quinta-feira , 19 setembro 2019
Você está aqui: Capa | Destaques

Arquivo da categoria: Destaques

Assinatura dos Feeds

Notícias de destaque no banner rotativo.

Itabira Mais Turismo – de 20 a 28 de setembro – Semana do Turismo começa nesta sexta-feira com encontro de motociclistas e muita música

Começa nesta sexta-feira (20) a 3ª Semana do Turismo de Itabira. Com o tema Itabira Mais Turismo, o Município oferece à população diversas atividades culturais e esportivas. Logo na abertura, o público poderá conferir o 2º Itamotorock – Encontro Nacional de Motociclistas e Triciclistas, a partir das 18 horas, na Praça do Expedicionário (praça da Eemza), no Centro. Os amantes da boa música terão a oportunidade de curtir a programação ao som de André Kats e Guilherme Salty (rock clássico) e Arena Hard Rock (clássicos lado A).

O evento conta com área de camping coberta e com chuveiro quente, praça de alimentação com chopp e cervejas artesanais, além de comidas variadas. Haverá ainda área para expositores, sorteio de brindes e troféus para moto clubes. O 2º Itamotorock segue até o domingo (22).

Confira a programação:

Sexta-feira (20)

18h – Abertura oficial

19h – Show André Katz e Guilherme Salt (rock clássico)

21h30 – Arena Hard Rock (clássicos lado A)

Sábado (21)

12h – Início das atividades (som mecânico)

13h – Fernando Cotonete (voz e violão)

14h – Banda Curta Metragem (João Monlevade)

16h30 – Wolf Machine (clássicos do rock)

19h – Paranoia (tributo a Raul Seixas)

21h30 – Led III (Led Zeppelin Cover)

Domingo (22)

7h – Super café da manhã para os motociclistas

3ª Semana do Turismo de Itabira – Itabira Mais Turismo

A 3ª Semana do Turismo de Itabira, de 20 a 28/9, é uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (SMDECTIT), com o objetivo de promover eventos e atividades para difundir as políticas públicas do turismo no município. A programação conta com palestras, oficinas, espetáculo teatral, workshops, shows e atrações esportivas e culturais.

Por meio do programa Itabira Mais Turismo, o Município está em consonância com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e com a meta 8.9 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): até 2030, conceber e implementar políticas para promover o turismo sustentável, que gera empregos, promove a cultura e os produtos locais.

3ª Semana do Turismo – Museu de Itabira recebe exposição Jardins do Vale

Como parte da programação da 3ª Semana do Turismo, o Museu de Itabira recebe na segunda-feira (23), às 16 horas, a exposição Jardins do Vale. Nesta apresentação, o artista plástico Gildásio Jardim exibe pinturas em telas feitas com tecidos estampados.

Ao todo, 30 telas de tamanhos variados – com predominância nas dimensões 50×40 centímetros – fazem parte da mostra. A exposição fica em cartaz por 60 dias. Gildásio Jardim revelou que as estampas de tecidos fazem parte das lembranças de sua infância vivida em zona rural.

Comecei a fazer telas com essas estampas com o objetivo de provocar uma fusão entre os personagens do meu universo com as cores que eles trazem nas vestimentas. De cada estampa, tento tirar um personagem ou vivência da cultura popular do nosso Brasil. Estou tentando pintar a poesia que há no cotidiano do nosso povo”, disse o artista plástico.

Antes da abertura da exposição, Gildásio Jardim ministrará a palestra “Jardins do Vale”. O evento é gratuito e as vagas são mediante a lotação do espaço. A visitação será coordenada para acesso a grupos de, no máximo, 20 pessoas por vez.

Prevenção – Prefeitura inicia limpeza dos canais da cidade

Para prevenir enchentes no período chuvoso, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU), deu início hoje (19) ao processo de limpeza do Canal do Gabiroba, localizado na avenida Almir Pessoa de Magalhães.

Os trabalhos, executados pela Empresa de Desenvolvimento de Itabira (Itaurb), compreendem a retirada de sujeira, entulho, lixo e galhos que interrompem o curso d’água.

