domingo , 17 dezembro 2017
Você está aqui: Capa | 2014

Arquvos Anuais: 2014

Editais 031/2014 e 032/2014 – Processos Seletivos para Cirurgião-Dentista Saúde da Família e Médico Saúde da Família

A Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), divulgou os editais dos Processos Seletivos Simplificados para contratação temporária de Cirurgião-Dentista Saúde da Família e Médico Saúde da Família. Confira nos links abaixo:

Edital 031/2014 – Cirurgião-Dentista Saúde da Família

Edital 032/2014 – Médico Saúde da Família

Auriculoterapia é oferecida nas unidades de saúde em Itabira

Desde o final de novembro, nove unidades do Programa de Saúde da Família (PSF) em Itabira disponibilizam aos usuários um tratamento que faz parte da Medicina Tradicional Chinesa: a auriculoterapia. Ela integra as Práticas Integrativas Complementares (PIC) que são implementadas pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Até o dia 23 de dezembro, 207 atendimentos já foram realizados.

A auriculoterapia estimula pontos específicos da orelha para aliviar dores ou tratar diversos problemas físicos ou psicológicos, como ansiedade, enxaqueca, insônia e dores articulares, por exemplo. Durante o procedimento, são utilizadas pequenas agulhas (auriculopuntura) ou sementes de mostarda (auriculotaping).

Quinze profissionais da saúde (médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos e terapeutas ocupacionais) participaram de um curso de capacitação entre 4 e 6 de novembro, oferecido pela Prefeitura. “Está previsto um novo curso em março de 2015 para capacitação dos demais profissionais e, consequentemente, todos os PSF passarão a oferecer a auriculoterapia. Para o próximo ano, também está prevista a inclusão do médico homeopata e do profissional acupunturista no Sistema Único de Saúde (SUS) em Itabira”, afirmou o diretor de PIC Lúcio Flávio Santos.

Ele explicou que o paciente procura a unidade do PSF e, dependendo da queixa, é atendido imediatamente no Acolhimento e submetido à sessão de auriculoterapia. Quando não é possível iniciar o tratamento naquele momento, a sessão é agendada para uma data posterior.

Melhorar a qualidade do atendimento à população e reduzir despesas são algumas prioridades do governo de Damon Lázaro de Sena para a área da saúde. Lúcio Santos reiterou que a terapia “apresenta-se como uma possibilidade concreta de redução de gastos públicos na área de saúde, visto que o paciente poderá utilizar menos recursos medicamentosos. Também reduz, em muitos casos, o uso dos serviços públicos de emergência e urgência”.

No momento, o tratamento é oferecido nas seguintes unidades do PSF: Amazonas, Areão, Campestre, Centro, Chapada, Fênix, Gabiroba de Cima, Nossa Senhora das Oliveiras e Santa Ruth.

Resultado final – Processo Seletivo Simplificado para contratação de Orientador Social

A Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria Municipal de Ação Social (SMAS), divulgou o resultado final do Processo Seletivo Simplificado 029/2014 – Orientador Social. Confira no link abaixo:

Resultado final – Edital 029-2014

Construção da ETA Rio de Peixe avança

A construção da Estação de Tratamento de Água (ETA) Rio de Peixe está a todo vapor. Iniciada há cerca de dois meses, a terraplanagem do local já foi finalizada e as fundações iniciadas. A adutora de água bruta, com 250 metros de canalização subterrânea, também já começou a ser construída e a execução da adutora de água tratada que (ligará a ETA ao reservatório do bairro Fênix) já foi feita em 50%.

A obra é uma das iniciativas da Prefeitura de Itabira para resolver o problema de abastecimento de água na cidade e anunciada pelo prefeito Damon Lázaro de Sena em 2013. O prazo para entrega é de 10 meses e o investimento total será de R$ 5 milhões em todo o projeto. Segundo o engenheiro do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Jorge Martins Borges, os trabalhos estão acontecendo dentro do cronograma.

A construção é realizada em parceria com a Vale, que contribuiu com o aporte de R$ 1,5 milhão. A mineradora ainda cedeu ao Município a outorga para captação de 60 litros de água por segundo e a área para a implantação da ETA, além de construir a adutora de água bruta.

