quinta-feira , 4 junho 2020
Você está aqui: Capa | Destaques | Novo coronavírus – Prefeitura tem feito sua parte, mas parte da população não colabora, lamenta Ronaldo Magalhães
Novo coronavírus – Prefeitura tem feito sua parte, mas parte da população não colabora, lamenta Ronaldo Magalhães

Novo coronavírus – Prefeitura tem feito sua parte, mas parte da população não colabora, lamenta Ronaldo Magalhães

Ministério da Saúde e especialistas da área preveem que o Brasil terá pico dos casos de Covid-19 em abril e maio. Acompanhando o que é apontado pelas autoridades, o prefeito Ronaldo Magalhães apela à população de Itabira para que evite sair de casa ou reunir familiares, amigos e conhecidos. Ronaldo reconhece que a diminuição da circulação de pessoas é uma medida extrema, porém essencial para a proteção social neste momento.

O pedido do gestor se dá em meio ao aumento do vaivém de pessoas observado em agências bancárias, ruas e avenidas, áreas comerciais e outros espaços de aglomeração. “Eu faço um apelo para que cada um faça a sua parte. Muito antes de termos suspeitos viemos concentrando esforços para combater essa pandemia. Porém, nada do que fizermos será suficiente e eficaz se as pessoas não cumprirem com o isolamento social”, disse.

Nessa segunda-feira (6), Ronaldo voltou a alinhar com representantes de entidades comerciais as restrições às atividades e serviços não prioritários no Município. “Comerciantes estão se sacrificando, com portas fechadas, e a população continua se aglomerando mesmo com as ações tomadas”, continuou o prefeito.

Prevenção antecipada

Desde os primeiros relatos de Covid-19 no Brasil, a Prefeitura de Itabira tomou medidas para conter a propagação do vírus na cidade, desde a suspensão de alvarás de comércios considerados não essenciais à interrupção das aulas nas escolas, creches, cursos e universidades.

Em 11 de março, servidores da saúde já recebiam capacitação sobre a nova doença. À época, a cidade não apresentava nenhum caso suspeito de Covid-19.

Já em 16 de março, Ronaldo Magalhães assinou o Decreto Municipal 3.164 colocando Itabira em situação de emergência em saúde pública, e determinando ações para enfrentamento ao novo coronavírus. No ato, foi instituído o Centro de Operações de Emergência em Saúde (Coes), além de uma comissão especial no assunto; eventos públicos e privados tiveram que ser suspensos; servidores que fazem parte dos grupos de risco foram enviados para casa; entre outras providências. Nesse momento, Itabira apresentava dois casos suspeitos e já tinha um descartado.

A suspensão de alvarás de bares, casas de shows, feiras, exposições e mais estabelecimentos comerciais com potencial de aglomeração de pessoas se deu a partir de 21 de março, ocasião em que Itabira já apresentava sete casos suspeitos de infecção causada por SARS-CoV-2.

Ampliação da rede

Outros procedimentos foram adotados para servidores e funcionamento dos órgãos públicos. A Prefeitura de Itabira também ampliou a assistência hospitalar no enfrentamento ao novo coronavírus com a instalação de novos leitos, aquisição de 10 mil testes rápidos para Covid-19 e outros 10 mil para influenza. Investiu, ademais, nas políticas de assistência social, viabilizando atendimento integral à população em situação de rua com hospedagem, alimentação, vestuário e material de higiene pessoal.

Prefeitura-amplia-rede-de-enfrentamento-a-Covid-19-2-660x330

Prefeitura amplia rede de assistência hospitalar

Pontos de ônibus, rodoviária e ambientes públicos passam por desinfecção – funcionários executam a limpeza com cloro e sabão, auxiliados por um caminhão-pipa abastecido com água. Para mais, a equipe de fiscalização da Secretaria Executiva de Defesa do Consumidor (Procon) e da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos atuam na visita, orientação e autuação, se necessária, de estabelecimentos que descumprem as normas de restrições.

unnamed

Prefeitura realiza desinfecção de pontos de ônibus e acessos a unidades de saúde

O Município reforçou ainda sua comunicação contra a pandemia: carros de som e emissoras de rádios pedem à população que não saia de casa; as redes sociais e canais oficiais da Prefeitura informam em tempo real sobre a Covid-19.

Os comentários estão fechados.

Scroll To Top