quinta-feira , 19 julho 2018
Você está aqui: Capa | Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo

Arquivo da categoria: Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo

Assinatura dos Feeds

Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo

Prefeitura de Itabira oferece cursos gratuitos de qualificação profissional

Para conquistar uma vaga no mercado de trabalho é necessário se qualificar e melhorar o currículo. Por isso, a Prefeitura de Itabira, em parceria com a Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese), oferece treinamento e palestras gratuitas por meio do programa “Qualifica-se”. A nova rodada de cursos será realizada de 23 a 27 de julho, na Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (Uaitec).

Os cursos orientam como elaborar um currículo e se comportar em uma entrevista de emprego; estratégias de marketing pessoal; relações interpessoais; planejamento; comunicação; trabalho em equipe e outros temas de capacitação profissional. Concluídas as aulas, todos os participantes receberão diploma expedido pela Sedese.

Na semana do Qualifica-se, as aulas serão realizadas das 19 às 22 horas. A Uaitec fica na avenida Duque de Caxias, 1.240, bairro Esplanada da Estação.

Como se inscrever?

As inscrições começam na segunda-feira (16) e ocorrem até sexta-feira (20), no Sistema Nacional de Emprego (Sine) – avenida das Rosas, 410, bairro São Pedro. O interessado deve procurar o setor de Gerência de Projetos, das 8 às 12 horas ou das 14 às 16 horas, munido dos documentos pessoais.

O programa

O “Qualifica-se: Competências Profissionais e Sociais para o Trabalhador” é oferecido pela Sedese via Sine, vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (SMDECTIT).

É a terceira vez que o treinamento é oferecido em Itabira, dada a procura e sucesso de edições anteriores. A proposta tem como principais públicos os jovens que buscam o primeiro emprego, pessoas em situação de vulnerabilidade social, microempreendedores e profissionais que se encontram desempregados.

Em caso de dúvidas, o telefone para contato é o (31) 3831- 5188.

Prefeitura promove Ação Cidadã em Senhora do Carmo

Uma mobilização com o objetivo de prestar serviços relevantes para a população acontecerá neste sábado (7), em Senhora do Carmo, quando a Prefeitura de Itabira, por meio das secretarias municipais de Assistência Social (SMAS), Desenvolvimento Urbano (SMDU), Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (SMDECTIT), Educação (SME), e Saúde (SMS), desenvolverá uma ação cidadã no Centro de Tradições, das 12 às 18 horas.

Nesta ação, as secretarias estarão juntas para oferecer serviços relevantes de saúde, qualidade de vida e diversas informações para a população. Ao longo da tarde, a equipe da Prefeitura dará orientações para serviços de assistência social, cadastro e informações para o programa federal Bolsa Família, serviços do Conselho Tutelar, emissão de carteira do idoso, agendamento para carteira de trabalho, orientações jurídicas na área criminal e cível, clínica escola com fisioterapeuta, aferição de pressão arterial, realização de testes de glicemia capilar, corte de cabelo e manicure. Além disso, apresentação e venda dos produtos da associação comunitária.

O evento é uma parceria entre Prefeitura, Associação Comunitária de Senhora do Carmo, Conselho Tutelar, Instituto Embelleze, Procon e Serviço de Assistência Jurídica (SAJ) da Funcesi.

Confira programação completa:

12h Abertura

13h Palestra do Conselho Tutelar (roda de conversa)

16h Apresentação artística dos alunos da Escola Estadual Antônio Martins Pereira

17h Quadrilha da Escola Municipal Odília Oliveira

18h Encerramento

19h Missa

20h Show sertanejo

Valorização cultural – Roda de Viola mantém viva cultura do tropeirismo em Ipoema

Num céu limpo, a lua cheia despontava, imponente. Faz tempo que ela casou-se com uma tradição que permanece viva em Ipoema: a Roda de Viola. As bênçãos daquele luar, mais uma vez, deram vida à festa, que no sábado (30) reuniu grande público para homenagear a cultura do tropeirismo, fundamental à história e ao desenvolvimento da região.

