Você está aqui: Capa | Destaques

Arquivo da categoria: Destaques

Assinatura dos Feeds

Notícias de destaque no banner rotativo.

RESULTADO DA ANÁLISE DOS RECURSOS – Homologação das Inscrições – Processo Seletivo da Secretaria Municipal de Educação- Edital 010/2017

2017 – 11 – 17 – RESULTADO DA ANALISE DOS RECURSOS

Prefeitura realiza rua de lazer no bairro Praia

Neste domingo (19), a partir das 9 horas, na avenida Li Guerra – próximo ao posto policial – a Prefeitura de Itabira promoverá mais uma edição do projeto A Rua é Nossa.

Para garantir a diversão das crianças a Secretaria Municipal de Esporte Lazer e Juventude (SMELJ) levará futebol de travinha, tênis de mesa, basquete de rua, queimada e peteca. Em brincadeiras, corrida no saco, corrida com o ovo na colher, bambolê, pula corda e desenhos. Também serão atrativos pintura de rosto, xadrez, dama, buraco e truco.

Todas as atividades programadas serão desenvolvidas pelos profissionais da SMELJ, que irão utilizar as ferramentas da Prefeitura. Além disso, todas as competições contarão com medalhas para os três primeiros colocados.

Prefeitura realiza conferência para debater desenvolvimento do Plano Municipal de Educação

Seguindo o cronograma estabelecido pelo Ministério da Educação (MEC), a Prefeitura de Itabira realizará amanhã (17), a Conferência Municipal de Educação com o tema “A Construção do Sistema Integrado de Educação Pública de Minas Gerais e a Implantação dos Planos de Educação”. O evento acontecerá na Escola Municipal Professora Antonina Moreira – rua Tabelião Hildebrando Martins da Costa. Bairro Água Fresca – a partir das 13 horas.

De acordo com José Gonçalves Moreira, secretário municipal de Educação, o objetivo da conferência é garantir os direitos conquistados no Plano Municipal de Educação (PME), por meio de um debate com a sociedade itabirana que abordará diversas questões, como por exemplo, economia, piso salarial, valorização da carreira, desafios da educação inclusiva, temas transversais – ecologia, racismo, empreendedorismo etc – e os desafios do ensino no contexto do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Antes dos debates, no entanto, haverá uma palestra com o filósofo e teólogo Alvimar Alves da Rocha, também professor da Fundação Getúlio Vargas.

Estarão presentes, segundo informações da Secretaria Municipal de Educação (SME), gestores das redes municipal e estadual de ensino, profissionais da educação, estudantes, pais e membros do Conselho Municipal de Educação. Os debates serão mediados pelo secretário municipal de Educação.

Saiba mais

Em outubro deste ano, a Prefeitura promoveu o 3º Encontro de Monitoramento e Avaliação do Plano Municipal de Educação, evento que reuniu 20 cidades mineiras, além de Itabira, para avaliar o desenvolvimento do Plano Municipal de Educação (PME) de cada município e adequá-los ao Plano Nacional de Educação (PNE).

Visando o avanço na política de atendimento educacional, o PME foi elaborado em 2015 com a participação de representantes de escolas municipais, estaduais, técnicas, faculdades e universidades. No plano, foram definidas metas que devem ser cumpridas pelo Município nos próximos dez anos – até 2025.

Homologação das Inscrições – Processo Seletivo da Secretaria Municipal de Educação – Edital 010/2017

2017 / 11 / 11 – Errata – Homologacao das Incricoes – Professor Series Finais – Ed. Física

2017 / 11 / 10 – Processo Seletivo Simplificado 010 SME – Homologacao das Inscricoes

Escolas municipais apresentam projetos do programa Cultura Empreendedora

Na próxima terça-feira (14), no Seminário Regional de Educação Empreendedora, os alunos da rede municipal de ensino irão apresentar os projetos criados no programa Cultura Empreendedora nas Escolas. O evento, realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de Minas Gerais, será na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), a partir das 8h30.