A ETA Rio de Peixe vai complementar o abastecimento da área atendida pela ETA Pureza, ou seja, cerca de 55% da cidade. A vazão de água do local tem capacidade para abastecer uma população de 20 mil habitantes. Inicialmente, atenderá a região do bairro Santa Ruth, incluindo os bairros Fênix, Monsenhor José Lopes, Santa Marta, Valença e João XXIII. Como a água chegará até o reservatório do Milhão, no Juca Batista, também poderá ser redistribuída para toda a cidade.

A consolidação do projeto vem ao encontro do anseio da população, que aguarda há muito tempo por soluções quanto ao abastecimento de água na cidade. A obra acontece após 28 anos sem a implantação de uma ETA de captação superficial no município. A última foi a ETA Gatos, em 1986. Paralelamente às obras do Rio de Peixe, a Prefeitura trabalha em mais dois projetos: captação de água da Barragem Santana (100 litros por segundo) e do Rio Tanque (550 litros por segundos).

Sarau Essência chega a dez escolas em Itabira

Dez escolas em Itabira, sendo sete estaduais e três municipais, receberam neste ano o projeto lítero-musical Sarau Essência. Realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Governo/Diretoria para Promoção da Igualdade Racial e em parceria com o rapper itabirano Jefferson Lucas (Lukinha DDG), a atividade busca valorizar a cultura negra e inserir o ritmo hip-hop nas instituições de ensino do município. Participaram do projeto alunos do 6º ao 9º ano.

A diretora para a Promoção da Igualdade Racial, Marinete Nunes Pereira, explica que o Sarau Essência é um projeto interativo em que os estudantes trabalham valores pessoais e éticos como família, autoestima, futuro, formação profissional e outros. “As atividades mudam positivamente a rotina da escola e incentivam a leitura e o raciocínio. Os estudantes aceitaram muito bem e algumas escolas ainda pediram que o Lukinha retornasse para trabalhar com outras turmas”, ressalta.

Idealizado pelo rapper Jeferson Lucas, Marinete Nunes conta que após conhecer o projeto, a Diretoria para Promoção da Igualdade Racial percebeu a importância de incluir o hip-hop em suas atividades. “Em 2013, Lukinha trabalhou o Sarau como voluntário nas comunidades quilombolas. Depois, as apresentações foram expandidas para as instituições de ensino”, explica. As ações são promovidas também pelos rappers Thiago SKP, Fredinho, Servo, o percursionista Juninho Ibituruna e outros parceiros.

Uma amostra do projeto foi realizada durante o mês de outubro em cinco escolas estaduais. Em novembro aconteceu dentro da programação da II Jornada para Promoção da Igualdade Racial. Na oportunidade, de acordo com Marinete Nunes, a demanda de escolas querendo participar foi maior que a oferta. Também houve apresentação na Quinta Cultural (no paredão da rua Tiradentes) e no Quilombo do Morro Santo Antônio.

Participaram do Sarau Essência em 2014 as escolas estaduais: Professora Marciana Magalhães, Antônio Linhares Guerra, Mestre Zeca Amâncio (Eemza), Dona Eleonora Nunes Pereira, Professor Emílio Pereira de Magalhães, Major Lage e Professora Maricas Magalhães. As municipais foram Professora Marina Bragança de Mendonça, Antônio Camilo Alvim e Colégio Municipal Professora Didi Andrade.

A programação para 2015 ainda não foi definida, mas a expectativa é de que o trabalho alcance um maior número de instituições de ensino.

Plano de Contingência de Itabira trabalha áreas de risco e possibilita respostas rápidas

A Prefeitura de Itabira, por meio da Coordenadoria de Defesa Civil, está preparada para atender da melhor forma a população no período chuvoso. No fim do ano, as atenções são redobradas e para oferecer respostas rápidas, o município elaborou o Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil (PLANCON). O trabalho é realizado em conjunto e no documento consta as obrigações de cada secretaria e órgãos participantes.

