sexta-feira , 10 julho 2020
Você está aqui: Capa | Destaques

Arquivo da categoria: Destaques

Assinatura dos Feeds

Notícias de destaque no banner rotativo.

Resultado Final – Processo Seletivo Simplificado da SME- Edital 001/2.020.

O Município de Itabira, por meio da Secretaria Municipal de Educação, divulga o Decreto de Homologação do Resultado Final e Classificação dos Candidatos do Processo Seletivo Simplificado N. 001/2.020 para as funções de Monitores Sociais das atividades de extensão curricular executadas no Programa Mais Educação.

 Dec 3.233 -2.020 -Homologacao de Resultado Final do Processo Seletivo Simplificado N. 001-2020

Uso de máscaras de proteção será obrigatório em Itabira a partir de terça-feira

Toda pessoa que sair às ruas de Itabira deverá usar máscara de proteção a partir de terça-feira (28). A regra está no Decreto 3.248, publicado neste sábado (25) no Diário Oficial, e complementa a flexibilização de funcionamento do comércio, prevista no documento.

O objetivo da medida é conter a disseminação do novo coronavírus. A Prefeitura de Itabira recomenda aos munícipes que somente saiam de casa em situações de extrema necessidade.

Até essa sexta-feira (24), Itabira tinha oito confirmações de Covid-19, incluindo um óbito, e 69 pessoas com síndromes gripais em monitoramento pela Central de Vigilância em Saúde.

Entenda ponto a ponto da flexibilização do comércio itabirano

Clique aqui e faça o download do decreto.

 

O Governo Municipal publica neste sábado (25) o Decreto Municipal 3.248 (clique aqui), que altera o funcionamento de atividades com potencial de aglomeração de pessoas a partir de terça-feira (28). O decreto também estabelece que o uso de máscaras será obrigatório caso a pessoa precise sair de casa.

Comércio

As lojas poderão abrir das 10 às 17 horas, de segunda a sexta-feira, e das 9 às 13 horas aos sábados.

Os estabelecimentos devem:

• Ter controle do público, organizando filas que se formarem, sobretudo na parte externa, com distanciamento mínimo de dois metros entre as pessoas, com marcação na calçada;

• Garantir ambientes ventilados e a limpeza contínua dos espaços;

• Higienizar os equipamentos utilizados, antes e após cada utilização;

• Disponibilizar álcool 70% em diferentes áreas da loja e recomendar o seu uso;

• Todos os funcionários, clientes e usuários deverão utilizar máscaras;

• Instalar proteção em caixas e guichês para separar funcionários de clientes ou determinar que funcionários usem protetor facial.

O Decreto proíbe a realização de promoções ou liquidações. Quem descumprir as exigências poderá ter seu alvará de funcionamento suspenso ou cassado e ser multado.

Lanchonetes e galerias

• Manter distância mínima dois metros entre as mesas dos restaurantes, com a diminuição do número de cadeiras (proporção de 50%) disponibilizadas aos clientes;

• Os funcionários devem utilizar luvas;

• Está proibido o consumo de alimentos no balcão e na calçada no perímetro do estabelecimento;

• Proíbidos também os rodízios e o self-service (o local deve priorizar o fornecimento de prato feito);

• A distância entre os clientes e organização de filas segue a mesma regra geral dos comércios.

Salões e clínicas de saúde

Clínicas de saúde, salões de beleza, barbearias e escritórios de prestação de serviços podem funcionar desde que o atendimento se faça por agendamento prévio e não haja espera simultânea de clientes, no estabelecimento ou fora dele.

Continuam suspensos

Devem permanecer fechados ou suspensos os bares, boates, casas de shows, salões de festas, shows, eventos, feiras, exposições, cinema, teatro, clubes de serviço e de lazer, piscinas, campos de futebol, quadras poliesportivas, academias e outros estabelecimentos de condicionamento físico, templos religiosos e demais atividades com potencial de aglomeração.

Transporte

A regulamentação também cita regras para o transporte coletivo de passageiros:

• Os ônibus só podem circular respeitando a capacidade máxima de passageiros sentados;

• Os veículos devem ser limpos de forma minuciosa a cada turno;

• As janelas devem permanecer abertas;

• Ter álcool disponível tanto na entrada quanto na saída dos veículos.

Está mantida a suspensão da gratuidade para idosos nos horários de pico (entre 5h e 8h59, na parte da manhã, e entre 16h e 19h59).

A Prefeitura de Itabira reforça o pedido à população para que evite sair de casa sem necessidade e mantenha o isolamento social.

 

Após medidas na saúde, Prefeitura prepara flexibilização do comércio

A partir de terça-feira (28), o funcionamento do comércio itabirano será flexibilizado, com adoção de medidas sanitárias e de controle do público. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (23) pelo prefeito Ronaldo Magalhães e o decreto será publicado no sábado (25).

