terça-feira , 22 janeiro 2019
Você está aqui: Capa | Destaques

Arquivo da categoria: Destaques

Assinatura dos Feeds

Notícias de destaque no banner rotativo.

Atenção – SME manterá cronograma e aulas começam no dia 4 de fevereiro na rede municipal

Os aproximadamente 8,6 mil alunos da rede municipal de ensino voltarão às aulas no próximo dia 4 de fevereiro. Segundo José Gonçalves, secretário Municipal de Educação, Itabira não está no rol de municípios mineiros que decidiu adiar o início das aulas para depois do Carnaval. Já os educadores terão expediente no dia 1º/2 para planejamento pedagógico.

Por ora, de acordo com a Associação Mineira de Municípios (AMM), cerca de 350 prefeituras consentiram em remarcar o começo das aulas para 11 de março, por causa da retenção de repasses como o do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e a verba do transporte escolar pelo governo estadual.

José Gonçalves cita que Itabira também é prejudicada pelo confisco – no caso do Fundeb, ele ultrapassou R$ 10 milhões -, porém o calendário letivo não sofrerá atrasos graças ao planejamento em tempos de crise e à organização financeira da SME.

Temos cortado as nossas gorduras, feito ajustes e economizado em alguns pontos para não faltar o salário do servidor, o combustível dos ônibus escolares, o dinheiro do vale-transporte ou o da merenda”, disse. Itabira tem 20 escolas municipais e oito Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis).

O calendário de aulas ocorre até 30 de novembro. A SME já comunicou o cronograma à direção das escolas e à coordenação dos Cemeis.

Mudanças no governo – Deoclécio Mafra assumirá chefia de Gabinete e Regina Camilo, SMA

O advogado Gustavo Milânio, chefe de Gabinete da Prefeitura de Itabira, deixará a cadeira no governo local no fim deste mês para assumir posto homônimo no Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG). Com a saída de Milânio, o prefeito Ronaldo Magalhães anunciou remanejamentos nesta terça-feira (22).

Deoclécio Fonseca Mafra, secretário Municipal de Administração (SMA), responderá pelo cargo ocupado pelo advogado. A chefia da SMA, por sua vez, passará à servidora Maria Regina Silva Oliveira Camilo, atual superintende administrativa da pasta. As mudanças serão efetivadas em 1º de fevereiro.

Currículo

Deoclécio foi diretor administrativo da Empresa de Desenvolvimento de Itabira (Itaurb) entre 1989 e 1996. Chefiou a Secretaria de Administração em outros dois momentos: no primeiro governo de Ronaldo Magalhães (2001 a 2004) e na gestão de João Izael, entre 2006 e 2008. Ainda, em 2005, Deoclécio foi secretário de Desenvolvimento Urbano.

Regina Camilo é psicóloga organizacional. Tem vasta experiência com gestão de pessoas e recursos humanos, com tempo de carreira superior a duas décadas na Prefeitura de Itabira.

Saída de Milânio

A ida de Gustavo Milânio para a capital mineira ocorre após convite do conselheiro do TCE-MG Mauri Torres, que tomará posse como presidente do órgão em 15 de fevereiro.

Gustavo, 32 anos, é formado em Direito há seis anos pelo Centro de Ensino Superior de Itabira (Censi), com especialização em Direito Público e Civil pela Faculdade Milton Campos. É chefe de Gabinete desde o início do atual governo de Ronaldo Lage Magalhães.

O próximo chefe de Gabinete do TCE-MG conquistou reconhecimento como um dos principais articuladores da administração municipal, tendo contribuição ímpar ora ao Executivo, ora à carreira política de Ronaldo.

Utilidade Pública – ETA Três Fontes para de funcionar por falta de luz

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Itabira comunica que a Estação de Tratamento de Água (ETA) Três Fontes, no bairro Pará, está sem energia elétrica desde às 18 horas desta sexta-feira (18). Uma equipe da Companhia Enérgica de Minas Gerais (Cemig) já está no local, mas ainda não informou quando o problema será solucionado.

Para evitar mais transtornos, é necessário que os moradores desta região façam uso consciente da água.

Contato

O Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), bem como todo o sistema online da autarquia, opera de forma parcial. Em caso de urgência, ligar para: 115 ou 9 9765-4732.

Campo de Gordura – Abastecimento de água é regulamentado na zona rural

Dando continuidade ao programa de remodelação do abastecimento de água, implantado a partir da revisão tarifária de 2017, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Itabira está corrigindo as redes de água, reservatórios e instalando hidrômetros nas residências da localidade rural Campo de Gordura, no distrito Senhora do Carmo. Com isso, a comunidade entra, oficialmente, para o banco de dados e serviços da autarquia, pois, os moradores passam a custear o consumo de água.

