quarta-feira , 11 dezembro 2019
Você está aqui: Capa | Destaques

Arquivo da categoria: Destaques

Assinatura dos Feeds

Notícias de destaque no banner rotativo.

Qualificação Profissional – Marketing e práticas de atendimento ao cliente são oferecidos na Sala Mineira do Empreendedor

Por meio da Sala Mineira do Empreendedor, a Prefeitura segue oferecendo qualificações gratuitas sobre marketing e atendimento ao cliente. As palestras serão realizadas no dia 17/12, das 19 às 21 horas, na sede da Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (Uaitec Lab) – avenida Duque de Caxias, nº 1240, no bairro Esplanada da Estação.

A apresentação Introdução ao Marketing abordará o conjunto de atividades que envolve o processo de criação, planejamento e desenvolvimento de produtos ou serviços para o consumidor, bem como as estratégias de comunicação e de vendas.

Já a palestra Melhores Práticas de Atendimento ao Cliente tem como objetivo ensinar ações que otimizem o relacionamento com o consumidor, abordando conceitos como empatia, comunicação e planejamento.

Mais informações pelo telefone: 3839-2528

Sala Mineira do Empreendedor

A Sala Mineira do Empreendedor é um espaço da Prefeitura de Itabira, coordenado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (SMDECTIT). O objetivo do local é oferecer orientações, informações e todo o conhecimento necessário para o desenvolvimento profissional do empreendedor.

Banco de Alimentos e Secretaria de Agricultura funcionarão no prédio que abrigaria Restaurante Popular

O prédio, onde funcionaria o Restaurante Popular – localizado no início da avenida das Rosas –, tem 766,21m² abrigará o novo Banco de Alimentos Municipal e a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA). A Prefeitura investiu R$ 500 mil para finalizar a estrutura e a previsão é que o local seja inaugurado no primeiro semestre do ano que vem.

De acordo com Ronaldo Lott Pires, secretário municipal de Obras, Transportes e Trânsito, o imóvel seguirá o mesmo padrão previsto no projeto original. “A obra já estava com toda estrutura construída e as mudanças foram pequenas. Por exemplo, tivemos que mudar duas ou três portas e a cozinha será desativada. Mas, o frigorífico previsto no projeto, será mantido para o banco de alimentos”.

Sobre a atual etapa dos serviços, segundo o secretário, estão sendo executados acabamentos interno e externo. “Assentamos as cerâmicas da fachada e, internamente, temos mais de 80% finalizado. Estamos numa fase muito boa, a obra está bem adiantada e foram retomadas com mais intensidade em novembro, onde triplicamos o efetivo de mão de obra”.

Para finalizar os detalhes do prédio, em janeiro será realizado um novo processo licitatório. “Nós reaproveitamos o contrato existente, mas faremos um novo, que chamamos de obras complementares, para a construção de divisórias, pontos de luz e outras estruturas necessárias para instalar a Secretaria de Agricultura. Por ser um valor bem menor, não justificaria aditivo no atual contrato”, explicou Ronaldo Lott.

Novo prédio

Para redirecionar o uso desta construção, a Prefeitura de Itabira terá que devolver ao Governo Federal – Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) – cerca de R$ 1,1 milhão. Em julho desse ano, o MDS aceitou a sugestão do Executivo Municipal e encerrou o contrato.

Esta opção foi determinada pelo prefeito Ronaldo Magalhães, baseada na análise que comprova a inviabilidade de um Restaurante Popular no município. “Várias cidades maiores que Itabira fecharam os restaurantes populares, o custeio é alto e inviabiliza o benefício. Além disso, as pessoas que realmente precisariam desse serviço no nosso município, não seriam alcançadas. Então, desistimos de implantar o restaurante e realizamos alguns estudos com a Secretaria de Agricultura para reaproveitar o local”, declarou Ronaldo Magalhães.

O prefeito frisou ainda a importância do banco de alimentos. “É uma estrutura muito boa. Itabira é exemplo em nível nacional, já que um dos objetivos do banco é permitir que os pequenos agricultores escoem seus produtos, gerando, portanto, renda para os trabalhadores da zona rural”.

Para William Gazire, secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, a população continuará beneficiada com a nova destinação do prédio. “Os benefícios seguem de uma forma muito melhor, sem que os recursos públicos sejam usados como subsídio. Pois, eles irão para quem produz”.

Segundo o secretário, com as novas instalações do banco, a Prefeitura aumentará a quantidade de captadores de alimentos. “E mais, poderemos receber produtos perecíveis, pois teremos o refrigerador adequado. Com isso, vamos trabalhar com os sacolões da cidade, Ceasa etc. Teremos espaço para capacitações e treinamentos, como o de reaproveitamento de alimentos para a merenda escolar. Então, nossa expectativa é ter o melhor banco de alimentos do país”.

