sábado , 26 setembro 2020
Você está aqui: Capa | Desenvolvimento Urbano

Arquivo da categoria: Desenvolvimento Urbano

Assinatura dos Feeds

Desenvolvimento Urbano

Utilidade Pública – Rua São José será interditada nesta sexta-feira para manutenção na rede elétrica

Nesta sexta-feira (12), será necessário interromper o trânsito na rua São José, região central da cidade, para obra de intervenção no sistema de distribuição da energia elétrica. O serviço será executado pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), das 8 às 12h30.

Para o acesso à avenida João Pinheiro os condutores deverão usar as seguintes vias: rua Tiradentes, avenidas Daniel Jardim de Grisolia e Carlos Drummond de Andrade e rua Mestre Emílio. O trânsito na região será coordenado pela Superintendência de Transportes e Trânsito (Transita).

Utilidade Pública – Extensão do itinerário da linha Campestre/Barreiro

Atendendo solicitação da comunidade, começa hoje (15/10) a extensão do transporte coletivo da linha 70 (Campestre/Barreiro). Com o novo itinerário, o ônibus irá até o final da rua Joaquim Costa, no bairro Barreiro, no seguinte cronograma: de segunda a sexta-feira, saída do Barreiro às 5h50, 6h50, 12h10, 17h10 e 19h15. Já no bairro Campestre, as saídas serão às 5h50, 11h10, 16h05, 18h10 e 22h20, também de segunda a sexta-feira. De acordo com a Superintendência de Transportes e Trânsito (Transita), novos horários de atendimento poderão surgir caso a demanda seja satisfatória.

Foto: Vila de Utopia

Utilidade Pública – Trânsito interditado para a inauguração do Museu de Itabira

Devido a inauguração do Museu de Itabira, a partir das 7 horas deste sábado (29), a praça do Centenário (em frente à Escola Municipal Coronel José Batista) será totalmente interditada para a montagem do palco. A remoção da estrutura será feita durante a manhã de domingo (30) e, por volta do meio-dia, o trânsito na via estará liberado.

O embarque e desembarque das linhas do transporte público Santa Ruth, Circular B, Praia e Juca Batista serão desviados para a rua Dona Zezeca, avenidas Carlos Drummond de Andrade, seguindo para a João Pinheiro.

Cemitérios e animais abandonados – Novas licitações para ampliar serviços específicos

Nesta semana, a Prefeitura publicou dois editais para a contratação de empresas destinadas exclusivamente aos serviços dos cemitérios urbanos e rurais e, também, específica para o recolhimento de animais de médio e grande porte abandonados pelas vias públicas.

Segundo Robson da Costa Souza, secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, o atual serviço de apreensão de grandes animais precisa ser ampliado. “Nosso objetivo nesta licitação é melhorar o serviço para a população e, principalmente, garantir a integridade e mais cuidados para os animais que chegam lá no curral municipal”. O secretário ressaltou porém, não se tratar de uma terceirização, já que a administração do curral continua com a Prefeitura. “Agora, quem vai tomar conta e tratar desses animais é especificamente a empresa que vencer”.

Os animais em situação de abandono são verificados por meio de denúncias. No entanto, depois de recolhidos, segundo Robson Souza, “nem sempre os donos procuram os animais. Por isso vamos melhorar este contrato porque não temos estrutura para tratá-los”, explicou. Depois que os animais são levados para o curral, o proprietário tem que solicitar, mediante o pagamento de taxas, sua soltura à Prefeitura.

A disputa deste pregão, publicado ontem (25/9), acontecerá no dia 5/10, às 10 horas, no auditório do paço municipal. De acordo com o edital, será contratada uma empresa que fornece caminhão e mão de obra para apreensão, transporte e manutenção dos animais soltos.