A festa seguiu seu rito, a partir das 21 horas, com o acendimento da fogueira, trazendo a união entre os tropeiros; os Estaladores de Chicote, resgatando o gesto dos tropeiros para comandar os animais; as Lavadeiras de Ipoema; além de apresentações dos prodígios Meninos de Minas – grupo itabirano que ganhou o mundo -; Trio Trem de Minas, com Quincas da Viola e sua música de raiz; e Trio de Lá, que pôs o público no arrasta pé.

A Roda de Viola aconteceu em frente ao Museu do Tropeiro. O espaço é um importante ponto turístico da cidade de Itabira, que chama a atenção pela riqueza cultural e rusticidade. O museu possui uma sala de exposição com centenas de objetos que resgatam os valores do tropeirismo, sala de artesanato, multimeios e rancharia.

Para Ana Maria de Castro Lima, diretora do Museu, a Roda de Viola resgata e valoriza uma identidade de Ipoema. “O evento traz não somente o resgate cultural, como também fomenta o turismo. É uma manifestação que desperta o olhar das pessoas à cultura tropeira. Ipoema é um lugar de passagem dos tropeiros e nossa história foi, dessa forma, construída sob muito suor e trabalho. É um resgate que faz com que tenhamos orgulho de quem somos e de onde moramos”, comenta.

A festa é realizada pela Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (SMDECTIT).

Por Wesley Rodrigues

Iniciativa reconhecida – ItabiraHub como produto de exportação: coworking da Prefeitura de Itabira é destaque em Cuiabá

O ItabiraHub conquistou referência nacional como modelo de inovação e estímulo aos negócios na esfera pública. A iniciativa da Prefeitura de Itabira foi destaque no evento “Cidades Inovadoras”, realizado na sexta-feira (29) no Parque Tecnológico de Cuiabá, no estado do Mato Grosso. O coworking municipal foi reconhecido e aplaudido pelos participantes como um produto eficiente de gestão.

O case de sucesso foi apresentado no evento durante a tarde pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo de Itabira (SMDECTIT), José Don Carlos, convidado do painel “Inovação Tecnológica na Gestão Pública”.

O Cidades Inovadoras é promovido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Mato Grosso e o Parque Tecnológico Mato Grosso. O ciclo de painéis e debates começou na quinta-feira (28), com presença de autoridades e expoentes da área de todo o País. Todo o custeio da ida de Don Carlos ao centro-oeste brasileiro foi da organização do evento.

Pioneiro, o ItabiraHub completa um ano e as celebrações ocorreram na semana que passou. O ambiente é o primeiro coworking público de Minas Gerais e o segundo do Brasil (o primeiro foi inaugurado em Curitiba, no Paraná). O município fornece a startups locais estações compartilhadas de trabalho sem qualquer custo, onde há salas com internet, impressoras, mesas, cadeiras, material de escritório, telefone fixo, atendente permanente e instalações de apoio. O portal “Minas In Tech” elenca o ItabiraHub entre os cinco melhores espaços de coworking do estado.

Don Carlos ressalta que o coworking foi um divisor de águas no campo do empreendedorismo e busca pela diversificação econômica local. Segundo ele, o sucesso da iniciativa aconteceu graças ao chamado conceito “Tríplice Hélice da Inovação”, uma abordagem que engloba o governo local, as universidades e empresas como promotores da inovação.

Itabira passou a ser vista não somente pela vida e obra de Carlos Drummond de Andrade e por ser berço da Vale, como também por ser um território fértil à inovação e tecnologia no interior mineiro. A cidade se tornou referência graças a uma soma de esforços do poder público, o polo universitário, instituições de ensino médio e técnico, Sistema S (Senai, Sesi, Senac, Sebrae, etc) e entidades civis organizadas, como Acita e CDL”, conclui o titular da SMDECTIT.

Por Wesley Rodrigues

Ipoema – Tradicional Roda de Viola acontece neste sábado

A tradicional Roda de Viola acontece neste sábado, a partir das 21 horas, em frente ao Museu do Tropeiro no distrito de Ipoema. O evento é uma realização da Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (SMDECTIT).

