quarta-feira , 23 setembro 2020
Você está aqui: Capa | Destaques

Arquivo da categoria: Destaques

Assinatura dos Feeds

Notícias de destaque no banner rotativo.

ESCLARECIMENTO – HNSD tem dois pacientes internados com suspeitas de infecção por coronavírus em quadro estável

Até a manhã desta quarta-feira (25), Itabira registrava 41 casos suspeitos de infecção pelo novo coronavírus (Covid-19). Do total, dois pacientes estão internados no Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD) em uma ala isolada e destinada às pessoas que apresentem os sintomas da doença. O quadro deles é estável.

A equipe técnica do HNSD vem acompanhando a evolução dos sintomas desses pacientes, que vem apresentando melhoras. Um deles tem alta programada para quinta-feira (26), quando poderá retornar à sua casa e seguir em isolamento domiciliar.

Neste momento de enfrentamento à disseminação do Covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde e o HNSD ressaltam a importância da população se manter em isolamento domiciliar, contribuir para um serviço de saúde em pleno funcionamento e evitar o surgimento de situações mais graves.

Informações

Se apresentar sintomas de Covid-19 (dor de garganta, tosse, febre e/ou dificuldades para respirar), dúvidas podem ser esclarecidas pela central de atendimento disponibilizada pela Prefeitura Municipal de Itabira: (31) 3839-2133. Só é recomendado o comparecimento aos hospitais, pronto-socorro e demais unidades de saúde em casos de urgência e emergência.

Alteração no trânsito – Obras de construção do anel hidráulico chegam à avenida Rio Doce

A partir deste sábado (4), a construção de mais 450 metros do anel hidráulico chega à avenida Rio Doce, na região do bairro Areão. Para a execução dos trabalhos, que também acontecem na Estrada 105, a Superintendência de Transportes e Trânsito (Transita) desviará o trânsito para as ruas internas do bairro Major Lage de Cima.

Nesta fase, as obras serão divididas em três etapas, sendo o primeiro trecho entre a avenida Brasil e rua Pernambuco. Portanto, para os motoristas em sentido centro/bairro a alternativa de tráfego acontecerá pelas avenida Rio Doce, rua Pernambuco, rua Paraíba e avenida Brasil. Já no segundo momento, quando as obras estarão no trecho entre as ruas Pernambuco e Mármore, o trânsito passará pelas avenida Rio Doce, rua Mármore, rua Pernambuco, rua Paraíba e avenida Brasil.

Finalmente na última etapa, onde o trecho entre as ruas Mármore e Topázio estará interditado, a alternativa para os condutores será pelas ruas Israel Pinheiro, Topázio, Diamante, Mármore e avenida Brasil.

O trânsito no sentido bairro/centro continuará normal. Os trabalhos serão concluídos em 26 dias corridos – até do dia 30/1.

Água

O anel hidráulico é uma importante etapa do novo sistema de abastecimento da cidade, onde a Prefeitura está investindo R$ 5.827.643,18. A obra, que compreende seis quilômetros de rede, interligará os sistemas Gatos, Pureza, Três Fontes, Areão e Rio de Peixe.

De acordo com estudos do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Itabira, o anel unificará o sistema – ligando o novo reservatório construído no bairro Campestre à adutora do Areão, já conectada aos reservatórios dos bairros Juca Batista e Fênix – permitindo, então, melhor gestão hídrica e distribuição de água igualitária para toda a população.

Valorização da Vida – Transita realiza campanha Natal de Boas Ações

Em parceria com a Polícia Militar, a Prefeitura, por meio da Superintendência de Transportes e Trânsito (Transita), realiza desde ontem (19), a campanha educativa Natal de Boas Ações.

Com o objetivo de dialogar sobre gentileza e bom comportamento no trânsito, a ação é desenvolvida com pedestres, passageiros e condutores em blitzen educativas. Outra estratégia usada pelos agentes de trânsito e policiais é o bate-papo dentro dos ônibus coletivos que circulam pela avenida João Pinheiro, na região central da cidade.

A dinâmica da campanha, segundo informações da Transita, é levar conceitos positivos para que as pessoas sintam necessidade de mudar os maus hábitos no trânsito. A ação acontece das 14 às 16 horas, na avenida João Pinheiro.

WhatsApp Image 2019-12-19 at 17.46.56

WhatsApp Image 2019-12-19 at 17.46.55

10 litros por segundo – Saae recebe nova Estação de Tratamento de Água Serra dos Alves

Falta pouco para a conclusão da Estação de Tratamento de Água (ETA) Serra dos Alves, pois, o equipamento, entregue ao Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Itabira, será descarregado no local ainda nesta quinta-feira (19).

De acordo com Leonardo Ferreira Lopes, diretor-presidente do Saae, a base de concreto que abrigará a ETA está concluída e a montagem será executada na primeira quinzena de janeiro. Segue em andamento, segundo o diretor, a construção da casa de química da nova estação.

