Você está aqui: Capa | Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo

Arquivo da categoria: Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo

Assinatura dos Feeds

Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo

Prefeitura abre inscrições para cursos do Pronatec

Até o dia 22/10, estão abertas as inscrições para os cursos gratuitos de qualificação profissional do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Com o objetivo de gerar empregos, renda e inclusão social, a Prefeitura de Itabira oferece 555 vagas para os cursos – que serão realizados na modalidade ensino a distância (EAD) – de Agente de Gestão de Resíduos Sólidos (15), Auxiliar de Fiscalização Ambiental (15), Operador de Aterro Sanitário de Resíduos Sólidos Urbanos (30), Auxiliar de Laboratório de Saneamento (30), Agente de Limpeza Urbana (15), Promotor de Vendas (15), Agente de Microcrédito (15), Assistente Administrativo (15), Assistente de Faturamento (15), Assistente de Recursos Humanos (15), Espanhol Básico (15), Inglês Básico (30), Inspetor de Qualidade (15), Introdução à Interpretação em Língua Brasileira de Sinais – Libras (45), Mensageiro (30), Recepcionista (30), Operador de Produção em Unidade de Tratamento de Resíduos (15), Reciclador (15), Assistente de Planejamento, Programação e Controle de Produção (15), Vendedor (15), Produtor de Cerveja (15), Editor de Projeto Visual Gráfico (15), Editor de Vídeo (15), Eletricista de Audiovisual (15), Fotógrafo (15), Iluminador Cênico (15), Ilustrador (15), Locutor/Apresentador/Animador (15), Operador de Câmara (15) e Sonoplasta (15).

O Pronatec é destinado aos estudantes do ensino médio e para quem já concluiu e, também, para as pessoas que já estão no mercado de trabalho mas, com interesse em obter uma qualificação complementar. As inscrições podem ser feitas no campus Itabira da Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (Uaitec) – na avenida Duque de Caxias, nº 1.240, no bairro Quatorze de Fevereiro – de segunda a sexta-feira, das 8 às 22 horas.

Os interessados devem ter, no mínimo, 15 anos, ensino fundamental completo, conhecimento básico em informática e endereço particular de e-mail. Devem apresentar, ainda, documento oficial de identidade, CPF e comprovante de endereço. Em seguida, pelo e-mail, o Ministério da Educação entrará em contato para efetivar a inscrição.

Matrículas abertas – Uaitec oferece cursos na área de tecnologia da informação

A Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (Uaitec) está com matrículas abertas para seis cursos da área de tecnologia da informação. Para quem deseja adquirir novos conhecimentos ou se aprimorar profissionalmente, este é o momento. As matrículas podem ser feitas até o próximo dia 17. O material didático será distribuído gratuitamente no início das aulas, que estão previstas para começar neste mês.

Os interessados podem optar pelos cursos de Web Designer, Analista de Mídias Sociais, Desenvolvedor de Jogos, Desenvolvedor de Aplicativos, Programador Web e Programador de Sistemas. Com o objetivo de motivar os alunos a desenvolverem atividades diferenciadas para o mercado, em todas as opções serão acrescentadas 40 horas de aulas sobre empreendedorismo e inovação. A duração dos cursos será de cerca de três meses, com carga horária total de 272 horas.

Para ter acesso ao ensino, é necessário que o aluno tenha concluído, ou esteja cursando, o 9º ano do ensino fundamental. Além disso, é fundamental ter conhecimento básico em informática. Todos os cursos encaixam-se na modalidade semipresencial. Durante os encontros na Uaitec, os alunos terão auxílio de tutores.

Matrículas

Para garantir uma vaga é necessário se cadastrar no site do Uaitec (www.uaitec.mg.gov.br). Assim, o interessado receberá um e-mail informando a data de comparecimento ao campus Itabira para efetivação da matrícula. Na data informada, o candidato deverá apresentar cópias e os documentos originais (CPF e RG), além da declaração escolar ou documento similar que comprove a escolaridade. No ato da matrícula, o aluno assinará um termo declarando ter conhecimento básico em informática.

