quinta-feira , 19 setembro 2019
Você está aqui: Capa | Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo

Arquivo da categoria: Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo

Assinatura dos Feeds

Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo

Itabira Mais Turismo – de 20 a 28 de setembro – Semana do Turismo começa nesta sexta-feira com encontro de motociclistas e muita música

Começa nesta sexta-feira (20) a 3ª Semana do Turismo de Itabira. Com o tema Itabira Mais Turismo, o Município oferece à população diversas atividades culturais e esportivas. Logo na abertura, o público poderá conferir o 2º Itamotorock – Encontro Nacional de Motociclistas e Triciclistas, a partir das 18 horas, na Praça do Expedicionário (praça da Eemza), no Centro. Os amantes da boa música terão a oportunidade de curtir a programação ao som de André Kats e Guilherme Salty (rock clássico) e Arena Hard Rock (clássicos lado A).

O evento conta com área de camping coberta e com chuveiro quente, praça de alimentação com chopp e cervejas artesanais, além de comidas variadas. Haverá ainda área para expositores, sorteio de brindes e troféus para moto clubes. O 2º Itamotorock segue até o domingo (22).

Confira a programação:

Sexta-feira (20)

18h – Abertura oficial

19h – Show André Katz e Guilherme Salt (rock clássico)

21h30 – Arena Hard Rock (clássicos lado A)

Sábado (21)

12h – Início das atividades (som mecânico)

13h – Fernando Cotonete (voz e violão)

14h – Banda Curta Metragem (João Monlevade)

16h30 – Wolf Machine (clássicos do rock)

19h – Paranoia (tributo a Raul Seixas)

21h30 – Led III (Led Zeppelin Cover)

Domingo (22)

7h – Super café da manhã para os motociclistas

3ª Semana do Turismo de Itabira – Itabira Mais Turismo

A 3ª Semana do Turismo de Itabira, de 20 a 28/9, é uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (SMDECTIT), com o objetivo de promover eventos e atividades para difundir as políticas públicas do turismo no município. A programação conta com palestras, oficinas, espetáculo teatral, workshops, shows e atrações esportivas e culturais.

Por meio do programa Itabira Mais Turismo, o Município está em consonância com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e com a meta 8.9 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): até 2030, conceber e implementar políticas para promover o turismo sustentável, que gera empregos, promove a cultura e os produtos locais.

3ª Semana do Turismo – Museu de Itabira recebe exposição Jardins do Vale

Como parte da programação da 3ª Semana do Turismo, o Museu de Itabira recebe na segunda-feira (23), às 16 horas, a exposição Jardins do Vale. Nesta apresentação, o artista plástico Gildásio Jardim exibe pinturas em telas feitas com tecidos estampados.

Ao todo, 30 telas de tamanhos variados – com predominância nas dimensões 50×40 centímetros – fazem parte da mostra. A exposição fica em cartaz por 60 dias. Gildásio Jardim revelou que as estampas de tecidos fazem parte das lembranças de sua infância vivida em zona rural.

Comecei a fazer telas com essas estampas com o objetivo de provocar uma fusão entre os personagens do meu universo com as cores que eles trazem nas vestimentas. De cada estampa, tento tirar um personagem ou vivência da cultura popular do nosso Brasil. Estou tentando pintar a poesia que há no cotidiano do nosso povo”, disse o artista plástico.

Antes da abertura da exposição, Gildásio Jardim ministrará a palestra “Jardins do Vale”. O evento é gratuito e as vagas são mediante a lotação do espaço. A visitação será coordenada para acesso a grupos de, no máximo, 20 pessoas por vez.

3ª Semana do Turismo – Abertas inscrições para workshops gratuitos

A 3ª Semana do Turismo de Itabira segue a todo vapor. Dentro da programação muitas palestras, shows, atividades culturais e esportivas. Para aqueles que buscam opções de capacitação, o evento oferece workshops gratuitos em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/MG).

Para participar dos cursos, é necessário efetivar as inscrições, mediante doação de um pacote de fralda geriátrica, na sede do Senac/MG (Praça Dr. Acrísio Alvarenga, 07 – Edifício Praça Sete, Centro), das 9 às 20 horas, nesta quinta-feira (19) e sexta-feira (20). As fraldas arrecadadas serão doadas a instituições itabiranas.