Esta mostra de resultados, segundo José Gonçalves Moreira, secretário municipal de Educação, também possibilitará que as 18 escolas participantes, ressaltem o processo de criação desenvolvido ao longo do ano letivo, “além da oportunidade que os alunos terão de vivenciar um evento empreendedor com várias atrações interessantes”.

A programação do seminário, de acordo com o Sebrae, tem como objetivo gerar novas ideias e, ainda, dialogar sobre o novo modelo de educação empreendedora com educadores e alunos de vários municípios mineiros. Além da apresentação dos projetos itabiranos, serão realizados espetáculo “Ciência em Show”, palestras com estudantes e professores de outros estados e, o painel “Novos olhares sobre a educação”. O evento será encerrado às 18h30.

Programa

O Cultura Empreendedora nas Escolas faz parte do Programa Nacional de Educação Empreendedora, desenvolvido pelo Sebrae, e busca soluções educacionais com professores e alunos, atuando no desenvolvimento de competências empreendedoras e inserção no mercado de trabalho. Para isso, cada escola participante elege uma ideia empreendedora para desenvolver um projeto que seja rentável financeiramente. O programa é trabalhado com alunos dos 1º ao 6º ano do ensino fundamental I.

Resultado da análise dos recursos contra indeferimento dos pedidos de isenção do valor da taxa de inscrição – Processo Seletivo – Edital nº 01/2017 – Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Administração e Secretaria Municipal de Assistência Social

A Prefeitura Municipal de Itabira, no uso de suas atribuições legais, e nos termos do Edital 01/2017 – Processo Seletivo Simplificado, torna público o resultado da análise dos recursos contra indeferimento dos pedido de isenção do valor da taxa de inscrição.

Confira no link abaixo:

Resultado dos recursos isenta taxa

Semana da consciência negra começa hoje

Começaram hoje (9) os eventos da Semana Itabirana da Consciência Negra. Este ano, com o tema “Construindo Itabira sem racismo”, a Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria Municipal de Governo (SMG) e em parceria com o Conselho Municipal para a Promoção da Igualdade Racial (Compir), irá discutir o impacto do preconceito na sociedade.

Com este propósito, haverá roda de conversa, palestras, manifesto, intervenções culturais, exibição de filmes e missa afro, além do lançamento oficial do projeto Educando Itabira sem Racismo, no dia 22/11, às 13 horas, na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) que, de acordo com Maria Helena Primo “Lena Primo”, diretora da Promoção da Igualdade Racial da SMG será o destaque da programação. “O projeto começou no início do ano e a aceitação foi tão grande que as escolas nos procuram para fazer parte. Assim como eu, os educadores também acreditam que tudo começa pela educação, inclusive os preconceitos. Então, dia 22, é o nosso dia D”.

Ainda segundo a diretora, outro evento “impactante” será o manifesto para celebrar o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra (20), na próxima terça-feira (14/11), às 15 horas, na Câmara de Itabira. Já no dia 16/11, a partir das 18 horas, na praça Doutor Nelson Lima Guimarães, no bairro Pará, acontecerá a 5ª Cultural Afro com diversas atrações e shows.

As comemorações do dia 20 serão marcadas pela Festa Cultural Afro – Cultura Quilombola, às 10 horas, na Escola Municipal Candidópolis e, às 19h30, pela missa afro, na Igrejinha do Rosário. “A missa ficará linda com a participação dos grupos de Marujos e, a pedido do padre Eugênio, a comunidade fará uma mesa de comidas típicas após a celebração”, destacou Lena Primo.

A Semana Itabirana da Consciência Negra será encerrada na sexta-feira (24), às 14 horas, no auditório da Prefeitura de Itabira, com uma roda de conversa articulada por Yone Maria Gonzaga, superintendente de Políticas Afirmativas e Articulação Institucional da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania de Minas Gerais.