A Uaitec Itabira funciona na avenida Duque de Caxias, 1.240, bairro Quatorze de Fevereiro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Mais informações pelo telefone (31) 3839-2522.

Solidariedade – Peças infantis produzidas em curso de costura são doadas pela Prefeitura

A Prefeitura de Itabira doou, na tarde desta quinta-feira (28), 46 conjuntos infantis femininos e masculinos, uma bermuda e quatro saias para a entidade assistencial SOS – Serviço de Obras Sociais. As peças foram produzidas pelas participantes do curso de Costureiro do Vestuário Assistente, oferecido pela Escola Móvel do Sesi/ Senai em parceria com o Município em setembro deste ano.

Ao todo, 51 crianças assistidas pela entidade serão beneficiadas. A entrega aconteceu na unidade do Senai, localizada no bairro Amazonas e contou com a presença de representantes das secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (SMDECTIT); Ação Social (SMAS); SOS; Fiemg e alunas do curso.

Para o diretor do Senai Itabira, Ricardo Azalin, a parceria com a Prefeitura de Itabira é muito importante para o desenvolvimento econômico da cidade, principalmente para a população que pode usufruir de novas oportunidades. “É um prazer ser parceiro do Município e poder receber essas pessoas em nosso espaço. Assim, podemos contribuir de alguma forma com o crescimento profissional delas”, disse.

Já o superintendente de Ciência, Tecnologia e Inovação da SMDECTIT, Emerson Ferreira, elogiou a iniciativa das alunas e da Prefeitura. “O curso foi um sucesso. As alunas se dedicaram bastante no dia a dia para confeccionar os conjuntinhos infantis. Ficamos felizes em poder criar oportunidades para pessoas que estão desempregadas se capacitarem, aprenderem uma nova profissão e, com isso, encontrarem um meio para gerar renda para o sustento da família e para as famílias que receberam os conjuntinhos. Ficamos emocionados em ver a alegria dos pais e principalmente das crianças. Elas ficaram com brilho nos olhos”.

Saiba mais

Com o objetivo de gerar empregos, renda e inclusão social, a Prefeitura de Itabira ofereceu, entre os meses de agosto e setembro, qualificação profissional gratuita para a população. Foram disponibilizados vários cursos, entre eles o de Costureiro do Vestuário Assistente, por meio da Escola Móvel do Sesi/Senai e do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Neste curso os participantes puderam desenvolver atividades relacionadas à costura de roupas em tecidos planos e malhas; ao controle de qualidade das peças, de acordo com as normas e procedimentos técnicos de segurança, meio ambiente e saúde; assim como auxiliar o costureiro. Além disso, foi ensinado como operar diferentes tipos de máquina – reta, duas agulhas, overloque e outras – e o uso da tabela de medidas.

Prefeitura promove Semana do Turismo em Itabira

Este ano, entre os dias 23 e 28/9, a Semana do Turismo em Itabira traz palestras, festivais, apresentações culturais e, principalmente, conscientização. Foi assim que o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo, José Don Carlos Alves Santos, definiu a proposta do evento.

O objetivo desta semana é conscientizar o próprio itabirano, além dos donos de restaurantes e hotéis, sobre a importância do turismo para a nossa região. Queremos torná-lo real em nossa cidade, por isso preparamos uma programação que trará mais visibilidade”. Para Don Carlos, apesar de o turismo nos distritos ser bem definido e oferecer várias atrações, “ainda é preciso despertar as pessoas para esse potencial, principalmente quando se fala em diversificação econômica”.

Como busca para esta diversificação, a Prefeitura quer sensibilizar e motivar os empresários a investirem tempo e dinheiro “para que a coisa aconteça”, frisou o secretário. Prova disso, segundo ele, é que o Governo Municipal é um agente fomentador do turismo. “Estamos oferecendo, por exemplo, o importante curso de guia turístico para termos mão de obra qualificada e atendimento profissional aos turistas. Eu entendo que cabe a nós o papel de estimular as pessoas a acreditarem no potencial de Itabira”.

