Arquivo da categoria: Cursos Gratuitos

Assinatura dos Feeds

Prefeitura abre inscrições para cursos do Pronatec

Até o dia 22/10, estão abertas as inscrições para os cursos gratuitos de qualificação profissional do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Com o objetivo de gerar empregos, renda e inclusão social, a Prefeitura de Itabira oferece 555 vagas para os cursos – que serão realizados na modalidade ensino a distância (EAD) – de Agente de Gestão de Resíduos Sólidos (15), Auxiliar de Fiscalização Ambiental (15), Operador de Aterro Sanitário de Resíduos Sólidos Urbanos (30), Auxiliar de Laboratório de Saneamento (30), Agente de Limpeza Urbana (15), Promotor de Vendas (15), Agente de Microcrédito (15), Assistente Administrativo (15), Assistente de Faturamento (15), Assistente de Recursos Humanos (15), Espanhol Básico (15), Inglês Básico (30), Inspetor de Qualidade (15), Introdução à Interpretação em Língua Brasileira de Sinais – Libras (45), Mensageiro (30), Recepcionista (30), Operador de Produção em Unidade de Tratamento de Resíduos (15), Reciclador (15), Assistente de Planejamento, Programação e Controle de Produção (15), Vendedor (15), Produtor de Cerveja (15), Editor de Projeto Visual Gráfico (15), Editor de Vídeo (15), Eletricista de Audiovisual (15), Fotógrafo (15), Iluminador Cênico (15), Ilustrador (15), Locutor/Apresentador/Animador (15), Operador de Câmara (15) e Sonoplasta (15).

O Pronatec é destinado aos estudantes do ensino médio e para quem já concluiu e, também, para as pessoas que já estão no mercado de trabalho mas, com interesse em obter uma qualificação complementar. As inscrições podem ser feitas no campus Itabira da Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (Uaitec) – na avenida Duque de Caxias, nº 1.240, no bairro Quatorze de Fevereiro – de segunda a sexta-feira, das 8 às 22 horas.

Os interessados devem ter, no mínimo, 15 anos, ensino fundamental completo, conhecimento básico em informática e endereço particular de e-mail. Devem apresentar, ainda, documento oficial de identidade, CPF e comprovante de endereço. Em seguida, pelo e-mail, o Ministério da Educação entrará em contato para efetivar a inscrição.

Matrículas abertas – Uaitec oferece cursos na área de tecnologia da informação

A Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (Uaitec) está com matrículas abertas para seis cursos da área de tecnologia da informação. Para quem deseja adquirir novos conhecimentos ou se aprimorar profissionalmente, este é o momento. As matrículas podem ser feitas até o próximo dia 17. O material didático será distribuído gratuitamente no início das aulas, que estão previstas para começar neste mês.

Os interessados podem optar pelos cursos de Web Designer, Analista de Mídias Sociais, Desenvolvedor de Jogos, Desenvolvedor de Aplicativos, Programador Web e Programador de Sistemas. Com o objetivo de motivar os alunos a desenvolverem atividades diferenciadas para o mercado, em todas as opções serão acrescentadas 40 horas de aulas sobre empreendedorismo e inovação. A duração dos cursos será de cerca de três meses, com carga horária total de 272 horas.

Para ter acesso ao ensino, é necessário que o aluno tenha concluído, ou esteja cursando, o 9º ano do ensino fundamental. Além disso, é fundamental ter conhecimento básico em informática. Todos os cursos encaixam-se na modalidade semipresencial. Durante os encontros na Uaitec, os alunos terão auxílio de tutores.

Matrículas

Para garantir uma vaga é necessário se cadastrar no site do Uaitec (www.uaitec.mg.gov.br). Assim, o interessado receberá um e-mail informando a data de comparecimento ao campus Itabira para efetivação da matrícula. Na data informada, o candidato deverá apresentar cópias e os documentos originais (CPF e RG), além da declaração escolar ou documento similar que comprove a escolaridade. No ato da matrícula, o aluno assinará um termo declarando ter conhecimento básico em informática.

