quarta-feira , 26 junho 2019
Você está aqui: Capa | Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo

Arquivo da categoria: Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo

Assinatura dos Feeds

Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo

Profissionalização do artesanato – Inscrições abertas para oficina da “Itabira Século XXI”

A Associação Cultural Itabira Século XXI está com inscrições abertas para a oficina Artesanato em Fibras de Bananeira. A atividade é promovida pela Prefeitura de Itabira, por meio de um convênio firmado entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (SMDECTIT) e a instituição itabirana.

Voltado para pessoas com idade a partir dos 15 anos, o curso é gratuito e faz parte do projeto Desenvolvimento Sustentável do Turismo (ações pontuais para qualificar e unificar o atendimento ao turista no município). Um dos objetivos da oficina é proporcionar aos alunos a profissionalização do artesanato em Itabira, a fim de que haja retorno financeiro ao artista.

De acordo com a Associação, as aulas, ministradas por Adélia Andrade, começam na primeira semana de julho e acontecerão nas quartas-feiras, das 14h às 16h, durante um ano, no Centro de Artesanato de Itabira. A turma será formada por 16 pessoas. As inscrições podem ser feitas no Museu de Itabira ou no Centro de Atendimento ao Turismo (CAT).

Nesse projeto iremos trabalhar com a fibra da bananeira por ser tão abundante na região. É uma matéria-prima de fácil manejo e com ela pode-se produzir uma infinidade de objetos, levando em consideração o souvenir inspirado no filho mais ilustre de Itabira, Carlos Drummond de Andrade. Nas aulas, os alunos poderão conhecer, conceber e criar peças de pequeno e médio porte com características de um souvenir”, explicou um dos responsáveis pela Itabira Século XXI, Eduardo Sampaio.

Em tempo

A Associação Cultural Itabira Século XXI também ministrará oficinas em Senhora do Carmo, incluindo no povoado de Serra dos Alves, e em Ipoema. No entanto, as inscrições já foram encerradas devido à alta procura pelos cursos. São eles: pintura (Senhora do Carmo); artesanato com lixo reciclável (Serra dos Alves); e Lavadeiras Mirins, Tropeirinhos, bordados e artesanato, e viola na roça (Ipoema).

Sala Mineira do Empreendedor – Capacitação sobre empreendedorismo e redes sociais

A Sala Mineira do Empreendedor oferece palestras gratuitas na próxima semana sobre empreendedorismo e redes sociais. Os eventos acontecem na terça-feira (25) e quinta-feira (27), das 19h às 21h, na sede da Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (Uaitec Lab).

A palestra “Como utilizar as redes sociais para promover seu negócio” é uma oportunidade para aprender a gerenciar as ferramentas digitais da empresa e de se atualizar às novas tendências. Além disso, as plataformas estabelecem um diálogo constante com as pessoas, o que pode ser muito importante para conquistar clientes de confiança.

Para o superintendente de Controle, Estatística e Empreendedorismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (SMDECTIT), Lúcio Costa, fazer a gestão das redes sociais envolve muito mais que fazer publicações. “Pesquisas apontam que mais de 1 bilhão de pessoas no mundo utilizam as redes sociais e o brasileiro lidera o ranking. Consequentemente, o cliente também está presente nas redes e, mais importante que isso, ele espera que sua empresa também esteja”, acredita.

Já a palestra “Como se tornar um microempreendedor individual – MEI”, busca, entre outras coisas, apresentar e esclarecer aos interessados os benefícios de se tornar um microempreendedor individual (MEI), ou seja, aquele que trabalha por conta própria, tem registro de pequeno empresário e exerce uma das mais de 400 modalidades de serviços, comércio ou indústria.

A figura do MEI surgiu em 2008, com a Lei Complementar nº 128, buscando formalizar trabalhadores brasileiros que, até então, desempenhavam diversas atividades sem nenhum amparo legal ou segurança jurídica. Com a legislação em vigor desde 2009, mais de sete milhões de pessoas já se formalizaram como MEI”, explicou Lúcio Costa.

As atividades são abertas ao público e especialmente voltadas para empreendedores. Cada palestra será ministrada para um público de, aproximadamente, 25 pessoas. Os interessados podem obter os ingressos gratuitamente por meio da plataforma digital sympla (www.sympla.com.br).

