quinta-feira , 19 setembro 2019
Você está aqui: Capa | Administração

Arquivo da categoria: Administração

Assinatura dos Feeds

Assuntos relacionados à Administração da cidade de Itabira/MG

Gestão Interna – Prefeitura implanta sistema para planejamento de compras

Gestores e superintendentes municipais participaram nesta terça-feira (10), no auditório da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), do lançamento de um software para planejar todos os processos de compras da Prefeitura.

O programa, desenvolvido pelo Departamento de Informática, cumpre o decreto nº 997/2017 – que regulamenta a Lei Municipal nº 4.672/2014 – e tem como finalidade estabelecer condições, regras e nortear os procedimentos operacionais para executar licitações, aquisições diretas, contratos, convênios, contratação de obras, serviços, compras, alienações e outros modos de destinação de bens com o erário municipal.

Esse sistema foi desenvolvido para facilitar e organizar a planificação de compras da Prefeitura. A partir do ano que vem teremos um planejamento de todas as necessidades das secretarias”, explicou Fernando Muniz, secretário municipal de Auditoria Interna e Controladoria.

Para Maria Regina Silva Oliveira Camilo, secretária de Administração, além de contribuir com os servidores que trabalham nesta demanda, o programa proporcionará economia. “Com ele vamos economizar tempo, dinheiro e organizar tudo. Não é um processo complicado, mas precisa de acompanhamento. Por isso, o pessoal da informática estará disponível para auxiliar a todos e, com o passar dos dias, um gestor também poderá ajudar o outro”, avaliou.

Depois da apresentação e do treinamento de hoje, o software já está disponível nos computadores municipais para que os gestores finalizem o planejamento do próximo ano. Todas as secretarias, de acordo com a legislação, deverão entregar o Plano Anual de Suprimentos, que indica estimativas de consumo, quantitativo e utilização de materiais ou serviços, até o dia 30 de outubro de cada ano.

WhatsApp Image 2019-09-10 at 14.15.00

WhatsApp Image 2019-09-10 at 14.18.40

Nova turma – Programa Novos Caminhos prepara servidores para aposentadoria

Na tarde de hoje (7), na Fazenda do Pontal, o Programa Novos Caminhos promoveu o encontro de sensibilização que marca o início do processo de aposentadoria de 43 servidores municipais.

Neste evento, a equipe do departamento de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Administração apresentou o cronograma das atividades que serão desenvolvidas nos próximos anos.

De acordo com Fernanda Araújo, diretora de Benefícios da Prefeitura, o objetivo do programa é preparar os servidores que estão a dois anos da aposentadoria para uma nova etapa de vida. “Nossa equipe é composta por psicólogos, assistente social, médico, enfermeira e outros profissionais. Oferecemos um suporte para que o servidor construa um novo caminho depois do desligamento. É um processo de adaptação”.

Ainda segundo ela, o programa desenvolve atividades relacionadas a empreendedorismo, organização financeira, artesanato e saúde mental. “Acompanhamos esses funcionários em todas as fases, começando pela parte teórica, onde esclarecemos questões sobre a documentação exigida pela previdência. Em seguida, entramos no módulo de manutenção, que são as oficinas e passeios turísticos. Também trabalhamos para prevenir doenças como a depressão”, explicou Fernanda Araújo.

Para Maria Regina Silva Oliveira Camilo, secretária municipal de Administração, o programa é um passo a passo para desmistificar que aposentadoria é início de uma vida ociosa. “Não interessa o tamanho do seu passo, o que interessa é continuar caminhando. Desacelerar no trabalho não quer dizer desacelerar da vida. É um momento de acelerar para aproveitar o descanso, a família e os passeios”.

Representando o prefeito Ronaldo Magalhães, o chefe de gabinete Deoclécio Fonseca Mafra ressaltou a importância do Novos Caminhos. “Há 14 anos que esse programa, apesar dos percalços dos últimos anos, continua motivando os servidores que se dedicaram por muito tempo ao município, a iniciar sua aposentadoria sem angústia ou medo e com novas habilidades”, concluiu.

Ao final do encontro, os participantes assistiram a uma apresentação musical do grupo Meninar.

