Você está aqui: Capa | Saúde

Arquivo da categoria: Saúde

Assinatura dos Feeds

Notícias relacionadas à Secretaria de Saúde

Eventos alertam sobre conscientização do câncer de mama

Com o objetivo de intensificar as recomendações para o diagnóstico precoce e rastreamento do câncer de mama indicadas pelo Ministério da Saúde, a Prefeitura de Itabira promove atividades que fortalecem o movimento Outubro Rosa.

Durante o mês, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) irá realizar uma série de ações em comemoração ao movimento como, por exemplo, a intensificação da oferta de mamografias para investigar a doença. Esta ação atenderá gratuitamente mulheres de 50 a 69 anos de idade que não fizeram o exame nos últimos dois anos.

A programação começou no último dia 8, durante o Domingando no Parque, na praça da Rodoviária, onde profissionais de saúde orientaram as mulheres sobre atendimento na rede pública e como fazer o autoexame. A equipe também deu início à campanha de arrecadação de lenços para os pacientes em tratamento. As doações serão repassadas ao Serviço de Oncologia do Hospital Nossa Senhora das Dores e à ONG “Que seja leve, que seja breve”. Todas as unidades básicas de saúde (UBS), além da Policlínica (rua Luiz Ventura, n° 75, Vila Piedade) e do Centro Estadual de Atenção Especializada (avenida João Pinheiro, nº 791) recolherão lenços entre os dias 16 e 29 de outubro.

No dia 18, a equipe da UBS Praia II/Juca Rosa, com o apoio do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf) da UBS Pará, irá promover a caminhada “Todos unidos contra o câncer de mama”. A concentração será às 7h30 na UBS Praia II (avenida Li Guerra) e os participantes seguirão até o estacionamento do Supermercado Nova Europa do bairro Praia. No local, as pessoas poderão participar de uma sessão de Liang Gong, atividade terapêutica utilizada para prevenção e tratamento de dores, ansiedade, estresse, má respiração e problemas de pressão arterial.

Já no dia 23, às 19 horas, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), o médico mastologista Danilo Costa fará a palestra “Prevenir-se: a melhor forma de cuidado. O encerramento, no dia 29, será com atividades físicas, durante uma rua de lazer. A partir das 9 horas, na avenida Mauro Ribeiro Lage, a Prefeitura de Itabira, em parceria com o grupo Pedal Girls, promoverá passeio ciclístico, caminhada, brincadeiras, orientações e atividades de relaxamento.

Saiba mais

O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença.

Prefeitura realiza 8º Encontro dos Ostomizados

Acontece nesta sexta-feira (6), das 08h30 às 11 horas, o 8º Encontro dos Ostomizados da Macro Regional de Saúde de Itabira. O evento será no auditório da Associação Comercial, Industrial de Serviços e Agropecuária de Itabira (Acita), localizada na avenida Duque de Caxias, n° 810, no bairro Esplanada da Estação.

O encontro começa com recepção feita pela enfermeira Márcia Alves Vieira Silva e, no encerramento, participação da superintendente da Atenção Secundária da Saúde Municipal de Itabira, Adriana Leite Cúcio Cruz.

Com realização da Prefeitura de Itabira, o evento contará com palestras, momento de reflexão e de descontração. Com o objetivo de demonstrar que todas as pessoas ostomizadas tenham direito a uma qualidade de vida adequada.

Em Tempo

Ostomizados são pessoas que necessitaram passar por uma intervenção cirúrgica para abertura de uma meio alternativo que possibilita a saída de fezes ou urina. Sendo assim, passa a portar uma bolsa para a coleta desses resíduos. Passam por esse procedimento, também, as pessoas que carecem de auxílio para respiração e alimentação.