O plano conta com a mobilização de nove secretarias municipais, Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Itaurb, além do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) e Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) – incluindo a Polícia Militar Ambiental e a Rodoviária.

 O PLANCON estabelece os procedimentos a serem adotados pelos órgãos envolvidos na resposta a emergências e desastres, incluindo as ações de socorro, ajuda humanitária e reabilitação de cenários, a fim de reduzir os danos e prejuízos decorrentes. Foram mapeadas as áreas mais críticas da cidade e estabelecidas as ações. Locais que podem servir de abrigo para atender pessoas desalojadas, também já foram predefinidos.

Em 2013, entre os dias 13 e 17 de dezembro, devido a chuvas contínuas, a Defesa Civil registrou 40 atendimentos relacionados a alagamentos, deslizamentos de encostas, queda de muros e vistorias em imóveis. Na época, a Prefeitura intalou um pluviômetro no bairro Gabiroba. O aparelho recolhe e mede, em milímetros lineares, a quantidade de chuva em determinada área. Fornecido pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), por meio de um projeto do Governo Federal, o equipamento está instalado acima do ginásio poliesportivo do bairro, que é considerada uma das áreas críticas. Este ano, no mesmo período, não houve atendimento. O coordenador do órgão, Carlos Gorino, ressalta que apesar da seca, compõem-se o período chuvoso até março, portanto os cuidados continuam e os monitoramentos em locais de risco são constantes.

“As grandes precipitações pluviométricas podem acontecer a qualquer momento e serem contínuas. Se alguma normalidade ocorrer somos acionados e estamos preparados em caso de emergência. Temos o contato com os centros de meteorologia e somos alertados da chegada de chuva com 4 horas de antecedência”, explica o coordenador.

Desde outubro, quando teve início o período chuvoso, houve apenas um atendimento na rua Mangânes, no bairro Caminho Novo, quando oito residências foram invadidas pela água devido à obra de uma empresa privada da cidade. Em Itabira, os principais bairros com maior número de locais que oferecem riscos são: Madre Maria de Jesus, Eldorado, Pedreira e Gabiroba, por isso, o acompanhamento é contínuo.

 Carlos Gorino orienta que a população deve observar se aparecem trincas no imóvel, modificações na área em seu entorno, desnível do solo ou má condução da água pluvial. “Há morador que direciona a calha para o barranco ou diretamente para o muro. A terra pesa e a tendência é desmoronar. O certo é ter a caixa coletora e direcionar a água pluvial para a rua”, afirmou.

Em caso de risco, o morador deve sair do imóvel e acionar a Defesa Civil (3839-2147/ 3839-2000) ou o Corpo de Bombeiros (193).

33 muros de arrimo

 Com o objetivo de garantir segurança e tranquilidade a moradores em áreas que podem de ocorrer desabamento de barranco, a Prefeitura de Itabira está construindo muros de contenção (arrimo), em vários pontos da cidade. Ao todo serão 33 muros. Já foram concluídas obras nos bairros bairros São Pedro, Eldorado, Nossa Senhora das Oliveiras, Gabiroba, Madre Maria de Jesus e Bethânia.

A medida, conforme Carlos Gorino, tem um enorme impacto positivo tanto para as famílias que vivem nesses locais, quanto para o trabalho da Defesa Civil. “Muitos muros já foram concluídos e o resultado é que aqueles locais deixaram de ser áreas de risco. As pessoas agora vivem com segurança e todos ao redor também são beneficiados”, reforçou.

Inscreva-se para cursos gratuitos do Pronatec

Neste final de ano, haverá inscrições para a segunda chamada do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Elas serão feitas pela internet entre 26 e 31 de dezembro: no mesmo dia em que a inscrição for efetuada, o interessado deverá apresentar os documentos na Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (Uaitec) para confirmar a matrícula. Os 12 cursos gratuitos serão oferecidos por meio de parceria entre a Prefeitura de Itabira e o Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) – campus Ouro Preto.

