segunda-feira , 21 setembro 2020
Você está aqui: Capa | Administração

Arquivo da categoria: Administração

Assinatura dos Feeds

Assuntos relacionados à Administração da cidade de Itabira/MG

RETIFICAÇÃO I – PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO – EDITAL Nº 002/2020 – SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

RETIFICAÇÃO I

A Prefeitura de Itabira informa alteração no período das inscrições para o Processo Seletivo Simplificado – Edital Nº 002/2020 que destina-se a selecionar profissionais para cargos de Médico de Saúde da Família, Técnico Superior de Saúde/Cirurgião Dentista Saúde da Família, Técnico Superior de Saúde/Cirurgião Dentista, Técnico Superior de Saúde/Enfermeiro Saúde da Família e Agente Serviços Saúde/Auxiliar de Saúde Bucal Saúde da Família.

Informamos a alteração das datas conforme abaixo:

Onde se lê:

6.1. As inscrições serão realizadas presencialmente nos dias 27, 28 de fevereiro e no dia 2 de março de 2020, no horário de 9h às 17h, na Diretoria de Desenvolvimento de Recursos Humanos, localizada à Avenida Carlos de Paula Andrade, n° 135, 2º andar – Centro, em Itabira/MG – Paço Municipal.

LEIA-SE:

6.1. As inscrições serão realizadas presencialmente nos dias 27, 28 de fevereiro e nos dias 2, 3 e 4 de março de 2020, no horário de 9h às 17h, na Diretoria de Desenvolvimento de Recursos Humanos, localizada à Avenida Carlos de Paula Andrade, n° 135, 2º andar – Centro, em Itabira/MG – Paço Municipal.

Clique abaixo e acesse o Edital.

Edital 002-2020 RETIFICADO I

Período chuvoso – Prefeitura mantém equipes de prontidão para prevenir e atender ocorrências

O prefeito Ronaldo Magalhães manifestou solidariedade às famílias itabiranas prejudicadas pela chuva intensa dos últimos dias e estendeu o sentimento aos municípios vizinhos castigados pelo mau tempo. O gestor ressaltou que a Prefeitura de Itabira continua a atuar na prevenção de danos e agora intensifica os trabalhos de limpeza e recuperação das áreas atingidas na cidade.

Famílias itabiranas tiveram que sair de suas casas por segurança, mas estão bem assistidas. Tivemos episódios de deslizamentos de terra, alagamentos e quedas de árvores, porém ninguém se feriu, o que é mais importante. Também externo meus sinceros sentimentos pela situação ocorrida nos municípios vizinhos e nos colocamos à disposição para auxiliarmos no que for possível”, disse.

Ronaldo Magalhães relembrou obras realizadas durante seu primeiro mandato como prefeito, a exemplo dos canais dos bairros Gabiroba e Praia, e ações desta gestão, como a construção da Avenida Machado de Assis, feitos que permitem a Itabira dar vazão e escoamento da água durante o período chuvoso.

Além disso, por meio do Programa Cidade Limpa realizamos ações preventivas no decorrer de todo o ano: limpeza de córregos – no último ano houve ampla limpeza no bairro Penha, Chacrinha, Gabiroba e Juca Batista -; limpeza de bocas de lobo e retirada contínua de entulhos pela cidade”, enumerou o chefe do executivo. O programa citado pelo prefeito também intensificou podas e cortes de árvores sob risco de queda.

Balanço

Entre quinta-feira (23) e domingo (26) o acumulado de chuva em Itabira atingiu 172,2 milímetros. O dado é do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), a partir de seis estações pluviométricas instaladas na cidade.

Ainda na quinta-feira, a Prefeitura de Itabira reuniu uma força-tarefa para reforçar o monitoramento de pontos críticos e agir diante da previsão de mau tempo. Compõem o grupo seções diversas da Administração Municipal, autarquias, Vale, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Face à instabilidade climática, o grupo de trabalho permanece instituído.

