Você está aqui: Capa | Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo

Arquivo da categoria: Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo

Assinatura dos Feeds

Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo

Minas Fácil de Itabira sobe para 8º no ranking estadual

O processo para abertura de empresas em Itabira, realizado pelo Minas Fácil, é concluído em poucos dias e supera o prazo de outras unidades do Estado. Os empresários e trabalhadores itabiranos têm acesso a diversos serviços na avenida das Rosas, nº 1.115, no bairro São Pedro – local de funcionamento do Sine e do Minas Fácil – de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Os empreendedores que procuram o Minas Fácil de Itabira para formalizar o próprio negócio encontram mais agilidade no serviço. Prova disso, segundo Danielli Teixeira Gomes, diretora de Plantas Industriais da Prefeitura, é a evolução de Itabira no ranking da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg), que hoje está em 8º lugar. “No começo do ano estávamos em 67º lugar, passamos para o 34º quando percebi a existência desse ranking. Hoje, estamos em 8º por causa do nosso trabalho, já que abrimos uma empresa em seis dias”.

Ainda segundo ela, o prazo máximo estipulado pela Jucemg é de nove dias para que os empresários tenham acesso ao contrato social registrado, CNPJ, inscrições municipal e estadual e, alvará de localização. “Então, quando a gente consegue atingir ou diminuir o prazo para essas formalizações, vamos subindo na classificação”, explicou Danielli Gomes. O ranking é divulgado mensalmente pela Jucemg e, de acordo com a diretora, o esforço é contínuo para manter a unidade de Itabira no topo. “Por exemplo, mês passado ficamos em 10º lugar. Então, o trabalho não pode parar”.

O Minas Fácil é um serviço prestado pela Jucemg, em parceria com as Receita Federal; secretarias de Estado de Fazenda (SEF), Planejamento e Gestão (SEPG) e Meio Ambiente (SEMAD); Vigilância Sanitária (Visa) e Corpo de Bombeiros, além da Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (SMDECTIT).

Funciona também, no mesmo endereço, a unidade Itabira do Sistema Nacional de Empregos (Sine), destinada aos trabalhadores que, além das oportunidades de emprego, oferece a confecção de currículo, a emissão da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e o suporte para o trabalhador dar entrada no seguro-desemprego. As empresas que anunciam as vagas de trabalho no Sine também são auxiliadas pela equipe no momento de selecionar os trabalhadores. Além disso, contam com uma sala para realizar as entrevistas e dar início ao processo de contratação.

A CTPS é confeccionada gratuitamente na agência de Itabira e o trabalhador sai com o documento no mesmo dia. “Somos a única unidade em Minas Gerais que tem a impressora de produção da carteira e, por isso, conseguimos entregá-la em poucas horas”, justificou Danielli Gomes que, ressaltou também a crescente demanda pelo serviço. “Muitos moradores de outras cidades, como Belo Horizonte e Ipatinga por exemplo, utilizam o Sine Itabira para fazer a CTPS”.

Emprego

Desde o mês de julho, as vagas de emprego disponíveis na agência são divulgadas no dia anterior ao início do processo seletivo. A partir das 16 horas, de segunda a sexta-feira, as oportunidades são afixadas na parte externa do Sine e, também, distribuídas para todos os veículos de comunicação da cidade.

Esta decisão foi tomada, segundo Danielli Gomes, para diminuir as filas no local. “Nosso objetivo é acabar com as filas desnecessárias e promover mais comodidade pra os usuários. Como as vagas já foram antecipadas no dia anterior, com os seus respectivos requisitos, as pessoas não precisam mais amanhecer na porta da agência”. A diretora lembrou ainda, que os requisitos para preencher as vagas são definidos pelas empresas. “Com relação às exigências de escolaridade, experiência e qualificação são determinações dos contratantes. O Sine apenas acata, faz a triagem das pessoas e as encaminha para as empresas com a carta de entrevista”.