Iniciaremos também as obras da adutora e das redes de distribuição. Em seguida, compraremos as bombas de recalque e a Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais) instalará a infraestrutura de energia elétrica”, explicou Leonardo Lopes.

Saiba mais

Conforme estudos do Saae, a água utilizada pela comunidade da Serra dos Alves, região turística do distrito Senhora do Carmo, é proveniente de uma nascente e não passa por nenhum processo de tratamento. Com a nova ETA, a capacidade de fornecimento será de 10 litros por segundo (l/s), suficiente para atender toda a população de forma constante e apropriada.

Portanto, com esta estação, a Prefeitura atuará em saúde pública, proporcionando abastecimento de qualidade e adequado à população, e na diversificação econômica, já que a ETA está em uma importante localidade para o turismo itabirano.

Trânsito – Acesso ao bairro Pará pela rodovia 105 continua interditado para obras

Na estrada 105 o acesso ao bairro Pará, bem como o contrário, permanecem interditados para a execução das obras de implantação do anel hidráulico, até as 18 horas do dia 13/12.

Para evitar congestionamentos, a Superintendência de Transportes e Trânsito (Transita) segue recomendando que veículos particulares façam outras rotas e não utilize a via. É importante ressaltar ainda que até a conclusão do anel hidráulico a estrada funcionará com o sistema siga e pare.

Em tempo

A construção do anel hidráulico faz parte do novo sistema de abastecimento, que unificará a distribuição de água em Itabira. A obra compreende seis quilômetros de rede e interligará os sistemas Gatos, Pureza, Três Fontes, Areão e Rio de Peixe. Na prática, o anel ligará o novo reservatório construído no bairro Campestre à adutora do Areão, já conectada aos reservatórios dos bairros Juca Batista e Fênix.

Qualificação Profissional – Marketing e práticas de atendimento ao cliente são oferecidos na Sala Mineira do Empreendedor

Por meio da Sala Mineira do Empreendedor, a Prefeitura segue oferecendo qualificações gratuitas sobre marketing e atendimento ao cliente. As palestras serão realizadas no dia 17/12, das 19 às 21 horas, na sede da Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (Uaitec Lab) – avenida Duque de Caxias, nº 1240, no bairro Esplanada da Estação.

A apresentação Introdução ao Marketing abordará o conjunto de atividades que envolve o processo de criação, planejamento e desenvolvimento de produtos ou serviços para o consumidor, bem como as estratégias de comunicação e de vendas.

Já a palestra Melhores Práticas de Atendimento ao Cliente tem como objetivo ensinar ações que otimizem o relacionamento com o consumidor, abordando conceitos como empatia, comunicação e planejamento.

Mais informações pelo telefone: 3839-2528

Sala Mineira do Empreendedor

A Sala Mineira do Empreendedor é um espaço da Prefeitura de Itabira, coordenado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (SMDECTIT). O objetivo do local é oferecer orientações, informações e todo o conhecimento necessário para o desenvolvimento profissional do empreendedor.

Edital de chamamento público – Prefeitura seleciona empresas de base alimentícia para integrarem incubadora no bairro Fênix

Com o objetivo de fortalecer o desenvolvimento econômico e social de Itabira, a Prefeitura publicou o edital de chamamento público para que novas empresas de base alimentícia possam integrar as salas da incubadora de empresas localizada no bairro Fênix. O ato acontecerá por meio de um contrato de Concessão.

Podem participar do processo as empresas que preparam alimentos frescos, ou que transformam alimentos frescos em produtos com maior tempo de prateleira; fabricantes de produtos que servem para preparar alimentos; produtoras de alimentos prontos para consumo; fabricantes de bebidas ou ingredientes para serem comercializadas ao consumidor final ou para empresas revendedoras para o mercado consumidor; dentre outras do ramo.

Com este processo buscamos, por meio de atividades geradoras de renda e trabalho, incentivar e apoiar a criação e o desenvolvimento de empresas, ofertando infraestrutura básica compartilhada de baixo custo, qualificação técnica e gerencial”, explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo, José Don Carlos Alves Santos.

As empresas interessadas em participar do programa de incubação têm até as 9h30, do dia 19 deste mês, para entregar a documentação necessária e o Plano de Negócios. O material deverá ser entregue na Diretoria de Protocolo e Atendimento, no primeiro andar do paço municipal. A proposta precisará ser apresentada em dois envelopes diferentes, um contendo os documentos de habilitação e o outro com o Plano de Negócios formatado no modelo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A abertura dos envelopes e divulgação das empresas habilitadas também será no dia 19, às 10 horas, no auditório da Prefeitura.