Para os cursos de operador de caixa, montador de andaimes, pintor de obras, ajudante de obras, almoxarife de obras e auxiliar de manutenção predial, exige-se Ensino Fundamental incompleto. Quem possui Ensino Fundamental completo pode optar pelo curso de comprador, agente de observação de segurança ou instalador/reparador de redes de computadores. Já os que possuem Ensino Médio completo podem escolher pelos seguintes cursos: programador de sistemas, auxiliar financeiro ou administrador de banco de dados.

O candidato deve ter idade entre 16 e 59 anos e não pode estar vinculado a outros cursos do Pronatec. Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais, que também deverão apresentar cópia e original da carteira de identidade e do CPF.

Para confirmar a inscrição, serão exigidos os seguintes documentos (cópia e original): carteira de identidade, CPF, título de eleitor, certificado de reservista (se for o caso), certidão de nascimento ou casamento, histórico escolar, comprovante de endereço, comprovante de conta corrente ou Conta Fácil – Caixa (cartão bancário), além de duas fotos 3×4. Ressalta-se que a vaga será garantida após a entrega dos documentos.

A Uaitec Itabira funciona na avenida Duque de Caxias, 1.240, bairro Quatorze de Fevereiro (antiga estação ferroviária). Nos dias 26, 29, 30 e 31 de dezembro, o horário de atendimento será das 14h às 18h. Mais informações pelos telefones 3839-2522 e 3839-2889.

Itabira ganha Plano Municipal da Infância e Adolescência

Na tarde de terça-feira (23), a secretária municipal de Educação, Luciane Maria Ribeiro da Cruz Santos, designada pelo Prefeito Damon Lázaro de Sena para gerir o Programa Prefeito Amigo da Criança, entregou ao chefe do Executivo, o Plano Municipal da Infância e Adolescência. O documento tem o objetivo de fomentar políticas públicas em prol da criança e do Adolescente em Itabira. O evento aconteceu na Fazenda do Pontal, com a presença de secretários municipais, vereadores e pessoas da sociedade organizada que contribuem com o projeto Prefeito Amigo da Criança.

O plano contém uma série de ações divididas em quatro eixos: saúde, educação, progressão dos direitos e protagonista juvenil. Também garantirá recursos no orçamento municipal para assegurar os direitos e melhorar as condições de vida das crianças e adolescentes do município.

Por meio do documento, segundo Luciane Ribeiro, será possível oferecer condições efetivas de minimizar os problemas identificados em relação ao público-alvo. “O plano foi feito ao longo do ano em conjunto com todos os órgãos envolvidos. Foram realizados seminários, reuniões, levantamentos de dados e análise de diagnósticos. A partir de agora as ações em prol da infância e adolescência no município ganharão força, efetividade e direcionamento”, explica.

O plano foi entregue a representantes da Câmara dos vereadores, do Conselho Tutelar, do Conselho Municipal da Infância e do Adolescente, do Comissariado da Infância e da Juventude e da Pastoral da Criança e do Adolescente da Diocese Itabira/Coronel Fabriciano. Também receberam o documento os secretários municipais Valquíria Pascoal de Souza Duarte (Ação Social) Élson Ferreira de Sá (Esporte, Lazer e Juventude), Reynaldo Damasceno Gonçalves (Saúde) e Cel. Júlio Maria Abílio Ferreira (Ordem Pública).

A elaboração do plano é uma das ações do Programa Prefeito da Criança, aderido pelo chefe do Executivo em março de 2013. Criado em 1996 pela Fundação Abrinq, busca mobilizar e apoiar tecnicamente os municípios na implantação de ações e políticas que resultem em avanços na garantia dos direitos das crianças e adolescentes, fortalecendo os mecanismos recomendados pela Convenção Internacional dos Direitos da Criança e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

É um programa estratégico, pois favorece e incentiva o diálogo entre as diversas secretarias, conselhos e órgãos municipais, buscando tornar a gestão pública cada vez mais democrática, participativa e efetiva na melhoria das condições de vida de crianças e adolescentes.

O presidente eleito do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Anderson Cerceau parabenizou a iniciativa do prefeito Damon Lázaro de Sena e ressaltou que é preciso usar todas as ações possíveis para minimizar os problemas que o mundo impõe sobre as crianças e adolescentes.