Indicadores

De acordo com dados da SMDECTIT, registrados em junho deste ano, estão formalizados e em atividade 7.302 negócios. Desse total, 3.709 são empresas – 1.572 do comércio, 323 do segmento indústria e 1.814 de serviço – e 3.593 são microempreendedores individuais (MEI). Desde o início do ano, 58 novas empresas foram constituídas e 44 extintas. O prazo médio para abertura de empresas é de seis dias, no entanto, em fevereiro, girava em torno de 14 dias.

O Sine emitiu até junho, 1.495 carteiras de trabalho para pessoas de outras 15 cidades, além de Itabira e, produziu ainda, 755 currículos. Em janeiro a quantidade de desempregados registrada foi de 788 pessoas. Em junho, esse número caiu para 591. Em contrapartida, a quantidade de pessoas empregadas em janeiro era de 808 e, em junho, de 584. No último balanço do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, referente ao mês de junho, foram admitidos em Itabira, 627 pessoas, contra 617 demissões.

Prefeitura abre inscrições para cursos da Escola Móvel e do Pronatec

Com o objetivo de gerar empregos, renda e inclusão social, a Prefeitura de Itabira oferece, por meio da Escola Móvel do Sesi/Senai e do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), qualificação profissional gratuita para a população.

Para os cursos do Pronatec Voluntário – 925 vagas – as pré-inscrições podem ser feitas até o dia 18/8, no Centro de Atendimento ao Turista (CAT) – próximo à rodoviária, região central – de terça-feira a domingo, das 8 às 18 horas. Os interessados devem ter, no mínimo, 15 anos, ensino fundamental completo, conhecimento básico em informática e endereço particular de e-mail. Devem apresentar, ainda, documento oficial de identidade, CPF e comprovante de endereço. Em seguida, através de e-mail, o Ministério da Educação entrará em contato para efetivar a inscrição.

O Pronatec é destinado aos estudantes do ensino médio e para quem já concluiu e, também, para as pessoas que já estão no mercado de trabalho mas, com interesse em obter uma qualificação complementar. Em Itabira, as vagas disponíveis são para os cursos de Agente de Gestão de Resíduos Sólidos (25), Auxiliar de Fiscalização Ambiental (25), Operador de Aterro Sanitário de Resíduos Sólidos Urbanos (50), Auxiliar de Laboratório de Saneamento (50), Agente de Limpeza Urbana (25), Promotor de Vendas (25), Agente de Microcrédito (25), Assistente Administrativo (25), Assistente de Faturamento (25), Assistente de Recursos Humanos (25), Espanhol Básico (25), Inglês Básico (50), Inspetor de Qualidade (25), Introdução à Interpretação em Língua Brasileira de Sinais – Libras (75), Mensageiro (50), Recepcionista (50), Operador de Produção em Unidade de Tratamento de Resíduos (25), Reciclador (25), Assistente de Planiejamento, Programação e Controle de Produção (25), Vendedor (25), Produtor de Cerveja (25), Editor de Projeto Visual Gráfico (25), Editor de Vídeo (25), Eletricista de Audiovisual (25), Fotógrafo (25), Iluminador Cênico (25), Ilustrador (25), Locutor/Apresentador/Animador (25), Operador de Câmara (25) e Sonoplasta (25).

Já a Escola Móvel do Sesi/Senai, oferece 40 vagas para o curso de Costureiro do Vestuário Assistente. As inscrições começaram ontem (27), também no CAT e, terminam dia 30/8 ou até o preenchimento total das vagas. As aulas acontecem no Senai – rua São Paulo, nº 377, no bairro Amazonas – entre os dias 31/8 e 29/9, de segunda a sexta-feira, sendo duas turmas – manhã (8 às 12h15) e tarde (13h15 às 17h30) – com 20 alunos cada. Os interessados devem ter, no mínimo, 16 anos, sem exigência de escolaridade mínima. Para a inscrição, é necessário levar, impreterivelmente, as cópias da carteira de identidade ou certidão de nascimento, além do CPF e comprovante de residência (dos últimos três meses, no máximo). No caso dos alunos menores de 18 anos, o responsável deve enviar cópias de todos os documentos exigidos e assinar a ficha de inscrição.