No fim de semana, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) registrou 73 ocorrências, das quais: 55 deslizamentos de terra; sete pontos de alagamentos; seis trechos onde o asfalto cedeu; e cinco quedas de árvores na pista. Ninguém se feriu.

Segundo a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), 10 famílias foram retiradas de suas casas em áreas onde ocorreram deslizamentos ou foram avaliadas sob risco. Destas famílias, três permaneciam nesta segunda-feira (27) abrigadas temporariamente na Escola Municipal Ester Pereira Guerra, no bairro Gabiroba, com infraestrutura provisionada pela pasta.

Fique atento – Defesa Civil alerta para possibilidade de chuva intensa em Itabira

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) informa possibilidade de chuvas com maior intensidade entre esta quinta-feira (23) e domingo (26). A previsão é que o acumulado de chuva durante todo o período seja de 240 milímetros. O maior volume está previsto para esta sexta-feira (24), com probabilidade de 100 milímetros de chuva.

A condição climática ocorre em praticamente todo o estado. Na manhã desta quinta-feira, representantes de diversas seções da Prefeitura de Itabira e autarquias, Polícia Militar, Vale e Corpo de Bombeiros se reuniram na sala de operações da Compedec. O grupo alinhou ações, mobilizou recursos e pessoal para os dias de mau tempo.

A Defesa Civil de Itabira continua alerta e preparada para agir neste período chuvoso. Atuamos na prevenção”, disse a responsável pelo setor e secretaria de Meio Ambiente, Priscila Martins da Costa.

Em caso de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada por meio do telefone 199 ou 3839-2147. O órgão municipal manterá plantão 24 horas. É orientado à população que evite situações de perigo, tenha cuidado com o uso e manuseio de equipamentos elétricos e saia de áreas sujeitas a deslizamentos e alagamentos.

Valorização – Depois de 12 anos servidores públicos de Itabira são promovidos em seleção interna

Os servidores públicos municipais já podem comemorar a promoção na carreira. Na tarde desta sexta-feira (29), o prefeito Ronaldo Magalhães entregou aos efetivos aprovados no processo de seleção interna o decreto de nomeação. Ao todo, 82 servidores, entre artífices de obras e assistentes técnico-administrativos, foram promovidos à classe imediatamente superior à que pertenciam. A cerimônia aconteceu no plenário da Câmara de Vereadores.

A seleção interna para a promoção na carreira dos servidores municipais aconteceu no dia 27 de outubro deste ano. O certame foi conduzido pelo Instituto Brasileiro de Gestão e Pesquisa (IBGP). As provas foram compostas por testes de habilidade e conhecimentos teóricos. Os servidores foram promovidos de acordo com a classificação (também somou-se o tempo de serviço público) e a vacância dos cargos.

A ascensão na carreira representa a mudança da faixa salarial do servidor – incluído no valor de cada quinquênio adquirido -, assim como a complexidade das atribuições por ele desenvolvida. A Prefeitura de Itabira nunca havia feito uma seleção interna para a promoção do funcionalismo municipal, desde a instituição do Plano de Cargos e Carreiras (Lei Municipal 4.061/07), há 12 anos.

É com muita alegria que estamos aqui hoje para comemorar este fato. Vários governos que passaram poderiam ter realizado esse processo, mas não o fizeram. Então, fizemos com muito carinho e, acima de tudo, respeitando a legislação e valorizando o servidor. Sempre digo que para que todo governo dê certo é fundamental o empenho do servidor. E isso acontece quando ele é respeitado e valorizado”, disse Ronaldo Magalhães.

Após a entrega dos decretos, o médico Luiz Flávio Guerra Lage ministrou uma palestra sobre comportamento humano. Ao final, houve uma breve confraternização entre os presentes.

Oportunidade – Prefeitura realizará leilão de inservíveis no parque de exposições

No dia 10 de dezembro, a partir das 10 horas, a Prefeitura fará um leilão de bens móveis considerados inservíveis para o município. No entanto, a partir desta segunda-feira (2), os interessados poderão visitar os produtos, das 8 às 11 horas e das 13 às 17 horas, no Parque de Exposições Virgílio José Gazire – local do leilão.