Já o certame dos cemitérios, publicado na última segunda-feira (24/9), busca uma empresa especializada para fornecimento de mão de obra, insumos e equipamentos necessários às demandas. Este pregão será realizado no dia 4/10, às 10 horas, também no auditório. “Nossa necessidade é contratar uma empresa exclusiva para executar constantemente os trabalhos nos cemitérios de Itabira, dos distritos (Ipoema e Senhora do Carmo) e das localidades rurais, dando suporte aos coveiros e mantendo os cemitérios limpos. Isso vai desafogar a secretaria e melhorar os serviços”, garantiu o secretário.

Atualmente, segundo o superintendente de Serviços Urbanos em exercício, Carlos Alexandre Ribeiro, a limpeza pesada dos cemitérios é feita pela Empresa de Desenvolvimento de Itabira (Itaurb) e o contrato vigente, apesar de contemplar limpeza, capina e sepultamento, é utilizado apenas na realização do último. “Como esta empresa não conseguia prestar o serviço adequadamente, focamos apenas no sepultamento. Este novo contrato virá para resolver o problema”, concluiu.

Cidade Limpa – Prefeitura inicia desassoreamento de canal no Gabiroba

A Prefeitura começou nesta manhã de quinta-feira (13), os trabalhos de limpeza e desassoreamento do Canal do Gabiroba, localizado na avenida Almir Pessoa de Magalhães. O serviço será executado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMSDU), por meio da Empresa de Desenvolvimento de Itabira (Itaurb), em parceria com a Secretaria Municipal de Obras, Transportes e Trânsito (SMOTT).

Na avaliação de Robson Costa de Souza, secretário da SMDU, a situação do córrego é preocupante devido à proximidade do período chuvoso. “Ele está bem assoreado e a limpeza será intensa desde o ginásio (Centro Esportivo Gabiroba) até o final”. Ainda segundo o secretário, a Prefeitura promoveu uma força-tarefa para limpar os canais itabiranos. “Já limpamos os córregos do Chacrinha e do bairro Juca Rosa também com o apoio da Secretaria de Obras. Nosso objetivo é evitar que eles transbordem com as possíveis enchentes das chuvas que se aproximam”, salientou Robson Souza.

Os serviços no bairro Gabiroba serão concluídos em até 15 dias e, de acordo com informações da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, sem a remoção dos resíduos e solos depositados nos córregos, a probabilidade de enchentes é “muito grande”.

Prefeitura de Itabira acelera análise de projetos de construção e defere quase 60 em menos de dois meses

Quem deseja reformar ou construir ganhou mais celeridade ao submeter o projeto à análise da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU). Se estiver tudo certo com o material, ele pode ser liberado num prazo máximo de 60 dias. A redução do prazo de análise começou em julho deste ano, após uma reorganização do fluxo de trabalho da repartição.

Robson Costa de Souza, secretário de Desenvolvimento Urbano, cita que antes um projeto habitacional chegava a demorar anos para ser deferido, entrando e saindo da Secretaria, por não cumprir exigências do Plano Diretor Municipal. “Isso travava todo o setor”, recorda.

Para resolver o gargalo, a SMDU mudou a metodologia de trabalho e criou um protocolo padrão para a apresentação dos projetos. Funciona assim: quando o projeto é levado ao setor, é feito um checklist para ver se ele cumpre os quesitos cobrados pela legislação. Se estiver “ok”, o projeto segue para análise.

Além disso, a SMDU aproximou o Responsável Técnico (RT) do projeto ao processo. O autor é informado, em tempo, de todas as alterações necessárias. “O responsável técnico tem que acompanhar o processo e participar das reuniões, ver o que tem que consertar. Essa medida nos credencia para maior agilidade da análise”, explica Robson.

Resultados

Os números demonstram que o trabalho tem dado certo. Do mês de julho até a semana passada, foram deferidos 59 processos na SMDU.

Os projetos fazem jus à aprovação inicial (20 deferimentos); levantamento de construção (6); baixa de construção e Habite-se (20) – que atesta se a edificação está de acordo com os parâmetros urbanísticos e regular perante a lei; Estudo de Impacto de Vizinhança – EIV (6); desmembramento de terreno (1); remembramento de terreno (3); e demolição (3).

