quarta-feira , 21 novembro 2018
Você está aqui: Capa | Destaques

Arquivo da categoria: Destaques

Assinatura dos Feeds

Notícias de destaque no banner rotativo.

Preservação ambiental – Prefeitura de Itabira lança Cidade Viva e estreia plantio de 15 mil mudas no Parque do Intelecto

Na próxima semana a Prefeitura de Itabira dará início, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), ao programa Cidade Viva. A partir de segunda-feira (26), um território de sete hectares, entre o Parque Natural Municipal do Intelecto e o Pico do Amor, receberá o plantio de aproximadamente 15 mil mudas de árvores nativas. Preocupada com a educação ambiental das novas gerações, a SMMA envolverá crianças e adolescentes nas atividades de plantio.

A ação tem apoio da organização não governamental Instituto Espinhaço. A ONG é responsável pelo programa Plantando o Futuro, com a meta de semear 30 milhões de árvores em solo mineiro.

Já na segunda-feira, equipes do Instituto e da SMMA farão a roçada e a abertura dos berços que receberão as mudas. A Secretaria, além do mais, está alinhando com escolas locais o engajamento de estudantes no plantio das árvores. A programação deve ocorrer por cinco dias.

Priscila Martins da Costa, secretária Municipal de Meio Ambiente, e Fabrício Saez Milânio, diretor de Preservação Ambiental da Prefeitura de Itabira, explicam que a área escolhida para a primeira fase do Cidade Viva é acertada: o Parque do Intelecto, unidade de conservação remanescente de Mata Atlântica inserida na área central da cidade. O parque, com mais de 35 hectares, incorpora também o Pico do Amor, patrimônio natural, cultural e religioso de Itabira.

Dessa forma, o Cidade Viva terá contribuição ímpar à reparação de áreas atingidas por queimadas, desmate e degradação do solo. “O trabalho permite ainda uma substituição das chamadas espécies exóticas invasoras – plantas que se multiplicam rápido, são agressivas e com efeitos negativos sobre o território do parque”, explica Fabrício.

Outras ações

A expectativa é fazer do programa uma importante ferramenta de educação ambiental, pontua, por sua vez, Priscila Martins da Costa. “Queremos trazer a comunidade para perto das ações e educar nossas crianças para um maior cuidado e preservação do meio ambiente”.

Para além da ação de estreia, o Cidade Viva terá outras medidas de recuperação e preservação ambiental em Itabira. A SMMA deverá lançar também, em médio prazo, seu Portal do Meio Ambiente, um site voltado a informações do segmento e valorização dos patrimônios naturais do Município.

RETIFICAÇÃO I – PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO – EDITAL Nº 06/2018 – Entrevistador/Digitador, Assistente Técnico Administrativo, Agente de Serviços de Saúde/Auxiliar de Consultório Dentário, Agente de Serviços de Saúde/Auxiliar de Consultório Dentário – PSF, Médico Saúde da Família, Técnico Superior de Saúde/Cirurgião Dentista CEO – Centro de Especialidade Odontológica (Cirurgia Oral Menor), Técnico Superior de Saúde/Cirurgião Dentista CEO – Centro de Especialidade Odontológica (PNE), Técnico Superior de Saúde/Cirurgião Dentista PSF, Técnico Superior de Saúde/Nutricionista, Técnico Superior de Saúde/Fisioterapeuta, Técnico Superior de Saúde/Farmacêutico, Técnico Superior de Saúde/Terapeuta Ocupacional, Técnico Superior de Saúde/Psicólogo

A Prefeitura Municipal de Itabira e o Instituto Brasileiro de Gestão e Pesquisa – IBGP RESOLVEM RETIFICAR o Edital e todos os Anexos referentes ao Edital nº 06/2018 – Entrevistador/Digitador, Assistente Técnico Administrativo, Agente de Serviços de Saúde/Auxiliar de Consultório Dentário, Agente de Serviços de Saúde/Auxiliar de Consultório Dentário – PSF, Médico Saúde da Família, Técnico Superior de Saúde/Cirurgião Dentista CEO – Centro de Especialidade Odontológica (Cirurgia Oral Menor), Técnico Superior de Saúde/Cirurgião Dentista CEO – Centro de Especialidade Odontológica (PNE), Técnico Superior de Saúde/Cirurgião Dentista PSF, Técnico Superior de Saúde/Nutricionista, Técnico Superior de Saúde/Fisioterapeuta, Técnico Superior de Saúde/Farmacêutico, Técnico Superior de Saúde/Terapeuta Ocupacional, Técnico Superior de Saúde/Psicólogo, de 13/11/2018, na forma abaixo especificada.