De acordo com o edital 001/2019, serão vendidos veículos, motocicletas, tratores, implementos agrícolas, sucatas etc. É importante ressaltar que os bens serão leiloados no estado e condições em que se encontram, não cabendo, portanto, reclamações futuras quanto à qualidade e garantia dos produtos. Assim como não será responsabilidade da Prefeitura ou da leiloeira realizar consertos, reparos ou desmonte dos bens arrematados.

Por isso, antes do leilão, todos os objetos poderão ser vistoriados pelo público. Inclusive, a documentação inerente aos veículos. Vale lembrar que a averiguação quanto ao modelo, cor, ano de fabricação, potência, problemas mecânicos, número de motor, chassi e outros é de total responsabilidade do comprador.

Leilão

Poderão participar todas as pessoas físicas maiores e capazes, e as pessoas jurídicas devidamente constituídas na forma da lei. De acordo com o artigo 9º, inciso II da Lei 8.666/93, não poderão participar, na condição de arrematantes, os servidores ou dirigentes do comitente, sejam efetivos, comissionados, contratados ou cedidos para órgãos da administração direta ou indireta.

Os interessados poderão participar ainda pela internet, sendo os lances encaminhados por meio do portal www.patricialeiloeira.com.br. Outras informações, ligue para o suporte em horário comercial, nos seguintes contatos: (31) 3243-1107 e 9 9235-2905 ou pelo e-mail: contato@patricialeiloeira.com.br.

Clique aqui para acessar o edital e anexos.

CONCURSO PARA PROVIMENTO DE CARGOS DO QUADRO DE PESSOAL DO MUNICÍPIO DE ITABIRA/MG

O Excelentíssimo Senhor Ronaldo Lage Magalhães, Prefeito do Município de Itabira, torna público a realização do Concurso Público de Provas Objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, de Prova de Títulos de caráter classificatório e de Prova Prática de caráter eliminatório para o preenchimento de cargos públicos efetivos nas classes do Quadro de Pessoal da Prefeitura Municipal de Itabira/MG, observados os termos das leis e demais normas contidas no Edital nº 02/2019.

As inscrições para o Concurso Público serão realizadas pela internet, no endereço eletrônico do IBGP (www.ibgpconcursos.com.br) no período entre 09h00min do dia 16 de dezembro de 2019 às 15h59min do dia 16 de janeiro de 2020, observado o horário de Brasília/DF e critérios do Edital. O Edital nº 02/2019 está publicado em sua íntegra no endereço eletrônico www.ibgpconcursos.com.br.

Para acessar o Edital e seus respectivos Anexos, clique no link abaixo:

https://www.ibgpconcursos.com.br/concursos/DetalheConcurso.aspx?id=130

Processo de aposentadoria – Novos Caminhos conclui mais uma turma de servidores

Na última quinta-feira (26), o programa Novos Caminhos encerrou mais uma turma de servidores aposentáveis. O ciclo terminou com o passeio na Jardineira Turística Cultural, pelos pontos históricos e culturais da cidade, atração da 3ª Semana do Turismo.

A equipe do departamento de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Administração (SMA) acompanha 74 aposentáveis desde 2017 e, ao longo desses dois anos, foram desenvolvidas atividades relacionadas a empreendedorismo, organização financeira, saúde mental, artesanato, passeios turísticos e oficinas. “Este passeio marcou com muita alegria e animação o encerramento de um ciclo do programa”, ressaltou Fernanda Araújo, diretora de Benefícios da Prefeitura.

No passeio da semana passada entretanto, participaram 17 servidores dos 26 que ainda trabalham, o restante já se aposentou.