A Uaitec Lab fica na avenida Duque de Caxias, 1240, bairro Esplanada da Estação. Outras informações pelos telefones 3839-2528, 3839-2531 e 3839-2522, ou pelo e-mail: salamineiraitabira@gmail.com.

Sala Mineira do Empreendedor

A Sala Mineira do Empreendedor é um espaço da Prefeitura de Itabira, coordenado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (SMDECTIT). O objetivo do local é oferecer orientações, informações e todo o conhecimento necessário para o desenvolvimento profissional do empreendedor.

Semana do MEI – Sala Mineira do Empreendedor realiza oficina para empreendedores

A Sala Mineira do Empreendedor realizou nessa segunda-feira (20) a oficina Como Ser MEI na Prática. A pauta abordou uma oportunidade para atender os empresários de desejavam sair da informalidade, além de apresentar e esclarecer aos empresários os benefícios de se tornar um microempreendedor individual (MEI). A atividade faz parte da programação da Semana do MEI, que acontece até a próxima sexta-feira (24).

A programação conta com a parceria do Sebrae. De acordo com superintendente de Controle, Estatística e Empreendedorismo da Prefeitura de Itabira, Lúcio Costa, o objetivo da Semana do MEI é promover a capacitação dos microempreendedores por meio de oficinas, palestras e orientações técnicas, além de realizar o registro de empreendedores que querem se tornar MEI e fazer a declaração anual. “Esta é uma ótima oportunidade para aqueles que querem formalizar ou melhorar a gestão do negócio”, disse.

As atividades são gratuitas e acontecem na Sala Mineira do Empreendedor. As vagas são limitadas. Outras informações pelos telefones 3831-2120 e 3839-2532.

Sala Mineira do Empreendedor

A Sala Mineira do Empreendedor é um espaço da Prefeitura de Itabira, coordenado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (SMDECTIT). O objetivo do local é oferecer orientações, informações e todo o conhecimento necessário para o desenvolvimento profissional do empreendedor.

Museu do Tropeiro – Primeira Roda de Viola do ano terá shows e manifestações culturais

Neste sábado (18), a partir das 21 horas, a população de Ipoema e os turistas receberão a primeira edição do ano da Roda de Viola. Promovido pela Prefeitura de Itabira, o tradicional evento será comemorado em frente ao Museu do Tropeiro, com muita música e apresentações culturais.

A Roda de Viola é uma das manifestações mais populares dos distritos de Itabira e atrai turistas de toda a região”, afirmou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (SMDECTIT), José Don Carlos Alves Santos. O público poderá assistir às apresentações dos Estaladores de Chicotes e das Lavadeiras de Ipoema. Em seguida, haverá shows com a dupla Rondinele Viola e Glauciano, e Quincas da Viola e Trem de Minas.

Para os amantes da gastronomia regional, haverá diversas barracas com comidas e bebidas típicas, como o pastel de angu e o feijão tropeiro. Além disso, o público vai poder apreciar os artesanatos e quitandas produzidos por moradores de Ipoema.

IX Prêmio Mineiro de Boas Práticas – Itabira é vencedora em premiação da AMM com coworking ItabiraHub

 

A Prefeitura de Itabira foi vencedora no eixo Gestão Administrativa, do IX Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal da Associação Mineira de Municípios (AMM), com o ItabiraHub – o 1º Coworking Público do Sudeste do País. A premiação aconteceu nessa terça-feira (14), em Belo Horizonte, no estádio do Mineirão, durante o 36º Congresso Mineiro de Municípios.

De acordo com a AMM, a disputa foi acirrada “com recorde de inscrições em toda a história da premiação, mas o resultado satisfatório, e serve como exemplo de práticas de gestão para as administrações municipais mineiras”. Ao todo, foram 191 projetos inscritos, desenvolvidos em 65 municípios. Desses, ficaram nove finalistas e três vencedores nas categorias Assistência Social (Prefeitura de São Geraldo), Gestão de Saúde (Prefeitura de Uberaba) e Gestão Administrativa (Prefeitura de Itabira).