Programação

8h30 – Recepção

Márcia Alves – Enfermeira da Ostomia do Centro de Reabilitação

8h45 – Momento Coloplast

9h30 – Momento Reflexão

Luciane Jordão Pereira – Psicóloga da Ostomia do Centro de Reabilitação

10h – Coffee Break

10h30 – Momento Descontração

Mensageiros do Rei – Grupo de teatro de Belo Horizonte

11h – Encerramento

Adriana Leite Cúrcio Cruz – Superintendente da Atenção Secundária

Políticas sobre Drogas na Juventude – Palestras marcam 3ª Conferência Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas de Itabira

A Prefeitura de Itabira, em parceria com o Conselho Municipal de Políticas Públicas Sobre Drogas (Comppud), realiza nesta quarta-feira (20), das 12h às 19h, a 3ª Conferência Municipal de Políticas Públicas Sobre Drogas. Com o tema “Políticas sobre drogas na juventude”, o evento será no Plenário da Câmara de Vereadores.

Durante o encontro, haverá leitura e aprovação do Regimento Interno, palestras, debates, plenária final, produção do relatório e eleição dos delegados para a Conferência Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas. Uma das palestras que mais chama a atenção dos participantes acontecerá às 14 horas – “Panorama da Política Estadual e Nacional para Dependência Química” - ministrada pelo psiquiatra Aloísio Antônio Andrade de Freitas.

Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Aloísio de Freitas possui ampla experiência no assunto. Ele é presidente do Conselho Estadual da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais, conselheiro do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas de Minas Gerais, presidente do Conselho Estadual do Colegiado de Presidentes dos Conselhos Estaduais de Políticas Sobre Drogas, conselheiro do Conselho Nacional de Políticas Sobre Drogas e coordenador geral do Fórum Nacional de Políticas Sobre Drogas.

A 3ª Conferência Municipal de Políticas Públicas Sobre Drogas é aberta ao público. Os interessados deverão fazer a inscrição no início do evento.

Veja a programação completa:

12h30 – Credenciamento

13h – Abertura

13h20 – Leitura e aprovação do Regimento Interno

14h – Palestra sobre o tema: Saúde, Assistência Social e Segurança Pública – “Panorama da Política Estadual e Nacional para Dependência Química”, com o médico psiquiatra Aloísio Antônio Andrade de Freitas

15h – Palestra “Participação Cidadã do Jovem”, com o diretor da Subsecretaria de Políticas Públicas Sobre Drogas do Estado de Minas Gerais, Wellington Abreu.

15h30 – Intervalo para café

15h45 – Apresentação teatral

16h – Palestra “Mídia e Redes Sociais”, com o rapper itabirano Lukinha DDG

16h40 – Formação de grupos de trabalhos

17h – Plenária final, leitura e aprovação das propostas, eleição dos delegados para a Conferência Estadual de Políticas Públicas Sobre Drogas

Prefeitura realiza dia D da Campanha Nacional de Multivacinação neste fim de semana

Neste sábado (16), às 8 horas, o prefeito Ronaldo Magalhães acompanha a mobilização nacional – dia D – da campanha de multivacinação, na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Vila Santa Rosa – rua Marajó, s/nº.

A campanha começou na última segunda-feira (11), em todas as unidades de saúde do município, com exceção das unidades dos bairros Bela Vista, Nova Vista e Santa Ruth, que não possuem sala de vacinação e, até o dia 22/9, das 8 às 17 horas, todos os postos estarão preparados para imunizar a população.

De acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a multivacinação é uma estratégia adotada pelo Ministério da Saúde, com o objetivo de atualizar a caderneta de vacinação de crianças, adolescentes, adultos e idosos e, consequentemente, melhorar a cobertura vacinal do município. A SMS solicita ainda, a apresentação da caderneta de vacinação para que os agentes de saúde avaliem a necessidade de atualização vacinal.

Campanha de multivacinação começa nesta segunda-feira

A Campanha Nacional de Multivacinação começa nesta segunda-feira (11), das 8 às 17 horas, na Policlínica Municipal e em todas as unidades básicas de saúde (UBS) do município, com exceção das unidades dos bairros Bela Vista, Nova Vista e Santa Ruth, que não possuem sala de vacinação.