Durante a festa, o público poderá conferir as seguintes atrações culturais e musicais: Ritual do Fogo, Estaladores de Chicotes, Lavadeiras de Ipoema, Meninos de Minas, Trio trem de Minas e Trio de Lá. A gastronomia também é uma atração a parte da Roda de Viola. Haverá barraquinhas com a venda de comidas típicas, quitandas e doces da região.

1º coworking público de Minas Gerais – Apresentações encerram celebração do primeiro ano de funcionamento do ItabiraHub

Compartilhar conhecimento foi a atividade do dia no encerramento das comemorações pelo aniversário do ItabiraHub. O evento, que reuniu autoridades, parceiros, empresários, professores e estudantes, foi realizado na Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), onde também está instalado esse coworking público, o primeiro de Minas Gerais e o segundo do Brasil inaugurado por uma administração pública.

Responsável pela gestão do coworking itabirano, José Don Carlos Alves Santos, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (SMDECTIT), apresentou a trajetória do empreendimento em seu primeiro ano de vida. “Nós fomos atrás das melhores referências no país para criar o nosso ItabiraHub. Isso, porque precisamos e estamos fomentando as ideias inovadoras que surgiram das startups residentes aqui”. Ainda segundo ele, a Prefeitura também buscou parcerias com as instituições de ensino e com o Governo Estadual para colocar em prática a mentalidade empreendedora no município. “Além das referências, participamos e realizamos eventos que apoiam a criação de startups”, ressaltou o secretário.

Para Ronaldo Magalhães, apesar de Itabira ainda ser dependente da mineração, a criação do ItabiraHub é uma ação do Governo Municipal que incentiva novas atividades. “É nossa obrigação buscar alternativas econômicas e, hoje, com a tecnologia avançando a passos largos, a nossa primeira decisão foi caminhar junto com as startups”. O prefeito disse acreditar também que o ItabiraHub ainda será referência no país. “Estamos comemorando apenas o primeiro ano do coworking, que ainda é um bebê e, devagar, vai crescer. Daqui a pouco seremos um exemplo para o Brasil”, concluiu Ronaldo.

Atividades

A troca de experiências proposta pelo painel Inovação e Desenvolvimento Econômico foi mediado pela professora Lilian Campos, da Universidade Federal de Itajubá e contou com as participações de Guilherme Marinho Elias Silva, coordenador de projetos de biotecnologia da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes); Marcos David, Ceo da startup Dágora; Flávio Calado, analista de Inovação do Grupo Ânima; Emmeline Lucena, gerente regional do Programas Comunitários da Techstars e Júlio Figueiredo, Ceo das startups Timob e Pop Recarga.

As startups residentes do ItabiraHub – Fluent, Insa, Inssert, Cabe+1, Rodoppens, ClubPetro Fidelidade e Compliance – também apresentaram suas atividades e as dependências do coworking municipal.

Desenvolvimento Econômico – ItabiraHub encerra comemorações de aniversário com painel de apresentações

Nesta quinta-feira (28), a partir das 9 horas, no auditório da Secretaria Municipal de Meio Ambiente – Mata do Intelecto, a Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (SMDECTIT), encerrará as comemorações do primeiro ano de vida do ItabiraHub.

Depois da solenidade com o prefeito Ronaldo Magalhães e demais autoridades, as startups residentes do coworking municipal, empresários, empreendedores e agentes de outros ecossistemas – ambientes que contribuem para o desenvolvimento de novas ideias – participarão do painel Inovação e Desenvolvimento Econômico, mediado pela professora de empreendedorismo da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), Lilian Campos. A programação seguirá até as 17 horas e outra atração será a banca de apresentações e avaliações das empresas que utilizam os escritórios compartilhados do ItabiraHub. O evento será finalizado com um passeio pelos pontos turísticos de Itabira, incluindo parte dos Caminhos Drummondianos.

Atividades

As comemorações pelo aniversário do ItabiraHub começaram ainda no mês de maio, quando o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de Minas Gerais, em parceira com a Prefeitura, promoveu o curso de Design Thinking para as startups itabiranas e, em junho, o workshop Processo Criativo, com apresentações, oficinas e outras capacitações para ajudar os empreendedores a desenvolverem mais suas ações no mercado itabirano e de outras cidades.

