domingo , 20 outubro 2019
Você está aqui: Capa | Desenvolvimento Urbano

Arquivo da categoria: Desenvolvimento Urbano

Assinatura dos Feeds

Desenvolvimento Urbano

Conforto para a população do Pedreira – Transporte coletivo atenderá moradores do Alto da Barbacena a partir da próxima semana

A partir do dia 7 de outubro, a população da parte alta do bairro Pedreira – Alto da Barbacena – terá transporte coletivo. Possibilitar esse acesso foi a principal determinação do prefeito Ronaldo Magalhães quando assinou a ordem de serviço para o início das obras.

Todos os trabalhos, incluindo a pavimentação do trecho “Corta Madeira”, foram concluídos no início do mês passado. Entretanto, uma nova etapa, que é o asfaltamento do restante deste trecho, ligando o bairro à rodovia MGC-120, já está em estudo pela Prefeitura.

De acordo com a Superintendência de Transportes e Trânsito (Transita), a linha 32 – Pedreira/Barbacena – atenderá a comunidade próxima às ruas Gaivota e Pintassilgo, de segunda-feira a sábado. Durante a semana, o primeiro horário de partida será às 6h15 e o último, 18h10. Aos sábados, a linha opera com saídas entre 6h30 e 17h30.

Além de promover acesso para veículos e ônibus, a Prefeitura solucionou o problema da falta d’água nessa localidade, onde foram construídas 1,5 quilômetro de rede de água, interligando o bairro à Estação de Tratamento de Água (ETA) Gatos. Com isso, segundo informações do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Itabira, a distribuição de água atende, igualmente, todas as residências.

96f3b314-5990-4cdf-a27a-e91a12f30f3d

Itinerário

Saída do Pedreira, sentido região central: ruas Pintassilgo, Centralizada, João Soares da Silva; avenida France de Paula Andrade, rua Ipoema, avenida Martins da Costa, rua Dr. Guerra, Praça do Centenário, rua Dona Zezeca, avenidas Carlos Drummond de Andrade, João Pinheiro; rua Juca Machado e avenida Duque de Caxias.

Saída do bairro 14 de Fevereiro, sentido Pedreira: avenida Duque de Caxias, rua Juca Machado, avenidas João Pinheiro, Carlos Drummond de Andrade; ruas Santa Maria, João Soares da Silva; MG-120, ruas Corta Madeira e Pintassilgo (ponto final).

Horários

Saídas do bairro Pedreira, de segunda a sexta-feira: 6h15, 7h40, 12h10 e 18h10. Saídas do bairro 14 de Fevereiro (ponto da Aposvale): 6h45, 11h30 e 17h30. Aos sábados: 6h30 e 12h10, saindo do Pedreira. Às 11h30, saindo do ponto da Aposvale e 17h30, do bairro Praia.

Outras informações, pelo telefone 3839-2406.

Desenvolvimento Urbano – Mais praças são revitalizadas pela Prefeitura

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU) concluirá hoje (27) a revitalização da praça Fábio Pires, no bairro Vila Paciência. Foram realizadas pintura geral, recuperação do piso e poda das árvores.

Na praça Irmã Clara, no bairro Cônego Guilhermino, os serviços estão em andamento, as lixeiras foram substituídas e a revitalização será finalizada na próxima semana. Além das praças, a Prefeitura segue com a limpeza geral das avenidas Cristina Gazire e Li Guerra.

Prevenção – Prefeitura inicia limpeza dos canais da cidade

Para prevenir enchentes no período chuvoso, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU), deu início hoje (19) ao processo de limpeza do Canal do Gabiroba, localizado na avenida Almir Pessoa de Magalhães.

Os trabalhos, executados pela Empresa de Desenvolvimento de Itabira (Itaurb), compreendem a retirada de sujeira, entulho, lixo e galhos que interrompem o curso d’água.

De acordo com informações da SMDU, depois desta limpeza, prevista para terminar em uma semana, os trabalhos seguirão para o Canal do Chacrinha, na região do bairro Pará. Em seguida, para as avenidas Carlos Drummond de Andrade, Carlos de Paula Andrade, finalizando no Canal da Praia – avenidas Cristina Gazire e Prefeito Li Guerra.