Banco de Alimentos

Foi inaugurado em 2010, está localizado na SMAA (rua Santana, no bairro Penha) e sua função é apoiar a comercialização dos produtos vindos da agricultura familiar, evitar o desperdício de alimentos, ampliar a segurança alimentar e atender as entidades filantrópicas da cidade. Em Itabira, o banco de alimentos serve ainda como área de apoio à merenda escolar.

O banco funciona por meio de políticas públicas, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), e, principalmente, com doações de centrais de abastecimento (Ceasa), supermercados e produtores. Além disso, a Prefeitura promove eventos para captar doações: Festival de Inverno e ações esportivas, por exemplo.

Até novembro deste ano, a Secretaria de Agricultura captou 16.084 quilos de alimentos, que foram distribuídos proporcionalmente, ou seja, de acordo com o número de pessoas assistidas em cada entidade.

Atualmente, cerca de quatro mil pessoas são beneficiadas nas seguintes instituições: Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae); Associação de Proteção à Infância Nosso Lar; Conselho Municipal do Bem Estar do Menor (Combem); Cáritas Diocesana; Lar de Ozanam; Associação de Proteção à Maternidade e Infância de Itabira (APMII); Associação Municipal Assistencial Itabirana (Amai); Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS); hospitais Municipal Carlos Chagas e Nossa Senhora das Dores; e Secretaria Municipal de Educação (SME).

Edital de chamamento público – Prefeitura seleciona empresas de base alimentícia para integrarem incubadora no bairro Fênix

Com o objetivo de fortalecer o desenvolvimento econômico e social de Itabira, a Prefeitura publicou o edital de chamamento público para que novas empresas de base alimentícia possam integrar as salas da incubadora de empresas localizada no bairro Fênix. O ato acontecerá por meio de um contrato de Concessão.

Podem participar do processo as empresas que preparam alimentos frescos, ou que transformam alimentos frescos em produtos com maior tempo de prateleira; fabricantes de produtos que servem para preparar alimentos; produtoras de alimentos prontos para consumo; fabricantes de bebidas ou ingredientes para serem comercializadas ao consumidor final ou para empresas revendedoras para o mercado consumidor; dentre outras do ramo.

Com este processo buscamos, por meio de atividades geradoras de renda e trabalho, incentivar e apoiar a criação e o desenvolvimento de empresas, ofertando infraestrutura básica compartilhada de baixo custo, qualificação técnica e gerencial”, explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo, José Don Carlos Alves Santos.

As empresas interessadas em participar do programa de incubação têm até as 9h30, do dia 19 deste mês, para entregar a documentação necessária e o Plano de Negócios. O material deverá ser entregue na Diretoria de Protocolo e Atendimento, no primeiro andar do paço municipal. A proposta precisará ser apresentada em dois envelopes diferentes, um contendo os documentos de habilitação e o outro com o Plano de Negócios formatado no modelo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A abertura dos envelopes e divulgação das empresas habilitadas também será no dia 19, às 10 horas, no auditório da Prefeitura.

As informações na íntegra podem ser encontradas no edital e seus anexos. Para ter acesso aos documentos, os representantes das empresas interessadas devem solicitá-los pelo e-mail contratositabira@yahoo.com.br ou pelo telefone (31) 3839-2208.

Luzes de Natal – Pierre Carterdian e Fernando Cotonete são algumas das atrações desse fim de semana na praça Acrísio

Os músicos Pierre Cartedian e Fernando Cotonete prometem animar a praça Acrísio Alvarenga, neste sábado (7), a partir das 20 horas. As atrações fazem parte da programação natalina da Prefeitura de Itabira, que inaugurou a iluminação e enfeites, popularmente conhecidos como Luzes de Natal, no dia 29 de novembro.

Para agradar a todos os presentes, Pierre Carterdian, músico natural de Matozinhos, promete um repertório variado, com interpretação de canções das diversas vertentes da música popular brasileira. O itabirano Fernando Cotonete, muito conhecido na cidade por seu talento musical, traz ao público o melhor do pop rock. Já no domingo (8), a diversão fica por conta dos músicos Jam Matos (rock, MPB) e Pretin Novaes, que apresentará o seu repertório de grandes sucessos do rock nacional.

A programação inclui ainda brinquedos, praça de alimentação e barraquinhas de artesanato. Além da praça Acrísio, o cruzamento da avenida João Pinheiro com a rua Água Santa e a praça Zumbi dos Palmares (praça do Hipermercado Bretas) também receberam a decoração. A estrutura só será desmontada no dia 6 de janeiro de 2020.

