quarta-feira , 17 janeiro 2018
Você está aqui: Capa | Desenvolvimento Urbano

Arquivo da categoria: Desenvolvimento Urbano

Assinatura dos Feeds

Desenvolvimento Urbano

Ronaldo Magalhães empossa novo secretário de Desenvolvimento Urbano

A semana começou com um novo reforço no primeiro escalão do Governo Municipal. O prefeito Ronaldo Magalhães empossou na manhã desta segunda-feira (15), em seu gabinete, o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Robson da Costa Souza, nomeado na última sexta-feira (12).

Depois de assinar o termo de posse, o secretário recebeu a cópia de sua nomeação – decreto nº 1.260/2018. Em seguida, o prefeito justificou o desmembramento das secretarias de Desenvolvimento Urbano (SMDU) e de Meio Ambiente (SMMA) que, no ano passado, foram vinculadas em uma única pasta, sob a responsabilidade da secretária municipal Priscila Braga Martins da Costa, hoje, à frente da SMMA.

Percebemos no meio do caminho que o Desenvolvimento Urbano é uma pasta muito detalhada e a demanda é muito grande. Por isso, estamos fazendo essa alteração. Aproveitei também, para conversar com o secretário Ronaldo Lott e colocar a Transita na Secretaria de Obras, até mesmo porque ela já está lá. Então, essas mudanças servem como facilitador para o trabalho do Desenvolvimento Urbano.”. O prefeito disse ainda, acreditar que a SMDU se tornou uma pasta “um pouco mais leve, que dará condições ao novo secretário de fazer um trabalho com mais objetividade e com resultados mais rápidos”.

Ainda durante a solenidade, Ronaldo Magalhães pediu ao diretor-presidente da Empresa de Desenvolvimento de Itabira (Itaurb), Sebastião Onofre “Tãozinho”, também presente no gabinete, para alinhar os serviços do programa Cidade Limpa com o secretário da SMDU. “No ano passado, nós demos início e avançamos com esse programa, mas queremos intensificá-lo e melhorar os resultados que tivemos. Esse, acredito, é um ponto que vocês dois (Tãozinho e Robson) precisam repensar”, avaliou o prefeito.

Já Robson Souza, agradeceu a confiança do prefeito e declarou que, “apesar de ser um grande desafio assumir uma secretaria de grande porte, a expectativa é de atender aos anseios do prefeito. E para isso, só trabalhando bastante”, concluiu o secretário.

Transita inicia vistoria de veículos escolares

Começou nesta segunda-feira (8), a inspeção obrigatória – referente ao primeiro semestre de 2018 – dos veículos cadastrados para prestar serviços de transporte escolar em Itabira. A vistoria, que será feita até o dia 2 de fevereiro, atende aos requisitos previstos no Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97), Lei Municipal 4.839/2015 e no Decreto Municipal 3.692/2016, que especificam as condições seguras para transporte de passageiros em veículo escolar.

As inspeções são realizadas por um engenheiro mecânico e uma empresa de soluções automotivas contratados pelo Município. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, mediante a apresentação de ordem de serviço que deve ser retirada na Diretoria de Transporte Público (Rua Ireni Barbosa, bairro Pará – antiga Prefeitura). A vistoria em ônibus – veículo com capacidade a partir de 21 lugares – acontece na rua Sérgio Eisemberg, nº 42, no bairro Fênix. Já micro-ônibus e vans – veículos com capacidade até 20 lugares – devem ser inspecionados na avenida Tabelião Osório Sampaio, nº 461, na Vila Santa Rosa (Lana Automotiva).

Durante o processo, são verificados os sistemas de sinalização, iluminação, freios e direção; pneus, equipamentos de segurança, adesivos de identificação, entre outros itens. Se for constatada alguma irregularidade, o motorista terá um prazo determinado pela Superintendência de Transportes e Trânsito (Transita) para fazer a adequação e retornar para nova vistoria. Após o cumprimento das exigências, o veículo recebe o selo de inspeção referente ao primeiro semestre de 2018.

Segurança

A Transita, setor responsável pelas vistorias, alerta que os pais devem ficar atentos no momento de contratar o serviço de transporte escolar. Em casos de dúvidas, os usuários devem entrar em contato com a Transita para saber se os veículos passaram pela inspeção e estão seguros para transportar os alunos. As informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3839-2406.

Prefeitura entrega novos uniformes para agentes de trânsito

Na tarde de ontem (4), os funcionários da Superintendência de Trânsito (Transita) da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (SMDUMA) receberam novos uniformes e acessórios de trabalho.