Neste curso, os participantes irão desenvolver atividades relacionadas à costura de roupas em tecidos planos e malhas; ao controle de qualidade das peças, de acordo com as normas e procedimentos técnicos de segurança, meio ambiente e saúde; assim como auxiliar o costureiro. Irá aprender, ainda, a operar diferentes tipos de máquina – reta, duas agulhas, overloque etc – e o uso da tabela de medidas.

O projeto Escola Móvel compreende oficinas volantes, compostas com equipamentos, materiais didáticos, ferramentas e acessórios para realizar cursos de formação básica, que atendem às necessidades da comunidade.

Fim de semana especial nos distritos de Itabira

Neste final de semana (15 e 16/7), os distritos Senhora do Carmo e Ipoema realizam festas tradicionais e eventos especiais.

No sábado (15), a partir das 20 horas, em Ipoema – praça Augusto Guerra – começa a Roda de Viola, evento que revive os costumes da cultura tropeira sob as bençãos da lua cheia. Na programação, além das barriquinhas de comidas e bebidas típicas, apresentações artísticas dos Estaladores de Chicote, grupo Sons da Tropa, Comitiva do Berrante, Orquestra Meninar e shows de viola da dupla Clever e Rondinele Violeiros e do grupo Quinta da Viola.

Já em Senhora do Carmo, romeiros de Itabira e região participam do encerramento da tradicional festa em homenagem à Nossa Senhora do Carmo, entre os dias 14 e 16/7. Todos os dias, às 19 horas, missa na igreja matriz e no domingo – dia da padroeira – missas especiais durante o dia. Na sexta-feira, às 21 horas, show com Hudson Sanfoneiro e banda. No sábado, shows com Frei Zeca, às 21 horas e com Paulinho e banda, às 23 horas. O evento é organizado pelos padres Flávio Assis e Arlindo Ferreira, com o apoio dos festeiros e da Prefeitura de Itabira. Também são atrações, as novenas, procissões, apresentações culturais e barraquinhas.

Especial

Desde o dia 13/7, o Parque Nacional da Serra do Cipó (Parna Cipó) deu início à “Travessia Alto Palácio – Serra dos Alves”. O evento começou no Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), com palestras e debates sobre o futuro das visitações nos parques de Minas Gerais. Hoje (14), a caminhada comemorativa começou em Morro do Pilar – base Alto Palácio – às 9 horas, passando pelos campos rupestres de Itambé do Mato Dentro e, terminando no domingo (16), na Serra dos Alves, localidade do distrito Senhora do Carmo. Os participantes, com previsão de chegada às 14 horas, serão recebidos na futura sede do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) da Serra dos Alves – antiga escola municipal.

Vagas de emprego – SINE

vagas 22-08

Atualização – Condutores dos Caminhos Drummondianos participam de cursos de reciclagem

Quem possui o certificado de guia e deseja se modernizar e se credenciar para exercer a função de receber e acompanhar visitantes pelo Museu de Território Caminhos Drummondianos, pode se inscrever para participar do curso de reciclagem para Condutores dos Caminhos Drummondianos. Promovido pela Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (SMDECTIT), o curso é gratuito.

Além de atualizar as informações históricas e contemporâneas sobre os assuntos presentes na vida e na obra de Carlos Drummond de Andrade (CDA) e suas interfaces diretas com Itabira, a iniciativa vai credenciar os profissionais devidamente qualificados e disponíveis para o exercício da função. Logo, a Prefeitura disponibilizará uma listagem com os contatos para toda a rede hoteleira do município e da região, bem como para as principais agências de turismo que já atuam nesta área em Itabira.

As aulas acontecerão de 7 a 10 de julho, na sede da Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (Uaitec), em Itabira, nos seguintes horários: dia 7/7 (sexta-feira) das 19h às 22h; dia 8/7 (sábado) das 13h às 18h; dia 9/7 (domingo) das 13h às 18h; e dia 10/7 (segunda-feira) das 19h às 22h. O curso será ministrado pela estudiosa da obra de CDA, Maria das Graças Lage Lacerda (Dadá Lacerda). A SMDECTIT ressalta que “o aluno deverá estar presente em todos os dias do curso, pois uma única falta o impossibilitará de receber o certificado e de ser reconhecido como Condutor de Turismo Local credenciado”.

