sexta-feira , 10 abril 2020
Você está aqui: Capa | Destaques | Coronavírus – Prefeitura realiza capacitação com servidores da Saúde sobre Covid-19
Coronavírus – Prefeitura realiza capacitação com servidores da Saúde sobre Covid-19

Coronavírus – Prefeitura realiza capacitação com servidores da Saúde sobre Covid-19

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveu nesta quarta-feira (11) a I Capacitação sobre Coronavírus. O encontro aconteceu no teatro do Centro Cultural e reuniu 307 profissionais da rede municipal de saúde. O objetivo, de acordo com a SMS, é preparar médicos, enfermeiros e técnicos para atender os vários níveis e situações de diagnóstico da doença. Além disso, a proposta é unificar protocolos e metodologias eficazes para o enfrentamento à Covid-19.

Esta capacitação é uma das muitas ações que o Governo Municipal está fazendo para preparar a rede pública de saúde para uma eventual circulação do vírus em Itabira. Também foi criada uma comissão entre o poder público, profissionais e instituições de saúde para discutir melhores estratégias de prevenção”, explicou a secretária municipal de Saúde, Rosana Linhares Assis Figueiredo.

Durante toda a tarde, os servidores participaram de palestras e apresentações sobre fluxo de coleta de material, pela enfermeira Cibele de Oliveira Rosa; fluxo de atendimento nas unidades de saúde, pela médica da Estratégia de Saúde da Família Ticciana Torres; e fluxo de atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), com o médico coordenador do Samu Itabira Júlio Lage.

A médica infectologista do Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC), Andrea Cabral, apresentou conceitos, epidemiologia no Brasil e no mundo, transmissões e manifestações clínicas da Covid-19. Já o médico infectologista do Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD), Marcello Fontana Monteiro, palestrou sobre diagnóstico, tratamento e prevenção da doença. Ao final do encontro, houve espaço para discussão e esclarecimentos.

Em tempo

Em Itabira não há nenhum caso de coronavírus. Todavia, nos últimos dias, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) registrou um caso suspeito de itabirano. O paciente retornou dos Estados Unidos recentemente apresentando sintomas de gripe. Após a chegada, procurou um hospital particular em Belo Horizonte para detecção e tratamento, quando foi colhido material para a realização de exames em laboratório privado como também na Fundação Ezequiel Dias (Funed). Pelo laboratório particular, foi descartado o contágio por coronavírus. Apesar disso, ainda é preciso esperar o laudo da Funed, laboratório público validado pela SES/MG, para descartar totalmente a suspeita.

Os comentários estão fechados.

Scroll To Top