A distribuição aos 40 agentes de trânsito foi feita pela secretária da SMDUMA, Priscila Braga Martins da Costa, que explicou a necessidade da compra. “Os uniformes estão velhos e gastos, já que há cinco anos são os mesmos. Eles não têm mais condições de limpeza, principalmente os bonés”, destacou. Cada agente recebeu três pares de uniforme, além de uma nova jaqueta, um par de coturno e dois bonés.

Mudas

Em seguida, Priscila Martins da Costa anunciou que a Prefeitura já deu início à reposição das mudas na cidade, começando pelo “canal da Praia”. As avenidas das Rosas, Mauro Ribeiro Lage e Daniel Jardim de Grisolia também receberão novas mudas de árvores.

Prefeitura inaugura decoração natalina no centro da cidade

Pensando em envolver toda a comunidade, a Prefeitura de Itabira criou a decoração natalina “Laços de arte, cultura e fé”, inaugurada na semana passada, por meio de parcerias e com mão de obra voluntária.

Permeando pelos crochê, tricô e costura, a praça Acrísio Alvarenga, na região central da cidade, foi enfeitada com bordados, bolas e cordões produzidos por aproximadamente “400 mãos” – membros das diversas associações de bairro, entidades, grupos de apoio, presidiários, Universidade Federal de Itajubá (Unifei), empresas, Centro de Referência de Assistência (Cras) e servidores municipais. “Nosso natal foi feito por todas as mãos. Somos várias pessoas e cada um de nós fez alguma coisa”, explicou Priscila Braga Martins da Costa, secretária municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente.

Ainda segundo ela, “ao contrário do que muitos podem pensar” o principal objetivo da Prefeitura era contar com a participação de muitos voluntários para refletir os significados desta época. “Nós tivemos a grande ideia de envolver várias pessoas porque é um momento de confraternização. O Natal é união, harmonia e beleza, e é muito importante sabermos que as pessoas são prendadas e estão disponíveis. Se falar que fizemos isso porque não temos dinheiro, pode ser um outro motivo também, mas o grande objetivo é a união e a harmonia nesse momento tão importante”, destacou Priscila.

A decoração foi idealizada apenas para um ponto da cidade. No entanto, de acordo com a secretária, será ampliada nos próximos anos. “Este ano priorizamos a praça Acrísio (Alvarenga), mas, o importante, é que nós somos não menos que 400 mãos e, com certeza, vamos crescer nos outros natais”.

Foto: Hed Ferreira (@ferreira_1985)

Trânsito mais seguro – Prefeitura promove mais uma ação da campanha Pé na Faixa a partir da próxima segunda-feira

Lançada em março deste ano, a campanha “Pé na Faixa” busca mobilizar, orientar e conscientizar motoristas e pedestres sobre as boas práticas de convivência no trânsito por meio de várias ações educativas. A atividade, que conta com sua quinta ação a partir desta segunda-feira (11), é desenvolvida pela Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (SMDUMA)/ Superintendência de Transportes e Trânsito (Transita). A ação segue até o dia 22 nos principais pontos de tráfego do município.

Com a proximidade das festividades de fim de ano, o número de pessoas e veículos nas vias aumentam e, consequentemente, os números de infrações e riscos de acidentes também. Assim, diante dessa situação, estaremos nas principais vias da nossa cidade para trazer mais conhecimento aos usuários”, disse a diretora de Educação de Trânsito e Estatística, Edivânia Fernandes das Mercês.

A Transita ressalta que os usuários devem estar sempre atentos à faixa de pedestres: motoristas e motociclistas não devem parar ou estacionar sobre ela, devem observar os pedestres que se aproximam para fazer a travessia, reduzir a velocidade ao se aproximar da faixa para evitar atropelamentos e colisões em outros veículos.

Já os pedestres devem respeitar o semáforo e fazer a travessia somente quando o sinal estiver verde. A passagem só deve ser realizada quando todos os veículos estiverem totalmente parados. Ainda de acordo com a Transita, é importante que o pedestre faça contato com o motorista antes de atravessar na faixa para ter a certeza que o condutor realmente o viu.

Mesmo sendo algo tão simples e natural, a travessia dos pedestres no trânsito causa muitas dúvidas, conflitos e riscos de acidentes. O motorista tem o dever de respeitar a faixa, mas o pedestre também tem que usá-la corretamente para a sua própria segurança. Seguindo estas dicas, teremos um fim de ano mais seguro e com muito mais motivos para comemorar”, ressaltou a diretora.

