domingo , 23 fevereiro 2020
Você está aqui: Capa | Desenvolvimento Urbano

Arquivo da categoria: Desenvolvimento Urbano

Assinatura dos Feeds

Desenvolvimento Urbano

Bairro Machado – Estacionamento proibido na praça Geraldo Julião

Atenção, condutores! A partir de hoje (21) está proibido o estacionamento na rua Costa e Silva, oposto aos números 20 e 48 da praça Geraldo Julião, no bairro Machado.

De acordo com a Superintendência de Transportes e Trânsito (Transita), a via é estreita e não oferece segurança para o tráfego de veículos com estacionamento permitido em ambos os lados. Placas de sinalização foram implantadas nesta tarde.

WhatsApp Image 2020-02-21 at 17.10.43

WhatsApp Image 2020-02-21 at 17.10.53

Utilidade Pública – Rua Cambuquira terá mão única a partir desta segunda-feira

Para otimizar o trânsito e atendendo demanda dos moradores, a rua Cambuquira, no bairro Major Lage de Baixo, passa a ter sentido único nesta segunda-feira (17).

De acordo com a Superintendência de Transportes e Trânsito (Transita), o acesso à via será permitido apenas pela avenida Mauro Ribeiro Lage, próximo à rua Acesita, após o Santuário São Geraldo Majela. Ficará proibido portanto, virar à direita para a rua Cambuquira veículos que estiverem na altura do número 447 da avenida Mauro Ribeiro Lage.

Além disso, não será permitido o estacionamento entre os números 119 e 300 da rua Cambuquira. A Transita já iniciou o processo de implantação da nova sinalização.

WhatsApp Image 2020-02-14 at 16.35.54

Volta às Aulas 2020 – Transita e Polícia Militar fazem blitz em diversas escolas

Nesta semana, agentes da Superintendência de Transportes e Trânsito (Transita) e policiais militares abordaram – blitz educativa – cerca de 500 pais e professores, em escolas públicas e privadas, promovendo a campanha Volta às Aulas – Trânsito, Educação e Vida.

A equipe fiscalizou até agora, 60 veículos especificados como transporte escolar. Em uma blitz da campanha, realizada na tarde de ontem (13), na avenida Rio Doce, no bairro Areão (Escola Estadual Dona Eleonora Nunes Pereira), uma Kombi que executava serviços de escolar foi apreendida por não ser caracterizada e autorizada para a função, bem como seu condutor não tinha curso específico para conduzir estudantes.

Na mesma operação, uma Sprinter foi retida pelos policiais, pois o motorista não era habilitado para dirigir transporte escolar. Ele foi multado e liberado depois que outro condutor – devidamente autorizado – retirou o veículo.

A campanha acontece até quinta-feira (20) da próxima semana. No entanto, a fiscalização permanece ao longo do ano.

Transita_05

Trânsito, Educação e Vida

A campanha tem como objetivo garantir mais segurança aos estudantes na entrada e saída das escolas. Os agentes da Transita estão designados a orientar os pais quanto ao transporte correto das crianças, quais são os equipamentos de segurança exigidos, estacionamentos, paradas e a importância de preservar a própria segurança e a dos outros usuários das vias públicas.

Já os fiscais de transportes públicos são responsáveis por instruir motoristas e usuários de transportes escolares em relação ao comportamento seguro durante a viagem, além do embarque e desembarque. Também participam da campanha os policiais militares, que vistoriam a documentação necessária dos condutores e veículos.

Saúde Pública – Edital de notificação para limpeza de lotes particulares vence no final do mês

Termina no dia 22 de fevereiro o prazo do edital de notificação para que lotes e terrenos não edificados – particulares – no município estejam em condições adequadas de higiene. O documento, que estabelece um prazo de 30 dias para cumprimento, foi publicado no dia 22 do mês passado.