O objetivo, segundo Leonardo Ferreira Lopes, diretor-presidente do Saae, é regulamentar o fornecimento da água para que a comunidade seja atendida como determina o protocolo da Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgoto (Arsae) de Minas Gerais. “Sem essas correções e a hidrometração, não é possível tratar a água e nem fazer o seu controle social. Por exemplo, residências situadas em vias mais altas ficam sem água quando o morador da rua de baixo tem uma piscina ou represa de peixe no quintal. Então, a hidrometração favorece o uso consciente da água e deixa o Saae responsável por todos os serviços citados”, avaliou.

Além disso, segundo Leonardo Lopes, é necessário corrigir o processo de uso dos terrenos onde estão instalados os poços artesianos, “geralmente em propriedade privada. Sendo assim, é preciso fazer uma cessão de uso ou desapropriação do local para construir as redes e adequar os reservatórios”. O presidente garantiu ainda a conclusão dos serviços em até 60 dias.

Planejamento

Desde o final do ano passado, quando uma empresa foi licitada, exclusivamente, para remodelar o abastecimento de água da zona rural itabirana – os serviços anteriores foram executados pelo Saae e Itaurb –, incluindo a construção das novas Estações de Tratamento de Água (ETA) do bairro Chapada e da Serra dos Alves, o Saae concluiu os serviços nas localidades Estiva, Turvo, Candidópolis e Ribeirão São José de Baixo. Depois de finalizar Campo de Gordura, seguirá para Cutucum, Tiririca e Parí. “O nosso planejamento foi feito de acordo com a revisão tarifária, que é bienal. Portanto, até novembro deste ano atenderemos essas comunidades”, declarou Leonardo Lopes.

Mais segurança – Prefeitura instala ponto de ônibus na MG-129

Atendendo pedido dos moradores da região do Barro Branco, a Prefeitura de Itabira, em parceria com o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER/MG), concluiu no final da tarde desta quinta-feira (17/1) uma parada de embarque e desembarque em um importante trecho da MG-129.

De acordo com Marcelo dos Santos Rodrigues, engenheiro do DEER, a Associação dos Moradores do Barro Branco protocolou um abaixo-assinado solicitando a obra. “O serviço foi autorizado pelo DEER, que elaborou um projeto para a inserção dessa nova parada de ônibus e contou com a mão de obra da Prefeitura para ser executado”.

No local, onde o fluxo de veículos e pedestres é intenso, a Secretaria Municipal de Obras, Transportes e Trânsito (SMOTT) removeu a defensa metálica – barras de ferro instaladas nas laterais da estrada – limpou a via com motoniveladora, prolongou o asfalto e construiu a calçada.

Em seguida, a SMOTT instalou o ponto de ônibus – composto com assentos e cobertura – adquirido pelo DEER. Para Ronaldo Lott Pires, secretário de Obras, esse serviço dará mais conforto para os usuários do transporte público daquela região, além de segurança para os motoristas e transeuntes”, garantiu.

WhatsApp Image 2019-01-18 at 11.35.25

Em tempo

A linha de ônibus 90 – Chapada atende a região, incluindo o Barro Branco, de segunda a sexta-feira, das 4h30 às 23h35; no sábado, de 4h55 até 23h35 e, aos domingos, das 5h05 às 23h30.

Edital de Designação de Vagas da Secretaria Municipal de Educação

2019-01-22 – MERENDEIRO ESCOLAR – ZONA URBANA

2019-01-22 – SERVENTE ESCOLAR – ZONA URBANA

2019-01-22 – NUTRICIONISTA

 

Resultado positivo – Vigilância Sanitária fiscaliza hipermercado e não encontra irregularidades

Na noite desta quinta-feira (17), uma equipe da Vigilância Sanitária vistoriou um hipermercado no município, após uma denúncia feita por meio de um aplicativo de mensagens instantâneas. De acordo com o consumidor, a conservação das carnes no estabelecimento estaria em condições inadequadas, contando inclusive com a presença de mosca. De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde, Thereza Cristina Oliveira Andrade, não foram encontradas irregularidades.

Durante a vistoria foram observados a sala de manipulação, o balcão frigorífico, a sala de desossa e a câmara frigorífica. “O objeto da denúncia não foi constatado. Ao contrário, a aparência das carnes estavam com características organolépticas inalteradas. Todos os produtos são procedentes de frigoríficos que possuem registro no Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e na Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF). A refrigeração dos produtos atende às normas da higiene sanitária, a câmara fria é toda fechada com paletes de polietileno, e a área de desossa está toda organizada”, explicou o fiscal sanitário Ronaldo Antônio.

Ainda de acordo com Thereza Andrade, mesmo não encontrando irregularidades, foi sugerido ao estabelecimento a inclusão de uma porta com tela para evitar a entrada de insetos no local. Além disso, pequenas ressalvas foram feitas e serão acompanhadas em uma outra visita de vistoria que a equipe fará nesta sexta-feira (18) para a liberação do alvará sanitário.