As inscrições começam nesta quinta-feira (29) e podem ser feitas até o dia 6 de julho, das 9h às 17h, na recepção da SMDECTIT – avenida Carlos de Paula Andrade, 135 (prédio anexo à Prefeitura). É necessário apresentar documento de identificação com foto (original e cópia) e o certificado de conclusão do Curso de Caminhos Drummondianos (original e cópia). Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3839-2525.

Itabira recebe edição do programa Minas Digital Talks

A Prefeitura de Itabira apresenta nesta quarta-feira (28), às 19 horas, no teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade – avenida Carlos Drummond de Andrade, nº 666 – o Minas Digital Talks, programa do Governo Estadual que busca fomentar projetos inovadores de tecnologia. Participa do evento, o secretário de estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Miguel Corrêa.

O Minas Digital Talks, segundo José Don Carlos Alves Santos, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (SMDECTIT), é um conjunto de programas que visam o desenvolvimento econômico, “obviamente, através da tecnologia e da inovação”. É promovido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes) com o objetivo de capacitar novos empreendedores, desenvolver projetos tecnológicos de ponta e ampliar a competitividade global das startups mineiras.

Na prática, o programa discute com o público, as ações da Sedectes – Uaitec, Startup Universitário, Seed (programa de aceleração de startups para empreendedores do mundo todo que queiram desenvolver seus negócios em Minas Gerais), Cidades Digitais, Polos de Inovação e outros – para que o Estado esteja apto ao empreendedorismo e à inovação. O evento é direcionado ao público que se interessa pelo assunto, mas, principalmente, para estudantes, empresários, professores, diretores de escolas públicas e privadas, políticos e entidades.

De acordo com Don Carlos, em reunião do prefeito Ronaldo Magalhães com o secretário estadual Miguel Corrêa, foram apresentadas as ferramentas que Itabira já tem para contribuir com o objetivo do Estado. “Nessa conversa, externamos o grande potencial que temos com o campus da Unifei (Universidade Federal de Itajubá) e com o evento anual Startup Weekend. Temos também o primeiro Coworking Público de Minas, além da Uaitec (Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais). Então, nós solicitamos um auxílio do Estado para melhorar essa questão da tecnologia”. Ainda segundo ele, o secretário considerou a relevância de implantar outros programas do Minas Digital para melhorar e potencializar o desenvolvimento tecnológico. “Por isso, o Estado vai trazer para a cidade uma aceleradora de startups. Ainda terá um projeto que envolve as escolas municipais e estaduais e, a partir de julho, já teremos dois agentes de inovação atuando no município”.

Os agentes de inovação irão atuar nas universidades – Itabira e região – escolas e na Prefeitura de Itabira, por meio da SMDECTIT. “O trabalho deles será fazer essa inovação acontecer. Eles serão o link do Estado com as faculdades e etc. Atuarão como consultores, mas, na verdade, estimularão as pessoas através de cursos, treinamentos e visitas técnicas. Vamos fazer de Itabira um polo de tecnologia e inovação”, avaliou Don Carlos.

Programação

O painel Ciência, Tecnologia e Inovação abordará as seguintes questões: Um salto para o futuro – o que esperar dos próximos anos?; Como a Sedectes está inovando?; Como transformar Itabira no melhor lugar para se inovar e empreender com tecnologia?; Pitchs de startups locais. O evento é gratuito, mas as vagas são limitadas. Para participar é necessário se inscrever pela internet, por meio do endereço https://www.sympla.com.br/minas-digital-talks—itabiramg__157049.

Saiba mais

Segundo informações do Governo do Estado, o Minas Digital foi criado em 2015 com o propósito de gerar o desenvolvimento econômico e social do estado e do país a partir da inovação, economia digital e economia criativa. O programa irá atuar efetivamente em todo o território mineiro, espalhado por seus 17 territórios estratégicos de desenvolvimento, abarcando todas as ações governamentais de incentivo e apoio à ciência, tecnologia e inovação, conforme as necessidades e as vocações regionais. Nos próximos dez anos, R$ 1 bilhão serão investidos e 100 mil jovens formados, por ano, no setor de tecnologia e empreendedorismo. Em Itabira, o programa já atua com a Uaitec, onde cursos de capacitação são oferecidos gratuitamente para a população.

