sábado , 25 maio 2019
Você está aqui: Capa | Administração

Arquivo da categoria: Administração

Assinatura dos Feeds

Assuntos relacionados à Administração da cidade de Itabira/MG

Trabalho conjunto – Itabira terá simulado de rompimento de barragens no dia 29 de junho

Em 29 de junho, às 15 horas, moradores de Itabira participarão de um simulado de rompimento de barragens. A agenda foi anunciada nesta quarta-feira (15), em entrevista coletiva à imprensa realizada na Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA). Ao menos 11 mil pessoas deverão ser envolvidas, na chamada zona de autossalvamento (ZAS).

O treinamento da população foi acertado após a segunda rodada de reuniões técnicas sobre o Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM), realizado entre segunda-feira (13) e hoje. O grupo de trabalho reúne representantes de seções integradas da Prefeitura de Itabira, a exemplo da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec); Vale; Corpo de Bombeiros; Polícia Militar e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec-MG). O primeiro ciclo de atividades ocorreu no mês passado.

A mineradora, à frente dos trabalhos, informou que deverá lançar nas próximas semanas um aplicativo para smartphones com informações sobre barragens, rotas de fuga e pontos de encontro localizados em Itabira. O objetivo é evitar ou minimizar eventuais tragédias como a que aconteceu em Brumadinho, no dia 25 de janeiro deste ano.

Priscila Martins da Costa, titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), pasta responsável pelo Compdec, citou o esforço assumido para a efetivação do PAEBM na cidade. “Iniciamos um trabalho em 2017, cuja primeira etapa culmina na reunião de hoje. Faremos um trabalho preventivo para que tenhamos, todos, maior segurança. Esse é um trabalho de todos nós”, frisou.

A Lei 12.334/10 estabelece a Política Nacional de Segurança de Barragens. Itabira possui 11 barragens em operação, segundo a SMMA. Embora não esteja entre as instituições responsáveis pela fiscalização de segurança das estruturas, a Prefeitura articula sua efetivação com representações políticas e autoridades competentes.

Motivação – Palestra para servidores aborda redução do estresse e preservação da saúde

Servidores da Prefeitura da Itabira participaram de uma palestra vivencial ministrada pelo psicólogo Gandhi Trópia nos dias 9 e 11 de abril, no auditório do Paço Municipal. Com o tema “Como lidar com o estresse, a ansiedade e conquistar a saúde”, o evento foi promovido pela Diretoria de Desenvolvimento de Recursos Humanos (DDRH).

O psicólogo falou sobre ciência do corpo, influência das emoções nos órgãos, armadilhas da mente, mudança de hábitos e dicas para uma alimentação saudável.

Gandhi Trópia também é acupunturista e massoterapeuta. Ainda, é formado no Sistema Corpo Espelho – método que trabalha programação neurolinguística e parte energética.

A iniciativa da DDRH tem por objetivo reduzir o estresse e as distrações, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida do funcionalismo público.

WhatsApp Image 2019-04-16 at 12.22.48

Incentivo – Programa Novos Caminhos promove oficina de bolsas e carteiras

O Programa Novos Caminhos, que prepara servidores públicos municipais para a aposentadoria, promoveu no dia 27 de março e na última quarta-feira (3), oficina para confecção de bolsas e carteiras. A atividade aconteceu na sala de reuniões da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS).

A oficina foi ministrada pelas servidoras Ana Lúcia da Silva (Secretaria Municipal de Educação) e Valdete Vieira da Rocha (Secretaria Municipal de Administração), e contou com 21 participantes. Na confecção das peças foram utilizados papel panamá, cola branca, tecido 100% algodão, régua, lápis e botão imantado. O material foi disponibilizado pela Prefeitura.

A participação do servidor no Novos Caminhos tem duração de dois anos. O programa consiste em módulos teóricos e a fase de manutenção, momento em que são ministradas as oficinas.

O programa

Desenvolvido pela Prefeitura de Itabira por meio da Secretaria Municipal de Administração, o programa Novos Caminhos prepara servidores que estão a dois anos da aposentadoria para esta etapa da vida pessoal. Durante quatro semestres, eles participam de palestras e diferentes atividades.

