Você está aqui: Capa | Desenvolvimento Urbano

Arquivo da categoria: Desenvolvimento Urbano

Assinatura dos Feeds

Desenvolvimento Urbano

Prefeitura inicia vistoria de veículos escolares

Até o dia 4 de agosto, a Superintendência de Transportes e Trânsito (Transita) da Prefeitura de Itabira fará a inspeção obrigatória – referente ao segundo semestre de 2017 – nos veículos cadastrados para prestar serviços de transporte escolar no município.

O atendimento será realizado mediante a apresentação de ordem de serviço que deve ser retirada na Diretoria de Transporte Público – antiga Prefeitura – localizada na rua Ireni Barbosa, no bairro Pará, das 8 às 16h30. Para isso, é necessário apresentar os documentos do autorizatário e do veículo.

Em seguida, os ônibus – veículos com capacidade a partir de 21 lugares – deverão ser levados para a rua Sérgio Eisemberg, nº 42, no bairro Fênix, para a inspeção do engenheiro mecânico Márcio Alexandre de Araújo. Já as vans e micro-ônibus – veículos com capacidade até 20 lugares – serão vistoriados na avenida Tabelião Osório Sampaio, nº 461, na Vila Santa Rosa, pela empresa Lana Automotiva. Em ambos, o horário do serviço deve ser agendado, no período das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira, por meio dos telefones 9 9694-6449 (engenheiro) e 3839-7920 (Lana). O profissional e a empresa de soluções automotivas são contratados pelo Município.

Durante a inspeção, são verificados os sistemas de sinalização, iluminação, freios e direção; pneus, equipamentos de segurança, adesivos de identificação, entre outros itens. Se for constatada alguma irregularidade, o motorista terá um prazo determinado pela Transita para fazer a adequação e retornar para nova vistoria. Segundo Estevam José de Oliveira, diretor de Transporte Público, após o cumprimento das exigências, o veículo recebe, no mesmo dia, o selo de inspeção referente ao segundo semestre de 2017. “No entanto, depois da vistoria, é necessário retornar à Transita com o laudo de aptidão para que possa ser emitido, na hora, a autorização de tráfego. Este documento deve permanecer no veículo”.

Segurança

A vistoria atende aos requisitos previstos no Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97), Lei Municipal 4.839/2015 e no Decreto Municipal 3.692/2016, que especificam as condições seguras para transporte de passageiros em veículo escolar.

A Transita, setor responsável pelas vistorias, alerta que os pais devem ficar atentos no momento de contratar o serviço de transporte escolar. Em casos de dúvidas, os usuários devem entrar em contato com a superintendência para saber se os veículos passaram pela inspeção e estão seguros para transitar com os alunos. As informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3839-2406.

Transita promove ação para os pedestres em campanha educativa

A superintendência de transportes e trânsito (Transita) da Prefeitura de Itabira deu início a uma ação dedicada exclusivamente aos pedestres na campanha educativa “Pé na Faixa”, que ocorrerá até o dia 31 deste mês.

Mesmo sendo algo tão simples e natural, gera muitas dúvidas, conflitos e riscos de acidentes”, afirmou Edivânia Fernandes das Mercês, diretora de Educação de Trânsito e Estatística sobre a travessia dos pedestres no trânsito. “O motorista tem o dever de respeitar a faixa, mas o pedestre também tem que usá-la corretamente para a sua própria segurança”, frisou a diretora.

A quarta ação da campanha contínua “Pé na Faixa” tem como objetivo orientar apenas os pedestres sobre o uso da faixa de segurança. Dois funcionários da equipe de Educação no Trânsito, dois fiscais do transporte público e três agentes de trânsito, em parceria com um policial militar, irão conversar com os pedestres em diversos pontos da cidade com semáforo e faixa. Também serão realizadas palestras e dinâmicas, em parceria com a Secretaria Municipal de Esporta, Lazer e Juventude (SMELJ), para o público do programa Vida Ativa. “Nossa prioridade é, inclusive, a terceira idade, pois verificamos um grande índice de acidentes no trânsito envolvendo idosos”, afirmou Edivânia Fernandes.