Mais uma conquista – Prefeitura está habilitada a licenciar, fiscalizar e monitorar mais de 200 atividades no município

No último mês, o Itabira comemorou mais uma conquista: a Prefeitura foi habilitada a assumir o licenciamento ambiental, monitoramento e fiscalização de mais de 200 atividades, potencialmente poluidoras, estabelecidas pela Deliberação Normativa (DN) nº 213/2017, do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam). Desde o dia 13 de novembro, todo o processo de regularização ambiental das atividades selecionadas pelo Município está sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (SMDUMA).

O Município deverá cumprir, entre outras normas, os procedimentos gerais de licenciamento ambiental do Estado, em especial, os relativos às modalidades de licenciamento, tipos de estudos exigíveis, consulta pública, custos e isenções aplicáveis. Isso beneficiará a todos os itabiranos que, até então, tinham que ir até Governador Valadares para regularizar seus empreendimentos que necessitam de licenciamento ambiental.

A lista com os códigos das atividades de responsabilidade da Prefeitura/ SMDUMA está disponível no site da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), no link: http://meioambiente.mg.gov.br/component/content/article/13-informativo/3058-clique-aqui-para-consultar-a-manifestacao-dos-municipios-com-competencia-originaria

Saiba mais

De acordo com o parágrafo 1º da DN Copan 213/2017, para fins do exercício da atribuição dos municípios no licencialmente ambiental, consideram-se atividades ou empreendimentos que causam ou possam causar impacto ambiental de âmbito local aqueles enquadrados nas tipologias listadas no Anexo Único da DN. São elas: atividades minerárias, atividades industriais (indústria metalúrgica e outras),atividades industriais (indústria química), atividades industriais (indústria alimentícia), atividades de infraestrutura, serviços e comércio atacadista, e atividades agrossilvipastoris.

Divulgação do Inventário de Patrimônio histórico

Divulgação do Inventário de Patrimônio histórico

BENS INVENTARIADO 2013 – 2016

BENS INVENTARIADO – 2017

Prefeitura planeja decoração de natal voluntária

Este ano, o natal em Itabira não passará em branco. A decoração natalina “Laços de arte, cultura e fé” planejada pela Prefeitura de Itabira será inaugurada no dia 2 de dezembro.

Os enfeites, segundo Priscila Braga Martins da Costa, secretária municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, já estão em produção por meio de parcerias e com mão de obra voluntária. “Nós estamos trabalhando com os Grupo de Mães, presidiários, Cras (Centro de Referência de Assistência) e com os funcionários da prefeitura. Temos em torno de oito entidades juntas neste trabalho”. Ainda segundo ela, a arte foi idealizada pela funcionária Sônia Guimarães e o processo de produção é liderado por uma comissão. “Mais de mil voluntários estão fazendo crochê, inclusive eu, para enfeitar as nossas árvores”, estimou.

A proposta, de acordo com Priscila Braga, foi criar uma decoração para a comunidade desenvolver junto com a Prefeitura. “A intenção é valorizar tricô, crochê e bordados para embelezar a cidade. Mas, além de surpreender pelo fato de ficar bonito, nossa ideia é usar menos luz e mais trabalho manual com a participação das pessoas”.

Locais

Serão enfeitados o Largo do Batistinha, o “paredão” da rua Tiradentes e as praças Acrísio Alvarenga e Nico Rosa, todos na região central da cidade. De acordo com Priscila Braga, devido a extensão da avenida João Pinheiro, “não temos estrutura e nem tempo para produzir os enfeites”, concluiu a secretária.

Prefeitura promove semana educativa no trânsito

A superintendência de transportes e trânsito (Transita) da Prefeitura de Itabira deu início hoje (18), à Semana Nacional de Trânsito (SNT), em abertura oficial no teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA). Nos próximos dias, o tema “Minha escolha faz a diferença no trânsito” será trabalhado em diversas ações educativas com o objetivo de conscientizar motoristas e pedestres, em parceira com a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DEER).

De acordo com a secretária municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Priscila Braga Martins da Costa, as ações da campanha irão insistir nas mudanças dos maus hábitos no trânsito. “Como fizemos com relação à faixa de pedestre e ao uso do cinto de segurança, vamos dialogar sobre o uso indevido do celular no trânsito. Eu tenho certeza, por exemplo, que depois de tantas campanhas estamos utilizando mais as faixas”. Ainda segundo ela, a meta da Prefeitura é reduzir o número de infrações em decorrência ao uso de celular. “Nós queremos reduzir para menos da metade o índice de multas aplicadas por causa do celular. Hoje, esse índice é de 30% e vamos diminuir isso até a próxima semana de trânsito”, garantiu a secretária.