Semana

A programação começa com o 1º Festival de Esportes Radicais, em Ipoema, voltado para o público praticante do turismo de aventura ou, ainda, que deseja ter experiências nas modalidades rapel, highline, vôo livre e paramotor, trekking e escalada. “O turismo de aventura e o ecoturismo nos permite receber turistas de várias partes do país. Então, com esse festival bem divulgado conseguiremos ainda mais visibilidade”, afirmou Don Carlos.

Durante a semana, o Dia Mundial do Turismo, celebrado dia 27/9, contará com uma programação especial. Além de apresentações, mesa redonda e solenidade, a Prefeitura realiza uma palestra com o jornalista e historiador, Otávio di Toledo, também apresentador do programa Viação Cipó, no teatro do Centro Cultural. Segundo Don Carlos, essa palestra irá tratar do turismo e suas consequências. “Neste dia tão importante, tentaremos mostrar que o turismo melhora a qualidade de vida das pessoas, independente de grandes avanços tecnológicos e é o meio que mais emprega pessoas no mundo”.

Confira a programação completa:

23/09 (sábado):

Festival de Esportes Radicais, durante todo o dia, em Ipoema.

Festa das Flores, às 18 horas, em Senhora do Carmo.

24/09 (domingo):

Festival de Esportes Radicais, durante todo o dia, em Ipoema.

Domingando no Parque, a partir das 10 horas, no Parque da Água Santa.

25/09 (segunda-feira):

Caminhos Drummondianos, às 16 horas.

26/09 (terça-feira):

Palestra “Atrativos de Itabira”, com Elaine Diniz, 26º Batalhão da Polícia Militar, às 8h30.

Palestra “Turismo Sustentável”, com Aníbal Macedo, diretor do Ministério da Cultura, no Centro Cultural, às 20 horas.

27/09 (quarta-feira):

Manhã com Turismo (COMTUR), na Casa de Drummond, às 8h30.

Apresentação de ultraleve e highline, na avenida Mauro Ribeiro Lage, às 15 horas.

Homenagem às personalidades destaque no turismo Itabira, no Centro Cultural, 19 horas.

Palestra com Otávio di Toledo, do programa Viação Cipó, no Centro Cultural, às 19h30.

28/09 (quinta-feira):

Palestra “Atrativos de Itabira”, com Elaine Diniz, 26º Batalhão da Polícia Militar, às 8h30.

Quinta Cultural, no Parque da Água Santa, às 18 horas.

Desenvolvimento econômico – Parque Estadual Mata do Limoeiro será destaque nas agências de turismo do estado

A Prefeitura de Itabira recebe nesta quinta-feira (21), às 10 horas, no Museu do Tropeiro, em Ipoema, representantes da Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais (Setur) e proprietários de agências de turismo do estado para uma visitação aos diversos atrativos turísticos da região, além do Parque Estadual Mata do Limoeiro.

A proposta, segundo José Don Carlos Alves Santos, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo, é criar roteiros de passeios na região, já que o Parque Estadual Mata do Limoeiro foi um dos quatro selecionados pelo governo estadual para estimular o desenvolvimento turístico de Minas Gerais. “Foram escolhidas 16 unidades de conservação e desse total, quatro serão pilotos. O nosso parque estadual é um destaque neste projeto devido a infraestrutura que oferece”. O secretário ressaltou ainda, que um dos itens necessários era a internet, instalada nas dependências do parque na sexta-feira da semana passada. “Porque além da visitação, teremos cursos e treinamentos no local. A falta da internet no parque era um quesito limitador na avaliação da Setur”.

O secretário Don Carlos acredita que este trabalho da Setur vai de encontro a um dos principais objetivos da atual gestão municipal, “que é a diversificação econômica e acreditamos que o turismo seja um desses meios para diversificar”.

Roteiro

Antes de explorar o parque, Don Carlos e a equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (SMDECTIT) irão acompanhar a equipe da Setur e dez empresários do turismo em vários pontos de visitação do município. Depois de conhecerem o Museu do Tropeiro e as atrações culturais do distrito – Lavadeiras, Estaladores de Chicote e Sons da Tropa – os visitantes irão para Senhora do Carmo, Serra dos Alves, Cachoeira do Patrocínio, Morro Redondo e Cachoeira Alta. “Nosso objetivo é mostrar a vivência e receptividade dos distritos, já que estamos tendo uma grande oportunidade de potencializar o nosso turismo”, avaliou o secretário.