Os workshops acontecem entre os dias 23 e 27 deste mês, no Senac/MG Unidade Itabira, das 13h às 17h30. São oferecidas 20 vagas por turma. A idade mínima para participar é de 16 anos. Cada curso tem carga horária de 9 horas. Confira a programação:

23 e 24/09 (segunda e terça-feira): Excelência no Atendimento ao Cliente

24 e 25/09 (terça e quarta-feira): Técnicas para recepcionistas em meios de hospedagem

26 e 27/09 (quinta e sexta-feira): Empreendendo no Turismo

Oportunidade de qualificação – Sala Mineira do Empreendedor oferece palestras gratuitas sobre empreendedorismo e direito digital

Palestras gratuitas com os temas empreendedorismo e direito digital são oferecidas gratuitamente pela Sala Mineira do Empreendedor na próxima semana. As qualificações acontecem na terça-feira (24), das 19 às 21 horas, na sede da Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (Uaitec Lab).

Os interessados em trabalhar por conta própria, ter registro de pequeno empresário e exercer uma das mais de 400 modalidades de serviços, comércio ou indústria, poderão se inscrever na palestra “Como se tonar um microempreendedor individual – MEI”. Já a palestra “Direito Digital Corporativo e o Mundo 4.0” é a oportunidade para abranger os conhecimentos dentro da área digital. A palestra expõe sobre o mundo corporativo, os riscos de contratos e compras pelas redes sociais.

O Direito Digital é um ramo em ascensão no mercado jurídico e vem ganhando força com essa necessidade de encontrar soluções para as questões e impasses envolvendo o uso da tecnologia. Já o MEI é ter seu negócio formalizado e assim fazer parte de um novo perfil de empreendedor”, explicou o coordenador da Sala Mineira do Empreendedor, Lúcio Costa.

As atividades são abertas ao público, no entanto, há limite de vagas. Para participar, o interessado deve se inscrever no site www.sympla.com.br/salamineiraitabira. Outras informações pelos telefones 3839-2528 e 3839-2522.

Sala Mineira do Empreendedor

A Sala Mineira do Empreendedor é um espaço da Prefeitura de Itabira, coordenado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (SMDECTIT). O objetivo do local é oferecer orientações, informações e todo o conhecimento necessário para o desenvolvimento profissional do empreendedor.

De 20 a 28 de setembro – Monólogo com ator Paulo Betti é uma das atrações mais aguardadas na Semana do Turismo

Espetáculo criado pelo próprio artista – que se inspirou na memória e nos textos escritos durante sua adolescência – encerra a programação que conta ainda com palestras, workshops, shows e atrações esportivas e culturais.

Com o tema Itabira Mais Turismo, a Prefeitura de Itabira promove atividades para celebrar a 3ª Semana do Turismo. A programação começa na próxima sexta-feira (20) e segue até o dia 28. Entre as atrações, uma das mais aguardadas pelo público é o monólogo “Autobiografia Autorizada” com o ator global Paulo Betti.

O espetáculo criado pelo próprio artista foi inspirado em suas memórias e textos, escritos durante a adolescência, em cadernos, onde fazia colagens de fatos da época, como, por exemplo, a passagem do mundo rural para a cidade industrial e a era do rádio. A peça conta a história de Paulo Betti, o décimo quinto filho de uma doméstica e um servente de pedreiro. Sua infância pobre, num bairro com a maioria da população negra, foi muito rica, pois tinha muitos brinquedos rudimentares, porém criativos. Além do monólogo, o ator também ministrará a oficina audiovisual Projeto Transmídia.

A programação conta ainda com palestras, workshops, shows e atrações esportivas e culturais. “Partindo do princípio de que o nosso patrimônio histórico é cultural, turístico e potencial ao desenvolvimento econômico, o objetivo dessa semana é conscientizar o próprio itabirano, incluindo os empresários, sobre a importância do turismo para a nossa região. Queremos torná-lo real em nossa cidade, por isso preparamos uma programação que trará mais visibilidade”, explicou o responsável pela SMDECTITI, José Don Carlos Alves Santos.

