sexta-feira , 26 abril 2019
Você está aqui: Capa | Destaques

Arquivo da categoria: Destaques

Assinatura dos Feeds

Notícias de destaque no banner rotativo.

Utilidade Pública – Novo telefone para solicitar troca de lâmpadas queimadas

A partir do dia 2 de maio, os pedidos para substituição de lâmpadas queimadas em vias públicas deverão ser feitos pelo telefone 3839-2363, das 7 às 11 horas. Devido ao processo de transferência dos contratos de iluminação pública, a demanda referente ao mês de abril está paralisada.

Em maio – Saae dará início à modernização de hidrômetros na área urbana

No próximo dia 2, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Itabira dará início ao inédito programa de modernização dos hidrômetros ativos na área urbana do município. O objetivo é garantir o registro correto do consumo de água para os clientes e para a autarquia.

A ação, prevista para começar em fevereiro deste ano, foi adiada devido aos atrasos dos fabricantes no fornecimento das peças. No entanto, conforme o cronograma original, que segundo Leonardo Ferreira Lopes, diretor-presidente do Saae, continuará o mesmo, ao longo do ano serão trocados aproximadamente 12 mil hidrômetros.

Nesta mesma ação, o Saae também mudará o local de instalação do equipamento para que a fiscalização dos técnicos não dependa da presença do proprietário. Segundo dados da autarquia, cerca de 600 imóveis contam com o hidrômetro na parte interna.

O programa será executado pela empresa Hura, por meio de profissionais treinados, capacitados, uniformizados e devidamente identificados. É importante ressaltar ainda que a troca do medidor não gera obra e nenhum custo para o cliente. “Além disso, o proprietário será convidado a presenciar a ação e assinar a ordem de serviço sem qualquer gasto”, destacou Leonardo Lopes.

Em tempo

O processo começou com o envio de notificações – entregues pelos servidores do Saae –, divididas em 11 regiões. O primeiro lote contemplará os bairros Centro, Pará, Penha, Vila Paciência, Moinho Velho, Vila das Nações Unidas e Vila Cisne, que totaliza 1.426 aparelhos.

O hidrômetro é um equipamento de precisão utilizado para medir e registrar o consumo de água em um imóvel. Itabira conta com aproximadamente 33 mil aparelhos instalados pelo Saae e aferidos de acordo com as normas do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), o que garante eficiência na medição dos volumes consumidos.

De acordo o diretor-presidente do Saae, o hidrômetro deve ser trocado a cada cinco anos por recomendação do Inmetro. “Porque é a vida útil do equipamento. Depois deste período, sua medição é inferior à realidade. Inclusive, identificamos alguns com mais de 30 anos de uso”, explicou Leonardo Lopes.

Ainda segundo ele, o atual modelo dos hidrômetros instalados na cidade é o velocimétrico, que oferece uma tecnologia desatualizada. A troca será para o modelo volumétrico, “que dará mais precisão aos registros, pois mede o volume preenchido na câmara interna, diferente do antigo, que mede por meio da velocidade do fluido que passa pela turbina”, ressaltou o responsável pela autarquia.

É necessário registrar que foi primeira vez que o Saae avaliou o parque de hidrômetros itabiranos e decidiu investir em um modelo melhor. A autarquia adquiriu também um software para definir o melhor momento e qual equipamento deve ser substituído. Com isso, o Município adotará, anualmente, a política de troca dos hidrômetros.

* imagem ilustrativa

Turismo – Prefeitura reforma Museu do Tropeiro

Os visitantes do Museu do Tropeiro, localizado no distrito de Ipoema, contarão, em breve, com um local inteiramente restaurado. A Prefeitura de Itabira contratou uma empresa de construção para executar a reforma do prédio que abriga um grande acervo histórico sobre o tropeirismo. A mobilização para as obras começou nesta segunda-feira (22). A previsão é de que os trabalhos sejam concluídos em 90 dias.

O valor total do contrato é de R$ 95.499,72. De acordo com a Secretaria Municipal de Obras, Transportes e Trânsito (SMOTT), a empresa contratada executará revisão e manutenção de toda a estrutura, telhado, instalações elétricas e hidráulicas, pintura interna e externa e instalação de sistema de combate a incêndio. Inaugurado em março de 2003, esta é a primeira reforma no prédio.

Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo, José Don Carlos Alves Santos, a restauração e manutenção do Museu do Tropeiro é necessária, pois há várias partes do imóvel que estão muito desgastadas pela ação do tempo.

