sexta-feira , 10 abril 2020
Você está aqui: Capa | Destaques | Coronavírus – Comunicado urgente
Coronavírus – Comunicado urgente

Coronavírus – Comunicado urgente

Devido à necessidade de evitar aglomerações e de priorização dos atendimentos essenciais pelos profissionais de saúde à população, tais como os casos suspeitos de Coronavírus, pacientes com doenças crônicas, de grupos de risco, acamados e gestantes, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que, a partir desta quarta-feira (18), vários serviços serão adequados e reduzidos, principalmente, as cirurgias, consultas, exames e procedimentos eletivos, realizados por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), por tempo indeterminado.

A equipe da SMS já iniciou o contato com esses pacientes, via telefone, para comunicar o adiamento. É importante ressaltar que, tão logo a situação seja normalizada, as cirurgias e os procedimentos e exames serão remarcados com prioridade e comunicado a todos.

Também foram interrompidas todas as atividades em grupo, como por exemplo, aquelas realizadas pelas equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBS), como Lian Gong e atividades físicas; oficinas oferecidas pelo Centro de Atenção Psicossocial (Caps), e demais atividades coletivas com aglomeração de pessoas, como as ocorridas no centro de convivência. No entanto, seguem as atividades com os grupos de tabagismo que já iniciaram o tratamento.

A medida torna-se necessária considerando o Decreto Municipal nº 3.164/2020, que declara situação de emergência em saúde pública na cidade em razão da pandemia do novo coronavírus. A SMS reafirma que mantém, com horário e fluxo normal de atendimento, os serviços de urgência e emergência: Pronto Socorro Odontológico (PSO); Pronto Socorro Municipal de Itabira (PSMI); Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu); e os atendimentos hospitalares essenciais do Hospital Municipal Carlos Chagas e Hospital Nossa Senhora das Dores, incluindo oncologia e hemodiálise.

Portanto, as unidades de saúde devem ser procuradas preferencialmente em caso de febre maior ou igual a 37.8º associada à tosse ou dificuldade respiratória ou dor de garganta. Os pacientes com sintomas mais simples, iguais ao resfriado comum, devem permanecer em casa. Para sanar dúvidas, o usuário pode ligar nos telefones 3839-2685 / 3839-2784 / 3839-2666.

Os comentários estão fechados.

Scroll To Top