Você está aqui: Capa | Destaques

Arquivo da categoria: Destaques

Assinatura dos Feeds

Notícias de destaque no banner rotativo.

Prefeitura conclui obras de recuperação de rua em Senhora do Carmo

Atender às reivindicações da população para a melhoria da cidade é uma das prioridades do Governo Municipal. Prova disso é a recuperação de rua no bairro Campinho, localizado no distrito de Senhora do Carmo. Concluído na última quarta-feira (21), após pedidos dos moradores, o calçamento da via foi realizado pela Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria Municipal de Obras (SMO), Empresa de Desenvolvimento de Itabira Ltda. (Itaurb) e Administração Distrital.

Para a pavimentação, foram reutilizados bloquetes do antigo calçamento. As peças de concreto estavam armazenadas em local apropriado e estão em bom estado de conservação, gerando mais economia aos cofres públicos. “A recuperação do calçamento danificado do bairro Campinho traz mais conforto aos moradores e visitantes, além de segurança ao trânsito no local”, ressaltou o administrador de Senhora do Carmo, José Américo Guedes Araújo.

Edital de Designação da Secretaria Municipal de Educação

2017 – 06 – 27 – SERIES INICIAIS – REGENCIA

Programa Cidade Limpa finaliza serviços em quatro bairros da região central

Na última quarta-feira (21), o programa Cidade Limpa finalizou os serviços nos bairros Vila Paciência, Pará, Moinho Velho e Chacrinha. Ontem (22), a força-tarefa do programa deu início à limpeza dos bairros São Francisco, Cidade Nova, Eldorado e Nossa Senhora das Oliveiras.

De acordo com o balanço da Secretaria Municipal de Obras (SMO), foram recolhidos 105 caminhões de entulhos, muitas áreas receberam serviços de capina e roçada, 40 árvores foram podadas e outras 10, com riscos de queda, cortadas. Também previsto no programa, a revitalização da iluminação pública. “Trocamos 46 luminárias em diversas vias e as praças Fábio Pires, na Vila Paciência e do Zoológico Mirim, no Pará tiveram 22 luminárias substituídas”, explicou Ronaldo Pires Lott, secretário da SMO.

Destaque desta etapa do Cidade Limpa para a limpeza geral em todo o entorno do Pronto Socorro Municipal e do Hospital Nossa Senhora das Dores – avenida João Soares da Silva – onde as equipes do programa realizaram diversos serviços necessários há muito tempo.

Programa

A proposta da Prefeitura de Itabira é fazer uma força-tarefa para solucionar os problemas de lixo, dos buracos nas vias, das áreas com excesso de mato e, por fim, com o paisagismo nos espaços públicos, durante toda a gestão do prefeito Ronaldo Magalhães. O Cidade Limpa é realizado pelas secretarias municipais de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (SMDUMA), Obras (SMO), com a Empresa de Desenvolvimento de Itabira (Itaurb) e com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae).

Mais segurança e conforto – Prefeitura recupera estrada rural na localidade de Angico

Para garantir mais segurança, conforto e qualidade aos usuários, principalmente aos moradores, a Prefeitura de Itabira está recuperando a estrada rural que dá acesso à localidade de Angico (região do distrito de Senhora do Carmo). Desde a segunda-feira (19), as máquinas estão trabalhando na área. Ao todo, são 18 quilômetros de estrada restaurada – a partir da saída do Matadouro até chegar à estrada de asfalto que liga Senhora do Carmo à Itambé do Mato Dentro.

A obra é desempenhada por servidores da Secretaria Municipal de Obras (SMO) e da Administração Distrital. Nos pontos mais danificados (morros), além do patrolamento, a Prefeitura executa ainda o cascalhamento da pista. De acordo com o administrador de Senhora do Carmo, José Américo Guedes Araújo, a manutenção e melhoria das estradas rurais são uma das constantes preocupações do Governo Municipal.

