Arquivo da categoria: Cursos Gratuitos

Assinatura dos Feeds

Inscrições abertas para os cursos do Pronatec Voluntário

Com o objetivo de capacitar jovens e adultos, estão abertas até o dia 14 deste mês, no Centro de Atendimento ao Turista (CAT) – próximo ao Parque da Água Santa – de terça-feira a domingo, das 8 às 18 horas, as inscrições para os cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), na modalidade voluntário. São ofertados onze cursos EAD – ensino a distância – totalizando 275 vagas.

Os interessados devem ter no mínimo 15 anos, ensino fundamental completo, conhecimento básico em informática e e-mail particular. Além disso, é necessário apresentar documento de identidade oficial com foto, CPF e comprovante de endereço.

Os cursos – Espanhol básico, Inglês básico, Inspetor de Qualidade, Língua Brasileira de Sinais (Libras) – básico, Recepcionista, Editor de Projeto Visual Gráfico, Editor de vídeo, Fotógrafo, Locutor/Apresentador/Animador, Operador de Câmera e Sonoplasta – são gratuitos e os alunos devem possuir computador conectado à internet para ter acesso ao conteúdo que será enviado pelos ministérios do Turismo (Mtur) e da Educação (MEC).

Prefeitura e ONG abrem 120 vagas para curso gratuito de inglês

Em parceria com a ONG Engenheiros sem Fronteiras (ESF), a Prefeitura de Itabira oferece 120 vagas para curso gratuito de inglês, no campus Itabira da Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (Uaitec). O processo seletivo começa dia 1º de abril, das 10 às 12 horas, no campus – avenida Duque e Caxias, nº 1240. Bairro Esplanada da Estação.

O curso é realizado por meio do programa Comunicação sem Fronteiras da ESF e, de acordo com João Pedro Areias de Moraes, estudante de engenharia elétrica e coordenador do projeto, é voltado para adolescentes e adultos. “Nesse projeto nós temos os alunos da Unifei (Universidade Federal de Itajubá) que passaram no processo seletivo de colaboradores da ONG, como professores de inglês. Já quanto aos alunos, somos abertos a todos com mais de 12 anos que passam na prova de seleção”. Ainda segundo João Pedro, as vagas são divididas em seis turmas – quatro para adolescentes e duas de adultos – com 20 alunos cada. As aulas acontecem uma vez por semana e têm duas horas de duração. O curso é concluído em dois anos.

Para conseguir uma vaga, o interessado deve ter 13 anos ou mais e participar do processo seletivo que consiste em provas escrita e oral do idioma, baseadas em autores publicados pela editora Cambridge. No dia dos testes, é preciso apresentar documento oficial com foto e levar caneta. Não é necessário que o estudante esteja acompanhado por pais ou responsáveis.

Engenheiros sem Fronteiras

O Comunicação sem Fronteiras começou, em Itabira, no ano de 2014. Entretanto, como explicou o coordenador João Pedro Areias de Moraes, além dele, a ONG Engenheiros sem Fronteiras (ESF), “desenvolve os projetos Meio Ambiente sem Fronteiras, com diversos trabalhos de preservação ambiental; Eletricidade sem Fronteiras, que faz instalações elétricas em casas de pessoas carentes. Tem também o Inclusão Digital, que trabalha com aulas de informática básica. Temos ainda o Diversão sem Fronteiras com vários programas para crianças carentes e, o Educação Financeira, que dá aulas de finanças”, concluiu.

Os primeiros Engenheiros sem Fronteiras surgiram na França nos anos 80. Atualmente, são mais de 60 grupos em diversos países – por exemplo Jordânia, Iraque, Gana, Burundi, Camboja, Uganda e Serra Leoa – que desenvolvem projetos em construção civil, saneamento, agricultura, energia, infraestrutura, empoderamento econômico e educação.

No Brasil, a sede da organização fica em Viçosa e conta com 35 núcleos, espalhados em dez estados, totalizando cerca de 800 membros. De acordo com informações da ONG, o objetivo é melhorar a qualidade de vida das comunidades e contribuir para o alcance das metas do milênio da ONU (Organização das Nações Unidas), além das recentes metas globais para o desenvolvimento sustentável.

Scroll To Top