O eixo administrativo recebeu projetos que evidenciam a melhoria gerencial na administração pública, utilizando inovação e redução de custos. Segundo o superintendente de Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura de Itabira, Emerson da Cruz Ferreira, as propostas apresentadas tinham como base a qualidade do gasto e a melhoria da arrecadação municipal.

Na segunda etapa da avaliação dos finalistas, uma equipe de auditores da AMM esteve em Itabira, no início deste mês, para conhecer de perto o ItabiraHub e as ações executadas. Durante a visita, a comissão avaliou a prática do projeto, a relevância social da ação e diversos outros quesitos discriminados em edital.

Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (SMDECTIT), José Don Carlos Alves Santos, ter o reconhecimento estadual em boas práticas de gestão municipal mostra que o Governo está no caminho certo.

Esta é uma prática inovadora: muitos prefeitos estão nos procurando com a intenção de implementar em seus municípios. Itabira passa a ser vista como uma cidade positiva em questão de inovação, tendo um ambiente favorável para sua diversificação econômica. Acreditamos que, além da integração que há com os municípios, ao ganhar esse prêmio cria-se a oportunidade de sermos exemplo e de continuarmos a fazer boas políticas públicas para desenvolver nosso município e, acima de tudo, melhorar as condições e qualidade de vida da população de Itabira”.

ItabiraHub

O ItabiraHub é o primeiro coworking público de Minas Gerais e o segundo do Brasil. Inaugurado em maio de 2017, funciona no Parque Natural Municipal do Intelecto e surgiu em meio a diversos projetos desenvolvidos pela Prefeitura de Itabira no âmbito da inovação e tecnologia.

Por meio do espaço, ocorreram vários desdobramentos positivos para o município, como a geração de emprego e renda e o reconhecimento da tecnologia como uma forma de consolidação da diversificação econômica da cidade. A iniciativa também busca a integração da quadríplice hélice: poder público, universidades, sociedade civil e empresas, para a mentoria de startups (foco inicial do projeto).

O ItabiraHub busca contribuir com subsídios financeiros e estruturais das startups. O espaço físico é cedido gratuitamente e as startups têm acesso à energia elétrica, wi-fi, biblioteca, banheiros e cozinha sem nenhum custo. Além disso, há uma equipe de mentores à disposição para sanar dúvidas que possam surgir nas áreas jurídica, financeira e administrativa.

Sobre o Prêmio

Promovido pela AMM, o Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal busca impulsionar a eficiência na gestão pública, por meio de experiências modernas e inovadoras. As prefeituras que inscrevem suas iniciativas inovadoras garantem reconhecimento e se tornam exemplos para outras cidades.

De acordo com a AMM, a premiação incentiva as administrações públicas a empreender, transformando os projetos bem-sucedidos em mecanismos para uma gestão moderna, contribuindo para o desenvolvimento municipal.

 

Inscrições abertas – Prefeitura e Uaitec promovem Segunda Semana de Informações e Conhecimentos

A Prefeitura de Itabira/ Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Informação e Turismo (SMDECTIT), em parceria com a Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (UaitecLab), oferece a segunda edição da Semana de Informações e Conhecimentos. Desta vez, o foco do evento será a segurança pessoal.

A ação, que conta com o apoio da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) e da Superintendência de Transportes e Trânsito de Itabira (Transita), contará com palestras. “O intuito é de conscientizar a comunidade sobre a importância de tomar as devidas precauções, buscando a segurança em seu dia a dia, bem como se comportar perante a situações inusitadas e de risco”, explicou o superintendente de Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura, Emerson da Cruz Ferreira.

As atividades são gratuitas e acontecerão na sede da UaitecLab (av. Duque de Caxias, 1240, bairro Esplanada da Estação). Para participar é necessário ser maior de 16 anos de idade. As inscrições ocorrem a partir desta segunda-feira (13) e seguem até o dia 24 de maio, das 9h às 17h, na UaitecLab, mediante apresentação de identidade, CPF e comprovante de endereço. As palestras serão ministradas entre os dias 27 e 30 de maio, das 19h às 21h. A Prefeitura e a UaitecLab emitirão certificados após a atividade

Como na edição anterior, as palestras serão ministradas por profissionais especializados e cada turma será composta por, no máximo, 25 pessoas. As salas contêm equipamentos de ponta, internet e retroprojetor para melhor aprendizado dos participantes. Outras informações pelo telefone 3839-2522.