Sabemos que os serviços de melhoria das estradas rurais trazem mais conforto aos moradores da região. Neste caso, além dos moradores, os usuários da linha de ônibus que faz o itinerário Itabira/ Senhora do Carmo (via Angico), bem como do transporte escolar, serão beneficiados com este serviço. Por meio desta melhoria, garantimos mais segurança e agilidade de todos”, explicou José Américo.

Concha Acústica é reformada e receberá atrações do Festival de Inverno

Desde o início deste mês a Prefeitura de Itabira executa obras de reforma na Concha Acústica – ponto turístico localizado no Pico do Amor – que, desde setembro de 2015, está interditada pelo Corpo de Bombeiros.

Em princípio, segundo Ronaldo Pires Lott, secretário municipal de Obras, o serviço compreendia apenas a substituição da lona que cobria o palco. “Mas, fizemos uma análise técnica e a antiga lona não era adequada à estrutura. Então, providenciamos uma lona reforçada, há 60 dias, atendendo às orientações técnicas do fabricante”. O secretário também informou que a Prefeitura constatou a necessidade de recuperar outras partes da Concha, como a estrutura de sustentação da lona, “além dos camarins e bar que estavam danificados devido ações de vandalismo”.

Ainda de acordo com Ronaldo Lott, o término da reforma está previsto para meados de julho. “Demorou um pouco mais que o previsto porque fomos atrás de todos os detalhes importantes para a elaboração de um projeto de segurança contra incêndio, já que não existia e, sem ele, a Concha não seria liberada pelos bombeiros”. O secretário ressaltou que a expectativa é que a Concha receba eventos ainda no mês de julho. O custo total da obra é de R$ 350 mil.

Prefeitura anuncia implantação do programa nacional Identidade Jovem em Itabira

Na próxima quinta-feira (22), às 9 horas, no auditório da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (SMDUMA) – Parque Natural Municipal do Intelecto – a Prefeitura de Itabira apresenta o programa do Governo Federal, Identidade Jovem ou ID Jovem, a primeira política pública de juventude (PPJ) que será implantada no município.

O programa será apresentado por Alexandre Almeida, subsecretário do Comitê Intersetorial de Políticas Públicas para a Juventude (Coijuv) e consultor do programa ID Jovem em Minas Gerais e por Saulo Spinelly, secretário executivo do Conselho Nacional de Juventude (CNJ). Após apresentação, a Prefeitura de Itabira estará apta para implantar o ID Jovem. “Essa palestra tem o objetivo de instruir como o programa pode ser executado e será dirigida aos profissionais da Educação, Assistência Social, do Lazer, pessoas que trabalham com o terceiro setor e jovens, além da sociedade civil em geral que tenha interesse no tema”, explicou Gabriel Quintão, secretário-adjunto de Esporte, Lazer e Juventude.

Itabira, segundo o secretário-adjunto, está entre as dez cidades de Minas Gerais capacitadas para executar o programa que, “além de ser uma política pública que trabalha a questão dos direitos da juventude, ou seja, de garantir direitos sociais como lazer, educação e cultura, é também um ponta pé inicial para implantar outras PPJ no município”. Ainda de acordo com Gabriel Quintão, o programa irá atender a mais de sete mil jovens itabiranos. “Nós sabemos que temos uma parcela muito alta de jovens que não têm condições de ter acesso às atividades culturais e o ID Jovem democratiza e proporciona a participação desses jovens. Portanto, é um programa de inclusão do jovem aos direitos dele”.

Programa

O ID Jovem foi criado em 2015, por meio do decreto federal nº 8.537, que comprova a condição de baixa renda para acesso a dois benefícios estabelecidos pelo Estatuto da Juventude, sendo eles a meia-entrada para eventos artísticos, culturais, esportivos, de lazer e entretenimento (limitado a 40% do total de ingressos disponíveis) e, a reserva de vagas – duas gratuitas e duas com desconto de no mínimo 50% – no transporte interestadual.