Este ano o projeto de iluminação ficou sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (SMDECTIT) e contou com o apoio da Associação Cultura e Esportiva Perecolândia (Acesp). A oficina para restauração dos materiais, bem como armazenamento, acontece nas salas da Incubadora de Empresas no bairro Fênix.

Confira:

Sábado (7)

20h – Pierre Carterdian (MPB e xote)

21h30 – Fernando Cotonete (pop rock)

Domingo (8)

18h – Jam Matos (Mpb, rock)

20h – Pretin Novaes (MPB e rock nacional

Anel Hidráulico – Acesso ao bairro Pará pela rodovia 105 está interditado para obras

Até o dia 10 de dezembro, o trânsito na Estrada 105 sofrerá nova alteração. O acesso ao bairro Pará, bem como o contrário, estará interditado para a execução das obras de implantação do anel hidráulico.

No entanto, a recomendação para toda a via, é que veículos particulares utilizem outros trajetos para evitar congestionamentos no local. A Superintendência de Transportes e Trânsito (Transita) ressalta ainda que até a conclusão do anel hidráulico a estrada funcionará com o sistema siga e pare.

Saiba mais

A construção do anel hidráulico faz parte do novo sistema de abastecimento, que unificará a distribuição de água em Itabira. A obra compreende seis quilômetros de rede e interligará os sistemas Gatos, Pureza, Três Fontes, Areão e Rio de Peixe. Na prática, o anel ligará o novo reservatório construído no bairro Campestre à adutora do Areão, já conectada aos reservatórios dos bairros Juca Batista e Fênix.

WhatsApp Image 2019-12-04 at 12.22.42

Melhor acesso à Zona Rural – Asfaltamento de morros deve começar em janeiro

Conforme anunciado pelo prefeito Ronaldo Magalhães, a Prefeitura licitou hoje (3), na sala de reuniões da Superintendência de Contratos, as obras de pavimentação das estradas rurais.

Por meio do pregão presencial nº 104/2019, do tipo menor preço, a Construtora Vale Verde ficará responsável pelos serviços referentes ao lote um: morros Serra dos Alves, José Jovito, Boa Vista, Piteira e do Bebé, localizados no distrito de Senhora do Carmo.

O Município investirá R$ 2,2 milhões para a execução dos trabalhos de drenagem superficial, compactação do solo, imprimação e pavimentação asfáltica. De acordo com Ronaldo Lott Pires, secretário municipal de Obras, Transportes e Trânsito, com os morros pavimentados, o acesso às estradas rurais ficará melhor, “principalmente para o transporte escolar no período chuvoso, já que alguns trechos ficam bem complicados”, ressaltou.

Depois da homologação deste processo licitatório, as obras devem começar em janeiro do ano que vem.

WhatsApp Image 2019-12-03 at 16.41.37 (2)

Utilidade pública – Manutenção emergencial compromete abastecimento aos bairros atendidos pela ETA Pureza

Uma manutenção emergencial nos equipamentos da Estação de Tratamento de Água (ETA) Pureza, realizada nesta sexta-feira (29), fez com que o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Itabira interrompesse a produção. Portanto, neste sábado (30), os bairros atendidos pela estação estão com o abastecimento comprometido.

O Saae informa que, para minimizar os transtornos, será necessário realizar manobras entre os bairros para distribuir a água que se encontra no reservatório. A autarquia orienta aos usuários que mantenham os reservatórios cheios e utilizem a água de maneira racional e consciente, evitando assim o desabastecimento.

A ETA Pureza é responsável pela distribuição de água nos seguintes bairros: Abóboras, Água Fresca, Amazonas, Areão, Bálsamos, Bálsamos II, Barreiro, Bethânia, CDI, CDI II, Colina da Praia, Conceição de Cima, Conceição de Baixo, Cônego Guilhermino, Esplanada da Estação, Fênix, Gabiroba, Hamilton, Hamilton II, Jardim dos Ipês, João XXIII, Juca Batista, Juca Rosa, Machado, Madre Maria de Jesus, Major Lage de Baixo, Major Lage de Cima, Monsenhor José Lopes, Novo Amazonas, Panorama, Posto Agropecuário, Praia, Ribeira de Baixo, Ribeira de Cima, Santa Marta, Santa Ruth, Santa Tereza, São Bento, São Cristóvão, São Marcos, Valença, Vila Senhora do Carmo, Vila Piedade, Vila Piedade, Vila Prudêncio, Vila Salica, Vila Santa Rosa, Vila São Geraldo e Vista Alegre.

