quarta-feira , 23 setembro 2020
Você está aqui: Capa | Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo

Arquivo da categoria: Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo

Assinatura dos Feeds

Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo

Qualificação Profissional – Marketing e práticas de atendimento ao cliente são oferecidos na Sala Mineira do Empreendedor

Por meio da Sala Mineira do Empreendedor, a Prefeitura segue oferecendo qualificações gratuitas sobre marketing e atendimento ao cliente. As palestras serão realizadas no dia 17/12, das 19 às 21 horas, na sede da Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (Uaitec Lab) – avenida Duque de Caxias, nº 1240, no bairro Esplanada da Estação.

A apresentação Introdução ao Marketing abordará o conjunto de atividades que envolve o processo de criação, planejamento e desenvolvimento de produtos ou serviços para o consumidor, bem como as estratégias de comunicação e de vendas.

Já a palestra Melhores Práticas de Atendimento ao Cliente tem como objetivo ensinar ações que otimizem o relacionamento com o consumidor, abordando conceitos como empatia, comunicação e planejamento.

Mais informações pelo telefone: 3839-2528

Sala Mineira do Empreendedor

A Sala Mineira do Empreendedor é um espaço da Prefeitura de Itabira, coordenado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (SMDECTIT). O objetivo do local é oferecer orientações, informações e todo o conhecimento necessário para o desenvolvimento profissional do empreendedor.

Edital de chamamento público – Prefeitura seleciona empresas de base alimentícia para integrarem incubadora no bairro Fênix

Com o objetivo de fortalecer o desenvolvimento econômico e social de Itabira, a Prefeitura publicou o edital de chamamento público para que novas empresas de base alimentícia possam integrar as salas da incubadora de empresas localizada no bairro Fênix. O ato acontecerá por meio de um contrato de Concessão.

Podem participar do processo as empresas que preparam alimentos frescos, ou que transformam alimentos frescos em produtos com maior tempo de prateleira; fabricantes de produtos que servem para preparar alimentos; produtoras de alimentos prontos para consumo; fabricantes de bebidas ou ingredientes para serem comercializadas ao consumidor final ou para empresas revendedoras para o mercado consumidor; dentre outras do ramo.

Com este processo buscamos, por meio de atividades geradoras de renda e trabalho, incentivar e apoiar a criação e o desenvolvimento de empresas, ofertando infraestrutura básica compartilhada de baixo custo, qualificação técnica e gerencial”, explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo, José Don Carlos Alves Santos.

As empresas interessadas em participar do programa de incubação têm até as 9h30, do dia 19 deste mês, para entregar a documentação necessária e o Plano de Negócios. O material deverá ser entregue na Diretoria de Protocolo e Atendimento, no primeiro andar do paço municipal. A proposta precisará ser apresentada em dois envelopes diferentes, um contendo os documentos de habilitação e o outro com o Plano de Negócios formatado no modelo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A abertura dos envelopes e divulgação das empresas habilitadas também será no dia 19, às 10 horas, no auditório da Prefeitura.

As informações na íntegra podem ser encontradas no edital e seus anexos. Para ter acesso aos documentos, os representantes das empresas interessadas devem solicitá-los pelo e-mail contratositabira@yahoo.com.br ou pelo telefone (31) 3839-2208.

Luzes de Natal – Pierre Carterdian e Fernando Cotonete são algumas das atrações desse fim de semana na praça Acrísio

Os músicos Pierre Cartedian e Fernando Cotonete prometem animar a praça Acrísio Alvarenga, neste sábado (7), a partir das 20 horas. As atrações fazem parte da programação natalina da Prefeitura de Itabira, que inaugurou a iluminação e enfeites, popularmente conhecidos como Luzes de Natal, no dia 29 de novembro.

Para agradar a todos os presentes, Pierre Carterdian, músico natural de Matozinhos, promete um repertório variado, com interpretação de canções das diversas vertentes da música popular brasileira. O itabirano Fernando Cotonete, muito conhecido na cidade por seu talento musical, traz ao público o melhor do pop rock. Já no domingo (8), a diversão fica por conta dos músicos Jam Matos (rock, MPB) e Pretin Novaes, que apresentará o seu repertório de grandes sucessos do rock nacional.

A programação inclui ainda brinquedos, praça de alimentação e barraquinhas de artesanato. Além da praça Acrísio, o cruzamento da avenida João Pinheiro com a rua Água Santa e a praça Zumbi dos Palmares (praça do Hipermercado Bretas) também receberam a decoração. A estrutura só será desmontada no dia 6 de janeiro de 2020.