Confira a programação:

20/09 (sexta-feira)

20h – Abertura – 2º Itamotorock: Encontro Nacional de Motociclistas e Triciclistas. Shows com André Kats Salty e Arena Hard Rock

Local: Praça do Expedicionário (Eemza)

21/09 (sábado)

9h às 15h – Balonismo

Local: Praça Acrísio

12h – 2º Itamotorock: Encontro Nacional de Motociclistas e Triciclistas. Shows com Fernando Cotonete, Curta Metragem, Wolf Machine, Paranóia (Tributo a Raul Seixas) e Led III (Led Zepelin Cover)

Local: Praça do Expedicionário (Eemza)

22/09 (domingo)

9h – Balonismo

Local: Praça Acrísio

23/09 (segunda-feira)

9h – Tour – Jardineira Turística Cultural

Local: Caminhos Drummondianos

13h às 17h30 – Workshop: Excelência no atendimento ao cliente.

Local: Senac

14h30 – Palestra: Jardins do Vale, com Gildásio Jardim.

Local: Museu de Itabira

16h – Abertura da Exposição Jardins do Vale, de Gildásio Jardim.

Local: Museu de Itabira

18h – Palestra: Atrativos turísticos itabiranos, com a turismóloga Elaine Diniz

Local: Sala Multimeios UNA

19h – Palestra: Marketing Digital no Turismo

Local: Pousada Quadrado, Ipoema.

24/09 (terça-feira)

9h – Tour - Jardineira Turística Cultural

Local: Caminhos Drummondianos

12h30 – Palestra: Atrativos turísticos itabiranos, com a turismóloga Elaine Diniz

Local: Auditório da Unifei

13h às 17h30 – Workshop: Técnicas para recepcionistas em meios de hospedagem

Local: Senac

13h às 17h30 – Workshop: Excelência no atendimento ao cliente.

Local: Senac

25/09 (quarta-feira)

9h – Tour - Jardineira Turística Cultural

Local: Caminhos Drummondianos

13h às 17h30 – Workshop: Técnicas para recepcionistas em meios de hospedagem

Local: Senac

19h – Formatura Instituto ITI

Local: Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade

26/09 (quinta-feira)

9h – Tour – Jardineira Turística Cultural

Local: Caminhos Drummondianos

13h às 17h30 – Workshop: Empreendendo no turismo

Local: Senac

20h – Exibição do filme “Eslováquia para o Brasil: Inimigo Confidencial”

Local: Teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade

27/09 (sexta-feira)

8h30 – Encontro com Turismo

Local: Casa de Drummond

9h – Tour – Jardineira Turística Cultural

Local: Caminhos Drummondianos

9h30 – Lançamento do Álbum Atrativos Turísticos de Itabira

Local: Museu de Itabira

13h – Workshop: Empreendendo no turismo

Local: Senac

20h – Palestra Magna ao Dia Internacional do Turismo, com o tema “Turismo sustentável e gastronomia nas cidades de Minas”. Palestrante: Deputado Mauro Tramonte.

Local: Teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade

28/09 (sábado)

14h às 18h – Oficina audiovisual Projeto Transmídia, com ator Paulo Betti.

Local: Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade.

18h – Palestra sobre Agronomia, com o professor da UNA Bruno.

Local: Centro de Tradições de Senhora do Carmo

20h – Monólogo Autobiografia Autorizador, com ator Paulo Betti.

Local: Teatro da Fundação Carlos Drummond de Andrade

Roda Cultural e Roda de Viola – Shows e manifestações culturais acontecem em noites de lua cheia

Este fim de semana promete ser animado no município. Acontece nesta sexta-feira (13), mais uma edição da Roda Cultural no Museu de Itabira, a partir das 20 horas. No sábado, em Ipoema, a população do distrito recebe a tradicional Roda de Viola, no Museu do Tropeiro, também às 20 horas.