Programação

Até o final do mês, a quarta ação educativa da campanha será realizada na área bancária, no dia 10/7, das 9h30 às 17 horas. No dia 13/7, das 16h30 às 17h30, a equipe da Prefeitura irá abordar os pedestres na avenida João Pinheiro, esquina com as ruas Juca Machado e Água Santa. No dia 18/7, das 9h30 às 10h30, na avenida João Pinheiro, esquina com as ruas Salvino Pascoal e São José e, no dia 21/7, na avenida João Pinheiro, entre a rua São José e a praça Acrísio Alvarenga, das 16h30 às 17h30.

Já no dia 24/7, das 8h30 às 10 horas, as palestras e dinâmicas para o programa Vida Ativa serão realizadas no clube Ativa (avenida Ipiranga, nº 500, no bairro Amazonas) e no dia 25/7, no mesmo horário, no clube Arfita (rua Vereador Osório Martins de Souza, nº 168, no bairro Major Lage de Baixo). Também no dia 25, das 15h30 às 16h30, orientação aos pedestres na avenida Cristina Gazire, próximo ao supermercado.

Entre os dias 26 e 28/7, das 8h30 às 10 horas, campanha para os participantes do Vida Ativa, nas associações dos bairros João XXIII (rua Humberto Campos), Gabiroba (rua dos Engraxates) e Valério Esporte Clube (bairro Campestre). No dia 28/7, das 16h30 às 17h30 e no dia 31/7, das 9h30 às 10h30, a ação termina na avenida João Pinheiro, esquina com as ruas Salvino Pascoal e São José.

Em tempo

A campanha “Pé na Faixa”, lançada em março deste ano, atende exigência do artigo 75 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é contínua e pretende conscientizar a população sobre a correta utilização da faixa de pedestre para reduzir os acidentes no trânsito.

Programa Cidade Limpa chega em Senhora do Carmo

Desde a última segunda-feira (26), a Prefeitura de Itabira executa o programa Cidade Limpa no distrito de Senhora do Carmo. Junto com os serviços previstos pelo programa, as estradas da região também estão sendo recuperadas.

Por determinação do prefeito Ronaldo Magalhães o programa atuou primeiro no bairro Campinho, onde os serviços finalizaram ontem (29). Segundo o administrador do distrito, José Américo Guedes Araújo, “o prefeito pediu para priorizarmos primeiro o bairro porque já era uma reivindicação antiga dos moradores. Recolhemos muito lixo acumulado, terra devido às erosões de barrancos e restos de materiais de construção”. José Américo informou ainda, que 20 caminhões de entulhos foram retirados do local.

Em parceria com o Município, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) executou podas em diversas árvores do distrito, “principalmente nas árvores que afetavam a rede elétrica. Todas foram desobstruídas”, informou o administrador. Além disso, segundo ele, a iluminação pública também foi verificada e 18 lâmpadas foram substituídas. “Todas as lâmpadas queimadas foram trocadas e nesta questão, já não temos mais pendências”.

A operação tapa-buraco, também prevista no Cidade Limpa, será realizada pela Secretaria Municipal de Obras (SMO) na próxima semana. “Já acertamos esse serviço com a Prefeitura, mas, primeiro, estamos limpando os meios-fios para todos os buracos ficarem visíveis e só depois fazer a operação com asfalto”, explicou José Américo.

Estradas

De acordo com Ronaldo Pires Lott, secretário municipal de Obras, paralelo ao programa, as estradas rurais também estão sendo recuperadas com recursos próprios. “Estamos patrolando, compactando e cascalhando as estradas. O término desses serviços, assim como os inerentes ao Cidade Limpa, estão previstos para a próxima semana”.