Este ano o projeto de iluminação ficou sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (SMDECTIT) e contou com o apoio da Associação Cultura e Esportiva Perecolândia (Acesp). A oficina para restauração dos materiais, bem como armazenamento, acontece nas salas da Incubadora de Empresas no bairro Fênix.

Confira:

Sábado (7)

20h – Pierre Carterdian (MPB e xote)

21h30 – Fernando Cotonete (pop rock)

Domingo (8)

18h – Jam Matos (Mpb, rock)

20h – Pretin Novaes (MPB e rock nacional

Ano que vem será Itabira – Vice-presidente Mourão visita Unifei em Itajubá

Na semana passada (19), o vice-presidente da República, general Antônio Hamilton Martins Mourão, visitou a sede da Universidade Federal de Itajubá (Unifei). A Prefeitura de Itabira fez parte da comitiva de recepção, representada, na ocasião, pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo, José Don Carlos Alves Santos.

Segundo ele, a recepção foi organizada com a intenção de apresentar para Hamilton Mourão projetos acadêmicos, pesquisas e boas práticas desenvolvidas na instituição. “Antes da visita, o vice-presidente se reuniu com a comitiva. Foi quando tivemos a oportunidade de falar sobre o campus Itabira e o nosso modelo tríplice hélice, ou seja, a parceria Unifei, Governo Municipal e Vale que contribui para inovação tecnológica e desenvolvimento econômico”.

Don Carlos relatou também a impressão do vice-presidente sobre o campus Itabira, denominando-o como uma boa prática, “que precisa ser levada para outras instituições federais de ensino e pesquisa”, salientou.

Em seu discurso, Hamilton Mourão avaliou a Unifei como difusora da inovação e do conhecimento tecnológico. “Quem tem a oportunidade de chegar a uma universidade como a Unifei, que se destaca pela qualidade do seu ensino, além de centenária, tem que aproveitar porque grande parte da nossa população não tem. Quando tomei conhecimento do que era essa universidade, deixei claro que viria à Itajubá conhecer o trabalho. Mais do que nunca essa palavrinha inovação é fundamental. Ela é a associação do capital, com a tecnologia, mas principalmente das pessoas capacitadas a utilizar essa tecnologia. Não adianta colocar tecnologia na mão de quem não sabe e para saber a pessoa tem que estar em um lugar onde o saber seja excelência e a Unifei tem essa excelência”.

Para Don Carlos, esse encontro aproxima a Unifei e, consequentemente, Itabira do Governo Federal. “Depois de conhecer muitos projetos que a Unifei desenvolve e também a construção do campus Itabira, o vice-presidente já incluiu nossa cidade em seu radar e, em breve, nos visitará”, finalizou o secretário.

Nusec-624x415

De 25 a 31 de outubro – Literatura, cultura, música e gastronomia celebram 3º Festival Drummond e 18ª Semana Drummondiana

Com o tema “Drummond com vida Guimarães Rosa”, a Prefeitura de Itabira e a Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) promovem o 3º Festival Drummond e a 18ª Semana Drummondiana, entre os dias 25 e 31 deste mês. A programação reúne literatura, cultura, música e gastronomia, além de workshops e oficinas. O evento celebra os 117 anos de nascimento do poeta Carlos Drummond de Andrade.

Abrindo a programação, a Caravana Gastronômica Viação Cipó promete animar o público com muita música e comidas típicas. Pela primeira vez em Itabira, a caravana comandada pelo jornalista Otávio di Toledo, da TV Alterosa, reunirá bares e restaurantes com o objetivo de redescobrir sabores locais e divulgar o que há de melhor na gastronomia, valorizando as comidas típicas e incentivando a elaboração de novos pratos.

A Caravana Gastronômica Viação Cipó acontece nos dias 25, 26 e 27, na Praça do Centenário, em frente ao Museu de Itabira. O evento contará ainda com artesanato, shows musicais e espaço kids.

Ainda na sexta-feira (25), às 19 horas, no teatro do Centro Cultural, haverá a mesa redonda “Drummond com vida Guimarães Rosa”. O bate-papo conta com a participação do escritor, músico, compositor e professor de literatura da Universidade de São Paulo (USP), José Miguel Wisnik, e da professora de literatura da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e especialista na obra de Guimarães Rosa, Marli Fantini. O mediador do encontro será o jornalista, escritor, gestor cultural e idealizador do projeto “Sempre um papo”, Afonso Borges.

O 3º Festival Drummond e a 18ª Semana Drummondiana lançará ainda quatro livros, entre eles, o “Toninho Horta: 108 partituras”. Nesta obra, o músico mineiro remanescente do movimento Clube da Esquina apresenta 108 transcrições de músicas na partitura, além de diagramas dos acordes, para violão e piano.