O programa é destinado aos jovens de 15 a 29 anos, que comprovem baixa condição econômica e social – um salário-mínimo por família – e beneficiários de outros programas federais, como o Bolsa Família, por exemplo. O cadastro ao sistema do Governo Federal é feito por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS). “Após esse cadastro, o jovem que estiver apto às condições do programa, pode imprimir um cartão de identidade e com esse cartão tem direito e acesso às viagens intermunicipais gratuitas por ano, além da meia-entrada em diversos eventos”, concluiu Gabriel Quintão.

Prefeitura instala hidrômetros no bairro Candidópolis

Agora a comunidade do bairro Candidópolis está oficialmente presente no banco de dados do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Itabira. Há um mês que a autarquia executa serviços de correções nas redes de abastecimento de água, de afastamento de esgoto e já concluiu as instalações de hidrômetros para mais de 70 famílias. A próxima hidrometração será na localidade rural Estivas, também na região do Candidópolis.

De acordo com o diretor-presidente do Saae, Leonardo Lopes, a falta do medidor de água nas residências do bairro não permitia a prestação adequada dos serviços. “Sem o hidrômetro, além da impossibilidade de cobrança da tarifa referente ao consumo de água, também não é possível prestar os serviços de saneamento básico”. Ainda segundo Leonardo Lopes, o contato com a comunidade foi feito por meio de reuniões com os líderes comunitários, sempre nas instalações da Escola Municipal de Candidópolis. “Explicamos aos moradores sobre as vantagens do prestador de serviços de saneamento estar presente na região. A comunidade entendeu a situação e desde então estamos realizando as adequações de infraestrutura necessárias para melhor execução dos serviços e, em contrapartida, a comunidade passará a arcar com suas tarifas”, afirmou o diretor-presidente.

Outros serviços

Equipes do Saae estiveram no bairro Chapada, no recesso do feriado de Corpus Christi (15/06), para corrigir 500 metros de rede na rua Jambreiro que, segundo o diretor-presidente Leonardo Lopes, “tratava-se de uma demanda reprimida há anos”. Também de acordo com ele, “ainda é necessário corrigir a rede de esgoto das ruas Travessa Bento XV e avenida Santo Antônio, no bairro Boa Esperança.

Hoje (19), o Saae deu início à substituição da rede subadutora do bairro Nossa Senhora das Oliveiras. A obra tem como objetivo substituir 700 metros de tubos de PVC por tubos de ferro fundido para garantir a redução de vazamentos e interrupções futuras. O serviço compreende o trajeto nas ruas Armindo Costa Lage, Sebastião Calixto da Mata e no encontro com a rua João Camilo de Oliveira Torres. Segundo informações da autarquia, essa rede foi construída há mais de 30 anos e já não suporta a pressão local.

Os trabalhos serão realizados até o dia 25/07 e, além do local da obra, os bairros Praia, Juca Rosa, Vila Santa Rosa e Vila Piedade terão o abastecimento de água interrompido, das 7h30 às 18 horas.

Prefeitura apresenta equipe pedagógica da Educação Infantil Municipal

Na próxima segunda-feira (19), no auditório da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (SMDUMA) – Parque Natural Municipal do Intelecto – a Prefeitura de Itabira promove o 3º Encontro Pedagógico de Educação Infantil, das 13h30 às 16h30.

O objetivo, de acordo com informações da Secretaria Municipal de Educação (SME), é apresentar a nova equipe de coordenação da Educação Infantil, composta pelas professoras Márcia Vitório, Nilvânia Torquato e Sandra Duarte e, compartilhar a nova proposta de trabalho em rede conforme as diretrizes curriculares nacionais. “O rumo da Educação Infantil em Itabira vai mudar a partir desse encontro. Vamos apresentar uma nova proposta de trabalho, já que não existia um plano sólido, em consonância com a base nacional comum curricular”, explicou Renata Fraga, diretora de Acompanhamento Pedagógico da SME. Além disso, segundo a diretora, também será discutida a relevância das experiências artísticas na Educação Infantil.