Preservar os espaços antigos do nosso município é proteger a nossa identidade e significa dar a eles a manutenção adequada e modernizar suas estruturas. É necessário proteger e revitalizar o prédio que abriga o Museu porque é um espaço vulnerável pela própria constituição e que contém material altamente suscetível a ser consumido em um incêndio”, explicou Don Carlos.

Ainda de acordo com o secretário municipal, com o prédio reestruturado a gestão pública tem mais tranquilidade para receber os turistas e manter a beleza e o acervo histórico com qualidade e segurança. “Além da reforma, estamos trabalhando para aumentar os acervos e atrativos, de maneira a manter, e até mesmo aumentar, as visitações. Vamos conectar o Museu na cultura material e imaterial de Itabira, oferecendo oficinas de viola na roça, artesanatos como souvenir e muitas outras manifestações culturais”, declarou.

Parceria – Sala Mineira do Empreendedor e Uaitec Itabira promovem palestra sobre empreendedorismo e redes sociais

Na próxima quinta-feira (25), a Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (Uaitec Lab) e a Sala Mineira do Empreendedor promoverão palestra sobre como ter sucesso nas redes sociais. O evento gratuito acontece na sede do Uaitec, das 14h às 16h.

De acordo com o superintendente de Controle, Estatística e Empreendedorismo, Lúcio Costa, a palestra oferece ao participante a possibilidade de se atualizar às novas tendências. Além disso, as redes sociais estabelecem um diálogo constante com as pessoas, o que ele acredita ser muito importante para conquistar clientes de confiança.

Nos dias de hoje, cada vez mais o relacionamento com o cliente vem se tornando mais importante, ou seja, não basta apenas você anunciar seu produto, seja no rádio ou na TV. É necessário você estabelecer uma relação com seu público e, neste ponto, uma boa gestão de redes sociais te dão grande vantagem. Com todas as opções de lojas e fornecedores de serviços, sejam eles online ou físicos, os clientes prezam muito pelo bom atendimento. E manter uma relação com eles, por meio das redes sociais, pode ser algo fundamental para sua empresa”, acredita Lúcio Costa.

A atividade é aberta ao público e especialmente voltada para empreendedores. Os interessados podem obter os ingressos gratuitamente por meio da plataforma sympla (www.sympla.com.br). A Uaitec Lab fica na avenida Duque de Caxias, 1240, bairro Esplanada da Estação. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3839-2532.

Em tempo

No último dia 10, em mais uma parceria entre a Sala Mineira do Empreendedor e o Uaitec Lab, aconteceu a palestra “Como se tornar microempreendedor individual (MEI)”. A pauta abordou uma oportunidade para atender os empresários de desejavam sair da informalidade, além de apresentar e esclarecer aos empresários os benefícios de se tornar um MEI.

O microempreendedor individual é aquele profissional que trabalha por conta própria, tem registro de pequeno empresário e exerce uma das mais de 400 modalidades de serviços, comércio ou indústria. Conhecer os benefícios de ser microempreendedor individual contribui para a organização e sucesso do negócio”, explicou Lúcio Costa na época.

Sala Mineira do Empreendedor

A Sala Mineira do Empreendedor é um espaço da Prefeitura de Itabira, coordenado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (SMDECTIT). O objetivo do local é oferecer orientações, informações e todo o conhecimento necessário para o desenvolvimento profissional do empreendedor.

Edital de Vagas da Secretaria Municipal de Educação

2019/04/24 – PROFESSOR DE SERIES FINAIS – INFORMATICA

2019/04/24 – PROFESSOR DE SERIES INICIAIS – REGENCIA EDUCACAO INFANTIL

2019/04/24 – SERVENTE ESCOLAR – ZONA URBANA

2019/04/24 – MERENDEIRO ESCOLAR – ZONA URBANA

2019/04/24 – ASSISTENTE DE VIDA DIARIA – AVD

2019/04/25 – AUXILIAR DE CRECHE – ZONA URBANA

2019/04/25 – PROFESSOR DE SERIES INICIAIS – APOIO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

2019/04/25 – PROFESSOR DE SERIES INICIAIS – REGENCIA ANOS INICIAIS

Utilidade Pública – Interdição de ruas no bairro Fênix

Nesta quinta-feira (18), a Prefeitura de Itabira comunica que as ruas Olímpio Domingos Cardoso e Matilde Bragança, no bairro Fênix, serão interditadas, das 8 às 15 horas, para a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) executar manutenção na rede elétrica.