Inscrições abertas para os cursos do Pronatec Voluntário

Com o objetivo de capacitar jovens e adultos, estão abertas até o dia 14 deste mês, no Centro de Atendimento ao Turista (CAT) – próximo ao Parque da Água Santa – de terça-feira a domingo, das 8 às 18 horas, as inscrições para os cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), na modalidade voluntário. São ofertados onze cursos EAD – ensino a distância – totalizando 275 vagas.

Os interessados devem ter no mínimo 15 anos, ensino fundamental completo, conhecimento básico em informática e e-mail particular. Além disso, é necessário apresentar documento de identidade oficial com foto, CPF e comprovante de endereço.

Os cursos – Espanhol básico, Inglês básico, Inspetor de Qualidade, Língua Brasileira de Sinais (Libras) – básico, Recepcionista, Editor de Projeto Visual Gráfico, Editor de vídeo, Fotógrafo, Locutor/Apresentador/Animador, Operador de Câmera e Sonoplasta – são gratuitos e os alunos devem possuir computador conectado à internet para ter acesso ao conteúdo que será enviado pelos ministérios do Turismo (Mtur) e da Educação (MEC).

Prefeitura lança espaço público de coworking

Com o objetivo de fomentar o desenvolvimento das empresas e o empreendedorismo local, a Prefeitura de Itabira inaugura na próxima quarta-feira (31), às 10 horas, na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (SMDUMA) – rua Gerson Guerra, nº 162. Bairro Santo Antônio – o ItabiraHub, primeiro coworking público de Minas Gerais, também conhecido como escritórios compartilhados.

O ItabiraHub oferece completa infraestrutura de trabalho: salas com internet, impressoras, mesas, cadeiras, material de escritório, telefone fixo, atendente permanente e instalações de apoio. No entanto, segundo José Don Carlos Alves Santos, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (SMDECTIT), “além da redução de custo operacional que o espaço oferece, queremos que os participantes troquem experiências. O networking, o colaborativismo e a troca de informações para saber como as outras áreas pensam, são alguns dos benefícios dessa modalidade”.

Os escritórios compartilhados no espaço da SMDUMA – no Parque Natural Municipal do Intelecto – são provisórios e compreendem quatro salas, sendo uma de reunião, uma para capacitação e duas salas para as empresas se instalarem. “As empresas também terão acesso ao estacionamento do parque e aos armários para guardar objetos pessoais”, completou Don Carlos que também ressaltou os benefícios para o município. “A Prefeitura organizou o espaço e a infraestrutura adequada com baixo custo para que as empresas de startups desenvolvam as suas atividades e gerem emprego e renda para a nossa cidade”, disse.

Para Denise Alvarenga, coordenadora do Workshop Itabirano de Negócios (Win) da Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agropecuária de Itabira (Acita) – também parceira do ItabiraHub – esse espaço abre diversas possibilidades para o município. “O primeiro coworking público de Minas Gerais vem apresentar para o nosso ecossistema empreendedor um espaço para que startups tenham como crescer rapidamente. Nossa expectativa é que essa ação gere empregos, renda, mas principalmente inspiração”.

Empresas

Em parceria com a Universidade Federal de Itajubá (Unifei), Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira (Funcesi), dez empresas já foram selecionadas para compartilharem os escritórios públicos – Mittel, Garden Box, My Little Job, Cook2U, SoundEraser, Pro Automatos, TOC (Tecnologia de Otimização de Comunicação), Agilizaê, Solucione e Panda Content – sendo as cinco primeiras escolhidas por meio do 2º Startup Weekend Itabira, realizado no início do mês passado, e as outras remanescentes da primeira edição do evento ou já incubadas pelas universidades da região.

De acordo com Denise Alvarenga, “grande parte dos participantes das startups são das universidades regionais Funcesi, Unifei e Ufop e nessa nova realidade de emprego que o mundo apresenta, se o estudante não compreender que empreender é uma necessidade teremos desemprego e desperdício de conhecimento”, concluiu a coordenadora do Win.