O trabalho na Mata do Limoeiro, de acordo com o roteiro da SMDECTIT, começa na sexta-feira (22), quando os donos das agências poderão explorar o parque por meio de trilhas. “Com os roteiros elaborados por eles, é a nossa chance de potencializar o turismo na região e, com isso, profissionalizar e ter maior visibilidade”, afirmou Don Carlos. Ainda segundo ele, com o possível aumento da procura pelas atrações turísticas do município, “consequentemente vamos gerar empregos, renda e melhor qualidade de vida, pois quando o turista vem, não é só o hotel que ele utiliza, é o posto de gasolina, a farmácia e o supermercado, por exemplo”.

Prefeitura oferece curso profissionalizante para guia turístico

A Prefeitura de Itabira, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), oferece, gratuitamente, o curso profissionalizante para Agente de Informações Turísticas que, começa hoje (14), das 18 às 22 horas, na unidade Itabira do Senac – praça Doutor Acrísio Alvarenga, nº 7, no Centro.

De acordo com informações da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (SMDECTIT), as inscrições ainda estão abertas e as vagas remanescentes serão preenchidas até o dia 22/9. “Mesmo que as aulas comecem hoje, podemos fazer novas matrículas com até 20% do curso em andamento. Depois disso é inviável, já que o aluno precisa de, no mínimo, 80% da frequência para ser aprovado”, explicou Igor Eduardo de Macedo Costa, consultor de negócios do Senac.

O curso tem 200 horas de carga horária e termina no dia 30/11. Ao final, segundo Igor Costa, os alunos terão certificado e poderão atuar como agente de fomento ao turismo. “Esse curso profissionalizante oferece uma base geral sobre turismo, passando pelo atendimento dos clientes e turistas, relacionamento com bares, restaurantes e hotéis, até a identificação de potencialidades turísticas no município”, explicou o consultor. Além disso, por solicitação da Prefeitura, serão feitas inserções das questões relacionadas com o turismo de Itabira e da região. “Durante o curso realizaremos aulas práticas e eventos para que os alunos conheçam melhor a região”, ressaltou Igor Costa.

Para José Don Carlos Alves Santos, secretário da SMDECTIT, a parceria com o Senac tem como objetivo desenvolver um novo mercado de trabalho na cidade. “Itabira tem potencial, é um polo turístico com interessantes pontos de visitação, mas a mão de obra qualificada é escassa. Queremos qualificar e abrir esse leque de novas oportunidades”.

Requisitos

Para fazer o curso de Agente de Informações Turísticas é necessário ser maior de 16 anos, ter cursado o Ensino Fundamental II (concluído ou incompleto) e apresentar os seguintes documentos (original e cópia): CPF, carteira de identidade, certificado escolar, declaração escolar expedida em, no máximo, 30 dias ou histórico escolar. Apresentar ainda, comprovante de endereço – contas de luz, água, telefone ou fatura de cartão de crédito – expedido, no máximo, nos últimos três meses.

Mais cursos

Também estão abertas até o dia 22/9, inscrições para os cursos de Web Designer, Analista de Mídias Sociais, Desenvolvedor de Jogos, Desenvolvedor de Aplicativos, Programador Web e Programador de Sistemas, na Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (Uaitec). Conforme informações da SMDECTIT, em todos os cursos serão acrescidas 40 horas de empreendedorismo e inovação, com o objetivo de motivar os alunos a desenvolverem atividades diferenciadas para o mercado. Dessa maneira, a carga horária total dos cursos passa para 272 horas.

Para garantir uma vaga é necessário se cadastrar no site da Uaitec – www.uaitec.mg.gov.br. Também são pré-requisitos que o candidato tenha concluído ou esteja cursando o 9º ano do Ensino Fundamental II. Para efetivar a matrícula o aluno deverá comparecer ao campus Itabira da universidade – avenida Duque de Caxias, nº 1240, bairro Esplanada da Estação – entre os dias 25 e 29/9, munidos com cópias e documentos originais – CPF e RG – além de declaração escolar ou documento similar que comprove a escolaridade.

