Você está aqui: Capa | Destaques

Arquivo da categoria: Destaques

Assinatura dos Feeds

Notícias de destaque no banner rotativo.

Prefeitura promove Maio amarelo em ações de segurança no trânsito

A superintendência de transportes e trânsito (Transita) da Prefeitura de Itabira, em parceria com a Polícia Militar, promovem entre os dias 29/04 e 13/05, das 9 às 11 horas, blitze educativas nas escolas municipais, estaduais e particulares para orientar os estudantes e transeuntes sobre a correta utilização da faixa de pedestre.

De acordo com Edivânia Fernandes das Mercês, diretora de educação de trânsito e estatística, a ação é uma continuidade da campanha “Pé na Faixa”. No entanto, segundo ela, a Prefeitura aderiu ao movimento Maio amarelo, que tem como proposta chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito. “As ações do movimento este ano em nossa cidade serão dedicadas especialmente à segurança dos pedestres. Isso porque, em uma rede que concentra carros, motos e bicicletas, muitas vezes no mesmo espaço, o pedestre acaba sendo o vértice mais vulnerável”. Ainda segundo Edivânia Fernandes, o principal objetivo é proteger o pedestre e contribuir com a resolução “Década de Ações para a Segurança no Trânsito” – documento elaborado pela Assembleia Geral das Nações Unidas, com base em um estudo da Organização Mundial de Saúde (OMS) que contabilizou, em 2009, cerca de 1,3 milhão de mortes por acidente de trânsito em 178 países. Aproximadamente 50 milhões de pessoas sobreviveram com sequelas – no período de 2011 a 2020.

Maio amarelo

Conforme informações divulgadas no site oficial do movimento, é uma ação coordenada entre o poder público e a sociedade civil, com o objetivo de colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para discutir o tema por meio de ações que propagarão o conhecimento e, também, abordarão toda a amplitude que a questão do trânsito exige.

A marca que simboliza o movimento, o laço na cor amarela, segue a mesma proposta de conscientização já idealizada e bem-sucedida, adotada pelos movimentos de conscientização no combate ao câncer de mama (Outubro rosa), ao de próstata (Novembro azul) e, até mesmo, às campanhas de conscientização contra o vírus HIV. Portanto, a escolha proposital do laço amarelo tem como intenção colocar a necessidade de a sociedade tratar os acidentes de trânsito como uma verdadeira epidemia e, consequentemente, acionar cada cidadão a adotar comportamento mais seguro e responsável, tendo como premissa a preservação da sua própria vida e a dos demais cidadãos.

Processo Seletivo da SME – Edital 002/2017 – Resultado da Análise de Títulos

2017 – 04 – 28 – RESULTADO ANALISE DE TITULOS – PROJETO APRENDER MAIS

Mais saúde – Projeto Caminhar é mais uma opção para os adeptos da atividade física

Os adeptos da prática regular de exercícios físicos têm mais uma opção de treino. Na próxima quarta-feira (3), a Prefeitura de Itabira vai iniciar o Projeto Caminhar. Executado pela Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude (SMELJ), o projeto será realizado nas segundas e quartas-feiras, das 19h às 20h, na avenida Mauro Ribeiro Lage, ao lado da estação ferroviária.

O Caminhar busca conscientizar e orientar as pessoas sobre a importância da prática correta dos exercícios físicos. No local, um professor e um auxiliar estarão disponíveis para auxiliar a população. A expectativa dos servidores da SMELJ é de atender cerca de 100 pessoas, incluindo crianças e adolescentes.

Este é um projeto que não tem restrição. Está aberto a todos os interessados: pessoas que caminham ou correm, que passam por ali e param fazer alongamento e depois continuam a caminhada. O importante é praticar a atividade física e, principalmente, de maneira correta para não haver lesões, disse a responsável pela Diretoria de Lazer da SMELJ, Ângela Maria Campideles Silva.

Utilidade Pública – Interrupção de serviço de transporte público nesta sexta-feira

A Superintendência de Transportes e Trânsito (Transita) comunica que, nesta sexta-feira (28), haverá interrupção da prestação de serviço de transporte coletivo de passageiro. A paralisação será das 13h30 às 17h30 por causa das manifestações previstas para acontecer nas principais ruas da região central de Itabira.

A Transita ressalta que esta é uma decisão da empresa prestadora do serviço de transporte público. Agentes municipais de trânsito estarão nas principais vias de acesso para auxiliar motoristas e pedestres.

Unidades de Saúde

Também devido às paralisações, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) alerta que não haverá vacinação nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros Amazonas, Água Fresca, Campestre, Chapada, Barreiro, Gabiroba, Fênix e Jardim das Oliveiras.

Outras informações podem ser obtidas pelos telefones: 3839-2406 e 3839-2679.