A festa conta também com espetáculos teatrais, sarau, encontro de jeepeiros, bate-papos, exposição e show literário. Na quinta-feira (31), Dia D do evento, data em que comemora-se o aniversário de Carlos Drummond de Andrade e o Dia Nacional da Poesia, o público poderá prestigiar o show Itabiranos em Cena Anos 80, a partir das 20 horas, na avenida Daniel Jardim de Grisolia, no Centro. No mesmo palco, para encerrar a festividade, o músico Eduardo Dussek apresentará um show com canções conhecidas do seu repertório e standards das décadas de 1970, 1980 e 1990.

Para conferir a programação completa, basta acessar o link Festival Drummond.

Outras informações pelo telefone (31) 3835-2102.

Jardineira Turística Cultural

Sucesso na Semana do Turismo, que ocorreu entre os dias 19 e 28 de setembro, a Jardineira Turística Cultura volta a percorrer as ruas de Itabira durante o 3º Festival Drummond e a 18ª Semana Drummondiana. A atração, gratuita, percorrerá os pontos turísticos e culturais do município, tais como Caminhos Drummondianos, Igrejinha do Rosário, Museu de Itabira, Casa de Drummond e todo o centro histórico.

No domingo (27), a jardineira rodará às 10h, 13h e 15h. De segunda-feira (28) a quinta-feira (31), os horários para passeio são às 8h, 10h, 14h e 16h. Para participar, é necessário fazer a inscrição no Museu de Itabira ou pelo telefone 3839-2992.

Responsabilidade Social – Prefeitura entrega fraldas arrecadadas durante a Semana do Turismo

As fraldas geriátricas arrecadadas durante os workshops da 3ª Semana do Turismo de Itabira, encerrada no último fim de semana, foram entregues aos usuários do Lar de Ozanam, no bairro Campestre. Os donativos foram repassados à instituição de longa permanência por representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (SMDECTIT) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), parceiro do Município no evento.

Parceria com Senac – Inscrições para workshops sobre técnicas de garçom e manipulação de alimentos estão abertas

A Prefeitura de Itabira, em busca da preparação e atualização do profissional para um mercado de trabalho cada vez mais exigente, promoverá, neste mês, workshops sobre técnicas básicas de garçom de bares e técnicas de boas práticas na manipulação de alimentos. A ação é realizada por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (SMDECTIT), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Social (Senac).

Para participar, os interessados devem ter, no mínimo, 16 anos e se inscreverem na sede do Senac Unidade Itabira, de segunda a sexta-feira, das 9 às 20 horas. Para efetivar a inscrição, é necessário contribuir com um pacote de fralda geriátrica, de qualquer tamanho, que será doado a uma entidade filantrópica do município.

De acordo com o secretário da SMDECTIT, José Don Carlos Alves Santos, o objetivo dos workshops é disseminar e fomentar ações de turismo e comércio em Itabira. “No intuito de fortalecer as vocações e potencialidades locais, bem como diversificar a economia, gerar emprego e renda, a Prefeitura está proporcionando às pessoas desenvolvimento, capacitação e qualificação. Os workshops são voltados, especialmente, para agentes empresariais e empreendimentos (hotéis, restaurantes, bares, entre outros) para que atribuam, ainda mais, uma estrutura adequada ao exercício do turismo”, explicou.

Com carga horária de 9 horas, os cursos acontecerão nos dias 14, 15, 21 e 22 deste mês, no Senac Itabira, das 13 às 17h30. Serão oferecidas 20 vagas por turma. Confira:

14 e 15/10 (segunda e terça-feira): “Técnicas básicas de garçom de bares”

21 e 22/10 (segunda e terça-feira): “Técnicas de boas práticas na manipulação de alimentos”

O Senac em Itabira funciona na praça Acrísio Alvarenga, 7 – Edifício Praça Sete, no Centro. Outras informações pelos telefones 3067-4061 e 3067-4050.

Itabira Mais Turismo – de 20 a 28 de setembro – Prefeitura lança álbum turístico de Itabira na 3ª Semana do Turismo

Para celebrar o Dia Mundial do Turismo (27/9), a Prefeitura lançou nesta sexta-feira, durante o Café com Turismo, na Casa de Drummond e no Museu de Itabira, a primeira edição do álbum de figurinhas com os atrativos turísticos da cidade.

A ferramenta tem como objetivo divulgar e incentivar a visitação das belezas históricas, culturais e naturais do município. Cada atração – indicada no álbum – vale uma figurinha e, para adquiri-las, os visitantes devem tirar uma selfie que identifique o local, apresentá-la nos pontos de troca e retirar o adesivo correspondente à foto.