ATENÇÃO CANDIDATO: TODAS AS PUBLICAÇÕES REFERENTE A AO EDITAL A PARTIR DE AGORA SERÃO PUBLICADAS COM NÚMERO EDITAL 07/2018 E NÃO MAIS EDITAL 06/2018. AS INSCRIÇÕES JÁ REALIZADAS COM O NÚMERO EDITAL 06/2018 CONTINUAM VALIDADAS.

 

Confira nos links abaixo:

RETIFICACAO 01

EDITAL PSS ITABIRA Retificacao 01

ANEXO I FUNCAO ESCOLARIDADE VAGA JORNADA REMUNERACAO Retificacao 1

ANEXO II ATRIBUICOES E DESCRICOES DOS CARGOS Retificacao 1

ANEXO III NUMERO DE QUESTOES PESOS CONTEUDO Retificacao 1

ANEXO IV CONTEUDOS PROGRAMATICOS Retificacao 1

ANEXO V MODELO DO ATESTADO MEDICO VAGA DE PCD Retificacao 1

ANEXO VI DECLARACAO DE HIPOSSUFICIENCIA ECONOMICO FINANCEIRA Retificacao1

ANEXO VII DECLARACAO DA CONDICAO DE DESEMPREGADO Retificacao 1

ANEXO VIII FORMULARIO PARA RECURSO IMPRESSO Retificacao 1

 

Mais informações no site do Instituto Brasileiro de Gestão e Pesquisa – IBGP

 

http://www.ibgpconcursos.com.br/concursos/DetalheConcurso.aspx?id=94

 

 

Solenidade – Ronaldo Magalhães premia vencedores do Jemi

Para Ronaldo Magalhães, prefeito de Itabira, o esporte é uma importante ferramenta de integração e inclusão social. “É necessário acompanharmos de perto, assistir e incentivar nossos jovens. As oportunidades dos maus caminhos são grandes”, citou o gestor, ao entregar no começo da noite desta terça-feira (20) troféus e medalhas aos destaques do Módulo ll dos Jogos Estudantis do Município de Itabira (Jemi).

A cerimônia realizada no auditório do Paço Municipal reuniu representantes das escolas que conquistaram o pódio da competição nas modalidades de handebol, vôlei, futsal e basquete.

O Módulo ll ocorreu durante o mês de outubro e reuniu atletas com idades entre 15 e 17 anos de 18 escolas públicas e particulares de Itabira. Os competidores até 14 anos foram às quadras na primeira etapa do Jemi, no mês de maio.

O Jemi é executado pela Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude (SMELJ), seção vinculada à Secretaria Municipal de Educação (SME).

WhatsApp Image 2018-11-20 at 18.35.48

Dificuldades

O titular da SME, José Gonçalves Moreira, falou da agenda assumida na área esportiva no decorrer de 2018. O Município realizou, por exemplo, a 2ª Gincana do Programa Conexão Jovem, que engajou crianças e adolescentes de escolas diferentes em uma série de jogos e brincadeiras; fez parceria com a Liga Itabirana de Futebol Amador (Lifa), para o campeonato do segmento; renovou a cooperação com o Ivipa Atlético Clube, entre outros feitos.

“Apesar das imensas dificuldades financeiras que enfrentamos, nós temos feito de tudo para o Município não parar. A Secretaria de Esportes não parou em 2018. Foram vários os projetos realizados. No ano que vem, esperamos fazer ainda mais do que pudemos este ano”, comentou o secretário.

“O esporte une as pessoas”

Elogios à atuação da Prefeitura de Itabira no segmento esportivo vieram do capitão da Polícia Militar José Afonso Mendes, comandante do Colégio Tiradentes em Itabira e que participou do evento acompanhando destaques de sua instituição no Jemi. “Nós sabemos das dificuldades de recursos pelas quais passam o Município e nem por isso a Prefeitura deixou de promover ações exitosas como o Jemi. O esporte une as pessoas”, disse.