O espaço definitivo do ItabiraHub será no prédio da Universidade Aberta Integrada (Uaitec) – avenida Duque de Caxias, nº 1.240. Bairro Esplanada da Estação – que já está em reforma para adequar o coworking público. Segundo o secretário Don Carlos, a conclusão da reforma está prevista para o final deste ano.

Prefeitura promove a primeira Roda de Viola do ano

A primeira Roda de Viola do governo Ronaldo Magalhães acontece amanhã (13), a partir das 21 horas, em Ipoema – na praça Augusto Guerra – sob as bênçãos da lua cheia, valorizando e preservando há muitos anos as antigas tradições e costumes da cultura tropeira.

O evento conta com tradicionais atrações culturais, como o acendimento da fogueira, ritual que estabelece a união entre os tropeiros; Estaladores de Chicote, que resgatam o gesto dos tropeiros para comandar os animais; Sons da Tropa, grupo que homenageia os tropeiros, a abolição da escravatura e Nossa Senhora de Fátima; Lavadeiras de Ipoema; além dos shows da dupla Polyana e Ralph e do cantor Jhony Francis.

Também fazem parte da festa as barraquinhas de comidas e bebidas típicas – caldos de feijão e mandioca, canjica grossa, quentão, feijão tropeiro, churrasco de frango e pastel comum.

Comunicação – Prefeitura inaugura serviço de telefonia móvel na região do bairro Chapada neste sábado

A luta pela implantação do serviço de telefonia móvel na região do bairro Chapada já tem data para terminar. Neste sábado (6), a Prefeitura de Itabira vai inaugurar e liberar o sinal da operadora Oi para a localidade. A cerimônia acontecerá às 10 horas, na rua João XXIII, bairro Boa Esperança. No local, o Município instalou uma torre de celular para possibilitar a oferta do serviço.

A conclusão da liberação do sinal de telefonia celular foi realizada pela Prefeitura, por meio das secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (SMDECTIT) e Obras (SMO). De acordo com o responsável pela SMDECTIT, José Don Carlos Alves Santos, o sinal vai beneficiar cerca de 10 mil pessoas moradoras dos bairros Chapada, Boa Esperança e Barro Branco.

Este sinal estará disponível em um raio de aproximadamente 12 quilômetros. Ou seja, é possível que compreenda as localidades de Rio de Peixe, Barreiro e Palmital. O importante é que o serviço de telefonia móvel vai beneficiar, não só a população da região, mas também as pessoas que circulam por ali. Hoje, a região é uma área morta porque não tem sinal de internet. Então a partir de sábado, as empresas instaladas ali, bem como o comércio, restaurantes e posto de gasolina, por exemplo, poderão usufruir deste recurso”, explicou o secretário municipal.

Os esforços para disponibilizar o serviço de telefonia móvel começaram em 2015 por iniciativa do deputado estadual Nozinho (Raimundo Nonato Barcelos), Governo Municipal e Câmara de Vereadores de Itabira. No entanto, segundo José Don Carlos, o processo estava parado. Para a conclusão da obra, o Governo Municipal investiu R$ 71 mil.

Essa era uma das metas que o prefeito Ronaldo Lage Magalhães nos pediu que cumpríssimos. Assim que assumimos a SMDECTIT, encontramos o processo de instalação parado. Na verdade, já havia sido feita a licitação de uma empresa para a conclusão das obras, mas não existia mais nada em andamento. Então, refizemos o contato com a empresa e levantamos o dinheiro investido, uma vez que também não havia recursos disponíveis para esta obra”, apontou Don Carlos.

Para Ronaldo Magalhães, a ativação do sinal de telefonia celular na região é uma grande conquista para Itabira, pois caracteriza, além de melhor qualidade de vida para a população, um importante passo para o desenvolvimento local.

É uma enorme satisfação concluir este processo e proporcionar à população mais agilidade e liberdade na maneira de se comunicar. A comunicação eficiente encurta distâncias e agiliza processos. Assim, com a implantação dos serviços de telefonia móvel nesta área, esperamos que a localidade possa se desenvolver economicamente”, declarou o prefeito.

Scroll To Top