O álbum, com tiragem de 10 mil exemplares, é gratuito e estará disponível nos centros de Tradições de Senhora do Carmo, de Atendimento ao Turista (CAT) no Parque da Água Santa e na Serra dos Alves; nos museus de Itabira e do Tropeiro, em Ipoema. É importante ressaltar que os 150 primeiros álbuns preenchidos ganharão um brinde.

A proposta é também distribuir os exemplares em escolas, entidades e instituições para que as pessoas possam conhecer não só a sede do município, mas os distritos e seus diversos atrativos. Agora, principalmente nas escolas, queremos que os filhos estimulem os pais a percorrerem Itabira”, explicou José Don Carlos Alves Santos, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo.

Para o secretário ainda, as ações no turismo criam um ambiente favorável à diversificação econômica. “E dentro desse ambiente estamos criando ferramentas, como este álbum, para que o próprio itabirano conheça o potencial de sua terra e nos ajude a divulgá-la. Juntos podemos despertar o interesse nas pessoas em nos visitar e se hospedar aqui. Então, geramos emprego, renda e melhoria na qualidade de vida da nossa população”, avaliou.

f9be8864-b2ea-4c0b-9f20-5589035039b1

Café com Turismo

Antes do lançamento do álbum, a vice-prefeita Dalma Barcelos e o secretário Don Carlos receberam a comitiva da Secretaria Municipal de Cultura de Catas Altas, com a presença do secretário Rodolfo Sanches; Martha Mousinho, superintendente da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA); Hudson Araújo Lima, vice-presidente Câmara de Comércio Brasil e Eslováquia; Otávio di Toledo, apresentador do programa Viação Cipó e membros dos conselhos municipais de Cultura (CMPC), de Turismo (Comtur) e do Patrimônio Histórico e Artístico de Itabira (Comphai) para um café, na Casa de Drummond. Em seguida, foram encaminhados ao Museu de Itabira, onde o secretário Don Carlos apresentou as ações desenvolvidas para o setor turístico da cidade.

Durante o evento, o apresentador Otávio di Toledo ressaltou a falta de fomento do turismo pelo Governo Estadual. “Há 16 anos faço o Viação Cipó e nunca vi secretário nenhum fazendo nada que ajudasse as cidades. E o nosso potencial é grande. Para comparar com Itabira, em potencial turístico, somente Ouro Preto que é equilibrado: tem muitos distritos, histórias e cachoeiras. E aqui, com a sede, Ipoema, Senhora do Carmo, Serra dos Alves, as cachoeiras e outros pontos é sim um potencial enorme”, avaliou.

Ainda segundo ele, os responsáveis pela pasta do turismo itabirano estão fazendo uma gestão eficaz. “É uma secretaria técnica, que trabalha da forma que tem que ser. Tudo está convergindo para Itabira ser exemplo e, mais do que se fazer forte no setor, puxar Minas Gerais, porque estamos precisando disso. As mineradoras estão escasseando e, agora, o turismo é o nosso maior recurso”, concluiu Toledo.

Uma visita guiada à exposição Jardins do Vale, de Gildásio Jardim, no Museu, seguida com um passeio pelos Caminhos Drummondianos, na jardineira turística, encerrou a programação.

a13c5b37-7f7c-42a5-a505-f5dc09bd6c66

f147bd90-158e-4d90-9a4b-cf2b27f59063

8ª edição do Qualifica-se – Inscrições para programa de qualificação profissional se encerram nesta sexta-feira

Os interessados em participar da oitava edição do Programa Qualifica-se podem se inscrever, até essa sexta-feira (27), na agência do Sistema Nacional de Emprego (Sine) de Itabira. O curso começa na segunda-feira (30) e segue até o dia 4/10, das 18h50 às 22h, na Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (Uaitec).

Com o objetivo de potencializar capacidades pessoais e profissionais para uma melhor inserção no mercado de trabalho, o treinamento é composto por 10 palestras sobre marketing, relacionamento pessoal e profissional, ética, empregabilidade, empreendedorismo, inteligência foco temporal, elaboração de currículo, saúde, segurança e higiene, entrevista de emprego, projeto de vida, entre outros temas.

O público-alvo são pessoas acima dos 16 anos a procura do primeiro emprego, e aquelas que buscam reciclagem profissional e mais conhecimento sobre o mercado de trabalho. Ao final da capacitação, o aluno receberá um diploma – constando carga horária e disciplinas ministradas – emitido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese).

O Programa Qualifica-se é oferecido pela Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (SMDECTIT).

