segunda-feira , 21 maio 2018
Você está aqui: Capa | Destaques

Arquivo da categoria: Destaques

Assinatura dos Feeds

Notícias de destaque no banner rotativo.

Torneio municipal – Ronaldo Magalhães oficializa os jogos estudantis

A abertura oficial dos Jogos Estudantis do Município de Itabira (Jemi), na manhã desta segunda-feira (21), no Ginásio Poliesportivo Maestro Silvério Faustino – rua Irmãos D´Caux, s/n, Centro – foi marcada por apresentações artísticas, desfiles das comissões de cada escola participante e, também, com a primeira disputa de basquete da competição.

Com o principal objetivo de fomentar as práticas esportivas, o prefeito Ronaldo Magalhães disse acreditar também na integração promovida pelo esporte. “Também estamos unindo as comunidades. Às vezes, as pessoas só pensam no resultado de ter atletas profissionais. Sim, isso acontece. Mas, o mais importante é a participação de todos, é buscar essa integração para valorizar o esporte sem a cobrança por resultados”.

Na opinião de José Gonçalves Moreira, secretário municipal de Educação, Esporte, Lazer e Juventude, além de incentivar o esporte, a competição foi organizada para envolver grande parte dos estudantes itabiranos. “São 18 escolas participando, entre particulares, estaduais e municipais, o que mostra que o esporte serve de união para todos nós”, avaliou. Ainda segundo José Gonçalves, realizar o Jemi é um desafio para todos os funcionários envolvidos. “É com muita luta e muito trabalho que a Secretaria de Esporte, aliada a outras secretarias, fará o melhor possível para o esporte da nossa cidade”.

A valorização do esporte itabirano, de acordo com Ronaldo Magalhães, acontecerá por meio da Educação. “Eu entendo inclusive, que é o caminho mais correto. Estamos aqui hoje, lançando o Jemi, para valorizar os nossos estudantes e o esporte dentro da cidade. Muitas vezes, o alto custo das viagens para as competições estaduais não trazem os resultados que as pessoas esperam. Então, estamos fazendo as coisas com o pé no chão, mas acima de tudo, valorizando a juventude itabirana”, declarou.

Ainda segundo o prefeito, a decisão de vincular as secretarias municipais de Educação (SME) e Esportes, Lazer e Juventude (SMELJ), no final do ano passado, foi tomada para reduzir custos. “As pessoas têm que entender que com a questão da falta de recursos, temos que criar alternativas para continuar realizando. Hoje, sei que fui feliz porque está dando certo e estamos fazendo um importante evento com baixo custo. Mas, o principal é dar oportunidade para toda essa criançada participar do esporte e, quem sabe, se destacarem e serem grandes atletas no futuro”, concluiu Ronaldo Magalhães.

Durante a cerimônia, os representantes das 18 escolas participantes desfilaram e cantaram o hino de Itabira em um momento solene. Em seguida, apresentação de balé clássico pelos bailarinos Diana e Acton e, roda de capoeira com os alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Itabira.

Jemi

As disputas começaram hoje (21) pelo basquete, depois do encerramento do evento de abertura. Disputaram as escolas Municipal Antônio Camilo Alvim e Estadual Major Lage e, com o placar de 18 a 9, saiu vencedora a equipe Major Lage.

Além do basquete, até o dia 26/05 os alunos participarão das competições de futsal, handebol, voleibol, peteca, xadrez, tênis de mesa e natação, no Ginásio Poliesportivo. Com exceção das provas de natação, que serão realizadas no Valério Esporte Clube (VEC) – Rua Israel Pinheiro, s/n, Campestre.

As instituições de ensino inscritas no Jemi são: Fide, Auge, Colégio Nossa Senhora das Dores, Sepro (particulares); E.E. Trajano Procópio Alvarenga Silva Monteiro (Premem), Escola Estadual Mestre Zeca Amâncio (Eemza), E.E. Major Lage, E.E. José Ricardo Martins Fonseca, E.E. Professora Marciana Magalhães, E.E. Dona Eleonora Nunes Pereira, E.E. Antônio Linhares Guerra, E.E. Fazenda da Betânia, E.E. Professor Manoel Soares (estaduais); E.M. José Gomes Vieira, E.M. Professora Didi Andrade, E.M. Antonina Moreira, E.M. Antônio Camilo Alvim, E.M. Marina Bragança de Mendonça (municipais).