Depois de terminar a recuperação dos 18 quilômetros da estrada rural que dá acesso à localidade de Angico – saída do Matadouro até chegar à estrada de asfalto que liga Senhora do Carmo à Itambé do Mato Dentro – o mesmo trabalho de patrola, compactação e cascalhamento foi iniciado nos 18 quilômetros da estrada que liga Senhora do Carmo à Ipoema. “O trabalho nessa estrada também é uma reivindicação da população, porque nos últimos quatro anos isso não feito”, ressaltou José Américo. Ainda segundo ele, cerca de 80 caminhões de cascalho, para a restauração da pista, foram doados pelo morador Adair Raimundo.

Programa Cidade Limpa finaliza serviços em quatro bairros da região central

Na última quarta-feira (21), o programa Cidade Limpa finalizou os serviços nos bairros Vila Paciência, Pará, Moinho Velho e Chacrinha. Ontem (22), a força-tarefa do programa deu início à limpeza dos bairros São Francisco, Cidade Nova, Eldorado e Nossa Senhora das Oliveiras.

De acordo com o balanço da Secretaria Municipal de Obras (SMO), foram recolhidos 105 caminhões de entulhos, muitas áreas receberam serviços de capina e roçada, 40 árvores foram podadas e outras 10, com riscos de queda, cortadas. Também previsto no programa, a revitalização da iluminação pública. “Trocamos 46 luminárias em diversas vias e as praças Fábio Pires, na Vila Paciência e do Zoológico Mirim, no Pará tiveram 22 luminárias substituídas”, explicou Ronaldo Pires Lott, secretário da SMO.

Destaque desta etapa do Cidade Limpa para a limpeza geral em todo o entorno do Pronto Socorro Municipal e do Hospital Nossa Senhora das Dores – avenida João Soares da Silva – onde as equipes do programa realizaram diversos serviços necessários há muito tempo.

Programa

A proposta da Prefeitura de Itabira é fazer uma força-tarefa para solucionar os problemas de lixo, dos buracos nas vias, das áreas com excesso de mato e, por fim, com o paisagismo nos espaços públicos, durante toda a gestão do prefeito Ronaldo Magalhães. O Cidade Limpa é realizado pelas secretarias municipais de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (SMDUMA), Obras (SMO), com a Empresa de Desenvolvimento de Itabira (Itaurb) e com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae).

Conselho Estadual de Política Ambiental – Município assume atribuição de licenciar, monitorar e fiscalizar mais de 200 atividades

Na última quarta-feira (7), o prefeito Ronaldo Lage Magalhães reuniu-se com o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Jairo José Isaac, para formalizar a intenção do Município em assumir o licenciamento ambiental, monitoramento e fiscalização de tipos de empreendimentos e atividades definidas na Deliberação Normativa (DN) 213/2017, do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copan). O encontro aconteceu na Superintendência Regional de Meio Ambiente Central Metropolitana, em Belo Horizonte.

De acordo com o parágrafo 1º da DN Copan 213/2017, para fins do exercício da atribuição dos municípios no licencialmente ambiental consideram-se atividades ou empreendimentos que causam ou possam causar impacto ambiental de âmbito local aqueles enquadrados nas tipologias listadas no Anexo Único da DN. São elas: atividades minerárias, atividades industriais (indústria metalúrgica e outras), atividades industriais (indústria química), atividades industriais (indústria alimentícia), atividades de infraestrutura, serviços e comércio atacadista, e atividades agrossilvipastoris.

Ao todo, mais de 200 atividades listadas na DN Copan 213/2017 serão licenciadas, fiscalizadas e monitoradas pela Prefeitura de Itabira. O Município deverá cumprir, entre outras normas, os procedimentos gerais de licenciamento ambiental do Estado, em especial, os relativos a modalidades de licenciamento, tipos de estudos exigíveis, consulta pública, custos e isenções aplicáveis. Isso beneficiará a todos os itabiranos que atualmente têm que ir até Governador Valadares para regularizar seus empreendimentos que necessitam de licenciamento ambiental.