Valorização – Depois de 12 anos servidores públicos de Itabira são promovidos em seleção interna

Os servidores públicos municipais já podem comemorar a promoção na carreira. Na tarde desta sexta-feira (29), o prefeito Ronaldo Magalhães entregou aos efetivos aprovados no processo de seleção interna o decreto de nomeação. Ao todo, 82 servidores, entre artífices de obras e assistentes técnico-administrativos, foram promovidos à classe imediatamente superior à que pertenciam. A cerimônia aconteceu no plenário da Câmara de Vereadores.

A seleção interna para a promoção na carreira dos servidores municipais aconteceu no dia 27 de outubro deste ano. O certame foi conduzido pelo Instituto Brasileiro de Gestão e Pesquisa (IBGP). As provas foram compostas por testes de habilidade e conhecimentos teóricos. Os servidores foram promovidos de acordo com a classificação (também somou-se o tempo de serviço público) e a vacância dos cargos.

A ascensão na carreira representa a mudança da faixa salarial do servidor – incluído no valor de cada quinquênio adquirido -, assim como a complexidade das atribuições por ele desenvolvida. A Prefeitura de Itabira nunca havia feito uma seleção interna para a promoção do funcionalismo municipal, desde a instituição do Plano de Cargos e Carreiras (Lei Municipal 4.061/07), há 12 anos.

É com muita alegria que estamos aqui hoje para comemorar este fato. Vários governos que passaram poderiam ter realizado esse processo, mas não o fizeram. Então, fizemos com muito carinho e, acima de tudo, respeitando a legislação e valorizando o servidor. Sempre digo que para que todo governo dê certo é fundamental o empenho do servidor. E isso acontece quando ele é respeitado e valorizado”, disse Ronaldo Magalhães.

Após a entrega dos decretos, o médico Luiz Flávio Guerra Lage ministrou uma palestra sobre comportamento humano. Ao final, houve uma breve confraternização entre os presentes.

Oportunidade – Prefeitura realizará leilão de inservíveis no parque de exposições

No dia 10 de dezembro, a partir das 10 horas, a Prefeitura fará um leilão de bens móveis considerados inservíveis para o município. No entanto, a partir desta segunda-feira (2), os interessados poderão visitar os produtos, das 8 às 11 horas e das 13 às 17 horas, no Parque de Exposições Virgílio José Gazire – local do leilão.

De acordo com o edital 001/2019, serão vendidos veículos, motocicletas, tratores, implementos agrícolas, sucatas etc. É importante ressaltar que os bens serão leiloados no estado e condições em que se encontram, não cabendo, portanto, reclamações futuras quanto à qualidade e garantia dos produtos. Assim como não será responsabilidade da Prefeitura ou da leiloeira realizar consertos, reparos ou desmonte dos bens arrematados.

Por isso, antes do leilão, todos os objetos poderão ser vistoriados pelo público. Inclusive, a documentação inerente aos veículos. Vale lembrar que a averiguação quanto ao modelo, cor, ano de fabricação, potência, problemas mecânicos, número de motor, chassi e outros é de total responsabilidade do comprador.

Leilão

Poderão participar todas as pessoas físicas maiores e capazes, e as pessoas jurídicas devidamente constituídas na forma da lei. De acordo com o artigo 9º, inciso II da Lei 8.666/93, não poderão participar, na condição de arrematantes, os servidores ou dirigentes do comitente, sejam efetivos, comissionados, contratados ou cedidos para órgãos da administração direta ou indireta.

Os interessados poderão participar ainda pela internet, sendo os lances encaminhados por meio do portal www.patricialeiloeira.com.br. Outras informações, ligue para o suporte em horário comercial, nos seguintes contatos: (31) 3243-1107 e 9 9235-2905 ou pelo e-mail: contato@patricialeiloeira.com.br.

Clique aqui para acessar o edital e anexos.

Edital de Designação de Vagas da Secretaria Municipal de Educação – Ano Letivo – 2020

A Secretaria Municipal de Educação  divulga o Cronograma de Designação para preenchimento de vagas temporárias no Ano Letivo de 2020.

 

CRONOGRAMA DE DESIGNACAO DE VAGAS – ANO LETIVO 2020

2019/12/02 – PROFESSOR SERIES FINAIS – MATEMATICA

2019/12/02 - PROFESSOR SERIES FINAIS – PORTUGUES

2019/12/02 - ESPECIALISTA EM EDUCACAO

2019/12/02 - ASSISTENTE DE VIDA DIARIA – AVD

2019/12/03 - ASSISTENTE TECDNICO ADMINISTRATIVO I – ERRATA

 

Scroll To Top