Confira a classificação do Módulo ll do Jemi:

- Handebol Masculino

1º lugar: Escola Estadual Antônio Linhares Guerra

2º lugar: Escola Estadual Professor Manoel Soares

3º lugar: Escola Estadual Trajano Procópio de Alvarenga Silva Monteiro (Premen)

- Handebol Feminino

1º lugar: Escola Estadual Antônio Linhares Guerra

2º lugar: Escola Estadual Professora Marciana Magalhães

3º lugar: Super Mais Educação

- Voleibol Feminino

1º lugar: Colégio Nossa Senhora das Dores

2º lugar: Escola Estadual Mestre Zeca Amâncio (Eemza)

3º lugar: Super Mais Educação e Colégio Tiradentes da Polícia Militar

- Voleibol Masculino

1º lugar: Escola Estadual Professor Emílio Pereira de Magalhães

2º lugar: Colégio Tiradentes da Polícia Militar

3º lugar: Escola Estadual Antônio Linhares Guerra e Escola Estadual José Ricardo Martins Fonseca

- Futsal Feminino

1º lugar: Escola Estadual Trajano Procópio de Alvarenga Silva Monteiro (Premen)

2º lugar: Escola Estadual Professora Palmira Morais

3º lugar: Escola Estadual Professora Marciana Magalhães e Colégio Tiradentes da Polícia Militar

- Futsal Masculino

1º lugar: Escola Estadual Trajano Procópio de Alvarenga Silva Monteiro (Premen)

2º lugar: Escola Estadual Professor Emílio Pereira de Magalhães

3º lugar: Escola Estadual Fazenda Bethânia e Escola Estadual Antônio Linhares Guerra

- Basquete Masculino

1º lugar: Escola Estadual Professora Palmira Morais

2º lugar: Escola Estadual Trajano Procópio de Alvarenga Silva Monteiro (Premen)

3º lugar: Super Mais Educação e Escola Estadual Mestre Zeca Amâncio (Eemza)

Edital de Designação de Vagas da Secretaria Municipal de Educação – Ano Letivo 2019

Designação de Vagas – Ano Letivo 2019

A Secretaria Municipal de Educação divulga os Editais de Designação para preenchimento de vagas temporárias para o ano letivo de 2019, em conformidade com o Edital 010/2017.

2018/11/24 – AUXILIAR DE CRECHE – ZONA RURAL

2018/11/22 – AUXILIAR DE CRECHE – ZONA URBANA

2018/11/24 – MONITOR DE CRECHE – ZONA RURAL

2018/11/23 – MONITOR DE CRECHE – ZONA URBANA

2018/11/24 – MERENDEIRO ESCOLAR – ZONA RURAL

2018/11/24 – MERENDEIRO ESCOLAR – ZONA URBANA

2018/11/24 – SERVENTE ESCOLAR – ZONA RURAL

2018/11/24 – SERVENTE ESCOLAR – ZONA URBANA

Recebidas do Governo Federal – Prefeitura entrega duas ambulâncias para renovar frota do Samu

A Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), entregou na manhã desta terça-feira (20), duas ambulâncias ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Os veículos foram doados pelo Ministério da Saúde para renovação da frota.

A cerimônia aconteceu na sede da unidade e contou com a presença do prefeito Ronaldo Magalhães, da secretária municipal de Saúde, Rosana Linhares Assis Figueiredo, além de servidores municipais e da equipe do Samu.

Ao assumir a Secretaria Municipal de Saúde, nos propusemos a buscar mais qualidade aos serviços oferecidos. Assim, fomos à Brasília atrás dessas ambulâncias que, com certeza, trarão mais conforto à equipe e aos usuários. Trabalhamos com muita dedicação para melhorar ainda mais a saúde em nosso município”, declarou Rosana Linhares.

No total, o Governo Municipal já conquistou cinco ambulâncias para o Samu que, segundo o prefeito Ronaldo Magalhães, é uma realização inédita entre as cidades mineiras que possuem o serviço. “Isto é um esforço muito grande do Governo (Municipal) e, hoje, entregando essas ambulâncias, totalizamos cinco carros novos. Não é fácil conseguir um equipamento igual a este e nenhuma cidade do nosso tamanho, em Minas, conseguiu esse feito”.