O início das aulas será em outubro e, apesar de o sistema da Rede Uaitec ser focado em transmissões por videoconferência, segundo informações da SMDECTIT, as aulas serão ministradas na modalidade semipresencial, o que significa que haverá aulas online e encontros no campus, com auxílio de tutores. O material didático completo será distribuído gratuitamente no início dos cursos.

1º Encontro de Tradições movimenta Senhora do Carmo neste fim de semana

Neste sábado (2), em Senhora do Carmo, moradores e visitantes irão celebrar as tradições do homem do campo com uma cavalgada especial, que reunirá cavaleiros e amazonas de toda a região, apresentações culturais e shows, no Centro de Tradições do Carmo – localizado na entrada do distrito – com entrada gratuita.

Segundo José Américo Guedes Araújo, administrador distrital, a primeira edição do evento tem como objetivo ativar as tradições da comunidade. “Além disso, a festa também vai movimentar o comércio e as atividades rurais”, ressaltou.

O evento começa com a concentração dos cavaleiros, às 11 horas, em Duas Pontes – localidade entre os distritos Ipoema e Senhora do Carmo – no Bar do Ananias. Às 15 horas, a cavalgada segue rumo ao Centro de Tradições, onde o padre Arlindo dará a benção aos cavaleiros. Depois do momento de oração, apresentações da Marujada da Serra dos Alves e do Grupo Batuque.

Shows com a dupla Gilliard e Cristiano, Quincas da Viola e Trem de Minas, a partir das 20 horas. Além disso, barracas de comidas e bebidas típicas durante todo o evento que, se encerrará à meia-noite.

Prefeitura oferece curso para cultivo orgânico sustentável

A Prefeitura de Itabira, por meio da Universidade Aberta Integrada (Uaitec), traz para a cidade o curso de Tecnologias para Cultivo Orgânico Sustentável, que ensina métodos de reciclagem de nutrientes para o solo, assim como o aproveitamento agrícola da matéria orgânica, por meio de novas técnicas de cultivo que, também, incentivam novos hábitos para uma alimentação mais saudável. Serão 24 vagas distribuídas em duas turmas e os interessados – maiores de 14 anos – podem se inscrever, gratuitamente, até o dia 18 de setembro, no campus da universidade – avenida Duque de Caxias, nº 1.240, no bairro Esplanada da Estação.

O objetivo do curso, segundo José Don Carlos Alves Santos, secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo, é ensinar os alunos a elaborar uma horta comunitária utilizando técnicas de compostagem e hidroponia, “associado a um sistema de irrigação automática que utiliza água coletada da chuva”. Ainda de acordo com ele, “o composto resultante desse processo será utilizado para adubar a terra do local onde a horta comunitária hidropônica será construída e, em seguida, o chorume também servirá para fortalecimento das hortaliças e dos vegetais que já tiverem crescido”, explicou Don Carlos.

O curso abordará ainda, o reaproveitamento de resíduos eletrônicos para a construção do protótipo dos equipamentos, “gerando a possibilidade de replicar isso em locais onde recursos financeiros e tecnológicos são escassos, além de conscientizar, incentivar e motivar as pessoas a destinarem corretamente os diversos tipos de resíduos”, salientou o secretário.

Aprendizagem

As aulas serão semanais, no campus da Uaitec – Esplanada da Estação – com duas horas de duração, onde os alunos irão realizar atividades teóricas e práticas por meio de recursos multimídia e ferramentas apropriadas. Serão duas turmas com 12 alunos cada. A primeira, todas as quartas-feiras, das 8h30 às 10h30, de 20/9 à 6/12/2017 e, a segunda, todos os sábados, das 10 ao meio-dia, de 23/9 à 9/12/2017.