ItabiraHub

Uma ação pioneira da Prefeitura, o ItabiraHub é o primeiro coworking público de Minas Gerais e o segundo do Brasil. Os escritórios compartilhados do município, inaugurados em maio de 2017, têm como objetivo fomentar o desenvolvimento das empresas e o empreendedorismo local. Para isso, o espaço oferece completa infraestrutura de trabalho: salas com internet, impressoras, mesas, cadeiras, material de escritório, telefone fixo, atendente permanente e instalações de apoio. Além desta redução do custo operacional, a modalidade promove, ainda, networking, colaborativismo e trocas de informações entre as equipes.

Qualificação social profissional – Entrega de certificados para palestrantes do Sine

Na semana passada, no auditório do paço municipal, a Prefeitura certificou os palestrantes que ministraram cursos para os programas estaduais Qualifica-se e de Competências Profissionais e Sociais para o Trabalhador, oferecidos por meio do Sistema Nacional de Emprego (Sine).

Com o objetivo de expandir competências profissionais e sociais para os trabalhadores da cidade, os programas buscam ampliar as chances no mercado de trabalho por meio de treinamento e palestras que abordam diversos assuntos como ética, marketing, empreendedorismo, qualidade de atendimento, relacionamento interpessoal, trabalhabilidade, como elaborar currículo, ferramentas da qualidade, comportamento e atitude, saúde e higiene profissional. As aulas acontecem na Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (Uaitec) – avenida Duque de Caxias, nº 1240, no bairro Esplanada da Estação.

Em abril deste ano, por exemplo, a Prefeitura concluiu um curso de qualificação para diaristas e criou um banco de referência para quem precisa do serviço. Ou seja, as profissionais certificadas pelo programa foram cadastradas na Central de Autônomos do Sine, uma ferramenta para intermediar a mão de obra de diversos profissionais. No caso da agência de empregos de Itabira, das diaristas que atuam como faxineiras.

Uaitec

Para quem deseja adquirir novos conhecimentos ou se aprimorar profissionalmente, a Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (Uaitec) oferece a cada semestre, diversos cursos gratuitos nas áreas de tecnologia da informação, cultivo sustentável, qualificação profissional e de idiomas. Desde 2016, segundo informações da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (SMDECTIT), a Uaitec ocupa o primeiro lugar no ranking das unidades no Estado de Minas Gerais, referentes aos cursos presenciais, semipresenciais e a distância ofertados pela unidade de Itabira.

Qualificação profissional – Central de autônomos do Sine é referência para empregadores itabiranos

Em abril deste ano, a Prefeitura, por meio do Sistema Nacional de Emprego (Sine) de Itabira, promoveu um curso de qualificação profissional para diaristas e criou um banco de referência para quem precisa deste serviço.

Com o objetivo de ampliar as oportunidades de trabalho para a categoria, o curso, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese) de Minas Gerais, abordou temas como marketing pessoal, ética, relacionamento interpessoal e qualidade, saúde e higiene, além dos deveres e direitos do trabalhador, previdência social e Microempreendedor Individual. Foram três dias de aulas, totalizando nove horas de carga horária e certificado para as diaristas.

Em seguida, de acordo com Cristiano Menezes, coordenador do treinamento, as profissionais foram cadastradas na Central de Autônomos do Sine, “que serve para intermediar a mão de obra de diversos profissionais. No caso do Sine Itabira, das diaristas que atuam como faxineiras”. Neste banco, segundo ele, constam as 20 diaristas certificadas pelo programa. “Desse total, três já prestam serviços contínuos a partir do nosso encaminhamento”, destacou o coordenador.

As profissionais cadastradas nesta central são escolhidas de acordo com a região do empregador e o valor da diária foi estabelecido em R$ 80 para apartamento e R$ 100 casa, acrescentando ainda o valor do transporte público. O período da diária é das 8 às 17 horas. “Nós enviamos um prestador que mora próximo ao local de quem solicitou o serviço. Lembrando que todas as profissionais apresentam a carta de referência do Sine. Além disso, elas usam material de segurança para trabalhar, como por exemplo, botas e luvas”, explicou Cristiano Menezes.