Os eventos acontecem no fim de semana de lua cheia de cada mês, de abril a outubro. Esta é a quarta edição da Roda Cultural. A festa já se tornou um grande sucesso entre os itabiranos e turistas. Barraquinhas, comidas típicas e artesanato local fazem parte da atração que conta ainda com apresentações musicais e culturais. Desta vez quem se apresenta são os Drummonzinhos; Projeto Corpus; Malabares; Carlos Cabeça, Binho Borges e Roberto Oliveira; e Honky Tonk (Rolling Stones Cover).

Já em Ipoema, o evento começa com o ritual do fogo, momento que relembra a união dos tropeiros em volta das fogueiras, e que une itabiranos e visitantes. Em seguida, acontecem as manifestações culturais e musicais: Estaladores de Chicote, Lavadeiras de Ipoema, Kafé e Viola e Marcus Strada.

A Roda Cultural e a Roda de Viola são realizadas pela Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (SMDECTIT).

Empreendedorismo – Semana de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo começa na próxima segunda-feira

Evento promovido pela Prefeitura e Faculdade Una Itabira oferece diversas palestras à população. São parceiros da iniciativa a Acita, Comunidade Cardume, ClubPetro, Lukinha DDG, Sala Mineira do Empreendedor e Senac.

De 26 a 28 de agosto, será promovida em Itabira a Semana de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo. Palestras relacionadas ao tema serão oferecidas à população. A iniciativa é da Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (SMDECTIT) e Faculdade Una de Itabira.

O objetivo do evento é disseminar e fomentar as boas práticas de inovação, tecnologia e empreendedorismo, despertando no público o interesse por novas oportunidades e ações que gerem valor agregado. O público-alvo é formado por alunos de graduação da Una e outras universidades e faculdades de Itabira, além de empresários e comunidade em geral.

As atividades são gratuitas, no entanto é necessário que o interessado retire o ingresso na plataforma digital Sympla (https://www.sympla.com.br/semana-de-inovacao-tecnologia-e-empreendedorismo__612131 ). As palestras serão ministradas no auditório da Acita (av. Duque de Caxias, 810 – Esplanada da Estação), das 19 às 22h. São parceiros da Semana de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo a Acita, Comunidade Cardume, ClubPetro, Lukinha DDG, Sala Mineira do Empreendedor e Senac.

Confira a programação completa (26 a 28 de agosto):

26 de agosto (segunda-feira)

18h30 – Credenciamento

19h – Palestra: Inovação e Startup

Palestrante: Denise Bárbara de Souza Alvarenga, cientista social

Descrição: Serão apresentados os conceitos de inovação e startups e como isso tem feito cada dia mais parte de nossas vidas.

20h10 – Palestra: InovARTE

Palestrante: Lukinha DDG, rapper, empreendedor e gestor de projetos

Descrição: Essa palestra mostrará a arte de inovar e se reiventar.

21h10 – Perguntas do público

21h40 – Encerramento

27 de agosto (terça-feira)

18h30 – Credenciamento

19h – Palestra: Como Utilizar as Redes Sociais para Promover o seu Negócio

Palestrante: Lúcio Henrique da Costa, coordenador da Sala Mineira do Empreendedor

Descrição: Nessa palestra as redes sociais serão apresentadas como canais de comunicação, que permitem uma grande promoção do negócio de uma empresa, como podem ser usadas de forma gratuita e como promover a marca e/ou produto.

20h10 – Palestra: Empreendedorismo e Inovação: oportunidades de negócios

Palestrante: Rodrigo de Freitas Mendes, professor da Una Itabira

Descrição: Apresentar a importância da integração do empreendedorismo e da inovação com o objetivo de identificar oportunidades e desenvolver boas ideias, com destaque para o desenvolvimento de novos negócios.

21h10 – Perguntas do público

21h40 – Encerramento

28 de agosto (quarta-feira)

18h30 – Credenciamento

19h – Palestra: Oportunidades no mercado Digital + Cultura ClubPetro

Palestrante: Mateus Guerra de Carvalho Lage, engenheiro civil, gerente de projetos do Grupo Família Pires

Descrição: Nessa palestra será traçado um comparativo entre o mercado tradicional e digital, os perfis culturais mais buscados nas startups na hora de recrutar alguém e como esse mercado está crescendo no Brasil. Será apresentada a história do ClubPetro, sua cultura (valores e DNA da empresa) e um pouquinho do que oferecem para o mercado.