Minas Fácil de Itabira sobe para 8º no ranking estadual

O processo para abertura de empresas em Itabira, realizado pelo Minas Fácil, é concluído em poucos dias e supera o prazo de outras unidades do Estado. Os empresários e trabalhadores itabiranos têm acesso a diversos serviços na avenida das Rosas, nº 1.115, no bairro São Pedro – local de funcionamento do Sine e do Minas Fácil – de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Os empreendedores que procuram o Minas Fácil de Itabira para formalizar o próprio negócio encontram mais agilidade no serviço. Prova disso, segundo Danielli Teixeira Gomes, diretora de Plantas Industriais da Prefeitura, é a evolução de Itabira no ranking da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg), que hoje está em 8º lugar. “No começo do ano estávamos em 67º lugar, passamos para o 34º quando percebi a existência desse ranking. Hoje, estamos em 8º por causa do nosso trabalho, já que abrimos uma empresa em seis dias”.

Ainda segundo ela, o prazo máximo estipulado pela Jucemg é de nove dias para que os empresários tenham acesso ao contrato social registrado, CNPJ, inscrições municipal e estadual e, alvará de localização. “Então, quando a gente consegue atingir ou diminuir o prazo para essas formalizações, vamos subindo na classificação”, explicou Danielli Gomes. O ranking é divulgado mensalmente pela Jucemg e, de acordo com a diretora, o esforço é contínuo para manter a unidade de Itabira no topo. “Por exemplo, mês passado ficamos em 10º lugar. Então, o trabalho não pode parar”.

O Minas Fácil é um serviço prestado pela Jucemg, em parceria com as Receita Federal; secretarias de Estado de Fazenda (SEF), Planejamento e Gestão (SEPG) e Meio Ambiente (SEMAD); Vigilância Sanitária (Visa) e Corpo de Bombeiros, além da Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (SMDECTIT).

Funciona também, no mesmo endereço, a unidade Itabira do Sistema Nacional de Empregos (Sine), destinada aos trabalhadores que, além das oportunidades de emprego, oferece a confecção de currículo, a emissão da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e o suporte para o trabalhador dar entrada no seguro-desemprego. As empresas que anunciam as vagas de trabalho no Sine também são auxiliadas pela equipe no momento de selecionar os trabalhadores. Além disso, contam com uma sala para realizar as entrevistas e dar início ao processo de contratação.

A CTPS é confeccionada gratuitamente na agência de Itabira e o trabalhador sai com o documento no mesmo dia. “Somos a única unidade em Minas Gerais que tem a impressora de produção da carteira e, por isso, conseguimos entregá-la em poucas horas”, justificou Danielli Gomes que, ressaltou também a crescente demanda pelo serviço. “Muitos moradores de outras cidades, como Belo Horizonte e Ipatinga por exemplo, utilizam o Sine Itabira para fazer a CTPS”.

Emprego

Desde o mês de julho, as vagas de emprego disponíveis na agência são divulgadas no dia anterior ao início do processo seletivo. A partir das 16 horas, de segunda a sexta-feira, as oportunidades são afixadas na parte externa do Sine e, também, distribuídas para todos os veículos de comunicação da cidade.

Esta decisão foi tomada, segundo Danielli Gomes, para diminuir as filas no local. “Nosso objetivo é acabar com as filas desnecessárias e promover mais comodidade pra os usuários. Como as vagas já foram antecipadas no dia anterior, com os seus respectivos requisitos, as pessoas não precisam mais amanhecer na porta da agência”. A diretora lembrou ainda, que os requisitos para preencher as vagas são definidos pelas empresas. “Com relação às exigências de escolaridade, experiência e qualificação são determinações dos contratantes. O Sine apenas acata, faz a triagem das pessoas e as encaminha para as empresas com a carta de entrevista”.

Indicadores

De acordo com dados da SMDECTIT, registrados em junho deste ano, estão formalizados e em atividade 7.302 negócios. Desse total, 3.709 são empresas – 1.572 do comércio, 323 do segmento indústria e 1.814 de serviço – e 3.593 são microempreendedores individuais (MEI). Desde o início do ano, 58 novas empresas foram constituídas e 44 extintas. O prazo médio para abertura de empresas é de seis dias, no entanto, em fevereiro, girava em torno de 14 dias.