Também participaram da reunião a secretária municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente de Itabira, Priscila Braga Martins da Costa, o superintendente de Desenvolvimento Sustentável, Renato de Carli Almeida Couto, e o superintendente de Urbanismo, Willame Aguiar de Almeida.

Estacionamento Consciente – Prefeitura promove campanha de conscientização para condutores

Durante todo o mês de junho, a Prefeitura de Itabira promove a campanha “Estacionamento Consciente”, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (SMDUMA)/ Superintendência de Transporte e Trânsito (Transita). A ação busca conscientizar os condutores sobre a sinalização de trânsito, principalmente sobre o estacionamento regulamentado: vagas para deficientes físicos, idosos, escolares, carga e descarga, táxis, pontos de ônibus e rotativo.

De acordo com a Transita, por meio da campanha espera-se também conscientizar a população sobre o uso dos passeios; faixas de pedestre; placas de sinalização; estacionamentos em fila dupla, esquinas e portas de garagem, por exemplo; entre outros.

Esta campanha surge após uma análise da realidade atual onde observamos, durante o processo de fiscalização diária, o montante de infrações relacionadas a estacionamentos irregulares e os transtornos que esse desrespeito causa ao trânsito e aos usuários. Conscientização é a palavra-chave da campanha”, pontuou o superintendente da Transita, Jairo da Silva Ferreira.

As ações começam nesta quarta-feira (7) e seguem até o dia 30. A equipe de Educação e agentes de trânsito estarão em pontos estratégicos da cidade, especialmente naqueles em que há maior incidência de estacionamentos irregulares. Em um primeiro momento, as abordagens aos motoristas e motociclistas serão educativas, com o propósito de uma completa mudança de comportamento das pessoas que não respeitam as leis de trânsito.

Esperamos fazer com que os condutores tenham consciência de seus deveres e estacionem em vagas regulares, de forma adequada, evitando transtornos para outros usuários no trânsito e autuações”, declarou o superintendente. Ele acrescentou que a campanha conta ainda com a distribuição de panfletos informativos para que os usuários das vias possam adotar comportamentos corretos, melhorando assim a qualidade do trânsito.

Todos os dias milhares de pessoas têm seus direitos desrespeitados no Brasil. Por isso, acreditamos que uma atitude simples pode mudar essa realidade: a escolha de cada um faz a diferença. Acabar com os desrespeitos depende de todos nós”, concluiu Jairo Ferreira.

A campanha contará ainda com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude (SMELJ). Os participantes do projeto Vida Ativa serão orientados sobre seus direitos, deveres e a forma correta de utilização das vagas destinadas aos idosos.

Semana do Meio Ambiente para conscientizar a população

Este ano, de 5 a 10/06, a Semana do Meio Ambiente irá interagir com a população, com o objetivo de propor novos hábitos para a conscientização ambiental ser eficaz.

Com a participação da vice-prefeita Dalma Barcelos, da secretária municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (SMDUMA), Priscila Braga Martins da Costa e dos representantes das associações de bairros da cidade, a abertura da Semana será no Parque da Água Santa – próximo à rodoviária – às 9 horas, nesta segunda-feira (5) – Dia Mundial do Meio Ambiente. Após a solenidade, os estudantes da Escola Municipal Cornélio Penna participarão do plantio de mudas ornamentais.

Na terça-feira (6), os alunos do 5º ano do Centro Educacional Oficina dos Sonhos participarão da oficina Biomas e Arte, no Parque Natural Municipal do Intelecto, das 7 às 10 horas. Entre os dias 6 e 9, um circuito de palestras sobre biomas brasileiros será realizado nas escolas municipais Antônio Camilo Alvim, Marina Bragança de Mendonça, Prefeito Virgílio Gazire e Professora Antonina Moreira. Já no sábado (10), na Feira Livre – avenida Duque de Caxias, bairro Esplanada da Estação – um estande da SMDUMA irá trabalhar educação ambiental por meio da temática resíduos e limpeza pública.