20h10 – Palestra: A Prática de Inovar um Empreendimento

Palestrante: Myriam Celme Lage Assis, administradora e professora do Senac

Descrição: Apresentação do processo de inovação de um empreendimento abordando a conexão da inovação com o empreendedorismo e um caso para ensino: o processo e as ferramentas de inovação em um negócio – brainstorming, disign thinking, mapa da empatia ee prototipagem.

21h10 – Perguntas da população

21h40 – Encerramento

ONU Mulheres – Itabira dá passo importante com acordo de cooperação com a ONU

Município assina acordo de cooperação inédito para realização de ações locais de enfrentamento à violência de gênero, valorização feminina no mercado de trabalho e outras políticas de equidade e fomento à participação social das mulheres.

Na manhã desta quinta-feira (15), a Prefeitura de Itabira deu mais um passo importante no enfrentamento à violência de gênero e a valorização feminina. O prefeito Ronaldo Magalhães e a vice-prefeita Dalma Barcelos assinaram um acordo de cooperação com a entidade das Nações Unidas – ONU Mulheres. Na oportunidade, também foi lançada a plataforma Cidade 50-50: Todas e Todos pela Igualdade. A cerimônia aconteceu no teatro da Fundação Cultural e contou com a presença de diversas autoridades, vereadores, servidores públicos e sociedade civil.

O acordo foi firmado no contexto da iniciativa Cidade 50-50, para a realização de ações locais de enfrentamento à violência de gênero, valorização feminina no mercado de trabalho e demais políticas de igualdade e fomento à participação social das mulheres. O pacto prevê ações até o fim de 2020 e será conduzido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (SMDECTIT).

Este é um evento ímpar na história de nossa cidade. Não se cria sozinho as condições para que a cidade se desenvolva. É nas cidades que as coisas acontecem, é aqui que temos que fazer a diferença. No início deste ano, a ONU viu em Itabira vários fatores positivos para que pudéssemos executar essa iniciativa. É importante que nós, como gestores públicos, façamos políticas para que Itabira tenha dias melhores, onde mulheres e homens tenham todas as condições para alcançar dias melhores em uma sociedade mais justa e digna”, disse o responsável pela SMDECTIT, José Don Carlos Alves Santos.

Por meio do documento, o Município se compromete a fazer um aporte para que a entidade possa executar o Projeto Cidade 50-50 no valor de R$ 694.378,52. O objetivo do programa é fortalecer a capacidade de Itabira para localizar, implementar, financiar e monitorar a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável com Perspectiva de Gênero. Em Itabira, o acordo de cooperação responderá aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 1 (Erradicação da Pobreza), 4 (Educação de Qualidade), 5 (Igualdade de Gênero), 8 (Trabalho Descente e Crescimento Econômico), 10 (Redução das Desigualdades), 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis) e 17 (Parcerias e Meios de Implementação).

O convênio entre o poder público e a entidade é inédito: segundo a ONU Mulheres, trata-se da primeira parceria formalizada com a esfera municipal em todo o mundo. O acordo, que é formatado desde 2018, já recebeu o apoio do poderes Judiciário e Legislativo, Ministério Público, polícias Civil e Militar, além de projetos sociais e outras entidades. Para a representante da ONU Mulheres, Ana Carolina Querino, a discussão sobre as agendas globais parece distante da vida cotidiana das pessoas. Por isso, a parceria entre a entidade e o Município é tão importante.

As agendas globais dependem daquilo que é feito em âmbito local. Para o desenvolvimento sustentável do mundo, precisamos começar em algum lugar com ações concretas, comprometidas e realistas que fazem sentido na vida das pessoas. É esse o espírito do projeto 50-50. Assim, gostaria de expressar minha alegria de estar aqui. Hoje começamos a dar o primeiro passo para a realização desse sonho. Futuramente, nos próximos meses, vamos fortalecer as ações para que este sonho alcance a vida de cada pessoa em Itabira. Agradeço ao prefeito Ronaldo Magalhães e a vice Dalma pela confiança e compromisso político de acreditar nesse projeto, nessa parceria”, ressaltou.