WhatsApp Image 2019-09-19 at 13.34.06

Conscientização – Transita inicia atividades da Semana do Trânsito

A solenidade de abertura da Semana Nacional do Trânsito (SNT) aconteceu nesta quarta-feira (18), no auditório do 26º Batalhão de Polícia Militar de Minas Gerais (BPM), no bairro Fênix. Estiveram presentes os secretário municipal de Obras, Transportes e Trânsito, Ronaldo Lott Pires; capitão Pierry, representando o comando do 26º BPM; tenente Caldeira, comandante da Polícia Rodoviária; tenente Marlon Pinho Medeiros de Aguiar, comandante do 4º Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar (CBM); Diogo Moreira, delegado da Polícia Civil; Alexandre Galvão, coordenador regional do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem (DEER/MG); Júlio César Lacerda Lage, coordenador geral do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e vereador Jovelindo de Oliveira.

O evento começou com a exibição de um vídeo produzido pela Superintendência de Transportes e Trânsito (Transita), em que cidadãos completam a frase “O trânsito que eu quero para Itabira”. O material apresenta os desejos das pessoas que compõem o tráfego: estudantes, deficientes físicos, professores, agentes de trânsito, taxistas, motociclistas, e policiais. É importante ressaltar que todos, antes de tudo, são pedestres.

Para o capitão Pierry, a SNT busca mobilizar a população para uma reflexão. “O maior desafio é a geração de autocrítica e melhor percepção sobre o trânsito: que ele precisa ser composto por pessoas que respeitem a vida, tenham mais cuidado e prudência para que possamos ter uma convivência mais harmoniosa”.

Neste ano, além de palestras, simulados e blitze educativas para orientar pedestres e motoristas sobre as normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a Transita encerrará a campanha, no dia 28/9, com uma “Parada Legal”, onde pessoas portadoras de necessidades especiais e idosos farão travessias em várias faixas de pedestres da avenida João Pinheiro. “É uma ação inovadora para conscientizar a população sobre as faixas e sua importância para quem precisa delas. A população brasileira está vivendo mais, o respeito aos mais velhos tem que vir e o trânsito é o principal local”, avaliou Ronaldo Lott.

Ainda segundo o secretário, as campanhas educativas da Transita têm como objetivo principal alertar que todos são responsáveis pelo tráfego itabirano. “A educação no trânsito é o principal pilar para que a gente consiga reverter os índices (de acidentes) vergonhosos e calamitosos do Brasil. As campanhas deveriam acontecer o ano inteiro. Não podemos nos isentar disso e a mudança cabe a nós. A partir do momento que tiramos o pé da nossa casa, estamos envolvidos com o trânsito. Então, não temos que esperar que alguém faça um trânsito melhor, nós somos o trânsito”, finalizou.

WhatsApp Image 2019-09-18 at 10.16.06

Programação

19/09 (quinta-feira)

9h – Simulado de acidente; blitz educativa com distribuição de panfletos.

Local: MG129 – Barro Branco/ Itabiruçu

20/09 (sexta-feira)

14h – Abertura da Exposição de Artes “Desenhando o Trânsito de Itabira” (de 20/09 a

02/10); mostra dos vídeos “O trânsito que eu quero para Itabira”

Local: Foyer da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade

23/09 (segunda-feira)

9h/16h – Palestra “No trânsito, a gentileza e a vida têm prioridade”

Local: Transportes Cisne

24/09 (terça-feira)

12h – Simulado de acidente; blitz educativa com distribuição de panfletos

Local: Mina Cauê (Vale)

25/09 (quarta-feira)

12h – Simulado de acidente; blitz educativa com distribuição de panfletos

Local: Mina Conceição (Vale)

26/09 (quinta-feira)

9h – Simulado de acidente; blitz educativa com distribuição de panfletos

Local: Entrocamento da avenida Duque de Caxias e rua Juca Machado

27/09 (sexta-feira)

19h30 – Palestra “Trânsito para todos – unidos pela vida”

Local: Associação da Vila São Joaquim

28/09 (Sábado)

10h – Encerramento e Parada Legal

Local: Avenida João Pinheiro (em frente à Cobal)

2º semestre – Prefeitura inicia vistoria em veículos escolares

Começa nesta segunda-feira (16) a inspeção obrigatória dos veículos cadastrados para prestar serviços de transporte escolar no município. O procedimento é referente ao segundo semestre e termina no dia 8/10.

A vistoria será realizada de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, na rua Sérgio Eizembergue, nº 42, no bairro Fênix e, para participar, o proprietário deverá apresentar uma ordem de serviço emitida pela Superintendência de Transportes e Trânsito (Transita). Este documento é expedido durante a semana, das 8 às 16h30, na Diretoria de Transporte Público – rua Ireni Barbosa, no bairro Pará (antiga Prefeitura).