Em janeiro deste ano, a SMS entregou dois novos veículos para o serviço de urgência, conquistados junto ao Governo do Estado e, em julho, outro foi entregue. Destas ambulâncias, três estão sempre em atendimento (duas unidades básicas e uma avançada); enquanto outras três são destinadas à reserva técnica, para dar suporte quando qualquer outra estiver em manutenção, por exemplo.

Para o coordenador médico geral do Samu, Júlio Lage, a renovação da frota a cada dois anos é essencial para o bom funcionamento do serviço de urgência. “Além de mais conforto para o paciente, com a renovação dos veículos evitamos um maior gasto com a manutenção das ambulâncias, conseguimos diminuir a troca de veículos com problemas mecânicos e elétricos e, é claro, nos proporciona a possibilidade de ter uma frota mais duradoura e funcional”. O médico ressaltou ainda a inédita substituição da frota. “É a primeira vez em 14 anos que o serviço tem a total renovação dos veículos”. Júlio Lage se emocionou também ao lembrar de quando foi vítima de um infarto e precisou do atendimento de socorristas e dos hospitais da cidade. “Estou vivo graças à qualidade do serviço (de saúde) de Itabira”, concluiu o coordenador do Samu.

O prefeito Ronaldo Magalhães ressaltou que Itabira foi umas das primeiras cidades mineiras a implantar o Samu. “O que demonstra nossa preocupação com a Saúde, principalmente urgência e emergência. Fico imaginando quantas vidas foram salvas pelo Samu, o próprio doutor Júlio (Lage) testemunhou e passou por um momento de urgência. São centenas ou talvez milhares de pessoas em Itabira e região que foram atendidas”, avaliou.

ambulancias_novas2

Júlio Lage, coordenador do Samu; prefeito Ronaldo Magalhães; Rosana Linhares, secretária de Saúde e Vaquimar Vaz, provedor do HNSD.

Realidade

Sobre as dificuldades na área da saúde, o prefeito afirmou que mesmo com a dívida do Governo Estadual, “Itabira está caminhando bem. Eu sei que é difícil ter uma Saúde ótima, mas temos que trabalhar muito e estamos. Só para a Saúde, de repasse obrigatório, o Estado deve mais de R$ 30 milhões”.

Para Ronaldo Magalhães, o fechamento do ano será negativo. “A perspectiva é ruim. Não vejo que (o Estado) vai pagar e vamos chegar próximo dos R$ 50 milhões nesta dívida. Nós fizemos o planejamento orçamentário e sabemos que a quantia está fazendo muita falta. Tínhamos previsão de sobrar algum recurso para investimentos, inclusive em PSF (Programa de Saúde da Família) e outras ações para a Saúde, assim como para a Educação”, lamentou.

No entanto, segundo Ronaldo Magalhães, a dificuldade financeira não impediu alguns avanços no setor. “Já está aprovado em Brasília o serviço de radioterapia e a quimioterapia também está chegando. Há poucos meses abrimos dez novos leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo). Isso tudo foi um trabalho em conjunto do Governo Municipal com o Hospital Nossa Senhora das Dores. Então, é isso que estamos fazendo: trabalhando com seriedade e compromisso”.

Samu

Implantado na cidade no ano de 2004, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência deve ser acionado em casos de urgência pelo número 192. A ligação é direcionada para uma Central de Regulação de Emergências Médicas que conta com profissionais de saúde treinados para dar orientações de primeiros socorros por telefone. A partir das informações obtidas, é definido o tipo de atendimento e a ambulância adequada a cada caso.

Em Itabira atuam 76 funcionários, dentre médicos reguladores, intervencionistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, condutores socorristas, telefonista, operadores de frota, auxiliares de serviços gerais, coordenador de serviços, coordenador de enfermagem e coordenador médico geral.

Utilidade pública – Avenida Mauro Ribeiro será interditada no fim de semana

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Transita) informa que a avenida Mauro Ribeiro terá o trânsito interditado durante a noite de sábado (24) e a manhã de domingo (25). O motivo é realização da Corrida & Caminhada da Saúde, evento apoiado pela Prefeitura de Itabira.