A vice-prefeita Dalma Helena Barcelos é uma entusiasta pelo assunto. Foi ela, por exemplo, quem articulou o apoio dos vereadores itabiranos para que este projeto fosse aprovado e pudesse acontecer em Itabira. “Este é um projeto grandioso que visa o fim da violência, a geração de renda, o trabalho começando nas escolas e uma série de coisas que vamos construir juntos a partir de nossas necessidades, ou seja, de acordo com o que já é feito aqui. Vamos transformar essa cidade. Hoje estou realizando um sonho. Estou sem palavras para expressar minha gratidão a todos que lutaram para que este projeto grandioso fosse concretizado”.

Em seu discurso, Ronaldo Magalhães reforçou a importância da promoção da igualdade de gênero e do apoio às causas femininas. De acordo com o prefeito, desde os primeiros dias de sua gestão, discute-se o envolvimento do Governo Municipal no enfrentamento da violência contra a mulher.

A assinatura deste acordo de cooperação tem uma importância muito grande na questão social e nos dá uma sustentação maior para consolidar ações de apoio e valorização da mulher. A partir de hoje, teremos mais condições de trabalho, com mais pessoas e entidades envolvidas, para que juntos possamos avançar na luta pela igualdade de gênero. Gostaria de agradecer ao poder Judiciário e às polícias Civil e Militar que têm nos dado todo o suporte necessário. Não poderia deixar de agradecer também à Câmara de Vereadores por entender a importância e nos apoiar neste projeto. Que continuemos neste caminho, pois podemos ter desenvolvimento na cidade e tudo mais. Porém, se não tivermos desenvolvimento social completo, isso não nos dá a menor condição de dizer que estamos no caminho certo”, enfatizou o prefeito.

No decorrer do evento houve a apresentação dos Drummonzinhos, Coral do Combem e dos alunos da Escola Livre de Música; exposição de artesanato; palestras sobre os ODS e igualdade de gênero; apresentação ilustrativa com a Companhia Itabirana de Teatro; além de relatos sobre resgate e superação. A administradora de empresas Lorena Godoy ministrou palestra sobre empoderamento. Os participantes ainda puderam compartilhar informações durante uma roda de conversa com a delegada especializada em atendimento à mulher, Amanda Machado Celestino; a juíza da 2ª vara criminal de Itabira, Cibele Mourão Barroso de Figueiredo Oliveira; a presidente da Acita, Maria Aparecida Albuquerque Bueno; a coordenadora do programa Conexão Jovem, Lucimara de Cássia Ferreira Santos; Dalma Barcelos e Ana Carolina Querina.

Agenda 2030

Em 2015, a Assembleia Geral das Nações Unidas adotou a Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável. Com 17 objetivos globais, os Estados-membros aprovaram um plano de ação para promover o desenvolvimento sustentável e a erradicação da pobreza. Foram definidas 169 metas globais com foco nas pessoas, no planeta, na prosperidade e na paz mundial. As metas para o alcance da igualdade de gênero estão concentradas no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 5 e distribuídas em outros 12 objetivos globais.

Em apoio à Agenda 2030, a ONU Mulheres lançou a iniciativa global “Por um planeta 50-50 em 2030: um passo decisivo pela igualdade de gênero”, com compromissos assumidos por mais de 90 países. A gerente de Projetos de Liderança e Participação Política, Governança e Normas Globais da entidade, Ana Cláudia Jaquetto Pereira explicou que o programa surgiu em 2016, para as eleições municipais. O objetivo da iniciativa era que candidatos e candidatas participantes do pleito assumissem compromissos públicos com os direitos das mulheres e meninas no momento eleitoral.

A partir de consultas a especialistas e lideranças sociais, a ONU Mulheres construiu uma agenda com propostas em seis áreas: Governança e Financiamento, Empoderamento Econômico, Participação Política, Educação Inclusiva, Enfrentamento à Violência contra a Mulher e Saúde. São parceiros do programa o Tribunal Superior Eleitoral, o Instituto Patrícia Galvão, o Demodê/UnB, Think Olga, Frente Nacional de Prefeitos e Confederação Nacional de Municípios.