Entre as regras para a reabertura das lojas estão o controle e a organização de filas, inclusive externas, com distância mínima entre as pessoas, limitação de público interno, proibição de promoções e liquidações, além do uso de máscaras. O documento trará a íntegra das exigências.

A decisão foi acertada após ações para controlar o avanço da pandemia. “Já garantimos 127 leitos nos dois hospitais e vamos implantar um hospital de campanha na Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Mata do Intelecto), pensando na logística hospitalar, que está ao lado do Hospital Municipal Carlos Chagas. Com a estrutura, podemos chegar a 200 leitos exclusivos para atender Covid-19. Com embasamento técnico e responsabilidade, vamos flexibilizar o funcionamento do comércio, com o objetivo também de salvar empregos de itabiranos e itabiranas”, ressaltou o prefeito.

Conforme Ronaldo, o panorama do novo coronavírus em Itabira é avaliado diariamente, podendo as ações serem atualizadas ou revistas. “Estamos vencendo. Precisamos que cada cidadão continue consciente e tome as precauções necessárias. Essa luta é de todos nós”.

O Município adotou o isolamento social no mês de março, evitando o colapso da rede de saúde, que recebe pacientes de várias cidades do entorno.

Novo coronavírus – Prefeitura de Itabira suspende gratuidade do transporte para idosos nos horários de pico

O Governo Municipal determinou a suspensão da gratuidade no transporte coletivo itabirano para pessoas com 65 anos ou mais em horários de pico. O objetivo da medida é evitar a circulação de idosos em meio ao risco de contágio pelo novo coronavírus (SARS-Cov-2). A regra valerá a partir da próxima quinta-feira, 23 de abril.

O horário de pico compreende o intervalo entre 5h e 8h59, na parte da manhã, e entre 16h e 19h59. A determinação consta no Decreto 3.238/20, que será publicado no Diário Oficial deste sábado (18).

O decreto representa mais um esforço da Administração Municipal para reduzir a aglomeração de pessoas e proteger a terceira idade, um dos grupos de risco em relação ao novo coronavírus.

Utilidade Pública – Trânsito em diversas ruas do bairro Gabiroba será alterado para execução de obras

A Superintendência de Transportes e Trânsito (Transita) comunica que a partir deste sábado (18) o trânsito será alterado nas ruas Nazaré e Tabelião Waldemar de Alvarenga Lage, no bairro Gabiroba, para as obras de interligação das avenidas Machado de Assis (futura avenida Integração) e Almir Pessoa Magalhães.

O trânsito será alterado da seguinte forma: sentido bairro/centro nas ruas Dr. Pedro Guerra, dos Comerciantes, avenida Almir Pessoa Magalhães e rua Tabelião Waldemar de Alvarenga Lage. No sentido centro/bairro, ruas Maria Gomes, travessa Canaã e rua Tabelião Waldemar de Alvarenga Lage.

Na prática, a obra será dividida em duas etapas. Na primeira, a rua Nazaré, a partir da rua Capitão Machado, será interditada e a circulação de veículos na rua Tabelião Waldemar de Alvarenga Lage até a travessa Canaã será em duplo sentido.

Já na etapa final, a rua Tabelião Waldemar de Alvarenga Lage, entre a avenida Almir Pessoa de Magalhães e rua Capitão Machado, será interditada e a circulação de veículos na rua Nazaré até a rua Capitão Machado será em duplo sentido.

WhatsApp Image 2020-04-16 at 12.52.38

Primeira etapa

WhatsApp Image 2020-04-16 at 12.52.38 (1)

Segunda etapa

Cartão social – Ronaldo Magalhães envia à Câmara projeto de lei que cria o ‘Itabira Voucher’

O prefeito Ronaldo Magalhães enviou nesta quinta-feira (16) à Câmara de Vereadores o Projeto de Lei 23/2020 que propõe auxílio de R$ 200 para as famílias itabiranas mais vulneráveis. A concessão do cartão social chamado Itabira Voucher destina-se à compra de alimentos, produtos de limpeza e higiene pessoal e gás de cozinha.

Após a aprovação pela Câmara e a sanção do Executivo, o benefício deverá ser disponibilizado por meio de cartão magnético, do tipo cartão-alimentação, aceito em estabelecimentos credenciados. O Itabira Voucher permanecerá instituído enquanto perdurar a situação de emergência e calamidade em saúde pública no Município devido à Covid-19.

A medida integra um pacote social de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. Entre outras ações, está em formatação pela Secretaria Municipal de Educação o projeto “Merenda em casa”, que fornecerá alimentação para os alunos da rede municipal de ensino. Para essa iniciativa serão destinados recursos da merenda escolar, haja vista as instituições estarem com as aulas suspensas.

Além de todo o trabalho empenhado na área da saúde, não podemos esquecer do social. O Município toma todas as providências necessárias para que as famílias itabiranas que mais precisam possam enfrentar esse período tão difícil”, disse Ronaldo.