O bloqueio será gradual: às 21h de sábado, o tráfego será bloqueado somente no sentido Centro, em função da montagem de um palco próximo à Estação Ferroviária. Os dois sentidos serão interditados às 5h de domingo. A previsão é o que tráfego na pista seja normalizado após o meio-dia.

Transporte coletivo

No período do bloqueio, as linhas Circular A e Santa Marta (sentido bairro/Centro) serão desviadas para a rua Morganito e Hematita, retornando ao entroncamento com a avenida Mauro Ribeiro.

No sentido Centro/bairro, a linha Santa Marta passará pelo entroncamento com a avenida Mauro Ribeiro, acessando a rua Prefeito Virgílino Quintão, rua Platina, rua Grafite, rua Morganito e rua Vereador Nenego Prisco, continuando a rota normal.

Para outras informações, o telefone da Transita é o 3839-2419.

Solenidade – Prefeitura de Itabira premiará vencedores do Jemi nesta terça-feira

A Prefeitura de Itabira fará a premiação do Módulo ll dos Jogos Estudantis do Município de Itabira (Jemi) nesta terça-feira (20), às 16h30, no auditório do Paço Municipal. Na solenidade, receberão medalhas e troféus os primeiros colocados em handebol, vôlei, futsal e basquete.

Os jogos do Módulo ll foram realizados durante o mês de outubro e reuniu atletas com idades entre 15 e 17 anos de 18 escolas públicas e particulares de Itabira, nas quadras do Ginásio Poliesportivo Maestro Silvério Faustino e Escola Estadual Mestre Zeca Amâncio (Eemza), no Centro.

O Jemi é uma tradição da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude (SMELJ), pasta vinculada à Secretaria Municipal de Educação (SME).

Vencedores

Serão premiadas as escolas que conquistaram o pódio em cada modalidade, nas categorias feminino e masculino. Confira a classificação:

- Handebol Masculino

1º lugar: Escola Estadual Antônio Linhares Guerra

2º lugar: Escola Estadual Professor Manoel Soares

3º lugar: Escola Estadual Trajano Procópio de Alvarenga Silva Monteiro (Premen)

- Handebol Feminino

1º lugar: Escola Estadual Antônio Linhares Guerra

2º lugar: Escola Estadual Professora Marciana Magalhães

3º lugar: Super Mais Educação

- Voleibol Feminino

1º lugar: Colégio Nossa Senhora das Dores

2º lugar: Escola Estadual Mestre Zeca Amâncio (Eemza)

3º lugar: Super Mais Educação e Colégio Tiradentes da Polícia Militar

- Voleibol Masculino

1º lugar: Escola Estadual Professor Emílio Pereira de Magalhães

2º lugar: Colégio Tiradentes da Polícia Militar

3º lugar: Escola Estadual Antônio Linhares Guerra e Escola Estadual José Ricardo Martins Fonseca

- Futsal Feminino

1º lugar: Escola Estadual Trajano Procópio de Alvarenga Silva Monteiro (Premen)

2º lugar: Escola Estadual Professora Palmira Morais

3º lugar: Escola Estadual Professora Marciana Magalhães e Colégio Tiradentes da Polícia Militar

- Futsal Masculino

1º lugar: Escola Estadual Trajano Procópio de Alvarenga Silva Monteiro (Premen)

2º lugar: Escola Estadual Professor Emílio Pereira de Magalhães

3º lugar: Escola Estadual Fazenda Bethânia e Escola Estadual Antônio Linhares Guerra

- Basquete Masculino

1º lugar: Escola Estadual Professora Palmira Morais

2º lugar: Escola Estadual Trajano Procópio de Alvarenga Silva Monteiro (Premen)

3º lugar: Super Mais Educação e Escola Estadual Mestre Zeca Amâncio (Eemza)

Atividades diversas – Prefeitura de Itabira divulga programação da Semana da Consciência Negra

Segundo projeção do Atlas da Violência 2017, de cada 100 pessoas assassinadas no Brasil, 71 são negras. O estudo produzido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) sinaliza que os negros têm chances 23,5% maiores de serem mortos em relação a brasileiros de outras raças ou cores, já descontado o efeito da idade, sexo, escolaridade, estado civil e bairro de residência. A partir da próxima terça-feira (20), a Prefeitura de Itabira realiza a Semana da Consciência Negra. A programação traz à tona debates sobre inclusão, enfrentamento ao racismo e afirmação da cultura afro-brasileira.