Edital de Designação da Secretaria Municipal de Educação

2018 – 05 – 24 – Professor de Series Finais – Ed. Fisica

2018 – 05 – 24 – Professor de Series Iniciais – Regencia Educacao Infantil

2018 – 05 – 25 – Monitor de Creche – Errata

2018 – 05 – 25 – Auxiliar de Creche – Errata

2018 – 05 – 25 – Professor de Series Iniciais – Regencia 1º ao 5º Ano

Saae 63 anos – Cerimônia de aniversário é marcada por homenagens

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Itabira completará 63 anos de existência neste domingo (20/05). No entanto, para celebrar a data, o diretor-presidente da autarquia, Leonardo Ferreira Lopes, organizou uma cerimônia para homenagear os funcionários que completaram 20, 30 e 35 anos de serviços prestados ao Município.

Após o culto celebrado pelos religiosos, padre Paulo Assis e diácono Alexandre, o diretor-presidente do Saae ressaltou a importância de cada servidor para a manutenção da qualidade de vida itabirana. “Quando levamos água potável e quando tratamos o esgoto, nós levamos saúde aos cidadãos de Itabira. Então, este momento é para agradecer a todos os servidores públicos do Saae, pois, são vocês no dia a dia, que trabalham para vencer essa jornada”. Ainda segundo Leonardo Lopes, no ano passado a autarquia obteve “grandes vitórias”, já que o acesso ao saneamento básico na cidade aumentou. “Levamos saneamento para quem não tinha, corrigimos onde precisava e isto só é fruto do trabalho de vocês (funcionários)”.

Para o prefeito Ronaldo Magalhães, além de levar água de qualidade para a população, este ano o Saae conseguiu realizar novos investimentos. “Nos anos anteriores o Saae não tinha superavit financeiro e, agora que tem uma administração séria e comprometida, estamos duplicando a produção de água, melhorando a captação de esgoto e levando até a estação de tratamento do Laborioux. Isso é compromisso com a cidade”, avaliou. Também durante o seu discurso, o prefeito anunciou novos concursos públicos municipais. “Neste ano realizaremos concursos no Saae e na Prefeitura porque entendemos que é a maneira correta de ingressar no serviço público. Entrar pelas portas da frente, sem nomeação política e sem contratações que sejam fora de concurso”, concluiu Ronaldo Magalhães.

Para finalizar a comemoração, o grupo teatral do Sesi Minas apresentou uma peça sobre segurança no trabalho. Participaram do evento cerca de 200 funcionários, além dos secretários municipais Ilton Magalhães (Governo), Fernando Muniz (Auditoria), Robson Souza (Desenvolvimento Urbano) e Sebastião Onofre (Itaurb); do assessor Celso Matozinhos (Gestão, Programas e Metas) e do procurador jurídico Leonardo Rosa.

Placas

Foram homenageados 20 funcionários que completaram 20, 30 e 35 anos de trabalho no Saae. São eles: Antônio Geraldo Batista, Marcos Antônio Batista, Nazareno José dos Reis, João dos Santos Ferreira, Evaldo Rodrigues Teixeira, Daniel Cassimiro Coelho, Silvio Alair de Souza, Sebastião Martins Ferreira, José Gonçalves, Cornélio Francisco da Silva, Edy Gomes de Oliveira, José Eduardo de Lima e Sousa, Eduardo da Luz Menezes, Antônio Guilhermino Rodrigues, Gerson Nogueira da Silva, Alfredo Antônio dos Santos, José Guilherme de Souza, Breno Torres Silva, Wellington Marques Brito e Dalva Malaquias Domingos.

* Foto: Leonardo Lopes, Dalva Malaquias e Ronaldo Magalhães

Hanseníase e Tuberculose – Saúde promove treinamento para médicos e enfermeiros

A Secretaria Municipal de Saúde promove, na próxima segunda-feira (21/05), o treinamento “Hanseníase e Tuberculose na Atenção Básica” para médicos e enfermeiros que trabalham nas unidades básicas de saúde. A capacitação ocorrerá às 13h, no auditório da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Os médicos Breno Augusto Campos de Castro, dermatologista e Leonardo Luciano Teza, pneumologista, serão os responsáveis pela atividade.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, o objetivo do treinamento é instrumentalizar os profissionais das unidades básicas de saúde a realizarem, de uma maneira efetiva, o rastreamento e o diagnóstico de tuberculose e hanseníase. “A proposta é alertar os profissionais para a suspeita clínica e fazer o encaminhamento para a investigação diagnóstica e acompanhamento dos casos confirmados”, explica Rosana Linhares.

Em Itabira, a Policlínica é a unidade de saúde onde é oferecido o serviço de referência, desenvolvida por meio dos programas de controle da Hanseníase e da Tuberculose. Ao ser inserido nesses programas, o usuário recebe acolhimento das equipes, medicamentos e acompanhamentos pré e pós consulta médica até a cura.