A programação começa hoje, às 15 horas, na avenida João Pinheiro – em frente ao Mercado Municipal – com uma blitz educativa organizada pela Transita e parceiros para panfletagem e adesivação de veículos. Já na terça-feira (19), das 9 às 11 horas, no Sapé – MG 120 Km 458 – a Prefeitura irá simular acidentes fatais (sinistros) no trânsito com a ajuda de voluntários e, às 15 horas, na avenida Cristina Gazire – próximo ao supermercado – blitz educativa.

No dia 20, a partir das 8 horas, além da blitz, serão realizadas palestras sobre o tema na Escola Municipal Antônio Camilo Alvim – MG 129 Km 20 – e na empresa Transportes Cisne. Às 15 horas, a blitz será montada na rua Humberto Campos, no bairro João XXIII. No dia 21, às 8 horas, a palestra educativa será promovida no campus Itabira da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) e, às 9 horas, simulação de sinistro na rua Joaquim Morais de Brito – ao lado da rodoviária. Às 15 horas, a blitz será montada na avenida Mauro Ribeiro – em frente a Estação Ferroviária – e, às 16 horas, mais uma palestra para os colaboradores da empresa Transportes Cisne.

No último dia da semana, sexta-feira (22), a Transita realizará palestras na Escola Estadual José Ricardo Martins Fonseca, a partir das 8 horas e blitz educativa na avenida Rio Doce – em frente a Escola Estadual Dona Eleonora Nunes Pereira. Durante toda a semana até a próxima segunda-feira (25), das 8 às 18 horas, a população poderá visitar uma exposição de trabalhos sobre o trânsito, na FCCDA.

O encerramento das atividades acontecerá no Domingando no Parque – Parque da Água Santa – dia 24, a partir das 10 horas. A Transita participará do evento para concluir as atividades da campanha, reforçando a conscientização do público presente, por meio da panfletagem e da adesivação dos veículos

SNT

De acordo com o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a Semana Nacional de Trânsito é comemorada anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro. Este ano, será trabalhado o tema “Minha escolha faz a diferença no trânsito”, que acompanha a evolução das ações em campanhas educativas desenvolvidas pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) nos anos anteriores, além de compartilhar as ações da “Década Mundial de Ações Para a Segurança do Trânsito – 2011/2020”.

Beber Capacete parar sinal Semana do transito Sinto

Prefeitura anuncia reforma do Museu de Itabira

Fechado há quase cinco anos, o Museu de Itabira – praça do Centenário – finalmente irá receber uma reforma proporcional à sua importância histórica e cultural. Os trabalhos, com início previsto para este mês, foram confirmados pela Prefeitura de Itabira.

Vamos iniciar a reforma em setembro, com previsão de concluí-la em até 90 dias. A expectativa é que fique pronto no final do ano”, afirmou o secretário municipal de Obras, Ronaldo Pires Lott que, ressaltou ainda, o tamanho da obra, “além da reforma de vários pontos de madeira, como janelas, esquadrias, e piso, da pintura geral e descupinização do local, também teremos que recuperar uma parte estrutural do museu, pois dois pilares que ficam no fundo do prédio estão bastante danificados, além de outro pilar com alguns barrotes dentro do prédio que também precisará de conserto”. Nesta etapa, o Município irá investir R$ 131,3 mil. No entanto, além desses serviços, de acordo com Ronaldo Lott, a Prefeitura também trocará o atual forro do salão principal, “por um novo, mas igual ao original”, frisou.

Forro

Em janeiro deste ano, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (SMDUMA) apresentou como a atual gestão recebeu o Museu de Itabira. Na época, a secretária-adjunta de Desenvolvimento Urbano, Patrícia de Castro Ferreira, relatou que o primeiro problema identificado foi a troca do forro original saia-e-camisa do salão principal, por um de madeira comum. Segundo ela, como informou em janeiro, “a troca foi feita de forma aleatória e descaracterizou o patrimônio”.

De acordo com Ronaldo Lott, apesar da execução fora dos padrões, a madeira do atual forro será reutilizada. “É uma madeira boa e por isso o forro será desmanchado e reaproveitado em outros locais, como por exemplo, na Casa de Drummond, que tem dois ou três lugares sem forro e, o restante da madeira, iremos guardar.” Ainda segundo o secretário, para instalar o novo forro “não será possível reaproveitar nem os barrotes que foram colocados, pois o ponto está mais baixo e como é um forro de sobrepor, tem que ser mais alto”. Ronaldo Lott destacou ainda, que o custo do forro – 160 m² – será de R$ 18.240.

Scroll To Top