A iniciativa é da Secretaria Municipal de Governo, por meio da Diretoria Para Promoção da Igualdade Racial (Dipir), em parceria com o conselho homônimo e a Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira (Funcesi). “A data de 20 de novembro (Dia da Consciência Negra) traz a nós um desafio. Não é para comemorarmos, mas, refletir que a cada cinco minutos morre um jovem negro no país”, cita Lena Primo, titular da Dipir.

A Semana da Consciência Negra ocorre até domingo (25), com sessões de cinema comentado, mesa redonda e palestras. A agenda culmina com intervenções junto a comunidades remanescentes de quilombolas em Itabira. É necessária inscrição prévia para participar das atividades, o que pode ser feito no link goo.gl/X4eDPD.

A programação evidencia propostas como a do projeto “Educando Itabira sem racismo”, instituído pelo Município e Funcesi em escolas locais. Crianças e adolescentes são o público-alvo de rodas de conversa, exibição de filmes e palestras sobre o impacto do preconceito e suas consequências no dia a dia. A Funcesi, inclusive, fez da ideia um projeto de extensão, orientado pelo professor Diogo Luna Moureira.

Lena Primo comentou que o projeto foi costurado a partir de desafios que ela também enfrentou. “Meu filho sofreu uma discriminação na escola e não quis mais ir à aula. Foi necessário procurarmos a ajuda de um psicólogo. Na escola, chamaram as outras crianças que fizeram o bullying, mas, eu disse aos professores: a criança não nasce racista, precisamos conversar também com os pais dessas crianças. A partir daí percebi que se essa educação por vezes não ocorre em casa, a escola precisa abraçar a causa”.

Em tempo

O Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro em todo o país, foi instituído em 2003 no calendário nacional e marca a morte de Zumbi dos Palmares, o último líder do maior quilombo do período colonial, o Quilombo dos Palmares.

Programação

Terça-feira (20/11) – Dia Nacional da Consciência Negra

Solenidade de Abertura

Local: auditório da Funcesi, às 18h30

18h30 – Composição da mesa de honra e mensagens iniciais;

19h – Formalização da parceria entre Funcesi e Dipir no projeto Educando Itabira sem racismo;

19h30 – Palestra: Empoderamento da mulher negra. Larissa Amorim Borges – subsecretária de Políticas para Mulheres, psicóloga, mestre e doutoranda;

21h30 – Encerramento.

Quarta-feira (21/11)

9h – Educando Itabira sem Racismo: ações extensionistas decorrentes da parceria Funcesi e Dipir;

17h30 – Cinema comentado: Moonlight: sob a luz do luar. Priscila Penna – Doutora em Psicologia pela USP. Local: miniauditório da Funcesi.

Quinta-feira (22/11)

9h – Educando Itabira sem Racismo – ações extensionistas decorrentes da parceria Funcesi e Dipir;

17h30 – Cinema comentado: Amistad. Abel Camilo de Oliveira Lage Filho – Mestre em Filosofia pela UFMG. Local: miniauditório da Funcesi.

Sexta-feira (23/11)

9h – Educando Itabira sem Racismo – ações extensionistas decorrentes da parceria Funcesi e Dipir;

17h30 – Mesa redonda: Democracia, diversidade e reconhecimento. Reflexões sobre a exigência da democracia para a efetivação de liberdades fundamentais, a partir das lições de Axel Honneth sobre a ‘luta por reconhecimento’. A coordenação da mesa ficará a cargo do grupo de pesquisa “Luta por Reconhecimento: Diversidade Étnico-Racial”, coordenado pelo doutor Diogo Luna Moureira. Local:  miniauditório da Funcesi.

Sábado (24/11)

8h – Ações e oficinas do programa de extensão Maré Verde, parceria da Unifei e Funcesi na Comunidade Quilombola do Capoeirão;

14h – Ações e oficinas do programa de extensão Maré Verde, parceria da Unifei e Funcesi na Comunidade Quilombola do Morro Santo Antônio.

