas, 410, bairro São Pedro.

São parceiros da Prefeitura de Itabira nesta ação, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), Sindicato Rural de Itabira e Senar. Outras informações pelo telefone 3831-5188.

Comunicado – Sine Itabira estará fechado nesta sexta-feira (8)

A Prefeitura de Itabira comunica que a agência do Sistema Nacional de Emprego (Sine) não funcionará nesta sexta-feira (8). O motivo é uma reunião gerencial entre os funcionários da agência em Itabira e a equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (SMDECTIT). O encontro entre servidores e gestores busca alinhar propostas de desenvolvimento da pasta.

O atendimento volta ao horário habitual, das 8h às 17h, na segunda-feira (11). O Sine está localizado na avenida das Rosas, 410, bairro São Pedro. Outras informações pelo telefone 3839-2140.

Inscrições abertas – Uaitec exibe curta-metragem e promove bate-papo sobre filme

A parceria entre a Prefeitura de Itabira/ Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (SMDECTIT) e a Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (Uaitec) tem proporcionado a oferta de vários cursos e atividades à comunidade. Desta vez, os itabiranos poderão participar do projeto Cine Direitos Humanos, com exibição e bate-papo sobre o curta-metragem “Estado Itinerante”. A iniciativa conta também com a parceria da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (SEDPAC).

A atividade, gratuita, acontecerá na segunda-feira (11), das 9h ao meio-dia, na sede da Uaitec. O curta será transmitido por videoconferência para toda a rede. A sessão faz parte de uma programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março, onde serão discutidos temas relativos aos direitos femininos. Após a exibição do filme, a diretora e roteirista Ana Carolina Soares e a coordenadora da Central de Avaliação e Monitoramento em Direitos Humanos, Bárbara Amelize Costa, realizarão um bate-papo sobre o processo de pesquisa para a construção do curta e sobre a situação da violência de gênero em Minas Gerais.

Para participar da sessão é necessário fazer a inscrição por meio do link (www.direitoshumanos.mg.gov.br/pagina/programas-e-servicos/cursos-e-capacitacoes), até a próxima sexta-feira (8). Ao se inscrever, o participante deverá informar o código de capacitação (SEDPAC440). Serão disponibilizadas 25 vagas.

Sobre o “Estado Itinerante”

O filme trata do cotidiano de mulheres que, no ambiente urbano, sofrem constantemente com a violência moral e física no trabalho, no bairro e até mesmo em seu lar. O curta-metragem foi aclamado no circuito de mostras e festivais de cinema, tendo sido exibido em mais de 30 eventos no Brasil e no festival internacional de curta-metragem de Clemont-Ferrand, na França. O grande acervo de premiações inclui prêmios no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro e ns X Janela Internacional de Cinema. Além disso, “Estado Itinerante” foi eleito o melhor curta-metragem de 2016 pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine).

A Uaitec está localizada na avenida Duque de Caxias, nº 1.240, bairro Quatorze de Fevereiro. Mais informações pelos telefones 3839-2522, 3839-2524 ou 3839-2889.

Museu de Itabira inaugura mostra “Quem é o Homem do Sudário?”

MuseuO prefeito Ronaldo Lage Magalhães inaugurou na noite dessa sexta-feira (22) a exposição internacional “Quem é o Homem do Sudário?”. A cerimônia aconteceu no Museu de Itabira, onde a mostra está em exibição, e contou com a presença de representantes da Comunidade Olhar Misericordioso – responsável pela exposição -, secretários municipais, servidores e visitantes.

Com curadoria do padre Alexandre Paciolli Moreira de Oliveira, a mostra “Quem é o Homem do Sudário” apresenta 30 painéis explicativos sobre a trajetória de Jesus Cristo. Além disso, integram o acervo da exposição uma réplica do Sudário (em tamanho original), produzida em Turim, na Itália; reprodução dos flagelos, tumbas, coroas de espinho e pregos feitos em Israel; hologramas, em tamanho natural da imagem, elaborados pelo cientista holandês Petrus Soons; ilustrações, painéis e infográficos; moedas originais da época de Pôncio Pilatos; e estudos científicos sobre o tema.

No entanto, o que mais chamou a atenção dos visitantes foi a estátua que reproduz a posição que o Homem do Sudário se encontrava quando foi feita no pano. A obra, em tamanho real, foi executada por Luigi Enzo Mattei, um dos escultores da Porta Santa, que está na Basílica de São Pedro, no Vaticano.

Representante da Comunidade Olhar Misericordioso, Tatiane Pecly explicou que a exposição já percorreu diversas cidades do país para mostrar, por meio da ciência, a história de Cristo a caminho do calvário. “A ciência é feita a partir da análise do pano de linho que envolveu Jesus após a crucificação. Nele ficaram gravadas sinais de seu corpo e manchas de sangue, o que tornou possível identificar detalhes sobre a tortura que ele sofreu antes de sua morte. O Sudário é até hoje um dos objetos mais estudados de toda a humanidade, por várias áreas da ciência. Na mostra as pessoas poderão ver vários painéis que comprovam isso e a autenticidade dele”.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo, José Don Carlos Alves, destacou a importância do acesso da população à cultura. Ele ressaltou também que está empenhado em trazer mais exposições para o Museu de Itabira e mantê-lo sempre atrativo para a comunidade.

A nossa proposta é que este museu, além de ter um acervo permanente, também possa ter um acervo itinerante. Sempre teremos novidades para que possamos fazer deste espaço uma atratividade para toda a população de Itabira e visitantes. Já estamos trabalhando para uma próxima exposição. Agradeço ao prefeito Ronaldo Magalhães por acreditar e nos dar a oportunidade deste trabalho estar acontecendo aqui na nossa cidade”, declarou Don Carlos.

Para Ronaldo Magalhães, exposições como esta proporcionam mais lazer, conhecimento histórico e cultural aos visitantes. O prefeito enfatizou a valorização do patrimônio histórico de Itabira. Foi sua gestão que aconteceu a restauração e a reabertura do Museu de Itabira, como também da Igrejinha do Rosário.

“É muito gostoso, para nós administradores públicos, poder realizar ações. Itabira é uma cidade com mais de trezentos anos de história, com uma cultura riquíssima. Por acreditar que nossa população tem o direito de acesso a tudo isso, nos esforçamos muito a fim de valorizar nossa história e cultura. O Museu de Itabira ficou fechado por seis anos. Conseguimos reformá-lo e o reabrimos para a comunidade. Também restauramos a Igrejinha do Rosário e estamos em processo para a reforma do Museu do Tropeiro. Nossos esforços são para resgatar toda a cultura de nossa cidade”, disse o prefeito.

A exposição poderá ser visitada no Museu de Itabira (Praça do Centenário, Centro) até 30 de abril, de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e sábados, domingos e feriados, das 10h30 às 16h30. As visitas são guiadas por monitores do museu. Outras informações pelo telefone (31) 3839-2992.

Scroll To Top