De acordo com informações da SMDU, depois desta limpeza, prevista para terminar em uma semana, os trabalhos seguirão para o Canal do Chacrinha, na região do bairro Pará. Em seguida, para as avenidas Carlos Drummond de Andrade, Carlos de Paula Andrade, finalizando no Canal da Praia – avenidas Cristina Gazire e Prefeito Li Guerra.

WhatsApp Image 2019-09-19 at 13.34.06

Conscientização – Transita inicia atividades da Semana do Trânsito

A solenidade de abertura da Semana Nacional do Trânsito (SNT) aconteceu nesta quarta-feira (18), no auditório do 26º Batalhão de Polícia Militar de Minas Gerais (BPM), no bairro Fênix. Estiveram presentes os secretário municipal de Obras, Transportes e Trânsito, Ronaldo Lott Pires; capitão Pierry, representando o comando do 26º BPM; tenente Caldeira, comandante da Polícia Rodoviária; tenente Marlon Pinho Medeiros de Aguiar, comandante do 4º Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar (CBM); Diogo Moreira, delegado da Polícia Civil; Alexandre Galvão, coordenador regional do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem (DEER/MG); Júlio César Lacerda Lage, coordenador geral do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e vereador Jovelindo de Oliveira.

O evento começou com a exibição de um vídeo produzido pela Superintendência de Transportes e Trânsito (Transita), em que cidadãos completam a frase “O trânsito que eu quero para Itabira”. O material apresenta os desejos das pessoas que compõem o tráfego: estudantes, deficientes físicos, professores, agentes de trânsito, taxistas, motociclistas, e policiais. É importante ressaltar que todos, antes de tudo, são pedestres.

Para o capitão Pierry, a SNT busca mobilizar a população para uma reflexão. “O maior desafio é a geração de autocrítica e melhor percepção sobre o trânsito: que ele precisa ser composto por pessoas que respeitem a vida, tenham mais cuidado e prudência para que possamos ter uma convivência mais harmoniosa”.

Neste ano, além de palestras, simulados e blitze educativas para orientar pedestres e motoristas sobre as normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a Transita encerrará a campanha, no dia 28/9, com uma “Parada Legal”, onde pessoas portadoras de necessidades especiais e idosos farão travessias em várias faixas de pedestres da avenida João Pinheiro. “É uma ação inovadora para conscientizar a população sobre as faixas e sua importância para quem precisa delas. A população brasileira está vivendo mais, o respeito aos mais velhos tem que vir e o trânsito é o principal local”, avaliou Ronaldo Lott.

Ainda segundo o secretário, as campanhas educativas da Transita têm como objetivo principal alertar que todos são responsáveis pelo tráfego itabirano. “A educação no trânsito é o principal pilar para que a gente consiga reverter os índices (de acidentes) vergonhosos e calamitosos do Brasil. As campanhas deveriam acontecer o ano inteiro. Não podemos nos isentar disso e a mudança cabe a nós. A partir do momento que tiramos o pé da nossa casa, estamos envolvidos com o trânsito. Então, não temos que esperar que alguém faça um trânsito melhor, nós somos o trânsito”, finalizou.

WhatsApp Image 2019-09-18 at 10.16.06

Programação

19/09 (quinta-feira)

9h – Simulado de acidente; blitz educativa com distribuição de panfletos.

Local: MG129 – Barro Branco/ Itabiruçu

20/09 (sexta-feira)

14h – Abertura da Exposição de Artes “Desenhando o Trânsito de Itabira” (de 20/09 a

02/10); mostra dos vídeos “O trânsito que eu quero para Itabira”

Local: Foyer da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade

23/09 (segunda-feira)

9h/16h – Palestra “No trânsito, a gentileza e a vida têm prioridade”

Local: Transportes Cisne

24/09 (terça-feira)

12h – Simulado de acidente; blitz educativa com distribuição de panfletos

Local: Mina Cauê (Vale)

25/09 (quarta-feira)

12h – Simulado de acidente; blitz educativa com distribuição de panfletos

Local: Mina Conceição (Vale)

26/09 (quinta-feira)

9h – Simulado de acidente; blitz educativa com distribuição de panfletos

Local: Entrocamento da avenida Duque de Caxias e rua Juca Machado

27/09 (sexta-feira)