Audiência Pública – Prefeitura apresenta projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias para o ano de 2018

Com o objetivo de democratizar o debate sobre os critérios orçamentários do Município, a Prefeitura de Itabira vai apresentar o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2018. Aberto à comunidade, o encontro acontecerá na quarta-feira (03), às 17 horas, no auditório da Prefeitura. As informações serão apresentadas pelas secretarias municipais de Planejamento e Gestão (Seplag) e Fazenda (SMF), que elaboraram o projeto.

A LDO estabelece as metas e prioridades da Administração Pública Municipal para o próximo ano. Também dispõe sobre as alterações na legislatura tributária, estabelece metas e riscos fiscais, bem como os fatores que podem vir a afetar as contas públicas. De acordo com o responsável pela Seplag, Geraldo Rubens Pereira, com a introdução da Lei de Responsabilidade Fiscal, a LDO recebeu novas atribuições e tornou-se um instrumento fundamental no processo de planejamento fiscal.

Com esta apresentação, buscamos ainda destacar a importância da transparência pública e o equilíbrio entre receitas e despesas. Após a exposição dos dados, abriremos espaço para que os participantes possam expor seus pontos de vista, questionamentos e opiniões. A participação popular é muito importante para democratizarmos a tomada de decisões”, disse o secretário municipal.

Posteriormente, a LDO será encaminhada ao Poder Legislativo para análise e aprovação dos vereadores.

Edital de Designação da Secretaria Municipal de Educação

2017 – 05 – 02 – MERENDEIRO ESCOLAR

2017 – 05 – 02 –  SERVENTE ESCOLAR

2017 – 05 – 02  – NUTRICIONISTA

2017 – 05 – 02 –  AUXILIAR DE CRECHE

Errata I – Homologação das Inscrições – Processo Seletivo Projeto Aprender Mais / SME – Edital 002/2017

ERRATA I – EDITAL 002-2017- PROJETO APRENDER MAIS

Feira itinerante da agricultura familiar começa em maio

A Prefeitura de Itabira inaugura no próximo dia 04/05, das 7 às 12 horas, no bairro Centro, na Rodoviária – próximo à entrada do Parque da Água Santa – a primeira edição da feira Terra Nossa.

De acordo com o decreto regulamentador nº 628 – assinado pelo prefeito Ronaldo Magalhães no dia 28/03 – a feira será realizada uma vez por semana, sempre às quintas-feiras, em um dos sete bairros selecionados da cidade – Bela Vista, na rua Anastácio de Brito; Caminho Novo, na rua Cristal; Praia, avenida Cristina Gazire, na área verde, em frente ao centro comercial do bairro; Gabiroba, na rua Almir Pessoa de Magalhães; João XXIII, avenida Jorge Ferraz, esquina com a rua Humberto Campos; Amazonas, na rua Amapá, entre os cruzamentos das avenidas Brasil e Ipiranga – além dos distritos Ipoema e Senhora do Carmo.

Feira

A feira itinerante é uma parceria entre a Prefeitura de Itabira com a Associação dos Produtores da Agricultura Familiar de Itabira (Apafi) e tem como objetivo escoar a produção da agricultura familiar do município, além de aproximar os produtores dos consumidores. São 15 barracas, com três produtores em cada, comercializando frutas, legumes, verduras, tubérculos, cereais, aves vivas e abatidas, carnes suína e bovina, quitandas, ovos, mel, derivados do leite e do milho, doces e artesanatos. Segundo informação da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA), os produtos de origem animal são inspecionados pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM) com o devido selo que garante a qualidade da mercadoria.

Para participar da Terra Nossa, é necessário que o produtor seja, exclusivamente, da agricultura familiar e apresente a Declaração de Aptidão (DAP) ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), emitida pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater/MG).

História

O programa Apoio à Geração e Incremento de Renda (Agir), da Fundação Vale, incentivou a criação da feira itinerante, capacitando os produtores por meio de cursos que ensinaram novas técnicas para aumentar e diversificar a produção.

O programa contribui para o fortalecimento de negócios sociais, respeitando as vocações e criando oportunidades de trabalho e aumento de renda nas comunidades onde atua. O participante recebe capacitações, assessorias, orientações, investimentos e acompanhamento dos projetos de empreendedorismo (incubação ou aceleração). Em Itabira, o Agir conta com a parceria da Prefeitura e da Incubadora Social do Instituto Kairós (Nova Lima/ MG) como entidade técnica executora.

Esporte – Segunda etapa do Campeonato Mineiro de Taekwondo será em Itabira

Cerca de 400 atletas de Minas Gerais disputarão no sábado (29) e domingo (30) a segunda etapa do Campeonato Mineiro de Taekwondo 2017, em Itabira. A cidade, que sediou a primeira etapa nos dias 11 e 12 de março, foi selecionada pela Federação de Taekwondo do Estado de Minas Gerais (Ftemg) depois que o município de Mariana ficou impossibilitado de receber as disputas devido a uma reforma no ginásio poliesportivo.