Durante o processo, executado por um engenheiro mecânico, são verificados os sistemas de sinalização, iluminação, freios e direção; pneus, equipamentos de segurança, adesivos de identificação, entre outros itens. Se for constatada alguma irregularidade, o motorista terá um prazo determinado pela Transita para fazer a adequação e retornar para nova vistoria. Segundo Estevam José de Oliveira, diretor de Transporte Público, após o cumprimento das exigências, o veículo recebe, no mesmo dia, o selo de inspeção referente ao segundo semestre de 2019.

Segurança

A vistoria atende aos requisitos previstos no Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97), Lei Municipal 4.839/2015 e no Decreto Municipal 3.692/2016, que especificam as condições seguras para transporte de passageiros em veículo escolar.

A Transita, setor responsável pelas vistorias, alerta que os pais devem ficar atentos no momento de contratar o serviço de transporte escolar. Em casos de dúvidas, os usuários devem entrar em contato com a superintendência para saber se os veículos passaram pela inspeção e estão seguros para transitar com os alunos. As informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3839-2406.

Desenvolvimento Urbano – Prefeitura revitaliza mais uma praça

Nesta semana, a Prefeitura está revitalizando a praça Doutor Joaquim Pedro Rosa, ao lado da Catedral Nossa Senhora do Rosário. Os serviços compreendem limpeza completa do espaço; recuperação das calçadas; pinturas de meio-fio, piso e balaustre.

Outras vias da cidade – praça do Centenário; avenidas Carlos Drummond de Andrade e Carlos de Paula Andrade; ruas Água Santa e Alexandre Drummond – também tiveram a pintura do meio-fio revitalizada. A conclusão dos trabalhos acontecerá ainda nessa semana.

WhatsApp Image 2019-09-12 at 10.22.58

WhatsApp Image 2019-09-12 at 10.22.57

Utilidade Pública – Obras estruturais no viaduto do bairro Major Lage de Baixo interditarão trânsito local

A partir desta quinta-feira (29) as estruturas do viaduto da rua Otávio de Carvalho Lage, entroncamento da avenida Ipiranga, nos bairros Major Lage de Baixo e Cônego Guilhermino, receberão manutenção corretiva.

Para o andamento dos trabalhos, que serão executados pela empresa Vale, a Superintendência de Transportes e Trânsito (Transita) interditará o trânsito no local entre os dias 29/8 a 25/9, das 9 às 16 horas. A interrupção do fluxo de veículos acompanhará o desenvolvimento da obra e será dividido em duas etapas:

Sentido Bairro/Centro entre os dias 29 e 4/9; sentido Centro/Bairro de 5 a 11/9. Já na segunda fase, o trânsito será interditado dos dias 12 a 18/9 no fluxo Bairro/Centro e, entre os dias 19 e 25/9, no sentido Centro/Bairro.

As vias alternativas para os condutores em sentido Bairro/Centro serão as avenidas Ipiranga, Central e rua Vereador Nenêgo Prisco. No trajeto Centro/Bairro, ruas Cristal, Morganito, Vereador Nenêgo Prisco e avenidas Central e Ipiranga.

Foto: Google Maps

Código de Posturas – Em menos de um ano, Prefeitura recolhe mais de 50 animais de médio e grande porte nas vias públicas

Fiscais da Prefeitura, em cumprimento ao artigo 150 do Código de Posturas do Município (CPM), Lei nº 1972/78, apreendeu, no final da semana passada, quatro cavalos soltos em ruas do bairro Colina da Praia.

De acordo com informações da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU), as localidades urbanas com mais incidência de animais transitando nas vias são Gabiroba, Bálsamos, Pedreira, Conceição, João XXIII e Colina da Praia. Segundo dados, de novembro a junho deste ano, 52 animais em situação de abandono foram encaminhados para o curral municipal.

Esses bairros, assim como as vias de acesso ao município, foram estabelecidos como pontos de diligências. 90% da população está na cidade, mas, a proporção geográfica é o contrário: 90% de zona rural e 10% urbana. Nós atuamos na questão urbana, não temos mecanismos para fazer uma varredura no município e nem a intenção de proibir a criação de animais grandes na zona rural”, declarou Robson Costa de Souza, secretário da SMDU.

O procedimento para recolher animais de médio e grande porte abandonados nas vias públicas tem como objetivo cumprir o CPM e preservar transeuntes, motoristas e os próprios animais aos riscos de acidentes. As diligências são realizadas de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, também por meio de denúncias.