As informações na íntegra podem ser encontradas no edital e seus anexos. Para ter acesso aos documentos, os representantes das empresas interessadas devem solicitá-los pelo e-mail contratositabira@yahoo.com.br ou pelo telefone (31) 3839-2208.

Luzes de Natal – Pierre Carterdian e Fernando Cotonete são algumas das atrações desse fim de semana na praça Acrísio

Os músicos Pierre Cartedian e Fernando Cotonete prometem animar a praça Acrísio Alvarenga, neste sábado (7), a partir das 20 horas. As atrações fazem parte da programação natalina da Prefeitura de Itabira, que inaugurou a iluminação e enfeites, popularmente conhecidos como Luzes de Natal, no dia 29 de novembro.

Para agradar a todos os presentes, Pierre Carterdian, músico natural de Matozinhos, promete um repertório variado, com interpretação de canções das diversas vertentes da música popular brasileira. O itabirano Fernando Cotonete, muito conhecido na cidade por seu talento musical, traz ao público o melhor do pop rock. Já no domingo (8), a diversão fica por conta dos músicos Jam Matos (rock, MPB) e Pretin Novaes, que apresentará o seu repertório de grandes sucessos do rock nacional.

A programação inclui ainda brinquedos, praça de alimentação e barraquinhas de artesanato. Além da praça Acrísio, o cruzamento da avenida João Pinheiro com a rua Água Santa e a praça Zumbi dos Palmares (praça do Hipermercado Bretas) também receberam a decoração. A estrutura só será desmontada no dia 6 de janeiro de 2020.

Este ano o projeto de iluminação ficou sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (SMDECTIT) e contou com o apoio da Associação Cultura e Esportiva Perecolândia (Acesp). A oficina para restauração dos materiais, bem como armazenamento, acontece nas salas da Incubadora de Empresas no bairro Fênix.

Confira:

Sábado (7)

20h – Pierre Carterdian (MPB e xote)

21h30 – Fernando Cotonete (pop rock)

Domingo (8)

18h – Jam Matos (Mpb, rock)

20h – Pretin Novaes (MPB e rock nacional

Anel Hidráulico – Acesso ao bairro Pará pela rodovia 105 está interditado para obras

Até o dia 10 de dezembro, o trânsito na Estrada 105 sofrerá nova alteração. O acesso ao bairro Pará, bem como o contrário, estará interditado para a execução das obras de implantação do anel hidráulico.

No entanto, a recomendação para toda a via, é que veículos particulares utilizem outros trajetos para evitar congestionamentos no local. A Superintendência de Transportes e Trânsito (Transita) ressalta ainda que até a conclusão do anel hidráulico a estrada funcionará com o sistema siga e pare.

Saiba mais

A construção do anel hidráulico faz parte do novo sistema de abastecimento, que unificará a distribuição de água em Itabira. A obra compreende seis quilômetros de rede e interligará os sistemas Gatos, Pureza, Três Fontes, Areão e Rio de Peixe. Na prática, o anel ligará o novo reservatório construído no bairro Campestre à adutora do Areão, já conectada aos reservatórios dos bairros Juca Batista e Fênix.

WhatsApp Image 2019-12-04 at 12.22.42

Utilidade pública – Manutenção emergencial compromete abastecimento aos bairros atendidos pela ETA Pureza

Uma manutenção emergencial nos equipamentos da Estação de Tratamento de Água (ETA) Pureza, realizada nesta sexta-feira (29), fez com que o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Itabira interrompesse a produção. Portanto, neste sábado (30), os bairros atendidos pela estação estão com o abastecimento comprometido.

O Saae informa que, para minimizar os transtornos, será necessário realizar manobras entre os bairros para distribuir a água que se encontra no reservatório. A autarquia orienta aos usuários que mantenham os reservatórios cheios e utilizem a água de maneira racional e consciente, evitando assim o desabastecimento.

A ETA Pureza é responsável pela distribuição de água nos seguintes bairros: Abóboras, Água Fresca, Amazonas, Areão, Bálsamos, Bálsamos II, Barreiro, Bethânia, CDI, CDI II, Colina da Praia, Conceição de Cima, Conceição de Baixo, Cônego Guilhermino, Esplanada da Estação, Fênix, Gabiroba, Hamilton, Hamilton II, Jardim dos Ipês, João XXIII, Juca Batista, Juca Rosa, Machado, Madre Maria de Jesus, Major Lage de Baixo, Major Lage de Cima, Monsenhor José Lopes, Novo Amazonas, Panorama, Posto Agropecuário, Praia, Ribeira de Baixo, Ribeira de Cima, Santa Marta, Santa Ruth, Santa Tereza, São Bento, São Cristóvão, São Marcos, Valença, Vila Senhora do Carmo, Vila Piedade, Vila Piedade, Vila Prudêncio, Vila Salica, Vila Santa Rosa, Vila São Geraldo e Vista Alegre.

Scroll To Top