19h30 – Palestra “Trânsito para todos – unidos pela vida”

Local: Associação da Vila São Joaquim

28/09 (Sábado)

10h – Encerramento e Parada Legal

Local: Avenida João Pinheiro (em frente à Cobal)

Transparência – Prefeitura reúne beneficiários do Minha Casa Minha Vida; sorteio de endereços será na semana que vem

Para reforçar seu compromisso com a transparência, a Prefeitura de Itabira convidou os beneficiários dos 400 apartamentos do Programa Minha Casa Minha Vida para esclarecer dúvidas e informar sobre o trâmite de entrega das unidades. Os encontros começaram na segunda-feira (16) e ocorrem até sexta-feira (20), com a participação do prefeito Ronaldo Magalhães, da vice-prefeita Dalma Barcelos, da secretária de Assistência Social Marli Oliveira e do chefe de gabinete Deoclécio Mafra.

Os contemplados, divididos em grupos, esclarecem questionamentos como transferência escolar das crianças ou o transporte dos alunos após a mudança, transporte coletivo, entre outras dúvidas. O objetivo do governo é tranquilizar e informar a população.

Sorteio de endereços

A próxima etapa já está definida e foi repassada ao público-alvo: na próxima semana, dias 23, 24 e 25 de setembro, às 15h, no teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), serão feitos os sorteios de designação das unidades, isto é, cada beneficiário saberá o apartamento e o bloco em que vai morar.

Na segunda-feira (23) serão sorteados os endereços do Residencial Abóboras. Na terça (24), por sua vez, participarão do sorteio os futuros moradores do Residencial Barreiro. O sorteio para o Residencial Fênix será realizado na quarta-feira (25).

Após a designação de unidades, os beneficiários serão convocados para assinarem os contratos junto à Caixa Econômica Federal. Nos últimos meses, a Prefeitura aguardava o banco analisar a documentação de cada família beneficiada, o que foi concluído.

A entrega das chaves ocorrerá até novembro. A data será informada posteriormente.

Em tempo

Os condomínios têm 128 unidades tanto no Fênix, quanto no Abóboras, e 144 no Barreiro, com apartamentos de 45 m² e dois quartos. Eles beneficiam famílias que recebem até R$ 1.800,00 por mês. A conquista foi anunciada por Ronaldo Magalhães em 2018, com um investimento de R$ 35 milhões.

3ª Semana do Turismo – Abertas inscrições para workshops gratuitos

A 3ª Semana do Turismo de Itabira segue a todo vapor. Dentro da programação muitas palestras, shows, atividades culturais e esportivas. Para aqueles que buscam opções de capacitação, o evento oferece workshops gratuitos em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/MG).

Para participar dos cursos, é necessário efetivar as inscrições, mediante doação de um pacote de fralda geriátrica, na sede do Senac/MG (Praça Dr. Acrísio Alvarenga, 07 – Edifício Praça Sete, Centro), das 9 às 20 horas, nesta quinta-feira (19) e sexta-feira (20). As fraldas arrecadadas serão doadas a instituições itabiranas.

Os workshops acontecem entre os dias 23 e 27 deste mês, no Senac/MG Unidade Itabira, das 13h às 17h30. São oferecidas 20 vagas por turma. A idade mínima para participar é de 16 anos. Cada curso tem carga horária de 9 horas. Confira a programação:

23 e 24/09 (segunda e terça-feira): Excelência no Atendimento ao Cliente

24 e 25/09 (terça e quarta-feira): Técnicas para recepcionistas em meios de hospedagem

26 e 27/09 (quinta e sexta-feira): Empreendendo no Turismo

Serviços gratuitos – Ação Cidadã chega a Ipoema neste sábado

Os moradores do distrito de Ipoema terão a oportunidade de resolver, gratuitamente, diversas questões relacionadas ao serviço público no “Ação Cidadã” deste sábado (21), na Praça Augusto Guerra, das 13 às 17 horas. A iniciativa é da Prefeitura de Itabira e parceiros.