Para reaver o animal, o proprietário deverá quitar as custas do processo – traslado e diárias do curral –, além da multa de apreensão, que compreende 100 UPFM (Unidade Padrão Fiscal do Município), até 30 dias depois da apreensão.

WhatsApp Image 2019-08-23 at 19.07.34 (1)

Lotes limpos

Também é contínua a fiscalização dos artigos 64 e 65 do CPM – que determina a limpeza permanente de lotes e terrenos não edificados no município – estabelecida no edital de notificação publicado anualmente.

O departamento de Posturas informou que, desde fevereiro deste ano, 350 autuações foram emitidas e o edital segue valendo até 31 de dezembro, ou seja, todos os lotes já inspecionados continuam sujeitos à fiscalização.

É obrigação dos proprietários manter as áreas capinadas e isentas de materiais nocivos à saúde da vizinhança e da coletividade. São proibidos fossas abertas, escombros de edifícios, construções inabitáveis ou inacabadas, bem como depósito ou descarte de qualquer espécie de lixo, resíduos e detritos em terrenos localizados nas áreas urbanas, mesmo que não estejam fechados.

Mais segurança no trânsito – Transita e Secretaria de Educação criam força-tarefa para evitar acidentes próximos às escolas

A Secretaria Municipal de Educação (SME) organizou ontem (21), em seu auditório no bairro Campestre, um encontro com diretores da rede municipal de ensino e profissionais da Superintendência de Transportes e Trânsito (Transita) para definir ações de prevenção a acidentes nas portas das escolas.

De acordo com Estevam José de Oliveira, diretor de Transportes da Prefeitura, a Transita fará parte da força-tarefa idealizada pela SME para melhorar o tráfego próximo às escolas. “Neste encontro nós identificamos a demanda dos diretores e, a partir de agora, a fiscalização, assim como o diálogo com os condutores de transporte escolar, serão ampliados”. Ainda segundo ele, uma questão abordada foi o horário das vans escolares. “Precisamos analisar junto com os condutores, critérios para que os horários de chegada e partida dos escolares sejam coerentes com o início e término das aulas”.

No entanto, Estevam José informou que algumas ações já estão acontecendo, “como por exemplo, a revitalização das sinalizações horizontal e vertical priorizada nas regiões escolares. Intensificaremos o suporte nesses locais e, também, as campanhas educativas com os motoristas”, garantiu.

A próxima etapa desta força-tarefa, de acordo com a Transita, é agendar encontros com os condutores e monitores de transporte escolar para identificar as demandas e buscar soluções a médio prazo. “Vamos trabalhar por etapas, começando pela fiscalização junto com o diálogo”, ressaltou o diretor.

Para Willame Aguiar, superintendente da Transita, “o momento foi único e de grande ganho no ponto de vista do alinhamento das ações de educação para o trânsito, engenharia e fiscalização, envolvendo o fluxo próximo das escolas e o transporte escolar. Conseguimos firmar um pacto pedagógico que viabilizará a elaboração e execução de ações para formar boas atitudes no trânsito”.

WhatsApp Image 2019-08-22 at 14.22.30

WhatsApp Image 2019-08-22 at 14.22.29

Segurança nas vias – Prefeitura revitaliza sinalizações de trânsito em vários pontos da cidade

Visando mais segurança à circulação de motoristas e pedestres, desde julho a Prefeitura, por meio da Superintendência de Transportes e Trânsito (Transita), está revitalizando as sinalizações vertical e horizontal da cidade.

O trabalho começou pela região central – e seguirá para os bairros – em faixas de pedestre, redutores de velocidade, parada obrigatória, área escolar, marca de canalização, área de conflito e baias de ponto de embarque e desembarque de passageiros. “Nós priorizamos os locais com maior intensidade de tráfego, principalmente nas portas das escolas”, ressaltou Willame Aguiar, superintendente da Transita.

Recuperar a sinalização é um trabalho contínuo, custeado com recurso originado das multas e estacionamento rotativo. Os condutores que não respeitam esses sinais estão sujeitos às penalidades do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). “Por exemplo, se a pessoa estacionar em cima da faixa de pedestre, a infração é grave: são cinco pontos na carteira e um valor de R$195,23. O motorista que não dá preferência ao pedestre fazendo a travessia, já é uma infração gravíssima com sete pontos e R$293,43 de multa. Mas, são várias outras infrações com pontuação e valores diversos”, destacou o superintendente.

WhatsApp Image 2019-08-20 at 09.29.04

Scroll To Top