Itabira Voucher

Poderá receber o auxílio o responsável familiar que está desempregado, em trabalho informal e contribuinte do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que cumpra requisitos como ter renda familiar de até dois salários-mínimos, ou renda per capita de meio salário-mínimo e estar inserido no Cadastro Único (CadÚnico). Outros detalhes serão amplamente divulgados após a regulamentação do Itabira Voucher.

Novo coronavírus – Decreto Municipal suspende ponto facultativo na segunda-feira para atividades essenciais

A Prefeitura de Itabira suspendeu o ponto facultativo para setores específicos na segunda-feira (20), véspera do feriado nacional de 21 de abril (Dia de Tiradentes). Terão expediente na data os órgãos e seções que operam atividades essenciais: saúde, assistência social, abastecimento de água, coleta de lixo e limpeza pública. Também cumprião horário de trabalho outros setores que dão suporte no combate ao novo coronavírus. A suspensão consta na Portaria 057/2020.

Boletim epidemiológico – Itabira registra mais três casos confirmados de Covid-19

Três suspeitos de contrair a Covid-19 que estavam em investigação tiveram os exames positivos para a doença nesta quarta-feira (15). A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que os três estão sob isolamento domiciliar. A pasta se absteve de informar o histórico dos pacientes, sob ética médico-paciente.

A SMS esclarece que orienta os pacientes suspeitos ou testados positivos para Covid-19 que não necessitarem internação hospitalar (após avaliação médica) que não tenham convívio social e cumpram o isolamento domiciliar por 14 dias. Nesse período, o paciente é acompanhado pela Atenção Básica e/ou pela Vigilância em Saúde do Município.

Casos confirmados: 5, sendo:

1 paciente recuperado que já cumpriu o isolamento domiciliar de 14 dias;

3 pacientes em monitoramento e isolamento domiciliar;

1 óbito.

Casos suspeitos: 308, sendo:

71 em monitoramento;

237 já cumpriram o isolamento domiciliar de 14 dias.

Casos descartados: 31

Pacientes que testaram negativo para Covid-19 ou positivo para outro agente etiológico.

Óbito descartado: 1

Paciente estava internada como caso suspeito e veio a óbito em 14/04 (após divulgação do boletim anterior). O resultado atestando negativo para Covid-19 foi liberado nesta quarta-feira (15).

Novo coronavírus – Prefeitura, MP e PM cobram de agências bancárias medidas mais duras para conter covid-19

As aglomerações em filas de agências bancárias preocupam autoridades em Itabira. Hoje (14), representantes da Prefeitura, Câmara de Vereadores, Ministério Público (MP), Polícia Militar (PM) e bancos trataram do assunto em reunião no Paço Municipal. Governo e MP pediram às instituições que reforcem medidas de segurança no acesso e interior das agências.

O MP, representado pela promotora de Justiça Silvia Letícia Amaral, indicou que, se as medidas de controle do público não forem eficazes, ações extremas serão necessárias em uma próxima fase, como o fechamento das agências locais.

A unidade da Caixa Econômica Federal, por exemplo, apresenta maior concentração de filas, segundo informou sua gerência, em função do auxílio financeiro anunciado pela União.

Os representantes citaram que adotam condutas recomendadas pelas matrizes, como disponibilizar um funcionário na parte externa para organização das filas, esclarecendo dúvidas e orientando à população que retorne em outras datas para casos que não sejam urgentes ou utilize os canais on-line.

O reforço de outras providências foi enfatizado no encontro: horário especial para atendimento de grupos de risco, agendamento prévio sempre que possível, priorizar atendimentos essenciais, frisar a sinalização da distância mínima de 1,5m de uma pessoa para outra e uso de máscaras.

O Executivo Municipal somará ainda novas estratégicas com som volante na região dos bancos, de forma a orientar o público-alvo a acessar canais digitais, preferirem o uso de cartões magnéticos e evitarem sair de casa.

14-04-20 - Prefeitura, MP e PM cobram de agencias bancarias medidas mais duras para conter covid-19 (2)

Itabira contabiliza 297 suspeitos do novo coronavírus, 28 descartados para a doença e dois resultados positivos de covid-19 (um dos casos morreu em 6 de abril), de acordo com boletim epidemiológico divulgado nesta terça-feira pela Secretaria Municipal de Saúde.

Conforme o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Robson Souza, a Fiscalização de Posturas intensificará a ronda diária em estabelecimentos para coibir a proliferação do vírus. A PM, por sua vez, confere suporte à fiscalização dos estabelecimentos, dentro de sua programação de segurança pública.

Todos os bancos já haviam sido notificados anteriormente, e, agora, chamamos seus representantes para um alinhamento conjunto de ações mais enérgicas para a segurança da população. Trata-se de um serviço essencial e medidas rígidas são necessárias para que os serviços continuem em funcionamento”, disse.

Scroll To Top