Inscrição

Para se inscrever, é necessário apresentar xerox da carteira de identidade, CPF, comprovante de endereço e uma foto 3×4. Para o curso, o participante deve ter, no mínimo, 16 anos e ensino fundamental completo. Outras informações pelo telefone (31) 3831-5188.

Itabira Mais Turismo – de 19 a 28 de setembro – Paulo Betti interpreta o monólogo Autobiografia Autorizada neste sábado

Neste sábado (28), o renomado ator global Paulo Betti encenará em Itabira o monólogo Autobiografia Autorizada. A atração faz parte da 3ª Semana do Turismo e será apresentada no teatro do Centro Cultural, às 20 horas. Os interessados poderão retirar os ingressos gratuitamente no dia do evento, a partir das 18 horas. O espaço tem lotação de 416 lugares.

O texto da peça é de autoria do próprio ator. A história conta a saga de sua família: imigrantes pobres italianos que vieram ao Brasil em busca de novas oportunidades. Betti conta como foi ser o 15º filho de uma doméstica analfabeta e um assistente de pedreiro, bem como sua infância e adolescência, em um bairro onde a maioria da população era negra, e de seus brinquedos rústicos e criativos.

Ainda de acordo com o texto, a casa em que Betti foi criado tinha o piso de terra batida e quatro pontos de luz. A peça tem como pano de fundo a mudança do Brasil rural para a cidade industrial, a era do rádio, o cancioneiro popular e as antigas brincadeiras infantis, como pião e jogo da amarelinha.

Para criar este espetáculo, o artista reuniu um rico material: documentos, cartas, fotos do álbum da família e os diários de sua adolescência. Assim, ele chegou à conclusão de que, ao longo do tempo, havia se preparado para mostrar as condições que o levaram a sobreviver e a contar como isso aconteceu.

Minha fixação pela memória da infância e adolescência, passadas num ambiente inóspito e ao mesmo tempo poético, talvez mereça ser compartilhada no intuito de provocar emoção, riso, entretenimento e entendimento”, acredita o ator.

O artista

Paulo Betti, atualmente no elenco da novela global Órfãos da Terra, nasceu em Rafard, interior de São Paulo, em 1952. Com 40 anos de profissão, atuou em inúmeros filmes (entre eles: Lamarca, Infância, Ed Mort, Doida Demais e A Mulher Invisível), novelas e seriados (Império, A Vida da Gente, Os Imigrantes, Os Maias, Tieta, Engraçadinha, Pedra Sobre Pedra e Comédias da Vida Privada), além de peças teatrais (Deus da Carnificina, O Doente Imaginário, O Processo, O Boca de Ouro, Viagem a Forli e Do Fundo do Lago Escuro).

Graduado pela Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo (USP), em 1975, Betti foi professor da Escola de Arte Dramática da Universidade de Campinas (Unicamp), entre 1977 e 1984; presidente e um dos fundadores da Associação Cultural Casa da Gávea, no Rio de Janeiro, de 1993 a 2014; e presidente do Instituto Cultural Vila Leão, em São Paulo, durante três anos. Em 1993, ganhou uma bolsa de estudos, Distinguished Artist Fellowship Fulbright, durante um ano em Nova Iorque, nos Estados Unidos, e estudou cinema documental na New York University, com o professor George Stoney.

Ao longa de sua carreira, Paulo Betti recebeu diversos prêmios como ator e diretor. Entre eles: Kikito de Melhor Ator Coadjuvante, em Infância; Prêmio Especial no Festival de Gramado, junto com a atriz Eliane Giardini, em 2017, por A Fera na Selva; 17 prêmios e cinco Kikitos, por Cafundó. E ainda:

- Melhor Diretor São Paulo Governador do Estado, por duas vezes (Na Carreira do Divino e Feliz Ano Velho);

- Melhor Ator São Paulo Governador do Estado, em 1971 (O Pagador de Promessas);

- Melhor Diretor Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA), por três vezes;

- Melhor Diretor Mambembe, São Paulo, por três vezes (Cerimônia para Um Negro Assassinado, Na Carreira do Divino e Feliz Ano Velho);

- Prêmio Apetesp Melhor Diretor e Melhor Iluminador (Feliz Ano Velho);

- Melhor Ator Shell, Rio de Janeiro, em 1993 (A Fera na Selva);

- Cinema Prêmio de Melhor Ator Cidade de São Paulo, em 1993 (Lamarca); e

- Prêmio Moliere de Melhor Diretor Teatral de São Paulo, por duas vezes, em 1979 e 1984 (Na Carreira do Divino e Feliz Ano Velho).

Scroll To Top