Por meio desse edital, a Prefeitura notifica os donos de terrenos vagos na cidade para a obrigação de cumprir o Código de Posturas Municipais (CPM) – artigos 64 e 65 da Lei 1972/78 – com o objetivo de proteger a saúde pública, evitando a proliferação de animais peçonhentos e do mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

O CPM determina que os lotes permaneçam capinados e isentos de quaisquer materiais nocivos à saúde da vizinhança e da coletividade. O documento proíbe ainda fossas abertas, escombros de edifícios, construções inabitáveis ou inacabadas. Também não é permitido depositar ou descarregar qualquer espécie de lixo, resíduos ou detritos em terrenos localizados nas áreas urbanas, mesmo que não estejam fechados.

Encerrado o prazo do edital de notificação, os fiscais de posturas da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU) começam a fiscalização e, em caso de não cumprimento das regras, iniciam também o processo de autuação, que deixa o proprietário sujeito a diversas penalidades.

É importante ressaltar que o objetivo da Prefeitura não é penalizar as pessoas. Nós queremos que os donos de lotes entendam que a responsabilidade da limpeza é deles. Nosso trabalho é cuidar da higiene pública para evitar proliferação de animais e, consequentemente, doenças”, explicou Robson Costa de Souza, secretário da SMDU.

Edital

A notificação também determina a retirada de entulho, lixos e qualquer meio ou objeto que acumule água. Os resíduos deverão ser colocados em caçambas apropriadas e separados para que sejam descartados corretamente. Mato e galhos irão para o aterro sanitário; entulho e resto de construção, para o aterro de inertes, com devida autorização da Prefeitura; plástico, vidro, papel e metal irão para o Centro de Triagem da Empresa de Desenvolvimento de Itabira (Itaurb) e pneus, para o Eco Ponto municipal.

Caso os responsáveis não cumpram as regras, podem ser punidos conforme a legislação do município. A multa é de 100 UPFM (Unidade Padrão Fiscal do Município), que equivale a R$ 333,91. Em caso de reincidência será aplicado o dobro desse valor, ficando o proprietário sujeito à inscrição em dívida ativa e a imediata execução judicial.

Controle de Zoonoses – Prefeitura conclui mais uma etapa de castrações

A Prefeitura encerrou ontem (12) mais um ciclo do programa de esterilização de animais domésticos. Ao todo, foram operados 150 animais – cães e gatos. Os procedimentos começaram na quinta-feira (6), no Parque de Exposições Virgílio José Gazire, onde os animais permanecem abrigados.

Segundo estimativa do veterinário Roger Limonge, com essas esterilizações, cerca de 800 animais, que possivelmente viveriam em situação de rua, foram impedidos de nascer. “São aproximadamente 500 cães e 300 gatos a menos nas ruas”, afirmou.

Além da castração, foi implantado um microchip de identificação no dorso de todos os bichos. Com esta tecnologia, é possível registrar o histórico de vacinas, remédios, castração e tratamentos, bem como identificar o responsável pelo animal, já que os tutelados, ou seja, semidomiciliados, saem com cadastro atrelado e, se tiverem alguma intercorrência, sendo novamente capturado, será possível identificar o dono. Os animais totalmente de rua são atrelados ao Município.

O próximo ciclo de castrações será realizado em março e os animais devem ser cadastrados pelo link bit.ly/castraitabira ou no departamento Controle de Zoonoses, pelo telefone 3839-2643. O cadastro está aberto para todos os moradores de Itabira e os animais serão selecionados de acordo com os seguintes critérios: animais abandonados ou que têm dono, mas com livre acesso às ruas; animais domiciliados que convivem com outros, permitindo risco de cruzas; animais que foram retirados das ruas por protetores e animais de pessoas com baixa renda.

Controle populacional

Desde o início do programa, em maio do ano passado, a Prefeitura castrou 550 animais. Segundo dados da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU), serão operados cerca de 700 cães e gatos ainda neste ano

WhatsApp Image 2020-02-12 at 15.03.44

Pilotando com segurança – Transita e Polícia Militar entregam capacetes aos vencedores do sorteio

A Superintendência de Transportes e Trânsito (Transita) e a Polícia Militar de Minas Gerais entregaram hoje (11), os capacetes para os motociclistas sorteados na campanha Pilotando com Segurança – a Vida tem Prioridade, que encerrou no último dia 6. Foram vencedores os mototaxistas Marlon Emílio dos Santos, 40 anos e Elindersson Geraldo de Oliveira, de 39.