Será possível agendar a emissão da carteira de identidade e de trabalho, marcar o cadastramento biométrico do título de eleitor, requerer isenção para a primeira ou segunda via de documentos (nascimento, casamento, óbito e identidade) e fazer inscrição ou atualização no Cadastro Único, necessário para programas sociais do Governo Federal, como o Bolsa Família e a tarifa social de energia elétrica. 

Haverá também orientações jurídicas, aferição de pressão e glicose, avaliação de saúde bucal e orientações sobre temas de saúde pública. Para o entretenimento do público infantil, o programa levará pula-pula, escorregador e pintura facial.

Além das secretariais municipais, o Ação Cidadã conta com o suporte do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon); Serviço de Assistência Judiciária (SAJ), da Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira (Funcesi); Justiça Eleitoral; Polícia Civil e outros.

Edital de Designação de Vagas da Secretaria Municipal Educação

2019/09/20 – PROFESSOR DE SERIES INICIAIS – REGENCIA EDUCACAO INFANTIL

2019/09/20 – PROFESSOR DE SERIES INICIAIS – REGENCIA ANOS INICIAIS

2019/09/20 – NUTRICIONISTA

2019/09/20 – ARTIFICE DE OBRAS

2019/09/20 – MONITOR DE CRECHE – ZONA URBANA

2019/09/20 – AUXILIAR DE CRECHE – ZONA URBANA

Oportunidade de qualificação – Sala Mineira do Empreendedor oferece palestras gratuitas sobre empreendedorismo e direito digital

Palestras gratuitas com os temas empreendedorismo e direito digital são oferecidas gratuitamente pela Sala Mineira do Empreendedor na próxima semana. As qualificações acontecem na terça-feira (24), das 19 às 21 horas, na sede da Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (Uaitec Lab).

Os interessados em trabalhar por conta própria, ter registro de pequeno empresário e exercer uma das mais de 400 modalidades de serviços, comércio ou indústria, poderão se inscrever na palestra “Como se tonar um microempreendedor individual – MEI”. Já a palestra “Direito Digital Corporativo e o Mundo 4.0” é a oportunidade para abranger os conhecimentos dentro da área digital. A palestra expõe sobre o mundo corporativo, os riscos de contratos e compras pelas redes sociais.

O Direito Digital é um ramo em ascensão no mercado jurídico e vem ganhando força com essa necessidade de encontrar soluções para as questões e impasses envolvendo o uso da tecnologia. Já o MEI é ter seu negócio formalizado e assim fazer parte de um novo perfil de empreendedor”, explicou o coordenador da Sala Mineira do Empreendedor, Lúcio Costa.

As atividades são abertas ao público, no entanto, há limite de vagas. Para participar, o interessado deve se inscrever no site www.sympla.com.br/salamineiraitabira. Outras informações pelos telefones 3839-2528 e 3839-2522.

Sala Mineira do Empreendedor

A Sala Mineira do Empreendedor é um espaço da Prefeitura de Itabira, coordenado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (SMDECTIT). O objetivo do local é oferecer orientações, informações e todo o conhecimento necessário para o desenvolvimento profissional do empreendedor.

Edital publicado – Eleição para o colegiado do Itabiraprev

Foi publicado, no Diário do Município, o edital para o processo de eleição do colegiado do Instituto de Previdência de Itabira (Itabiraprev), para o mandato de 2020 a 2023. O certame informa regras para a candidatura ao pleito, com inscrição presencial entre os dias 14 e 18 de outubro, e a escolha pública dos futuros membros do Conselho Deliberativo e Conselho Fiscal, de 10 a 12 dezembro.

O público-alvo é formado por servidores ativos e inativos da Prefeitura de Itabira, Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Câmara de Vereadores, Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) e Itabiraprev. Neste ano, com a proposta de ampliar a participação do eleitorado, a escolha dos titulares e suplentes será on-line.

Clique aqui para acessar o Edital 001/2019, do Itabiraprev.

Clique aqui para acessar o Decreto 2.702/2019, do Executivo Municipal, que regulamenta as eleições para o colegiado do instituto.

Em caso de dúvidas, entre em contato com o Itabiraprev por meio do número (31) 3839-2581. O instituto está localizado na avenida Mauro Ribeiro, nº 566, loja 02, bairro Esplanada da Estação.

Scroll To Top