A partir desse treinamento – e outros que virão –, pretendemos identificar mais pessoas vítimas dessas doenças e aumentar o número de atendimentos nos programas e reduzir a incidência de hanseníase e tuberculose como problemas de saúde pública”, finaliza Rosana Linhares.

63 anos – Funcionários serão homenageados no aniversário do Saae

Nesta sexta-feira (18), das 14h30 às 16 horas, o prefeito Ronaldo Magalhães participará de solenidade para celebrar os 63 anos do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Itabira. O evento acontecerá no pátio da empresa – rua Nossa Senhora do Carmo, nº 148, no bairro Pará.

O evento começa com um momento de reflexão, celebrada pelo padre Flávio Assis e pelo pastor Flávio Nascimento. Em seguida, diversos funcionários receberão placas de homenagem por terem completado 20, 30 e 35 anos de serviços prestados ao Município. Além disso, o grupo de teatro Sesi Minas encenará uma peça.

Saiba mais

O Saae foi fundando no dia 20 de maio de 1955 e conta com 277 servidores. É responsável pelos sistemas de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto sanitário em aproximadamente 40 mil endereços no município.

Oficinas, palestra e passeata marcam Dia de Luta Antimanicomial

A Secretaria Municipal de Saúde está promovendo, desde ontem (14/05), a Semana de Luta Antimanicomial com o tema “Atentas e fortes: tantãs sem temer os golpes”. Oficinas, apresentação do Cinema na Câmara, palestra e passeata prosseguem até o dia 18 – data em que se comemora o Dia Nacional de Luta Antimanicomial.

Na segunda-feira, o Cinema na Câmara apresentou o filme “Nise: o coração da loucura”, um longa-metragem brasileiro que conta a história da psiquiatra alagoana Nise da Silveira (1905-1999), que inovou o tratamento oferecido para as pessoas com problemas mentais e, em especial, para aquelas com esquizofrenia. Ela propôs e aplicou formas alternativas de cuidados, com base na arte, no afeto e no convívio com animais em substituição a métodos agressivos e comparáveis à tortura. Após a apresentação do filme, profissionais de saúde mental, familiares e usuários debateram o tema.

Hoje (15/05), as equipes multiprofissionais dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) AD, Infantil e Adulto realizam oficinas terapêuticas em todas as unidades.

Amanhã (16/05), a partir das 13h30, no auditório da Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira (Funcesi) será promovida a palestra “Saúde mental na Atenção Básica e matriciamento”, com a terapeuta ocupacional Edna Mara Mendonça. Logo após, será realizada uma mesa redonda com Heloísa Helena Martins, enfermeira e superintendente de Ações em Saúde; Fabiana de Almeida Pimenta, terapeuta ocupacional e o médico Frederico Petres Monferrari.

A programação se encerrará, na sexta-feira (18/05), com uma passeata. A concentração será a partir das 8h em frente ao Mercado Municipal e seguirá até a Rodoviária Genaro Mafra. A banda de música da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) participará do evento.

O objetivo da semana de comemorações é mobilizar usuários, familiares, trabalhadores e a comunidade e promover uma ampla discussão sobre a atenção ao usuário dos serviços de saúde mental e o combate ao preconceito ainda presente em nossa sociedade.

Esporte – Prefeitura promove jogos estudantis do município neste mês

Dezoito escolas municipais, estaduais e particulares participarão dos Jogos Estudantis do Município de Itabira (Jemi), neste mês. As disputas começam no dia 21 e seguem até o dia 26. A promoção é da Prefeitura de Itabira, por meio das secretarias municipais de Educação (SME) e Esportes, Lazer e Juventude (SMELJ).

Os alunos participarão das competições de futsal, handebol, voleibol, basquete, peteca, xadrez, tênis de mesa e natação. As disputas acontecerão no Ginásio Poliesportivo Maestro Silvério Faustino – rua Irmãos D´Caux, s/n, Centro. As provas de natação serão realizadas no Valério Esporte Clube (VEC) – Rua Israel Pinheiro, s/n, Campestre.

As instituições de ensino inscritas no torneio são: Fide, Auge, Colégio Nossa Senhora das Dores, Sepro (particulares); E.E. Trajano Procópio Alvarenga Silva Monteiro (Premem), Escola Estadual Mestre Zeca Amâncio (Eemza), E.E. Major Lage, E.E. José Ricardo Martins Fonseca, E.E. Professora Marciana Magalhães, E.E. Dona Eleonora Nunes Pereira, E.E. Antônio Linhares Guerra, E.E. Fazenda da Betânia, E.E. Professor Manoel Soares (estaduais); E.M. José Gomes Vieira, E.M. Professora Didi Andrade, E.M. Antonina Moreira, E.M. Antônio Camilo Alvim, E.M. Marina Bragança de Mendonça (municipais).