O acesso para a região do Bálsamos será feito pelo bairro Ribeira de Cima.

Utilidade pública – Prefeitura informa funcionamento de serviços neste feriado

Repartições da Prefeitura de Itabira estarão fechadas nesta quinta-feira (18) e sexta-feira (19), devido ao ponto facultativo definido pela Portaria 102/2017 e ao feriado municipal da Paixão de Cristo. O atendimento ao público será retomado na segunda-feira (22).

As escolas da rede municipal não terão aulas nos dois dias.

Farmácias municipais e postos de saúde também não terão expediente. Contudo, os serviços de urgência e emergência permanecem com atendimento 24 horas: Pronto-Socorro Municipal e Pronto-Socorro Odontológico.

A Empresa de Desenvolvimento de Itabira (Itaurb) informou que os serviços de limpeza urbana e coletas estarão suspensos somente na Sexta-Feira da Paixão.

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) trabalhará sob plantão nos dois dias, atendendo o público no telefone 115.

Turismo

Os pontos turísticos mantidos pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo não terão expediente na sexta-feira. São eles: Museu de Itabira, Museu do Tropeiro (distrito de Ipoema), Centro de Atendimento ao Turista (CAT – Parque da Água Santa) e Centro de Tradições (distrito de Senhora do Carmo).

Utilidade Pública – Interdição da rua Água Santa

Nesta quarta-feira (17), a Prefeitura de Itabira comunica que o trânsito na rua Água Santa – região central da cidade – estará interditado, das 8 às 17 horas, para o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Itabira executar manutenção nos poços de visita (PV) localizados na via. Os condutores terão como alternativa a avenida João Pinheiro.

Saúde na terceira idade – Sine Itabira capacita cuidador de idosos

Entrega de certificados aos participantes aconteceu na última quinta-feira (11)

Dezessete cuidadores de idosos, formados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) em parceria com a agência do Sistema Nacional de Emprego (Sine) em Itabira, receberam treinamento pós-técnico na última quinta-feira (11). A capacitação aconteceu na sala de treinamentos do Sine.

Na ocasião, os profissionais participaram de diversas palestras: “Ética profissional e comportamento” (ministrada por Vivian Marques), “Relacionamento interpessoal e excelência profissional” (Cristiano Menezes), “Saúde e segurança – higiene profissional” (Eunice Félix) e “Como se tornar um MEI e microempreendedorismo” (Lúcio Henrique). Após o treinamento, palestrantes e formandos receberam certificados expedidos pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) – parceira do Sine Itabira em cursos de capacitação.

Saiba mais

O Sine Itabira promoveu, nos dias 14 e 15 de março, um programa de inserção no mercado de trabalho com o curso de Cuidador de Idosos, que foi direcionado aos recém-formados de uma escola técnica de enfermagem do município, captados por meio do Senar.

O objetivo do curso era especializar os alunos na atividade que está cada vez mais procurada no mercado de trabalho. Além disso, após a formação, o Sine disponibilizou os currículos dos participantes para os interessados em contratá-los. “Queremos que as pessoas tomem ciência de que no Sine de Itabira existe mão de obra qualificada e autorizada a atender a demanda da função de cuidador de idosos”, explicou, na época o gerente de projetos do Sine, Cristiano Menezes.

Ele ressaltou ainda que o contato será realizado por meio do cadastro do empregador feito por telefone ou na própria agência. São parceiros da Prefeitura de Itabira nesta ação, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), Sindicato Rural de Itabira e Senar. Outras informações pelo telefone 3831-5188.

Motivação – Palestra para servidores aborda redução do estresse e preservação da saúde

Servidores da Prefeitura da Itabira participaram de uma palestra vivencial ministrada pelo psicólogo Gandhi Trópia nos dias 9 e 11 de abril, no auditório do Paço Municipal. Com o tema “Como lidar com o estresse, a ansiedade e conquistar a saúde”, o evento foi promovido pela Diretoria de Desenvolvimento de Recursos Humanos (DDRH).

O psicólogo falou sobre ciência do corpo, influência das emoções nos órgãos, armadilhas da mente, mudança de hábitos e dicas para uma alimentação saudável.

Gandhi Trópia também é acupunturista e massoterapeuta. Ainda, é formado no Sistema Corpo Espelho – método que trabalha programação neurolinguística e parte energética.

A iniciativa da DDRH tem por objetivo reduzir o estresse e as distrações, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida do funcionalismo público.

WhatsApp Image 2019-04-16 at 12.22.48

Scroll To Top