WhatsApp Image 2019-08-07 at 18.01.08 (1)

WhatsApp Image 2019-08-07 at 18.01.08

Saiba mais

Desenvolvido pela Prefeitura de Itabira por meio da Secretaria Municipal de Administração, o programa Novos Caminhos é uma oportunidade para os servidores aposentáveis – e que se interessam – a construir um novo ciclo. Durante o processo de desligamento, a Prefeitura oferece palestras, oficinas e apoio profissional em diversas áreas.

Para participar, o servidor deve procurar o departamento de Recursos Humanos e efetuar sua inscrição. Outras informações pelos telefones 3839-2103 ou 3839-2173.

Formatura – Servidores da Prefeitura recebem certificados de conclusão do curso de Libras

A tarde dessa quinta-feira (11) foi especial para 22 servidores da Prefeitura que concluíram o curso de Língua Brasileira de Sinais (libras). Iniciada em março deste ano, a capacitação foi promovida pela Superintendência de Recursos Humanos do Município, por meio da Diretoria de Desenvolvimento de Recursos Humanos (DDRH), com o objetivo de facilitar a vivência de pessoas surdas em situações comuns do dia a dia. A entrega dos certificados aconteceu no auditório da Prefeitura. Entre os presentes na solenidade estava a secretária municipal de Administração, Maria Regina Silva Oliveira Camilo.

De acordo com a diretora de Desenvolvimento de Recursos Humanos em exercício, Carlina Cassiane Costa Rodrigues, participaram do curso os servidores itabiranos em contato direto com a população. “Por meio dessa capacitação, esperamos que os servidores não tenham dificuldades em atender deficientes auditivos e, ao mesmo tempo, promover a inclusão das pessoas surdas na sociedade”, disse a diretora.

Para a servidora da Secretaria Municipal de Assistência Social, Bruna Eliana de Souza Teixeira, valeu a penar participar da capacitação. A assistente social contou que nesta semana atendeu a um deficiente auditivo e aproveitou para colocar em práticas as lições que aprendeu no curso.

Nós que estamos na assistência, atendemos a todo tipo de público, principalmente àqueles ligados às questões de vulnerabilidade. E assim, vemos as dificuldades de uma forma geral. Essa semana, por exemplo, atendi a uma pessoa com deficiência auditiva e, se não tivesse feito esse curso, eu teria muita dificuldade para entendê-lo. Então, acredito isso é muito importante. A gente sempre tem que prestar um bom atendimento ao público”, explicou.

Após a entrega dos certificados, os alunos apresentaram mensagens de agradecimento na língua de sinais.

O Curso

É uma formação para nível básico, com carga horária de 40 horas. O treinamento foi ministrado pela professora da rede pública municipal e integrante do projeto Multiplicadores do DDRH, Simone de Oliveira e Silva é pedagoga, especialista em educação especial e intérprete de Libras pelo Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS). Esta é a segunda turma que conclui o curso.

Em tempo

Em 2002, a Língua Brasileira de Sinais (Libras) foi legalmente reconhecida e aceita como segunda língua oficial brasileira, por meio da Lei Federal nº 10.436. Em 2005, com o Decreto Federal nº 5.626, a Libras foi regulamentada como disciplina curricular.

Já em Itabira, o prefeito Ronaldo Magalhães sancionou a Lei nº 4.955, em abril de 2017, que reconhece oficialmente a língua de sinais como meio de comunicação objetiva e de uso recorrente no município, estabelecendo ainda, recursos nos orçamentos anuais e plurianuais que possibilitem capacitar professores, servidores e empregados públicos para o uso e difusão da Libras.

Trabalho conjunto – Itabira terá simulado de rompimento de barragens no dia 29 de junho

Em 29 de junho, às 15 horas, moradores de Itabira participarão de um simulado de rompimento de barragens. A agenda foi anunciada nesta quarta-feira (15), em entrevista coletiva à imprensa realizada na Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA). Ao menos 11 mil pessoas deverão ser envolvidas, na chamada zona de autossalvamento (ZAS).