A maioria dos processos havia sido protocolada em 2018. O projeto mais antigo em trâmite e deferido nos últimos dois meses foi protocolado em 2014.

O titular da SMDU esclarece que não houve mudanças nas normas de aprovação, e, sim, uma simplificação dos processos para redução dos prazos e garantia de maior transparência. Robson Souza adverte também para a contratação de profissionais qualificados para o projeto de construção.

“O resultado é um sinal de que estamos caminhando de acordo com a necessidade do contribuinte. Quando você vai realizar uma construção, uma obra, você tem um sonho, um planejamento. Imagine ficar com o projeto da sua casa dois ou três anos parado ou indo e voltando? Agora é diferente. Se você contratar um profissional gabaritado, tudo isso pode ser muito rápido”, disse.

Cidade Limpa – Prefeitura contrata empresa para complementar serviços de limpeza urbana

Na próxima segunda-feira (10), a Prefeitura iniciará o contrato de limpeza urbana para dar suporte e complementar os serviços prestados pela Empresa de Desenvolvimento de Itabira (Itaurb) e do programa Cidade Limpa.

Durante 12 meses, 45 funcionários divididos em três equipes farão, de segunda a sexta-feira, serviços de capina, roçada (manual e mecanizada), recuperação de calçadas, praças, áreas verdes e espaços públicos; troca e pintura de meio-fio; limpeza de boca de lobo, assentos públicos e paredões.

No primeiro momento, o trabalho será na região central da cidade. Vamos recuperar áreas, calçadas, pintar os meios-fios etc”, explicou Robson da Costa Souza, secretário municipal de Desenvolvimento Urbano. “Pretendemos arrumar o Centro para o aniversário da cidade, assim como os Caminhos Drummondianos, importante para o turismo e quando estiver tudo pronto, partiremos para os bairros”, completou Dulcenéa Calmon Castro, superintendente de Serviços Urbanos. Os bairros receberão limpeza pesada, incluindo capina e roçada. Nas ruas principais, segundo ela, os meios-fios serão pintados.

Outro ponto importante sobre este contrato é sua atuação na prevenção de doenças como dengue, chikungunya, zika e febre amarela, já que a limpeza urbana é, segundo Dulcenéa Castro, fator essencial estabelecido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para impedir criadouros do mosquito Aedes aegypti, “assim como a proliferação de outros insetos nocivos à saúde pública”.

Também constam neste contrato, serviços inéditos que a Itaurb não presta, como por exemplo, limpeza de boca de lobo, pintura e recuperação de praça. “A cidade cresceu muito e precisamos desses complementos. A solicitação para limpar boca de lobo é grande e isso era feito com funcionários emprestados do departamento de obras da Prefeitura, o que não é adequado. Agora vai ter uma empresa para atender essa e outras demandas”, avaliou a superintendente de Serviços Urbanos que, informou ainda o prazo para revitalizar diversos pontos do município. “Nossa meta é de até o natal estarmos com uma cidade diferente, mais limpa e organizada”.

Com apoio da comunidade, força-tarefa contra abandono de veículos começa com 20 notificações

A força-tarefa formada para identificar, notificar e, se necessário, remover veículos abandonados das ruas e avenidas de Itabira já conta com bons resultados. Nesta segunda-feira (3), 20 proprietários de carros em situação de abandono foram advertidos. Por iniciativa dos responsáveis, quatro automóveis já foram retirados das vias.

A ação é feita pela Prefeitura de Itabira, por meio da Superintendência de Transportes e Transito (Transita) e Superintendência de Serviços Urbanos, com apoio das Polícias Militar e Civil.

Nesta segunda-feira, a força-tarefa percorreu os bairros São Pedro, Bela Vista, Areão e Amazonas. Os veículos abandonados receberam um adesivo notificando o proprietário de que ele deve retira-lo da via pública em até 10 dias. Além do adesivo, o proprietário é notificado por correspondência.