No sábado (16), a Prefeitura acompanha a mobilização nacional da campanha e realiza o dia D para a multivacinação em todas as unidades de saúde, no mesmo horário. A campanha termina no dia 22/9.

De acordo com Thereza Cristina Oliveira Andrade, superintendente de Vigilância em Saúde da Prefeitura de Itabira, a multivacinação é uma estratégia adotada pelo Ministério da Saúde, com o objetivo de atualizar a caderneta de vacinação das crianças e dos adolescentes menores de 15 anos. “Nesta campanha, são oferecidas as vacinas de rotina com a finalidade de melhorar a cobertura vacinal do município”.

Ainda segundo ela, o atual Calendário Nacional de Vacinação dispõe de 14 vacinas para as crianças e cinco para os adolescentes, “tendo em vista essa complexidade, é fundamental que a população apresente a caderneta de vacinação para os agentes de saúde, para que eles possam avaliar quais as vacinas são necessárias, se falta alguma dose ou mesmo para dizer que a caderneta está atualizada”, finalizou Thereza Andrade.

Prefeitura vacina adolescentes contra HPV e meningite

Até o dia 31 de agosto, a Prefeitura de Itabira irá vacinar crianças e adolescentes, entre 9 e 14 anos, contra a meningite (Meningo C) e, ainda, quatro tipos de HPV.

As vacinas estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), inclusive nas unidades que atendem a zona rural, para as todas as crianças e adolescentes. No entanto, segundo Thereza Cristina Oliveira Andrade, superintendente de Vigilância em Saúde, uma intensificação vacinal começou no último dia 14, por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), desenvolvido pelas escolas municipais Américo Giannetti, Alice Martins Fontes, Antonina Moreira, José Gomes Vieira, Pedreira do Instituto, Professora Didi Andrade, Água Fresca, Marina Bragança de Mendonça e Antônio Camilo Alvim, em meninas de nove a 14 anos e, meninos, de 11 a 14 anos.

De acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a proposta desta ação é prevenir o câncer do colo do útero – quarta maior causa de morte de mulheres por câncer no país – e a meningite que, segundo o Ministério da Saúde, é considerada uma doença endêmica, com possíveis ocorrências de surtos e epidemias ocasionais.

Intensificação

O público-alvo do PSE, de acordo com Natália Franco Barbosa Andrade, diretora de Vigilância Epidemiológica, é de 1.250 adolescentes. “Desse total, apenas 299 estudantes foram autorizados pelos pais a tomarem as vacinas”, ressaltou a diretora.

Para serem vacinados, é necessário que os alunos apresentem uma autorização dos pais ou responsável por escrito. “Podem receber as doses somente quem apresenta este documento”, explicou Natália Andrade, que ressaltou a resistência dos pais com as vacinas. “Queremos que os pais saibam que essas vacinas são seguras e eficazes, além de terem um custo elevado na rede particular. Portanto, vacinar agora é pensar na proteção futura dos nossos filhos”. Além da prevenção, o objetivo, segundo Thereza Andrade, é facilitar o acesso às vacinas, “já que tradicionalmente, é muito baixo o número de meninas e meninos que são imunizados”.

Meningite

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a meningite é um processo inflamatório das meninges – membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Pode ser causada por diversos agentes infecciosos, como bactérias, vírus, parasitas e fungos, ou também, por processos não infecciosos. As meningites bacterianas e virais são as mais importantes do ponto de vista da saúde pública, devido sua magnitude, capacidade de ocasionar surtos, e no caso da meningite bacteriana, a gravidade dos casos.

Resultado dos Recursos e Resultado Final – Processo Seletivo Simplificado – Edital nº 006/2017 – Cirurgião Dentista Generalista

A Prefeitura Municipal de Itabira divulgou o resultado dos recursos da etapa Análise de Títulos e o Resultado Final do Processo Seletivo Simplificado – Edital nº 006/2017 –Cirurgião Dentista Generalista.