A Uaitec Itabira funciona na avenida Duque de Caxias, 1.240, bairro Quatorze de Fevereiro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Mais informações pelo telefone (31) 3839-2522.

Prefeitura abre inscrições para cursos da Escola Móvel e do Pronatec

Com o objetivo de gerar empregos, renda e inclusão social, a Prefeitura de Itabira oferece, por meio da Escola Móvel do Sesi/Senai e do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), qualificação profissional gratuita para a população.

Para os cursos do Pronatec Voluntário – 925 vagas – as pré-inscrições podem ser feitas até o dia 18/8, no Centro de Atendimento ao Turista (CAT) – próximo à rodoviária, região central – de terça-feira a domingo, das 8 às 18 horas. Os interessados devem ter, no mínimo, 15 anos, ensino fundamental completo, conhecimento básico em informática e endereço particular de e-mail. Devem apresentar, ainda, documento oficial de identidade, CPF e comprovante de endereço. Em seguida, através de e-mail, o Ministério da Educação entrará em contato para efetivar a inscrição.

O Pronatec é destinado aos estudantes do ensino médio e para quem já concluiu e, também, para as pessoas que já estão no mercado de trabalho mas, com interesse em obter uma qualificação complementar. Em Itabira, as vagas disponíveis são para os cursos de Agente de Gestão de Resíduos Sólidos (25), Auxiliar de Fiscalização Ambiental (25), Operador de Aterro Sanitário de Resíduos Sólidos Urbanos (50), Auxiliar de Laboratório de Saneamento (50), Agente de Limpeza Urbana (25), Promotor de Vendas (25), Agente de Microcrédito (25), Assistente Administrativo (25), Assistente de Faturamento (25), Assistente de Recursos Humanos (25), Espanhol Básico (25), Inglês Básico (50), Inspetor de Qualidade (25), Introdução à Interpretação em Língua Brasileira de Sinais – Libras (75), Mensageiro (50), Recepcionista (50), Operador de Produção em Unidade de Tratamento de Resíduos (25), Reciclador (25), Assistente de Planiejamento, Programação e Controle de Produção (25), Vendedor (25), Produtor de Cerveja (25), Editor de Projeto Visual Gráfico (25), Editor de Vídeo (25), Eletricista de Audiovisual (25), Fotógrafo (25), Iluminador Cênico (25), Ilustrador (25), Locutor/Apresentador/Animador (25), Operador de Câmara (25) e Sonoplasta (25).

Já a Escola Móvel do Sesi/Senai, oferece 40 vagas para o curso de Costureiro do Vestuário Assistente. As inscrições começaram ontem (27), também no CAT e, terminam dia 30/8 ou até o preenchimento total das vagas. As aulas acontecem no Senai – rua São Paulo, nº 377, no bairro Amazonas – entre os dias 31/8 e 29/9, de segunda a sexta-feira, sendo duas turmas – manhã (8 às 12h15) e tarde (13h15 às 17h30) – com 20 alunos cada. Os interessados devem ter, no mínimo, 16 anos, sem exigência de escolaridade mínima. Para a inscrição, é necessário levar, impreterivelmente, as cópias da carteira de identidade ou certidão de nascimento, além do CPF e comprovante de residência (dos últimos três meses, no máximo). No caso dos alunos menores de 18 anos, o responsável deve enviar cópias de todos os documentos exigidos e assinar a ficha de inscrição.

Neste curso, os participantes irão desenvolver atividades relacionadas à costura de roupas em tecidos planos e malhas; ao controle de qualidade das peças, de acordo com as normas e procedimentos técnicos de segurança, meio ambiente e saúde; assim como auxiliar o costureiro. Irá aprender, ainda, a operar diferentes tipos de máquina – reta, duas agulhas, overloque etc – e o uso da tabela de medidas.

O projeto Escola Móvel compreende oficinas volantes, compostas com equipamentos, materiais didáticos, ferramentas e acessórios para realizar cursos de formação básica, que atendem às necessidades da comunidade.