Para Marlon dos Santos, mototaxista há 21 anos, o início do ano foi melhor com ações educativas voltadas exclusivamente para os motociclistas. “2020 já começa com uma coisa boa e eu acho que deveriam fazer mais campanhas como essa, até mesmo em termos de fiscalização e acompanhamento da vida do mototaxista. A nossa sociedade, no geral, precisa dos serviços dos motoqueiros. Por isso, apoio e estou à disposição do poder público para melhorar cada vez mais o meu desempenho no trânsito”, afirmou.

Já Elindersson Oliveira, considera a campanha um alerta para todos os atores envolvidos no trânsito. “Presenciei muitos acidentes na cidade que poderiam ser evitados se todos tivessem mais atenção e respeitassem as regras, como fechar a viseira do capacete, dar seta e não costurar os veículos”, ressaltou o piloto que trabalha como mototaxista desde 2010.

Os capacetes foram doados pela Motonave, empresa parceira da Polícia Militar.

Saiba mais

A campanha educativa para os motociclistas, desenvolvida pela Transita, em parceria com a Polícia Militar, foi realizada com os motociclistas itabiranos entre os dias 22/1 e 6/2.

As ações educativas – blitz – foram promovidas para incentivar boas práticas no trânsito e, na oportunidade, a Transita criou um canal (formulário) para “escutar” os motociclistas e conhecer seus desafios diários. O preenchimento correto do formulário permitiu a participação dos pilotos no sorteio dos capacetes.

Segurança para os alunos – Transita realiza campanha educativa para volta às aulas

Começou hoje (11) a campanha Volta às Aulas – Trânsito, Educação e Vida. Com atividades educativas e informação, os estudantes itabiranos das redes pública e particular, bem como pedestres e condutores presentes no entorno das escolas, serão abordados pelos agentes da Superintendência de Transportes e Trânsito (Transita) nos horários de entrada e saída das aulas, até o dia 20 deste mês.

Os alunos de hoje são pedestres, mas serão os motoristas amanhã. Queremos que a segurança no trânsito prevaleça em nosso município e para isso vamos oferecer toda a estrutura necessária com informações, orientações e diretrizes, através de materiais disponíveis e de alcance de todos”, justificou Vanderci Geraldo dos Santos, diretor de Educação e Controle de Trânsito.

Durante o período da campanha, os condutores serão orientados a terem paciência e respeito às leis de trânsito. “Os motoristas devem esperar pela travessia dos pedestres, evitar filas duplas, aproximar o carro do lado direito da calçada para embarque e desembarque de passageiros e usar sempre o cinto de segurança. As crianças devem ser acompanhadas por um adulto durante a travessia. Dentro do carro, as pessoas nunca devem colocar a cabeça ou os braços para fora da janela e nunca jogar objetos e lixo nas vias”, explicou o diretor.

Cronograma

11/2, 17h às 18h – Ceam

12/2, 12h30 às 13h30 – Colégio Tiradentes

17h às 18h – Colégio Auge

13/2, 12h30 às 13h30 – Escola Estadual Dona Eleonora Nunes Pereira

17h às 18h – Escola Estadual Trajano Procópio de Alvarenga Silva Monteiro (Premem)

14/2, 12h30 às 13h30 – Colégio Nossa Senhora das Dores

17h às 18h – Escola Estadual Major Lage

17/2, 12h30 às 13h30 – Escola Municipal Coronel José Batista

17h às 18h – Escola Municipal Cornélio Penna

18/2, 12h30 às 13h30 – Escola Municipal Água Fresca

17h às 18h – Escola Municipal Professora Antonina Moreira

19/2, 12h30 às 13h30 – Escola Municipal Filomena Jardim

17h às 18h – Escola Municipal Ester Pereira Guerra

20/2, 12h30 às 13h30 – Fide

17h às 18h – Ceam

Saúde Pública – Prefeitura retoma castração de animais abandonados

A partir de amanhã (6), no Parque de Exposição Virgílio José Gazire, a Prefeitura retoma o programa municipal de esterilização de animais domésticos. Até sexta-feira (7) serão realizadas cerca de 100 cirurgias, no castramóvel contratado pelo Município.

De acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU), os critérios para a castração continuam os mesmos: animais abandonados ou que têm dono, mas com livre acesso às ruas; animais domiciliados que convivem com outros, permitindo risco de cruzas; animais que foram retirados das ruas por protetores e animais de pessoas com baixa renda.

Para o processo de triagem, os animais devem ser cadastrados pelo link bit.ly/castraitabira ou no departamento Controle de Zoonoses, pelo telefone 3839-2643. O cadastro está aberto para todos os moradores de Itabira e os animais serão selecionados conforme locais de atuação do programa.

Gestão 2020/2021- Posse dos membros do Conselho Municipal de Transporte e Trânsito

Tomaram posse nesta quinta-feira (30), membros do Conselho Municipal de Transporte e Trânsito (CMTT), para o biênio 2020/2021. A solenidade foi realizada no gabinete do prefeito Ronaldo Magalhães, representado, na ocasião, pela vice-prefeita Dalma Barcelos.

Foram empossados os conselheiros titulares, representantes das secretarias municipais: José Luiz de Araújo (Desenvolvimento Urbano); Estevam José de Oliveira (Obras, Transportes e Trânsito) e Samara Alves Correia (Educação). Do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), Talita Alves Guerra Martins.

Titulares de outras instituições e entidades: José Geraldo Milânio (Sindicato dos Rodoviários), tenente Washington Jesus Gomides (Polícia Militar), Francisco Carlos Silva (Interassociação Centro de Referência das Entidades Comunitárias de Itabira – Icreci), Albino José Pinheiro (Cisne), Vinícius Evangelista de Almeida Couto (Polícia Civil), Cintya Valéria Nascimento (Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Itabira), Eline Mônica de Moura Castro (Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL) e Antônio Carlos Martins (Ordem dos Advogados do Brasil – OAB).

Francisco Carlos Silva, presidente do CMTT até segunda-feira (3/2) – quando acontecerá a primeira reunião da nova gestão para eleger a mesa diretora – destacou a função do conselho. “Nós estamos aqui para contribuir com o governo nas políticas públicas envolvendo o transporte e o trânsito de Itabira. Posso garantir que essa equipe é extremamente comprometida com a coletividade. Inclusive, a maioria já tem uma certa experiência e garanto que vamos trabalhar com a mesma seriedade e responsabilidade, procurando sempre melhorar a questão da mobilidade em nossa comunidade”.

Em seguida, a vice-prefeita Dalma Barcelos encerrou a cerimônia de posse. “Eu queria agradecer a todos pelo trabalho voluntário, que é dedicação de tempo e conhecimento para a comunidade. Isso é muito importante porque os conselhos são braços da administração pública e esse conselho, principalmente, é fundamental para uma cidade que tem uma frota grande como a nossa. Por isso, temos uma atenção especial com as questões do trânsito”.

Utilidade pública – Chuva compromete retransmissão de canais de TV aberta em Itabira

Devido às consequências do mau tempo, a transmissão de sinal analógico e digital de emissoras de TV aberta está instável em Itabira. A oscilação de energia elétrica na torre de antenas do Cauê deixou canais ora fora do ar, ora em manutenção, tais como TV Band Minas, Rede Vida, TV Assembleia, TV Record, TV Novo Tempo, TV Alterosa e Rede Minas. A Prefeitura de Itabira esclarece que enviou um técnico para a manutenção do serviço, que deverá ser normalizado em tempo hábil.

Scroll To Top