Veja nos links abaixo:

 

Resultado Recursos

Resultado Final

 

 

Resultado Preliminar – Processo Seletivo – Edital nº 006/2017 – Cirurgião Dentista Generalista

A Prefeitura Municipal de Itabira divulgou o Resultado Preliminar (Análise de Títulos) do Processo Seletivo Edital nº 006/2017 – Cirurgião Dentista Generalista. Veja no link abaixo:

 

Resultado Preliminar

Processo Seletivo – Edital nº 006/2017 – Cirurgião Dentista Generalista

A Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, divulga o Edital do Processo Seletivo n. 006/2017 para contratação de Cirurgião Dentista Generalista . As inscrições poderão ser realizadas de 9 a 11 de agosto de 2017, nos horários de 9 às 12 horas e de 13 às 17 horas, no Auditório do Centro Estadual de Atenção Especializada (antigo Viva Vida), localizado na Av. João Pinheiro, nº 791 – Centro, em Itabira/MG.

 

Confira no link abaixo:

EDITAL 006-2017

Prefeitura inicia vacinação antirrábica na zona rural

Até o dia 31/8, cães e gatos da zona rural de Itabira serão vacinados contra a raiva e, no próximo dia 19 – dia D – a campanha será para os animais da zona urbana.

Nas localidades rurais, a imunização será feita de casa em casa, por um agente comunitário de saúde e, no perímetro urbano, serão montados postos de vacinação, das 8 às 17 horas, nas escolas estaduais Madre Maria de Jesus (Bela Vista), Maricas Magalhães (Juca Rosa), Trajano Procópio de Alvarenga Silva Monteiro – Premem (Água Fresca) e, municipais Virgílio José Gazire (Jardim das Oliveiras), José Gomes Vieira (Santa Ruth); nas praças Fábio Pires Guerra (Vila Paciência), Doutor Nelson Lima Guimarães (Pará), Acrísio Alvarenga (Centro); nas associações dos bairros Amazonas e Fênix; nas unidades de saúde dos bairros Água Fresca, Amazonas, Eldorado, Gabiroba de Baixo e de Cima, João XXIII, Major Lage, Pedreira e Praia; na Venda do Ouro (Pedreira) e na Secretaria Municipal de Saúde (Campestre). Já no Centro Estadual de Educação Continuada – Cesec – (Vila São Joaquim), a vacinação será das 8 às 12 horas e na Igreja Nossa Senhora de Fátima (Vila Amélia), das 12 às 17 horas.

Segundo informações da Prefeitura de Itabira, a meta é imunizar mais de 17 mil animais, sendo 10,8 mil cães e 712 gatos na zona urbana e, 5.320 cães e 671 gatos na zona rural. “A vacina é gratuita, não tem contraindicação e deve ser administrada a partir dos três meses de vida dos animais”, explicou César Augusto Nunes, diretor de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde. Ele informou ainda, que a imunização deve ser feita anualmente, independente das doses anteriores.

Raiva

É uma doença viral e infecciosa, transmitida por mamíferos. “O vírus fica na saliva do animal infectado e penetra no organismo através de mordidas, arranhões e lambidas em mucosas. Depois, ele multiplica-se e atinge o sistema nervoso periférico e central. A única forma de prevenção é a vacina”, afirmou César Nunes. Ainda segundo ele, “nos humanos, a doença ataca o sistema nervoso central e é fatal. Ao ser agredido por um animal, o ferimento deve ser lavado com água e sabão e a vítima encaminhada para a UBS mais próxima”. Sobre o período de incubação do vírus, o diretor explicou que varia, em média, 45 dias no homem e, de dez a dois meses, nos animais.

Animais raivosos apresentam sintomas como agressividade (ataque a pessoas e objetos) ou tristeza (isolamento em locais escuros), salivação excessiva, dificuldade para engolir, latido rouco e paralisia das patas traseiras.

Scroll To Top