Dentro do papel da vigilância sanitária, que é promover e proteger a saúde da população, viemos realizando um trabalho de inspeção nos produtos de origem de animal, com equipes do SIM (Serviço de Inspeção Municipal), para dar mais segurança e qualidade nos produtos adquiridos pela população, a exemplo da carne e queijo, com demanda grande em todo o país. A venda de queijos tem se intensificado, e, no Município, conseguimos reduzir em torno de 90% a venda dos queijos clandestinos que chegavam à cidade. Hoje, o número é bastante reduzido. Nosso foco é zerar o número de estabelecimentos com produtos de origem duvidosas, caso de queijos e carnes clandestinas. Um papel de relevância da Vigilância Sanitária é promover e proteger a saúde da população”, esclareceu Ronaldo Antônio.

Utilidade Pública – Chuva compromete funcionamento da central de atendimento do Saae

Devido a chuva desta tarde (17), que danificou o servidor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Itabira, estão indisponíveis e sem previsão de retorno o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), bem como todo o sistema online da autarquia.

Por ora, o canal para contato é: (31) 9 9765-4732.

Alerta – Prefeitura divulga resultado de novo Liraa

Aumentou o número de focos do mosquito transmissor da dengue, zika, chikungunya e da febre amarela em Itabira. É o que mostra o primeiro Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (Liraa) deste ano, realizado entre os dias 7 e 11 deste mês. O índice médio de infestação é de 5,9% – as condições satisfatórias consideradas pelo Ministério da Saúde indicam índice inferior a 1%. No entanto, em janeiro do ano passado, o Liraa apresentou um índice médio de infestação muito maior: 6,7%. Já no levantamento feito em outubro, o índice foi de 2,8%.

A pesquisa aconteceu em 1.718 domicílios. As localidades com maior quantidade de focos são: Valério e São Francisco (100%), Juca Batista (33,33%), Abóboras (29,41%), São Geraldo (26,66%), Conceição (22,22%), Novo Amazonas (21,43%), Ribeira de Cima (21,42%), Juca Rosa (15,29%), Santa Ruth (14,06%), Santa Marta (12,90%), São Pedro (12,69%), Pedras do Vale (12%) e Boa Esperança (10%).

Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), os índices inferiores a 1% são considerados satisfatórios; 1% a 3,9%, indicam situação de alerta; e índices superiores a 4% representam risco de surto. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em todas as 35 localidades pesquisadas o índice é superior a 1%.

O levantamento é feito por amostragem, por meio de um programa do Ministério da Saúde, que sorteia os bairros, quarteirões e imóveis que serão visitados. Quando temos um índice de 100% em um determinado bairro, por exemplo, significa que foram encontrados focos do Aedes aegypti em todas as amostras coletadas”, explicou a diretora de Vigilância Epidemiológica, Natália Franco Barbosa de Andrade.

A população deve continuar atenta aos cuidados para evitar a proliferação do mosquito. Tampar tonéis e caixas d’água, manter as calhas sempre limpas, deixar garrafas sempre viradas com a boca para baixo, lixeiras bem tampadas, ralos limpos e com aplicação de tela, limpar semanalmente ou preencher pratos de vasos de plantas com areia, limpar com escova ou bucha os potes de água para animais e retirar a água acumulada atrás da máquina de levar e da geladeira, são algumas das atitudes que todos devem proceder.

A SMS solicita à população que denuncie sobre locais onde há focos do mosquito por meio do Disque Dengue: 3839-2600.

Estragos das chuvas – Prefeitura retoma operação tapa-buraco

A Secretaria Municipal de Obras, Transportes e Trânsito (SMOTT) deu início, nesta quarta-feira (16), a uma nova rota para executar a operação tapa-buraco.

Cerca de 35 toneladas de massa asfáltica serão usadas para reparar, aproximadamente, 120 buracos e desníveis de pista localizados nos bairros Pará, Amazonas, Bethânia, Santa Ruth e região central da cidade, especialmente na rua Salvino Pascoal.

Segundo informações da SMOTT, nesta nova rota, os trabalhos irão continuar em locais já atendidos, como os bairros Centro, Amazonas, Pará, Santa Ruth e Bethânia, onde a quantidade de estragos provocados pelas chuvas foi maior.

Rota passada

Neste ano, as equipes de manutenção da Prefeitura iniciaram a força-tarefa no dia 7 de janeiro e executaram, durante a semana passada, reparos nos bairros Jardim dos Ipês, Bela Vista, Gabiroba, Fênix, Hamilton, João XXIII, Major Lage, Esplanada da Estação e Água Fresca.

Scroll To Top