Culinária e Patrimônio – Itabira participará da 7ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais

Começa na próxima semana, em mais de 500 municípios mineiros, a 7ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais. Em Itabira, a Prefeitura realizará atrações na praça do Centenário, avenida Mauro Ribeiro Lage e no Museu do Tropeiro, no distrito Ipoema.

A proposta do evento, com o tema Culinária e Patrimônio, é valorizar a culinária de cada cidade, promovendo experiências gastronômicas por meio de pratos tradicionais. Em Itabira, a ligação será o tropeirismo e a cultura afrodescendente presente na comunidade quilombola do Morro Santo Antônio.

A jornada itabirana iniciará com a Roda Cultural, na sexta-feira (16/7), a partir das 20 horas, na praça do Centenário (em frente ao Museu de Itabira). O público assistirá apresentações do grupo Drummonzinhos, La Trupe, do cantor Mateus Macávima e da banda Little Butter Harmônica Blues, enquanto experimenta comidas típicas em diversas barraquinhas.

No sábado (17), às 20 horas, será a vez da tradicional Roda de Viola em frente ao Museu do Tropeiro, no centro de Ipoema. O cenário para as atrações culturais e barraquinhas de artesanato e gastronomia é a lua cheia, começando pelo Ritual do Fogo, costume que estabelece a união entre os tropeiros; seguindo para os Estaladores de Chicote, que resgatam o gesto dos tropeiros de comandar os animais; finalizando com as Lavadeiras de Ipoema. A programação traz ainda shows dos cantores Fabrício DiPaula e Henrique Morais.

No último dia, quinta-feira (22), a sétima edição do evento terminará na Feira Terra Nossa, das 8 às 13 horas, na avenida Mauro Ribeiro Lage, ao lado da Estação Rodoviária. A feira itinerante oferece produtos da agricultura familiar itabirana, como frutas, legumes, cereais, quitandas e doces artesanais.

Evento

A Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais acontece desde 2009, a cada dois anos, e é promovida pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha). Foi inspirada na experiência francesa das Journées du Patrimoine, criada em 1984.

O objetivo é mobilizar municípios, entidades e agentes culturais para preservar, promover e valorizar o patrimônio histórico e cultural do estado. O evento integra o Dia do Patrimônio (17/8) e incentiva o desenvolvimento de exposições, seminários, cursos, oficinas, edição de livros, festivais de arte e cultura, bem como ações educativas destinadas a vários públicos e faixas etárias.

Vagas limitadas – Programa de qualificação profissional na Uaitec

Até sexta-feira (26), interessados em participar da sétima edição do Programa Qualifique-se podem se inscrever na agência do Sistema Nacional de Emprego (Sine) de Itabira, das 8 às 11 horas e das 13 às 16 horas.

O Qualifica-se é um programa de preparação e desenvolvimento profissional para o mercado de trabalho, oferecido pela Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (SMDECTIT), entre os dias 29/7 e 2/8, das 19 às 21 horas, na sede da Universidade Aberta e Integrada (Uaitec) de Itabira (avenida Duque de Caxias, 1240, Esplanada da Estação).

Nesse treinamento de 10 horas – duas palestras por dia –, serão abordados os temas marketing, microempreendedor individual (MEI), empreendedorismo, elaboração de currículo, relacionamento interpessoal e inteligência foco temporal, com o objetivo de potencializar capacidades pessoais e profissionais para uma melhor inserção no mercado de trabalho.

Ao final do curso, o aluno receberá um diploma – constando carga horária e disciplinas ministradas – emitido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese).

Inscrição

É necessário apresentar xerox da carteira de identidade, CPF, comprovante de endereço e uma foto 3×4. Para o curso, o participante deve ter, no mínimo, 16 anos e ensino fundamental completo. As vagas são limitadas.

Mais informações pelo telefone: 3831-5188 (Sine).

Scroll To Top