Programação:

27 e 30 de maio (segunda e sexta-feira)

19h às 21h – Celular Seguro

Palestrante: Capitão da PMMG Claudianno Pierry dos Anjos Ribeiro (comandante da 83ª Cia PMMG)

O tema da palestra consiste em propagar medidas de autoproteção, junto à comunidade, visando a prevenção qualificada de furtos, roubos e outros delitos, sob a ótica do “Triângulo do Crime” (autor motivado, vítima em potencial e ausência de vigilância).

28 de maio (terça-feira)

19h às 21h – Gentileza no Trânsito, uma Questão de Educação

Palestrante: Vanderci Santos/ Braz Teixeira (Transita)

O objetivo da palestra é despertar o olhar crítico/ reflexivo com relação às ações e bom senso no trânsito, percebendo a importância de ter bons atos e hábitos de gentileza, tendo ciência das punições oriundas de infrações, além da abordagem sobre o movimento Maio Amarelo.

29 de maio (quarta-feira)

19h às 21h – Combate a Incêndio

Palestrante: Tenente Medeiros (CBMMG)

Esta palestra informa sobre a importância do conhecimento das apresentações básicas de combate a incêndios em edificações, demonstrando como ocorre a propagação do fogo, as classes de incêndio, tipos de extintores, qual o mais adequado para cada situação, bem como sua correta utilização.

Programação cultural – Itabira tem programação especial para a 17ª Semana Nacional de Museus

A 17ª Semana Nacional de Museus, comemorada em todo o Brasil entre os dias 13 e 19 de maio, conta com uma programação especial em Itabira. A abertura do evento aconteceu nesta segunda-feira (13), às 9 horas, na praça Pingo D’Água (mais conhecida com praça do Bretas, na avenida das Rosas), durante a solenidade de entrega da restauração da estátua de Zumbi dos Palmares.

Promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a temporada cultural é uma homenagem ao Dia Internacional de Museus (18). Nesta edição, 1.114 instituições de cultura do país, entre elas o Museu de Itabira, oferecem ao público 3.222 atividades especiais, como visitas mediadas, oficinas, exibição de filmes e apresentações culturais.

O tema da 17ª edição é Museus como Núcleos Culturais: o Futuro das Tradições, que propõe um debate sobre o papel dos museus como centros produtores e receptores de práticas, costumes e pensamentos da cultura brasileira. Com atividades gratuitas, Itabira disponibiliza ao público uma ação educativa, exposição, palestra e roda cultural com a participação dos grupos tradições da cultura itabirana: Drummonzinhos, Estaladores de Chicote, Lavadeiras e Trem de Minas, além do artesanato local.

Confira a programação:

13 de maio

9h – Abertura – Monumento Zumbi dos Palmares, ícone da resistência negra à escravidão, é restaurado e compõe novamente os ares culturais de Itabira neste 13 de maio quando se comemora a abolição da escravidão no Brasil.

14 de maio

10h – Palestra: Introdução ao Patrimônio Cultural, da arquiteta e urbanista Patrícia de Castro Ferreira.

15 e 16 de maio

10h – Ação educativa – O Museu de Itabira propõe uma ação de educação que aborda a importância da preservação do patrimônio da cidade, direcionada a crianças de 8 a 10 anos de idade.

17 de maio

19h – Exposição: Tradição e Afetividade: O Museu do tropeiro em Itabira. Pela primeira vez o Museu do Tropeiro torna sua exposição itinerante e apresenta seu acervo no Museu de Itabira.

Roda Cultural: apresentação dos Drummonzinhos, Estaladores de Chicote, Lavadeiras de Ipoema, Trem de Minas, artesanato local.

18 de maio

15h – Cinema no Museu: convite à reflexão sobre a preservação do patrimônio e os reflexos das tradições em nossas vidas. Exibição do filme Tapete Vermelho (censura: 10 anos).

19 de maio

10h – Cinema no Museu: exibição do filme Tapete Vermelho (censura: 10 anos).