Domingo (25/11)

8h – Dia da Beleza da Negra na comunidade do Gomes.

Entre as 30 finalistas – Itabira concorreu ao X Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor

Na noite desta terça-feira (13/11), em Belo Horizonte, o prefeito Ronaldo Magalhães participou da cerimônia de premiação da 10ª edição do programa Prefeito Empreendedor, promovido pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Também estiveram presentes o secretário José Don Carlos Alves Santos (Desenvolvimento Econômico) e o assessor José Wilson Campos (Projetos e Captação de Recursos).

De acordo com o prefeito, esta foi a segunda vez que Itabira concorreu ao prêmio, já que em 2002, em seu primeiro governo, a cidade também foi finalista. “Esse prêmio é interessante porque traduz a motivação dos projetos municipais. Tudo acontece nos municípios. Apesar dos grandes orçamentos e todas as verbas do Governo Federal, quem trabalha e luta junto às comunidades, são os municípios”, destacou Ronaldo Magalhães.

Neste ano, com o projeto ItabiraHUB, primeiro coworking público do estado, Itabira concorreu na categoria Cooperação Intermunicipal para o Desenvolvimento Econômico e ficou entre os 30 finalistas. No total, foram 106 prefeituras inscritas, 96 projetos habilitados e apenas oito vencedores. “Itabira ficou bem classificada, foram mais de 100 projetos apresentados e chegamos novamente à final. Isso representa o trabalho que estamos fazendo, principalmente na área de tecnologia, buscando parcerias com as faculdades e com a Unifei para desenvolver as startups que contribuem para o desenvolvimento econômico da nossa região e talvez até do Brasil, pois são poucos os coworkings públicos”, avaliou o prefeito.

Para o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Teodomiro Diniz Camargos, os projetos desenvolvidos pelas prefeituras resultam em municípios mais independentes e autônomos. “Para o Sebrae hoje é um dia de festa porque nosso objetivo é incentivar cada vez mais os 853 municípios. Esse prêmio traz à mostra todo o suor que os prefeitos têm despendido para fazerem a administração pública mais eficiente e resgatar a nação”, concluiu.

Apesar de não ter ganhado o prêmio, Itabira como finalista recebeu um certificado de eficiência do Sebrae e receberá também uma consultoria completa do projeto inscrito, contendo análise e sugestões para evoluir ainda mais.

Sebrae_XPREMIO2

Prefeito Empreendedor

É um programa de reconhecimento aos prefeitos e administradores regionais que implantaram projetos com resultados comprovados com foco no desenvolvimento dos pequenos negócios do município. São avaliados projetos que promovem sustentabilidade, acesso ao crédito, políticas voltadas aos microempreendedores, aumento da produtividade, comércio local, produção rural e estímulo à cultura.

Utilidade pública – Prefeitura de Itabira informa funcionamento de serviços no feriadão

A Prefeitura de Itabira informa que nesta quinta-feira (15) e sexta-feira (16) não haverá expediente nos setores administrativos, postos de saúde e escolas municipais, em razão do feriado de Proclamação da República e subsequente ponto facultativo definido pela Portaria 105/2017.

Os serviços de urgência continuarão sob funcionamento ininterrupto: hospitais, Pronto-Socorro Municipal de Itabira (PSMI) e Pronto-Socorro Odontológico (avenida João Pinheiro).

Saae

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) terá equipes de plantão neste feriadão. O telefone da autarquia é o 115.

Itaurb

Segundo a Empresa de Desenvolvimento de Itabira (Itaurb), todos os serviços de limpeza urbana (coletas orgânica, seletiva, de apoio, recolhimento de animais mortos, capina manual e serviço de varrição) não funcionarão nesta quinta-feira.

As atividades de limpeza pública voltam à normalidade na sexta.

Pontos turísticos

Centro de Atendimento ao Turista (CAT), Museu de Itabira, Museu do Tropeiro (distrito de Ipoema), Centro de Tradições (distrito de Senhora do Carmo), Fazenda do Pontal e Memorial Carlos Drummond de Andrade permanecem abertos todos os dias. O expediente ocorre entre 10h30 e 16h30 – a exceção é para o CAT, que somente nesta quinta funcionará entre 8h e 14h, de acordo com a seção responsável.

Scroll To Top