Projeto

O Educando Itabira sem Racismo iniciou suas atividades em maio deste ano, como parte das comemorações dos 129 anos da abolição da escravatura, e se desenvolve por meio da exibição de filmes – com abordagem do tema racismo – para crianças e adolescentes das escolas itabiranas. De acordo com Lena Primo, o projeto visa estimular debates que permitam a reflexão dos alunos “sobre o impacto do preconceito e suas consequências na vida de toda a sociedade, começando pela escola”. Ainda segundo ela, com esta didática o projeto alcança o seu principal objetivo, que é a formação de pessoas tolerantes às diferenças. “Por meio de uma abordagem leve, conseguimos demonstrar a seriedade que o tema inspira. Provocamos uma reflexão nesses jovens acerca do preconceito em todas as suas formas e dos danos que ele provoca na vida de cada pessoa. Assim, formamos seres humanos mais solidários e tolerantes com as diferenças”.

Programação

Dia 09/11, às 10 horas

Local: Escola Municipal Candidópolis

Palestras – Tema: Superando o Preconceito (Lena Primo)

Tema: Lei 10.639 – a verdadeira História do Negro (professor Jhonatan Fernandes)

Dia 14/11, às 15 horas

Local: Câmara de Itabira

Manifesto sobre o dia 20 de Novembro

Dia 16/11, a partir das 18 horas

Local: Pracinha do Pará

5ª Cultural Afro

* Intervenções Culturais: alunos da Escola Estadual Major Lage

* Dança de Forró: professor Júlio

* Dança Afro: coreógrafo Warley e Cia de BH

* Samba na Sola: Cantora Duca

* Roda de Capoeira

* Show com Genésio Reis

* Roda de Samba: Grupo Samba de Raiz

Dia 20/11, às 10 horas

Local: Escola Municipal Candidópolis

Festa Cultural Afro – Cultura Quilombola

            às19h30

Local: Igrejinha do Rosário

Missa Afro: padre Eugênio

Dia 21/11, às 14 horas

Local: Funcesi

Visita dos alunos das escolas: Fazenda da Bethânia, Candidópolis e José Ricardo Martins (Chapada) aos projetos de extenção da universidade: Inclusão Digital e Espaço de Tecnologia

Dia 22/11, a partir das 13 horas

Local: FCCDA

* Apresentação Drummonzinhos

* Apresentação do Coral Mulheres Negras : “Mudança de Hábito”

* Apresentação dos Projetos Desenvolvidos pela Diretoria

* Lançamento da Ouvidoria Permanente/Blog

* Lançamento do Projeto: Educando Itabira sem Racismo

* Análise dos alunos das escolas envolvidas.

* Palestra – Tema: Cultura Quilombolas (Arcanjo Conceição Pimenta – Diretor do SOS Racismo)

Dia 24/11, às 8 horas

Local: Escola Estadual Major Lage

Palestra – Tema: O Brasil na década do afrodescendente – desafio para a Educação Pública (Yone Maria Gonzaga)

                 às 10 horas

Local: Escola Municipal Coronel José Batista

Palestras – Tema: O Brasil na década do afrodescendente – desafio para a Educação Pública (Yone Maria Gonzaga)

                 às 14 horas

Local: auditório da Prefeitura de Itabira

Roda de conversa – Yone Maria Gonzaga

Ronaldo Magalhães prevê mais cortes em 2018

Na tarde de ontem (8), o prefeito Ronaldo Magalhães convocou a imprensa para divulgar o encerramento do contrato com a empresa Conservo, prestadora de serviços terceirizados para o Município.

Continuar com os serviços da empresa, segundo o prefeito, era a primeira opção da administração, “mas eles têm um deficit do governo passado de R$ 3,5 milhões e o nosso, agora, chegaria a esse valor também, ou seja, seriam R$ 7 milhões. Como eles suportariam pagar o pessoal em dia, o 13º (salário) etc? Então, a opção, já que não conseguimos pagar, foi encerrar o contrato e dispensar, infelizmente, essas pessoas”. Ainda de acordo com Ronaldo, para custear o contrato são retirados cerca de R$ 1,2 milhões dos cofres públicos.