Outras informações sobre o programa podem ser obtidas na Diretoria de Benefícios pelos telefones 3839-2103 ou 3839-2173.

Capacitação – Curso de Libras é oferecido a servidores municipais

Em mais uma ação que busca valorizar o servidor municipal, a Prefeitura de Itabira oferece ao funcionalismo o curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras), nível básico. A iniciativa atende ainda um dos princípios do Governo Municipal: a inclusão. O curso vai abranger 30 servidores, de diversos setores, que fazem atendimento ao público.

Com uma carga horária de 40 horas, as aulas serão ministradas pela professora da rede pública municipal Simone de Oliveira e Silva, às quintas-feiras, das 14 às 17 horas, no auditório da Prefeitura. A capacitação terá início na tarde de hoje.

Em tempo

A capacitação faz parte das políticas de valorização da Superintendência de Recursos Humanos da Prefeitura. Por meio dessas políticas, o Município busca proporcionar ao funcionalismo o aprimoramento do trabalho e do desempenho profissional.

A instrutora Simone Silva, além de professora, faz atendimentos a surdos no Centro Municipal de Apoio Educacional (Cemae) de Itabira. Ela faz parte do programa Instrutor Interno de Treinamento e Desenvolvimento, da Secretaria Municipal de Administração (SMA). O projeto é mais uma atividade de valorização do servidor municipal e é coordenado pela Diretoria de Recursos Humanos.

De 18/02 a 29/03 – Prefeitura abre inscrições para Programa Novos Caminhos

Começam no próximo dia 18, e seguem até o dia 29 de março, as inscrições para o programa de preparação para a aposentadoria Novos Caminhos. Desenvolvido pela Prefeitura de Itabira desde 2004, o programa prepara os servidores públicos municipais que estão a dois anos da aposentadoria para essa fase da vida.

Durante quatro semestres, eles participarão de diferentes atividades com temas relacionados à psicologia, administração financeira, lazer, social, saúde, processo de desligamento da Prefeitura e regimes previdenciários. Além dos módulos que capacitam os servidores sobre o processo de aposentadoria, também serão promovidas atividades como oficinas e passeios, por exemplo.

Para participar do Novos Caminhos, o servidor deve procurar o Serviço Social da Prefeitura.

Outras informações podem ser obtidas pelos telefones/ ramais: 3839-2173 e 3839-2379, das 8h às 18h.

HOMOLOGAÇÃO PROCESSO SELETIVO – EDITAL Nº 007/2018

A Prefeitura Municipal de Itabira, no uso de suas atribuições legais, e nos termos do Edital 007/2018,  torna público o Decreto Municipal nº 2.158, de 16 de janeiro de 2019, que “Faz homologação de resultado final do Processo Seletivo Simplificado nº 007/2018.”

 

Confira abaixo:

Homologa Resultado Final

Para ter acesso a outras publicações, clique no link abaixo:

http://www.ibgpconcursos.com.br/concursos/DetalheConcurso.aspx?id=94

Fique atento – Defesa Civil informa possibilidade de pancadas de chuva em Itabira neste fim de semana

A previsão do tempo para esta sexta-feira, 4 de janeiro, indica possibilidade de pancadas de chuva à tarde e à noite em Itabira. Pode chover também no sábado, de acordo com o Climatempo. A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) pede atenção especial da comunidade às áreas de morros.

Medidas são importantes para que os deslizamentos sejam evitados. A Defesa Civil adverte contra cortes irregulares e lixo nas encostas. Bananeiras, por sua vez, representam sinal de perigo. Essas plantas concentram muita água onde estão e facilitam os deslizamentos. O ideal é que elas sejam substituídas por outras, como grama e capim.

Qualquer situação anormal pode ser comunicada à Comdec pelo telefone 199. A seção também atende nos telefones 3839-2147 e 3839-2391 (plantão).

Balanço

Durante o período chuvoso das festas de fim de ano, entre a véspera de Natal e o Ano Novo, a Defesa Civil de Itabira atendeu a três destelhamentos de casas nos bairros Pedreira, Bela Vista e Jardim das Oliveiras; três desabamentos de muros de contenção em terrenos particulares do Santa Ruth, Fênix e Jardim das Oliveiras; e à ruína de um muro divisório no bairro Vila São Geraldo. Ninguém se feriu.

