quarta-feira , 26 fevereiro 2020
Você está aqui: Capa | Agricultura e Abastecimento | Central de Compras – Novo caminhão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento atenderá produtores rurais itabiranos
Central de Compras – Novo caminhão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento atenderá produtores rurais itabiranos

Central de Compras – Novo caminhão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento atenderá produtores rurais itabiranos

A Prefeitura adquiriu este ano, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA), um novo caminhão para atender os produtores rurais itabiranos e ampliar a captação do Banco de Alimentos de Itabira.

Cerca de 85% do recurso para a compra do bem foi oriunda de uma emenda parlamentar do deputado federal Reginaldo Lopes. O veículo, caminhão “toco”, carroceria de madeira, é destinado ao apoio logístico da Central de Compra e Venda de Produtos Agrícolas, que tem como objetivo realizar compras conjuntas para garantir melhores preços e diminuição do frete. “Agora, com o carreto próprio, temos mais vantagens nas compras e mais acesso aos fornecedores”, explicou William Sampaio Gazire, secretário da SMAA.

Além do atendimento aos produtores rurais, o caminhão irá trabalhar também na captação de alimentos para o novo Banco de Alimentos de Itabira – com inauguração prevista para maio deste ano. “Sempre recebemos ofertas diretas ou pela Rede Leste de Banco de Alimentos (Relba) de doações de gêneros alimentícios de atacadistas da Ceasaminas (Centrais de Abastecimento de Minas Gerais). Para isso, a retirada dos produtos tem que ser imediata e nem sempre conseguimos viabilizar o transporte. Com o novo caminhão, temos uma grande oportunidade de elevar as captações para o nosso banco e atuar com mais peso na segurança alimentar da população enquadrada na faixa de vulnerabilidade”, garantiu William Gazire.

Em tempo

De acordo com o secretário, a Central de Compra e Venda de Produtos Agrícolas é um projeto decorrente do seminário Agro Win, realizado em 2017, e viabilizou, “de maneira muito vantajosa para os produtores”, a aquisição de adubos, corretivos, sal mineral e mudas frutíferas diversas. “Por meio de um carreto subsidiado, que é papel do novo caminhão, a central de compras beneficiará ainda mais a produção rural”, finalizou William Gazire.

Os comentários estão fechados.

Scroll To Top