Programação

As coordenadoras municipais da Educação Infantil apresentarão a nova proposta educacional para o ensino infantil – com base nas diretrizes curriculares nacionais – pedagogia para a infância; relação da criança com as concepções de ensino e de aprendizagem e Arte na Educação Infantil. No momento cultural do evento, apresentações dos Drummonzinhos, dos alunos de educação infantil da Escola Municipal Virgílio José Gazire e dos alunos Bruno Serrano e Luana Reis.

Confira o funcionamento da Prefeitura no feriado

Devido ao recesso do feriado de Corpus Christ (15/06), que se estende até sexta-feira (16/06 – ponto facultativo), os serviços na Prefeitura de Itabira – Unidades Básicas de Saúde (UBS), setor administrativo do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) e escritório central da Empresa de Desenvolvimento de Itabira (Itaurb) – retornarão às atividades normais, na próxima segunda-feira (19/06).

No caso da Itaurb, o setor de limpeza urbana funcionará normalmente na sexta-feira (16) – coletas orgânica, seletiva, animais mortos e de apoio, bem como o serviço de varrição. Já o Saae, durante o recesso, mantém sistema de plantão e funcionamento normal do Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), pelo número 115.

Turismo

O Centro de Atendimento ao Turista (CAT) – próximo à rodoviária – fecha na quinta-feira, mas funciona normalmente no dia 16, sábado e domingo, das 8 às 18 horas. O Museu do Tropeiro, localizado no centro do distrito Ipoema, só não funcionará na quinta-feira. Estará aberto ao público sexta-feira, sábado e domingo, das 10 às 17 horas, horário normal de funcionamento.

Mais conforto – Prefeitura revitaliza Centro de Tradições em Senhora do Carmo

Na última semana, a Prefeitura de Itabira, por meio da Administração Distrital de Senhora do Carmo, promoveu a revitalização do Centro de Tradições. Foram feitas troca de lâmpadas, pintura de meios-fios, limpeza do pátio e gramado, e troca de parte da fiação elétrica. Toda a ação foi realizada por uma equipe de servidores do distrito.

A troca das 45 lâmpadas incandescentes por lâmpadas econômicas compactas de 23 watts aconteceu por meio de um convênio firmado entre o Município e a Companhia Energética de Minas Gerais S.A. (Cemig). Segundo o administrador do distrito, José Américo Guedes Araújo, o Programa de Eficiência Energética das Empresas de Distribuição (PEE) possibilitou a substituição da iluminação do Centro de Tradições.

Todas as lâmpadas do Centro de Tradições eram incandescentes, o que gerava ao Município um custo mais alto com energia elétrica. Por meio do PEE da Cemig, viabilizamos a substituição dessas lâmpadas por outras mais econômicas. Assim, conseguiremos reduzir a tarifa da energia consumida, o desperdício de energia, além de melhorarmos a qualidade da iluminação. Tudo isso sem custo para a Prefeitura”, disse.

Os servidores também se empenharam para garantir uma melhor manutenção nos banheiros do Centro de Tradições. Ainda de acordo com José Américo Araújo, as instalações sem condições adequadas de uso, com muitas válvulas quebradas, entupimentos, entre outros.

Encontramos o Centro de Tradições com muitos reparos para serem feitos. Na parte do salão, por exemplo, nada funcionava. As maritacas que vivem por lá danificaram toda a fiação elétrica. Com isso, tivemos que retirar telhas e subir na laje para recompor tudo. Agora a fiação foi substituída e está em um ponto mais alto para evitar esse transtorno”, declarou José Américo Araújo.

Sobre os empreendimentos em Senhora do Carmo, o administrador distrital foi enfático: o pedido do prefeito Ronaldo Magalhães é de promover diversos eventos e projetos para a população. “Trabalhamos para proporcionar mais conforto para a comunidade e visitantes do distrito. A pedido do prefeito Ronaldo, estamos estudando novos projetos para implantarmos no Centro de Tradições. Buscamos consolidar novos eventos no local”, concluiu.

Scroll To Top