O balanço cita que duas famílias ficaram desalojadas e foram encaminhadas à política de Assistência Social no Município.

Houve ainda ocorrências de alagamentos em pontos diversos e pequenos deslizamentos de terra em imóveis, sem comprometer a segurança dos moradores.

Monitoramento

A Coordenadoria está visitando, todos os dias, áreas vulneráveis da cidade, orientando populares e avaliando estruturas. São regiões de constante monitoramento, por exemplo, os bairros Gabiroba, Madre Maria de Jesus, Jardim das Oliveiras, Pedreira, Eldorado e Machado.

Mau tempo – Defesa Civil registra pequenas ocorrências em Itabira e faz orientações sobre período chuvoso

A Prefeitura de Itabira, por meio da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec), informa que o mau tempo desta quarta-feira (26) destelhou algumas residências e provocou pequenos deslizamentos de terra e alagamentos em bairros como o Jardim das Oliveiras, Eldorado e Pedreira. Em todos os casos, ninguém se feriu.
A Comdec reforça que todo auxílio necessário é providenciado. Outras seções da Prefeitura também estão engajadas na limpeza de vias e outras intervenções.
A Defesa Civil mantém equipes de plantão permanentemente. A seção está atendendo no telefone 3839-2391.

Volume
De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), nas últimas 24 horas o volume pluviométrico chegou a 67 milímetros na cidade. A previsão climática para esta quinta-feira é de céu nublado em todas as regiões de Minas, com possibilidade de chuva a qualquer hora.

Orientações
Diante da situação de perigo, orienta Emília Maria Rosa, servidora do Comdec, as pessoas devem manter a calma, procurar locais seguros e acionarem os órgãos competentes para o devido socorro.
O Comdec também adverte moradores a evitarem cortes e aterros nas encostas para não enfraquecer o terreno; cobrir barrancos com lonas; escoar a água para fora das encostas e não jogar lixo nesses locais.
Ainda, verificar se as telhas estão bem afixadas; observar o madeiramento de apoio do telhado; não se abrigar debaixo de árvores; desligar a energia elétrica durante tempestades; e estar alerta para situações de inundação e deixar o local se isso ocorrer.

LOCAL DE PROVAS – COMUNICADO – PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO – EDITAL 07/2018

Senhor Candidato! Atenção!

Conforme previsto no Edital 07/2018 – Processo Seletivo Simplificado, no item 10 – Das Provas, as provas objetivas serão realizadas no dia 16 de dezembro de 2018, em turno único, no Município de Itabira. Segue abaixo as informações complementares:

LOCAIS DE PROVAS: As provas serão realizadas na Escola Estadual Mestre Zeca Amâncio e na Funcesi. O candidato deverá acessar a área do candidato para verificar a situação de sua inscrição e para a retirada do Cartão Definitivo de Inscrição. O acesso a prova somente será autorizado mediante apresentação de documento de identidade com foto.

HORÁRIO DE ABERTURA DOS PORTÕES: 8 horas

FECHAMENTO DOS PORTÕES: IMPRETERIVELMENTE ÀS 8 horas e 45 minutos

O candidato que chegar após o fechamento dos portões não poderá entrar, ficando, automaticamente, eliminado do Processo Seletivo.

INÍCIO DAS PROVAS: 9 horas

TÉRMINO DAS PROVAS: 12 horas e 30 minutos

Segue abaixo a relação dos candidatos e locais das provas.

Lista com os locais de prova

Para acessar a área do candidato, click no link abaixo:

http://www.ibgpconcursos.com.br/concursos/DetalheConcurso.aspx?id=94

Opções variadas – Prefeitura recebe feira de artesanato até sexta-feira

Até sexta-feira (14), barracas com opões variadas de artesanato estão à disposição do público em frente à Prefeitura de Itabira – avenida Carlos de Paula Andrade, 135, Centro. Os expositores e comerciantes são servidores municipais e a finalidade da ação é gerar mais oportunidades de renda aos artesãos. A feira começou nesta terça e funciona no horário das 8 às 17 horas.

WhatsApp Image 2018-12-11 at 15.24.16 (1)

WhatsApp Image 2018-12-11 at 15.24.16 (2)

Scroll To Top