Reconhecimento – Itaurb promove atividades para comemorar o Dia do Gari

Responsáveis por zelar e manter a cidade limpa, os garis exercem um pepel único em nossa sociedade. E com objetivo de homenagear essa profissão tão nobre, a Empresa de Desenvolvimento de Itabira (Itaurb), em parceira com a Escola Municipal Coronel José Batista e o Instituto Embeleze, realizará na próxima quarta-feira (16), nos bairros Bela Vista e Areão, atividades comemorativas ao Dia do Gari.

A partir das 10 horas, na Central de Triagem e Resíduos, no bairro Bela Vista, os alunos do 5º ano do grupo Coronel José Batista prestarão uma homenagem aos profissionais. Já no período da tarde, das 14 às 17 horas, atividades como corte de cabelo, escova, manicure e designer de sobrancelhas serão oferecidas aos colaboradores da Itaurb, na garagem da empresa, no bairro Areão.

Saiba mais

De acordo com o jornalista Marcelo Duarte, autor de O Guia dos Curiosos (Cia. das Letras, 1995), a palavra gari é uma homenagem ao empresário francês Aleixo Gary, que se destacou na história da limpeza da cidade do Rio de Janeiro. Em 11 de outubro de 1876, ele assinou um contrato com o Ministério Imperial para organizar o serviço de limpeza do município, que incluía a retirada de lixo de casas e praias e o transporte para a Ilha de Sapucaia, atual bairro Caju.

Seu contrato venceu em 1891 e seu primo Luciano Gary o substituiu. A empresa acabou em 1892 e foi criada a Superintendência de Limpeza Pública e Particular da cidade, cujos serviços não eram bons. No ano de 1906, o órgão tinha somente 1.084 animais de carga para trabalharem na coleta das 560 toneladas de resíduos. A partir dessa data teve início a coleta de lixo com equipamentos mecânicos. A data lembra o dia da publicação da Lei que instituiu a categoria, em 16 de maio de 1962.

Meio Ambiente – Priscila Martins da Costa retorna ao Governo Municipal

Nesta manhã de segunda-feira (14), no auditório da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), o prefeito Ronaldo Magalhães empossou Priscila Braga Martins da Costa secretária da pasta.

Em agradecimento à nova gestora, o prefeito destacou a complexidade da SMMA. “Quero agradecer Priscila por aceitar esse desafio, pois, gerenciar uma cidade com os problemas ambientais, por ser mineradora, tem suas dificuldades. Mas, acreditamos muito em seu trabalho e de toda equipe”. Ainda segundo Ronaldo Magalhães, a decisão de vincular o Meio Ambiente com o Desenvolvimento Urbano, no ano passado, foi tomada “por questões econômicas e financeiras. No entanto, durante esse período, percebemos que havia necessidade de separá-las. Até porque, estamos avançando na questão do licenciamento ambiental e transferindo as obrigações do Estado para o Município, que agilizará todo o processo e dará condições de resolver os problemas”, avaliou.

O prefeito destacou ainda a função que a secretaria desempenhará nos próximos anos. “Estamos reestruturando exatamente para que a secretaria se envolva neste trabalho com consciência, eficiência e bom senso, mas, acima de tudo, pensando no futuro de Itabira. Para que as pessoas possam entender que estamos buscando as parcerias para o desenvolvimento da cidade”.

Já Priscila Martins da Costa afirmou que a Secretaria de Meio Ambiente se tornará referência em Minas Gerais. “A nossa secretaria não será para falar ‘não’, será para falar ‘como’. Como fazer as coisas dentro da nossa legislação ambiental. Já estamos imbuídos deste propósito”, disse. Em tom de brincadeira, porém em plena sinceridade, a secretária ressaltou, “serei como sempre, justa e muito exigente. Não se esqueçam que estou voltando e faremos um belo trabalho para que a cidade seja um exemplo em meio ambiente”.

Em tempo

Em janeiro deste ano Ronaldo Magalhães promoveu algumas mudanças no quadro estrutural da Prefeitura. Uma delas foi a reativação da SMMA, que, em 2017, devido à contenção de gastos, estava vinculada ao Desenvolvimento Urbano e, ambas, comandadas por Priscila Braga Martins da Costa. Após a mudança, a direção da SMDU passou para o secretário Robson da Costa Souza.

Edital de Designação da Secretaria Municipal de Educação

2018 – 05 – 16 – ASSISTENTE TECNICO ADMINISTRATIVO I

2018 – 05 – 16 –  MERENDEIRO ESCOLAR

2018 – 05 – 16 – SERVENTE ESCOLAR – ZONA URBANA

 

 

Scroll To Top