A representante da Diocese de Itabira/ Coronel Fabriciano Selma Damasceno comemorou a entrega do plano. “Hoje estamos legitimando aquilo que já é luta de todos nós diariamente. Quando nos levantamos para defender as nossas crianças e adolescentes muitas vezes somos vistos como defensores de malandros e vagabundos e na prática isso não é verdade. Nós defendemos a vida. O plano é uma forma de legitimar e contribuir ainda mais para nosso trabalho”.

O prefeito Damon Lázaro de Sena disse que por meio do plano será defendido o futuro de uma nação. “Queremos que as crianças e adolescentes tenham oportunidades e uma vida de qualidade. Precisamos colocar em prática tudo que está neste documento. As ações devem se tornar realidade. Vamos trabalhar para isso e construir juntos”, finalizou.

Ciscel apresenta prestação de contas e elege nova presidência

O Consórcio Intermunicipal de Saúde Centro-Leste (Ciscel) elegeu o novo presidente que estará à frente da entidade no próximo ano. A reunião com os prefeitos que integram o consórcio aconteceu na manhã desta sexta-feira (19), na Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agropecuária de Itabira (Acita). O presidente será o prefeito de Ferros, Carlos Castilho Lage, que terá como vice o prefeito de Itambé do Mato Dentro, José Elísio de Oliveira Duarte.

Carlos Castilho foi vice-presidente da entidade neste ano. Ele comentou que a escolha da nova presidência foi consensual. “Agora teremos mais um desafio.  Contarei com o apoio do José Elísio para abrir portas nos governos Federal e Estadual. Tentaremos obter recursos para ampliar nossa sede: o local é um ponto valorizado e queremos ampliá-lo para dar mais conforto aos pacientes que fazem tratamento fora do domicílio”, comentou.

José Elísio afirmou: “quero contribuir nas demandas que surgirem no Ciscel e deixar claro que a entidade é muito importante para a área da saúde, principalmente para os municípios pobres. Vamos procurar recursos para sanar as deficiências que venham a existir e trazer melhorias quanto ao atendimento ao público. Caminharemos com toda a equipe da entidade”.

O prefeito de Itabira e presidente do Ciscel nos anos 2013 e 2014, Damon Lázaro de Sena, desejou sucesso aos novos gestores. “Desejo que continuem com seriedade à frente do Ciscel. Hoje tenho a certeza de que o consórcio está mais estruturado, com maior capacidade de gerar um trabalho de qualidade para a população das cidades e possibilidade de ampliação. Estou como prefeito de Itabira para ser companheiro e somar esforços junto a eles para atender nossos cidadãos”.

Em tempo

Na quinta-feira (18), Damon Lázaro de Sena e Walisson Cabral apresentaram à imprensa o relatório anual de gestão referente a 2013 e 2014, durante encontro no  auditório da Acita. Os balanços apresentados mostram que, nesse período, 237.396 usuários buscaram atendimentos em geral (consultas, exames e procedimentos cirúrgicos) e foram realizados 40.979 atendimentos oftalmológicos – além de 28 cirurgias referentes a esta especialidade. Além disso, 140.153 pacientes foram transportados por veículos do consórcio.

A reunião abordou ainda a permissão de uso do terreno concedida pela Prefeitura de Itabira para a ampliação do espaço físico da sede, que vai possibilitar a construção de novas salas e ampliação das atividades (exames laboratoriais, por exemplo).

Também foram citadas a inauguração do bloco cirúrgico – ocorrida em julho deste ano, os trabalhos de capacitação profissional oferecidos aos funcionários, as palestras voltadas à prevenção de doenças para os usuários do Ciscel, além da reforma administrativa realizada ao longo da gestão.

Prefeitura de Itabira remunera proprietários rurais que preservam nascentes

Na tarde dessa quinta-feira (18), a Prefeitura de Itabira por meio da secretaria municipal de Meio Ambiente (SMMA), entregou o repasse do benefício que remunera os primeiros proprietários rurais inscritos no Programa “Preservar para não secar”. Noventa e quatro proprietários foram contemplados. A solenidade aconteceu no auditório da SMMA.