Como na primeira etapa do campeonato, as competições serão realizadas no Ginásio Poliesportivo Maestro Silvério Faustino e também servirão para selecionar os atletas para participar do Campeonato Brasileiro deste ano. No sábado (29), as disputas começam a partir das 10 horas. Já no domingo (30), o torneio está marcado para as 8 horas. O evento é gratuito e aberto ao público. As competições são divididas em seis categorias para faixas preta e colorida – Fraldinha, Infantil, Mirim, Júnior, Adulto e Máster -, e contam com atletas femininos e masculinos.

Na primeira etapa, competiram aproximadamente 500 atletas de 20 cidades mineiras, sendo 91 de Itabira. Os itabiranos subiram ao pódio 83 vezes com a conquista de 39 medalhas de ouro, 38 de prata e seis de bronze, resultando na seguinte classificação: 5º lugar nas categorias Cadete, Júnior, Sub-21, Adulto e Master; 2º lugar na categoria Poomsae; e 1º lugar nas categorias Fraldinha, Mirim e Infantil.

Na ocasião, o secretário municipal de Esportes, Lazer e Juventude, Martinho Francisco de Alvarenga Oliveira, declarou que descentralizar o campeonato permite a popularização do esporte. “Já fazemos esse intercâmbio há vários anos. Antigamente, era tudo centralizado em Belo Horizonte. Para levar, e até mesmo despertar em outros atletas e no iniciante a vontade de praticar o Taekwondo, a Federação teve a ideia de dividir o campeonato em cinco etapas, cada uma delas em uma cidade diferente”, disse.

Segundo o prefeito Ronaldo Lage Magalhães, além de sediar duas etapas do Campeonato Mineiro de TaeKwondo, em setembro, Itabira também sediará uma etapa dos Jogos do Interior de Minas (Jimi). “Nosso objetivo é investir em diversas modalidades esportivas para proporcionar opções para a juventude escolher o esporte que desejar praticar”, explicou Ronaldo Magalhães.

Saiba mais

O Taekwondo é uma arte marcial milenar de origem coreana, que tem como princípio básico o equilíbrio físico e mental, com os propósitos de aumentar a confiança plena na realização de qualquer tarefa, efetivar a capacidade de liderança e proporcionar respeito ao próximo. O esporte chegou ao Brasil na década de 1970 e está cada vez mais difundido: a Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD) tem uma federação filiada em todos os estados. Devido à sua popularização em todo o mundo, o Taekwondo tornou-se esporte olímpico em 1988.

Mais qualidade de vida – Prefeitura resgata Projeto Vida Ativa

Os participantes do tradicional Projeto Vida Ativa já podem comemorar. Na próxima semana, a Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude (SMELJ), inicia as atividades do programa para vários núcleos.

As práticas começam a partir da segunda-feira (24), da seguinte maneira: núcleos Ativa e São Marcos (segundas-feiras, no Clube Ativa), núcleos Arfita e Chacrinha (terças-feiras, no Clube Arfita), núcleo João XXIII (quartas-feiras, na associação de moradores do bairro), núcleo Chapada (quartas-feiras, na associação de moradores do bairro Boa Esperança), núcleos VEC e Bela Vista (quintas-feiras, no VEC) e núcleos Gabiroba e Santa Tereza (sextas-feiras, no ginásio poliesportivo do bairro Gabiroba).

Com exceção do núcleo Chapada, cujo horário será às 14h, para todos os outros núcleos o projeto funcionará das 8h às 10h. De acordo com a superintendente de Lazer, Eliane Geralda Lage Menezes, a princípio o Vida Ativa acontecerá apenas uma vez por semana. A expectativa é de que, ainda neste primeiro semestre, as atividades possam ocorrer duas vezes por semana para cada núcleo. Para participar do projeto é necessário preencher uma ficha de inscrição na SMELJ, apresentar avaliação médica recente e uma foto 3×4. A idade mínima para mulheres é de 50 anos. Já os homens devem ter idade acima de 55 anos.

O Vida Ativa é um projeto da Prefeitura de Itabira que busca proporcionar entretenimento, socialização e melhor qualidade de vida para os idosos. Entre as atividades previstas estão dança, ginástica, vôlei adaptado, serestas e excursões, entre outras. O projeto conta com o apoio das secretarias municipais de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (SMDUMA), Administração (SMA) e Saúde (SMS), além da Empresa de Desenvolvimento de Itabira Ltda (Itaurb).

Vai lá: a Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude (SMELJ) está localizada na rua Irmãos D´Caux, s/n, no Centro. Outras informações podem ser adquiridas pelo telefone (31) 3839-2202.

Scroll To Top