Inscrições abertas para os cursos do Pronatec Voluntário

Com o objetivo de capacitar jovens e adultos, estão abertas até o dia 14 deste mês, no Centro de Atendimento ao Turista (CAT) – próximo ao Parque da Água Santa – de terça-feira a domingo, das 8 às 18 horas, as inscrições para os cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), na modalidade voluntário. São ofertados onze cursos EAD – ensino a distância – totalizando 275 vagas.

Os interessados devem ter no mínimo 15 anos, ensino fundamental completo, conhecimento básico em informática e e-mail particular. Além disso, é necessário apresentar documento de identidade oficial com foto, CPF e comprovante de endereço.

Os cursos – Espanhol básico, Inglês básico, Inspetor de Qualidade, Língua Brasileira de Sinais (Libras) – básico, Recepcionista, Editor de Projeto Visual Gráfico, Editor de vídeo, Fotógrafo, Locutor/Apresentador/Animador, Operador de Câmera e Sonoplasta – são gratuitos e os alunos devem possuir computador conectado à internet para ter acesso ao conteúdo que será enviado pelos ministérios do Turismo (Mtur) e da Educação (MEC).

Prefeitura e ONG abrem 120 vagas para curso gratuito de inglês

Em parceria com a ONG Engenheiros sem Fronteiras (ESF), a Prefeitura de Itabira oferece 120 vagas para curso gratuito de inglês, no campus Itabira da Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (Uaitec). O processo seletivo começa dia 1º de abril, das 10 às 12 horas, no campus – avenida Duque e Caxias, nº 1240. Bairro Esplanada da Estação.

O curso é realizado por meio do programa Comunicação sem Fronteiras da ESF e, de acordo com João Pedro Areias de Moraes, estudante de engenharia elétrica e coordenador do projeto, é voltado para adolescentes e adultos. “Nesse projeto nós temos os alunos da Unifei (Universidade Federal de Itajubá) que passaram no processo seletivo de colaboradores da ONG, como professores de inglês. Já quanto aos alunos, somos abertos a todos com mais de 12 anos que passam na prova de seleção”. Ainda segundo João Pedro, as vagas são divididas em seis turmas – quatro para adolescentes e duas de adultos – com 20 alunos cada. As aulas acontecem uma vez por semana e têm duas horas de duração. O curso é concluído em dois anos.

Para conseguir uma vaga, o interessado deve ter 13 anos ou mais e participar do processo seletivo que consiste em provas escrita e oral do idioma, baseadas em autores publicados pela editora Cambridge. No dia dos testes, é preciso apresentar documento oficial com foto e levar caneta. Não é necessário que o estudante esteja acompanhado por pais ou responsáveis.

Engenheiros sem Fronteiras

O Comunicação sem Fronteiras começou, em Itabira, no ano de 2014. Entretanto, como explicou o coordenador João Pedro Areias de Moraes, além dele, a ONG Engenheiros sem Fronteiras (ESF), “desenvolve os projetos Meio Ambiente sem Fronteiras, com diversos trabalhos de preservação ambiental; Eletricidade sem Fronteiras, que faz instalações elétricas em casas de pessoas carentes. Tem também o Inclusão Digital, que trabalha com aulas de informática básica. Temos ainda o Diversão sem Fronteiras com vários programas para crianças carentes e, o Educação Financeira, que dá aulas de finanças”, concluiu.

Os primeiros Engenheiros sem Fronteiras surgiram na França nos anos 80. Atualmente, são mais de 60 grupos em diversos países – por exemplo Jordânia, Iraque, Gana, Burundi, Camboja, Uganda e Serra Leoa – que desenvolvem projetos em construção civil, saneamento, agricultura, energia, infraestrutura, empoderamento econômico e educação.

No Brasil, a sede da organização fica em Viçosa e conta com 35 núcleos, espalhados em dez estados, totalizando cerca de 800 membros. De acordo com informações da ONG, o objetivo é melhorar a qualidade de vida das comunidades e contribuir para o alcance das metas do milênio da ONU (Organização das Nações Unidas), além das recentes metas globais para o desenvolvimento sustentável.

Scroll To Top