O treinamento da população foi acertado após a segunda rodada de reuniões técnicas sobre o Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM), realizado entre segunda-feira (13) e hoje. O grupo de trabalho reúne representantes de seções integradas da Prefeitura de Itabira, a exemplo da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec); Vale; Corpo de Bombeiros; Polícia Militar e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec-MG). O primeiro ciclo de atividades ocorreu no mês passado.

A mineradora, à frente dos trabalhos, informou que deverá lançar nas próximas semanas um aplicativo para smartphones com informações sobre barragens, rotas de fuga e pontos de encontro localizados em Itabira. O objetivo é evitar ou minimizar eventuais tragédias como a que aconteceu em Brumadinho, no dia 25 de janeiro deste ano.

Priscila Martins da Costa, titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), pasta responsável pelo Compdec, citou o esforço assumido para a efetivação do PAEBM na cidade. “Iniciamos um trabalho em 2017, cuja primeira etapa culmina na reunião de hoje. Faremos um trabalho preventivo para que tenhamos, todos, maior segurança. Esse é um trabalho de todos nós”, frisou.

A Lei 12.334/10 estabelece a Política Nacional de Segurança de Barragens. Itabira possui 11 barragens em operação, segundo a SMMA. Embora não esteja entre as instituições responsáveis pela fiscalização de segurança das estruturas, a Prefeitura articula sua efetivação com representações políticas e autoridades competentes.

Motivação – Palestra para servidores aborda redução do estresse e preservação da saúde

Servidores da Prefeitura da Itabira participaram de uma palestra vivencial ministrada pelo psicólogo Gandhi Trópia nos dias 9 e 11 de abril, no auditório do Paço Municipal. Com o tema “Como lidar com o estresse, a ansiedade e conquistar a saúde”, o evento foi promovido pela Diretoria de Desenvolvimento de Recursos Humanos (DDRH).

O psicólogo falou sobre ciência do corpo, influência das emoções nos órgãos, armadilhas da mente, mudança de hábitos e dicas para uma alimentação saudável.

Gandhi Trópia também é acupunturista e massoterapeuta. Ainda, é formado no Sistema Corpo Espelho – método que trabalha programação neurolinguística e parte energética.

A iniciativa da DDRH tem por objetivo reduzir o estresse e as distrações, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida do funcionalismo público.

WhatsApp Image 2019-04-16 at 12.22.48

Incentivo – Programa Novos Caminhos promove oficina de bolsas e carteiras

O Programa Novos Caminhos, que prepara servidores públicos municipais para a aposentadoria, promoveu no dia 27 de março e na última quarta-feira (3), oficina para confecção de bolsas e carteiras. A atividade aconteceu na sala de reuniões da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS).

A oficina foi ministrada pelas servidoras Ana Lúcia da Silva (Secretaria Municipal de Educação) e Valdete Vieira da Rocha (Secretaria Municipal de Administração), e contou com 21 participantes. Na confecção das peças foram utilizados papel panamá, cola branca, tecido 100% algodão, régua, lápis e botão imantado. O material foi disponibilizado pela Prefeitura.

A participação do servidor no Novos Caminhos tem duração de dois anos. O programa consiste em módulos teóricos e a fase de manutenção, momento em que são ministradas as oficinas.

O programa

Desenvolvido pela Prefeitura de Itabira por meio da Secretaria Municipal de Administração, o programa Novos Caminhos prepara servidores que estão a dois anos da aposentadoria para esta etapa da vida pessoal. Durante quatro semestres, eles participam de palestras e diferentes atividades.

Outras informações sobre o programa podem ser obtidas na Diretoria de Benefícios pelos telefones 3839-2103 ou 3839-2173.

Capacitação – Curso de Libras é oferecido a servidores municipais

Em mais uma ação que busca valorizar o servidor municipal, a Prefeitura de Itabira oferece ao funcionalismo o curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras), nível básico. A iniciativa atende ainda um dos princípios do Governo Municipal: a inclusão. O curso vai abranger 30 servidores, de diversos setores, que fazem atendimento ao público.

Com uma carga horária de 40 horas, as aulas serão ministradas pela professora da rede pública municipal Simone de Oliveira e Silva, às quintas-feiras, das 14 às 17 horas, no auditório da Prefeitura. A capacitação terá início na tarde de hoje.