Nesta primeira etapa, o investimento do governo é de R$ 559.520,43. Este valor será divido entre os participantes, considerando o tamanho da área cercada e protegida. A quantia varia entre R$ 2.400,00 e R$ 12.000,00. Os produtores rurais ainda receberam o certificado e o termo de adesão ao programa, além de uma revista de prestação de contas da Prefeitura e um cartão de Natal.

Estiveram presentes o prefeito Damon Lázaro de Sena, os secretários municipais Nivaldo Ferreira dos Santos (Meio ambiente), Valquíria Pascoal de Souza Duarte (Ação Social), Jader Túlio Cristiano Magalhães (Desenvolvimento Urbano), Gilberto Guerra Fontes (Auditoria interna e controladoria), Luciane Maria Ribeiro da Cruz Santos (Educação) e o vereador Geraldo Martins da Costa, representando a Câmara Municipal.

O programa “Preservar para não secar” é regulamentado por decreto e tem como objetivo conceder incentivo financeiro a proprietários rurais pela conservação proteção e preservação de áreas com matas nativas e nas margens de rios nascentes e mananciais em Itabira. Seu lançamento ocorreu em junho deste ano, durante a Semana de Meio Ambiente.

De autoria do prefeito Damon Lázaro de Sena, o decreto permitirá a agricultores, familiares e produtores rurais, que estiverem inseridos no programa, receber um auxílio financeiro anual que será calculado em UPFMs (Unidades Padrão Fiscal Municipal). Os produtores e agricultores inseridos no projeto terão direito a receber o benefício por cinco anos consecutivos.

A engenheira Daniele Cristina de Oliveira explicou os benefícios e apresentou os resultados gerais e específicos divididos pela sub-bacias do rio Tanque, rio de Peixe e rio Santa Bárbara. Algumas propriedades inclusas possuem até 4 nascentes e muitas ainda precisavam ser protegidas. “Com a preservação destas áreas haverá melhoria das condições ambientais, da qualidade do ar e da água, conservação do solo, da fauna e da flora”, explica.

Por meio dos levantamentos foi realizado um trabalho em conjunto, auditoria em relação a área, localização e hidrografia. Desta forma, possibilitou a elaboração de um parecer técnico destas análises e atualização de base cartográfica rural por meio da especialização das propriedades. O programa apresenta um enorme custo-benefício, com valor médio de apenas R$ 24,25 para um hectare preservado.

O prefeito Damon Lázaro de Sena parabenizou os produtores e ressaltou a parceria que a Câmara municipal tem tido com o governo em prol da população. “Este programa é de extrema importância, pois estamos agindo para o futuro. Somos um governo que prioriza a construção do que é necessário para a região e para a cidade. Pensamos no bem de todos e espero que vocês continuem neste projeto e nos ajude a construir uma região melhor. Temos condições de produzir mais e preservar ao mesmo tempo. Que sejamos exemplos para outras cidades”.

Em tempo

O programa “Preservar para não secar” é mais uma das ações da Prefeitura de Itabira para minimizar o problema do abastecimento a longo prazo. O município também investe na captação de água com a construção da Estação de Tratamento de Água (ETA) Rio de Peixe. A obra foi iniciada em outubro deste ano e está em execução. O prazo para entrega é de 10 meses e o investimento total será de R$ 5 milhões. Em andamento também estão projetos de captação na Barragem Santana e no rio Tanque.

O engenheiro civil e ambiental do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Dartison Piedade da Fonseca explicou sobre os projeto e seus benefícios para a população. Em relação a remuneração dos produtores ele disse que é motivo de comemoração. “Sabemos a luta que tem sido para fazer com que as pessoas na cidade se sensibilizem em cuidar e não desperdiçar água. Tornar interessante para o produtor rural ampliar os cuidados com o meio ambiente é fantástico”. O engenheiro disse também que em Itabira não falta recursos hídricos, mas formas de captar água, o que está sendo providenciado pelo Governo Municipal.

Scroll To Top