Cursos

A Prefeitura de Itabira, em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), realizará os cursos Preservação e Recuperação de Nascentes – 5 a 7/6– e Recuperação de Áreas Degradadas – 8 a 10/6 – no Campo Experimental de Itabira – CP 41, zona rural (sentido bairro Candidópolis). Os cursos são gratuitos e abertos ao público. Para participar é necessário se inscrever no Sindicato Rural de Itabira – rua Dr. Nelson Lima Guimarães, nº 10, bairro Pará.

Prefeitura promove melhoria na iluminação pública

Desde ontem (1º/6), a Prefeitura de Itabira trabalha na melhoria da iluminação da praça Fábio Pires, no bairro Vila Paciência e no Beco do Calvário, na região central de Itabira.

De acordo com a Secretaria Municipal de Obras (SMO), o foco deste trabalho é a segurança, por isso está sendo feito em parceria com Polícia Militar de Minas Gerais (PM/MG). “Vamos melhorar a iluminação principalmente em áreas de maior circulação e aglomeração, como praças, avenidas, escolas, postos de saúde e hospitais”, afirmou Ronaldo Pires Lott, secretário da SMO. Ainda segundo ele, o serviço está dentro do programa Cidade Limpa e as novas lâmpadas oferecem mais iluminação, maior durabilidade e economia a médio e longo prazo.

A SMO está atuando na modernização da iluminação pública em diversos bairros, inclusive naqueles que o Cidade Limpa ainda vai passar. “Já estamos mapeando os locais que precisam de novas lâmpadas e novos postes, pois temos que executar o serviço de acordo com as normas da Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais)”, explicou Ronaldo Lott.

Em tempo

No primeiro bairro que o programa Cidade Limpa atuou – Pedreira do Instituto – além dos serviços de limpeza, a Prefeitura de Itabira deu início à melhoria da iluminação pública e já trocou mais de 300 lâmpadas. As lâmpadas de 100 watts (w) vapor de mercúrio estão sendo trocadas pelas de 150w e 250w vapor de sódio.

Cronograma

Entre os dias 1º e 05/06, a força-tarefa do Cidade Limpa vai para os bairros Vila Paciência e Pará. De 6 a 12/06, nos bairros João XXIII e Machado. No bairro Centro, os trabalhos acontecem nos dias 13 e 14/06. Nos bairros Praia e Colina da Praia, de 19 a 23/06. No Campestre, 26 a 28/06. Nos bairros Fênix e Bálsamos, de 29 a 05/07.

Os serviços continuam em julho, nos bairros São Francisco e Cidade Nova (6 e 7/07). Já entre os dias 10 e 12/07, a comissão do projeto fará uma pausa para avaliar os trabalhos executados até o momento, retornando no bairro Santa Ruth, entre os dias 13 e 15/07.

Prefeito Ronaldo Magalhães acompanha as ações do programa Cidade Limpa no bairro Pedreira

Na manhã de hoje (30), o prefeito Ronaldo Magalhães esteve no bairro Pedreira para avaliar os trabalhos do programa Cidade Limpa, que começou no último dia 22 e finaliza a primeira etapa no bairro, amanhã (31).

Segundo o Prefeito de Itabira, o programa surgiu pela necessidade de prevenir doenças como a dengue, chikungunya e zika. “É um trabalho de prevenção, principalmente devido aos anos que a população reivindica esse serviço e nunca foi atendida. Retiramos um grande volume de entulho, o que mostra o grande risco de dengue e outras doenças as quais a população fica exposta”. Ronaldo Magalhães também ressaltou que o programa vai atuar em todo o município. “Começamos pelo Pedreira e vamos fazer isso em toda a cidade. Acreditamos que o resultado será positivo”.