Assim, a equipe retornará aos bairros citados no dia 14 de setembro. Na ocasião, os veículos que permanecerem nas ruas serão recolhidos e levados ora ao pátio de apreensões do bairro Vila Paciência, ora ao pátio do Boa Esperança. Os dois espaços são credenciados pelo Departamento de Transito de Minas Gerais (Detran-MG).

O proprietário somente poderá reaver o automóvel após regularizar os documentos e pagar as taxas do guincho e das diárias no pátio.

0002

Carros abandonados nos bairros São Pedro, Bela Vista, Areão e Amazonas já foram adesivados e os proprietários notificados

Denúncias

O cronograma de ações da força-tarefa é diário e irá percorrer toda a cidade. A população tem papel fundamental no processo e pode denunciar veículos em situação de abandono por meio dos telefones 3839-2143, 3839-2414 e 3839-2044.

A Prefeitura de Itabira já recebeu 30 denúncias de veículos nas condições observadas. E, a administração municipal informa que todos os casos registrados serão apurados. “Em apenas um dia, na sexta-feira (31), recebemos 10 telefonemas denunciando locais onde estavam carros e carcaças em situação irregular. A população é coparticipante dessa força-tarefa, uma vez que contribui à agilidade das nossas ações”, destaca Dulcenea Calmon Castro, superintendente de Serviços Urbanos.

Diretora de Educação e Controle de Trânsito, Edivânia Fernandes citou, por sua vez, que a remoção dos veículos abandonados nas vias se faz necessária por questões de segurança pública, riscos de disseminação de doenças, transtornos à mobilidade urbana e riscos à segurança no trânsito. “Avalio de forma positiva nossa ação até o momento, considerando que somente nesta segunda-feira quatro veículos foram retirados pelos próprios proprietários. A população está entendendo a importância da medida”, completou.

Linha Bela Vista/São Cristóvão terá novo itinerário

A Superintendência de Transportes e Trânsito (Transita) informa que a Linha 015 (Bela Vista/ São Cristóvão) terá o itinerário alterado a partir do próximo sábado (25).

A rota será circular, ou seja, os ônibus da Linha 015 não vão mais ter ponto final no São Cristóvão.

Além disso, a linha fará novo trajeto nos bairros São Marcos e São Cristóvão a partir de sábado, passando pela Rua Suécia, Rua dos Atletas, Rua Dois, Travessa Cinco, Rua Cinco, Travessa Dois e retornando ao Centro pela Travessa José Basílio Caetano.

A mudança, conforme a Transita, atenderá melhor os usuários do transporte coletivo de passageiros.

Em caso de dúvidas, o telefone da seção para esclarecimentos sobre o assunto é o (31) 3839-2406.

Você sabia?

Os usuários do transporte coletivo em Itabira podem acompanhar em tempo real as rotas dos ônibus, assim como suas exatas localizações. Isso é possível por meio do aplicativo Meu Ônibus, disponível para download gratuito nas plataformas Android e IOS.

Utilidade pública – Avenida Daniel Jardim de Grisolia será fechada nesta quarta-feira

A Superintendência de Transportes e Trânsito (Transita) informa que a avenida Daniel Jardim de Grisolia, no Centro de Itabira, será fechada na noite desta quarta-feira (22), entre 19h e 23h59.

A via será fechada em toda a extensão de quem a sobe. Será mantido o trânsito apenas para quem desce a Daniel Jardim de Grisolia para entrar na rua Sizenando de Barros. A rua Irmãos D’Caux terá trânsito local com acesso tão somente pela avenida Carlos Drummond de Andrade.

A interdição do tráfego ocorre a pedido do Centro Universitário Una, que realizará um evento com trio elétrico na avenida.

Em caso de dúvidas, o telefone da Transita é o (31) 3839-2419.

Scroll To Top