O prefeito destacou ainda, que depois de dez meses de governo continua enfrentando muitas dificuldades econômicas. “Nós chegamos aqui em janeiro e a situação era ruim, mas hoje, ela se encontra pior. Nós tínhamos uma expectativa de que a receita poderia melhorar um pouco no segundo semestre, mas isso não aconteceu. Estamos lutando, ajustando e tivemos que cortar muitas coisas”.

A receita “real” do Município este ano, segundo Ronaldo Magalhães, é de aproximadamente R$ 350 milhões – não entram nesta soma as verbas carimbadas e os empréstimos – e a despesa gira em torno de R$ 385 milhões. “Estamos com um deficit de R$ 30 milhões, mas o previsto no início do ano ficaria em torno dos R$ 100 milhões. Conseguimos cortar R$ 6 milhões mensais, mas ainda estamos com um deficit mensal de R$ 2,5 milhões. Agora temos que escolher o que cortar: pessoas, contratos ou fechar um hospital, por exemplo? Mas, como fechamos um hospital? Então, começamos a mexer com pessoas com muita dor no coração”, afirmou o prefeito.

O secretário municipal da Fazenda, Marcos Alvarenga Duarte, explicou o cenário financeiro do Município e sinalizou uma piora na arrecadação do ano que vem, já que a principal receita é originada do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e esse valor é proporcional à participação do Município no desenvolvimento econômico do Estado. “O índice de participação de cada Município é calculado sobre o que cada um gerou na economia do Estado, levando em consideração os 3º e 4º anos anteriores. Então, estamos recebendo este ano, a média do que foi produzido em 2014 e 2015. Em 2015 já tivemos um nível menor de produção. Quando chegar em 2018 vamos pegar a média de 2015 e 2016, que foram dois anos ruins. O pior reflexo acontecerá lá em 2018”. O secretário ressaltou também, “que mesmo que este ano tenha uma recuperação razoável no preço do minério, isso será refletido lá em 2019”.

Cenário

Ronaldo Magalhães ressaltou que a crise econômica que assola o município é grave. Segundo ele, os recursos oriundos de impostos como ICMS, Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) e Compensação Financeira pela Exploração dos Recursos Minerais (Cfem) caíram drasticamente. No entanto, apesar da queda da arrecadação, o Governo Municipal não tem medido esforços para continuar trabalhando em prol da população. Durante a entrevista, o prefeito lembrou dos investimentos em captação de água e em saneamento básico, operação tapa-buraco, recuperação e melhoramento de cerca de 25% das estradas rurais do município, iluminação pública, programa Cidade Limpa, entre outros. Ronaldo Magalhães destacou ainda que, mesmo diante da dificuldade econômica, a folha de pagamento dos servidores e os repasses para a Câmara de Vereadores estão em dia. “O ano de 2018 será um ano muito difícil para nós. Estamos fazendo as coisas com muita disposição, mas sem tirar os pés do chão. Estudamos alternativas de novos cortes para que possamos continuar investindo em Itabira”, concluiu.

De acordo com Marcos Alvarenga, o valor recebido da Cfem este ano ficou “praticamente R$ 45 milhões a menos em relação a ano passado, especialmente porque em 2016 entrou um recurso extra na Cfem. Assim como nas outras receitas: ISS das obras que a Vale e a própria economia da cidade teve uma queda. Então, nós tivemos cerca de R$ 6 milhões a menos no ISS deste ano”, finalizou o secretário.

Edital de Designação da Secretaria Municipal de Educação

2017 – 11 – 10 – SERIES FINAIS – ED. FISICA

2017 – 11 – 10 – SERIES FINAIS – CIENCIAS

2017 – 11 – 10 – SERIES INICIAIS – REGENCIA

Resultado dos pedidos de isenção do valor da taxa de inscrição – Processo Seletivo – Edital nº 01/2017 – Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Administração e Secretaria Municipal de Assistência Social

A Prefeitura Municipal de Itabira, no uso de suas atribuições legais, e nos termos do Edital 01/2017 – Processo Seletivo Simplificado, torna público o resultado dos pedidos de isenção do valor da taxa de inscrição.

Confira no link abaixo:

Resultado analise isencao taxa

Scroll To Top