Depois do serviço prestado, segundo ele, a equipe do Sine entra em contato com o empregador para realizar uma pesquisa de satisfação e, também, efetivar seu castrado no banco de dados da agência. “Ligamos no dia seguinte para saber como foi a diária, se aconteceu alguma coisa errada, se tem elogios etc. Porque precisamos colocar todas essas referências no sistema e, caso, a profissional não corresponda às exigências, ela tem que ser excluída do cadastro”, ressaltou o coordenador. Cristiano Menezes explicou ainda que as profissionais ficam cadastradas no Sine durante um ano, já que a intenção da Sedese é a de garantir que nesse período elas possam fazer a sua própria clientela, dando assim oportunidade para que novos autônomos possam ingressar no banco de dados da agência.

Saiba mais

No mês de maio, a Central de Autônomos do Sine recebeu 19 solicitações de faxina tanto para empresas, como domicílios. Quem também precisar de diarista pode solicitar ao Sine, por meio do telefone: 3831-5188.

Itabira Hub comemora um ano e promove semana de atividades

Para comemorar um ano de inauguração do Itabira Hub, a Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (SMDECTIT), irá promover entre os dias 25/5 e 7/6, uma programação repleta de cursos, painéis e apresentações das startups residentes.

Workshops como de Design Thinking e Dragon Dreaming serão oferecidos para as startups residentes do Itabira Hub, assim como outras capacitações para ajudar os empreendedores a desenvolverem mais suas ações no mercado itabirano e de outras cidades. Um painel de atores de outros ecossistemas de Minas Gerais também será apresentado, quando ações e iniciativas serão discutidas para realização das startups em Itabira e no estado inteiro.

Já no dia 7, aniversário do coworking itabirano, o prefeito Ronaldo Magalhães participará da solenidade de comemoração, a partir das 9 horas, no auditório da Secretaria Municipal de Meio Ambiente – Mata do Intelecto. A programação seguirá até as 17 horas, terminando de forma especial no auditório nas salas do Itabira Hub. Uma das atrações, por exemplo, será a banca de apresentações das empresas que utilizam o coworking municipal.

Itabira Hub

Uma ação pioneira da Prefeitura, o Itabira Hub é o primeiro coworking público de Minas Gerais e o segundo do Brasil. Os escritórios compartilhados do município, inaugurados em maio de 2017, têm como objetivo fomentar o desenvolvimento das empresas e o empreendedorismo local. Para isso, o espaço oferece completa infraestrutura de trabalho: salas com internet, impressoras, mesas, cadeiras, material de escritório, telefone fixo, atendente permanente e instalações de apoio. Além desta redução do custo operacional, a modalidade promove, ainda, networking, colaborativismo e trocas de informações entre as equipes.

Confira a programação completa do evento:

Workshop de Dragon Dreaming

Dia 25/05 – das 19 h às 22 h;

Dia 26/05 – das 8 h às 18 h;

Dia 27/05 – das 9 h às 13 h;

Local: Fazenda do Pontal.

Workshop Processo Criativo: Design Thinking

Dia 04/06 – das 14 h às 20h;

Dia 05/06 – das 14 h às 20h;

Dia 06/06 – Oficinas: das 8h às 11h; das 14h às 17h; das 18h às 21h;

Dia 07/06 – Oficinas: das 8h às 11h; das 14h às 17h;

Local: UaitecLAB.

Aniversário Itabira Hub – Dia 07/06

8h30 – Coffee;

9h – Abertura – Solenidade;

9h20 – Apresentação das startups residentes no Itabira Hub

9h40 – Painel: Inovação & Desenvolvimento Econômico com: Emmeline Lucena, Júlio Figueiredo, Lilian Campo, Marcos David, Rafael Ávila, Roberto Rosembaum e Wander Wilson.

11h – Visita no Itabira Hub;

Local: Auditório da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e salas do Itabira Hub;

14h – Banca de apresentação das startups do Itabira Hub, composta por: Denise Alvarenga, Emmeline Lucena, Júlio Figueiredo, Lilian Campo, Marcos David, Rafael Ávila, Roberto Rosembaum e Wander Wilson.

17h – Encerramento da Banca;

Local: Sala 2 do Itabira Hub.

Scroll To Top