O Sine emitiu até junho, 1.495 carteiras de trabalho para pessoas de outras 15 cidades, além de Itabira e, produziu ainda, 755 currículos. Em janeiro a quantidade de desempregados registrada foi de 788 pessoas. Em junho, esse número caiu para 591. Em contrapartida, a quantidade de pessoas empregadas em janeiro era de 808 e, em junho, de 584. No último balanço do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, referente ao mês de junho, foram admitidos em Itabira, 627 pessoas, contra 617 demissões.

Prefeitura abre inscrições para cursos da Escola Móvel e do Pronatec

Com o objetivo de gerar empregos, renda e inclusão social, a Prefeitura de Itabira oferece, por meio da Escola Móvel do Sesi/Senai e do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), qualificação profissional gratuita para a população.

Para os cursos do Pronatec Voluntário – 925 vagas – as pré-inscrições podem ser feitas até o dia 18/8, no Centro de Atendimento ao Turista (CAT) – próximo à rodoviária, região central – de terça-feira a domingo, das 8 às 18 horas. Os interessados devem ter, no mínimo, 15 anos, ensino fundamental completo, conhecimento básico em informática e endereço particular de e-mail. Devem apresentar, ainda, documento oficial de identidade, CPF e comprovante de endereço. Em seguida, através de e-mail, o Ministério da Educação entrará em contato para efetivar a inscrição.

O Pronatec é destinado aos estudantes do ensino médio e para quem já concluiu e, também, para as pessoas que já estão no mercado de trabalho mas, com interesse em obter uma qualificação complementar. Em Itabira, as vagas disponíveis são para os cursos de Agente de Gestão de Resíduos Sólidos (25), Auxiliar de Fiscalização Ambiental (25), Operador de Aterro Sanitário de Resíduos Sólidos Urbanos (50), Auxiliar de Laboratório de Saneamento (50), Agente de Limpeza Urbana (25), Promotor de Vendas (25), Agente de Microcrédito (25), Assistente Administrativo (25), Assistente de Faturamento (25), Assistente de Recursos Humanos (25), Espanhol Básico (25), Inglês Básico (50), Inspetor de Qualidade (25), Introdução à Interpretação em Língua Brasileira de Sinais – Libras (75), Mensageiro (50), Recepcionista (50), Operador de Produção em Unidade de Tratamento de Resíduos (25), Reciclador (25), Assistente de Planiejamento, Programação e Controle de Produção (25), Vendedor (25), Produtor de Cerveja (25), Editor de Projeto Visual Gráfico (25), Editor de Vídeo (25), Eletricista de Audiovisual (25), Fotógrafo (25), Iluminador Cênico (25), Ilustrador (25), Locutor/Apresentador/Animador (25), Operador de Câmara (25) e Sonoplasta (25).

Já a Escola Móvel do Sesi/Senai, oferece 40 vagas para o curso de Costureiro do Vestuário Assistente. As inscrições começaram ontem (27), também no CAT e, terminam dia 30/8 ou até o preenchimento total das vagas. As aulas acontecem no Senai – rua São Paulo, nº 377, no bairro Amazonas – entre os dias 31/8 e 29/9, de segunda a sexta-feira, sendo duas turmas – manhã (8 às 12h15) e tarde (13h15 às 17h30) – com 20 alunos cada. Os interessados devem ter, no mínimo, 16 anos, sem exigência de escolaridade mínima. Para a inscrição, é necessário levar, impreterivelmente, as cópias da carteira de identidade ou certidão de nascimento, além do CPF e comprovante de residência (dos últimos três meses, no máximo). No caso dos alunos menores de 18 anos, o responsável deve enviar cópias de todos os documentos exigidos e assinar a ficha de inscrição.

Neste curso, os participantes irão desenvolver atividades relacionadas à costura de roupas em tecidos planos e malhas; ao controle de qualidade das peças, de acordo com as normas e procedimentos técnicos de segurança, meio ambiente e saúde; assim como auxiliar o costureiro. Irá aprender, ainda, a operar diferentes tipos de máquina – reta, duas agulhas, overloque etc – e o uso da tabela de medidas.

O projeto Escola Móvel compreende oficinas volantes, compostas com equipamentos, materiais didáticos, ferramentas e acessórios para realizar cursos de formação básica, que atendem às necessidades da comunidade.

Scroll To Top