WhatsApp Image 2019-09-27 at 09.22.23

Programa

Surgiu em 2005 e já contemplou cerca de 350 funcionários públicos municipais. É uma preparação para a aposentadoria, uma oportunidade para o servidor que está há dois anos de se aposentar – e que se interessa – a construir um novo ciclo. Durante o processo de desligamento, a Prefeitura oferece palestras, oficinas e apoio profissional em diversas áreas.

Para participar, é necessário efetuar a inscrição no departamento de Recursos Humanos. Outras informações pelos telefones 3839-2103 ou 3839-2173.

Gestão Interna – Prefeitura implanta sistema para planejamento de compras

Gestores e superintendentes municipais participaram nesta terça-feira (10), no auditório da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), do lançamento de um software para planejar todos os processos de compras da Prefeitura.

O programa, desenvolvido pelo Departamento de Informática, cumpre o decreto nº 997/2017 – que regulamenta a Lei Municipal nº 4.672/2014 – e tem como finalidade estabelecer condições, regras e nortear os procedimentos operacionais para executar licitações, aquisições diretas, contratos, convênios, contratação de obras, serviços, compras, alienações e outros modos de destinação de bens com o erário municipal.

Esse sistema foi desenvolvido para facilitar e organizar a planificação de compras da Prefeitura. A partir do ano que vem teremos um planejamento de todas as necessidades das secretarias”, explicou Fernando Muniz, secretário municipal de Auditoria Interna e Controladoria.

Para Maria Regina Silva Oliveira Camilo, secretária de Administração, além de contribuir com os servidores que trabalham nesta demanda, o programa proporcionará economia. “Com ele vamos economizar tempo, dinheiro e organizar tudo. Não é um processo complicado, mas precisa de acompanhamento. Por isso, o pessoal da informática estará disponível para auxiliar a todos e, com o passar dos dias, um gestor também poderá ajudar o outro”, avaliou.

Depois da apresentação e do treinamento de hoje, o software já está disponível nos computadores municipais para que os gestores finalizem o planejamento do próximo ano. Todas as secretarias, de acordo com a legislação, deverão entregar o Plano Anual de Suprimentos, que indica estimativas de consumo, quantitativo e utilização de materiais ou serviços, até o dia 30 de outubro de cada ano.

WhatsApp Image 2019-09-10 at 14.15.00

WhatsApp Image 2019-09-10 at 14.18.40

Nova turma – Programa Novos Caminhos prepara servidores para aposentadoria

Na tarde de hoje (7), na Fazenda do Pontal, o Programa Novos Caminhos promoveu o encontro de sensibilização que marca o início do processo de aposentadoria de 43 servidores municipais.

Neste evento, a equipe do departamento de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Administração apresentou o cronograma das atividades que serão desenvolvidas nos próximos anos.

De acordo com Fernanda Araújo, diretora de Benefícios da Prefeitura, o objetivo do programa é preparar os servidores que estão a dois anos da aposentadoria para uma nova etapa de vida. “Nossa equipe é composta por psicólogos, assistente social, médico, enfermeira e outros profissionais. Oferecemos um suporte para que o servidor construa um novo caminho depois do desligamento. É um processo de adaptação”.

Ainda segundo ela, o programa desenvolve atividades relacionadas a empreendedorismo, organização financeira, artesanato e saúde mental. “Acompanhamos esses funcionários em todas as fases, começando pela parte teórica, onde esclarecemos questões sobre a documentação exigida pela previdência. Em seguida, entramos no módulo de manutenção, que são as oficinas e passeios turísticos. Também trabalhamos para prevenir doenças como a depressão”, explicou Fernanda Araújo.

Para Maria Regina Silva Oliveira Camilo, secretária municipal de Administração, o programa é um passo a passo para desmistificar que aposentadoria é início de uma vida ociosa. “Não interessa o tamanho do seu passo, o que interessa é continuar caminhando. Desacelerar no trabalho não quer dizer desacelerar da vida. É um momento de acelerar para aproveitar o descanso, a família e os passeios”.