Além do recolhimento de entulho – que já ultrapassou a marca de 120 caminhões – da capina e poda em diversas áreas do bairro e da operação tapa-buraco, Ronaldo Pires Lott, secretário municipal de Obras, explicou que a Prefeitura, em parceria com a Polícia Militar de Minas Gerais (PM/MG), está melhorando a iluminação pública nos principais pontos do bairro. “A PM está mapeando os locais de grande movimentação, como praças, esquinas, posto de saúde, escola e outros locais onde há necessidade de luz para que possamos atuar. Nós já trocamos mais de 300 lâmpadas e a meta é triplicar isso”. Ainda segundo ele, as novas lâmpadas oferecem mais iluminação e maior durabilidade. “Estamos trocando as lâmpadas de 100 watts (w) vapor mercúrio pela de 150w vapor sódio. Mas, em avenidas principalmente, estamos colocando lâmpadas de 250w. Essas lâmpadas duram e iluminam mais, além de serem mais econômicas”.

A moradora Luciana das Graças, que vive no Pedreira há 17 anos, disse estar assustada com a quantidade de sujeira retirada nos últimos dias. “Aqui é um lugar que acumula muita sujeira e posso dizer que nunca vi essa quantidade. Mas, tem bastante tempo que não limpam nada no bairro”, revelou a moradora. Já Silvânia Lacir Pereira, moradora do bairro há oito anos, destacou o descaso do governo municipal nos últimos anos. “Faz muito tempo que não temos uma limpeza dessas e isso deveria acontecer sempre por causa da dengue, que pode acabar com a nossa vida”, concluiu Silvânia.

Para Ailton Eustáquio Gomes “Ruy da rádio”, morador e proprietário da Rádio Comunitária Liderança, o programa Cidade Limpa oferece melhor qualidade de vida para a comunidade. “Esse trabalho vai evitar muita coisa ruim, como doenças e proliferação de bichos. Agora, o nosso trabalho é conscientizar o povo para manter a limpeza”. O prefeito Ronaldo também reforçou a necessidade de conscientizar a população. “A limpeza pública é nosso dever, mas nunca será eficaz se os moradores não ajudarem a manter o trabalho”, finalizou.

Cronograma

Entre os dias 1º e 05/06, a força-tarefa do Cidade Limpa vai para os bairros Vila Paciência e Pará. De 6 a 12/06, nos bairros João XXIII e Machado. No bairro Centro, os trabalhos acontecem nos dias 13 e 14/06. Nos bairros Praia e Colina da Praia, de 19 a 23/06. No Campestre, 26 a 28/06. Nos bairros Fênix e Bálsamos, de 29 a 05/07.

Os serviços continuam em julho, nos bairros São Francisco e Cidade Nova (6 e 7/07). Já entre os dias 10 e 12/07, a comissão do projeto fará uma pausa para avaliar os trabalhos executados até o momento, retornando no bairro Santa Ruth, entre os dias 13 e 15/07.

Cidade Limpa

O projeto, uma das principais metas do governo Ronaldo Magalhães, é desenvolvido pelas secretarias municipais de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (SMDUMA), Obras (SMO), com a Empresa de Desenvolvimento de Itabira (Itaurb) e com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Itabira e, começa com o levantamento de problemas que as equipes do programa realizam em todos os bairros da cidade, sendo que a primeira etapa cuida do recolhimento de entulhos, da operação tapa-buraco e dos serviços de capina, roçada e poda necessários em diversas áreas da cidade. O programa alterna entre os bairros, primeiro é feito em um bairro mais afastado, depois em um mais central.

Rotativo de estacionamento continua válido

Diante da paralisação dos agentes da Superintendência de Transportes e Trânsito (Transita), a secretária municipal de Desenvolvimento Urbano, Meio Ambiente e Ordem Pública, Priscila Braga Martins da Costa, esclarece que, mesmo com a redução na fiscalização, a cobrança pelo estacionamento rotativo continua em vigor. Sendo, portanto, necessário que os condutores estejam atentos aos locais onde o uso do bilhete é obrigatório, pois continuam sujeitos à multa.

Scroll To Top