Em tempo

A capacitação faz parte das políticas de valorização da Superintendência de Recursos Humanos da Prefeitura. Por meio dessas políticas, o Município busca proporcionar ao funcionalismo o aprimoramento do trabalho e do desempenho profissional.

A instrutora Simone Silva, além de professora, faz atendimentos a surdos no Centro Municipal de Apoio Educacional (Cemae) de Itabira. Ela faz parte do programa Instrutor Interno de Treinamento e Desenvolvimento, da Secretaria Municipal de Administração (SMA). O projeto é mais uma atividade de valorização do servidor municipal e é coordenado pela Diretoria de Recursos Humanos.

De 18/02 a 29/03 – Prefeitura abre inscrições para Programa Novos Caminhos

Começam no próximo dia 18, e seguem até o dia 29 de março, as inscrições para o programa de preparação para a aposentadoria Novos Caminhos. Desenvolvido pela Prefeitura de Itabira desde 2004, o programa prepara os servidores públicos municipais que estão a dois anos da aposentadoria para essa fase da vida.

Durante quatro semestres, eles participarão de diferentes atividades com temas relacionados à psicologia, administração financeira, lazer, social, saúde, processo de desligamento da Prefeitura e regimes previdenciários. Além dos módulos que capacitam os servidores sobre o processo de aposentadoria, também serão promovidas atividades como oficinas e passeios, por exemplo.

Para participar do Novos Caminhos, o servidor deve procurar o Serviço Social da Prefeitura.

Outras informações podem ser obtidas pelos telefones/ ramais: 3839-2173 e 3839-2379, das 8h às 18h.

HOMOLOGAÇÃO PROCESSO SELETIVO – EDITAL Nº 007/2018

A Prefeitura Municipal de Itabira, no uso de suas atribuições legais, e nos termos do Edital 007/2018,  torna público o Decreto Municipal nº 2.158, de 16 de janeiro de 2019, que “Faz homologação de resultado final do Processo Seletivo Simplificado nº 007/2018.”

 

Confira abaixo:

Homologa Resultado Final

Para ter acesso a outras publicações, clique no link abaixo:

http://www.ibgpconcursos.com.br/concursos/DetalheConcurso.aspx?id=94

Fique atento – Defesa Civil informa possibilidade de pancadas de chuva em Itabira neste fim de semana

A previsão do tempo para esta sexta-feira, 4 de janeiro, indica possibilidade de pancadas de chuva à tarde e à noite em Itabira. Pode chover também no sábado, de acordo com o Climatempo. A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) pede atenção especial da comunidade às áreas de morros.

Medidas são importantes para que os deslizamentos sejam evitados. A Defesa Civil adverte contra cortes irregulares e lixo nas encostas. Bananeiras, por sua vez, representam sinal de perigo. Essas plantas concentram muita água onde estão e facilitam os deslizamentos. O ideal é que elas sejam substituídas por outras, como grama e capim.

Qualquer situação anormal pode ser comunicada à Comdec pelo telefone 199. A seção também atende nos telefones 3839-2147 e 3839-2391 (plantão).

Balanço

Durante o período chuvoso das festas de fim de ano, entre a véspera de Natal e o Ano Novo, a Defesa Civil de Itabira atendeu a três destelhamentos de casas nos bairros Pedreira, Bela Vista e Jardim das Oliveiras; três desabamentos de muros de contenção em terrenos particulares do Santa Ruth, Fênix e Jardim das Oliveiras; e à ruína de um muro divisório no bairro Vila São Geraldo. Ninguém se feriu.

O balanço cita que duas famílias ficaram desalojadas e foram encaminhadas à política de Assistência Social no Município.

Houve ainda ocorrências de alagamentos em pontos diversos e pequenos deslizamentos de terra em imóveis, sem comprometer a segurança dos moradores.

Monitoramento

A Coordenadoria está visitando, todos os dias, áreas vulneráveis da cidade, orientando populares e avaliando estruturas. São regiões de constante monitoramento, por exemplo, os bairros Gabiroba, Madre Maria de Jesus, Jardim das Oliveiras, Pedreira, Eldorado e Machado.

Scroll To Top