Representando o prefeito Ronaldo Magalhães, o chefe de gabinete Deoclécio Fonseca Mafra ressaltou a importância do Novos Caminhos. “Há 14 anos que esse programa, apesar dos percalços dos últimos anos, continua motivando os servidores que se dedicaram por muito tempo ao município, a iniciar sua aposentadoria sem angústia ou medo e com novas habilidades”, concluiu.

Ao final do encontro, os participantes assistiram a uma apresentação musical do grupo Meninar.

WhatsApp Image 2019-08-07 at 18.01.08 (1)

WhatsApp Image 2019-08-07 at 18.01.08

Saiba mais

Desenvolvido pela Prefeitura de Itabira por meio da Secretaria Municipal de Administração, o programa Novos Caminhos é uma oportunidade para os servidores aposentáveis – e que se interessam – a construir um novo ciclo. Durante o processo de desligamento, a Prefeitura oferece palestras, oficinas e apoio profissional em diversas áreas.

Para participar, o servidor deve procurar o departamento de Recursos Humanos e efetuar sua inscrição. Outras informações pelos telefones 3839-2103 ou 3839-2173.

Formatura – Servidores da Prefeitura recebem certificados de conclusão do curso de Libras

A tarde dessa quinta-feira (11) foi especial para 22 servidores da Prefeitura que concluíram o curso de Língua Brasileira de Sinais (libras). Iniciada em março deste ano, a capacitação foi promovida pela Superintendência de Recursos Humanos do Município, por meio da Diretoria de Desenvolvimento de Recursos Humanos (DDRH), com o objetivo de facilitar a vivência de pessoas surdas em situações comuns do dia a dia. A entrega dos certificados aconteceu no auditório da Prefeitura. Entre os presentes na solenidade estava a secretária municipal de Administração, Maria Regina Silva Oliveira Camilo.

De acordo com a diretora de Desenvolvimento de Recursos Humanos em exercício, Carlina Cassiane Costa Rodrigues, participaram do curso os servidores itabiranos em contato direto com a população. “Por meio dessa capacitação, esperamos que os servidores não tenham dificuldades em atender deficientes auditivos e, ao mesmo tempo, promover a inclusão das pessoas surdas na sociedade”, disse a diretora.

Para a servidora da Secretaria Municipal de Assistência Social, Bruna Eliana de Souza Teixeira, valeu a penar participar da capacitação. A assistente social contou que nesta semana atendeu a um deficiente auditivo e aproveitou para colocar em práticas as lições que aprendeu no curso.

Nós que estamos na assistência, atendemos a todo tipo de público, principalmente àqueles ligados às questões de vulnerabilidade. E assim, vemos as dificuldades de uma forma geral. Essa semana, por exemplo, atendi a uma pessoa com deficiência auditiva e, se não tivesse feito esse curso, eu teria muita dificuldade para entendê-lo. Então, acredito isso é muito importante. A gente sempre tem que prestar um bom atendimento ao público”, explicou.

Após a entrega dos certificados, os alunos apresentaram mensagens de agradecimento na língua de sinais.

O Curso

É uma formação para nível básico, com carga horária de 40 horas. O treinamento foi ministrado pela professora da rede pública municipal e integrante do projeto Multiplicadores do DDRH, Simone de Oliveira e Silva é pedagoga, especialista em educação especial e intérprete de Libras pelo Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS). Esta é a segunda turma que conclui o curso.

Em tempo

Em 2002, a Língua Brasileira de Sinais (Libras) foi legalmente reconhecida e aceita como segunda língua oficial brasileira, por meio da Lei Federal nº 10.436. Em 2005, com o Decreto Federal nº 5.626, a Libras foi regulamentada como disciplina curricular.

Já em Itabira, o prefeito Ronaldo Magalhães sancionou a Lei nº 4.955, em abril de 2017, que reconhece oficialmente a língua de sinais como meio de comunicação objetiva e de uso recorrente no município, estabelecendo ainda, recursos nos orçamentos anuais e plurianuais que possibilitem capacitar professores, servidores e empregados públicos para o uso e difusão da Libras.

Scroll To Top