Utilidade pública – Museu de Itabira fica fechado no fim de semana para montagem de nova exposição

O Museu de Itabira se prepara para receber uma nova exposição. Por isso, as atividades do espaço estarão suspensas neste fim de semana, sábado (11) e domingo (12), para montagem da mostra. A abertura será na terça-feira (14), em horário normal, das 9h às 17h.

O Museu de Itabira esteve fechado durante seis anos. Reinaugurado desde setembro do ano passado, com o objetivo de resguardar o patrimônio histórico-cultural do município, o local já abrigou importantes exposições como “Uma maravilha itabirana: Elke” e “Quem é o homem do Sudário?”.

Vagas limitadas – Prefeitura abre inscrições para Programa Qualifica-se

A Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (SMDECTIT), está com inscrições abertas para o Programa Qualifique-se. Os interessados podem se inscrever na agência do Sistema Nacional de Emprego (Sine) de Itabira, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h. É necessário apresentar xerox da carteira de identidade, CPF, comprovante de endereço e uma foto 3×4. Para participar do programa, o interessado deve ter, no mínimo, 16 anos e ensino fundamental completo. As vagas são limitadas.

O Qualifica-se é um programa de qualificação e preparação profissional para o mercado de trabalho. De acordo com o superintendente de Desenvolvimento Industrial da SMDECTIT, Joran Francisco de Souza, o programa é uma oportunidade de “aumentar e enriquecer a capacidade pessoal e profissional do indivíduo, visando o desenvolvimento e a excelência para a pessoa ser inserida no mercado, com um diferencial potencializado”. O curso acontece entre os dias 6 e 10 de maio, das 19h às 21h15, na sede da Universidade Aberta e Integrada (Uaitec) de Itabira (avenida Duque de Caxias, 1240, Esplanada da Estação).

Devido à procura e ao grande sucesso na parceria e nos resultados obtidos, esta é a sexta vez que acontece o programa em Itabira. Serão ofertadas duas palestras por dia e, ao final do curso, o aluno receberá um diploma emitido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) – um dos grandes parceiros do Sine Itabira em cursos de capacitação”, completou Joran de Souza. No diploma constarão a carga horária e as disciplinas ministradas durante o curso.

Outras informações pelo telefone 3831-5188 (Sine).

Turismo – Prefeitura reforma Museu do Tropeiro

Os visitantes do Museu do Tropeiro, localizado no distrito de Ipoema, contarão, em breve, com um local inteiramente restaurado. A Prefeitura de Itabira contratou uma empresa de construção para executar a reforma do prédio que abriga um grande acervo histórico sobre o tropeirismo. A mobilização para as obras começou nesta segunda-feira (22). A previsão é de que os trabalhos sejam concluídos em 90 dias.

O valor total do contrato é de R$ 95.499,72. De acordo com a Secretaria Municipal de Obras, Transportes e Trânsito (SMOTT), a empresa contratada executará revisão e manutenção de toda a estrutura, telhado, instalações elétricas e hidráulicas, pintura interna e externa e instalação de sistema de combate a incêndio. Inaugurado em março de 2003, esta é a primeira reforma no prédio.

Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo, José Don Carlos Alves Santos, a restauração e manutenção do Museu do Tropeiro é necessária, pois há várias partes do imóvel que estão muito desgastadas pela ação do tempo.

Preservar os espaços antigos do nosso município é proteger a nossa identidade e significa dar a eles a manutenção adequada e modernizar suas estruturas. É necessário proteger e revitalizar o prédio que abriga o Museu porque é um espaço vulnerável pela própria constituição e que contém material altamente suscetível a ser consumido em um incêndio”, explicou Don Carlos.

Ainda de acordo com o secretário municipal, com o prédio reestruturado a gestão pública tem mais tranquilidade para receber os turistas e manter a beleza e o acervo histórico com qualidade e segurança. “Além da reforma, estamos trabalhando para aumentar os acervos e atrativos, de maneira a manter, e até mesmo aumentar, as visitações. Vamos conectar o Museu na cultura material e imaterial de Itabira, oferecendo oficinas de viola na roça, artesanatos como souvenir e muitas outras manifestações culturais”, declarou.

Scroll To Top